quarta-feira, 30 de setembro de 2009
>>> ENQUETE
Volkswagen Saveiro com tudo!Ao menos segundo os leitores, a Saveiro chegou com uma moral quase palpável frente as suas concorrentes. Com 42% dos votos, a pickup compacta da Volkswagen teve a preferência no quesito melhor desenho, deixando a líder do segmento (Fiat Strada) em segundo lugar, seguido de Chevrolet Montana e Ford Courier.
Bonita realmente ficou, só resta saber se conseguirá o status de outrora, nos tempos em que era unanimidade no mercado.
***
>>> CHEROKEE STARTECH
Startech dá mais fôlego ao Grand Cherokee a dieselA preparadora alemã Startech desenvolveu um pacote para o robusto Jeep Grand Cherokee, que inclui modificações estéticas e melhorias no desempenho do modelo. O carro ficou com uma aparência mais agressiva e imponente graças ao kit aerodinâmico nos para-choques, saias laterais, rodas de liga leve de 22 polegadas Monostar IV, calçadas em pneus Pirelli Scorpion, suspensão rebaixada em 30 milímetros e luzes diurnas formadas por LEDs.
Já o motor de 3,0 litros V6 a diesel de 218 cv e 51 kgfm de torque recebeu alterações que agora o fazem desenvolver 262 cv e 58 kgfm de torque. No habitáculo, pedaleiras em alumínio escovado e painel com acabamento e pintura personalizados completam o visual. Se o cliente preferir, um revestimento em couro e madeira também pode ser adicionado ao interior do SUV.
* Redação/iCarros.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
>>> VÍDEO DA SEMANA
E já que mencionamos a Caravelle no post anterior, deixamos este comercial da Volkswagen para sua linha de trabalho, com os três principais veículos da marca para o segmento: Transporter, Crafter e Caddy!
***
>>> FRANKFURT
Visitas ao Salão de Frankfurt caem, mas organização comemoraA organização do Salão de Frankfurt, encerrado ontem (28/09), comemorou inesperados 850 mil visitantes. O número é 15% menor que o milhão de espectadores verificado no evento anterior, em 2007, mas superou os 750 mil esperados para este ano. A edição 2009 do maior salão automotivo do planeta enfrentou os efeitos da crise econômica global, que atingiu tanto os expositores como o público em geral. Apesar de continuar gigante, a mostra deste ano não contou com importantes exibidores, como a Honda e a Nissan.
Mesmo os que compareceram restringiram seus gastos, desde com a recepção aos jornalistas credenciados à redução da área de seus estandes. A BMW, por exemplo, que normalmente mostra seus produtos numa gigantesca tenda localizada na área entre os pavilhões da mostra, este ano adotou uma opção econômica e ocupou um dos prédios convencionais. A General Motors, que até poucos meses tinha o destino incerto, teve que se acomodar numa tenda modesta, do lado de fora de um dos galpões.
O público europeu, em particular o alemão, também pode ter desanimado, da mesma forma que tem se retraído na hora de comprar novos carros. Apesar das vendas locais terem reagido nos últimos meses devido a um programa de incentivo à troca de usados por novos, as vendas ainda não podem ser consideradas normais.
No salão deste ano não faltaram os carros de sonho que sempre são destaque nos eventos internacionais. Mas o destaque entre os produtos mais acessíveis ao consumidor normal ficou com os carros “verdes”, híbridos, elétricos ou movidos por combustíveis alternativos. Apesar do interesse e da preocupação de todos na Europa com a degradação ambiental, eles não parecem ter despertado a mesma atenção que os modelos tradicionais. Abaixo, algumas imagens do evento...
Toyota Land Cruiser.
Novo Kia Sorento.
Volkswagen Caravelle, a quinta geração da Kombi.
Mercedes-Benz Classe E Station Wagon.
Ford C-Max.
Kia Venga, em breve no Brasil.
Hyundai iX35, o novo Tucson.
X1 é o SUV compacto que a BMW prefere chamar de SAV (Sporty Activity Vehicle), ou veículo de atividade esportiva.
Skoda Superb Kombi, nova station wagon da subsidiaria da Volkswagen.
BMW X6 Active Hybrid.
* Redação/Revista Auto Estrada.
>>> GERAÇÃO 7
Marcopolo entrega primeiros ônibus da Geração 7A Marcopolo iniciou neste mês as entregas da Geração 7, nova linha de ônibus rodoviários. Lançada em julho, chamando atenção por conta do design e das características diferenciadas para o segmento, a família composta dos modelos Paradiso 1050, Paradiso 1200, Viaggio 900 e Viaggio 1050 já soma mais de 600 pedidos.
Os primeiros modelos da Geração 7 da Marcopolo foram entregues a dois frotistas. A Viação Santa Luiza, de Carlos Barbosa (RS), adquiriu dois modelos Paradiso 1050 com chassi Volvo B9R 4x2, destinados a transporte de passageiros para turismo e de universitários das cidades da região.
Já o Grupo Guanabara, de Fortaleza (CE), comprou nada menos que 130 unidades do Paradiso 1200 com chassi Mercedes Benz O500RS, dos quais 18 já foram entregues num primeiro lote. A empresa utilizará os novos ônibus nas linhas interestaduais da região norte e nordeste.
Para divulgar a sua nova linha de rodoviários, desde julho a fabricante gaúcha realiza um road show pelas principais cidades do Brasil, com diversas visitas a clientes e encontros. "A receptividade tem sido ótima e já ultrapassamos os 600 pedidos”, revela Paulo Corso, diretor de operações comerciais para o mercado brasileiro da Marcopolo.
* Redação/Canal Do Transporte.
sábado, 26 de setembro de 2009
>>> SORENTO ALEMÃO
Sorento especial é lançado na Alemanha.A divisão alemã da Kia Motors se uniu à empresa Irmscher, especializada na preparação de veículos, para desenvolver uma edição especial do utilitário esportivo Sorento. Chamada de Edition by Irmshcer, esta versão é uma forma de atrair os olhos do público para o jipão antes da chegada de sua nova geração. A edição especial é oferecida com duas opções de pintura para a carroceria, preto ou prata.
O interior traz acabamento em duas tonalidades, bancos revestidos de couro com o emblema da Irmscher, bordado nos encostos, e também nas soleiras das portas e na traseira. A lista de equipamentos inclui dois tipos de desenho para as rodas de liga leve com 18 polegadas de diâmetro, barras de proteção lateral e DVD player com tela de 8,5 polegadas instalada no teto.
O Kia Sorento Edition by Irmscher está disponível para as versões LX e EX do modelo. O câmbio pode ser automático e manual. A marca coreana ainda não divulgou os preços do veículo para o mercado alemão.
* Redação/Carsale.
>>> COM QUE ROUPA?
Com uma ideia na cabeça e dirigindo uma Ducato, empresária investe em uma loja ambulante, que estaciona onde a cliente estiver!A empresária Fabiana Post, 36 anos, tinha uma ideia. E foi graças à “bendita crise” do segundo semestre do ano passado, que conseguiu ver seu negócio prosperar. Cansada de chegar com sacoladas de roupas nas casas das clientes, ela queria melhorar o atendimento e incrementar as vendas. Como? Criando uma loja ambulante. Em setembro de 2008, quando o fantasma da recessão mundial começou a abalar o ramo de venda de automóveis, Roberto Ploposki, 46, o marido, resolveu ceder aos apelos da mulher e investir em outra área. “O setor em que eu trabalhava foi um dos mais atingidos pela crise. Notei que o negócio dela não parou”, conta um feliz Roberto, que fez questão de apresentar, junto com Fabiane, a Boutique de Rua, marca que eles estão patenteando e pretendem expandir com franquias.
A loja se ampara em dois pilares: a falta de tempo das mulheres para ir até as lojas e o poder do boca-a-boca, principalmente dentro das empresas, o forte do negócio de Fabiane. É ela quem dirige – “Com saltão e tudo!” – a Ducato Fiat cheirando nova e toda customizada em tons de roxo para abrigar a loja. Por dentro, a Boutique de Rua tem araras – adeus roupas amassadas nas sacolas! –, dois provadores, espelho, ar condicionado e som ambiente. Ah, claro, há lugar para um pequeno estoque também. Quem se encantar por alguma peça de roupa, pode pagar no cartão – aceita-se os de débito e os de crédito, em até seis vezes.
Chamariz
Com a plotagem recém-aplicada, a van começa a chamar a atenção no trânsito, pois lembra um carro de boneca gigante. Para atender a uma lista de cerca de 400 clientes, Fabiane vai buscar nas confecções dos bairros do Brás e do Bom Retiro, em São Paulo, roupa de qualidade a preços acessíveis. “Um dos medos das clientes era que a minha roupa fosse ficar mais cara. Mas tive esse cuidado, os preços não aumentaram”, garante a empresária, que atualmente negocia peças de valores que vão de R$ 29,90 a R$ 150.
Nascida em Joinville (SC), Fabiane herdou da mãe costureira o gosto pela moda. Chegou a cursar Turismo por três anos. Casada com Roberto há 12, passou por aquelas provações da vida: superou um câncer de útero. “Fiquei dois anos em casa. Para sair da depressão comecei a vender roupa”, diz ela, agora disposta e sempre bem-arrumada.
A ideia da van triplicou as clientes de Fabiane, que para a loja em estacionamentos de empresas – com agendamento prévio – ou na casa da cliente. “Houve uma vez que precisamos distribuir senhas”, conta. Os atendimentos domiciliares provam que este é um campo ilimitado. “O marido pode escolher um valor e dar de presente para a esposa uma visita da Boutique de Rua”, propagandeia Fabiane. Mais detalhes no site: www.boutiquederua.com.br.
* Texto: Danielle Brito - Fotos: Daniel Castellano
Jornal Gazeta Do Povo.
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
>>> LINK DA SEMANA
WWW.BARNDOORBRASIL.BLOGSPOT.COM
Blog que acaba de "nascer" na internet e promete muitas histórias sobre a Kombi e derivados. À princípio criado para contar um pouco da paixão pelo modelo 1950 (raro, mas bem descaracterizado, por sinal, com muitas alterações feitas ao longo dos anos) da foto acima, o blog também trata das tendências americanas e europeias para customização.
***
>>> TRABALHANDO
Versão mais acessível da picape da Fiat chega com novo visual e três opções de carroceria.A nova geração da Saveiro chega para incomodar a Strada, mas a Fiat já agiu rápido para defender a liderança do segmento. Após lançar a Adventure Cabine Dupla, a montadora lança a linha Working, que, como o nome diz, é voltada para o trabalho pesado.
São três opções de carroceria: Cabine Simples, Cabine Estendida e Cabine Dupla. Todas contam com o mesmo motor 1.4 Fire que já é utilizado na versão Trekking. O conjunto rende 86 cv se abastecido com álcool e 85 cv com gasolina.
O visual da dianteira segue o desenho do Palio, mas com os faróis monoparábolas adotados atualmente no Siena EL. Ao contrário da Saveiro, os para-choques da Strada Working são pintados na cor da carroceria, com as molduras dos para-lamas na cor cinza.
As rodas contam com calotas ao invés das rodas de aço que eram utilizadas nas versões mais simples da picape, como a Fire (que permanece em linha). A traseira tem a mesma aparência da Trekking, com estribos ao lado da placa, e a tampa possui trava para impedir o furto de cargas.
A capacidade volumétrica da caçamba varia de acordo com a versão. A Cabine Simples oferece 1.100 litros, enquanto que a Cabine Estendida conta com 800 litros. Já a Cabine Dupla, que foi projetada para levar quatro ocupantes, comporta 580 litros.
A lista de itens de série da Working inclui computador de bordo, imobilizador, volante com regulagem de altura, ganchos para amarração de carga na caçamba e acendimento temporário dos faróis após o motor ser desligado. Airbag duplo, ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas e freios com sistema anti-travamento (ABS) são vendidos como opcionais.
Além das novas versões, a Fiat promoveu um reposicionamento de preços para a Strada Fire, que preserva o desenho da terceira geração do Palio.
* Vitor Matsubara | Fotos: Divulgação.
>>> PROPAGANDA
>>> IBZ CONCEPT
Seat Ibiza IBZ Concept 2009 é a prima da Nova Parati - Geração 5″Antes da abertura do Salão de Frankfurt, a Seat divulgou imagens do protótipo Ibiza IBZ Concept 2009, que será apresentada ao público até o dia 27 na mostra alemã. Da mesma forma como a nova geração do Ibiza pode ser chamado de primo do Novo Gol, a perua Ibiza IBZ Concept também pode ser chamada de prima de uma Nova Parati Geração 5, caso ela seja lançada.
O protótipo Ibiza Concept IBZ adianta as linhas da perua Ibiza Sport Tourer de produção (a versão “Parati” do novo Ibiza) que será apresentada no Salão de Genebra no ano que vem. O conceito exibe um desenho com linhas gerais bem modernas e vincos marcantes na lateral. Tanto as lanternas dianteiras como as traseiras parecem ser formadas por LEDs e com desenho levemente inspirado em modelos da Audi.
Da mesma forma como aconteceu com o Novo Gol em relação ao Ibiza, a visão lateral da Ibiza IBZ Concept pode adiantar os traços do teto de uma possível nova geração da Parati. Um dos detalhes é o spoiler traseiro junto ao teto, que de modo semelhante ao Novo Gol, também é estampado na carroceria.
Aproveitando bem o seu tamanho, o IBZ Concept exibe um belo teto solar panorâmico dividido em duas partes. A parte interna está apenas disfarçada de carro-conceito, mas já revela as principais formas do painel de instrumentos e console central da versão de produção.
* Redação/Carplace.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
>>> AMAZING DODGE
Imagens de um furgão Dodge 1979 custom!Existem personalizações que causam muita polêmica, deixando uma linha tênue entre o bom gosto e o exagerado. Praticamente todos que assistem aos filmes da terra do Tio Sam se impressionam com os utilitários customizados que vez ou outra aparecem como "figurantes" em algumas cenas.
É o caso deste furgão das fotos abaixo, que com certeza poderia ter um take inteiro só para mostrar os detalhes da personalização, inclusive da famosa pintura de paisagem na lateral (moda na época). Os americanos adoram estas vans da década de 70, em especial os modelos da Dodge. Para este que vos escreve, um deleite, para os que não gostam, prestem bem atenção e com certeza irão apreciar algum detalhe. Como diria Austin Powers, o famigerado "agente secreto" das telas de comédia: Groove Baby!
***
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
>>> TRANSPORTER
Volkswagen lança na Europa nova Transporter, juntamente com edição limitada do modelo antigo.Antes mesmo da apresentação oficial no Salão de Frankfurt, as fotos da nova VW T5 já estavam circulando pela internet, revelando um desenho compatível com a atual identidade visual da marca. Também conhecida pelas versões de produção (Transporter, Caravelle, Multivan e California), a nova van recebeu para-choque dianteiro redesenhado, novos retrovisores, novo volante e atualização do painel de instrumentos.
Juntamente com este facelift, a VW lançou como despedida, uma série especial da T5 com o desenho antigo, denominada Edition X, com rodas de liga-leve 18 polegadas escurecidas, grade cromada, bancos de couro, spoilers dianteiros e laterais, volante em couro e sensores de estacionamento. A série especial estará disponível nos modelos furgão (curto ou longo) e no modelo para passageiros, encerrando em 150 unidades, devidamente registradas com plaquetas comemorativas. Também estão disponíveis aos clientes duas cores metálicas: Reflex Silver e Shadow Blue.
A motorização será a mesma usada nas versões de série, um 2.5 litros com 174 cv. O preço da "Edição X" será de 25,065 libras para a versão furgão e 26,805 libras para a versão de passageiros
***
>>> RENOVANDO
Scania promove face-lift na série R. Detalhes funcionais e estéticos marcam mudanças na cabine.A cabine Scania série R tem novo visual externo e interno. As alterações do lado de fora afinaram a aparência da cabine, ao mesmo tempo valorizando a aerodinâmica e a capacidade de arrefecimento. Por dentro, há um novo padrão de qualidade em termos de ambiente de trabalho, além de um novo conceito de cama e uma infinidade de detalhes gerados a partir de necessidades dos clientes.
Cinco anos após seu lançamento e com mais de 200 mil unidades vendidas, a cabine R, top de linha, recebe um tratamento frontal mais dinâmico, além de outros retoques de estilo para aumentar sua produtividade e melhorar sua aparência. Ao mesmo tempo, o interior foi bastante modificado, com uso de novos materiais que acrescentam um novo padrão de qualidade. Estão disponíveis inúmeras opções, estilo carro de luxo, para atender o ambiente de trabalho e descanso do motorista.
Exterior, Interior
Um desenho frontal mais afunilado, com linhas horizontais mais pronunciadas e um novo tema vertical, saindo da linha da janela e de um recesso lateral para seguir até o parachoque acentua o estilo e reforça a identidade visual Scania, por sua vez ampliada por um logotipo ainda maior. A nova grade, com barras horizontais mais definidas, destaca um acabamento mais brilhante que contrasta melhor com a pintura. Seu formato aumenta o fluxo de ar para o radiador e para o compartimento do motor. O perfil aerodinâmico reduz o consumo de combustível em 0.6%.
O habitáculo, considerado um benchmark (busca das melhores práticas que conduzem ao desempenho superior) na indústria, foi modificado para oferecer mais segurança, conforto e favorecer a conveniência do motorista. O painel revela um novo estilo, com o uso de novos materiais. As cores revelam diferentes áreas funcionais na cabine. A lista de opcionais é bastante extensa, com destaque para a cama.
* Redação/Revista Transpoonline.