segunda-feira, 31 de agosto de 2009

>>> VÍDEO DA SEMANA



Uma rápida olhada nas Kombis no Sambódromo em São Paulo, no ano de 2007. Alguns exemplares raros por lá...

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>>> X-GEAR

Nova versão da minivan Livina com apelo aventureiro chega a partir de R$ 51,9 mil.
Com um visual mais robusto que os outros carros da linha, o Nissan Livina X-Gear quer atrair um público mais aventureiro. Os pára-choques foram redesenhados para a nova versão e a grade dianteira foi reestilizada para dar um visual mais esportivo ao modelo.


O motor pode ser 1.6 – com câmbio manual de cinco velocidades e uma potência máxima que varia entre 104 cavalos e 108 cv – ou 1.8, com câmbio automático de quatro marchas e que rende 126 cv com álcool e 125 cv com gasolina.


Segundo a fabricante, o Livina X-Gear começa a ser vendido por preços que partem de R$ 51.700 e chegam a R$ 63.700. Assim, o carro deve concorrer com os carros na faixa de R$ 50 mil e R$ 65 mil. Entre os considerados concorrentes diretos pela marca estão Kia Soul, Honda Fit, Fiat Idea Adventure e Peugeot 207 Escapade.


Apesar do visual aventureiro, o Livina X-Gear é um carro urbano e não sofreu alterações na suspensão em relação aos outros carros da linha. Todas as versões do X-Gear contam com rodas de liga leve aro 15” de série.

* Redação/Revista Auto Esporte.

domingo, 30 de agosto de 2009

>>> CONVERSÍVEL?

Empresa da California transforma Range Rover em cabriolet!
Estas imagens foram "pescadas" na rede mundial de computadores, onde as mais incríveis formas, ideias e atitudes aparecem o tempo todo. Desta vez, foi o modelo Range Rover abaixo, que ganhou uma curiosa versão conversível da Newport Convertible Engineering (NEC), na California. Algumas modificações como a redução do tamanho das portas traseiras, a instalação das barras protetoras e o espaço para a capota, não chegaram a comprometer a estrutura do veículo, mas deve-se levar em conta a ousadia da empreitada. É inegável que ficou interessante, mas será que muitas pessoas teriam esta coragem?




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>>> NOVA SAVEIRO

Nova Saveiro dá um passo à frente da concorrência, com linhas mais limpas e versões para agradar diversos públicos.
Assim como ocorreu com o Gol e o Voyage, a geração 5 da picape Saveiro provocou uma sensação de frescor num segmento em que a última novidade havia surgido em 2003 – a Montana, da Chevrolet. De um momento para o outro, a líder de mercado Strada, da Fiat, pareceu que havia envelhecido dez anos tamanho o choque em vê-la perto da nova picape da Volkswagen.


Não era para menos. A montadora alemã quer a todo custo recuperar o primeiro posto em vendas no mercado brasileiro perdido para a Fiat. E a Saveiro é peça-chave nessa estratégia: é justamente sua rival Strada o fiel da balança no ranking. Embora a VW já venda mais automóveis de passeio que a Fiat, a picape da marca italiana vira o jogo ao vender mais de sete mil unidades em média todos os meses – a velha Saveiro sofre para atingir 2 700 exemplares.

O discurso oficial da Volks é o de vender cinco mil Saveiros numa primeira fase, mas os executivos confidenciam que esperam mais da nova picape, talvez superar a Strada até o final do ano. Se conseguir isso, fatalmente passará a frente da Fiat, mas é ingênuo não crer que a Fiat irá contra-atacar. Melhor para os consumidores que podem ver descontos generosos daqui para frente.

Novo Visual é o Chamariz

Ao projetar um novo modelo do zero, uma marca pode melhorá-lo em todas as direções. É o que ocorre com a Saveiro: ela é maior, mais espaçosa, mais capaz, melhor equipada e muito mais atraente que sua antecessora. Apenas o consumo de combustível ficou no ar, literalmente. A Volks não divulgou os valores, mas disse que são similares aos do Gol.


Entre os atrativos do modelo, sem dúvida, o principal é o visual. Se o Gol e o Voyage ainda causam descontentamento em alguns, a Saveiro parece mais resolvida no quesito estético. A cabine de passageiros é baixa e com vidros estreitos, o que ressalta esportividade, a caçamba tem laterais volumosas e o apoio de pé lateral igual ao da rival Montana. Mas basta olhar suas linhas para notar que na VW o resultado é mais elegante enquanto a Chevrolet apresenta cortes profundos na carroceria.


A traseira, inspirada na da futura picape média Amarok, transmite bom acabamento, sobretudo nas lanternas verticais. Nem tudo é perfeito, evidentemente. A escolha de rodas aro 14 de aço nas versões simples destoam do resto do veículo. Mesmo a roda de aço estilizada, de 15 polegadas, causa uma certa estranheza, embora a justificativa para isso seja aceitável, o de manter intacta a região em pisos ruins.

Diferença Nos Detalhes

Menos evidentes, as pequenas soluções do dia-a-dia devem agradar os proprietários aos poucos. É o caso da tampa da caçamba, que possui uma mola a gás e evita que a peça caia quando aberta. Além disso, é possível fechá-la com chave, o que, de quebra, impede que a trava do estepe, localizado abaixo da picape, seja acessado.

Outro capricho são os ganchos deslizantes na borda da caçamba, facilmente ajustáveis conforme a carga. O rack do teto, opcional em algumas versões, serve para múltipla finalidades. Além de carregar objetos, ele tem função aerodinâmica e um dispositivo retrátil que serve para amarrar itens mais longos.

A caçamba da nova picape é mais larga e mais comprida que anterior, claro, mas possui um detalhe a mais, as caixas de rodas deslocadas para fora para facilitar a acomodação de objetos mais largos.

Em relação ao Gol e ao Voyage, o entre eixos da Saveiro é 15,3 cm maior e as bitolas, como dito acima, 4,7 cm e 10,8 cm mais largas que as do hatch e do sedã. Essas caraterísticas somadas à suspensão traseira de eixo de torção transformaram a picape num automóvel na hora de dirigir. O modelo é bem estável e a suspensão até firme demais para esse tipo de veículo, acostumado a apresentar oscilações e rolagem em curvas.


Com relações mais curtas na 1ª e na 2ª marchas, o câmbio MQ200 faz a Saveiro saltar com força quando vazia. O teste-drive foi realizado em meio a chuva torrencial e não conseguimos chegar a 102 km/h para avaliar o ruído interno. Apesar disso, o som do áspero do motor chega a invadir a cabine em rotações mais altas. A suspensão passou mais vibração para dentro do que esperávamos em pisos ruins.

Mesmo assim, a dirigibilidade é agradável, sobretudo na estrada, onde seu entre eixos longo e seu perfil baixo funcionam bem. Aliás, a aerodinâmica trabalhada nos detalhes faz a picape fluir bem a ponto de não percebermos tanto o barulho do vento em velocidades um pouco mais altas.

Espaço Para Carga e Bagagem

Evidentemente, o principal atributo de uma picape é levar carga. Nesse sentido, a Saveiro leva na caçamba 924 litros na cabine simples e 734 litros na estendida. O compartimento traseira desta última pode levar mais 300 litros – a simples oferece apenas 108 litros.


Os valores são superiores aos da Saveiro anterior, mas perdem para Strada e Montana – esta última, por exemplo, tem mais 200 litros na caçamba em relação a Saveiro cabine simples.

Pequenas e Grandes Diferenças

A Volkswagen diz que ouviu seus clientes e o resultado foram três versões, uma para cada perfil de público. A básica, para uso pesado, não traz pintura nos para-choques e grade, vem com rodas aro 14 de aço e tem interior simplificado, com tecido dos bancos sem detalhes, vidro traseiro sem protetor e chave sem keyless.


A intermediária é, na verdade, um módulo, o famoso Trend, que custa R$ 890 na cabine simples e R$ 920 na estendida. Ele traz calotas, grade traseira, detalhes pintados na cor do veículo, conta-giros, revestimento melhor dos bancos, chave canivete e faróis duplos.

Já a Trooper é, de longe, a mais equipada. Possui rodas de aço de 15 polegadas, mas estilizadas para parecer de liga leve. O brake-light tem função extra de iluminação da caçamba e a versão vem com direção hidráulica, I-System, temporizador e volante com regulagem de altura e profundidade.


Para complicar a vida dos interessados, os opcionais são muitos e agrupados em módulos. Trio elétrico, ar-condicionado, som, sensor de estacionamento, faróis de neblina, airbags e ABS com EBD são adquiridos dessa forma.

Carga Leve

Perguntada sobre qual versão venderá mais, a Volkswagen apontou uma disputa entre a Trend e a Trooper, com quase 40% de participação no mix. Segundo a montadora, pouca gente usa uma picape compacta para trabalho. Mesmo nesse caso, a média de peso da carga é surpreendentemente baixo, apenas 200 kg. Para os alemães, a Saveiro é antes de tudo, um automóvel de passeio: jovem, aventureiro, descolado, mas que vai mais ao shopping e entra mais pela frente que pela área de descarga.

* Redação/Revista Fast Driver.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

>>> LINK DA SEMANA


WWW.BEAKERSBLOG.SKYNETBLOGS.BE

Blog de uma oficina especializada em VW, carregado de imagens interessantes dos veículos que passaram (ou estão chegando) pela garagem desta turma. As imagens das Kombis são de deixar qualquer fã de queixo caído...

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>>> BMW X1

BMW antecipa Frankfurt e mostra X1 no Brasil
Nem compacto, nem crossover, nem SUV, nem perua. Em qual categoria podemos classificar o X1, o próximo lançamento da BMW? Mostrado em primeira mão em um evento realizado em São Paulo, o novo carro da marca alemã chega, de acordo com Jörg Dornbusch, presidente da marca no Brasil, para conquistar principalmente o público jovem e aqueles que buscam um automóvel com apelo urbano, mas que também ofereça bom espaço interno e praticidade.


O novo BMW será lançado oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro, mas a apresentação do modelo no Brasil serviu como uma avant-premier para mostrar os anseios da marca com seu novo produto. “O X1 é um carro com apelo urbano e esportivo ao mesmo tempo. Compacto por fora, fácil de manobrar, mas com um bom espaço para cinco passageiros”, definiu Dornbusch. Segundo o executivo, a produção do carro terá início em outubro, na Alemanha, e a partir de dezembro ou janeiro de 2010 as primeiras unidades já devem ser importadas para o Brasil.

Durante a apresentação, a BMW não permitiu que o carro fosse fotografado e não divulgou a faixa de preço ou quais serão os principais concorrentes do X1, mas tudo leva a crer que o modelo terá como principal adversário o Volkswagen Tiguan (vendido a partir de R$ 124.190 por aqui). Inicialmente, apenas a versão topo de linha, equipada com motor de 2,8 litros de seis cilindros em linha e 258 cv e tração integral, será comercializada no mercado nacional.


O carro exposto no evento era um exemplar da versão xDrive e contava com rodas de 18 polegadas calçadas em pneus 255/40 R18, ponteira dupla de escape, rack no teto em alumínio, teto solar panorâmico, revestimento dos bancos e portas em couro bege claro, acabamento interno com apliques em madeira e câmbio automático sequencial com borboletas para as trocas de marchas no volante, entre outros itens.

Chamariz para novos clientes

Com linhas externas atraentes e agressivas, o X1 é uma aposta da BMW para atrair novos clientes e, assim, fazer do modelo o carro-chefe da linha X (que atualmente conta com os SUVs X3 e X5, além do crossover X6). “Por enquanto, o X1 ainda não tem um concorrente direto, pois o Audi Q5 e o Mercedes-Benz GLK estão em patamares de preços bem acima. Posso dizer que o nosso carro vai ser bem competitivo no mercado”, analisa o presidente da companhia.

Apesar das indefinições em relação ao segmento em que o modelo vai concorrer em relação aos preços aplicados pela BMW, só nos resta esperar para saber, a partir do ano que vem, se o X1 vai emplacar entre os consumidores que podem pagar mais de R$ 100 mil por um automóvel.

* Guilherme Silva/iCarros.

>>> 1.000 VEÍCULOS

Importadora de Towner e Topic atinge 1.000 veículos vendidos no Brasil.
A CN Auto, importadora oficial dos modelos Towner e Topic, atingiu esta semana a marca de 1.000 veículos comercializados no país. A empresa prevê para o último quadrimestre do ano a venda de mais 1.200 unidades do utilitário Towner e mais 400 unidades da linha Topic, produzidos pelas montadoras chinesas Hafei Motor e Jinbei Automobile.

Com esses números, a CN Auto deve fechar o ano com 2.500 unidades comercializadas. Atualmente, a rede conta com 22 concessionárias e deve encerrar 2009 com 40 pontos de atendimento.

* Redação/Revista AutoEstrada.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

>>> IMAGEM DA SEMANA


Interessante imagem de um El Camiño com capota! Apesar de exagerado visualmente falando, até que a ideia foi criativa. E ainda garantiu um espaço bem legal para o cachorro na caçamba...

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>>> 40 ANOS

Modelo Stralis comemora 40 anos da Iveco na Argentina.
Em comemoração dos 40 anos da Iveco na Argentina, a montadora lançou uma versão limitada do caminhão Stralis 490S42, produzido na planta de Córdoba, e o veículo é também o número 70 mil naquele país.


A cor do cavalo mecânico é a preta, e adesivos alusivos aos 40 anos da presença da Iveco na Argentina podem ser encontrados nas laterais da cabine e acima da grade frontal. Entre os detalhes do caminhão, destacam motor de 420 cv de potência, freios ABS, defletores superiores e laterais, tanque de alumínio de 600 litros, ar condicionado, fechamento centralizado, cor negra, pneus traseiros mistos, entre outros. Para a edição limitada “40 anos”, foram produzidas 65 unidades, que já começaram a ser comercializadas em toda a rede de concessionárias da Iveco na Argentina.

De acordo com a montadora, a edição limitada do Stralis é uma excelente maneira de destacar a versatilidade em produzir versões especiais aos clientes. “Por isso, escolhemos como marco das comemorações de 40 anos, um caminhão que expressa nossa identidade”, finaliza Sebastián Macías, diretor comercial da Iveco Argentina.

* Redação/Revista O Carreteiro.

>>> ÔNIBUS OFF-ROAD

Para encarar desafios: Volkswagen Caminhões e Ônibus produziu um verdadeiro ônibus off road para melhorar o transporte dos estudantes das áreas rurais em nosso país.
Ele parece um veículo desenvolvido para enfrentar provas do tipo rally, com todos os percalços que possam surgir, como poeira, lama e muito buraco. Mas ele é um ônibus escolar criado para atender o programa federal Caminho da Escola. A Volkswagen Caminhões e Ônibus desenvolveu especialmente o modelo VW 15.190 VE-03R para garantir maior segurança e qualidade ao transporte dos estudantes da área rural do Brasil.


Para isso ela reforçou a suspensão e reduziu balanço dianteiro e traseiro, promovendo uma otimização para operações em estradas de terra com condições severas de piso e relevo. “A concepção desse modelo mobilizou toda a nossa Engenharia, os fornecedores e nossa área de Qualidade. Tudo foi projetado para garantir maior conforto aos estudantes”, diz Ricardo Alouche, diretor de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus e da MAN Latin America. No total, a Volkswagen Caminhões e Ônibus fornecerá 2.200 unidades para o projeto. O primeiro lote, com 1.100 veículos completos (as carroçarias serão da marca Caio/Induscar e Marcopolo), começa a ser entregue no fim de agosto.


Cada veículo foi configurado para transportar até 57 alunos sentados. Além disso, recebeu pneus borrachudos, faróis traseiros, sinalizador sonoro de ré, portas maiores que as convencionais, poltronas tipo sofá, cinto de segurança, vidros verdes, acentos preferenciais, janelas de emergência, limitador de velocidade para 70 quilômetros por hora e tacógrafo com GPS. A montadora informa que as alterações necessárias nos ônibus foram alcançadas por estudos e proposições feitas pelo Centro de Pesquisa em Transportes da Universidade de Brasília (Ceftru/UnB), técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) e pelo o Inmetro, que certificou o veículo da VWCO como o padrão para o transporte escolar rural no Brasil.


“Foram percorridos 50 mil quilômetros e 16 municípios da zona rural brasileira onde foram entrevistados prefeitos, secretários de educação e transporte, condutores de ônibus e barcos, donos de empresa de transporte, professores e alunos. Atualmente, a pesquisa é dividida em frentes de estudo com o objetivo de dar assistência aos municípios no planejamento, regulação e na operação do serviço”, enfatizou Alouche. A marca aguarda ainda a licitação para o fornecimento de outros 1.100 ônibus com 15 toneladas convencionais que garantirão o transporte dos estudantes nas áreas urbanas.

* Antonio Ferro/Revista AutoBus.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

>>> SONHO REALIZADO

Depois de revitalizada, Kombi adquire estilo próprio e ganha exclusividade pelas ruas de Curitiba.
Existem coisas na vida que realmente não têm preço. Assim pensou o casal Rodrigo Siqueira Reis e Louise Farah Saliba quando se depararam com esta Kombi 1972 toda restaurada. Carinhosamente apelidado de “Matilda”, o veículo adquirido em 2007, ao contrário de muitas outras histórias, tinha uma boa aparência, contudo, faltava-lhe brilho, algo que só os apaixonados por carros antigos conseguem despertar. Com muitas idéias na cabeça e nenhuma habilidade mecânica, os proprietários resolveram encaminhar a Kombi para os cuidados de uma oficina especializada no assunto. E o local escolhido para a tarefa foi a Silver Riders Customs, em Curitiba (PR).

Ansiosos para ver o trabalho realizado o quanto antes, o casal participou ativamente de todo o processo de revitalização do veículo. Ao todo, foram seis meses de trabalho intenso. O aspecto visual do carro entusiasmou a equipe da oficina e aguçou-lhes a criatividade. “Não tivemos nenhuma dificuldade para realizar o serviço, e sim muitas horas de trabalho”, disse Luciano Felício, um dos responsáveis pelo projeto.

APRIMORAMENTO

Logo de início, a Kombi foi completamente desmontada. As peças da carroceria, depois de lixadas, receberam camadas de tinta com tonalidades harmoniosas e o revestimento nas cores verde e branco, utiliza o mesmo tom da pintura de fábrica.
O segundo passo foi a caixa de direção. Desgastada e apresentando folgas que comprometiam a dirigibilidade do carro, ela foi automaticamente substituída e, no intuito de proporcionar mais conforto, tanto para os ocupantes quanto para os passageiros, os amortecedores também foram trocados.

Para garantir mais segurança, os freios originais, assim como os demais itens que compõem esta Kombi, passaram por uma revisão completa. A suspensão, por exemplo, depois de pintada com a cor “Preto Cadillac”, foi rebaixada em 4”. Essa mudança, segundo os mecânicos, garantiu leveza ao veículo durante os percursos.
Em busca de exclusividade, algumas partes do motor 1.500cc original receberam detalhes modernos como as partes confeccionadas em lata que acabaram recebendo pintura na mesma cor do carro. Destaque para a capelinha e as tampas da parte superior dos cabeçotes.

Ainda no motor, todos os detalhes como as tampas das válvulas, a polia de alumínio, tampa do distribuidor em acrílico, suporte do alternador e sua polia com apliques em acrílico, são da marca EMPI. Para Felício, a colaboração dos proprietários foi essencial nessa etapa do projeto. “O Reis nos ajudou muito. Ele que se responsabilizou por comprar todas as peças para a Matilda”, comenta.
Depois de revisar e substituir os itens necessários, a equipe começou a remontar a Kombi e, para isso, nenhum detalhe foi esquecido. Em busca da perfeição, as borrachas e os quadros dos vidros laterais, agora novos, proporcionam mais jovialidade ao modelo, enquanto que os espelhos retrovisores externos e as lentes das lanternas originais traseiras, na cor vermelha, foram importados dos EUA. Objetivando maior durabilidade, todos os parafusos são de aço inox e foram fabricados pela ALEN.

Nada convencional, o pára-brisa desperta a curiosidade das pessoas. O equipamento é dividido ao meio e conta com duas janelas estilo safári que abrem para fora.
As rodas de aro 15” são modelos Porsche 911, muito utilizadas na composição de veículos robustos e ajudaram a compor um visual de destaque ao modelo. O conjunto recebeu pneus Bridgestone 195/60 R15. Segundo seus idealizadores, a Kombi possui um estilo próprio e ganhou exclusividade pelas ruas de Curitiba com essa customização “Classe A”.

ESTILO CLÁSSICO

O interior ostenta um visual sóbrio com bancos revestidos de couro bege, laterais de porta dianteira e traseira em courvin com apliques em alto relevo, assoalho forrado com carpete de 6 mm de espessura na cor marrom e tapetes personalizados, proporcionando um acabamento de qualidade elevada para a “Matilda”.
Seguindo à risca o desejo de originalidade do veículo por parte dos proprietários, o volante e a coluna de direção, depois de restaurados, foram pintados na mesma cor dos bancos e o câmbio de quatro marchas recebeu alavanca SKAT da EMPI. Isso proporcionou trocas mais justas entre uma marcha e outra, aumentando o prazer de dirigir.

No painel, apenas os equipamentos de época garantem o destaque como o velocímetro e marcador de combustível.
Por fim, as pedaleiras e manoplas confeccionadas em aço inox e com o símbolo da Volkswagen são assinadas pela empresa Threeparts. Já o inusitado espelho retrovisor interno, em formato de prancha de surf, deixa transparecer o espírito jovem dos proprietários do veículo.

SOM BÁSICO

Além de todos esses detalhes, existe ainda o sistema sonoro desenvolvido para agradar também aos ouvidos dos proprietários. Assim, o carro está equipado com um kit duas vias de 5” na parte superior traseira e outro de 6” na dianteira, ambos da marca Sony. Já embaixo do banco traseiro, a equipe de profissionais instalou uma caixa band pass para o subwoofer de 8” da Bravox. O módulo encontra-se abaixo do banco do carona e um iPod com MP4 comanda toda a festa. Essa foi a opção encontrada pelos profissionais para garantir a boa qualidade de som sem a necessidade de alterar o painel. Revestimento acústico anti-ruído de qualidade finaliza o projeto.
Apesar de tantos mimos, a Matilda não tem folga. Utilizada no dia-a-dia, a Kombi é um dos grandes orgulhos de seus proprietários. O motivo? Muito simples: paixão à primeira vista.

* Texto: Claudia Cardinale/Fotos: Marcello Garcia
Revista Street Customs.

>>> PROPAGANDA




Duas propagandas da Volkswagen para um dos carros mais belos dos últimos tempos! E a propósito, sempre com ideias geniais das empresas de publicidade contratadas...

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>>> SUZUKI SX4

Crossover esportivo SX4 da Suzuki chega com muitas novidades. Com motor 2.0, 16v e tração inteligente i-AWD, produto alia esportividade e segurança, reforçando presença da marca no Brasil.
No ano em que a marca comemora o seu centenário e registra 40 milhões de unidades vendidas mundialmente, a Suzuki traz ao Brasil mais um produto de sucesso. Desta vez, a empresa investe no segmento dos Crossovers compactos e apresenta um verdadeiro Crossover Hatchback esportivo: o SX4.


O novo veículo - que foi concebido pela equipe de design da Suzuki e pelo designer italiano Giorgetto Giugiaro, verdadeira referência na indústria automobilística - oferece respostas rápidas e precisas e traz uma série de itens que aumentam sua segurança. O modelo terá ainda uma versão de personalização diferenciada, chamada de Sport Pack SX4, que destaca a esportividade e o espírito jovem do carro.

Com o Grand Vitara, a Suzuki trouxe luxo e robustez; com o Jimny, mostrou a valentia que um compacto pode ter no off Road; agora, com o SX4, abre mais o leque de atuação junto a um público jovem, com esse novo crossover esportivo de alto desempenho. É um produto que vai satisfazer não só quem precisa andar na cidade, mas também quem gosta de pegar a estrada e ir à praia ou ao campo nos fins de semana.


Pronto para agradar quem gosta de pisar no acelerador, o SX4 tem um eficiente motor 2.0 à gasolina, com 16V e quatro cilindros, sistema Drive by Wire e comando de admissão variável. E, como já é tradição na Suzuki, o motor é todo em alumínio, o que garante mais leveza, centro de gravidade mais baixo, e por conseqüência, melhor desempenho. Preparado para render na cidade ou na estrada, esse equipamento é capaz de gerar a potência de 145 cv e um torque máximo de 18,7 kgf.m @ 3.500 rpm. Para garantir ainda mais agilidade, conta tanto na versão automática, de quatro velocidades, quanto na mecânica, de cinco, com uma relação esportiva de marchas. O conjunto é completado por rodas de liga leve 16''.

Segurança

Um carro com a performance do SX4, que permite aventuras variadas, requer mecanismos para garantir mais controle, estabilidade e segurança ao motorista e aos passageiros, seja no sentido de evitar impactos ou de absorvê-los adequadamente. Por isso, a Suzuki equipou o SX4 com ABS e EBD e aplicou ao veículo uma tração 3-Mode inteligente i-AWD. O sistema oferece três modos distintos de operação para adequar a performance do automóvel a cada situação e é preparado para distribuir automaticamente a força do motor entre as rodas conforme a necessidade.


Em situações urbanas, esse crossover esportivo da Suzuki pode circular no modo de tração 2WD com tração dianteira, o que torna o carro mais silencioso e econômico. Caso seja necessário, aciona-se o modo de tração AWD Auto, que distribui a tração de acordo com o que a situação exige. Essa é uma alternativa propícia para determinados cenários, como superfícies escorregadias ou performances mais esportivas. Ainda há a opção do AWD Lock, que dá mais força nas rodas traseiras e é adequada a terrenos fora do asfalto. A tecnologia é versátil e inteligente: para maior segurança, desloca automaticamente o modo Lock para o Auto se o condutor ultrapassar os 60 km/h.

Para aumentar a segurança e com uma concepção esportiva, esse veículo apresenta uma suspensão Power Tuned, que adota uma suspensão dianteira independente com uma estrutura MacPherson, molas helicoidais e amortecedores com molas internas de controle de rolagem nas curvas. Na traseira, a suspensão independente com barra de torção e molas helicoidais também corrige a convergência das rodas nas curvas. Além das características típicas de um esportivo, como firmeza e estabilidade ao dirigir, essa suspensão ressalta o conforto e a performance que se espera de um verdadeiro crossover.

Além de todos esses dispositivos de segurança ativa, o veículo conta com mecanismos de segurança passiva. No espaço interno, airbags duplos frontais e cintos de três pontos e apoio de cabeça para todos os bancos. Na carroceria, há o conceito de absorção de energia de impacto e deformação programável SEBS (Safety-Engineered Body Structure), além de barras de proteção lateral.

Conforto e Praticidade

Esse Crossover esportivo compacto da Suzuki possui um sistema de última geração de direção assistida eletricamente, que aumenta o prazer de dirigir, e por não retirar força do motor, o torna ainda mais esportivo. E, além dessa tecnologia, como o veículo apresenta um raio mínimo de giro de 5,3m, qualquer tipo de manobra, seja para colocar o carro em uma vaga de shopping ou fazer uma baliza na rua, passa a ser uma experiência agradável.


No espaço interno, o conforto proporcionado pelo SX4 aparece na posição do motorista, que pode regular a altura do seu banco e da direção. Os passageiros que se sentam atrás também têm um diferencial e rapidamente percebem a sensação agradável de se posicionarem em um banco mais alto que o dianteiro. Essa característica permite melhor acomodação das pernas e maior visibilidade.

O veículo tem computador de bordo, sistema de som com MP3, entrada para Ipod, quatro alto-falantes, quatro tweeters, controle de som no volante, dez porta-objetos, entre porta-copos, porta-mapas e uma gaveta deslizante sob o banco do passageiro. Para situações de pouca claridade, há iluminação no porta-malas e na ignição. Na porta do motorista ficam localizados o controle elétrico dos retrovisores externos e o comando central de travamento das portas e vidros. O SX4 ainda oferece, por meio de um sistema de fácil manuseio, bancos traseiros 100% rebatíveis. Isso significa elevar a capacidade do porta-malas de 470 para 1.430 litros.

O SX4 será comercializado nas cores preto, cinza, vermelho, vermelho-cobre, branco perolizado, azul, grafite e prata.

Sport Pack SX4

Para quem quer uma versão ainda mais esportiva e personalizada, o Sport Pack SX4 é ideal. O Sport Pack faz uso de um item que está de volta ao mundo automotivo com cada vez mais força: as faixas esportivas acima da soleira e no capô, que dão a sensação de movimento e esportividade.


Essa personalização prevê aerofólio traseiro Wing Lip com acabamento emborrachado, que traz estabilidade e deixa o design mais agressivo, e rodas pintadas na cor grafite, que enfatizam a esportividade,


Há um diferencial no teto preto brilhante e uma ponteira de escapamento esportiva em aço inox. A identidade visual do Sport Pack SX4 chega, por fim, ao espaço interno, que leva bancos em couro bicolor com desenho esportivo e grafismos SX4 bordados.

* Press Release/Suzuki Motors Co.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

>>> VÍDEO DA SEMANA



Uma raridade restaurada e personalizada é o que podemos assistir neste vídeo. Impressionante a dedicação dos americanos com seu passado. Para quem aprecia veículos especiais antigos, é puro deleite!

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>>> VOLARE V5

Volare apresenta versão incrementada do miniônibus V5 em evento de turismo.
A Volare está apresentando uma versão especial do miniônibus V5 no 51º Conotel - Congresso Nacional de Hotéis, que acontece nesta semana no Rio de Janeiro. O veículo foi equipado com itens diferenciados como sensores de estacionamento, GPS e até sistema de acesso sem fio à internet.


Com capacidade para 13 passageiros, o miniônibus da Volare ganhou uma série de itens diferenciados na versão específica para o segmento de turismo. Entre eles, sensores de estacionamento com duas telas instaladas no painel de instrumentos que auxiliam nas manobras em marcha à ré, sistema de radionavegação (GPS), itinerário eletrônico, janela inteiriça e vidros colados para diminuir a transmissão de ruído no interior do veículo.

O V5 incrementado, primeiro miniônibus brasileiro de transporte de passageiros equipado com acesso sem fio à Internet, segundo a fabricante, tem ainda poltronas de couro tipo Executivo, porta-copos, porta-revistas e porta-pacotes com iluminação, além de ar-condicionado, DVD, rádio com CD e monitores de televisão de 15 polegadas. O miniônibus da Volare é equipado com motor eletrônico MWM 4.12 Euro III, que oferece potência de 150 cv a 2.200 rpm e torque de 550 Nm.

* Redação/Canal Do Transporte.

>>> CROSSOVER 2.0

Subaru Forester 2.0: bravura renovada! Como anda a nova geração do discreto crossover que tem uma legião de fãs.

Um dos primeiros crossovers do mercado, o Subaru Forester é um modelo que ocupa um nicho de mercado, mas que tem uma legião de fãs. A revista argentina Auto Blog, avaliou a versão 2.0 XS (R$ 105 mil), a nova geração do modelo da marca japonesa, cuja grande maioria dos donos tiveram outros Foresters.

Por Fora

As primeiras gerações do modelo – com seu desenho quadrado, mas parecendo uma perua que um utilitário esportivo – se destacaram mais pela discrição e praticidade do que pelo visual. Nessa terceira geração o Forester evoluiu bastante quando o assunto é estética, ficando mais parecido com um jipão de luxo.


De qualquer forma, segue sem muito alarde nesse aspecto. Precisa do atrevido vanguardismo do Honda CR-V e do Nissan X-Trail. Tão pouco é elegante como o Land Rover Freelander 2. E nem esportivo, como o Volkswagen Tiguan. Mas há que se reconhecer que a evolução desse Subaru é notável em termos de estilo. A frente de cantos arredondados tem um perfil de um verdadeiro utilitário esportivo e a traseira vem com dupla saída de escapa cromada, o que deu mais esportividade ao carro.O que também ajuda nesse aspecto são as rodas de 16 polegadas montadas em pneus 215/65R.

Por Dentro

O Forester tem um dos interiores mais espaçosos do segmento. Um ambiente bem arejado e com bom acabamento são qualidades que agradam logo de cara. Os bancos traseiros têm espaço para três ocupantes adultos, mas quem tiver que ir sentado no centro vai sentir um certo incômodo por causa do túnel do eixo carda da transmissão, que atrapalha a acomodação das pernas. E quem quiser rebater os encostos traseiros vai acabar tendo 1.660 litros para levar bastante bagagem.


A fama da Subaru em fabricar modelos resistentes é confirmada nesse Forester 2.0 XS. Mas os plásticos do interior são rígidos e ficam devendo uma textura mais refinada, como a que oferece o Chevrolet Captiva e o Toyota RAV4. Em contrapartida, a posição de dirigir é correta, com ajustes de altura e profundidade do volante, que na versão avaliada veio revestido de couro. A instrumentação com iluminação azulada pode parecer um tanto exagerada, mas os fãs da marca adoram essa cor.

Motor e Transmissão

A estética pode não impressionar, assim como o interior, mas o conjunto mecânico reserva o que esse carro tem de melhor. O motor de quatro cilindros contrapostos – configuração usada também pela Porsche – torna o centro de gravidade mais baixo e gera menos vibrações. Com 2.0 litros de cilindrada e 16 válvulas, recebeu uma série de melhorias nessa nova geração. Agora tem 150 cavalos e 20 kgfm de torque a 3.200 rpm. A tração é integral e vem com sistema que distribui a força do motor entre os eixos conforme as condições de aderência. Além disso, combina bem com o câmbio automático seqüencial de quatro marchas. Tem respostas rápidas, mesmo quando exigido a fundo.

Comportamento

O novo Forester mostra suavidade. Vem com direção assistida e rápida e uma suspensão que absorve bem as irregularidades do piso.Talvez pudesse ser mais rígida, já que permite que a carroceria incline bastante nas curvas, mesmo as de baixa velocidade. Por isso é bom pensar duas vezes antes de acelerar demais esse Subaru. Mas em trechos de terra, o carro se sente mais à vontade, mantendo o conforto dos ocupantes, apesar dos buracos pelo caminho. E se você se acostumar com a inclinação da carroceria, o Forester pode se transformar em um carro bem divertido de dirigir, com a segurança garantida pelo controle eletrônico de estabilidade.


A distância livre do solo aumentou de 20,5 centímetros para 22,6 cm, a tração é excelente e a potência do motor é entregue de maneira linear e constante. Os freios também fazem parte dos outros pontos a serem destacados: há discos nas quatro rodas (dianteiros ventilados) que param sem problemas os 1.490 quilos de peso.

Conclusão

Seu desenho não ganhará prêmios internacionais, com essa suspensão nunca baterá recordes em Nurburgring e o interior nunca será igual aos dos utilitários esportivos de luxo, mas nada disso interessa dos fãs do Forester. Mais do que um jipão da moda, eles buscam um meio de transporte confiável, robusto e com foco no conjunto mecânico, deixando de lado o desenho sem graça. O novo Forester talvez nunca seja um sucesso de vendas, mas os fãs do modelo encontrarão motivos sobra para continuarem fiéis à marca das estrelas.

* Carlos Cristófalo/Argentina Auto Blog

>>> LIVINA ADAPTADO

Livina ganha versões para clientes PNE.
A Nissan do Brasil está disponibilizando em sua rede de concessionárias versões das minivans Livina e Grand Livina adaptadas para portadores de necessidades especiais (PNE). Os dois veículos podem ser adquiridos com isenção de impostos (ICMS, IPI, IPVA e IOF) prevista na legislação federal. Com os descontos, o preço do Livina cai para até R$ 33.519, representando um abatimento de aproximadamente 30% em relação a um modelo similar sem adapações. No caso do Grand Livina, sua versão mais acessível equipada com motor 1.8 l e câmbio manual, chega a custar R$ 39.406.


Entre os equipamentos instalados no veículo estão pomos de dirigibilidade - equipamento que permite ao motorista girar o volante com apenas uma das mãos -, banco móvel para facilitar o acesso ao interior do veículo, acelerador e freios manuais instalados na parte superior do painel, além de acelerador posicionado à esquerda - o comando fica ao lado do pedal do freio sem anular o pedal original. De acordo com Pedro Batista, gerente de Vendas Diretas da Nissan do Brasil, os acessórios (adaptados) foram desenvolvidos para atender 95% das necessidades físicas mais comuns do segmento.


O Livina é equipado com motor 1.6 16V de 108 cv, com gasolina, e 104 cv, com álcool, associado a um câmbio manual de cinco marchas. Com o bloco 1.8 l 16V de 126 cv (álcool) e 125 cv (gasolina), a minivan é oferecida apenas com transmissão automática de quatro marchas. Já o Grand Livina é vendido apenas com motor 1.8, que pode estar associado a uma alavanca manual de seis velocidades ou automática de quatro. O porta-malas do Livina tem capacidade para 449 litros de bagagem ou 769 l, com os banco traseiro rebatido. No modelo maior, com os assentos da terceira fileira dobrados, a capacidade é de 589 l.

De acordo com a Nissan, a aquisição de um dos modelos é feita por meio do programa Direção Especial, voltado para consumidores com necessidades especiais, e requer entre outros documentos a avaliação médica expedida pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

* Redação/Carsale.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

>>> LINK DA SEMANA


WWW.AREAMILITAR.NET

Site muito interessante sobre veículos usados pelas forças armadas de vários continentes, com ênfase nos países de língua portuguesa. Informações, curiosidades, fotos e fichas técnicas sobre tanques, blindados, jipes, caminhões e outros meios de transporte relacionados com o tema. Imperdível!

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>>> QUEM É REI...

Um jipão para Sua Alteza
Não dá nem para chamar de série limitada: a A.R.T., empresa alemã especializada em tunig e transformações, preparou um exemplar único do jipão G55 AMG da Mercedes-Benz para o príncipe Bin Rashed Al Nayan, de Abu Dabi. Para movimentar o utilitário, a A.R.T. deu uma melhorada no já potente motor V8 feito pela AMG, braço esportivo da Mercedes. Os 5,5 litros passaram a fornecer 620 hp, em vez dos meros 507 hp originais.


Para segurar a fera, os freios foram alterados para um sistema que inclui pinças com oito pistões na dianteira e quatro na traseira.

Como certamente o príncipe deve apreciar as linhas traçadas a régua do G55, a A.R.T. mexeu na aparência sem descaracterizá-las. Equipou o carro com vários componentes estético-aerodinâmicos em fibra de carbono aparente, além de barra de estribos em aço inoxidável e barras do mesmo material sob o para-choques traseiro. A aparência “musculosa” é reforçada pelo escapamento triplo, com ponteiras cromadas, posicionado atrás das portas traseiras.


Os para-lamas foram alargados e as rodas de liga leve cromadas tem 22 polegadas de diâmetro, com pneus de alta performance. Para iluminar os caminhos do deserto, há nada menos que 12 faróis: quatro principais, de xenônio, e oito de neblina.


Por dentro, a principesca viatura tem os bancos forrados em couro cor de canela com laterais em alcântara cinza, supostamente combinando com detalhes em fibra de carbono em tom de bronze.


O toque final é a placa com o nome do cliente e a indicação 01/01. Ou seja, se você estiver interessado, encomende o seu que não será feito outro igual. Embora seja certo que em seu país o príncipe xeique-sultão (este é o seu título completo) não deve temer os fiscais do imposto de renda, o preço do brinquedo não foi revelado.

* Redação/Revista Autoestrada.

>>> SEM MUDANÇAS

Ford lança linha 2010 da Courier e F-250
Se a Ranger passou por uma reforma geral, as demais picapes da Ford receberam apenas algumas novidades na linha 2010. A argentina F-250, por exemplo, passou a oferecer 3 anos de garantia, seguindo uma tendência de mercado.


A picape grande hoje supera a Ram, da Dodge, como modelo do tipo mais vendido do país. Como em outros modelos, a F-250 também pode receber o sistema de som My Connection que integra conexões para iPod e USB além de funcionar como viva-voz. As opções de cores também foram ampliadas com o Branco Ártico, Verde Laguna e Azul Noronha.


Já a pequena Courier continua sendo o calcanhar de aquiles da Ford nesse segmento. Baseada no antigo Fiesta, a picape mantém-se em linha apesar das mudanças na concorrência. As novidades para a linha 2010 são apenas as cores azul e verde com o mesmo padrão da F-250.

Se não vende tanto hoje – são cerca de 700 unidades por mês -, a Courier pode perder ainda mais espaço. A Volkswagen lança na semana que vem a nova Saveiro e a Peugeot entrará no segmento no final do ano com a inédita 207 picape. E mais novidades estão por chegar. Espera-se que a Ford esteja neste momento desenvolvendo alguma sucessora capaz de concorrer nesses novos tempos.

* Redação/Revista Fast Driver.