segunda-feira, 27 de março de 2017

>>> VÍDEO DA SEMANA



Um caminhão Mercedes-Benz como você nunca viu...

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>>> CHOPP TRUCK


Amigas usam R$40 mil de rescisão e poupança
para criar 'Kombi Chopp Truck'

Quando Sandra Trentin, 45, viajou para o litoral do Paraná, se deparou com algo que nunca tinha visto: uma Kombi vendendo chope. Ela, que estava há oito anos trabalhando em casa e cuidando de sua filha, viu ali uma oportunidade de empreender, e logo entrou em contato com a amiga Emanuelly Souza, 27, que adorou a ideia. Com R$40 mil vindos da rescisão de Emanuelly e algumas reservas de Sandra, as duas criaram a “Kombeer Chopp Truck”, que há seis meses roda Cuiabá, Várzea Grande e região.


A ideia surgiu no mês de maio de 2016, quando Emanuelly estava saindo de seu emprego, na gerência de uma loja, e procurando um novo trabalho. As duas se conheciam já há alguns anos, porque seus maridos trabalham juntos. “Escolhemos a Kombi porque ela chama atenção, bem mais do que os outros carros ou mesmo os trucks”, contam as sócias. O nome também foi decidido em conjunto, a partir de um brainstorm e de várias ideias.


A primeira ‘aparição pública’ da Kombeer foi no ‘Buteco de Quinta’, no dia 6 de setembro, e desde então as empresárias fazem, toda semana, um roteiro pelas feirinhas da cidade, ou parcerias com restaurantes. “Temos que parar em lugares com banheiros perto, por isso só conseguimos fazer parcerias com restaurantes ou feiras. Além disso, temos uma distância mínima que devemos ficar de igrejas e escolas”, contam.


A Kombeer possui quatro torneiras de Chopp, e dentro dela ficam quatro barris de cinquenta litros cada. No entanto, 200 litros não é o limite de bebida, já que elas podem ser repostas quantas vezes for necessário. “Nosso recorde foram 400 litros, que vendemos no domingo de carnaval em Chapada dos Guimarães”, lembram.


Além dos eventos públicos, as sócias também alugam a Kombi para festas privadas. “Nós cobramos o valor de aluguel, que para cinco horas é de R$350, mais o chope. Conversamos com o dono da festa para saber a quantidade de convidados e decidimos quantos litros”. Neste caso, o contratante decide qual chope será servido. Nos eventos de rua, a marca do chope varia.


“Não temos uma bandeira, mas ultimamente a gente tem vendido mais os chopes artesanais, da Kessbier e da Louvada, alternando os dias”. O preço do copo de 300mL é R$7 nas feiras e eventos públicos. Nos eventos fechados, ele é combinado com o cliente.


Segundo Sandra e Emanuelly, elas não sofreram nenhum tipo de preconceito ou represália por serem mulheres. “Na verdade as pessoas se espantam, mas de uma forma boa. Quando estamos com nossos maridos, a maioria acha que a Kombi é deles, e quando falamos que é nossa eles ficam surpresos”.

* Isabela Mercuri/Portal Olhar Direto.

>>> ARTEON VARIANT


Designer húngaro faz projeção do VW Arteon como perua

O Volkswagen Arteon provou ser um dos veículos mais excitantes revelados no Salão do Automóvel de Genebra e, embora não saibamos como os clientes vão responder até que os números de vendas sejam relatados, tem todas as chances de ser um sucesso.


Se o Arteon provar sua popularidade, há uma possibilidade da VW estender a linha com mais variações de carrocerias. Uma delas poderia ser uma perua, não é mesmo? É difícil dizer, especialmente porque o Arteon tem como rivais o BMW Série 4 Gran Coupé e o Audi A5 Sportback, ambos sem a configuração citada.

Embora não possa vir a ser frutificado, o estúdio húngaro X-Tomi Design projetou um Arteon Estate e o resultado final é bastante interessante. O design do Arteon ficou bem interessante com o teto prolongado, incorporando um spoiler pequeno e barras no teto na cor prata.

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sexta-feira, 24 de março de 2017

>>> LINK DA SEMANA


Uma galeria com 40 modelos de veículos com a casa 'nas costas'...

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quinta-feira, 23 de março de 2017

>>> NOVA GERAÇÃO


Nova geração da Frontier
chega na versão top LE por R$ 166.700

Já era tempo. Defasada que estava em relação a picapes médias de outras fabricantes, que lançaram novas versões bem mais sofisticadas, agora foi a vez de a Nissan mostrar a 12ª geração da Frontier. O novo modelo chega por R$ 166.700 em versão luxuosa (LE) e vem com novo motor, câmbio automático de sete velocidades e muitos itens de segurança, tecnologia e conforto.


A reportagem do Carpress realizou um test-drive em um percurso de 142 quilômetros entre São Paulo e Tuiuti (SP) a fim de conhecer em detalhes a nova aposta da fabricante japonesa para esse segmento. Agora sim é um utilitário bem mais confortável do que se apresentava na geração anterior e pode fazer frente Toyota Hilux, Chevrolet S10, Ford Ranger, entre outras.


Como picape, a Frontier nem é tão forte aqui no Brasil, mas já vendeu ao redor do mundo mais de 14 milhões de unidades, em mais de 180 países ao longo de 80 anos. O novo modelo, importado do México com motor 2.3 diesel biturbo de 190 cv e 45,9 kgfm de torque (força) já chegou às concessionárias.


Esse motor é ainda 10 kg mais leve e mais silencioso que a sua geração anterior. A transmissão automática ofereceu um excelente desempenho nas trocas de marcha, praticamente imperceptível durante todo o percurso. Esse câmbio também possui o modo sequencial para trocas manuais. Com uma relação mais curta nas primeiras velocidades, garante acelerações inicial e média mais ágeis.


Segundo a Nissan, a Frontier conta agora com os melhores ângulos de saída e entrada (27,2º e 31,6º, respectivamente) e ótimo vão livre (292 milímetros), que permite ao veículo superar todos os tipos de pavimento, sem tanto sofrimento. Outra estratégia para evitar danos na parte de baixo foi incluir uma placa de ferro que protege o veículo por toda a parte inferior, evitando avarias em peças como cárter, motor, tanque, radiador, escapamento, entre outras.


Bem interessante o novo chassi reforçado, que ao mesmo tempo ficou mais resistente e mais leve, já que passou a ser utilizado aço de alta resistência, projetado para suportar um uso intenso. Chega oferecendo mais segurança com os controles de tração e estabilidade (VDC - Vehicle Dinamic Control), freios ABS com controle eletrônico de frenagem e assistência de frenagem. Agora tem controles automático de descida e auxílio de partida em rampa, bem como luz de freio de LED e DRL (luzes diurnas).


Entre os itens de série estão ainda alguns equipamentos como os bancos “gravidade zero”, que foram inspirados em uma tecnologia desenvolvida pela Nasa (a agência espacial norte-americana) para eliminar a fadiga e melhorar o conforto para o condutor. Realmente um diferencial bem mais confortável para viagens de longas distâncias, graças à posição do encosto, que distribui o peso de forma equilibrada.


O sistema multimídia em uma tela de 6,2 polegadas é um dos mais intuitivos e completos do mercado. O Multi-App conta com 2 GB de espaço para baixar aplicativos. Não necessita de espelhamento de um smartphone para levar os itens do aparelho para o carro, como acontece em muitos equipamentos disponíveis no mercado. É possível acessar a internet (contratando o serviço à parte ou utilizando o smartphone como roteador) ou ainda funções já comuns como atender ligações por viva-voz, ouvir música por iPod, streaming, rádio ou arquivos digitais de MP3, tocar CDs e DVDs, além de visualizar fotos e vídeos.


O visual exterior é totalmente novo, com aparência robusta, com laterais mais altas do capô e a grade “V Motion” e os faróis em formato de bumerangue deixam mais evidentes a musculatura do veículo. Tem como dimensões 5,25 metros de comprimento, 1,75 m de altura e 1,85 m de largura. Em relação à geração anterior, a altura do interior da cabine aumentou (874 mm), principalmente nos bancos traseiros.


O espaço entre a cabeça e o teto cresceu, assim como a largura para os ombros. Traz também confortos extras, como cinco ajustes elétricos do banco do motorista e ar-condicionado digital de duas zonas com saídas traseiras. Outro conforto inédito para o modelo está no aquecimento em dois níveis de intensidade dos bancos de couro, do motorista e do passageiro.


O painel de instrumentos com a tecnologia TFT (Thin Film Transitor) é moderno, de fácil visualização e traz diversas funções, assim como ocorre já no crossover Kicks. O motorista pode navegar entre nove telas disponíveis, que mostram as informações de funções como computador de bordo, configurações do sistema de áudio e detalhes sobre economia de combustível. Permitem a configuração do controle do chassi e dos sistemas de assistência ao motorista.


No teste, feito especialmente em pista off-road, pudemos avaliar algumas das novas tecnologias de segurança. Entre elas, o HDC (Controle Inteligente de Descida) e o HSA (Sistema Inteligente de Partida em Rampa). Ambos atuam automaticamente nos freios do veículo para controlar o carro sem sustos em descidas íngremes e saídas da imobilidade em aclives. Além disso, o utilitário vem de série com sensor de estacionamento.


O HSA impede o carro de andar para trás quando está em um aclive, proporcionando uma saída tranquila. O sistema detecta a situação, mantem a pressão de freio por até três segundos depois que o pé do motorista solta o pedal do freio. Ele funciona com a alavanca de mudanças nas posições “drive” ou ré.


As descidas em pavimentos acidentados são controladas automaticamente pelo HDC, que atua até a velocidade máxima de 25 km/h. Dá até um certo medinho, mas é assim mesmo, sem que o condutor tenha de tocar no pedal do freio. Quando ligado o sistema – por meio de um botão no painel –, o veículo desce usando os sistemas ABS e EBD para controlar a velocidade de cada roda. Se o veículo acelerar sem interferência do condutor, o HDC aplicará automaticamente os freios para diminuir a velocidade.


Outra tecnologia de última geração é o limitador de diferencial. O sistema evita que as rodas patinem. Se perceber que uma das rodas está deslizando, o dispositivo freia automaticamente e manda a potência extra às rodas com mais tração. Ainda sobre tração, o sistema Shift On The Fly evoluiu e continua presente nessa geração da Frontier. Com opções de tração integral e reduzida, é acionado com o simples girar de uma manopla no painel com o carro em movimento até 100 km/h (antes era até 80 km/h), em qualquer tipo de terreno. O utilitário vem equipado com suspensão tipo multilink com molas helicoidais (única entre os concorrentes diretos) que trabalha em conjunto com um eixo rígido.

Estão entre os itens de conforto e conveniência abertura da tampa de combustível por acionamento interno, acendimento inteligente dos faróis (sensor crepuscular), acabamento em couro dos bancos, volante, manopla do câmbio e alavanca do freio de estacionamento, alças de segurança, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, aquecimento dos dois bancos dianteiros, ar-condicionado automático digital dual zone, banco traseiro rebatível, chave inteligente presencial (I-Key), console central com apoio de braço e acabamento em couro, console de teto com porta óculos, controle de velocidade de cruzeiro com comandos no volante, desembaçador de vidro traseiro com temporizador, escurecimento manual de retrovisor, faróis dianteiros com temporizador (delay time), ganchos internos na caçamba para fixação de carga, limpador de para-brisa com controle intermitente ajustável, luz de cortesia com temporizador, luz de leitura, para-brisa com proteção ultravioleta, para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro, porta-revistas nos bancos dianteiros, retrovisores externos com ajustes e rebatimento elétrico e com indicador de direção em LED, saídas de ar-condicionado para o banco traseiro, sistema eletrônico de ignição e abertura das portas sem o uso da chave, tomada de 12 volts no console central e no painel acima do rádio, travamento e destravamento automático das portas via chave (i-key), vidro dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, volante multifuncional com iluminação dos botões e regulagem de altura.


É uma pena, que apesar de contar com tantos itens de série, venha equipada apenas com airbags frontais, deixando desprotegidos eventuais passageiros do banco traseiros.

* Wandick Donett/Carpress.

>>> GALERIA #0015


Volvo 1800ES Wagon (1972)









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>>> PANAMERICANA


Volkswagen Multivan PanAmericana
chega em maio nas revendas europeias


A Volkswagen apresentou em Genebra uma nova Multivan para reforçar a sensação de versatilidade e a liberdade dos seus clientes. A nova Volkswagen Multivan PanAmericana combina uma utilização confortável em estrada, mas possui também a robustez suficiente para uma utilização off-road.


Tendo sido apresentada há alguns meses atrás no Salão de Frankfurt como um concept, esta variante exclusiva estará disponível para encomenda já a partir do próximo mês de maio.


Com 20 milímetros extra de distância ao solo e rodas de liga leve de 17 polegadas (18 polegadas como opção), com proteções inferiores nas zonas dianteira e traseira, com para-choques e elementos da carroçaria revestidos com material resistente ao impacto de pedras, a nova Multivan PanAmericana está preparada para os mais exigentes desempenhos.


A Multivan PanAmericana também conta com equipamento mais elaborado, como as janelas traseiras escurecidas, luzes traseiras em LED também escurecidas, grade de radiador Highline cromada, volante multifunções em couro, punho da alavanca de velocidades em couro, Ar Condicionado Climatronic, soleiras das portas iluminadas com adesivos alusivos e pedais em aço inoxidável, transmitindo-lhe um visual mais exclusivo.


Além do sistema 4Motion (tração às quatro rodas), a nova Multivan PanAmericana também irá ser comercializada pela primeira vez como um veículo de tração dianteira, permitindo assim uma grande variedade para o cliente no momento da escolha do seu veículo.


Com motorizações a gasolina ou diesel, com tração dianteira ou às quatro rodas, a nova Multivan PanAmericana está disponível com todas as motorizações (de 102 cv a 204 cv).

* Pedro Junceiro/Auto Monitor.

quarta-feira, 22 de março de 2017

>>> IMAGEM DA SEMANA


Nissan Patrol 8 Wheeler...

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>>> SÃO PAULO - NOVA YORK


Mercedes-Benz GLA percorre os primeiros 2 mil quilômetros da expedição entre São Paulo e Nova York

Cinco dias após partir da capital paulista rumo à Nova York, os integrantes da expedição SP NY Sobre Quatro Rodas completaram pouco mais de 2 mil quilômetros percorridos com o Mercedes-Benz GLA 200 Advance. O primeiro ponto de parada do grupo foi na cidade de Campo Grande (MS), onde foram recepcionados pela equipe da Mercedes-Benz A.R. Motors.


Em seguida, o grupo saiu do território nacional e deu continuidade à viagem por terras bolivianas, até a parada seguinte, na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Ao todo, os automóveis GLA percorreram 2.130 quilômetros desde a saída de São Paulo. Durante a semana, a viagem continua por Peru e Equador. Faltam cerca de 21 mil quilômetros e 65 dias para a chegada à Big Apple.


Acompanhe a evolução diária da jornada por meio dos canais oficiais da expedição no Facebook, Instagram e YouTube (@expedspny), e pelas redes sociais da Mercedes-Benz no Facebook e Instagram (@MercedesBenzBrasil e @mercedesbenzlatam).

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> E-BERLINGO


Citroën E-Berlingo Multispace:
Atividades variadas em modo ecológico

O Citroën Berlingo acaba de ganhar, na Europa, uma vertente mais prática com funcionamento elétrico, o E-Berlingo Multispace. Aliando o lado prático com o lado ecológico, tão essencial aos tempos modernos, conta com uma autonomia certificada de 170 quilômetros.


Altamente modular, tal como o modelo que lhe serve de base, de resto, o novo E-Berlingo Multispace demarca-se agora por contar com um motor elétrico em adição aos blocos a gasolina Puretech e a gasóleo BlueHDi. Conserva o interior espaçoso pensado para atividades de lazer ao ar livre ou escapadelas de fim de semana, mas agora com maior silêncio.


Este Berlingo conta com duas baterias de lítio montadas no sub-chassis atrás do eixo traseiro, para não prejudicar a volumetria do bagageiro e o espaço interior, conservando então os cinco lugares e a mala plana (675 litros com cinco lugares operacionais ou 3.000 litros com os lugares na segunda fila retirados). No habitáculo há 78 litros de espaços de arrumação em pequenos compartimentos.


A grande novidade é mesmo a motorização elétrica, que pode ser ainda mais apelativa consoante os benefícios fiscais que cada país oferece. O motor deste E-Berlingo Multispace é o mesmo do utilizado no Berlingo VCL apresentado em 2013, ou seja um modelo com 67 CV (49 kW) e 200 Nm de binário, cujas baterias de lítio (22.5 kWh) estão situadas no sub-chassis traseiro. O carregamento pode ser efetuado em tomadas domésticas, além de possibilidade de carga rápida em que 50 por cento da carga pode ser reposta em 15 minutos e 80 por cento em meia hora.


A bateria vem com uma garantia de oito anos ou 100 mil quilômetros, enquanto o sistema de propulsão tem uma garantia de cinco anos ou 50 mil quilômetros, com revisões a cada dois anos ou 40 mil quilômetros após o primeiro ano.

* Redação/Revista Carros e Motores.

segunda-feira, 20 de março de 2017

>>> VÍDEO DA SEMANA



Mais uma interessante matéria sobre a Kombi, desta vez realizada pela Record News...

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>>> 60 ANOS


Scania inicia comemorações pelos 60 anos
de Brasil marcados por inovação e pioneirismo

Em julho de 2017, a Scania completa 60 anos de sua chegada ao mercado brasileiro. Para começar as celebrações, a marca lança uma Edição Especial 60 anos, que homenageia o caminhão 113, um dos modelos mais famosos das estradas. Além disso, estão programadas ações e eventos, dentro e fora da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), para recontar a sua evolução e contribuição à história da indústria automotiva.


Desde o desembarque no País, da constituição do primeiro nome Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel, do escritório na Líbero Badaró, a mudança para São Bernardo até hoje, a empresa marcou sua trajetória por uma engenharia de ponta, pela qualidade dos produtos, força da rede de concessionárias e pelo foco na necessidade do cliente. “Acreditamos, investimos e conquistamos um espaço na história da indústria e do transporte nacional”, afirma Roberto Barral, diretor-geral da Scania no Brasil. “Somos movidos a desafios, e escolhemos esse momento para reforçar nossa jornada em direção a sermos parceiros para a transição para um sistema de transporte sustentável”.

“A fábrica que temos aqui é um espelho da matriz, na Suécia, e única além dela que produz o veículo completo, com todos os componentes. Somados a isso estamos em um país de dimensões continentais com um potencial para transporte imenso. Por isso, asseguramos o nosso compromisso com o desenvolvimento do Brasil e visão de longo prazo”, diz.

Segundo Barral, celebrar as seis décadas de conquistas no país significa rememorar o passado com a perspectiva de futuro. “Isso faz parte do nosso DNA. Por isso somos pioneiros em diversos aspectos. Entregamos soluções no presente, que antecipam o amanhã do transporte”, explica. “Temos orgulho de termos vivido a evolução do mercado em parceria com nossos clientes. Escrevemos juntos essa história e estamos trabalhando para oferecer o melhor hoje e nos próximos 10, 20 ou muitos anos à frente’.

“A Scania sempre esteve presente onde havia demanda por transporte de cargas e de passageiros. Foi assim em importantes marcos do progresso de nosso país, como a construção de Brasília e de tantos outros fatos que transformaram o setor, como a integração entre veículos e serviços, a criação de tendências de produtos e tecnologias, o pioneirismo na caixa automatizada, os primeiros caminhões a etanol e o recente, e inédito, ônibus movido a GNV/biometano. O que a Scania fez e faz agora, certamente não será o mesmo dentro de 60 anos. É preciso inovar, imaginar o futuro do transporte e transformá-lo”, ressalta Barral. Hoje a Scania conta com uma rede de concessionárias com mais de 120 pontos de atendimento, que cobrem todo o território nacional.

Edição Especial homenageia o caminhão 113

A Scania é famosa por lançar no mercado séries ou edições especiais comemorativas, que fazem grande sucesso no mercado. Para celebrar os 60 anos de Brasil não seria diferente. Já está sendo comercializada a oitava delas, a Edição Especial 60 anos, que traz uma homenagem ao lendário Scania 113, lançado em 1991, e um dos caminhões mais famosos das estradas.


Para representar o 113 foram escolhidos os modelos R 440 (6×2, 6×4 e 8×2) e R 480 (6×4), de versões Highline Streamline. A cor é a mesma, a emblemática azul celeste do 113. Outra marca do antigo modelo e revivida são as icônicas faixas laterais nas cores rosa, lilás e roxa. São duas opções de aquisição, o pacote Clássico (faróis de xenôn, geladeira e outros atributos) e o Clássico Estilo (adicionando rodas de alumínio polido, volante e assentos de couro e painel color plus).


A Edição Especial 60 anos oferece condições diferenciadas de aquisição. O financiamento pode ser feito com entrada parcelada em até 12 vezes, limitada a 30%, e taxa de 1,29% ao mês. O valor do seguro tem desconto de 5%. Além de três anos de garantia com o programa de manutenção Standard (que inclui revisões previstas, e trocas de óleo, filtros em geral e lubrificações específicas).


Atenta às tendências globais de utilização da conectividade e foco em eficiência, a Scania também disponibiliza na Edição Especial 60 anos, os Serviços Conectados. Esta solução inovadora ajuda o transportador a fazer a gestão de sua frota por meio do uso inteligente de dados do veículo. O pacote integrado é o Análise, e válido por dez anos.

Basta o cliente ir até uma concessionária da marca e ativar o módulo Communicator. O Análise oferece visão geral da frota conectada por meio de relatórios semanais e mensais e Portal de Gestão de Frotas para planejar antecipadamente as paradas de manutenção. Além de envio de diagnóstico remoto de falhas para o Scania Assistance, serviço 24 horas, que em caso de algum problema na viagem, o cliente terá um atendimento mais rápido e assertivo.

* Press Release/Scania do Brasil.