sexta-feira, 21 de novembro de 2025

>>> RENAULT TRAFIC ESCAPADE


A nova e inteligente minivan da Renault consegue acomodar uma cozinha e uma cama num só veículo

A vida em vans explodiu em popularidade e um número crescente de montadoras está tentando atrair esse segmento em expansão. A Renault está entre elas e aproveitou a Vanlife Expo, na França, para apresentar a nova Trafic Escapade.


Essencialmente um pequeno motorhome sem luxos, o modelo apresenta bancos giratórios na segunda fila e um sofá-cama na parte traseira. A eles junta-se um módulo de cozinha compacto, que fica na área de carga. O módulo é a estrela do conjunto, pois apresenta um fogão a gás, um compartimento de armazenamento e uma pia dobrável com um acessório pulverizador. Esta última é abastecida por um reservatório de água de 5 litros. Na versão com fogão integrado, junta-se a eles uma mesa dobrável.


A Renault não deu muitos detalhes, mas confirmou que a Trafic Escapade será oferecida nas versões Evolution e Iconic. Ambas virão equipadas com câmera de ré, diversos sistemas de assistência ao condutor e rodas de liga leve de 17 polegadas. Os clientes também podem esperar um carregador sem fio para smartphones, um sistema de climatização automático e um sistema multimídia Easy Link de 8 polegadas.


Sob o capô, há dois motores diferentes. A versão de entrada possui um motor Blue dCi de quatro cilindros e 2.0 litros que produz 148 cv e 350 Nm de torque. Ele pode ser acoplado a uma transmissão manual ou automática de nove velocidades.


Os viajantes que optam por viver em vans também podem escolher um motor de quatro cilindros de 2.0 litros aprimorado, que desenvolve 168 cv e 380 Nm de torque. No entanto, terão que se contentar com a transmissão automática de nove velocidades.


O Trafic Escapade chegará no início do próximo ano e o preço será anunciado mais perto do lançamento. Dito isso, o modelo parece estar posicionado como um veículo acessível para escapadas de fim de semana.

***

quinta-feira, 20 de novembro de 2025

>>> UMA GRANDE AVENTURA


Uma grande aventura: viagem de carro elétrico até a Islândia com o MINI Countryman SE ALL4

Para os amantes da natureza, a Islândia é um verdadeiro destino dos sonhos – e a maneira mais fácil de explorá-la é de carro. Mesmo que muita coisa tenha mudado na terra dos gêiseres, vulcões, geleiras e intermináveis​​cadeias de montanhas, a Islândia sempre oferece uma ou duas aventuras – e o MINI Countryman SE ALL4 também.


São pouco menos de 2.700 quilômetros em linha reta entre Munique e Reykjavik, no sul da Islândia – e um pouco mais até os Fiordes Ocidentais. Por estrada, são cerca de 2.300 quilômetros, mais uma travessia de balsa de dois dias de Hirtshals, na Dinamarca, até Sedisfjödur.

O MINI Countryman SE ALL4 está pronto para o fora de estrada

Além da rede viária da capital, Reykjavik, o asfalto se limita à Ring Road, a forma mais fácil de explorar a ilha. Por isso, o MINI Countryman SE ALL4 demonstra um desempenho mais robusto do que o SUV familiar normalmente apresenta quando sai de Munique: pneus off-road, bagageiro com estepe no teto, placas de proteção contra areia, pá e macaco fazem parte do pacote de equipamentos essenciais para quem deseja explorar atrações como cachoeiras, gêiseres e fiordes.

Dois motores elétricos para uma tração integral potente.

Com uma autonomia elétrica de até 432 quilômetros, segundo o ciclo de testes WLTP, o potente MINI Countryman inicia a primeira etapa de sua jornada, passando por Hamburgo, na Dinamarca, até o porto de Hirtshals. Os pneus off-road especialmente adaptados aos desafios da ilha e a ampla estrutura do teto praticamente não comprometem a autonomia do MINI Countryman SE ALL4. Com uma capacidade máxima de carregamento de 130 kW, restam menos de 30 minutos para o preparo da rota durante as paradas. Ao percorrer as autoestradas alemãs, o MINI Countryman SE ALL4 demonstra inicialmente suas qualidades para viagens: dois motores elétricos com potência total de 313 cv e torque de 494 Nm proporcionam uma condução potente. O Driving Assistant Professional permite a condução semiautomatizada para viagens e chegadas mais tranquilas. O espaço adicional no interior redesenhado oferece ao motorista e ao passageiro dianteiro mais conforto nos ombros e cotovelos.

Mar do Norte agitado e longos dias na Islândia

Durante a travessia de ferry de Hirtshals, na Dinamarca, para Sedisfjödur, na Islândia, o Mar do Norte estava excepcionalmente agitado, com uma tempestade considerável e ondas de mais de oito metros. O tempo na chegada à Islândia estava pior do que o esperado: neve fraca, nuvens baixas e temperaturas abaixo de zero. No entanto, após o início da etapa rumo ao interior, as paisagens já impressionantes de rocha vulcânica tornaram-se ainda mais dignas de serem admiradas. O sol de verão, que parecia não ter fim, venceu a batalha contra a noite – e assim o Countryman chegou ao hotel pouco depois da meia-noite, sob um sol radiante, após uma longa primeira etapa no continente islandês.

MINI Countryman: Carisma que desafia lama e poeira

Logo cedo na manhã seguinte, por volta das cinco horas, o MINI Countryman SE ALL4, já bastante sujo, parte para o desafiador trecho final da Rota 622 – uma das estradas mais exigentes e perigosas dos Fiordes Ocidentais, com uma passagem particularmente espetacular por um terreno pedregoso junto à água, transitável apenas na maré baixa.







Com sua pintura "Azul Incandescente", detalhes em bronze graças ao Pacote de Acabamento Favorito, pneus todo-terreno e rack de teto, o MINI Countryman SE ALL4 chama a atenção e se torna um assunto de conversa na estrada. Poeira e lama nas estradas acidentadas não diminuem seu brilho ao longo da jornada.

Relaxado e elétrico na costa acidentada da Islândia

O MINI Countryman totalmente elétrico domina com facilidade prados verdejantes, pedregulhos sombrios ou caminhos estreitos com beirais e travessias de água. Um ritmo moderado fora de estrada praticamente não afeta a autonomia elétrica. Aqui e ali, ele toca o chão, raspando a grama, enquanto as vistas para o mar e para a costa íngreme se tornam cada vez mais espetaculares. O MINI Countryman é tenaz, confiante e totalmente elétrico enquanto enfrenta a estreita e desafiadora Rota 622, cujas condições foram ainda mais dificultadas pelas chuvas das últimas semanas.

O MINI Countryman sabe como encarar a aventura

Vindo do Sul, nada funciona pouco antes do trecho litorâneo da Rota 622: onde as ondas e o clima levaram tudo, a infame estrada se torna intransitável para qualquer veículo. Nem pás, bandejas de areia e macacos hidráulicos resolvem. E, no entanto, entre Munique e a Islândia, o MINI Countryman SE ALL4 prova que faz jus ao seu nome – mesmo sendo totalmente elétrico.

* Press Release/BMW Group.

quarta-feira, 19 de novembro de 2025

terça-feira, 18 de novembro de 2025

>>> EXCLUSIVO PARA EXPORTAÇÃO


Volkswagen lança seu primeiro caminhão exclusivo para exportação

Com peso bruto total combinado de 74 toneladas, o Constellation 26.480 é o primeiro da família Constellation voltado à aplicações rodoviárias com tração 6x4 e motor de 13 litros. Para o México, o modelo representa a entrada definitiva da Volkswagen Caminhões e Ônibus no mercado local de extrapesados.


“A empresa tem uma estratégia robusta de internacionalização, que passa pelo desenvolvimento de produtos sob medida para cada região. Esse novo Constellation nos permitirá ampliar de maneira decisiva nossa participação de mercado, conquistando clientes em um segmento em que ainda não atuávamos com a marca Volkswagen”, avalia Rafael Magalhães, diretor da VWCO no México. A expansão para outros países será gradual, de acordo com a demanda de clientes que já operem com tecnologia Euro 6. Além do mais moderno padrão de emissões da marca, esse Constellation vem de série completo, com todo o pacote de conforto e segurança da VWCO.

Entre os destaques, a suspensão pneumática e o freio retarder, que combinado ao freio motor integra eficiência e conforto. O modelo está disponível também com suspensão metálica, sob pedidos, e tem três opções de entre-eixos (3.200 mm, 3.400 ou 3.600) para cobrir a maior variação de aplicações do mercado de extrapesados. Lançamentos sob medida para o México Toda a nova linha de caminhões da VWCO traz segurança ativa de série, com tecnologias para precisão na partida em rampa, maior estabilidade em curvas, máxima aderência ao solo, além de controles de frenagem. E as novidades não param por aí.

Lado a lado com o novo Constellation 26.480 estará seu irmão caçula, o 20.480 4x2, modelo de entrada da VW nos extrapesados e que também traz o motor de 13 litros, juntamente com todo o portfólio Euro 6 da marca. Desembarcam os caminhões leves da família Delivery com transmissão automatizadas, além do renovado Delivery 6.170. Para os semipesados rígidos, a aposta é o Constellation 26.320 e a introdução da cabine leito teto alto. Já o pacote Highline com o padrão máximo de conforto da VWCO vai surpreender o cliente mexicano com um novo patamar de experiência a bordo.

Na eletromobilidade, chega ao mercado mexicano a segunda geração do e-Delivery, agora disponível também com seis packs de bateria e 250 km de autonomia. Para o transporte de passageiros, a VWCO revela o Volksbus 15.210, a nova geração do chamado Huracán, uma solução da VWCO exclusiva para o segmento de ônibus no México. Para acelerar ainda mais os negócios, a VWCO soma à oferta no país o portfólio de soluções da TRATON Financial Services, que estreou no México em março deste ano, para apoiar seus clientes com serviços financeiros sob medida.

* Press Release/Grupo VWCO.

>>> JEEP NO SALÃO 2025


Jeep traz ao Salão do Automóvel 2025 todo o seu DNA e sua visão do futuro

Autenticidade, paixão, liberdade e aventura são os pilares da Jeep® e é exatamente isso que a marca vai levar ao Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2025. Valores que se conectam à visão global de futuro da marca, com tecnologias e veículos que defendem o legado da Jeep e mostram o caminho para a marca seguir como uma referência entre os SUV no Brasil e no mundo.


E assim, a Jeep promete agitar o evento com carros que traduzem toda sua história de quase 85 anos, mas também com uma clara demonstração do futuro tecnológico e cheio de possibilidades, para que a marca possa sentir a receptividade dos clientes brasileiros!

O Jeep Avenger fará a sua primeira aparição ao grande público no Salão do Automóvel 2025. Sucesso global da marca, o modelo chega em 2026 ao Brasil com produção nacional para completar a gama ao lado do Renegade, Compass e Commander, entregando todo o DNA da marca, aliando muita tecnologia ao espírito aventureiro único de um verdadeiro Jeep.


“Mostrar o Jeep Avenger aos nossos clientes e futuros clientes no Salão é um privilégio. As pessoas poderão ver de perto como é o próximo lançamento da Jeep que será fabricado no Brasil e, tenho certeza, que vão gostar muito”, comentou Hugo Domingues, Vice-Presidente da Jeep para a América do Sul. “Com a chegada do Avenger em 2026, teremos uma gama ainda mais completa, tecnológica e diferenciada entre os SUVs no país!”, completou Hugo.

Reforçando todo seu legado e origem 4x4, a Jeep traz também o conceito Convoy, inspirado em veículos militares, e que transforma o Jeep Gladiator em uma picape única, que carrega toda a herança da marca. O modelo traz pintura externa especial, capô e dianteira redesenhados no estilo “J-truck” com guincho Warn Zeon para 5,4 toneladas, além da grade de sete fendas personalizada, inspirada no SJ (o primeiro Gladiator, lançado nos anos 1960 e primeira picape pós-guerra desenvolvida para uso civil) com iluminação dianteira com LED âmbar integrada.

E falando de futuros possíveis, a Jeep mostrará ainda dois lançamentos globais, para que a marca sinta a percepção dos brasileiros sobre esses modelos! Um deles é o Novo Jeep Cherokee. Recém-lançado nos Estados Unidos, o modelo demonstra toda a capacidade tecnológica da marca com a combinação perfeita de design icônico, capacidade e eficiência, favorecido pela propulsão híbrida. Mais detalhes do modelo serão mostrados no Salão.


O segundo modelo global que passará pelo país durante o Salão será revelado no próximo dia 20 de novembro, durante a coletiva da Jeep.

* Press Release/Grupo Stellantis.

segunda-feira, 17 de novembro de 2025

>>> VÍDEO DA SEMANA


Uma Variant alemã em terras brasileiras

***

>>> PRÓXIMA GERAÇÃO


Mercedes-Benz reinventa o transporte comercial com obra que antecipa a próxima geração da Sprinter

A Mercedes-Benz Vans revela o “THE BOuLDER”, uma escultura imponente que antecipa as linhas e o design da próxima geração da Sprinter. A obra, que combina arte e engenharia em uma estrutura de aparência pétrea, simboliza a nova fase da marca e sua capacidade de reinventar o conceito de van, mantendo os seus valores de robustez, confiabilidade, versatilidade e durabilidade.


A apresentação integrou as celebrações de 130 anos de história da marca no transporte, na qual a empresa conectou passado e futuro ao exibir a nova eSprinter ao lado do furgão de entrega mais antigo ainda em circulação, um Benz Combination Delivery Vehicle de 1899.

Benz Combination Delivery Vehicle de 1899: o furgão Mercedes-Benz mais antigo em circulação

A história de sucesso da Mercedes-Benz Vans começou em 1896, sob o nome Benz & Cie., quando Carl Benz inventou o veículo motorizado. Ele desenvolveu dois modelos para diferentes necessidades de clientes: o Benz Delivery Van, uma “carroça com carroceria fechada” baseada no Benz Victoria, e o Benz Combination Delivery Vehicle, uma “pequena charrete de cocheiro com carroceria removível” baseada no Benz Velociped, mas menor e mais leve. Devido à carroceria removível, o veículo podia ser convertido em um automóvel de dois lugares em poucos minutos, se tornando extremamente versátil e, de fato, o primeiro veículo multiuso da história.


Ambos eram movidos por um motor monocilíndrico de quatro tempos, montado na traseira, com cilindrada de 2,7 litros no modelo de entrega e 1,0 litro no modelo combinado. Com capacidade de carga de 300 kg (mais o motorista), eram ideais para o transporte urbano. A potência variava entre 2,75 e 6 cv, permitindo atingir 15 a 20 km/h totalmente carregados, mais rápidos e com três vezes mais capacidade que uma carroça puxada por dois cavalos.


Assim, nascia um novo segmento na história do automóvel, e Carl Benz mais uma vez se mostrava um visionário. O primeiro exemplar foi entregue à loja de departamentos Du Bon Marché, em Paris, em 5 de dezembro de 1896, por 4.500 marcos.


Hoje, o furgão mais antigo em condição de rodagem é um Benz Combination Delivery Vehicle de 1899, pertencente à coleção Mercedes-Benz Classic. O veículo foi minuciosamente restaurado em sua estrutura e com a carroceria reconstruída para o aniversário de 130 anos. Produzido sob licença pela Hewetson’s Ltd., representante oficial da Benz no Reino Unido, era conhecido como Ideal Van, com 3 cv de potência e capacidade de 100 kg mais o motorista. Versões posteriores alcançaram 3,5 cv e transportavam até 250 kg.

30 anos de Mercedes-Benz Sprinter: o utilitário sob medida que mantém o mundo em movimento

Cerca de 100 anos após a invenção do furgão, a Mercedes-Benz revolucionou novamente o segmento de veículos comerciais leves em 1995 com a Sprinter, preenchendo a lacuna entre automóveis e caminhões, dando início a uma nova classe de veículos.


Até hoje, a Sprinter é valorizada por sua versatilidade, confiabilidade, alto nível de conforto e dirigibilidade similar à de um automóvel. Em três décadas, mais de cinco milhões de unidades foram produzidas em diversas versões e para diferentes propósitos, presentes em quase todas as situações do cotidiano, incluindo transporte de pacientes, entrega de encomendas, construção civil, turismo e aventuras.

Sprinter do futuro ainda mais versátil, eficiente e inteligente

A introdução da uma nova arquitetura marca o início de uma era de vans ainda mais eficientes, inteligentes e versáteis. Ela será a base de todos os futuros veículos médios e grandes da Mercedes-Benz. A plataforma permitirá diferenciar claramente as vans voltadas ao uso privado, como as grandes limusines VLE e VLS, das voltadas ao uso comercial premium.


A partir de 2026, chegam na Europa os modelos totalmente elétricos baseados na Van Electric Architecture (VAN.EA), começando pela VLE para clientes particulares e, em seguida virão os furgões comerciais elétricos. Com a Van Combustion Architecture (VAN.CA), a Mercedes-Benz também continuará oferecendo vans com motores a combustão modernos para uso privado e profissional.

Desenvolvidas em estreita colaboração com clientes de diversos setores, as vans comerciais foram projetadas sob medida para suas necessidades. O design, já antecipado pela escultura THE BOuLDER, é apenas um dos diferenciais. A futura Sprinter estará disponível com várias opções de motorização, além de múltiplas versões de comprimento, entre-eixos e peso bruto total. Será personalizável para praticamente qualquer aplicação, de entregas rápidas e veículos frigoríficos a ambulâncias, oficinas móveis, plataformas de construção, transporte acessível e motorhomes. O objetivo é atender todas as exigências do mercado profissional e reforçar a liderança da marca no segmento de vans.

Mais digital do que nunca: atualizações over-the-air mantêm o veículo atualizado por anos

A próxima geração de vans Mercedes-Benz também estabelecerá novos padrões em conectividade e software.Elas serão totalmente baseadas no Mercedes-Benz Operating System (MB.OS), tornando-se as vans mais inteligentes da história da marca.

A integração profunda da arquitetura chip-to-cloud permite controlar com precisão todos os atuadores e sensores, do infotainment e conforto à recarga elétrica, oferecendo uma experiência de condução incomparável. Essa integração também facilita a conexão de funções do veículo à interface do usuário, criando oportunidades para clientes comerciais, com conectividade ainda mais avançada.


Recursos digitais sob medida, como o Mercedes-Benz Van Uptime Monitor e o Large Vehicle Navigation, tornam a manutenção e operação dos veículos mais eficientes. Graças ao MB.OS com suporte de IA, cada van contará com computadores de alto desempenho conectados à Mercedes-Benz Intelligent Cloud, possibilitando atualizações over-the-air de todo o software, inclusive dos sistemas de assistência ao motorista. Assim, os veículos permanecerão atualizados por anos, como um smartphone que recebe novos aplicativos e funções.

Além disso, o MB.OS oferece máxima flexibilidade para integrar conteúdos de provedores externos, permitindo que clientes comerciais utilizem seus próprios aplicativos, como sistemas de gestão de frotas ou navegação, diretamente na central multimídia, mantendo a interface característica da Mercedes-Benz e a experiência premium que os clientes valorizam.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> FORD MAVERICK HYBRID 2026


Nova Ford Maverick Hybrid chega mais moderna, completa e com tração AWD

A Ford Maverick Hybrid, primeira picape híbrida do mercado brasileiro, chega à linha 2026 ainda mais completa e refinada, com atributos que a destacam como um veículo único e diferenciado na categoria. Além de novidades no design, na tecnologia e segurança, ela vem com tração AWD e um novo conjunto elétrico para entregar um desempenho ainda melhor, com excepcional eficiência e autonomia de mais de 800 km.


Conhecida por unir a robustez e versatilidade das picapes Ford com a dirigibilidade e conforto de um SUV, a Maverick vem conquistando espaço no mercado. As novas versões Lariat Black e Tremor, lançadas em maio, tiveram ótima aceitação e as vendas da linha cresceram mais de 200% no terceiro trimestre.

A nova Maverick Hybrid vem para completar a família e ampliar esse sucesso. Entre os novos equipamentos, ela traz rodas de 19”, capota marítima, teto solar elétrico, painel de instrumentos de 8”, central multimídia de 13,2”, som premium da B&O, câmeras 360° e assistente de reboque Pro Trailer.

Ganhou também novos itens de segurança: piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização em faixa, controle automático em descidas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.

Oferecida pelo mesmo preço da versão Tremor – R$ 239.900 –, a nova Maverick Hybrid 2025 reforça a estratégia da Ford de dar poder de escolha aos clientes com diferentes motorizações e estilos.


“A nova Maverick Hybrid foi projetada para oferecer uma experiência completa ao usuário, unindo o melhor em capacidade, tecnologia, equipamentos e eficiência”, afirma Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul. “É uma picape moderna, robusta e verdadeiramente versátil, que entrega também diversão ao dirigir e um padrão inigualável de conforto no uso diário.”

A Maverick Hybrid está mais moderna e bonita, com mudanças que melhoram também a experiência de dirigir e eficiência. Além de novo para-choque dianteiro, faróis de LED em formato C e grade dianteira com fechamento ativo e detalhes cromados, vem com rodas exclusivas de 19” e capota marítima.

A oferta de cores segue a mesma proposta, incluindo as novas Vermelho Vermont, Verde Fuji, Azul Indianápolis e Branco Space, além de Branco Ártico, Branco Itaúnas, Preto Astúrias, Cinza Torres e Cinza Glasgow.

“O design da Maverick Hybrid atrai o olhar não só porque é mais moderno e atemporal, mas também pela versatilidade de uso”, diz Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.

As cores claras do interior, combinando azul e bege e o nome Maverick estampado nos bancos, criam um ambiente amplo e acolhedor, com teto solar elétrico. São novos também o painel de instrumentos de 8” e a central multimídia SYNC 4 com tela de 13,2”, GPS embarcado e conexão com Apple CarPlay e Android Auto sem fio. A experiência de uso das telas, com informações úteis, interativas e lúdicas, reforça a sensação de modernidade.


A cabine oferece soluções inteligentes de aproveitamento de espaço para acomodar diferentes objetos, como laptop, celular, equipamentos e um exclusivo compartimento de 56 litros sob o banco traseiro, desenvolvidas em clínicas com os consumidores.

O novo motor elétrico da Maverick Hybrid tem 140 kW de potência e torque instantâneo de 320 Nm, 35% maior que o do modelo anterior. Ele incorpora também um gerador mais forte, de 93 kW, e atua junto com o motor 2.5 a gasolina de ciclo Atkinson, com potência de 162 cv (@ 5.600 rpm) e torque de 210 Nm (@4.000 rpm), para entregar uma potência combinada de 194 cv.

O torque oficial, porém, considera apenas o valor nominal do motor a combustão (210 Nm). Isso se deve à arquitetura única da nova transmissão eCVT, do tipo Power-Split, que varia o torque final conforme a velocidade, aceleração e outros fatores. Ela gerencia de forma inteligente a entrega de potência dos motores a combustão e elétrico para entregar máxima eficiência.


Outra grande novidade da Maverick Hybrid é a tração AWD inteligente, que distribui a força entre os eixos dianteiro e traseiro sob demanda. Ela aumenta a segurança e estabilidade da picape, principalmente em pisos molhados, estradas de terra e com baixa aderência. A relação final do diferencial encurtada para 3,37:1 (antes 2,91:1), com calibração específica para o Brasil, também melhora a agilidade e a resposta em acelerações.

“A tração AWD da Maverick Hybrid aumenta o controle e a agilidade. Você sente isso nas arrancadas e saídas de curvas, com mais estabilidade e menor tendência ao subesterço, e situações como subidas íngremes com piso molhado, onde é comum o patinamento das rodas”, diz Ariane Campos.

A bateria de tração de íons de lítio da Maverick Hybrid, com capacidade de 1,1 kWh e alta densidade de energia, conta com tecnologia avançada para otimizar o desempenho e a durabilidade. Além de altas taxas de carga e descarga para acelerações rápidas e recuperação mais eficiente nas frenagens, ela tem um formato compacto e leve que favorece o aproveitamento do espaço e a distribuição de peso do veículo.


Outro diferencial da bateria é o sistema de arrefecimento líquido, que mantém a temperatura ideal de operação em diversas condições de clima e uso e prolonga sua vida útil. As frenagens são a principal forma de regeneração da bateria, que pode ser intensificada com o modo de condução L (Low). Há também o assistente de regeneração em rampa (Hybrid Grade Assist), que aciona automaticamente o freio-motor em descidas para controlar a velocidade e recarregar a bateria.

Mesmo com peso 129 kg maior (1.829 kg), a nova Maverick Hybrid entrega um desempenho ainda melhor, graças aos aprimoramentos do trem de força. Ela acelera de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos – 0,7 segundo mais rápido que o modelo anterior. E continua a oferecer a maior autonomia da categoria, com consumo de 15,4 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada.

No painel, um novo instrutor de veículo elétrico mostra o uso instantâneo do motor elétrico, do sistema híbrido e recarregamento para orientar o motorista a obter o melhor rendimento.

“O motorista da Maverick Hybrid não precisa se preocupar em selecionar o motor a combustão ou elétrico. O sistema aciona automaticamente cada motor, ou ambos, para garantir maior eficiência”, explica Ariane. “Essa combinação é feita conforme a demanda de potência e modo de dirigir, considerando fatores como aceleração, temperatura do motor, inclinação da estrada, uso do ar-condicionado e carga do veículo.”


Em condições normais de rodagem, como asfalto seco e velocidade de cruzeiro, a picape opera predominantemente com a tração dianteira para economizar combustível. Em situações de baixa aderência ou aceleração forte – monitoradas por sensores nas rodas, posição do acelerador, ângulo do volante e outros parâmetros –, o torque é enviado para as rodas traseiras de forma instantânea e variável. Essa atuação, feita em milissegundos, é imperceptível para o motorista.

A picape conta também com cinco modos de condução – Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Rebocar/Transportar – que ajustam parâmetros como a resposta do acelerador, atuação do controle de estabilidade e tração, gerenciamento da transmissão e do sistema híbrido para entregar o melhor desempenho em cada situação.

Como as versões Lariat Black e Tremor, a Maverick Hybrid tem suspensão independente, do tipo MacPherson na dianteira e Multilink na traseira, com uma arquitetura robusta que eleva a um novo patamar a dirigibilidade, o conforto e a segurança. Os amortecedores com batente hidráulico (HRS – Hydraulic Rebound Stop) também contribuem para uma rodagem suave e refinada.


“A arquitetura multilink permite um controle mais preciso da geometria da roda durante todo o curso da suspensão e mantém o pneu em contato com o asfalto mesmo em curvas fortes, com maior aderência e estabilidade”, diz a executiva da Ford.

A Maverick Hybrid tem os mesmos ângulos de entrada (20,6°), saída (20,4°), transposição de rampa (16,0°), altura livre do solo (204 mm) e capacidade de imersão (450 mm) da versão Lariat Black. As rodas de liga leve de 19 polegadas vêm com pneus 225/60 R19 All-Season, de uso urbano. A direção elétrica precisa, com diâmetro de giro de 12,2 metros, transmite confiança nas manobras.

A caçamba da Maverick oferece capacidade de 943 litros, ou 584 kg, e flexibilidade para transportar diferentes objetos, com capota marítima de série. Seu sistema “Flexbed” com oito pontos de fixação, encaixes para divisórias, nichos com tampa, iluminação e pré-fiação elétrica de 12 V atende diferentes necessidades. Ela tem também acabamento spray-in, resistente e de fácil limpeza, e tampa com ajustes variáveis para transportar itens maiores, como motos ou pallets.

“A caçamba da Maverick é resultado de um trabalho extenso de engenharia para oferecer um aproveitamento versátil, pois sabemos que cada cliente tem estilos de vida e necessidades diferentes”, diz Ariane Campos. “A altura mais baixa do piso é outra vantagem que facilita seu uso no dia a dia.”

A Maverick Hybrid tem ainda capacidade de rebocar 455 kg e conta com o novo assistente Pro Trailer para auxiliar no engate e manobras. Ele opera com a câmera traseira, dois radares nos cantos e algoritmos de “machine learning” para alinhar automaticamente o acoplamento do trailer, controlando a velocidade, a direção e o freio do veículo.

Como toda picape Ford, a Maverick Hybrid oferece alto padrão de robustez e segurança. Entre as novidades, ela agora vem com: piloto automático adaptativo com Stop & Go, assistente de manutenção e centralização em faixa, controle automático em descidas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.

É equipada ainda com assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, incluindo em marcha a ré, frenagem pós-colisão, assistente de partida em rampa, farol alto automático, alerta de colisão frontal e sete airbags.

A picape conta com garantia de três anos, e de oito anos para a bateria de alta voltagem e componentes elétricos do sistema híbrido. A sua manutenção é feita pelo sistema de Revisão Inteligente, baseada no monitoramento inteligente de vida do óleo, que avisa quando é necessário fazer a troca, a cada 16.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. As três primeiras revisões custam R$ 915, R$ 402 e 1.300, respectivamente, e podem ser parceladas em quatro vezes.

O modem embarcado de conectividade da Maverick permite vários comandos remotos com o novo aplicativo Ford, como travamento e destravamento, partida remota com ativação do ar-condicionado, localização e informações do odômetro, nível de combustível, vida útil do óleo do motor, autonomia e pressão dos pneus. Ela tem ainda uma arquitetura elétrica em rede exclusiva que permite atualizações over-the-air de mais de 20 módulos de segurança e performance.

A Ford também oferece ao cliente da Maverick um pacote de experiências conectadas, convenientes e personalizadas, que incluem o agendamento de serviços online, Serviço Leva e Traz, Guia 360, Acompanhamento Preventivo Inteligente e Ford Concierge, com especialistas para auxiliar na assistência do veículo.

* Press Release/Ford Motor Company.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

>>> RENAULT BOREAL


Renault lança o Boreal, o SUV imponente e tecnológico que chega para competir no segmento C

A Renault está lançando no Brasil o Boreal, o SUV imponente e tecnológico que chega para competir no segmento C. O veículo é o quarto lançamento no mundo do International Game Plan 2024-2027 e o segundo no Brasil, apresentado em outubro de 2023, no Rio de Janeiro, pelo CEO da marca Renault, Fabrice Cambolive.


“O Boreal chama a atenção por onde passa e já surpreendeu pelo design e tecnologia. O eficiente motor turbo TCe 1.3 flex de 270 Nm e câmbio EDC de dupla embreagem úmida com seis marchas proporciona excelente prazer ao dirigir, o que torna o Boreal um veículo único em seu segmento”, afirma Ariel Montenegro, presidente e diretor geral da Renault do Brasil.


Revelado globalmente em julho, em São Paulo, o Boreal tem um design imponente e traz a nova identidade de design da Renault, com elementos fluidos na carroceria, curvas generosas e linhas de tensão, que são equilibradas pela integração de elementos técnicos mais estruturados, expressando dinamismo.

O Renault Boreal eleva a experiência conectada a um novo patamar. Com tecnologia interativa e interface Google nativa, o modelo transforma a cabine em uma verdadeira extensão digital do dia a dia dos usuários.


O Boreal é o primeiro veículo produzido no Brasil com Google Automotive Services (GAS). Essa tecnologia tem embarcado o Google Maps, Google Assistant e Google Play.

O Google Maps nativo é integrado e exibido nas duas telas, com informações sobre o trânsito em tempo real e atualizações automáticas. Já o Google Assistant permite controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo o ar-condicionado apenas por comando de voz, sem tirar os olhos do trajeto, são mais de 70 comandos por voz. Mais de 100 aplicativos estão disponíveis no Google Play, como Waze, Amazon Music, HBO Max, entre outros.

Com o Google Automotive Services, os dispositivos da sua casa conectados ao Google Home também podem ser acessados com comandos de voz customizados, garantindo mais conforto e segurança sem tirar os olhos do trajeto.


O Boreal também traz atualizações FOTA à distância sem fio (over-the-air), tanto para o sistema de infoentretenimento como para os dispositivos de assistência ao motorista, cluster e toda a conectividade. A conectividade embarcada também abre caminho para a manutenção inteligente, com alertas, monitoramento do estado do veículo e recomendações de manutenção diretamente por meio da interface ou aplicativo My Renault.


O Renault Boreal faz parte do Human First Program que se concentra em proteger todos os usuários, com base em uma abordagem centrada no ser humano. O Boreal é uma referência em matéria de segurança ativa e conforto ao volante, com até 24 sistemas de assistência ao motorista (ADAS), a proposta mais completa do segmento C-SUV.


Inaugurada com o Kardian, a Renault Group Modular Plataform (RGMP), é altamente versátil e permite passar de um modelo urbano como o Kardian (4,11 m de comprimento, 2,60 m de entre eixos, 1,77 m de largura) para um veículo do segmento superior, como o Boreal (4,56 m de comprimento, 2,70 m de entre eixos, 1,84 m de largura), garantindo as melhores performances dinâmicas e o conforto para todos os ocupantes.


O Boreal traz o reconhecido motor turbo TCe 1.3 flex de 270 Nm combinado ao eficiente câmbio automático de dupla embreagem úmida (EDC) de seis marchas, garantindo uma condução suave, reativa, prazerosa e com economia de combustível.

O Boreal é nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, com consumo de 11,2 km/ na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina e 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, com etanol. O veículo é o que tem a melhor eficiência energética (1,79MJ) do segmento C-SUV entre os modelos a combustão.


O moderno conjunto motor/câmbio alia o prazer ao dirigir com baixo consumo de combustível e a melhor eficiência energética do segmento C-SUV.

O modelo chega em três versões de acabamento: evolution, techno e iconic, com preços a partir de R$ 179.990. O Boreal é o primeiro veículo da Renault que tem 5 anos de garantia sem limite de quilometragem.

Design: estilo moderno, escultural e imponente

Com o Boreal, a Renault está reafirmando sua ambição de se tornar uma marca de referência no segmento C-SUV em escala mundial. Desde o início do projeto, o modelo foi pensado para satisfazer as expectativas específicas de seus principais mercados, onde o design externo é um grande fator de diferenciação na decisão de compra, devendo expressar solidez, valor percebido, tecnologia embarcada e status social.

O design externo do Renault Boreal se insere em uma clara visão de estilo: oferecer um veículo imponente com foco na família, com um estilo moderno, escultural e diferenciado. O Boreal é um modelo que associa elegância e tecnologias de grande valor agregado para o cliente.

Para isso, o modelo adota a nova identidade de design da Renault. Por meio desta nova linguagem estilística, o projeto é baseado em elementos fluidos na carroceria, com curvas generosas e linhas de tensão, que são equilibradas pela integração de elementos técnicos mais estruturados, que expressam controle e dinamismo.

Com seus 4,56 m de comprimento (por 1,84 m de largura), o Renault Boreal se posiciona no segmento C-SUV, oferecendo proporções atraentes. A silhueta tem volumes equilibrados, com um entre eixos mais longo (2,70 m) e balanços reduzidos, o que confere espaço interno e dinamismo visual ao modelo. Com altura de 1,65 m, o teto do Renault Boreal é ligeiramente inclinado. Associado a uma superfície envidraçada contínua e um acabamento de teto sutil, esta carroceria confere ao veículo um visual fluido e dinâmico, sem sacrificar o espaço interno.

À primeira vista, o Renault Boreal marca presença com um capô alto e horizontal, a grade na cor da carroceria onde se destaca o logo “Nouvel’R” e a assinatura luminosa inédita, que é reconhecida graças aos exclusivos módulos de LED adicionais que recobrem e ampliam o veículo visualmente. A frente também se diferencia com os faróis de LED que se estendem até os para-lamas e os módulos adicionais, que reforçam a base visual do veículo.

As laterais são estruturadas por uma linha de carroceria marcada e curvas generosas nos para-lamas, reforçando a personalidade imponente do modelo. As caixas de rodas são destacadas por protetores com design clean e elegante, remetendo à solidez e sofisticação.

Interior: confortável, elegante e conectado

Do lado de dentro, cada detalhe do Boreal foi pensado para oferecer uma experiência moderna e conectada, favorecida pelo design harmoniosamente sensorial. Assim como no design externo, o interior da cabine conta com todos os códigos do mundo dos SUVs, com equipamentos sofisticados e materiais de qualidade superior.

Com seu design interno inédito, o cockpit do Boreal é disposto em torno de um painel de bordo inspirado no Renault 5 E-Tech elétrico e no Renault 4 E-Tech elétrico, com o painel duplo horizontal OpenR. A primeira tela está localizada bem à frente do motorista, com um generoso painel de instrumentos digital de 10 polegadas que exibe todas as informações relacionadas à condução. Logo ao lado se encontra a tela de 10 polegadas do sistema multimídia central, formando um layout tecnológico e fluido, que valoriza as funções conectadas. Os controles estão distribuídos ergonomicamente: a alavanca da transmissão do tipo “e-shifter” é compacta, enquanto o volante multifunções é ao mesmo tempo sóbrio e elegante, com seus botões metálicos retroiluminados.

O ambiente luminoso é totalmente personalizável graças à iluminação em LED de 48 cores. As transições da luz podem variar automaticamente em função do modo de condução selecionado por meio das configurações do sistema Multi-Sense, proporcionando uma imersão sensorial total.

A parte superior do painel tem um toque suave graças aos revestimentos que aumentam a sensação de conforto e refinamento. Algumas partes da cabine contam com adornos gravados a laser que brincam com os reflexos da iluminação ambiente. Na versão iconic, os bancos são revestidos na cor azul Mercure, dando um toque a mais de exclusividade e sofisticação.

O Boreal privilegia o conforto, com bancos dianteiros elétricos com memória de posição e massagem para o motorista (de série na versão iconic). Espaços de armazenagem estão distribuídos de forma inteligente por toda a cabine, para satisfazer as necessidades diárias no uso em família: porta-objetos, console central fechado e refrigerado, duas portas USB-C na frente, carregador por indução. Para proporcionar ainda mais conforto, o Boreal é equipado com ar-condicionado automático dual-zone.

Na parte de trás, o banco 40/60 conta com apoio de braço central e um sistema Easy Break, que agiliza o rebatimento dos bancos. Os passageiros do banco traseiro também se beneficiam com as saídas de ar dedicadas e duas portas USB-C.

O porta-malas é generoso, com um volume de carga de 522 litros (VDA) ou 1.279 litros (VDA) com os bancos rebatidos. A menor altura da base do porta-malas facilita a utilização.

Experiência sonora imersiva

O Renault Boreal oferece um sistema premium de áudio Harman Kardon, fruto de uma parceria com Jean-Michel Jarre, músico, compositor e produtor francês, amplamente reconhecido como um dos pioneiros da música eletrônica. Este sistema exclusivo de som, que é de série na versão iconic, integra uma dezena de alto-falantes e regulagem acústica personalizada em função do ambiente escolhido. O resultado é excepcional, proporcionando um som mais vivo, imersivo e de alta fidelidade, projetado para entregar a experiência de um verdadeiro estúdio de som sobre rodas.

Cinco ambientes exclusivos — Studio, Immersion, Concert, Club e Lounge — completam esta experiência. A atuação de Jean-Michel Jarre não se limitou a um simples apoio artístico: ele orientou o projeto acústico em sua totalidade, desde o layout dos alto-falantes até a afinação do software, para oferecer uma experiência sonora de alta precisão, à altura do DNA tecnológico da Renault.

Interface Google nativa: praticidade e tecnologia

Uma das principais vantagens da versátil plataforma RGMP é a arquitetura elétrica e eletrônica de última geração. Projetada para ser totalmente compatível com as regulamentações atuais e futuras, ela abre caminho para a integração de tecnologias embarcadas com forte valor agregado. O Renault Boreal é uma demonstração concreta desta estratégia, sendo o primeiro veículo da marca a oferecer o sistema de infoentretenimento Google Automotive Services fora da Europa e o primeiro a ser produzido no Brasil.

Baseado nos serviços embarcados do Google, o sistema multimídia OpenR Link está no centro desta estratégia. Por meio de uma interface unificada, o sistema permite um acesso simples e coerente com o uso que os clientes já fazem das ferramentas digitais. O Google Maps nativo é integrado e exibido nas duas telas, com informações sobre o trânsito em tempo real e atualizações automáticas.

Mais de 100 aplicativos estão disponíveis no Google Play, incluindo os onipresentes sistemas de navegação otimizados a exemplo do Waze, o melhor das rádios de todo o mundo com o Radioplayer for Renault, plataformas musicais de alta definição como o Amazon Music, o melhor das plataformas de vídeo em streaming como Prime Video ou HBO MAX, um game musical on-line único no mundo para todos os passageiros como SongPop for Renault e acesso à internet por meio do navegador Vivaldi.

O Boreal chega para redefinir a experiência ao volante, unindo inovação, praticidade e tecnologia. Com integração ao Google Assistant, você pode controlar o sistema de navegação, música, chamadas e até mesmo funções do carro como o ar-condicionado e, também, dispositivos da sua casa com comandos simples de voz, garantindo mais conforto e segurança sem tirar os olhos do trajeto.

Quer ajustar a climatização da sua casa? Basta dizer: “Ok Google, ativar casa verão/ inverno” podendo ligar o ar-condicionado e abrir as cortinas ou aquecer o ambiente, por exemplo. Precisa de mais segurança? Experimente: “Ok Google, ativar câmeras de segurança”, ligue a iluminação, abra o portão da garagem. E para deixar tudo ainda mais prático, também é possível acionar eletrodomésticos conectados à sua casa ou até preparar o café antes de chegar. E tudo isso apenas por um simples comando de voz. tudo por voz. As funcionalidades do Google Home requerem dispositivos compatíveis instalados na casa do cliente.

O novo Renault Boreal chega ao mercado equipado com o reconhecido motor turbo TCe 1.3 flex, desenvolvido em parceria com a Daimler. Um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países, agora produzido no Brasil, esse propulsor combina agilidade, eficiência e inovação, com tecnologias derivadas da Fórmula 1 e foco em alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível.

Sua versão brasileira foi desenvolvida pela equipe de engenharia da Renault e Horse no Brasil, no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), reforçando o protagonismo da engenharia brasileira no projeto.

Além da economia de combustível graças também ao sistema Start & Stop, a combinação com o câmbio automático com dupla embreagem EDC (Efficient Dual Clutch) úmida proporciona um prazer de dirigir ainda maior, com baixo consumo e emissões de CO₂ reduzidos.

Prova disso é a sua classificação no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro. O Boreal é nota A, com consumo de 11,2 km/ na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina e 7,8 km/l e 9,4 km/l, respectivamente, com etano, e tem ainda melhor eficiência energética ((1,79MJ) do segmento entre os veículos a combustão.

A conexão do câmbio EDC com o motor turbo flex se dá por meio de um sistema de volante bimassa que proporciona amortecimento de vibrações, tornando a condução mais confortável.

Assim como vários modelos europeus da marca, o Boreal associa um motor TCe 1.3 Flex de 163 cv e 270 Nm a um câmbio com dupla embreagem úmida (EDC, Efficient Dual Clutch). Este sistema agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta (“paddle-shifts”), localizado atrás do volante.

Além disso, este câmbio traz a tecnologia de dupla embreagem úmida, o que constitui uma verdadeira vantagem competitiva já que esta tecnologia otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil. O Boreal faz a estreia mundial deste conjunto com TCe 1.3 com esta versão de caixa EDC. Para receber este novo acoplamento, com torque elevado em 50Nm, a caixa EDC recebeu reforços estruturais, especialmente em rolamentos e carenagens, sem comprometer a agilidade nas trocas de marcha.

O câmbio EDC oferece o melhor compromisso entre prazer ao dirigir em uma caixa de câmbio automática e eficiência de combustível próxima à transmissão manual, em comparação com a CVT atual, especialmente com tecnologia confiável de embreagem úmida.

Com tecnologia comprovada, mais de 1,3 milhão de veículos Renault e Alpine no mundo usam a embreagem “dual clutch” úmida, como Kardian, Captur, Megane, Scenic, Talisman, Espace, Traffic, Alpine A110, entre outros.

O funcionamento se dá da seguinte maneira: duas meias caixas de câmbio controladas eletronicamente, cada uma com uma embreagem (uma para marchas pares e outra para ímpares). Com isso, acontece mudança de marcha suave, aceleração rápida e robustez melhorada com embreagem úmida.

Para maior conforto em congestionamento e durante manobras de estacionamento, por exemplo, basta soltar o pedal do freio gradativamente que o veículo já inicia o movimento, sem necessidade de pressionar o pedal do acelerador.

O câmbio EDC oferece o desempenho de uma caixa manual, com o conforto e praticidade de um câmbio automático. A dupla embreagem reduz o atrito indesejado e melhora a eficiência de transmissão de movimento do motor para as rodas. Ele apresenta uma unidade de controle eletrônico e atuadores elétricos para otimizar a economia de energia. As regras de mudança são otimizadas para permitir baixas rotações do motor, reduzindo consumo de combustível e as emissões de CO₂.

O câmbio EDC já deixa automaticamente a próxima marcha selecionada, proporcionando assim uma troca de marcha instantânea para todos os estilos de condução em quaisquer situações (modos Sport, Eco e My Sense), tanto no modo automático como no manual com os “paddle-shifts”.

Outra característica importante é que a unidade de controle do câmbio EDC e a embreagem úmida (banhada a óleo) são integradas. A embreagem úmida trabalha com uma embreagem multidisco resfriada, que é acionada e lubrificada pelo óleo lubrificante. Esse tipo de embreagem é utilizado em veículos com motores de maior torque, pois o óleo da embreagem é resfriado pelo sistema de refrigeração do motor e câmbio.

O Boreal vem complementar a gama de produtos que utiliza a Renault Group Modular Platform (RGMP), uma plataforma modular, flexível e global para os segmentos B, C e LCV, que permite a aplicação de múltiplas motorizações, incluindo sistemas híbridos. Essa base inédita permite o desenvolvimento e produção de veículos com comprimentos entre 4,0 e 5,0 metros, com modularidade nas dimensões de entre-eixos (quatro medidas entre 2,6 e 3,0 metros) e três medidas para a seção traseira, além da largura da bitola que pode variar entre 1,53 a 1,6 m.

A arquitetura eletroeletrônica da RGMP permite tanto a adoção de sistemas de propulsão convencionais (monocombustível e flex) ou híbridos E-Tech (híbrido leve, 100% híbrido e do tipo plug-in), com torque entre 200 e 370 Nm. Essa moderna arquitetura também habilita a aplicação de avançadas tecnologias como sistema de assistência ao condutor (ADAS), componentes e estrutura de segurança passiva, além de eficiência na gestão energética.

A RGMP utiliza toda a expertise do Renault Group na concepção de plataformas, que permitem uma combinação entre handling, segurança e conforto ao dirigir, com um tuning do conjunto de suspensão desenvolvido especificamente para os mercados locais.

O sistema de freios do Boreal tem discos nas quatro rodas (na dianteira com diâmetro de 296 mm e na traseira com 280 mm), que permite uma ótima capacidade e distância de frenagem.

O sistema de suspensão foi desenvolvido para oferecer uma excelente dirigibilidade em diferentes tipos de terreno, com uma altura de solo de 213 mm e um bom ângulo de ataque de 22,2º, que permite encarar valetas e lombadas com facilidade. A calibração foi finalizada pelo time de engenharia do RTA (Renault Tecnologia Américas) no Autódromo Oscar Cabalén, em Córdoba, na Argentina, para ter o melhor equilíbrio entre handling e conforto.

A suspensão dianteira é do tipo MacPherson e na traseira utiliza eixo de torção. Instalado diretamente na carroceria, sem suportes, contribui para a ótima rigidez torcional da carroceria e permite ótimo posicionamento e amplitude de operação, enquanto sua estrutura central permite a adoção de uma barra estabilizadora interna de 30mm.

O sistema de direção elétrica permite diferentes modos de condução, com mais assistência no modo conforto e mais firmeza no modo Sport.

Na parte estrutural, a RGMP do Boreal possui na seção dianteira, longarinas de deformação programada e linhas de distribuição de carga do impacto. Elas dissipam a energia de uma colisão por toda a estrutura, preservando o habitáculo e protegendo os ocupantes do veículo, em caso de colisão. Na seção central, a RGMP traz longarinas estampadas em aço de alta resistência, formando uma zona de menor deformação para a proteção dos ocupantes, transferindo as forças de impacto para a seção traseira.

Graças à arquitetura eletrônica RGMP, o Boreal oferece a possibilidade de escolher entre cinco modos de condução, através da tela do multimídia ou de um comando giratório localizado no console central. Cada modo é otimizado para um estilo ou situação de condução específica: Eco, Confort, Sport, Perso, além do inédito modo Smart. O sistema atua na calibração do sistema de direção, do motor e da caixa de câmbio ajustando diversas configurações, como resposta do pedal do acelerador, esforço de direção, display do painel de instrumentos do motorista e iluminação ambiente.

O novo modo Smart adapta automaticamente esses parâmetros do veículo através de algoritmos inteligentes, que respondem à melhor situação de condução naquele momento (Eco, Confort ou Sport). Os modos de condução funcionam em sinergia com a iluminação ambiente de 48 cores, permitindo que a experiência de condução seja complementada através do sistema Multi-Sense.

* Press Release/Renault do Brasil.