sexta-feira, 29 de abril de 2016

>>> LINK DA SEMANA


Conheça a história de Sergio Bispo e a "Kombosa Seletiva"...

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>>> HENNESSEY SUPERCHARGED


Hennessey transforma SUV de 2,5 toneladas em esportivo de 659 cv

A preparadora Hennessey é famosa por preparar e extrair grande potência de esportivos acessíveis a modelos de alto desempenho do mercado norte-americano. Mas eles também colocam a mão em modelos mais “familiares”, como num gigante GMC Yukon XL Denali, utilitário full-size de luxo vendido no valor de US$ 68.025 nos Estados Unidos.


Disponível para venda exclusivamente nas versões equipadas com o motor V8 6.2, com 425 cv e 63,6 mkgf de torque originais, o pacote HPE650 Supercharged aumentou a potência do Yukon XL Denali para 659 cv e generosos 91 mkgf de torque. O conjunto funciona atrelado ao câmbio automático de oito velocidades, que leva a “barca” de 2,5 toneladas a alcançar números dignos de esportivos: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e arrancada de 402 metros completada em 12,9 segundos.


O utilitário alcançou esses números de desempenho graças à implantação de compressor mecânico, intercooler de alto fluxo, escape em aço inox e nova central eletrônica HPE, tudo devidamente testado em dinamômetro e na pista. O pacote da Hennessey engloba discretas novidades em relação ao visual, como plaqueta de identificação com número de série no motor, além de badges “HPE650”, “Supercharged” e “Hennessey”, nas portas dianteiras, capô e na tampa traseira do modelo, incluindo um "orgulhosamente feito nos EUA". Opcionalmente, o utilitário pode receber rodas de 22 polegadas calçadas em pneus 285/45 e freios dianteiros Brembo com discos de 15 polegadas.


A Hennessey oferece garantia de três anos ou 36.000 milhas (58.000 km) para quem quiser instalar o pacote no enorme SUV.

* Diego Dias/Quatro Rodas.

>>> OROCH EXPEDITION


Aventura internacional vai percorrer sete países e mais de 11.000 km

A bordo de duas inovadoras picapes Duster Oroch, que criou um segmento no Brasil, três aventureiros saíram da fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR) em uma aventura de 30 dias que vai passar por sete países e percorrer mais de 11 mil quilômetros rumo à Colômbia. A expedição vai destacar toda a robustez e versatilidade da SUP (Sport Utility Pick-Up) Duster Oroch, que traz entre os seus diferenciais a suspensão traseira multilink – muito útil para encarar os diversos tipos de terrenos durante a expedição garantindo o máximo de conforto para os passageiros e dirigibilidade seja com a caçamba vazia ou carregada.


A Oroch Expedition ainda vai ressaltar a integração da Renault na América do Sul, região onde a marca francesa tem muita tradição. A jornada passará pelas quatro fábricas da Renault no continente: Complexo Ayrton Senna (Brasil), Santa Isabel (Argentina), Los Andes (Chile) e Sofasa (Colômbia). A expedição é capitaneada pelos jornalistas Antonio Meira Jr. e Gustavo Acioli, além do fotógrado Eugeniusz Kowalski. Durante o trajeto, se juntarão à expedição outros jornalistas de diferentes países da América do Sul, que participarão de alguns trechos do roteiro. A equipe de jornalistas vai registrar todos os detalhes da aventura pelos sete países com fotos, vídeos e textos e publicar nos canais sociais da Renault durante a viagem.

ROTEIRO

A largada da Oroch Expedition aconteceu na fábrica de São José dos Pinhais no dia 26/04. A picape é fabricada nesta unidade e exportada para a Colômbia e Argentina e chegará a outros países ainda em 2016. Durante a visita ao complexo fabril da Renault, os aventureiros puderam conversar com engenheiros que participaram do desenvolvimento da picape. Os jornalistas ainda puderam ver de perto o show car Duster Oroch, uma interpretação da marca de uma picape derivada de um SUV (Sport Utility Vehicle) que foi concebido pelo Renault Design América Latina (RDAL) e mostrado pela primeira vez no Salão de São Paulo de 2014.


A expedição segue pelo Uruguai e chega à Argentina, país onde a Duster Oroch começou a ser comercializada em cinco diferentes versões na última quinta-feira (21). Ao passar pela região de Córdoba a expedição fará uma parada estratégica na fábrica da Renault de Santa Isabel, onde algumas parte do carro foram desenvolvidas.


No Chile, a Oroch Expedition faz mais um ‘pit stop’ na fábrica de Los Andes, onde são produzidos os câmbios de diversos modelos da Renault, entre eles os da própria Duster Oroch. As duas picapes da expedição se despedem do país andino e vão para o Peru, sobem para o Equador e finalmente chegam à Colômbia. A expedição termina na fábrica da Sofasa, na Colômbia, onde são fabricados alguns carros como o Clio, Sandero e o Duster, e onde a Duster Oroch é vendida desde janeiro.

SOBRE A DUSTER OROCH

A Duster Oroch é uma picape robusta, cabine dupla, com quatro portas, excelente espaço para cinco passageiros, caçamba generosa e com tamanho na medida certa. A picape é perfeita para quem procura liberdade e não abre mão de grande espaço interno e da versatilidade de uma picape, seja para o trabalho ou para o lazer.


Derivada de um verdadeiro SUV, o Renault Duster, a picape foi desenvolvida pela RTA (Renault Tecnologia Américas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. O modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões e dirigibilidade aprimorada para oferecer uma condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. No total, foram 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.

* Press Release/Renault do Brasil.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

>>> IMAGEM DA SEMANA


Estande da Mack para o Ontario Truck Show de 1947, no Canadá.

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>>> IVECO MULTIMÍDIA


Iveco Daily ganha nova versão de 4 toneladas e kit multimídia vendido como acessório

A Iveco apresenta duas novidades para o utilitário Daily fabricado em Sete Lagoas: uma quarta e nova versão de quatro toneladas (40S14) voltada à cidades onde há restrição de circulação acima de quatro toneladas (VUCs) e sistema multimídia vendido como acessório nas concessionárias.


Equipada com o motor 3.0 turbodiesel de 146cv, a Daily 40S14 se soma às versões já existentes 35S14, 55C17 e 70C17 com a proposta de também atender clientes em regiões fora das zonas de restrição. O visual e o conjunto mecânico não foram alterados.

É no interior que está o destaque. A Iveco passa a vender, inicialmente como acessório, sistema multimídia para os painéis das Daily de quinta (V) e sexta geração (VI). O kit é composto por tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, câmera de ré colorida, navegador (sistema Ndrive), rádio CD e DVD com bluetooth, entradas USB e SD, TV digital e controle remoto, além de compatibilidade com comandos de volante, tablets, iPod, iPhone, pré-amplificador de 4CH e sub-out. Entre os recursos, a câmera de ré oferece visão infravermelha de 170 graus.


O tempo médio de instalação do kit é de 2h30. O acessório é ligado no chicote central, por meio de fiação de cobre especialmente desenvolvida para o modelo. Segundo a Iveco, “totalmente compatível” com a capacidade da bateria. As vendas começaram em março. A garantia do kit é de um ano e válida apenas para instalações nas 79 concessionárias da marca no Brasil.

* Bruno Freitas/Portal Vrum.

terça-feira, 26 de abril de 2016

>>> NOVA S10



Nova S10 estreia como a picape mais tecnológica do mercado

Além de mudanças visuais e de acabamento, a Nova S10 estreia em maio no Brasil com importantes evoluções mecânicas e de conteúdo que a posicionam como a mais tecnológica do segmento. O modelo tem avant-première na Agrishow, considerada a mais importante feira agrícola da América Latina. Ela acontece de 25 a 29 de abril em Ribeirão Preto (SP).


A picape da Chevrolet sempre foi referência em robustez e força e, com este novo modelo, estabelece um patamar de sofisticação e modernidade nunca antes encontrado em picapes médias nacionais. Tudo para atender aqueles consumidores que buscam um veículo 4x4 valente e multifuncional também para o uso urbano - como já ocorre nos Estados Unidos, onde as “trucks” imperam.

“Pegamos o conceito da versão norte-americana da picape Colorado e o trouxemos para a Nova S10. Assim, a picape brasileira reforça sua capacidade todo-terreno agregando o conforto de um carro de passeio”, explica Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors.

Para isso, a parte estrutural do modelo foi retrabalhada. Os conjuntos de suspensão e de freio, por exemplo, são novos; enquanto os sistemas de controle de vibrações e de ruídos foram aperfeiçoados. A introdução da direção elétrica inteligente também contribuiu para uma melhor dirigibilidade do veículo, principalmente em trechos urbanos. O sistema da Chevrolet é dotado de tecnologias que compensam inclinação da via em longos percursos e reduzem trepidações geradas pelo desbalanceamento das rodas.

A Nova S10 está até 5% mais econômica, graças à utilização de materiais mais leves, de novos componentes mecânicos e de soluções aerodinâmicas inovadoras. Mas continua sendo a mais potente e forte do segmento, tanto na configuração 2.8 TurboDiesel (200 cv) como na 2.5 Flex (206 cv). 

Novo Design

Do ponto de vista estético, a versão 2017 da picape é logo percebida pela nova identidade visual -em sintonia com o DNA global da marca. As mudanças evidenciam a robustez e o prestígio do produto. A maioria das novidades está na parte dianteira. O capô ganhou esportividade com a cavidade esculpida na parte posterior. A grade foi alongada até os faróis, que também foram completamente redesenhados e podem ter uma guia de luz em LED (DRL), conferindo uma assinatura luminosa peculiar ao modelo. O para-choque traz apêndices aerodinâmicos nas extremidades emoldurando as luzes auxiliares, e uma espécie de peito de aço, no meio, logo abaixo da moldura da placa, reforçam o estilo musculoso do carro.


Na lateral, destacam-se os retrovisores com repetidores de pisca e as rodas de alumínio inéditas. Elas ajudam a reforçar a percepção de que a picape está maior e mais requintada. São aro 16 nas versões de entrada (LS e LT) e aro 18 nas mais sofisticadas, representando um upgrade para o modelo LTZ (luxo). Já no topo de linha High Country, esse tamanho de roda é tradição.


Na traseira da Nova S10, a novidade aparece na tampa da caçamba, que a partir de então pode vir com uma discreta câmera de ré embutida na maçaneta, preservando assim o visual harmônico do conjunto. O compartimento de carga ganha diferentes tipos de cobertura conforme a configurações e há opção de lanternas com LED.

Em relação a paleta de cores, o Azul Old Blue Eyes e o Preto Ouro Negro fazem sua estreia na linha 2017 da picape. Elas se juntam às já existentes Prata Switchblade, Branco Summit, Vermelho Chilli e Cinza Son of a Gun.

Prestígio Interno

A cabine também acompanha o salto de sofisticação. Os materiais são mais refinados e agradáveis ao toque (soft touch), enquanto os painéis de instrumentos e de portas foram completamente remodelados para trazer melhor ergonomia e acomodar a maior quantidade de itens de série – alguns inéditos para a categoria. Os principais traços do habitáculo foram inspirados na picape-conceito X-Treme, que a Chevrolet exibiu recentemente no Salão de Bangcoc, na Tailândia.


A Nova S10 traz quadro de instrumentos bastante completo e de fácil leitura. Ele pode incluir computador de bordo de última geração com informações abrangentes, como navegação, velocímetro digital e parâmetros de manutenção do veículo, incluindo a vida útil do óleo –relevante para veículos que são submetidos a condições severas de uso.

O computador de bordo ainda possui a interessante função “ECO”, que auxilia o motorista a conduzir o veículo de uma maneira a privilegiar o menor consumo de combustível. O motorista consegue ainda consultar a pressão dos pneus. Um alerta é dado quando algum deles sai da especificação recomendada pelo fabricante.

O centro do painel ficou mais imponente com as saídas de ar majoradas e com o multimídia MyLink de segunda geração com GPS. O sistema passa a agregar tela de alta resolução e novas funções, entre elas o Android Auto e o Apple CarPlay. Na prática, isso significa maior possibilidade de interação entre o veículo e o smartphone do usuário. E o melhor: com a opção de comandos de voz, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ou o foco do trânsito.


Os apoios de braços e os puxadores de portas também foram retrabalhados, assim como os diferentes revestimentos dos bancos. Já a direção passou a ter assistência elétrica, reduzindo a necessidade de esforço do condutor. “As mudanças visuais, a aplicação de materiais nobres e o uso de tecnologias hi-tech reforçam a imagem vanguardista da S10”, diz Carlos Barba, diretor de design da Chevrolet. “Desde que lançou o modelo em 1995, a Chevrolet tem sido a empresa que melhor vem interpretando as necessidades e os desejos do consumidor de picape no Brasil. Foi com base nessa experiência que concebemos a Nova S10”, acrescenta o executivo.

Um Novo Carro

A versão 2017 da picape média da Chevrolet está mais sofisticada em todas suas configurações. Entre os novos itens de comodidade disponíveis, destacam-se:
Acendimento automático dos faróis;
Sensor de chuva;
Retrovisor central eletrocrômico;
Câmera de ré com gráficos para auxílio em manobras;
Sensor de estacionamento dianteiro;
Acionamento remoto da ignição;
Vidros laterais com mecanismo remoto de abertura e fechamento por meio da chave.

Itens como lanternas e luzes de neblina, ar-condicionado digital com oito velocidades, rebatimento elétrico dos retrovisores externos, banco do motorista com ajustes elétricos estão igualmente disponíveis. Outros destaques são os controles eletrônicos de tração (TC) e de estabilidade (EPS) e os assistentes de partida em rampas (HSA) e o de descida (HDC). Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes; o assistente de descida controla a velocidade em descidas íngremes sem a necessidade de intervenção do motorista, proporcionando maior controle do veículo.

Alertas Contra Distração

A Nova S10 também aprimora seu pacote de segurança ativa. Adota sistema de freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem) de última geração e novas tecnologias, como o alerta de desvio de faixa e o alerta de colisão frontal, comuns apenas a veículos de categorias superiores.


O alerta de desvio de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do para-brisa, um alarme soa pelos alto-falantes da picape.

“Estudo de mercado aponta que 67% dos acidentes são frontais. A grande maioria de pequena ou média monta porte e provocado por distrações. O alerta de colisão mostra-se relevante, principalmente neste tipo de situação”, justifica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors.

Eficiência Energética

A Nova S10 estreia com treze variações de configurações. São quatro versões de acabamento (LS, LT, LTZ e High Country), três opções de cabine (simples, dupla e chassis cab), duas de motorização (2.8 TurboDiesel e 2.5 SIDI Flex), dois tipos de transmissão (manual e automática, ambas de seis velocidades), além de dois tipos de tração (4x2 e 4x4 com reduzida).

Todas as configurações receberam um pacote de inovações para melhor eficiência energética. Com isso, houve uma melhora no consumo de combustível até 5% ante o modelo anterior. O resultado é basicamente a soma das evoluções aerodinâmicas, da utilização de matérias mais leves, da adoção de pneus “verdes” de uso misto e de freios de baixo arrasto, da mudança na relação do diferencial da transmissão (Flex) e da introdução de um sistema mais eficiente de gerenciamento das cargas elétricas do motor, que inclui novo software no módulo de controle do carro, sensores, alternador com menos perdas internas, eletro-ventilador do tipo brushless (sem escovas) e direção elétrica.

OnStar

Outra inovação que a Nova S10 traz para o segmento de picapes é o OnStar. A tecnologia é uma exclusividade da marca Chevrolet no Brasil. O OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de Emergência, Segurança, Navegação, Concierge e Conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Na Nova S10, a tecnologia agrega novas funcionalidades, como o alerta de valet. Ao ativá-lo, o usuário recebe uma mensagem caso o manobrista se distancie mais de 500 metros com o carro. É possível ainda monitorar o deslocamento do automóvel e saber se ele ultrapassou o limite de velocidade predeterminado. Tudo através do aplicativo para smartphones.

O alerta de rodízio do OnStar foi aperfeiçoado. A partir de agora o motorista é avisado quando seu veículo se aproxima da zona de restrição ou quando dá partida no veículo em local e horário restrito à circulação.

Outra novidade é que pressionando o botão da esquerda no retrovisor central, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo do OnStar.

Funcionamento Simples

Pressionando um botão no retrovisor interno, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet, reservas e informações sobre situações de tráfego (vias alagadas ou bloqueadas). Pode-se igualmente acionar o botão OnStar para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em caso de emergência. A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro.

O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags. Isso acontece porque os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes. O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.

Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros. O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e agora também na Apple Store.

Na Nova S10, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

* Press Release/GM do Brasil.

>>> EM PÚBLICO


Nissan Kicks faz sua primeira aparição pública no Rio de Janeiro

Não teve vazamento de imagens, muito menos evento privado para a imprensa. A versão de produção do novo Nissan Kicks fez sua primeira aparição pública no último domingo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, onde pessoas que passavam pelo local e até algumas celebridades, como a atriz Giovanna Lancellotti, tiveram contato com o carro pela primeira vez. As fotos foram exibidas nas redes sociais e mostraram que o visual final do carro ficou bastante arrojado, bem parecido com a versão conceitual apresentada no Salão de São Paulo de 2014.Uma grata surpresa!


O modelo em exibição trazia rodas de liga leve, bancos de couro e o teto em tom de laranja, diferente do tom cinza chumbo da carroceria. O SUV compacto será fabricado ainda este ano em Resende (RJ), de onde já saem os modelos Versa e March. No entanto, o modelo será inicialmente importado do México. As vendas começam no início do segundo semestre, logo depois das Olímpiadas. Como patrocinadora oficial do evento, a Nissan usará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como uma grande vitrine para embalar as vendas de seu principal lançamento dos últimos anos.


A aposta da Nissan com o SUV Kicks é alta, já que esta é uma das categorias de carros que tem mantido bons índices de vendas. Além disso, a empresa tem o objetivo de aumentar sua participação de mercado no Brasil, atualmente de cerca de 2,5%. “Vamos acelerar nossa presença no mercado, então nos atrevemos ao patrocínio para as Olimpíadas também para confirmar nosso compromisso com o país”, disse Arnaud Charpentier, diretor de marketing da montadora.

Versão conceitual no Salão de São Paulo/2014.

O crossover contará com motor 1.6 flex de 111 cv e o novo câmbio CVT, conjunto mecânico que vai estrear primeiro na dupla Versa e March, em junho. A expectativa é de que o Kicks tenha preço inicial por volta de R$ 65 mil, para tentar ser uma das opções de entrada do segmento.

* Redação/AutoEsporte.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

>>> VÍDEO DA SEMANA



Raro Santana Quantum 1985...

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>>> VOLTA À INFÂNCIA


Kombi 1960 é volta à infância de empresário

A infância do pequeno Gino, nos anos 1970, teve a presença de uma personagem muito especial: a “Kombosa do Nonno”. Tratava-se da perua Volkswagen em que seu avô o levava para brincar no bairro do Butantã, na zona oeste da capital – ele descia as ladeiras da Cidade Universitária em um carrinho de rolimã.


O garoto cresceu, tornou-se empresário e, cinco décadas mais tarde, decidiu reviver parte desse saudoso passado. Quando ficou sabendo da existência de uma Kombi Luxo 1960 à venda no Rio de Janeiro, Gino ficou tão empolgado com a possibilidade de reconstruir a Kombosa da infância que fechou negócio sem ao menos ter visto o veículo.


“Quando finalmente a vi, foi uma decepção. Ela havia sido mal reparada após um acidente e estava bastante judiada, uma verdadeira sucata! Tive de refazê-la inteira. A única coisa que deu para aproveitar foi o nome Kombi”, brinca.


O jeito foi sair à caça de peças – o manual do proprietário, por exemplo, foi comprado no mercado de pulgas do encontro da Luz, no centro da capital – e se cercar de profissionais que o ajudassem a fazer nascer uma nova Kombosa.


A carroceria foi recuperada em uma oficina de São Paulo, enquanto um especialista de Curitiba retificou o motor Volkswagen 1200 de 36 cv, que Gino ganhou de presente de um amigo. A cereja do bolo foi o acabamento interno, refeito por um tapeceiro que atua há 30 anos no ramo automotivo. “Os revestimentos, de couro cinza claro, ficaram perfeitos. A cabine está agora mais bonita que a do meu Gol 2014 de uso diário”, empolga-se o empresário.


Depois de dois anos de restauração, a Velha Senhora dá seus primeiros rolês com o novo dono, que não cabe em si de contentamento. “É uma volta ao passado muito prazerosa”, afirma o empresário. “Ao mesmo tempo, é uma aventura enfrentar o trânsito com um carro que tem direção pesada e um motor que não foi feito para os dias de hoje.”


Assim como um pai com o filho recém-nascido nos braços, Gino sonha e faz planos ao volante de sua Kombi. “Quero curti-la muito, pegar a estrada nos fins de semana, ir até Campinas ou Jundiaí, almoçar por lá e voltar. Antes disso, só preciso rodar uns 500 km para ‘amaciar’ o motor, testar o carro e pegar confiança.”

* Thiago Lasco e Felipe Rau/Jornal do Carro.

>>> HIGHLINE ULTIMATE


Volkswagen Amarok Highline Série Ultimate chega ao mercado brasileiro com tecnologia e segurança de topo

A Volkswagen está lançando no mercado brasileiro a Amarok Highline Série Ultimate, série especial ainda mais sofisticada e requintada da picape média. A novidade, que começa a chegar neste mês às concessionárias da marca, será posicionada acima da versão Highline – que já é uma das picapes mais avançadas tecnicamente disponíveis no Brasil – e trará itens exclusivos de aparência e conforto.


Topo de linha e com conteúdo inédito, a Amarok Highline Série Ultimate é completa de série: traz faróis bixênonio com luz de condução diurna em LED, novo santantônio de aço inoxidável e novo estribo plano de alumínio. Os vidros das portas traseiras e o vigia são escurecidos, assim como as lanternas.

Complementam o visual externo do modelo as rodas de liga leve aro 19” estilo “Cantera”, pneus 255/55 R19, a capa dos retrovisores na cor Prata Sargas com detalhe inferior cromado, o spoiler inferior dianteiro na cor chrome effect e a faixa lateral com a inscrição "Ultimate”.

Internamente, a picape conta com acabamento nobre, começando pelo revestimento parcial dos bancos em couro Alcantara. Sistema de som com navegação embutido no painel, bancos dianteiros com ajuste de altura, apoio lombar, aquecimento e airbags laterais (ao todo a Amarok Highline Série Ultimate traz quatro airbags – dois frontais e dois laterais) estão entre os itens de conforto e de segurança. Há, ainda, pedaleiras de alumínio e tapetes com a inscrição “Ultimate”.

Força e Inteligência

Disponível exclusivamente com a carroceria de cabine dupla e transmissão automática de oito marchas, a Amarok Highline Série Ultimate traz um refinado e tecnológico conjunto mecânico: motor TDI de 2 litros, 4 cilindros e 16 válvulas, com 180 cv, dotado de sistema de injeção direta common-rail e alimentado por dois turbocompressores, com torque máximo de 42,8 kgfm a 1.750 rpm.


Assim como a versão Highline, a série especial apresenta de série e como item exclusivo na categoria o ABS “off road”, que otimiza a ação do ABS em solo solto (por exemplo, pedriscos e areia) e em velocidades de até 130 km/h, proporcionando uma maior eficiência de frenagem.

Tração integral 4MOTION, sensores crepuscular e de chuva, sistemas ISOFIX para fixação de cadeiras para criança no banco traseiro, de auxílio ao motorista como o BAS (Sistema de Assistência à Frenagem), ASR (Controle de Tração) e EDS (Bloqueio Eletrônico do Diferencial) são equipamentos de série da picape Volkswagen. Juntamente com o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), a Amarok Highline Série Ultimatedispõe para o motorista os sistemas HDC (Hill Descent Control ou Controle Automático de Descida) e HSA (Hill Start Assist ou Assistente para Partida em Subida).

Funcionalidade Com o Conforto de Automóvel

A picape média Volkswagen é referência em suas medidas tanto nas dimensões do habitáculo quanto nas medidas da caçamba. Internamente, o espaço para os joelhos no banco traseiro permite à Amarok transportar cinco ocupantes com muito conforto. Com apenas duas pessoas a bordo, é possível rebater o banco traseiro para aumentar a área de carga no interior.


Na caçamba da Amarok as medidas apresentam 1.555 mm de comprimento e 1.620 mm de largura, resultando em uma ampla superfície de carga com 2,52 m2. Mas isso não é tudo: a largura de 1.222 mm entre as caixas das rodas é uma das maiores oferecidas na categoria e permite transportar paletes padrão europeu (1,2 x 0,8 m) na transversal, aproveitando melhor o espaço de carga.

Graças a essas medidas, à baixa altura entre o assoalho da caçamba e o solo (780 mm) e à capacidade para levar mais de 1 tonelada, é fácil transportar equipamentos de lazer, como um quadriciclo motorizado, ou material de trabalho.

A Amarok Highline Série Ultimate tem três anos de garantia e está disponível nas cores Branca Cristal (sólida), Prata Sargas, Cinza Iron (metálicas) e Preta Mystic (perolizada).

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

>>> TOYOTA C-HR


Novo SUV da Toyota, C-HR é elogiado pela imprensa inglesa

Apresentado no último Salão de Genebra e previsto para ser lançado no segundo semestre de 2016 na Europa, o Toyota C-HR já ganhou elogios da imprensa especializada. Unidades de pré-série - com interior ainda em finalização - participaram de uma rodada de experimentação na França. Os jornalistas não puderam dirigir o carro (quem esteve ao volante foi Hiro Koba, engenheiro-chefe do projeto), mas deram suas impressões do banco do passageiro.


Futuro concorrente direto do Honda HR-V, o novo Toyota terá inicialmente três opções de motorização: 1.2 turbinado, 1.8 híbrido e 2.0 aspirado. A versão disponibilizada foi a 1.2 turbo, com opção de câmbio manual ou CVT. O desempenho foi considerado satisfatório, mas o grande destaque ficou para a dirigibilidade. Para os jornalistas ingleses da Autocar, ele estabelece um novo parâmetro de dinâmica na linha Toyota, com conforto em vias esburacadas, bom comportamento em curvas e características bem próximas das de um hatch médio - segundo a Toyota, nesse aspecto as referências para seu desenvolvimento foram o Audi Q3 e o VW Golf.


A posição de dirigir é levemente elevada, e o espaço interno agradou, com bom espaço para as pernas - a exceção é a altura para as cabeças no banco traseiro, culpa do design ousado, com teto baixo de caimento suave que dá ao C-HR um ar de cupê esportivo. Haverá uma grande tela multimídia no centro do painel, e o porta-malas terá capacidade inicial de 370 litros, menor que os 437 litros do Honda HR-V.

Ainda não há confirmação de que o novo carro será vendido no Brasil. Especula-se, porém, que ele deve ser fabricado por aqui. Sua nova plataforma, chamada de TNGA, é a mesma do Prius, o híbrido que pode ser fabricado nacionalmente a partir de 2018. Com o sucesso do HR-V e do Renegade, soa improvável que a Toyota abra mão de um mercado que parece ter obsessão por SUVs compactos.

* Redação/Quatro Rodas.

sexta-feira, 15 de abril de 2016

>>> LINK DA SEMANA


Página oficial dos restauradores portugueses especializados em Volkswagen a ar...

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>>> ARTE DA TRANSFORMAÇÃO


Empresário transforma Kombis em balcões

Transformar sucata de Kombis em balcões para várias tipos de utilização é a aposta do empresário Sandro Ricardo Pereira, 45, para ganhar o público que gosta de peças vintage.


Pereira, que se diz apaixonado pelo veículo, criou a Retro Garage em 2014, depois que teve a ideia de incluir um balcão sobre a base de uma Kombi na loja de um amigo. A empresa fica em Mogi das Cruzes (a 57 km de São Paulo).


"Eu cuidei de toda a fachada e comunicação interna do bar. Quando estava pronto, vi que o balcão seria fundamental para complementar o ambiente. Ele gostou da ideia, eu fui atrás da peça em um ferro velho, serrei, mandei para a funilaria e dei todo o acabamento", explica o empreendedor.


Cada peça, que pode ser preparada para uso comercial ou para decoração doméstica, custa a partir de R$ 5.000. "O preço varia dependendo do acabamento, se terá fogão, gavetas, pia, por exemplo. Quanto mais completa, mais cara."


Ele diz que produz um balcão por mês, mas há meses em que acaba fabricando mais de um exemplar. Em janeiro deste ano, por exemplo, foram três unidades.


Pereira atribui a pequena produção a sua dupla jornada. Apesar de o negócio já ter dois anos de existência, não se dedica integralmente a ele. "Paralelamente à Retro Garage, eu comando também uma empresa de comunicação visual. Minha meta é fechá-la neste ano e ficar somente com a Retro."


A aposta do empresário é a linha food truck, que será lançada ainda neste mês. "As peças serão vendidas com uma carretinha para poderem ser transportadas a vários locais. Cada uma custará a partir de R$ 15 mil."


O empresário diz que o maior gasto para o restauro das Kombis não é com a sucata do veículo, que ele compra em média por R$ 500 no ferro velho, mas, sim, com funilaria e pintura, que saem em torno de R$ 1.000 a R$ 1.500. "Algumas pessoas chegam a me dar a Kombi que está encostada em casa só para liberar o espaço."

* Márcia Rodrigues/Portal UOL Economia.

>>> TALISMAN ESTATE


Renault revela detalhes do novo Talisman Estate

A Renault revelou recentemente detalhes do modelo Talisman Estate, que será comercializado apenas em alguns países da Europa. Na França, o station wagon já é oferecido a partir de € 29.100 (U$ 32.975) e tem cinco níveis de acabamento (Life, Zen, Business, Intens e Initiale Paris).


Mesmo na configuração básica, estão presentes características como freio de estacionamento eletrônico, hill start assist, vidros dianteiros e traseiros elétricos, controle de clima dual-zone, controle de cruzeiro e instrumentos digitais. Na versão mais cara (Initiale Paris), o modelo conta com o sistema R-Link 2 com tela touchscreen de 8,7 polegadas, alerta de distância segura para frenagem de emergência, pintura metálica em Preto Amethyste, rodas de 19 polegadas na cor cinza e estofamento em couro.


A Renault oferece atualmente ao Talisma Estate duas opções de motores a gasolina: TCe 150 e TCe 200, ambos acoplados a uma caixa de dupla embreagem com 7 velocidades. Para os motores a diesel (dCi 110, dCi 130 e dCi 160), são oferecidos câmbios manuais e automáticos de 6 velocidades.

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