sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

>>> PARCERIA IVECO/BMW


Iveco entrega dois caminhões a hidrogênio para a BMW na Alemanha

A Iveco entregou dois caminhões S-eWay Fuel Cell à BMW durante um evento realizado em Leipzig, na Alemanha. Essa iniciativa faz parte do projeto H2Haul, cofinanciado pela Clean Hydrogen Partnership, que, por sua vez, apoia pesquisas e inovação em tecnologias de hidrogênio na Europa. Dessa forma, o objetivo é demonstrar que os caminhões movidos a hidrogênio representam uma solução viável e sustentável para o transporte de longa distância.


O Iveco S-eWay Fuel Cell oferece até 800 km de autonomia e, além disso, permite reabastecimento em menos de 20 minutos. O sistema opera com 70 kg de hidrogênio a 700 bar de pressão, garantindo, assim, um transporte eficiente e totalmente livre de emissões. Nesse contexto, a BMW utilizará os dois caminhões para transportar peças entre Nuremberg, na Baviera, e Leipzig, contando com o suporte de duas novas estações de reabastecimento.

Para Giandomenico Fioretti, chefe de Desenvolvimento de Negócios de Propulsão Alternativa da Iveco, essa entrega representa um avanço significativo na viabilidade do transporte movido a hidrogênio.

“Temos orgulho de contribuir ativamente para um futuro de zero emissões na Europa”, afirmou Fioretti. Além disso, ele destacou que a colaboração entre montadoras, fornecedores de energia, transportadoras e governos é essencial para a expansão dessa tecnologia.
Expansão do projeto H2Haul

Os caminhões entregues fazem parte de uma frota de 12 veículos pesados movidos a hidrogênio que a Iveco está implantando em locais estratégicos da Europa, como Alemanha, França e Suíça. Com isso, o projeto H2Haul busca comprovar a viabilidade da tecnologia e, consequentemente, acelerar sua adoção no setor de transporte.

Por último, o evento contou com a presença de representantes da BMW, bem como de parceiros do projeto, instituições financiadoras e autoridades governamentais. Além disso, o encontro também incluiu delegados do Ministério Federal de Digitalização e Transporte. Como parte da programação, houve apresentações sobre o uso do hidrogênio na BMW, enfatizando, assim, como essa solução está sendo integrada em toda a cadeia logística da empresa.

* Redação/Transporte Mundial.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

>>> GALERIA #0127


Dodge Ram Charger 4×4 Highway Patrol (1982)

















***

>>> NOVA FORD TRANSIT


Nova Ford Transit chega com mais versões, equipamentos e garantia estendida

A Ford Pro iniciou a venda da Nova Transit, como anunciado na Fenatran, com previsão de entrega das primeiras unidades em março. A van, que já era conhecida como a mais moderna do mercado, ficou ainda melhor. Além de aprimoramentos na tecnologia, maior oferta de versões e equipamentos de série, principalmente no pacote de segurança, ela agora oferece garantia de dois anos, sem limite de quilometragem.


Externamente, a Transit 2026 exibe o novo logo Ford na dianteira e a assinatura Transit na traseira. A grande mudança é no interior, mais tecnológico e ergonômico. Além de nova arquitetura eletrônica, ela ganhou painel de instrumentos de 8”, central multimídia de 12” e mais equipamentos de assistência ao motorista de série, que ajudam a reduzir os riscos de acidentes e evitar a parada do veículo para reparos.

A linha traz também duas novas versões com rodado simples: a Furgão Cargo, com PBT de até 4,0 t, e a Vidrada Longa que pode ser usada, por exemplo, em transporte executivo para 18 passageiros ou até van escolar com 29 lugares. O rodado simples é uma opção que, em determinadas aplicações, amplia o aproveitamento de espaço e reduz os custos com pneus e pedágio.

Todas as novidades da linha são focadas no cliente comercial, para aumentar a produtividade e reduzir o custo operacional do veículo – estratégia que tem pavimentado o crescimento da Ford no segmento.

“A divisão de veículos comerciais da Ford América do Sul começou a operar em 2021 e hoje já responde por 21% das vendas da marca na região”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul. “No Brasil, nós crescemos cerca de 40% em 2024, com mais de 7.000 unidades, e com a Nova Transit queremos continuar a avançar na participação de mercado.”

Segundo ele, o objetivo é oferecer a melhor opção do segmento, investindo não só na expansão do portfólio de produtos mas em todos os pilares do negócio, desde a engenharia, desenvolvimento e manufatura até o pós-venda, incluindo rede de concessionárias, depósitos de peças e soluções de conectividade.

Versões e equipamentos

A Nova Transit conta com uma maior gama de opções para o mercado, com 22 modelos das versões chassi, furgão, minibus e elétrica que permitem mais de 60 configurações para diversos tipos de aplicação. A Transit Chassi dispõe das versões curta ou longa (PBT de 3,5 a 4,7 t), com transmissão manual.


A Transit Furgão tem as versões de 10,7 m3, 12,4 m3 e Cargo (PBT de 3,5 a 4,0 t), manuais ou automáticas. A Transit Minibus oferece versões de 15 ou 18 lugares e as vidradas curta ou longa (PBT de 4,1 a 4,6 t), manuais ou automáticas. Já a elétrica E-Transit, além da versão chassi, tem os furgões de 9,5 m3, 10,7 m3, 11,0 m3, 12,4 m3 e 15,1 m3 (PBT de 3,5 a 4,2 t).

Todos os modelos da linha estão mais equipados. A Transit Chassi agora traz retrovisores com rebatimento elétrico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro, farol de neblina, piloto automático, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral, com preço a partir de R$ 282.900.

A Transit Minibus ganhou sistema de monitoramento de ponto cego, espelhos retrovisores com rebatimento elétrico, monitoramento de pressão dos pneus, ar-condicionado digital e alarme perimetral. Ela continua a oferecer também piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestre, sistema de manutenção na faixa, câmera de ré, farol de neblina, sensor de estacionamento dianteiro, farol alto automático, sensor de chuva, alerta de colisão e estribo elétrico automático, por R$ 354.900.

Essa mesma lista de equipamentos é oferecida também na Transit Furgão, que custa a partir de R$ 297.900. A E-Transit tem preço sob consulta.

Como oferta de lançamento a Nova Transit conta com condições exclusivas de financiamento, desde taxa zero até prazos de 60 meses, com entrada reduzida e carência. A linha oferece duas opções de cores, Branco Oxford e Prata Lunar, as mais procuradas pelo mercado, por facilitar o processo de modificação e a revenda.

Tecnologia com propósito

Todos os avanços tecnológicos da Nova Transit tem como foco dar a melhor segurança, eficiência, produtividade e resultado operacional para o cliente. A sua nova arquitetura eletrônica, oito vezes mais rápida, aumenta a capacidade de gerenciamento de todos os módulos do veículo. Além de tornar a conectividade e os diagnósticos mais rápidos, ela possibilita atualizações over-the-air para futuros aperfeiçoamentos.


O novo painel digital colorido de 8” da van é o maior do segmento. Ele melhora a visualização dos medidores, ajustes e funcionalidades de viagem e inclui um sistema Eco que orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica.

A central multimídia SYNC 4 com tela de 12”, de série em todos os modelos, também ajuda a reduzir as distrações do motorista. Além de controles do ar-condicionado, modos de condução e ajustes gerais do veículo diretamente na tela, tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.

Potente, confiável e robusta

O motor 2.0 EcoBlue diesel da Nova Transit, com potência de 165 cv e torque de 39,7 kgfm, se destaca pelo excelente desempenho em todas as faixas de rotação. O turbo de geometria variável e a correia banhada em óleo contribuem para o baixo nível de ruído e grande durabilidade.


As duas opções de transmissão da Nova Transit, manual de seis velocidades e automática de 10 velocidades, já foram testadas e comprovadas em diferentes veículos da marca, rodando milhões de quilômetros em aplicações severas. Há também os quatro modos de condução – Normal, Eco, Escorregadio e Rebocar/Transportar –, que otimizam o desempenho em cada situação de rodagem.

A transmissão automática, com conversor de torque, proporciona trocas rápidas e suaves. Ela foi especialmente calibrada junto com a tração traseira e o sistema auto start-stop, único na categoria, para entregar a melhor eficiência no dia a dia. Além de reduzir a fadiga e distrações do motorista, ela tem um custo de manutenção cerca de 70% menor comparado a uma transmissão manual.

A durabilidade do chassi, da suspensão e dos demais sistemas da linha também foi testada e homologada pela engenharia da Ford no Brasil para as exigências do nosso mercado.

Custo e segurança

A Nova Transit foi desenvolvida para oferecer o menor custo operacional e máxima disponibilidade do veículo, dois itens essenciais para o negócio do frotista. Os modelos diesel têm garantia de 24 meses, sem limite de quilometragem, e a garantia da E-Transit continua a ser de três anos, ou 100.000 km.


Outra novidade é o sistema de monitoramento inteligente da vida útil do óleo (5W30) que indica o momento ideal para troca, junto com as revisões a cada 20.000 km ou 12 meses, mais um fator de economia.

O custo total de operação da Nova Transit, segundo uma estimativa da marca, é cerca de R$ 90 mil menor que o da principal concorrente, considerando elementos como manutenção, cesta de peças de colisão, seguro e consumo de combustível num período de cinco anos ou 200.000 km.

“A Transit tem também conectividade embarcada de fábrica sem custo adicional, que reduz a chance de paradas inesperadas, outra vantagem importante para o cliente”, destaca Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.

A Nova Transit conta com a melhor classificação de segurança da categoria, o selo Platinum do Euro NCAP na Europa, mesmo padrão oferecido na América do Sul. Sua estrutura projetada com aços de ultra-resistência e liga de boro se completa com as melhores tecnologias semiautônomas de assistência ao motorista.

“Essa segurança também se traduz em economia, pois reduz o risco de acidentes e seus prejuízos incalculáveis, seja no reparo do veículo e na perda de receita enquanto ele está parado, seja nos danos a pessoas e à carga”, explica Daniel Santos. ‘Vale lembrar que 42% dos acidentes de trânsito são causados por falta de atenção, distração e cansaço. E a segunda maior causa, 39%, é a desobediência à sinalização e excesso de velocidade.”

Novas soluções

A Ford Pro apresenta também novas soluções na área de venda e pós-venda. O serviço de veículos por assinatura Ford Go Frotas dá aos clientes a opção de montar ou expandir sua frota sem desembolso de capital, pagando um valor fixo mensal sem se preocupar com impostos, documentação, emplacamento, revisões e seguro do veículo. Assim, pode investir em outras áreas do negócio.

Todas as versões da Nova Transit estão disponíveis por esse sistema, que já responde por 10% das vendas de veículos comerciais da marca. A Transit Chassi, por exemplo, tem assinatura a partir de R$ 8.845,00.

No pós-venda a novidade é o Serviço Móvel Ford, que faz a manutenção do veículo no local desejado pelo cliente, com técnicos qualificados, peças originais e ganho de tempo, aumentando a disponibilidade da frota para o trabalho. Ele começa a ser oferecido em março, em regiões selecionadas do Brasil.

Os clientes da Ford Pro contam com o suporte das 128 concessionárias da Rede Ford no Brasil para atender todas as suas necessidades nas áreas de vendas, peças e serviços. “Seja um pequeno empreendedor ou grande frotista, a nossa rede está capacitada para dar atendimento prioritário ao cliente comercial com a qualidade e agilidade que ele precisa, pois sabe que o seu negócio depende do veículo”, diz Guillermo Lastra.

* Press Release/Ford Motor Company.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1975 Citroën Ami Super Estate

***

>>> NOVO BMW X3


Totalmente renovado, BMW X3 sobe de patamar com visual moderno, muita tecnologia e estilo esportivo

A aura de modernidade de uma nova geração e uma substancial melhora no produto são as bases para mais um capítulo de sucesso do BMW X3. Lançado há 21 anos, o modelo mais vendido pelo BMW da família X no mundo chega ao Brasil completamente renovado, com visual atraente e motorização esportiva.


Uma nova linguagem de design para o exterior ajuda a dar à quarta geração do BMW X3 uma aparência diferente dos outros modelos BMW X. Com linhas limpas e discretas, o modelo segue uma linguagem minimalista, mas sem renunciar a sua característica bem definida e agradável. O novo BMW X3 é 3,4 cm maior que seu antecessor, totalizando 4,75 m, enquanto a largura aumentou em 2,9 cm e chegou aos 1,92 m. A altura diminuiu 2,5 cm, passando para 1,66 m.


A grade em formato tradicional da BMW na parte frontal do novo X3 conta com um novo design e iluminação de contorno BMW Iconic Glow, aumentando a sensação de requinte e tecnologia do modelo. As luzes de direção diurna, luzes laterais e indicadores de direção nos faróis de LED agora são todos produzidos por fontes de luz sobrepostas em formato de L. Os faróis são de LED adaptativos com farol alto não ofuscante.


Saias laterais diferenciadas e uma linha de teto que se estende até a traseira são as características distintivas da silhueta esportiva do novo modelo. Os arcos das rodas proeminentemente alargados criam a impressão de uma traseira mais larga e dão um visual mais arrojado ao SAV. O vidro traseiro embutido é delimitado por um longo spoiler de teto e os defletores de ar laterais adjacentes. A versão M50 conta ainda com o pacote opcional M Sport Pro, que cria um visual excepcionalmente dinâmico com recursos e detalhes de design personalizados para otimizar o fluxo de ar e o equilíbrio aerodinâmico. As rodas de liga leve são de 21 polegadas.


A cabine do novo BMW X3 combina a robusta funcionalidade de um SAV com amplo espaço e um ambiente premium cheio de estilo e tecnologia. O BMW Curved Display, a BMW Interaction Bar, o volante com base reta e a nova alavanca de câmbio são os elementos que dão um visual moderno ao cockpit do modelo.

O visual atraente e tecnológico do interior anda de mãos dadas com quantidades generosas de espaço e versatilidade no novo BMW X3. O porta-malas tem 570 litros de capacidade, mas pode chegar a 1700 litros com os bancos rebatidos.


Debaixo do capô, o novo BMW X3 M50 xDrive é equipado com o motor a gasolina de seis cilindros em linha mais potente já instalado em um modelo M Performance. A unidade M TwinPower Turbo de 3,0 litros se conecta à tecnologia mild hybrid de 48V. Sua potência máxima de até 398 cv é colocada no asfalto por meio de uma transmissão Steptronic Sport de oito velocidades e tração integral inteligente BMW xDrive. O BMW X3 M50 xDrive acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,6 segundos.


Este trem de força potente é combinado com uma tecnologia de chassi sob medida para oferecer uma mistura atraente de agilidade, dinamismo e precisão. Maior rigidez e a bitola traseira mais larga desempenham um papel aqui, assim como os componentes do chassi de alta qualidade e sistemas de controle ajustados para este modelo específico. Modificações no conjunto de amortecedores e molas do eixo dianteiro e do eixo traseiro aumentaram a precisão ao fazer curvas, enquanto o aumento de 19% no deslocamento do caster do eixo de direção ajuda a manter a estabilidade em linha reta.


O novo BMW X3 está repleto de tecnologias de auxílio para direção e estacionamento semiautônomos. É o caso dos sistemas Driving Assistant Professional, Parking Assistant Professional, Surround View, com câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. O Driving Assistant Professional oferece uma condução inteligente em situações de trânsito lento ou em longos deslocamentos, informando o motorista, por meio de alertas visuais e sonoros, de condições de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento e controle e prevenção de aproximação frontal, entre outras funções.





O Parking Assistant Professional, por sua vez, permite estacionar o veículo automaticamente, realizando manobras com a máxima precisão e segurança, com a ajuda de câmeras e sensores externos, e da função Surround View, que exibe imagens do entorno do veículo, em tempo real, na tela do sistema de navegação. Além disso, também é possível controlar as manobras por meio do smartphone.


Além dos sistemas de assistência, o novo BMW X3 conta com o mais novo sistema operacional 9 da BMW, recheado de ainda mais tecnologias do BMW ConnectedDrive, que fornece serviços como: Chamada de Emergência Inteligente, aviso de manutenção por telemetria, navegação com informação de trânsito em tempo real, portais de notícias, clima e muitos outros aplicativos.


Destaque para Digital Key plus que substitui as chaves físicas do veículo para a abertura das portas. Contando com a mais nova, rápida e segura tecnologia, chamada de UWB (banda ultra larga), não há mais a necessidade de aproximar o smartphone ou smartwatch da maçaneta do veículo para abri-lo e do carregador sem fio no console para ligar o motor. A tecnologia está disponível para modelos compatíveis da Apple e Samsung. O cliente também pode compartilhar chaves de forma totalmente digital, por envio de mensagem.


Há os serviços remotos que podem ser acionados a partir do app My BMW, como trancar e destrancar as portas, buzinar, climatizar, localizar o veículo e enviar destinos diretamente ao sistema de navegação. Ainda é possível utilizar aplicativos de smartphones, com preparação para Apple CarPlay e Android Auto sem fio.


Há ainda o Assistente Pessoal Inteligente BMW (Intelligent Personal Assistant, capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e casas inteligentes, além de estar apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.


O novo BMW X3 M50 já está à venda nas concessionárias da BMW no Brasil em sete opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Artic Race, Cinza Brooklin, Cinza Sofisto, Cinza Duna e Vermelho Fire) e três opções de revestimento interno (Couro Veganza Preto, Couro Veganza Marrom e Couro Veganza Bege). O modelo chega ao Brasil com o programa BSI gratuito pelo período de quatro anos e sem limite de quilometragem. O BMW Service Inclusive (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos.

* Press Release/BMW Group.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025

>>> HOMENAGEM EM GOODWOOD


VW Kombi será a homenageada em Goodwood em 2025

Realizado desde 1998, o Goodwood Revival, festival de três dias que ocorre no circuito de mesmo nome no Reino Unido, é uma verdadeira homenagem aos carros clássicos. Neste ano, o carro escolhido para uma festa especial é ninguém menos que a velha Kombi da Volkswagen, que será celebrada em suas primeiras encarnações, fabricadas entre 1950 e 1967.


De ambulâncias a vans de sorvete, de buggies de praia a motorhomes, esse não será um evento comum. Goodwood está preparada para montar a coleção mais diversificada de VW Kombi da primeira geração - a famosa "corujinha" - já vista em sua pista histórica. Essas adoradas vans, que viraram símbolo global de liberdade, aventura e sonhos de viagem fora do Brasil, estarão rodando em todas as cores para os visitantes do Revival admirarem.


Chamada no Brasil de ''Corujinha'' ou ''Saia e Blusa'', a Kombi Split Screen foi originalmente o segundo veículo produzido em massa pela Volkswagen, daí o nome Type 2. Sua vida começou como um prático utilitário de trabalho. Mas a década de 1960 transformou a van em um ícone da contracultura nos EUA e na Europa, enquanto no Brasil virou sinônimo de trabalho. Elas se tornaram um símbolo para muitos.

No entanto, o desfile deste ano não se trata apenas de aparência. Goodwood está reforçando suas credenciais ecológicas, com todas as 13 corridas do fim de semana sendo realizadas exclusivamente com combustível sustentável. Enquanto isso, as corujinhas darão uma volta de honra diária, provando que o design clássico e a consciência ecológica podem coexistir.


"O Goodwood Revival tem uma longa história de celebração de veículos importantes, desde Mini e Fiat 500 até Ferrari 250 GTO e o Jaguar D-type. Este ano é a vez da Volkswagen Type 2 [a Kombi] que comemora seu 75º aniversário em 2025. A Kombi é mais do que apenas um ícone automotivo; é um fenômeno cultural, igualmente à vontade em forma de motorhome em um acampamento hippie ou acampamento de férias da família, como uma van de entrega ou até mesmo como um transportador de carros de corrida. Celebraremos essa variedade reunindo uma coleção maravilhosamente variada de VW Kombis, que abrirão a pista todas as manhãs de forma colorida e aparecerão em todo o local do Revival", comentou o Duque de Richmond, fundador do Goodwood Revival.

* Thomas Tironi/Motor 1.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA



Ônibus antigo da marca CAIO, modelo Vitória de 1988, foi transformado em um caminhão tanque operacional.

***

>>> JEEP COMMANDER TURBODIESEL


Jeep Commander chega com motorização 2.2 Turbodiesel na linha 25

O Jeep Commander, referência entre os SUVs grandes, chega com ainda mais desempenho e eficiência na linha 2025. A nova motorização 2.2 Turbodiesel, que equipa a versão Overland, deixa o modelo mais ágil e robusto, proporcionando maior desempenho especialmente em terrenos mais exigentes, como rodovias e em condições off-road, que estão no DNA da Jeep.


Com a motorização anterior, o modelo entregava 170 cv de potência, 380 Nm de torque e fazia 0 a 100 km/h em 11,6 segundos. Já com o novo motor 2.2 Turbodiesel, a potência chega a 200 cv, 450 Nm de torque e o 0 a 100 km/h é de 9,7 segundos, melhora de 2 segundos graças à uma excelente relação de peso-potência que traz ainda mais equilíbrio ao modelo. Quando falamos nas retomadas, a performance se destaca, resultando em ultrapassagens mais seguras, considerando de 60 a 100 km/h e 80 a 120 km/h feitas em 6,2 e 7,8 segundos, respectivamente. Além disso, o novo Commander Overland 2.2 diesel conta também com uma melhora de autonomia com relação a versão anterior.

Desenvolvido globalmente e preparado especificamente para as necessidades da América do Sul, o motor 2.2 Turbodiesel reúne o que há de melhor em tecnologia, com cabeçote de alumínio e duplo comando de válvulas, coletor de admissão variável, injeção de diesel de alta pressão (2.000 bar), turbocompressor com geometria variável, intercooler ar-água e duplo circuito de refrigeração do motor. O sistema de escape possui duplo sistema de recirculação de gases (EGR) e pós-tratamento com injetor de ureia arrefecido por líquido, controlados por uma só central eletrônica — mudança que só foi possível por conta da adoção de processadores mais rápidos e eficientes.


“O Jeep Commander é sucesso desde que foi lançado e reconhecido pelo alto nível de tecnologia, performance e sofisticação, sendo o modelo posicionado no topo da gama de nossos produtos fabricados no Brasil. Com a chegada da motorização 2.2 Turbodiesel, o Commander entregará ainda mais potência e desempenho, reforçando sua posição no mercado como um dos SUVs mais completos e preparados para enfrentar qualquer tipo de terreno, sem abrir mão do conforto e refinamento, que são marcas registradas da Jeep”, afirma Hugo Domingues, Vice-presidente da marca Jeep para a América do Sul.


Maior e mais sofisticado Jeep já desenvolvido e produzido no Brasil, o Commander, fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE), é sinônimo de elegância e conforto, principalmente quando consideramos os sete lugares que o modelo oferece. Definitivamente, os passageiros do Jeep Commander podem usufruir de todo o conforto e segurança de um modelo pensado para sete ocupantes e que se destaca em relação ao que é oferecido em sua categoria. Além disso, a terceira fileira do Commander, quando rebatida, gera um assoalho completamente plano com 661L de capacidade de carga, ou seja, muito espaço para carregar todas as boas histórias e aventuras que o modelo pode proporcionar.

Nesta nova versão, o modelo ganhou também rodas de 19” com novo design, deixando o carro mais esportivo. Os pneus seguem com a tecnologia SEAL INSIDE™, proporcionando ainda mais tranquilidades aos passageiros. Ele possui as tradicionais e marcantes sete fendas que, juntamente com os faróis unificados, apresentam uma assinatura única, reforçando a largura e imponência da personalidade do Commander.


No mercado brasileiro, considerando seus concorrentes diretos, o modelo é o único veículo de sete lugares a diesel equipado com tecnologia de direção autônoma ADAS de nível 2, que garante mais segurança aos ocupantes do carro. Traz alerta de colisão com frenagem automática, detecção de ponto cego e de tráfego cruzado, alerta de mudança de faixa, frenagem de emergência para pedestres, ciclistas ou motociclistas, detector de fadiga do motorista, reconhecimento de placas de velocidade, comutação automática de faróis e park assist.

Referência em sofisticação, o modelo conta com mais de 20” de telas, sendo 10,25” no painel de instrumentos e 10,1” na central multimídia”, som Premium certificado pela Harman Kardon, que entrega aos clientes um nível de equipamento superior em todas as versões, teto solar panorâmico e bancos em suede. Conta ainda com faróis full LED, que proporcionam mais segurança e seta dinâmica, outra tendência premium, que funciona como um elemento adicional de elegância ao conjunto óptico, lanternas também em LED com desenho inédito e acabamento em cromo acetinado com quatro refletores inferiores, sendo um com a função de seta e os outros três com luz de posição e freio.


Com interior refinado, o modelo se destaca não apenas pelo acabamento, como também pelo espaço interno, extremamente versátil. A cabine do Commander pode abrigar de maneira confortável sete ocupantes, ou ainda, na configuração de cinco lugares, oferecer 661 litros de porta-malas. E para quem deseja ainda mais espaço, com todos os bancos traseiros rebatidos, estão disponíveis impressionantes 1.760 litros para bagagens.

O Commander também conta com tração 4x4 com reduzida, câmbio automático de 9 velocidades, seletor de terrenos com três modos (Sand/Mud, Snow e Auto) e HDC (Hill Descent Control), que auxilia o motorista em descidas íngremes durante percursos off-road. Além disso, possui altura mínima de solo de 21,2 cm, ângulo de entrada de 26° e de saída de 24°. O modelo conta com 5 anos de garantia e assistência 24h em todo território nacional. Dessa maneira, a Jeep reforça o compromisso em fornecer uma assistência abrangente aos clientes.


O Jeep Commander Overland com o novo motor turbodiesel de 200cv chega com preço sugerido de R$ 309.990.

* Press Release/Grupo Stellantis.

>>> SUCESSO INTERNACIONAL


Mercedes-Benz Sprinter celebra 30 anos de sucesso internacional como referência da categoria

Em 2025, a Mercedes-Benz celebra 30 anos da Sprinter desde seu lançamento na Alemanha, em 1995, quando a marca revolucionou o segmento de veículos comerciais leves. Desde o início, a Sprinter representa qualidade, inovação e versatilidade, impressionando clientes em todo o mundo com seu alto valor de revenda. O veículo também recebe destaque por sua popularidade entre os implementadores, que continuam utilizando o modelo para uma ampla gama de aplicações, uma vez que 75% das Sprinter vendidas no mundo são transformadas.


A marca dá início às comemorações do aniversário de 30 anos do lançamento mundial da Sprinter com uma edição especial no Museu Mercedes-Benz, em Stuttgart, que contará com a apresentação da primeira geração da Sprinter, além do modelo atual e da versão totalmente elétrica, a eSprinter. As ativações são acompanhadas por uma campanha de marketing com o tema "Um Ícone por 30 Anos", destacando a influência da Sprinter na criação desse segmento de vans.

Há 30 anos, a Mercedes-Benz Sprinter tem moldado o cenário urbano em todo o mundo. Fabricada em três continentes, sendo eles América do Norte, América do Sul e Europa, o modelo conta com os seguintes principais marcos ao longo de sua trajetória internacional:

1995: O início de uma nova era de vans

A Sprinter fez sua estreia em 1995, na Alemanha. Esse ano foi um marco de várias formas, visto que o modelo sucedeu a lendária T1/TN e foi a primeira van com a estrela a ter um nome, em vez de números e códigos alfanuméricos. Ela herdou apenas o conceito técnico básico de seu predecessor, sendo o resto projetado e desenvolvido do zero. A combinação de uma carroceria única, com tração traseira de alta aderência e chassis modernos com suspensão dianteira independente e motores potentes, era única na época. Nenhuma outra van oferecia tantos recursos de segurança na época como a Sprinter. Há 30 anos, o veículo já contava com freios a disco em todas as rodas, sistema de freios ABS, diferencial de freio automático, cintos de segurança ajustáveis em altura e fivelas de cinto presas ao banco como itens de série, além de airbag para motorista como opcional.




A primeira geração da Sprinter foi lançada em 1995 como chassi, carroceria plana ou basculante, cada uma com cabine dupla ou simples, como furgão ou van de passageiro com cinco ou nove lugares e teto baixo ou alto. As distâncias entre eixos variavam de 3.000 a 4.025 milímetros. A Mercedes-Benz também enfatizou o tema da segurança na atualização extensiva de 2000, na qual o airbag para o motorista passou a ser item de série e opcional para passageiro dianteiro, que também protegia os ocupantes no banco duplo do passageiro da frente. Cortinas de janela e controle de tração ASR também estavam disponíveis a partir de meados de 2000 e, com a introdução do Programa de Estabilidade Eletrônica ESP®, a Sprinter estabeleceu novos padrões de segurança ativa a partir de 2002.

2006: atualização tecnológica e de segurança para a segunda geração da Sprinter

A segunda geração da Sprinter foi lançada na Europa no início de 2006. Os clientes passaram a ter mais variações disponíveis, pois poderiam escolher entre três distâncias entre eixos, quatro comprimentos, três alturas de teto e peso total de 3,0 a 5,0 toneladas. Além disso, o Programa de Estabilidade Eletrônica ESP® foi introduzido como item de série nas versões fechadas até 3,5 toneladas de peso bruto e, dois anos depois, ele se tornou padrão em todas as versões de carroceria até essa tonelagem. Além disso, um sistema de suspensão a ar opcional foi adicionado à linha a partir de 2008 para aumentar o conforto e a segurança.



Outro marco ocorreu em 2009 com a introdução do BlueEFFICIENCY. A tecnologia com a nova caixa de câmbio manual de seis marchas e o sistema de partida e parada automático aumentaram a dinâmica e reduziram o consumo de combustível de forma significativa. Em 2013, a Sprinter introduziu o Crosswind Assist, um sistema de segurança completamente novo em vans e, a partir de 2016, o veículo passou a estar disponível com 5,5 toneladas em alguns mercados.

2018/2019: conectividade e versatilidade no centro da terceira geração da Sprinter

A terceira geração da Sprinter foi lançada em 2018 e o modelo manteve sua gama existente de versões, mas também a expandiu, com a introdução da tração dianteira e da nova versão com tração dianteira. O veículo estabeleceu novos padrões, especialmente em termos de infoentretenimento e conectividade, com o sistema multimídia MBUX (Mercedes-Benz User Experience), que foi oferecido pela primeira vez em um veículo comercial.



Desde então, a Sprinter obedece a comandos de voz e permite o uso de serviços centrais para frotas, veículos e motoristas. Em termos de recursos de segurança, a marca novamente elevou o nível do veículo com, por exemplo, o Active Break Assist. O próximo marco aconteceu em 2019, quando a primeira van de produção da eSprinter foi lançada na Europa, oferecendo a possibilidade de mobilidade local sem emissões de CO2 para o comércio, logística e negócios com seu motor totalmente elétrico.

2024: mais versátil do que nunca

A combinação de eficiência, autonomia e capacidade de carga torna a atual Mercedes-Benz eSprinter sinônimo de versatilidade. Lançada no Brasil em dezembro do último ano, a versão totalmente elétrica da Sprinter apresenta a maior autonomia do segmento e está disponível no país nas versões Truck, Furgão e Furgão Vidrado, com PBT de 3,5 e 4,25 toneladas.

O veículo apresenta uma série de inovações técnicas que proporcionam uma condução ainda mais confortável e segura, além de tornar a utilização comercial mais sustentável. A linha conta com duas opções de bateria (81kWh e 113kWh) para oferecer a melhor relação entre autonomia e capacidade de carga aos clientes brasileiros. Assim como no portfólio a combustão, a eSprinter conta com o maior portfólio da categoria com versões elétricas em diferentes opções de tonelagem e entre eixos.

Ícone no mercado brasileiro

Após o lançamento mundial, a linha Sprinter chegou ao Brasil em 1997, onde já foram comercializadas mais de 200 mil unidades do veículo. Com o maior portfólio de vans elétricas e a combustão do país, a Sprinter oferece diversas possibilidades para atender às demandas dos clientes, desde transporte de carga e passageiros até serviços de emergência.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.