sexta-feira, 31 de outubro de 2008

>>> LINK DA SEMANA


WWW.LKW-HARTMANN.DE/TUNING01/

Este link serve para aqueles que acham vans e utilitários "sem graça"...
Vejam o que esta empresa alemã proporciona aos felizes proprietários destes veículos. Fantástico!

>>> RANDON FORWARDER RK

Os Forwarders Randon RK 614H com tração total 6x6 e RK 814H com tração 8x8, de transmissão hidrostática são forwarders utilizados nas mais exigentes operações de baldeio de cargas florestais e ideal para terrenos que exigem alta performance e desempenho com baixo custo operacional.
A Randon Veículos, integrante das Empresas Randon, de Caxias do Sul (RS), participa da Expoforest - Feira Florestal Brasileira, uma exposição de máquinas, equipamentos e tecnologia para produção de madeira de plantações florestais, que ocorre de 11 a 14 de novembro, na Expo Unimed, em Curitiba (PR).


A empresa, que é uma das mais tradicionais fabricantes brasileiras de produtos para a mecanização florestal, construção civil e mineração, exibe, num estande de 245 m², equipamentos especiais para o setor florestal, juntamente com o Rodoparaná, distribuidor da região. Entre as novidades está o Cabeçote RK Log 1000XT com capacidade para processar árvores de até 3.000 Kgf e o Cabeçote RK Log 600Twin, desenvolvido para aplicação específica para no processamento e descasque de eucalipto.


Além destes produtos, a Randon Veículos mostra os Cabeçotes Processadores RK Log 500C e RK Log 700B, utilizados em operações de corte raso e processamento de florestas plantadas, possuem excelente desempenho e durabilidade comprovada mundialmente e o RK 614H, que é um forwarder equipado com motor de 175 hp, tração 6x6 e capacidade para 14.000 kgf.

Em paralelo à feira ocorrem outros três eventos: I Encontro Brasileiro de Silvicultura, III Encontro Brasileiro de Prestadores de Serviço do Segmento Florestal e o XV Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal.


Randon Veículos - criada em 1974, é líder nacional no segmento de caminhões fora-de-estrada, com uma participação de 70% da frota nacional de caminhões em operação neste segmento de até 30 toneladas e que vem aumentando continuamente sua participação nas vendas de retroescavadeiras no mercado brasileiro. A empresa, que também produz processadores florestais, cabeçotes processadores e forwarders, marca presença em vários países da América Latina, Oriente Médio e África. No exercício de 2007, a empresa registrou receita líquida 39,1% superior à de 2006.

* Portal Truck Brasil.

>>> TOYOTA TACOMA

Imagens da pick-up média da Toyota mais vendida em território norte-americano.
A Tacoma foi criada em 1995 pela Toyota, e em seus primeiros dias, foi importada e trazida para o Brasil com o nome de HILUX, fazendo relativo sucesso em nosso país e desfrutando hoje em dia, de uma elevada posição no ranking de vendas do segmento. De 1995 para cá, a pick-up mudou duas vezes nos EUA, e por aqui, ganhou uma reestilização definitiva em 2005, que todos conhecemos bem por se tratar de um utilitário muito bem aceito pelos brasileiros, e consequentemente, podemos visualizar muitas circulando pelas ruas.

Na América do Norte, a atual Tacoma é uma das mais vendidas pick-ups dos EUA, entrando em 2008 com três anos do atual desenho sem modificações, sendo ligeiramente diferente da nossa Hilux, já que as "irmãs" acabaran seguindo caminhos diferentes. Mas, ao que tudo indica, a pick-up que mostramos nas fotos abaixo pode revelar o futuro da Hilux brasileira, já que em breve, uma reestilização se fará necessária, o que levaria à crer que a Tacoma pode se tornar verde-amarela.

Enquanto isto não acontece, ficam as imagens para deleite dos leitores deste blog que gostam de belas e potentes pick-ups...





quinta-feira, 30 de outubro de 2008

>>> HONDA ELEMENT

Honda atualiza crossover Element, que será apresentado no Salão de Angeles, em novembro.
Com a demanda por carros compactos em alta nos Estados Unidos, a Honda não perdeu tempo e revelou a versão reestilizada do crossover Element. Com linhas mais modernas e adição de mais equipamentos para entretenimento e conforto dos passageiros, o modelo será um dos destaques do fabricante japonês durante o Salão de Los Angeles, que acontece entre os dias 21 e 30 de novembro.


O lançamento do carro ocorre em janeiro de 2009. Disponível em duas versões de acabamento (normal e SC), o veículo conta apenas com a opção do motor 2.4 litros de 166 cv associado a uma câmbio automático de cinco marchas. O preço do Element partirá de US$ 20.175 na versão de entrada. O modelo SC, com visual diferenciado por rodas exclusivas e pára-choques mais esportivo, ainda não teve seu valor divulgado.


Nos EUA o Element é o segundo veículo da Honda mais vendido, perde apenas para o Civic, atual líder de vendas país. Lançado em 2003, o carro é baseado no conceito Model X, apresentado no Salão de Detroit de 2001.

* Thiago Vinholes/Revista Auto Esporte.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

>>> IMAGEM DA SEMANA


Alguns dias atrás publicamos aqui uma matéria sobre um Mack "Bulldog" 1952, caminhão robusto e potente, que poderia levar cargas pesadas sem nenhum problema.

Para provar a robustez deste veículo, temos na imagem acima, um dos primeiros caminhões "Bulldog" produzidos pela MACK, em 1924, usados para o transporte de madeira nos EUA. Pela foto, nota-se que realmente o "Bulldog" tem pedigree...

>>> KOMBI RÁDIO

Kombi agora é símbolo de modernidade...
Criado no Japão, pela empresa Zumreed, o VW Camper Van é nada mais, nada menos um rádio AM/FM com relógio e alarme. Também possue uma pequena entrada para ser usado como uma caixa de som para MP3 Player ou até mesmo para computadores.


Tem entrada para USB e alimentação por bateria ou fonte diretamente ligada à rede elétrica. A princípio disponível em quatro modelos, com pinturas bicolores ou sólidas, fez o maior sucesso à época de seu lançamento, em maio de 2007, custando na época, R$ 130,00. Um belo souvenir para colecionadores aficcionados por KOMBI!

>>> HUMMER H3T

Modelo pick-up, derivado do utilitário-esportivo H3, foi flagrado rodando por estradas mineiras. GM jura que o carro será vendido apenas nos Estados Unidos, mas...
A picape Hummer H3T foi flagrada rodando em testes por estradas mineiras. O modelo foi apresentado durante o Salão de Chicago, em março, e está sendo desenvolvido pelo Centro Tecnológico da GM do Brasil, com unidades em São Caetano do Sul e Indaiatuba, no interior de São Paulo. O centro foi escolhido pela Grupo GM como o responsável pela arquitetura global das picapes médias. A unidade brasileira é um dos cinco centros de engenharia que a empresa tem em todo o mundo.

O início da produção está previsto ainda para este ano, na fábrica de Shreveport, nos Estados Unidos. Trata-se de mais uma tentativa da GM para salvar a deficitária marca Hummer, que foi colocada à venda recentemente.

Feita sobre uma arquitetura modificada do utilitário-esportivo H3, a picape é 50 cm mais comprida e tem cabine dupla, entre-eixos de 3,40 m e caçamba de 1,5 m. Pelas dimensões, pode-se dizer que a H3T é maior que um modelo médio, mas não chega a ter o porte de um grande. Inspiradas nas do H3, as linhas são bem ousadas e transmitem a sensação de robustez e esportividade.

Na cabine, podem viajar até cinco pessoas, que, embora não disponham de muito espaço, contam com todos os itens de conforto (ar, CD, regulagens elétricas, sistema de navegação, Bluetooth, entre outros) e de segurança (freios ABS nas quatro rodas, controle de estabildade, airbags frontais e de cortina, etc.) de um carro de passeio. Aliás, o acabamento interno é exatamente o mesmo do utilitário-esportivo. Detalhe interessante: os bancos traseiros podem ser rebaixados para uma área interna de carga leve.

Outra modificação interessante, em relação ao H3, ocorreu na suspensão, que oferece duas opções: uma voltada para o fora-de-estrada e, como uma boa americana, outra destinada ao uso em estradas bem pavimentadas e para puxar trailers e reboques. A nova picape Hummer tem tração integral de série, diferenciais blocantes nos dois eixos e pneus de aro 32 na frente e 33 na traseira.


Quando foi apresentada, em março, a H3T tinha apenas duas opções de câmbio (automática, de quatro velocidades, ou manual, de cinco marchas) e duas de motor, ambas a gasolina: 3.7, de cinco cilindros e 245 cv; e V8 5.3, de 304 cv. Mas descobrimos que a nova picape também terá uma opção a diesel, flagrada em teste junto com os outros dois modelos. A GM jura de pés juntos que a picape será destinada apenas ao mercado norte-americano, mas os testes de longa duração por estradas e condições brasileiras e a opção de uma versão com motor a diesel (que praticamente inexiste nos EUA) apontam também para outros mercados.

* Eduardo Aquino/Jornal Estado de Minas.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

>>> VÍDEO DA SEMANA



Comercial datado de 1970, no então lançamento da linha de mesmo ano de uma das maiores station-wagon do mundo, a Ford Country Squire. Interessante notar que os carros chegaram à década de 70 cada vez maiores e beberrões, onde tamanho e consumo significava "status" na sociedade, sendo o segmento das peruas, um dos mais concorridos, com as fábricas produzindo verdadeiras "banheiras" sobre rodas.

Esta perua também chama a atenção por ser um dos poucos veículos produzidos por mais de quatro décadas (!), mais precisamente de 1950 até 1991...

>>> CHEVROLET C60

Quem no Brasil nunca teve contato com estes caminhões? Seja na rua, nos pontos de frete, carregando material de construção e muitas outras profissões e áreas. E como é um veículo amado por muitos, e que também carrega consigo grande parte da história do transporte no Brasil, vale uma conferida na reportagem feita no ano passado por um repórter do portal WEBMOTORS, onde o próprio conta como os C60 roubaram a cena num encontro de antigos.


Então chega de conversa e vamos direto ao assunto: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/Reportagens_Conteudo.vxlpub?hnid=38289

>>> MERCEDES-BENZ CITARO LE

Mercedes-Benz/Daimler Buses fecha venda de 100 ônibus modelo Citaro nos Emirados
A Daimler Buses anunciou em sua matriz na Alemanha que fechou um contrato para o fornecimento de 100 ônibus Mercedes-Benz Citaro LE (Low Entry/Piso Baixo) para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Com entregas entre julho e setembro de 2009, eles rodarão no transporte público de Al Ain, cidade com aproximadamente 500 mil habitantes.

Além de atenderem as normas de emissões Euro IV, os ônibus Mercedes-Benz Citaro do pedido serão equipados com ar condicionado mais potente e sistema especial de isolamento térmico adequados às elevadas temperaturas da região. O acordo inclui um pacote completo de serviços e manutenção.

Através de um escritório regional de vendas em Dubai, também nos Emirados, a Daimler Buses atua no Oriente Médio desde 1999. Na região, um total de 80 ônibus Mercedes-Benz Citaro opera em Dubai desde 2006.

* Redação Canal Do Transporte.

>>> CHEVROLET TRAVERSE

Chevrolet confirma Traverse no Salão de São Paulo, dividindo as atenções do estande da GM com outros modelos norte-americanos
A Chevrolet anunciou mais uma atração para o Salão do Automóvel, que acontece entre os dias 30 de outubro e 9 de novembro em São Paulo (SP). Trata-se do Traverse, utilitário esportivo de porte grande comercializado nos Estados Unidos.

O modelo é equipado com um motor 3.5 V6, cuja potência varia de acordo com a versão. De acordo com a montadora, o Traverse equipado com escapamento simples gera 282 cv, enquanto que o SUV dotado de escape duplo desenvolve 292 cv.

Seis airbags, controle de tração, controle de estabilidade e sistema de monitoramento da pressão dos pneus são alguns dos itens oferecidos no GM. Como na maioria dos carros norte-americanos, o utilitário conta com uma transmissão automática de seis velocidades.

Segundo a marca, durante a mostra paulistana, o veículo será submetido a testes para avaliar a receptividade do público.

* Vitor Matsubara/Quatro Rodas.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

>>> LINK DA SEMANA


WWW.46CHEVYTRUCK.COM

Este link, além de ajudar (e muito!) quem está restaurando alguma pick-up antiga, também nos mostra que paixão por automóveis não tem limite. Pois onde mais se encontraria alguém disposto a fazer tudo o que for possível para recuperar um veículo? E ainda por cima montar um site para servir como uma espécie de diário, com finalidade não só de mostrar o trabalho em andamento, mas como ajudar as pessoas que estão na mesma situação.

Então não percam mais tempo e embarquem no mundo do Chevy 46. Para restauradores e curiosos de plantão (e para quem entende um pouco de inglês também)...

>>> FERRARI STATION WAGON?

Sim, ela existe! Seu nome? Ferrari Venice 456 Station Wagon.
Os leitores deste blog devem estar se perguntando: uma Ferrari no KOMBI & CIA? É, realmente modelos esportivos não são o foco aqui no blog, mas este veículo é especial e se encaixa no contexto dos assuntos tratados aqui, conforme verificaremos abaixo...

Segundo consta, o filho do sultão de Brunei, uma pequena ilha à sudeste da Ásia, príncipe Jefri, encomendou uma Ferrari diferente em 1996, pedido este que logo foi atendido por se tratar de um cliente, digamos, especial (leia-se "com muito dinheiro"). Sendo assim, a Pininfarina logo colocou em prática alguns rascunhos e o resultado é esse que vocês estão vendo nas fotos que ilustram esta nota. Na verdade, divide opiniões: uns gostaram muito, outros simplesmente ignoraram o projeto; mas o fato é que elas existem e estão por aí. "Elas" por que na verdade foram produzidas 7 unidades do veículo, sendo 6 entregues ao sultão, e uma (que provavelmente deve ser esta que figura nas fotos) que acabou nas mãos de algum colecionador. Só para constar, a motorização não é a mesma da 456 "normal", sendo substituído por um V12 de 442cv, já que o automóvel perdera as características de um esportivo, o que não significa que o motor é fraco... e o preço da brincadeira, na época, foi a bagatela de R$ 1.500.000,00 cada unidade. É coisa de sultão ou não?


quinta-feira, 23 de outubro de 2008

>>> KOMBI TRICOLOR

Essa é a história dos irmãos Marcelo, Alex Sandro e Carlos Eduardo Finimundi mais os primos Inácio e Rafael Bondan, todos de Farroupilha/RS.
Os cinco sócios do Grêmio juntaram uma grana e adquiriram uma Kombi para transportá-los junto com seus camaradas aos jogos do Grêmio na capital. Pelo valor de R$ 3.000,00 que pagaram a Kombi devia ter algum defeito. De fato tinha: era vermelha. Não tiveram dúvidas, procuraram um chapeador e mandaram pintar de azul, preto e branco e não pararam por aí. Colocaram teto solar elétrico, tiraram as fechaduras para abrir com controle remoto, forraram os bancos com as cores do imortal e substituíram o emblema da WV pelo do Grêmio. Até o momento investiram R$ 9.500,00 no tricomóvel e já receberam uma oferta de R$ 20.000,00 de um gremista de Porto Alegre para vender o veículo. Proposta recusada veementemente. "Não vendemos por nada nesse mundo, pois ela tem um valor muito maior do que o material, ela é algo que nos faz estar sempre perto do nosso Imortal Tricolor". O próximo passo é conversar com a direção para dar uma volta olímpica no Monumental (estádio do Grêmio) com a Kombi.






* Texto: Christian Bonatto.

>>> ECOSPORT ESPECIAL

EcoSport ganha série especial na Argentina
A Ford está comercializando uma série limitada do utilitário esportivo EcoSport na Argentina chamada de NightRunning. São apenas 400 unidades produzidas para pessoas que trabalham durante o dia e fazem caminhada à noite. O modelo é oferecido somente na cor preta e custa 70.565 pesos(aproximadamente R$ 46.500).


O EcoSport NightRunning está disponível somente com motor 2.0i de 16 válvulas, que acoplado a uma caixa de transmissão manual de cinco velocidades é capaz de entregar 147 cavalos de potência. O carro ainda conta com saias laterais, rodas de alumínio de 15 polegadas e rádio com MP3 e sistema Bluetooth. Ele também vem com um dispositivo que, quando acoplado ao tênis, é capaz de medir a distância da caminhada, das calorias queimadas e possui um relógio. Os dados obtidos podem ser descarregados em um computador com entrada USB.


* Portal Carsale.

>>> VETERANOS EM HANNOVER

Caminhões antigos impecáveis se destacaram num dos maiores eventos do setor de transporte rodoviário do mundo
As mais recentes inovações tecnológicas apresentadas na Feira do IAA, em Hannover, na Alemanha, tiveram este ano a companhia de preciosidades mecânicas de outras décadas, que foram expostas em um local especialmente dedicado à memória do setor de transportes rodoviários. Os caminhões antigos, criteriosamente restaurados, chamaram a atenção dos visitantes, que puderam matar saudades de modelos de marcas famosas e ver algumas pouco conhecidas no Brasil.

Apresentamos alguns modelos produzidos nos anos 50 e 60 pelas fábricas alemãs Faun, MAN (Maschinenfabrik Augsburg-Nürnberg), Henschel, IFA (Industrieverband Fahrzeugbau) e Krupp.

Krupp AK 380, de 1968, equipado com um poderoso motor Krupp-Cummins V8 de 265 hp

IFA fabricado em 1958, com motor de seis cilindros em linha que desenvolve 190 hp

Modelo da MAN, de 1954, um hanz-frida (romeu-e-julieta) com curiosos retrovisores nas guias do pára-choques

Este Henschel H-140 AK, de 1968, tem potência de 160 hp e transporta 8 tem sua carroceria basculante lateral

O grande cofre do motor do Faun 1955 esconde um seis-cilindros diesel refrigerado a ar

* Fonte: Revista Carga Pesada.

>>> AUDI ALLROAD

Audi mostra o Allroad 2009, modelo renovado que estréia no mercado europeu no final deste ano
A perua off-road da Audi acaba de ganhar um banho de atualizações. O Allroad, desenvolvido sobre a base do luxuoso A6 Avant, chega na versão 2009 com novos detalhes estéticos propostos pela marca em outros carros da linha.


Os faróis passam a contar com o filete de leds interno, moda lançada pelo superesportivo R8. A grade frontal, também atualizada, segue a nova tendência visual da marca, assim como as lanternas traseiras, redesenhadas. O luminoso traseiro agora é formado por um pontilhado de leds.

Por dentro, o Audi Allroad estréia a terceira geração do sistema MMI (Multi Media Interface), que permite ao motorista interagir com os sistemas do carro. Outras novidades são a introdução do indicador de mudança de marcha nas versões com câmbio manual, luzes indicadoras nos retrovisores externos e faróis direcionais, que movem o feixe de luz de acordo com o grau de esterço da curva.


O catálogo de motores segue o mesmo, com as opções a gasolina 3.0 TFSI de 290 cv e 4.2 FSI de 350 cv, e diesel 2.7 TDI de 190 cv e 3.0 TDI de 240 cv. A transmissão automática tiptronic de seis velocidades é a mesma no modelo anterior. Há ainda a versão com câmbio manual, disponível apenas para o modelo 3.0 diesel.

Como é de praxe em modelos deste porte, equipamentos como controle eletrônico de estabilidade (ESP), ar-condicionado digital, múltiplos airbags, freios ABS com EBD (controle de distribuição de frenagem), rodas de alumínio e computador de bordo vêm de série no Allroad 2009, que começa a ser vendido no final deste ano na Europa.

* Thiago Vinholes/Auto Esporte.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

>>> IMAGEM DA SEMANA


Sensação um pouco estranha para os passageiros, mas até que deve ser interessante ser "devorado" por um suposto tubarão...

>>> FORD EDGE

Conforme anunciado à alguns meses atrás em várias publicações, o novo SUV da marca oval chega ao Brasil, sendo apresentado ao público no Salão do Automóvel de São Paulo. Mais detalhes na matéria publicada semana passada no portal MotorCar, que KOMBI & CIA disponibiliza logo abaixo, para quem não teve a oportunidade de ler e se encantar com o belo veículo. Com texto de Célia Murgel e fotos de Silvio Porto, o novíssimo FORD EDGE...
Mesmo com a crise nos Estados Unidos, o mercado de luxo no Brasil continua crescendo, e não apenas na indústria automobilística, mas em todos os setores do país. A projeção de crescimento dos veículos Premium no Brasil, por exemplo, é de 100% em 2009. Com isso, as marcas estão investindo cada vez mais nesse segmento, mesmo não tendo um dos mais expressivos volumes de vendas. No Salão do Automóvel de São Paulo (30 de outubro a 08 de novembro) a Ford estará apresentando em seu estande o novo modelo Edge que vem para o Brasil brigar no segmento dos crossovers de luxo, e que será vendido nas concessionárias da marca no início de dezembro.


Um crossover que, de acordo com Winston Landin, gerente de estratégia de produto da Ford, "oferecerá o que há de mais moderno no mundo Ford em relação a design, conforto e tecnologia". E tivemos o privilégio de dirigir o Edge entre Toronto e Niagara Falls, no Canadá. Mas dirigimos o modelo top de linha canadense -- Limited --, com pequenas diferenças em relação à versão brasileira. Diferente do clima frio dessa época do ano no Canadá, onde o novo Crossover está sendo produzido (Oakville Assembly Plant) a Ford acredita em um número de vendas mais "caloroso", ou seja, cerca de 3.000 unidades por ano.
Ousada? Talvez, mas o Edge impressiona, primeiro por ser bem diferente dos modelos que a Ford já produziu. Um crossover robusto e moderno que irá brigar por seu espaço no segmento. Segundo a Ford, terá como concorrentes diretos o Hilux SW4, o Mitsubishi Pajero Full e o Hyundai Vera Cruz, todos com preços entre R$ 151 mil e R$ 192 mil. O Edge será oferecido no Brasil com apenas uma versão de acabamento -- SEL -- com preço sugerido de R$ R$ 149 mil e R$ 158.530 (com teto panorâmico).


O Edge mede 4,72 metros de comprimento e 2,22 metros de largura e, como os crossovers, conta com uma área envidraçada mais reduzida. Os estilistas trabalharam duro no desenho do carro e capricharam. Na dianteira, grade com três barras, similar ao Fusion, e faróis de neblina com insertos cromados. Visto de lateral, chama a atenção pela cintura elevada, pelo vinco na parte inferior das portas, pela caixa de roda mais alargada, pelas rodas cromadas de 18 polegadas e pelos espelhos retrovisores com luz de aproximação. A versão brasileira, entretanto, será calçada com rodas de alumínio.


A parte traseira também ganhou linhas modernas com o aerofólio inclinado na parte superior do vidro. Este é amplo, oferecendo boa visibilidade para o motorista. O pára-choque tem um bonito desenho e está em harmonia com o design das lanternas e porta-malas. As lanternas são mais esportivas, assim como a dupla ponteira de escapamento cromada. Segundo a Ford, o Edge será oferecido no Brasil com seis opções de cores: branco Málaga, preto Chamonix, prata Munique, vermelho Moscou, azul Toulouse e cinza Berlim.

Com 2,82 metros de entre-eixos, o Edge oferece um bom espaço interno para os ocupantes. EsteS viajam com conforto e encontram um acabamento requintado. Os bancos são tipo poltrona, forrados em couro, com ajuste elétrico em seis posições, memória e ajuste lombar. O Edge será oferecido no Brasil apenas na versão SEL, bem recheada de equipamentos, como ar-condicionado digital com ajuste de temperatura individual, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, controle do rádio no volante, volante e manopla do câmbio em couro.


Conta, também, com Sistema Sync, sistema integrado de comunicação e entretenimento com comando de voz, que possibilita diversas formas de conectividade, através de celulares com Bluetooth, iPods e MP3 players. Vem, ainda, com abertura das portas com acionamento por teclas, sensor de estacionamento, acendimento automático dos faróis, rebatimento dos bancos traseiros com acionamento atuomático (sistema EasyFold) e porta-malas com abertura e fechamento elétricos. O único opcional do Edge é o teto solar panorâmico com acionamento elétrico de dois estágios.

Para mover o Edge, a engenharia da Ford optou pelo motor V6 Duratec de bloco de alumínio, de 3.5 litros com 24 válvulas, que desenvolve 269 cavalos de potência máxima a 6.250 rpm e 34,55 mkgf de torque máximo a 4.500 rpm. Um propulsor que trabalha em harmonia com o câmbio automático de seis velocidades. De acordo com a Ford, o câmbio manual não está nos planos, ms segundo apuramos, está sendo desenvolvido.


Com esse motor e a transmissão automática, o Edge oferece um bom desempenho. Durante o teste drive na Hi Way canadense, entre Niagara Falls e a fábrica da Ford, mostrou-se ágil e com boas retomadas. As trocas de marcha são rápidas e precisas e o interior bem silencioso. O novo Ford oferece "prazer ao dirigir". Outro ponto de destaque está no conforto para os ocupantes, por conta da suspensão macia. O Edge, além de um bom desempenho, oferece bom espaço interno, inclusive para bagagem. O porta-malas acomoda 908 litros, sem os bancos rebatidos.

Para atender o consumidor do Edge, a Ford preparou um showroom específico, além de um test-drive diferenciado e de um pós-venda também diferente. O novo Ford conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem e a marca está oferecendo as duas primeiras revisões com preço fixo: a primeira com 3 parcelas de R$ 39,90 e a segunda, com 3 parcelas de R$ 49,90. Quer conhecer o Edge? Vá ao Salão do Automóvel, pois será a maior atração do estande da Ford.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

>>> HUMMER POLICIAL

Preparadora alemã aceita desafio de xerife americano e radicaliza na personalização de um HUMMER H2.
Um xerife do Texas, em julho deste ano, lançou um desafio para a preparadora líder em personalização de veículos na Alemanha, a GeigerCars.de: transformar um Hummer no veículo utilitário mais rápido do mundo! O resultado? Basta olhar para as fotos que ilustram esta matéria, para constatar que não só o desafio foi aceito, como realmente salta aos olhos o minucioso trabalho feito.

O motor, agora um V8 turbinado de 7.0 litros e quase 700 cv (!), leva o H2 à 250 Km/h, e de 0 a 100 em menos de 7 segundos, números para lá de expressivos, em se tratando de um veículo robusto como o Hummer. Algumas peças do motor foram trocadas e adaptadas, muitas inclusive sendo refeitas com titânio, para melhorar o desempenho, já que modificações extremas exigem trabalho dobrado.

Na parte externa, o que mais chama a atenção são as rodas aro 28 cromadas, que junto com a suspensão recalibrada e o novo sistema de freios, conseguem a força necessária para "segurar" o veículo em freadas bruscas. Além do habitual encontrado no acabamento dos HUMMERs, este foi equipado com um sistema especial de computador de bordo, com GPS e rádio comunicador trabalhando em conjunto num lap-top de última geração, para não deixar o xerife "na mão" de forma alguma...

Somente uma questão preocupa os moradores da cidade onde o xerife se encontra: quanto custou tal empreitada e se o dinheiro saiu do bolso do policial ou foi o estado que pagou...

Mas como isso não interessa muito aos leitores deste blog, vamos nos ater ao que interessa: fotos do possante, para encher os olhos e aguçar as idéias...