segunda-feira, 30 de novembro de 2015

>>> VÍDEO DA SEMANA



Um pouco da história do húngaro que construiu um trator de madeira no quintal de sua casa...

***

>>> VERSÃO AVENTUREIRA


Mitsubishi ASX Outdoor chega com vocação off-road na aparência e no desempenho

O crossover que conquistou as ruas de todo o Brasil chega agora em versão ainda mais aventureira. O ASX Outdoor tem a vocação off-road como item de série, design arrojado e um tamanho capaz de comportar confortavelmente toda a família, seja em passeios pelas cidades ou mesmo para se aventurar por belas paisagens.


Com o novo visual, os para-choques dianteiros receberam acabamento em cinza grafite, destacando ainda mais o aspecto fora de estrada. As rodas são em alumínio na cor cinza grafite com pneus ATR 16", ainda mais apropriado para 4x4. Os faróis com máscara negra reforçam o visual deste crossover.

O ASX Outdoor traz todas as vantagens de um SUV com o conforto de um carro de passeio: ele é compacto, mas com entre-eixos longo, possui grande espaço interno, tem a posição de dirigir elevada, além da estrutura Ring Type de alta rigidez.


O visual aventureiro está por todos os cantos. O veículo recebe detalhes na cor cinza grafite, como a nova grade dianteira, moldura do farol de neblina, maçaneta das portas, acabamento dos retrovisores externos e o flare das rodas. A parte inferior central do para-choque dianteiro e traseiro são pintados na cor preta. Nas laterais, os extratores de ar também são em cinza grafite e recebem a luz indicadora de direção integrada. O rack de teto foi desenvolvido especialmente para o ASX Outdoor, e deixa o veículo com um visual ainda mais off-road. Na traseira, as lanternas são em led e têm acabamento com lentes fumê. Os para-choques em cinza grafite e recebem dois ganchos na cor do veículo, que podem auxiliar nas trilhas fora-de-estrada.

Na parte interna, os bancos receberam um novo acabamento, deixando o interior mais confortável. O ASX Outdoor vem com sistema multimídia, que tem moldura em Black Piano, e é equipado com DVD, MP3 Player, rádio AM/FM, bluetooth com áudio streaming, além de entrada USB e auxiliar. A parte central do painel de instrumento e detalhes do console são na cor cinza grafite.



O ASX Outdoor é equipado com o que há de mais moderno. O motor, produzido no Brasil, é um 2.0L de 4 cilindros e 16 válvulas, com comando variável MIVEC, e 160 CV. Tem cabeçote e bloco feitos em alumínio ultraleve. A tração é 4x4 e o câmbio é manual de cinco marchas.

Completo

Compacto por fora e espaçoso por dentro. O ASX Outdoor tem espaço suficiente para passageiros e bagagem. O seu comprimento reduzido, somado ao amplo entre-eixos, de 2,67 metros, garante um maior espaço interno e muito mais conforto.



O ASX Outdoor tem sistema eletrônico para acionamento da tração. Com um simples toque no botão localizado no console central, o motorista pode optar por conduzir o veículo em 2WD, para uso urbano e que proporciona mais conforto e economia de combustível; 4WD, para um uso mais esportivo, ideal para pistas sinuosas; e LOCK, que proporciona uma maior segurança em pisos com pouca aderência.

O ASX Outdoor é equipado com controle de tração e estabilidade (ASC e TCL), que mantém o veículo na trajetória correta, evitando o escorregamento lateral e atuando em conjunto com o motor e sistema de freios.

Cada item do ASX Outdoor foi pensado para tornar a vida do motorista e passageiros ainda mais prática, como o assistente de subidas, Hill Start Assist (HSA). O recurso impede que o veículo ande para trás ou para frente em partidas em rampa, freando automaticamente as rodas e facilitando as manobras.


O amplo porta-malas tem piso rebaixado, que facilita na hora de colocar e retirar as bagagens. E ainda há um espaço abaixo do piso, que não fica visível, para armazenar pequenos objetos. Ao todo, são 605 litros de capacidade. O veículo tem ângulo de entrada de 23º, de saída de 35º e 215 mm de altura livre do solo.

Os bancos traseiros têm apoios de cabeça individuais e podem ser rebatidos parcialmente ou totalmente. A parte central conta com apoio de braço e abertura pass through, com fácil acesso ao porta-malas para pegar pequenos objetos. Ao todo, nove luzes de cortesia estão distribuídas no interior do ASX, que tem ainda três porta-mapas e seis ganchos para carga.

Segurança

Um dos destaques está na segurança. O veículo traz a tecnologia para proteção de pedestres, com para-lamas dianteiros em material plástico (Noryl) que ajuda reduzir o efeito de eventuais impactos. A estrutura é projetada sob o conceito RISE de deformação controlada e a coluna de direção e pedais de freio são colapsáveis. São dois airbags, cintos de segurança dianteiros com limitador de força e assentos e encosto de cabeça protegidos do efeito "chicote".

O ASX Outdoor é equipado com sistema de freios ABS com EBD (Electronic Brake-force Distribution), que garante uma perfeita distribuição de força de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras, em todas as situações.


Alinhado a este conjunto estão a suspensão dianteira independente McPherson, molas helicoidais, barras estabilizadoras e suspensão traseira multilink, que garantem ao condutor maior controle do veículo, além de uma condução suave em terrenos irregulares.

Cores

O ASX Outdoor tem três anos de garantia e a MitRevisão com preço fixo. Está disponível nas concessionárias de todo o Brasil em sete cores: Branco Alpino, Prata Cool, Prata Rhodium, Preto Ônix, Vermelho Mônaco, Laranja Sun Shine e Verde Floresta.

* Press Release/Mitsubishi Motors.

>>> ÔNIBUS DO FUTURO


O ônibus do futuro será autônomo, transparente e seguro

Muitas marcas apresentam conceitos do que pode ser o futuro do ônibus, transporte de massas das maioria dos municípios brasileiros. No entanto, o projeto concebido pela MAN, em parceria com a Universidade de Reutlingen, na Alemanha, é um dos mais empolgantes. A curiosidade é que o projeto resulta de ideias dos próprios estudantes da instituição, que vislumbram as possíveis mudanças e adequações do modal até o ano de 2050.


Segundo o projeto, o ônibus do futuro vai ser equipado com uma série de sensores e dispositivos para torná-lo seguro, e para que os pedestres, ciclistas e demais veículos que estejam ao seu redor, também estejam em segurança. O modo de condução do futuro será autônomo, ou seja, sem condutor. Diferente dos modelos urbanos e rodoviários que vemos em circulação hoje, o conceito do futuro será composto por mais vidro e menos carroceria.



Sem dúvidas, no futuro, o modal utilizará materiais muito diferentes dos utilizados hoje; os bancos no interior do veículo, hoje rígidos, receberão pulsos elétricos para torná-los macios e confortáveis. Sem contar que o ajuste será individualizado, ao gosto do usuário.

A interação homem-máquina ficará a cargo de aplicativos de smartphones. Por exemplo, o ônibus poderá transmitir mensagens ou informar paradas aos usuários, mediante requisição destes. O modal do futuro, inclusive, monitora passageiros portadores de auxílios especiais, medindo seus sinais vitais, por exemplo. Bagagens pessoais poderão ser guardadas em bagageiros de fácil acesso. Por fim, com os tetos e demais estruturas em vidro, o passageiro poderá observar de forma minuciosa a cidade por qual se desloca, com uma visão 360°. Esses são apenas alguns aspectos do Ônibus do Futuro. Não são citadas informações sobre o combustível a ser empregado. Mas até 2050 e, com universitários engajados no projeto, podemos esperar modelo com baixo teor ou mesmo zero poluentes.

* Redação/Motorpress Transportes.

>>> CABINE ESTENDIDA


Scania apresenta caminhões semipesados 4×2 e 6×2 com cabine estendida

A Scania apresenta ao mercado a cabine estendida para as versões 4×2 e 6×2 dos modelos P 250 e P 310 da linha de caminhões semipesados. A novidade chega para aumentar o leque de alternativas para o cliente, que já conta com a opção curta ou leito (lançada de forma pioneira pela marca na categoria). As versões 4×2 e 6×2 tiveram redução de peso. As medidas da cabine estendida são menores do que a leito, o que resulta na diminuição da tara no eixo dianteiro. Outra novidade está no uso de pneus 275, que reduzem a pesagem total do caminhão. O resultado desses dois fatores permite ao cliente a possibilidade de carregar até 400 kg a mais de carga útil.


“Estamos introduzindo a cabine estendida como a intermediária no mix de semipesados da marca. Com ela, o cliente vai poder transportar mais, com a mesma qualidade, acabamento, funcionalidade, ergonomia e conforto da cabine Scania, o que ainda propicia um posicionamento comercial mais competitivo”, afirma Wagner Tillmann, gerente de Vendas de Semipesados da Scania no Brasil. “As versões 4×2 e 6×2 de semipesados Scania já são reconhecidas pelo mercado pelo baixo consumo de combustível, por ser equipadas com motores de alto torque que trabalham em baixas rotações, e oferecem maior velocidade média de operação.”


Quando o motorista entrar na cabine estendida Scania vai logo perceber um grande diferencial em comparação aos concorrentes: o equipamento de descanso e o assento do passageiro, este de forma exclusiva na categoria, são rebatíveis. Ou seja, o condutor poderá se movimentar internamente mesmo com o equipamento de descanso e o banco de passageiros montados para o repouso. Essa liberdade de movimentação torna o trabalho mais confortável e funcional. Na hora da limpeza da cabine, outra vantagem: o revestimento interno é feito de vinil, o que aumenta a praticidade e a agilidade.


Os caminhões P 250 e P 310 nas configurações de rodas 4×2 e 6×2 com cabina estendida, indicados para a distribuição urbana e para curtas e médias distâncias nas estradas, saem equipados de fábrica com caixa automatizada Scania Opticruise de quarta geração, piloto automático inteligente Ecocruise, ar-condicionado, balança digital no painel (para medir o peso nos eixos traseiros e ajudar o motorista a estar dentro das exigências da Lei da Balança), suspensão a ar, capaz de elevar a preservação da carga e do implemento na operação, e uma vasta lista de distâncias entre eixos para atender diversos tipos de composições e comprimentos. Além disso, completa o pacote de itens de série o Scania Driver Support, que possibilita ao motorista ter um “instrutor em tempo real” no painel, atribuindo notas para sua direção e enviando dicas de melhorias para tornar a operação ainda mais rentável, segura e eficiente.

* Press Release/Scania do Brasil.

domingo, 22 de novembro de 2015

>>> 24º SUL BRASILEIRO



Imagens do 24º Encontro Sul Brasileiro de Veículos Antigos

Data: 13, 14 e 15 de Novembro
Local: Parque de Exposições Fundaparque
Bento Gonçalves/RS





































































































***