sexta-feira, 11 de abril de 2025

>>> FORD RANGER SUPER DUTY


Novo Ford Ranger Super Duty reboca quase 5 toneladas

A atual Ford Ranger já provou ser um sucesso estrondoso para a montadora, mas ela não está feliz apenas em sentar e vê-la derrotar a concorrência. Diga olá para a Ford Ranger Super Duty, uma nova versão construída para uso pesado que é ainda mais capaz. Ela será vendida em mercados selecionados, incluindo a Austrália, mas não chegará aos Estados Unidos.




A Ranger reforçada fica mais alta do que um modelo regular, tem uma largura de bitola maior com para-lamas alargados e ostenta novos pneus todo-terreno General Grabber de 33 polegadas. A equipe de design da Ford desenhou um novo capô para ela, com o texto "Super Duty". Todos os modelos Super Duty também vêm de fábrica com um para-choque dianteiro de aço montado no chassi, pontos de fixação para luzes de direção extras e uma placa de proteção frontal.




Em outros lugares, a nova Ranger vem de fábrica com um snorkel personalizado, ajudando a garantir que ela possa enfrentar travessias em águas profundas sem problemas. Há também grandes espelhos retrovisores. Mas, talvez a coisa mais importante sobre a Ranger Super Duty é que ela agora pode rebocar 9.921 libras (4.500 kg), acima das 7.716 libras (3.500 kg) do modelo regular.



A Ford construirá as versões Single Cab Chassis, Super e Double Cab Chassis, e Double Cab do veículo de trabalho, mas a Ranger Super Duty também pode ser adequada para serviços de emergência. Ela foi desenvolvida com a contribuição de gerentes de frota, serviços particulares e mais de 50 empresas, levando à criação do que pode ser a Ranger mais completa até agora.


Alguns esperavam que a Super Duty tivesse o mesmo motor da Ranger Raptor, mas isso não aconteceu. Em vez disso, ela será vendida exclusivamente com o mesmo V6 turbodiesel básico de 3,0 litros dos modelos Ranger menores. No entanto, a Ford diz que esse motor foi atualizado para atender aos padrões de emissões de serviço pesado. Nenhum número de potência e torque foi anunciado, mas ele permanecerá acoplado a uma transmissão automática de dez velocidades.



Muitas outras mudanças foram feitas na picape. Por exemplo, um tanque de combustível de 130 litros  foi instalado como padrão, e a Ford adicionou travas de diferencial dianteiro e traseiro, aumentando suas capacidades off-road. O chassi também foi reforçado para suportar as capacidades extras de reboque. Um recurso particularmente interessante são as balanças de bordo que podem estimar a carga na caçamba.


A Ford ainda não divulgou os preços, e ainda há um pouco de espera antes que você veja um na estrada. As entregas devem começar em 2026, com mais detalhes perto do lançamento. Até lá, os fãs americanos de caminhonetes terão apenas que assistir com inveja do lado de fora — ou começar a planejar aquela viagem para a Austrália.

***

quinta-feira, 10 de abril de 2025

>>> MACK RESTAURADO


Fazendeira de oitava geração restaura modelo Mack R de 1984 para doar ao museu histórico

Um pedaço da história dos caminhões norte-americanos encontrou um novo lar no Mack Trucks Historical Museum, graças à dedicação da fazendeira de oitava geração e entusiasta da restauração Grayce Emmick. O Mack R 1984 restaurado, originalmente feito sob medida para Johnny Prescott and Son Oil de Concord, New Hampshire, representa tanto o legado da Mack quanto uma jornada pessoal para sua restauradora.


“Sempre preferi caminhões mais antigos do que novos, e para mim não há nada mais legal do que um cachorro velho que parece novo”, disse Emmick. “Crescer em torno de caminhões Mack tornou fácil me apaixonar pela marca. O primeiro Mack que sentei ao volante é um R Model 1985 que está em nossa fazenda desde 1992.”

O projeto de restauração de um ano equilibrou a preservação de elementos históricos enquanto adicionava toques modernos. O caminhão mantém sua tampa de volante original e apresenta ornamentos de espelho vintage.

“A série Mack R é icônica na história dos caminhões, criando o padrão para o transporte americano de 1965 e mantendo-o até meados dos anos 2000”, disse Doug Maney, curador do Mack Trucks Historical Museum. “O fato de nossos caminhões não serem apenas ferramentas confiáveis ​​é reforçado pelo modelo R, gerando uma fonte de orgulho para seus proprietários. A influência e o esforço prático de Grayce, preservando detalhes originais enquanto moderniza cuidadosamente outros, nos ajudam a contar a história da herança da Mack e da evolução do transporte rodoviário na América.”

“Os fãs de Mack são leais, dedicados e solidários”, disse Maney. “Quando esse projeto foi mencionado pela primeira vez, recebi várias ofertas de donos de caminhões que queriam ajudar. Jim Rymes, da J & H Rymes and Daughters em Lakewood Ranch, FL, generosamente doou seu caminhão para a base desse projeto. Para levar o R ​​para Kentucky, outro fã dedicado de Mack, Gregg Hoffman, da Underdog Transport em Bangor, PA, doou o transporte da Flórida para a fazenda da família de Grayce para sua personalização. A marca Mack se enraíza nas pessoas assim como na história americana e mundial.”

O projeto se tornou um esforço familiar e comunitário, com contribuições do parceiro de Grayce, Gavin Spoor, e outros apoiadores. Um toque pessoal inclui uma quinta roda do caminhão de Spoor – o mesmo veículo que uniu o casal durante uma viagem de 10 horas do Texas. “A Mack Trucks tem sido parte integrante da minha história e poder doar para o legado deles é nada menos que fortalecedor para mim”, disse ela.

“Estamos honrados em receber este histórico R Model em nossa coleção”, disse Maney. “O que torna esta doação particularmente especial é como ela conecta gerações – combinando o passado da Mack com a paixão de uma jovem entusiasta que entende a importância de preservar nossa herança de caminhões. Servirá como um exemplo inspirador para os visitantes do museu, da qualidade duradoura da Mack e do legado contínuo de nossa marca favorita.”

O processo de restauração foi documentado por meio de uma série no YouTube, oferecendo aos espectadores insights sobre os desafios e triunfos de trazer um caminhão clássico de volta à vida. A conexão de Emmick com a agricultura e o transporte é profunda. Como a oitava geração da Emmick Farms, estabelecida em 1813 no fundo do Rio Ohio em Lewisport, Kentucky, ela continua um legado que abrange mais de dois séculos. A fazenda histórica, que se concentra em plantações em linha, incluindo milho, soja e trigo de inverno, tem um lugar único na história americana – sua margem do rio já serviu como local do negócio de balsas de Abraham Lincoln e, nas proximidades, Lincoln venceu seu primeiro processo judicial, iniciando seu caminho na política.

“Por meio da série de restaurações e vendo o resultado final no museu, espero que visitantes e espectadores possam apreciar o processo de aprendizado”, disse Emmick. “Ninguém quer aprender da maneira mais difícil, mas às vezes isso é necessário para entender seus limites, o que você precisa melhorar e como você pode fazer melhor.”

O Mack Trucks Historical Museum é uma organização sem fins lucrativos que comemorou seu 40º aniversário em 2024 e oferece o lar perfeito para este modelo R meticulosamente restaurado. A instalação de 15.000 pés quadrados, localizada no Mack Experience Center em Allentown, Pensilvânia, recebe aproximadamente 10.000 visitantes anualmente. O museu exibe 30 veículos vintage operacionais que foram cuidadosamente restaurados e preservados por funcionários e voluntários dedicados. Seus extensos arquivos incluem mais de 40 milhões de páginas de registros que documentam o papel fundamental da Mack no desenvolvimento industrial americano, da Primeira Guerra Mundial a projetos de infraestrutura históricos como a Represa Hoover e o sistema de metrô da cidade de Nova York.

* Press Release/Mack Trucks.

quarta-feira, 9 de abril de 2025

>>> IMAGEM DA SEMANA


2018 Holden Commodore RS-V Sportwagon

***

>>> DAIMLER & ARX


Daimler Truck e ARX Robótica formam parceria na área de mobilidade de defesa

A Daimler Truck e a ARX Robótica, uma das empresas líderes em sistemas terrestres autônomos não tripulados com sede em Munique, estão planejando uma parceria estratégica. As empresas agora assinaram uma carta de intenções para esse fim. O objetivo é impulsionar conjuntamente a próxima geração de desenvolvimento digital no campo de veículos militares.


As empresas querem integrar tecnologias de robótica e IA da ARX Robotics em plataformas de veículos da Daimler Truck no futuro e, assim, alcançar maior rede, capacidade operacional e eficiência dos veículos. Em particular, as variantes de veículos militares das séries Unimog e Zetros, que a unidade de negócios Mercedes-Benz Special Trucks desenvolve, produz e vende, serão habilitadas para uma gama mais ampla de tarefas por meio de módulos de sensor e software e do uso de inteligência artificial.


Além da rede, o foco está na operação via teleoperação e direção autônoma em terreno aberto. As novas possibilidades digitais são baseadas no inovador sistema operacional Mithra OS da ARX Robotics. As duas empresas estão trabalhando juntas para desenvolver continuamente a tecnologia com base na experiência.


Por meio de atualizações de equipamentos e da integração do sistema operacional Mithra OS, as frotas de veículos terão a capacidade de se conectar em rede com outros sistemas definidos por software, como veículos ou drones compatíveis. Isso simplifica uma abordagem coordenada pelas várias unidades. Isso é particularmente importante para operações multidomínio, ou seja, missões que envolvem ação simultânea no solo e no ar.

A peça central tecnológica é o ARX Core, a unidade central de computação e rede que será instalada nos veículos e suporta a integração de vários sensores, câmeras e sistemas de rádio. Isso permite o reconhecimento de objetos e a rápida aquisição e transmissão de dados combinados com o uso de inteligência artificial. Isso deve permitir que os veículos, por exemplo, encontrem autonomamente a melhor rota em terreno aberto, realizem a remoção de minas terrestres controlada remotamente ou evacuem pessoas feridas de áreas de risco sem colocar os membros da tripulação em perigo.

Em um primeiro passo, os protótipos do Mercedes-Benz Zetros serão equipados com os sistemas digitais da ARX Robotics. Após a implementação técnica, os parceiros querem testar diferentes cenários de aplicação e habilitar outros tipos de veículos, como o Unimog, para rede abrangente, teleoperação e direção autônoma em terreno aberto.

Para fazer a melhor contribuição possível para a renovação da frota de veículos da OTAN, a ARX Robotics e a Mercedes-Benz Special Trucks estão buscando a abordagem de equipar veículos existentes e novos com capacidades digitais ou de modernizá-los. A abordagem dupla permite uma implementação mais rápida e melhor uso dos recursos existentes.

Sobre a ARX Robotics

A ARX Robotics é uma das principais startups alemãs de tecnologia de defesa. A empresa desenvolve sistemas terrestres autônomos não tripulados com componentes de hardware escaláveis ​​e arquiteturas de software. Com suas plataformas inovadoras e modulares, a ARX Robotics usa defesa e robótica definidas por software para redesenhar produtividade, eficiência e segurança em vários setores. Com seu sistema Mithra OS, a ARX digitaliza sistemas militares e frotas de veículos existentes e os transforma em sistemas em rede com suporte de software e IA. Os sistemas ARX estão atualmente sendo adquiridos ou testados por seis forças armadas europeias. A ARX Robotics é apoiada por investidores renomados, como a Project A Ventures e o Nato Innovation Fund.

* Press Release/Daimler Trucks.

terça-feira, 8 de abril de 2025

>>> CONCEITOS KIA EM SEUL


Conceitos PV5 Spielraum abraçam parceria entre a LG e a Kia

A Kia participou do Seoul Mobility Show e apresentou alguns conceitos do modelo PV5 Spielraum. Nomeadas em homenagem à palavra alemã para “espaço de brincadeira”, as vans são construídas para nômades digitais.


O primeiro é o conceito Spielraum Studio, essencialmente uma loja sobre rodas. As portas traseiras abrem para revelar prateleiras que podem exibir produtos, enquanto a área de carga tem um cabideiro, bem como caixas transparentes para guardar sapatos.

As surpresas continuam lá dentro com um espelho inteligente, máquina de café e o que parece ser uma geladeira. Eles são acompanhados por uma cadeira redonda e também por um LG Styler, que é anunciado como uma “solução de cuidados com roupas projetado com foco em higienização e desodorização por meio da tecnologia TrueSteam”.


Como IA é a sigla da moda, a inteligência artificial foi incorporada ao conceito para monitorar sua agenda e calcular o tempo restante de viagem até seu destino. Ela também recomenda configurações para os outros aparelhos LG.

O conceito Spielraum Glow Cabin vai em uma direção diferente graças a um interior tipo lounge com um sofá envolvente e paredes cobertas. A Kia diz que esta variante foi "projetada para atender à crescente demanda por experiências de piquenique no veículo", então ela apresenta uma geladeira, forno e adega. Também podemos ver o que parece ser um fogão e compartimentos de armazenamento.


Isso criaria um veículo interessante para passar despercebido, e a Kia observou que os eletrodomésticos são cobertos por painéis MoodUP que mudam de cor. Os usuários podem ajustar sua aparência por meio do aplicativo LG ThinQ.

Não é coincidência que a Kia e a LG tenham se unido para os conceitos, já que as duas empresas decidiram "colaborar na implementação de soluções de mobilidade espacial baseadas na tecnologia PBV (Platform Beyond Vehicle)". As empresas não entraram em muitos detalhes, mas podemos esperar encontrar a IA e os aparelhos da LG em vans PBV.


As empresas disseram que a parceria permitirá que os proprietários transformem seus veículos em um escritório, estúdio ou lounge personalizado. Podemos esperar aprender mais no futuro, pois a parceria está programada para dar frutos no segundo semestre de 2026.

***

segunda-feira, 7 de abril de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


Conheça o novo caminhão BYD eT18

***

>>> LINHA SPRINTER MAIS POTENTE


Mercedes-Benz lança linha Sprinter Street 317 com maior potência e desempenho

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil apresenta a linha Sprinter Street 317 com maior potência e torque, combinando ainda mais eficiência e desempenho nas versões Sprinter Truck e Furgão com PBT (peso bruto total) de 3,5 toneladas. Todos os veículos da linha ano modelo 25/26 oferecem um aumento de potência para 170 cv e torque para 400Nm, respectivamente 13% e 18% superiores à versão anterior. A atualização proporciona maior agilidade para o veículo, com acelerações mais rápidas e segurança nas ultrapassagens, ideal para o cotidiano de transporte urbano de cargas.


“Com a linha Sprinter Street 317 proporcionamos aos nossos clientes uma solução ainda mais eficiente para as entregas urbanas. O aumento de potência e torque oferecem maior agilidade e desempenho, além de garantir uma condução mais segura e rápida, especialmente nas ultrapassagens. A possibilidade de ser conduzida com a CNH categoria B também permite o acesso a áreas restritas para otimizar a logística das cidades, atendendo à crescente demanda por veículos comerciais ágeis e versáteis”, afirma Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.


Composta pelos veículos Sprinter Truck e Furgão de 3,5 toneladas, a linha Sprinter Street 317 mantém o motor OM654, lançado em 2022, com o intervalo de manutenção a cada 30.000 km ou um ano já existente. Além de contar com as duas primeiras revisões gratuitas e dois anos de garantia de fábrica. Essa geração de motores foi desenvolvida com características para proporcionar um desempenho superior, silencioso e com menores vibrações. Com o intuito de reduzir o atrito do motor, o bloco 100% de alumínio conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado e revestimento da parede do cilindro NANOSLIDE®. A tecnologia do motor também apresenta a recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento, contribuindo para menores taxas de emissões.


A linha Sprinter Street reforça o compromisso da marca em oferecer soluções inovadoras e práticas para o mercado de veículos comerciais. A possibilidade de condução com CNH categoria B amplia o acesso a essa versátil linha de veículos, tornando as entregas urbanas mais eficientes e acessíveis para um maior número de profissionais, além de poder circular em zonas com restrição para veículos pesados.


Com potência superior, desempenho aprimorado e a agilidade necessária para o dia a dia das cidades, a Sprinter se consolida como a escolha ideal para quem busca produtividade e segurança no transporte de cargas. O veículo oferece maior praticidade para empresas que operam em grandes centros urbanos, facilitando a locomoção e o cotidiano das operações com a confiabilidade e robustez características da marca.

A linha Sprinter Street 317 está disponível em todos os concessionários da marca no país a partir do preço público sugerido de R$ 307.300,00.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> VOLKSWAGEN T-CROSS EXTREME


Volkswagen lança T‑Cross Extreme

Depois de um ano de sucesso ao lado do Circuito Sertanejo, a Volkswagen do Brasil retornou à ExpoLondrina, no Paraná. Na primeira etapa de shows, a marca anunciou quatro novidades importantes para o portfólio de produtos e parcerias estratégicas, unindo dois pilares fundamentais: o Território Agro e o da Música.


A primeira novidade fica com o SUV mais vendido do Brasil, o T‑Cross. Herdado das lendárias picapes Amarok V6 e Saveiro, o Novo T‑Cross recebe, pela primeira vez em um SUV, a versão Extreme. Focada em aventura, estilo e tecnologia, ela assume o topo da gama do modelo produzido em São José dos Pinhais, no Paraná. E o ineditismo vai além da versão: o Novo T‑Cross Extreme será o primeiro modelo produzido em série no Brasil a receber uma cor fosca. Baseada no Cinza Oliver, também herdada das picapes, o tom de verde acinzentado trará opção de verniz fosco.


O estudo para o nascimento da cor Cinza Oliver Fosco nasceu do benchmark com outras fábricas do Grupo VW fora do Brasil que já trabalham com a paleta de cor fosca. Após a definição do matiz, o time da PU Curitiba concluiu 1.200 horas de parametrizações no processo de pintura para alcançar o nível de qualidade e acabamento de uma pintura como essa.


Apesar de parecer simples, o verniz de baixo brilho - como é chamado tecnicamente -, demanda um cuidado maior na aplicação para que seja homogêneo e consiga reduzir corretamente a refração da luz. Na cor nova aplicada ao T‑Cross, entre 20% e 25% da luz é refletida apenas. Em comparação, uma pintura metálica convencional tem 100% de refração de luz, dando o brilho e cor que já conhecemos. A cor Cinza Oliver Fosco será limitada a 1.700 unidades, todas exclusivas para versão Extreme.


A nova versão para o líder entre os SUVs vai além da pintura. No exterior, os acabamentos de maçaneta e retrovisores em preto ninja são acompanhados por detalhes em laranja, aplicados no para-choque dianteiro e no emblema Extreme nas laterais. As rodas de 17 polegadas têm novo design e são escurecidas, seguindo a linha de design da versão. A coluna C, assim como nos outros modelos que carregam a versão aventureira, recebe um 'badge' exclusivo.

Como novidade para a linha 2026, ambas as versões de topo do T‑Cross, Extreme e Highline, recebem o 'light strip' na grade dianteira conectando os faróis, marca registrada da assinatura de iluminação da VW.

No interior, os bancos têm novo revestimento com costura laranja, além do nome Extreme aplicado nos encostos. O painel de instrumentos digital de 10 polegadas agora acompanha a nova central multimídia VW Play Connect, abrindo as portas para a conectividade no Novo T‑Cross.

O Novo T‑Cross Extreme já está disponível para pedidos em toda a rede de concessionárias, com uma paleta de cinco cores, sendo Branco Puro e Preto Ninja as sólidas, Cinza Platinum como metálica e outras duas cores exclusivas da versão: Cinza Ascot e Cinza Oliver, oferecida em fosco e metálico. Vale destacar que, na pintura Cinza Oliver Fosca, o teto acompanha a cor da carroceria do veículo e, a partir dos modelos 2026, a opção de teto preto se torna exclusiva para a versão Extreme.

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

sexta-feira, 4 de abril de 2025

>>> EDIÇÃO ESPECIAL LOLLAPALOOZA


Fiat Pulse e Fastback híbridos ganham edição especial Lollapalooza Brasil 2025

A Fiat, marca que é líder das ruas há quatro anos, está cada vez mais próxima e conectada com o que o seu público gosta, ficando ao lado dos brasileiros em todos os momentos. Neste ano, pela primeira vez, a marca é patrocinadora master do Lollapalooza Brasil 2025. E para comemorar a parceria inédita, a Fiat lança uma edição especial com o nome do festival, usando como base os modelos Pulse e Fastback Audace híbridos. Combinando inovação, tecnologia e sustentabilidade, esses modelos estarão expostos para o público durante um dos maiores festivais de música do país.



Desenvolvidas exclusivamente para o festival, as unidades comemorativas trazem detalhes exclusivos como acabamento e logo Fiat escurecidos, teto bicolor, bancos em couro, roda de liga leve de 17” escurecidas, além do adesivo que remete ao Lollapalooza Brasil. A edição especial do Pulse ainda oferece frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança involuntária de faixa, comutação automática de farol alto e retrovisor interno eletrocrômico.

Além de todas essas mudanças, a edição especial traz ainda mais conectividade ao Pulse e Fastback híbridos. Na edição Lollapalooza Brasil, o Fiat Connect////Me, plataforma de serviços conectados dos veículos da marca, oferecem funcionalidades e melhoram a experiência de condução do motorista, além de ter 60gb de Wi-Fi gratuito que podem ser utilizados em até 12 meses.



“O Pulse e Fastback híbridos representam a nossa visão de futuro da mobilidade, aliando design arrojado, tecnologia, eficiência e sustentabilidade, qualidades que também marcam a essência do festival. A edição especial Lollapalooza Brasil é a nossa forma de conectar os fãs de música com os modelos que representam o futuro da marca no Brasil, em uma experiência única”, comenta Frederico Battaglia, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

* Press Release/Grupo Stellantis.

quinta-feira, 3 de abril de 2025

>>> GALERIA #0129


Toyota Land Cruiser FJ45 Pickup (1979)

















***