segunda-feira, 30 de maio de 2016

>>> VÍDEO DA SEMANA



Que tal viajar com estilo em um belíssimo motor home?

***

>>> MAIS INSANA


Preparadora alemã deixa perua RS6 Avant ainda mais insana

A preparadora alemã Prior Design desenvolveu um kit para a perua Audi RS6 Avant. O pacote de aprimoramentos tem a proposta de dar uma apimentada no visual e no motor da perua, que já considerada uma das mais rápidas e esportivas do mundo.


No caso do motorzão V8 de 560 cv e 71,3 kgfm de torque que equipa o RS6, a preparadora promete com alguns ajustes elevar a potência para 570 cv e o torque para 84,6 kgfm.


Já o grande destaque vai para o visual, que ganhou um kit aerodinâmico completo, com direito a novos para-choques dianteiro e traseiro, spoiler, saias laterais, entre outros itens. As rodas são novas e medem 21 polegadas. Há ainda a possibilidade de equipar a perua com um novo sistema de escape.


Um dos destaques do kit para o RS6 Avant são os para-lamas alargados ao estilo da conhecida preparadora japonesa Liberty Walk. Os preços da preparação não foram revelados.

* Redação/Carsale.

>>> VOLKSBUS 8.160 ORE1


Volksbus 8.160 OD rural: mais robusto e com o menor preço do mercado

A MAN Latin America apresenta a nova versão do Volksbus 8.160 OD ORE1 – Ônibus Rural Escolar Pequeno. O modelo chega ao mercado ainda mais competitivo e robusto, reforçado com pacote de itens que atendem às demandas do programa federal Caminho da Escola.


O principal destaque é o inédito sistema de suspensão elevada e com molas trapezoidais, que aliado a ângulos de ataque e saída elevados, com um centro de gravidade baixo, facilitam a transposição em terrenos acidentados, ampliam o conforto a bordo e a segurança, além de trazer uma excelente dirigibilidade e dinâmica tanto em rotas fora de estrada como em rodovias pavimentadas.

A nova configuração ganhou também freios a tambor, mais resistentes a percursos com poeira e pedregulhos, além de bloqueio no diferencial, que auxilia na saída de atoleiros e terrenos escorregadios. O chassi é reforçado para suportar as mais severas aplicações, garantindo a maior durabilidade da estrutura do veículo.

“O 8.160 ORE1 foi projetado para encarar as mais diversas e severas condições de rodagem e agora, em nova versão, está ainda mais robusto, com manutenção mais simples e o menor preço de aquisição do mercado”, afirma Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus.

O modelo traz entre-eixo de 3.900 mm e possibilita a construção de carrocerias de até 7.350 mm. É equipado com o consagrado motor Cummins ISF de 3,8 litros, com sistema de pós-tratamento de emissões SCR, baseado na utilização de Arla 32, e traz transmissão ZF S5 420 de cinco marchas.

A estreia do 8.160 ORE1 no Programa Caminho da Escola marca a entrada e extensão das características de robustez, durabilidade, segurança e acessibilidade já consagradas com o 15.190 na categoria ORE2.

Inteligência em transporte para as cidades

O Volksbus 8.160 OD ONUREA (Ônibus Urbano Escolar Acessível), em configuração piso baixo e suspensão pneumática, é outra novidade da MAN Latin America. O modelo estreia no mercado com entregas ao programa federal Caminho da Escola, que deverão ser realizadas até 2017.


Desenvolvido especialmente para vias de difícil circulação, permite a opção de portas em ambos os lados, acomodação de até três boxes para cadeirantes e carrocerias de até 9 metros de comprimento. Também está disponível para empresas de transporte urbano e traz dentre suas principais vantagens o melhor trânsito em vias urbanas, trazendo maior agilidade no embarque e desembarque, ampliando a autonomia e inclusão das pessoas com necessidades especiais – o acesso de cadeirantes é ágil, seguro e confortável - 20 segundos, em média.

O veículo amplia para as categorias mini/micro o conceito de acessibilidade por rampa, sem a necessidade do uso de elevador. As características, aliadas ao piso baixo, trazem um conceito inovador e pioneiro de para o Brasil: o modelo é o primeiro micro-ônibus da categoria com piso baixo com motorização dianteira e suspensão pneumática, que por sua vez permite o rebaixamento ou o levante da altura do piso do veículo, facilitando o embarque dos passageiros ou a sobreposição de obstáculos, respectivamente.

A flexibilidade construtiva do veículo permite estender suas aplicações também ao transporte executivo, translado e circular de aeroportos, rotas alimentadoras e periféricas de bairros onde veículos maiores não conseguem acessar.

* Press Release/MAN Latin America.

>>> VERSÃO APIMENTADA


Subaru Forester ganha versão esportiva preparada pela STI

Com chegada prevista para junho, a Subaru apresenta o novo Forester tS, versão apimentada do utilitário preparado pela STI - a Subaru Tecnica International, divisão de competição responsável pelos esportivos top de linha da marca japonesa. O novo Forester tS tem tiragem limitada em 300 unidades e será vendido exclusivamente na Austrália por 54.990 dólares australianos (aproximadamente R$ 142.000 em conversão direta).


Se comparado à versão XT Premium, versão no qual a variante esportiva é baseada, o Forester tS tem para-choques redesenhados e com visual mais agressivo, grade dianteira preta com friso vermelho e emblema STi, capas dos retrovisores e rack de teto pintados em preto, além de rodas de liga leve Enkei de 19 polegadas. Por dentro, há forro do teto na cor preta, volante, manopla de câmbio e bancos revestidos de couro (com camurça parcial) com costuras vermelhas e emblemas STi. O revestimento do painel das portas segue o mesmo padrão de acabamento.


Debaixo do capô há o motor quatro cilindros boxer 2.0 turbo que rende 240 cv e 35,7 mkgf de torque, sempre atrelado a uma caixa automática do tipo CVT e a tradicional tração integral dos modelos Subaru. Para fazer jus a pegada esportiva, a divisão STi também promoveu alterações na suspensão e molas, essa última 15 milímetros mais baixa do que as versões comuns. Os freios são da italiana Brembo. O Forester tS será vendido nas cores preta, branca perolizada e a conhecida cor azul (WRX Blue) da Subaru.

* Diego Dias/Quatro Rodas.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

>>> LINK DA SEMANA


Acompanhe uma galeria com algumas das 400 Kombis presentes no Sambódromo de São Paulo na última terça-feira...

***

>>> BANDEIRANTE À VENDA


Toyota Bandeirante 1974 foi restaurado nos EUA e está à venda por US$ 87 mil

Um dos veículos off-road mais admirados e consagrados por sua capacidade e resistência é o Toyota Land Cruiser, que no Brasil foi produzido e vendido com o nome Bandeirante. Nos Estados Unidos, uma unidade em estado de 0-km está à venda por US$ 87 mil, cerca de R$ 300 mil.


O exemplar, do ano de 1974, está anunciado no eBay e está todo restaurado, inclusive na cor azul original da época. Nos Estados Unidos ele era equipado com um motor seis cilindros em linha de 3,9 litros de 125 cv e 28,9 mkgf. O câmbio é manual de quatro marchas e a tração 4x4.


No processo de restauração o proprietário trocou vários itens, como componentes da suspensão, tanque de combustível, radiador, carburador, motor de partida, todas as mangueiras, vedações dos coletores e freios restaurados.

* Redação/Jornal do Carro.

>>> FICHA TÉCNICA

Ford Cargo 2842 6x2

 ***

>>> BMW PICAPE?


Preparadora da África do Sul converte sedã da BMW em uma interessante picape

É muito provável que os proprietários de um BMW na configuração sedã, já passaram pela dificuldade de carregar algo maior do que a entrada do porta-malas. Se você já se sentiu assim, sem espaço suficiente, este BMW E92 M3 é uma solução muito legal.


Inspirado no conceito M3 picape, construído como uma piada de  1º de abril em 2011 pela própria BMW, a preparadora da África do Sul Mad Dog Racing resolveu aceitar o pedido de um cliente. Com um corte a partir da coluna B, o carro foi muito bem feito e com acabamento de primeira. Ganhou janela traseira corrediça, caçamba com proteção, suspensão reforçada e acabamento interno no mesmo padrão. O único detalhe que entrega o projeto é a tampa traseira, que abre para cima, mais ou menos como no sedã de fábrica. Segundo a empresa,  é um veículo que pode perfeitamente trabalhar como uma verdadeira picape (na sua categoria, é claro).


Sob o capô deste carro sem igual, encontra-se o tradicional V8 de quatro litros, mas com um supercharger cuidadosamente ajeitado para tornar as coisas ainda mais interessantes. Outros detalhes não foram revelados, mas o responsável garante que  trata-se de um modelo único no mundo. Quem sabe se no futuro a BMW aprove a ideia...

***

>>> OPEL ZAFIRA



Renovado Opel Zafira surge na internet


A Opel publicou no configurador do seu site alemão, imagens do renovado Zafira Tourer. Neste foram publicadas imagens do exterior e interior do monovolume de sete lugares, que deverá estar à venda no outono (europeu), depois da sua première no Salão de Paris.


Destaque para a seção dianteira, mais próxima da família (Astra e Corsa), com renovados faróis, para-choques e grade. Por dentro, destaque para o painel de instrumentos redesenhado, com o console central de grandes dimensões com uma tela de LCD reunindo vários comandos, o que substitui vários botões, além de um volante de três raios.


Entre os novos sistemas, serão incluídos o OnStar, aviso de transposição de faixa, indicador da distância para o veículo da frente e alerta de colisão dianteira. Entre os motores, espera-se que surja o novo 1.6 turbodiesel e o novo 1.4 turbo a gasolina.

* Redação/AutoHoje.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

>>> IMAGEM DA SEMANA


Linha de produção do Scania L55 em 1959, na fábrica de Södertälje, Suécia.

***

terça-feira, 24 de maio de 2016

>>> BARBA, CABELO E KOMBI!



Com Kombi customizada, barbearia sai por aí atendendo em bairros de Campo Grande

Vez ou outra já vimos algumas Kombis vendendo comida pela cidade, que são os famosos food trucks. Agora, inovando no serviço, a Farofa Barbearia começará a atender pela cidade também, com uma Kombi customizada, funcionando como um “barber truck”.


O barbeiro Amilton Gomes, mais conhecido como Farofa, foi quem teve a ideia de começar o serviço. Ele viu em São Paulo uma barbearia móvel, mas garante que no Brasil ele será o primeiro a cortar cabelo e fazer a barba numa Kombi. “Tenho certeza que vai fazer muito sucesso, vai levar o nome da barbearia para outras regiões da cidade, só agregará valor ao nosso serviço”, reflete Farofa.


Buscando atender melhor a clientela, a Kombi também contará com um bar, como a loja física da barbearia. Será vendido cerveja, água e refrigerante.


Para o próximo ano Farofa pretende descer com o novo serviço para o sul do País. Ele sairá de Campo Grande e fará uma parada em Curitiba e depois vai para Florianópolis. “Pretendo ficar uns dois meses nessa viagem, passar um tempo no litoral. Será como umas férias para mim. Trabalharei por um tempo por lá para pagá-la e aproveitarei para curtir também”, conta.

* Lucas Arruda/Campo Grande News.

>>> NOVO PEUGEOT 3008


Novo Peugeot 3008 - Advanced SUV

O novo PEUGEOT 3008 acaba de ser revelado. Muito esperado, o modelo investe no mercado de SUVs do segmento C, uma categoria de veículos que está em plena expansão em todas as regiões do mundo. Ele vai ao encontro de uma clientela exigente que está à procura de diferenciação e de novas experiências, e possui os atributos necessários para isso. Com seu espetacular PEUGEOT i-Cockpit® de última geração, seu design formidavelmente inspirado, sua arquitetura com desempenho otimizado e seus equipamentos high-tech, o novo SUV PEUGEOT 3008 já chega se destacando.


Ele será o emblema mundial da nova gama de modelos SUV que está sendo estreada na PEUGEOT. O novo SUV PEUGEOT 3008 será a principal atração do estande da PEUGEOT no próximo Salão do Automóvel de Paris, onde será finalmente apresentado ao público antes do lançamento mundial.

Interior Com Estilo

Entrar no novo SUV PEUGEOT 3008 é como entrar num outro mundo, surpreendente, original e de altíssima qualidade. O olhar é imediatamente cativado pelo painel de instrumentos espetacular, quase futurista. Este conjunto coerente e altamente tecnológico é a mais recente evolução do PEUGEOT i-Cockpit®, o novo conceito inovador que revolucionou os códigos tradicionais do posto de condução dos veículos. Ele faz com que tudo pareça otimizado, ao serviço do prazer e da concentração do condutor num universo decididamente high-tech.

O volante ainda mais compacto foi redesenhado, com um aro que contém dois trechos planos que facilitam a pegada, um campo de visão desimpedido e mais espaço para as pernas do condutor. O cuidado dispensado à escolha dos materiais assim como a minúcia dos detalhes – aro do volante em couro integral a partir do segundo nível de acabamento, inserções cromadas, elementos decorativos em preto brilhante – conferem ao habitáculo uma elevada percepção de qualidade e atratividade.

A grande tela sensível ao toque de 8'' é como se fosse um tablet posicionado no centro do painel de instrumentos e dispõe da tecnologia capacitiva que torna sua utilização mais reativa e prática. Ele é dotado de uma série de seis teclas – chamadas de toggle switches - bastante elegantes que proporcionam um acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, climatização, navegação, parâmetros do veículo, telefone e aplicativos móveis.

O painel de instrumentos elevado que contém um bloco de mostradores digitais de alta resolução de 12,3’’ é dotado de um grafismo futurista. Totalmente ajustável e personalizável, o painel de instrumentos reúne tudo o que o condutor deseja ter diretamente no seu campo de visão. Com cinco modos de visualização diferentes – acessíveis através de um comando no volante - o condutor pode compor à la carte o seu painel de instrumentos. O modo Pessoal, configurável na tela touch, oferece ao condutor a possibilidade de exibir uma ampla seleção de informações: retorno à navegação, ajudas à condução, parâmetros do motor, computador de bordo, dados dinâmicos, etc. A estética de cada configuração é realçada pelas animações e transições que encantam o olhar.

Porém a evolução do PEUGEOT i-Cockpit® vai muito mais além. Por que a emoção continua sendo um dos principais valores da PEUGEOT, o novo PEUGEOT i-Cockpit® se propõe a levar ainda mais longe os comandos sensoriais. Assim, basta acionar uma tecla dedicada – ao lado dos toggle switches – e o novo SUV PEUGEOT 3008 passa a dispor de um verdadeiro “maestro” para amplificar a experiência de condução: o i-Cockpit® Amplify. Graças a ele, quase todos os sentidos são imediatamente solicitados: 
- A visão, valendo-se da intensidade da iluminação do ambiente e da cor das telas;
- A audição, com os parâmetros de ambiente musical;
- O toque, com as massagens multipontos dos bancos (até cinco programas);
- O olfato, com um difusor de fragrâncias;

Além disso, assim como no PEUGEOT 308, a visão, o toque e a audição são contemplados com as surpreendentes especificidades do Driver Sport Pack. Uma mistura de sensações é oferecida ao condutor, que pode assim explorar intensamente suas emoções ao volante. Dois ambientes são imediatamente propostos aos ocupantes: Um chamado Boost orientado para uma condução dinâmica, e outro Relax para uma condução mais serena. Ambos os modos são totalmente personalizáveis e permitem transcender o prazer do condutor e dos passageiros, tornando a experiência a bordo verdadeiramente única e inesquecível.


Essa experiência a bordo beneficia também da riqueza do habitáculo, que contribui consideravelmente para a excelente percepção de qualidade e para a modernidade do espaço interno. A escolha dos materiais é inspirada e o resultado é eclético. Couro, inúmeros detalhes de cromo acetinado, amplas áreas recobertas de material com aspecto de carbono ou têxtil revestem o painel interno das portas, o teto, as colunas do para-brisas e mesmo áreas inabituais em um veículo, como detalhes do painel de instrumentos.

Design Externo Inspirado

O design interno do novo PEUGEOT 3008 é único no mercado. As linhas são bem-sucedidas, a qualidade da concepção é valorizadora e a tecnologia embarcada é muito promissora. Este sentimento se prolonga no exterior. A primeira impressão do novo PEUGEOT 3008 é impactante e surpreende por sua força de expressão. A proposta é franca, límpida e evidente: é um SUV. O novo PEUGEOT 3008 adota efetivamente todos os códigos específicos desse tipo de silhueta:
- Frente verticalizada,
- Capô longo e horizontal,
- Linha de cintura alta,
- Vastas proteções (parte inferior dos para-choques, caixas de rodas, parte inferior das portas),
- Grandes rodas, 
- Altura livre do solo ampliada, 
- Barras de teto perfiladas.

Mas o novo SUV PEUGEOT 3008 não se limita a respeitar esses códigos. Ele os suplementa com sentido e emoção, visando uma grande coerência. De fato, o veículo transmite essencialmente um sentimento de harmonia, de equilíbrio exato das proporções, de uma dosagem bem feita. Um design inspirado nascido da criatividade vibrante dos seus projetistas.

A face dianteira vertical é extremamente potente e exala uma sensação de força, próxima da agressividade animal. As linhas são limpas, francas e dinâmicas. A ampla grade com facetas cromadas é imponente. O centro da grade acolhe orgulhosamente o Leão da Marca, dotado de proporções harmoniosas, nem caricatural nem ostentatório. O olhar felino é aguçado pelos faróis halogênicos. Ele se torna afiado quando estes adotam a tecnologia full LED (opcional). As entradas de ar são numerosas e amplamente abertas.

O capô longo e horizontal possui nervuras que conferem robustez ao conjunto. Ele é prolongado por um para-brisas mais aprumado posicionado atrás do eixo das rodas dianteiras e complementado nas laterais por um detalhe cromado no prolongamento imediato dos faróis. Remetendo ao concept-car PEUGEOT HX1, essa assinatura lateral dinamiza o perfil dianteiro e aumenta a sensação de status e de modernidade do veículo.


A linha de cintura ficou mais alta, a proporção entre a carroceria e as superfícies envidraçadas aumentou consideravelmente, mas o traço é sublinhado com elegância e fluidez, tornando o perfil mais leve. A linha superior do capô é prolongada por um vinco que integra as maçanetas das portas e alonga o veículo, conferindo-lhe delicadeza e estilo. É um carro com um desenho magnífico e proporções que lhe dão um aspecto menos maciço e menos alto do que a maioria dos concorrentes. Em parte, isso foi possível graças à adoção de um teto preto brilhante - opcional a partir do nível 2 - realçado por uma barra em inox de série que se prolonga até o aerofólio traseiro. Este teto Black Diamond é um elemento de estilo essencial na própria concepção do veículo, conferindo-lhe mais personalidade, dinamismo, modernidade e subida de gama. As proteções do veículo, as grandes rodas, as barras de teto, tudo é feito com uma cuidadosa combinação de personalidade e sofisticação. Tudo contribui para tornar esse trabalho criativo extremamente moderno, quase futurista, evitando ao mesmo tempo os impasses estilísticos pomposos e pesados. A surpresa continua na traseira, que também ostenta um desenho limpo e bastante moderno. Sob o vidro traseiro inclinado, uma faixa horizontal em preto brilhante integra as lanternas de LED opalinas. 

Motorizações Eficientes

O trabalho de arquitetura efetuado no veículo e a diminuição de sua massa são fatores determinantes na busca constante da redução do consumo e das emissões de CO2. Mas não são os únicos! o design aerodinâmico e a otimização das dimensões externas permitem exibir um excelente SCx de 0,76 m2 (nas melhores versões). E a utilização de pneus de ultra baixa resistência à rodagem (UBRR) de 17’’ e 18’’ ou ainda de pneus de 19’’ stretch (205/55 R19) contribui também para o desempenho do novo PEUGEOT 3008.

Finalmente, nas versões a gasolina ou a diesel, o novo SUV PEUGEOT 3008 dispõe na Europa de uma gama de motorizações Euro6.1 eficientes. Assim, nas versões a gasolina, todas as ofertas são “best in Class” em suas categorias de potência! O motor 1.2L PureTech 130 S&S apresenta emissões a partir de 115g CO2 / km, enquanto o 1.6L THP 165 S&S EAT6 emite apenas 129g CO2/km. Quatro opções são disponibilizadas na gama:
- 1.2L PureTech 130 S&S BVM6 nas versões padrão e de muito baixo consumo
- 1.2L Puretech 130 S&S EAT6
- 1.6L THP 165 S&S EAT6

Nas versões a Diesel, a tecnologia BlueHDi permite conter as emissões da gama entre 100 e 121 g/km de CO2 nas potências estabelecidas de 100, 120 e 150 cv. As adaptações do 1.6L BlueHDi e do 2.0L BlueHDi também se posicionam entre as melhores do mercado:
- 1.6L BlueHDi 100 S&S BVM5
- 1.6L BlueHDi 120 S&S BVM6 nas versões padrão e de muito baixo consumo
- 1.6L BlueHDi 120 S&S EAT6
- 2.0L BlueHDi 150 S&S BVM6
- 2.0L BlueHDi 180 S&S EAT6

Extensão De Mobilidade

Num contexto em que o acesso ao centro das cidades se torna cada vez mais complicado, a PEUGEOT se posiciona como fornecedor de soluções inovadoras para as atuais questões de mobilidade. Ela continua a ser a única marca que desenvolve veículos com duas, três ou quatro rodas e aproveita o lançamento do novo PEUGEOT 3008 para propor aos seus clientes uma nova oferta de mobilidade individual:
- Um patinete dobrável com assistência elétrica (e-Kick) by MICRO
- Uma bicicleta dobrável com assistência elétrica (e-Bike) by PEUGEOT

Essa oferta inédita destina-se a uma clientela que busca soluções de mobilidade complementares ao veículo, de modo a ajudá-los a percorrer as últimas etapas de seus deslocamentos até o destino final. É uma transformação na vida dos habitantes das cidades: acabaram-se as limitações! Além disso, a fim de assegurar uma perfeita integração no porta-malas e uma disponibilidade imediata, as dockstations permitem manter o e-Kick ou a e-Bike no porta-malas ao mesmo tempo em que recarregam as baterias assim que o veículo se põe em movimento.

O novo PEUGEOT 3008 é produzido na fábrica de Sochaux e os grupos motopropulsores são fornecidos pelas fábricas francesas de Trémery e de Douvrin. Assim, por ocasião do seu lançamento, o veículo terá o selo de “Origem Francesa Garantida”. O novo PEUGEOT 3008 será comercializado a partir do mês de outubro.

* Press Releas/Peugeot Citroën do Brasil.

>>> RESISTÊNCIA!


Proprietário de picape da Toyota roda 1,6 milhão de quilômetros e ganha outra

Você acha possível um veículo rodar 1,6 milhão de quilômetros e não apresentar defeitos? Pois o dono de uma picape Toyota Tundra, da cidade de Houma, na Louisiana (EUA), conseguiu esse feito e, como recompensa, ganhou um modelo novo da montadora.


O proprietário Victor Sheppard, primeiro e único da picape fabricada em 2007, fez todas as revisões na rede autorizada da montadora nos últimos nove anos, realizando apenas os serviços de manutenção preventiva (trocas de correia dentada, óleo e demais fluidos) dentro dos prazos especificados.


O bom estado da picape também é atribuído ao seu uso, em grande parte, na estrada, exigindo menos do veículo do que nas condições de trânsito urbano. Sheppard calcula ter rodado cerca de 125 mil milhas (200 mil quilômetros) por ano. A média, para um veículo normal, é rodar 15 mil km por ano. O novo exemplar de Sheppard é equipado com motor de 5.7 litros V8 a gasolina e tem 386cv de potência e 55,4 kgfm de torque. Resta esperar para ver se o desempenho será o mesmo.

* Jean Balbinotti/Joinville Motor.

segunda-feira, 16 de maio de 2016

>> VÍDEO DA SEMANA



Conheça um pouco sobre a história da Kombi Katarina...

***

>>> PERUA NERVOSA


Perua Jaguar XF pode ter versão 'brava' SVR

Os fãs de peruas acompanham com apreensão o encolhimento do segmento, que perdeu espaço para os utilitários-esportivos. No mês passado, o chefe de design da Jaguar disse em uma entrevista que não via condições para que o sedã compacto XE ganhasse uma versão station-wagon, e a imprensa interpretou essa declaração como uma sentença de morte velada a quaisquer peruas da marca Jaguar no futuro.


Mas uma nova entrevista à publicação britânica Auto Express mudou o cenário. Nela, Callum disse que foi mal interpretado e deixou claro que a porta está aberta para versões perua de outros modelos. A primeira delas será a nova XF Sportbrake, que deve fazer sua primeira aparição no Salão de Frankfurt (Alemanha). E o mais interessante: uma versão esportiva do modelo, assinada pela divisão SVR da marca, deve surgir alguns meses depois.

Embora não haja nada oficialmente definido, a versão SVR da perua XF deve usar o mesmo motor V8 do esportivo F-Type, mas com tração integral.

* Redação/Jornal do Carro.

>>> Q3 BRASILEIRO


Audi inicia as vendas do Q3 fabricado no Brasil

A Audi do Brasil apresenta a versão nacional do seu SUV de maior sucesso, o Q3, já na versão 2017. Produzido desde meados de março na fábrica de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR), o modelo já está disponível nas concessionárias da marca nas versões Attraction e Ambiente, ambas equipadas com o premiado motor 1.4 TFSI a gasolina com 150 cv de potência.

“O Q3, líder de vendas no segmento de SUVs premium no ano passado, é um modelo muito importante para a nossa estratégia de crescimento a longo prazo no Brasil. A produção nacional reforça nosso compromisso com o país”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil.


Na linha para produção do modelo, máquinas e robôs de alta tecnologia garantem os mais altos padrões de qualidade consagrados nas fábricas da Audi mundo afora. Além disso, a Audi investiu em treinamento intensivo dos operadores em conjunto com a matriz, na Alemanha, e recebeu todo o suporte e “know-how” de outras plantas da marca.

Sucesso mundial desde seu lançamento, em 2011, o Q3 passou por uma grande renovação em meados do ano passado. Tanto que foi o líder de vendas em 2015 do segmento dos SUVs premium no Brasil, com 6.097 emplacadas, correspondendo a um terço das vendas da Audi no período.

O Q3 2017 é oferecido nas versões Attraction, com preço sugerido de R$ 142.990, e Ambiente, por R$ 153.990. A topo de linha Ambition começa a ser vendida no país no segundo semestre deste ano.

* Press Release/Audi do Brasil.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

>>> LINK DA SEMANA


Matéria sobre o inusitado encontro de proprietários de Rural/F75/F85 em São Paulo, no último dia 07...

***

>>> SCANIA DOUBLE DECKER


Scania testa Double Decker com motor Euro VI a gás
Após dois anos em desenvolvimento, o primeiro modelo Double Decker Scania, com motor Euro VI a gás, está prestes a ser oficialmente lançado na Europa.



Produzido a partir da demanda dos clientes, e montado no ADL (Centro de integração Alexander Dennis Limited) no Reino Unido, inicialmente, os ônibus têm como destino o mercado britânico, e se encontram em provas finais no Centro Técnica da Scania, em Södertälje, na Suécia. A Reading Buses, empresa inglesa, deve ser a cliente lançadora do veículo no mercado europeu, com pedido inicial de cinco ônibus.


Segundo Mark Oliver, gerente de vendas da Scania Reino Unido, um dos principais desafios no desenvolvimento do produto foi garantir que o veículo tivesse um alcance aceitável para as operações. O tanque de combustível também teve de ser realocado, e foi colocado em um novo compartimento. "Tanques de combustível para ônibus a gás são, muitas vezes, colocados no teto do veículo, uma solução que, devido a restrições de altura, não foi possível no modelo de dois andares", explica Oliver. As entregas do Double Decker devem começar no segundo semestre deste ano.

* Redação/Motorpress.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

>>> PROPAGANDA


Volkswagen 411 Variant, 1969.

***

>>> HONDA BR-V


Honda lança crossover BR-V na Índia

A Honda apresentou o crossover BR-V no mercado indiano. A sigla BR-V, de acordo com a fabricante japonesa, vem de Bold Runabout Vehicle (algo como “veículo de carroceria ousada”, em inglês).


O BR-V tem capacidade para transportar até sete ocupantes e conta com motorizações a gasolina e diesel. O modelo é baseado no Brio, porém teve a rigidez estrutural melhorada.


Sob o capô há a opção do motor 1.5 i-VTEC a gasolina de 119 cv ou o 1.5 i-DTEC diesel de 100 cv, ambos ligado a uma transmissão manual de seis marchas. Como opcional, a Honda oferece o câmbio automático do tipo CVT (variação contínua).


Com entre-eixos de 2,62 metros (no HR-V, por exemplo, a distância é de 2,61 m), comprimento de 4,45 m, largura de 1,73 m e altura de 1,66 m, a cabine comporta três fileiras de bancos e possui porta-malas com capacidade de 223 litros, que pode ser ampliada para 691 l com o rebatimento dos bancos. O crossover sai de fábrica com rodas e liga leve de 16 polegadas. A suspensão dianteira é McPherson, enquanto a traseira é do tipo barra de torção.

* Redação/Carsale.

>>> UNIMOG FOODTRUCK


Unimog é utilizado como Foodtruck na Finlândia

Os habitantes da Finlândia tem a reputação de serem um povo pouco convencional do norte da Europa com alguns hábitos fora do comum. Campeonatos inusitados ou competições para ver quem colhe mais frutas são somente algumas práticas lá realizadas com grande empenho. É também nessa parte do norte da Europa que Sami Repo construiu seu próprio Foodtruck perfeitamente preparado para rodar nas intermináveis florestas finlandesas, graças à excelente performance do Unimog U 318 como um fora de estrada. A carroceria rústica tipo "faça você mesmo" é uma peça única, com um toque muito pessoal de seu idealizador.


A compra de um Unimog virou uma questão pessoal para Sami Repo. O finlandês explica que já tinha tentado comprar um Unimog U 20 há cerca de sete anos. “Era puramente para uso pessoal, mas eu não tinha muita ideia de como poderia usar o veículo!” Repo – que na realidade, significa "Raposa" em Português – viveu por um tempo nos EUA naquela época, e foi lá que teve a ideia de um Foodtruck. “Foi em Austin. A cidade é como uma Meca quando o assunto é a comercialização de alimentos nas ruas. Eu tinha mesmo que fazer algo como aquilo”. A carroceria foi totalmente personalizada. “Eu mesmo fiz cada um dos furos”, explica Repo. “O caminhão era tudo em um só: era o projeto, o veículo de teste e até o produto final.”


Na carroceria, foi instalado um forno de 400 kg especialmente para preparação de churrasco. Ao redor do forno de churrasco, o especialista acrescentou uma pia, um fogão, superfícies de trabalho, um aquecedor de água feito de cobre e vários utensílios de cozinha. A parede traseira do Foodtruck é verdadeiramente finlandesa, tanto por dentro quanto por fora: pendurada no interior da cozinha está uma velha lousa escolar com imagens de várias baleias. A cobertura externa da carroceria, por sua vez, é feita de velhos painéis de madeira que Repo impermeabilizou usando "tarvia" (alcatrão natural). O material também é muito apreciado na Finlândia, usado infuso nas saunas.

"O Unimog é um caminhão para a vida toda!"

A ligação entre os finlandeses nativos e a alimentação não é algo eventual. Repo passou muitos anos trabalhando como fotógrafo, e então se especializou em fotos gastronômicas. Repo ficou cerca de meio ano em Helsinki, cerca de quatro meses em sua pequena casa de fazenda com mais de 100 anos em Simpele (Karelia, no leste da Finlândia) e passava de vez em quando algumas semanas nos EUA para variar.


O Foodtruck é usado para eventos de empresas, festas de aniversários e eventos públicos. Esses eventos também ocorrem em locais off-road e no forte inverno, como foi o caso em uma recente feira de alimentos em Rovaniemi.

É possível que a cozinha móvel não seja a única operação a ser realizada pelo veículo. Sami Repo ficou impressionado com as inúmeras possibilidades do veículo: "O Unimog é um caminhão para a vida toda! Eu comprei o U 318 com todas as conexões hidráulicas e muitos opcionais. No momento, estou sonhando em adquirir um guindaste para fazer trabalhos florestais em minha fazenda. E eu também quero construir uma carroceria de "motor home”.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

>>> IMAGEM DA SEMANA


Decoração "animal" no interior da Vanagon...

***

>>> VIVA LAS VEGAS



Viva Las Vegas Rockabilly Weekend 2016


Local: Orleans Hotel
Data: 13, 14, 15 e 16 de Abril
Cidade: Las Vegas
País: EUA
Fotos: Brian Lohnes












































***