sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.VINTAGE-VANS.COM

E já que o post anterior "puxou assunto", deixamos este link para quem gosta de utilitários, mais precisamente aqueles fabricados em décadas passadas. O Vintage Vans é um clube muito interessante, destinado basicamente aos modelos da Ford, Dodge e Chevrolet, com muitas informações e detalhes. Destaque para a seção de propagandas (ads), onde podemos encontrar muitas curiosidades a respeito dos modelos das montadoras citadas acima.

***

>>> NOVO RENAULT MASTER

Renault Master 2010 com novo visual e mais equipamentos na Europa.
A Renault Master 2010, van comercial, chega às lojas da Europa na próxima semana com novidades visuais e com uma linha de motores mais econômicos e eficientes.


Visualmente, as principais novidades da Renault Master 2010 ficam por conta da nova grade dianteira e do novo conjunto ótico com lanternas maiores. A traseira traz novas lanternas. Na parte interna, o painel ganha novo desenho, novos revestimentos e nível de equipamentos semelhante ao do “carro de passeio” Kangoo, como ar-condicionado digital, sistema de com som com comandos no volante, vidros e retrovisores elétricos, sensor de estacionamento e diversos porta-objetos. Uma curiosidade é o display do sistema de som posicionado no teto, acima do retrovisor.


A gama de motores da nova Renault Master é composta por um propulsor 2.3 dCi (diesel) variando em três potências: 100, 125 e 150cv. O modelo também ganhará versões com tração dianteira e versões com tração traseira. A marca ainda não divulgou a composição das versões e os dados de consumo dos motores, apesar de anunciá-los como “mais econômicos e eficientes”.


* Redação/Carplace.

>>> CLONE...

Mahindra lança na Itália geração cover do Jeep Willys
A fabricante indiana Mahindra lançou no mercado italiano o utilitário Thar, um veículo 4x4 de linhas retas inspirado nos antigos Jeep Willys.


O modelo tem 3,92 metros de comprimento, acomoda quatro ocupantes e traz motor de 2,5 litros e 107 cv, com caixa de câmbio de cinco velocidades, o que o permite alcançar até 140 km/h. O preço está em torno de 17.520 euros, o equivalente a R$ 45.500.

* Ricardo Couto/Auto Estrada.

>>> VIDA PRÓPRIA?

Tiguan 2010 estaciona (quase) sozinho! Sistema disponível na linha 2010 faz baliza com ajuda de sensores.
A Volkswagen apresenta o Tiguan 2010. O utilitário esportivo traz como principal novidade o sistema que faz o carro estacionar sozinho na vaga escolhida, conhecido como "Park Assist". Além disso, o Tiguan recebe painel de instrumentos e controles do ar-condicionado semelhantes aos do Passat CC, o sedã da marca alemã com ares de cupê.


Para acionar o sistema, o condutor deve parar o carro ao lado da vaga. Em seguida, basta acionar um botão no painel no console central.Um sensor na lateral do carro verifica se o espaço é suficiente para o tamanho do Tiguan. O espaço será mostrado no painel por meio de um infográfico e, se a vaga tiver o tamanho adequado, basta apertar um botão e retirar as mãos do volante. O único trabalho do motorista é controlar a velocidade com o pé no freio.


O sistema é desligado se o motorista tocar no volante, ou se o carro for acelerado e ultrapassar a velocidade de segurança de 7 km/h. Ainda há uma câmera no para-choque traseiro, que auxilia na manobra. Todo o sistema custa R$ 3.765 e deve ser somado ao preço total do Tiguan sem opcionais, que hoje parte de R$ 124.190.

* Redação/Revista Auto Esporte.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Cinco gerações e 60 anos de sucesso!

***

>>> 5 ESTRELAS

Hotel ganha MINI Clubman especial.
O Hotel Peninsula de Hong Kong, na China, é um dos mais luxuosos e caros do mundo, mas o local também é conhecido pela frota de carros luxuosos que mantém à disposição dos hospedes. Entre os modelos constam um raro Rolls-Royce Phantom II, fabricado em 1934, e mais 14 exemplares do Phantom de entre-eixos longo (Extended Wheelbase). E para celebrar o 81º aniversário de inauguração do hotel, a MINI presenteou o estabelecimento com dois exemplares personalizados do Cooper S Clubman, a versão familiar do minicarro.


Ele exibe carroceria pintada na cor verde escuro Brewster Peninsula Green, concebida especialmente para homenagear o hotel, rodas de liga leve, e um amplo bagageiro revestido de couro, também na cor verde e estampado com os logotipos do hotel Peninsula, sobre o teto, além de pequenos e discretos emblemas dourados pintados nas portas. Há ainda soleiras de porta iluminadas.


A entrega dos carros foi feita pelo diretor de Design da MINI, Gert Hildebrand, durante uma festa de gala realizada para celebrar os 81 anos de abertura do hotel e que contou com a presença de Michael Kadoorie, presidente do Hong Kong e Xangai Hotels Ltd, empresa proprietária do Peninsula.

* Redação/Carsale.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

>>> SALÃO DE DETROIT

Na terra dos SUVs, compactos são destaque. Salão de Detroit 2010 marca reinvenção da indústria automotiva após a crise financeira.
O Salão de Detroit de 2010 talvez seja uma das mostras mais inesquecíveis da indústria automotiva. O Cobo Center (uma espécie de Anhembi) reuniu fabricantes esperançosas e realmente empenhadas em tornar os híbridos e elétricos realidades mais acessíveis. Prova disso é que essas tecnologias foram apresentadas em diversos modelos – compactos, sedãs, crossovers e até esportivos – e não só em conceitos inviáveis para uso.

Híbridos

Quando até a Cadillac mostra intenção de conceber um híbrido, é porque a indústria realmente está passando pro transformações. O XTS será equipado com um motor 3.6 litros V6 e outro elétrico que, juntos, somam 350cv. Outro destaque é o NCC (New Concept Coupe), que indica como será a próxima geração do Jetta. Seu motor 1.4 litro gera 152cv, enquanto o elétrico soma 27cv. E a briga entre Toyota e Honda se estende também aos híbridos, claro. Enquanto a primeira mostrou o FT-CH, que entraria para a família do Prius, a segunda revelou a versão de produção do CR-Z, seu esportivo ecologicamente correto. Falando em Toyota, a Lexus apresentou o LF-CH. Já a Mercedes foi discreta; mostrou o ML 450 Hybrid e o Classe E300 Blue TEC Hybrid.

Elétricos

O Volt, que foi apresentado há dois anos, mas só agora faz sua estreia nas ruas, terá no futuro uma versão 100% elétrica para enfrentar o Leaf, da Nissan. Com motores elétricos ligados às rodas, tem autonomia de 64km, segundo a GM, mas carrega um pequeno motor a combustão para situações extremas. Além do seu híbrido XTS, a Cadillac terá um elétrico, baseado no primo Volt, como confirmou Bob Lutz, vice-presidente da General Motors, dona da Cadillac. Tão tímida quanto a Mercedes-Benz foi a BMW, que mostrou o série 1 Concept ActiveE e seu motor elétrico de 170cv. Também sem muito alarde, a Fiat exibiu no seu estande o 500 Elettra, sem revelar informações sobre o carrinho. Desses, o mais distante de uma linha de produção é o Hyundai Blue-Will, conceito que, ao menos por enquanto, servirá apenas de parâmetro para possíveis futuros elétricos da marca coreana.

SUV’s e Crossovers

Se a Cadillac surpreendeu com seu XTS híbrido, a GMC impressionou ainda mais: conformada que seus SUV’s e gigantes pick-ups não têm mais o mesmo espaço de antes no mercado mundial (e norte-americano também), apresentou o Granite, rival de Kia Soul e Toyota Scion xB. Por outro lado, renovou seu luxuoso utilitário Acadia. Além de mais bonito, ficou mais equipado, com tela de DVD para os passageiros de trás e sistema que projeta informações no para-brisas. O crossover terá motor Ecotec 1.4 turbo de 138cv e portas traseiras “suicidas”. Não tão belo quanto o Granite é o Mini Beachcomber, invenção que empresta a plataforma do Countrymen. Entre os utilitários esportivos, a Lincoln atualizou o visual do MKX, primo do Ford Edge, além de lhe dar um novo motor 3.7 litros V6, de 305cv. Já a Hyundai lançou o novo Santa Fe, que agora adota o design “Fluid Sculpture”, filosofia já usada nos novos Tucson e Sonata.
















No Brasil

Mesmo com certo atraso em relação aos EUA e Europa, o Brasil deve receber algumas novidades apresentadas em Detroit. Uma delas é o futurista e-Tron, esportivo elétrico da Audi que apareceu menor e mais leve do que o modelo exibido no Salão de Frankfurt, em setembro. Terá dois motores elétricos, capazes de levá-lo a 100km/h em 5,9 segundos. A terceira geração do Focus também vem para cá, já que a Ford pretende abastecer seus mercados com produtos globais. O novo Focus chega aos EUA e Europa em 2011, desembarcando no Brasil possivelmente no ano seguinte.

* Redação/Revista Fast Driver.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



Vídeo para quem quer ver o caminhão mais poderoso do mundo em seu habitat natural. Bela máquina sueca!

***

>>> TAXI! TAXI!

Honda apresenta modelo Accord Tourer para taxistas na Alemanha.
A Honda apresentou no fim do mês passado uma versão curiosa do Accord Tourer, destinado aos taxistas alemães, que terão o privilégio de dirigir (pilotar?) a desejada station wagon da marca pelas ruas do país.


Com exclusivas rodas de liga-leve de 16 polegadas e o mesmo motor de série, um 2.2 litros i-DTEC de quatro cilindros (diesel) que entrega 150 cv, a viagem será bem rápida e confortável, ainda mais com as opções à bordo disponíveis ao usuário, como taxímetro com visor ultra-moderno, telefone celular com GPS, rede wireless, ar-condicionado de duas zonas, persianas automáticas no vidro traseiro e mp3 player.


O preço da versão será de €29,800, e a montadora ainda avisa que as unidades serão limitadas. Com um táxi assim, dá até para deixar o carro na garagem para curtir um passeio com "motorista particular"...

***

>>> PICAPES RAM

A marca de picapes RAM (ex-Dodge) continua a aprimorar a linha mais robusta, potente e capaz do planeta.
Com uma atitude pronta para o trabalho pesado e para o lazer, a marca Ram oferece a linha de picapes mais potente e capaz do planeta. Os modelos 2010 foram exibidos no Salão Internacional do Automóvel de Detroit 2010, que terminou no último domingo.


“As picapes Ram continuam quebrando regras com um estilo robusto, alta qualidade, durabilidade e capacidade”, diz Fred Diaz, CEO responsável pela marca Ram no Chrysler Group LLC. “Começando pela mais premiada picape leve – a Ram 1500, e seguindo por nossa máquina definitiva de transporte, a totalmente renovada e vencedora do prêmio “Picape do Ano” pela Motor Trend, a Ram 2500/3500 Heavy Duty de 2010, nossa Dakota 2010 - a melhor de sua categoria para transporte, e as inovadoras Ram 3500, 4500 and 5500 Chassis Cab de 2011 - nossas picapes são as melhores do planeta.”

Lançada em 2008, a Ram 1500 é considerada imbatível em termos de “desbancar” e “superar” a concorrência com seu design externo robusto, seu interior requintado e finamente acabado, sua excelência em engenharia, suas grandes inovações e as melhores funcionalidades para sua categoria, conveniências e dirigibilidade.


A Ram 1500 também é a líder do ranking do Strategic Vision 2009 Total Qualidade Index™ (TQI), Índice de Qualidade Total da Visão Estratégica 2009, no segmento de picapes grandes. De acordo com a pesquisa, a Ram 1500 lidera o ranking com a mais alta nota recebida por uma picape nos 15 anos de história do Total Quality.

Os consumidores notaram, especialmente, que a Ram 1500 tem a maior capacidade adicional de armazenagem, além do melhor interior para uma picape, que recebeu a maior nota já dada pelos clientes.


A marca Ram acrescentará à sua vitoriosa linha em 2010 as novíssimas picapes Ram 2500 e 3500 Heavy Duty. As novas picapes para serviços pesados oferecerão aos consumidores inovações e funcionalidades em primeira mão, juntamente com novos padrões de força, utilidade e dirigibilidade, construindo a liderança da Ram neste segmento.

A picape Dakota continua fazendo parte da linha Ram e é desenhada para clientes com estilos de vida ativos. A Dakota 2010 pode ser equipada para o trabalho ou para o lazer.


A Ram aumentou ainda mais sua participação na linha de veículos comerciais com a introdução de uma “nova tropa” de picapes de serviço com classificação comercial: as novíssimas Ram 3500, 4500 e 5500 Chassis Cab 2011. Liderada pela nova picape cabine dupla, as novas Ram Chassi Cabs de 2011 são fabricadas com uma estrutura e um chassi de comprovada qualidade e foram projetadas para serem utilizadas ao máximo, com excelente performance e capacidade comercial otimizada.

* Press Release/Chrysler Group LLC.

>>> PROMOÇÃO

Kia Mohave fica mais barato.
A Kia reduziu, em R$ 25 mil, o preço sugerido do Mohave V8. O valor, que era de R$ 174.900, foi para R$ 149.900. O objetivo é reposicionar o modelo ante os rivais apontados pela sul-coreana: BMW X5 (R$ 290 mil) e Audi Q7 (R$ 278 mil). O Mohave V8 tem motor de 4,6 litros com 340 cv de potência e torque máximo de 44,4 kgfm. O câmbio é automático de seis velocidades. Os valores das duas versões V6 foram mantidos em R$ 144.900 e R$ 174.900.

* Redação/iCarros.

>>> ECOSPORT 2011

Ford EcoSport muda na linha 2011. Utilitário esportivo da fica mais barato e ganha equipamentos.
A Ford iniciará na primeira quinzena de fevereiro as vendas da linha 2011 do EcoSport. O modelo, que recebeu um pequeno facelift em 2007, traz leves alterações visuais, lista de equipamentos revisada e preço mais em conta, partindo de R$ 57.190 para a opção FreeStyle 1.6 (a versão custava R$ 58.680).


Na parte externa, as novidades ficam por conta do emblema com o nome do modelo no capô – estilo que lembra o adotado pela Land Rover –, novas rodas de 15”, bagageiro inédito e moldura na lateral. A grade do radiador passa a ser pintada na tonalidade Cinza London para o FreeStyle e o 4WD.


No interior, a principal mudança ocorreu no painel de instrumentos, a partir de agora com iluminação branca e do tipo "always on" (ou sempre ligado, em português). Ele também tem função boas-vindas, a qual movimenta os ponteiros quando a ignição é acionada. O Ford agora passa a contar com os avisos de manutenção, faróis ligados e portas abertas. No EcoSport 1.6 XLT (com airbag duplo de série) e FreeStyle 1.6 e 2.0, o computador de bordo é introduzido como item de série.


Por fim, a chave agora é no formato canivete e a fabricante ampliou o prazo de garantia do modelo para três anos. O conjunto motor e câmbio não foi alterado, com o propulsor 1.6 flex desenvolvendo 107 cv de potência a 5.500 rpm e 15,3 kgfm de torque a 4.250 rpm e o 2.0 flex entregando 145 cv a 5.750 rpm e 19,3 kgfm a 4.250 rpm – ambos com álcool. Confira abaixo os preços das versões do EcoSport 2011:

FreeStyle 1.6 - R$ 57.190
XLT 1.6 - R$ 58.190
XLT 1.6 com bancos de couro e ABS - R$ 60.190
FreeStyle 2.0 - R$ 59.480
XLT 2.0 automática - R$ 60.910
4WD 2.0 - R$ 61.880

* César Tizo/Revista Carro.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.VWALBERTO-VWGLORIAT2.BLOGSPOT.COM

Quer saber um pouco mais sobre as Kombis espanholas? Então acesse o link acima e divirta-se com muitas fotos sobre elas...

***

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

>>> PROPAGANDA


As propagandas da Volkswagen sempre tiveram um toque de bom humor, como esta aqui de 1976, que dizia que na dúvida entre uma station wagon e uma van, era melhor escolher as duas, ou seja uma Kombi, que nos EUA era vendida com um misto dos dois veículos mencionados. Grande sacada do departamento de publicidade!

***

>>> HUMMER HB

Designer da Hummer apresenta conceito off-road.

Como ninguém sabe ao certo qual será o futuro da Hummer, depois de ser vendida para um grupo chinês (Sichuan Tengzhong Heavy Industrial Machinery Co.), a produção dos famosos utilitários da marca deve ficar no ostracismo por um algum tempo. Mas se depender do departamento de design da montadora, chefiada pelo romeno Andrus Ciprian, as coisas deverão tomar um rumo favorável.


No final do ano passado a equipe apresentou à imprensa imagens de um conceito off-road totalmente futurista, que talvez revele como será a identidade visual da Hummer para os próximos anos. Seguindo a tendência denominada Downsizing (motores menores e menos poluentes, com alta tecnologia), o HB chama atenção logo de cara pela falta de pára-choques e pelos largos pneus, que deixa claro a vocação do protótipo.


O criador do projeto disse que há estudos para implantar um motor V6 movido a biodiesel, e também duas versões de acabamento, uma mais light (como o nosso Crossfox, por exemplo) e outra totalmente off-road, com o vidro dianteiro em três partes, como podemos notar nas imagens que ilustram a matéria.

***

>>> MADE IN TAIWAN

Luxgen 7, o primeiro SUV de luxo da marca Taiwanesa Luxgen.

Apostando no segmento dos modelos de luxo, a novata Luxgen (fundada em 2009) apresentou seu primeiro produto, um SUV que promete desafiar as referências do segmento. O modelo, Luxgen7, tem 4,8 metros de comprimento e traz vários equipamentos de série, como por exemplo, o controle de velocidade ativo e estabilidade, sistema de visão noturna, revestimento em couro, além de um sistema de áudio de última geração. Destaque também para os sete airbags, bancos dianteiros e traseiros com aquecimento, aplicações em madeira e alumínio no interior, faróis adaptativos bi-xenon e ar condicionado de três zonas.


Equipado com motor 2.2i Turbo a gasolina, que será base para o desenvolvimento de um hibrido posteriormente, o Luxgen 7 conta com 180 cv e tem transmissão automática sequencial.


A montadora não divulgou informações sobre preços, mas garantiu que se o modelo tiver boa aceitação no mercado, deverá também ser apresentado em outras regiões, como por exemplo o Oriente Médio.

* Priscila Lopes/Car Magazine.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Há pessoas que reclamam do transporte público atual. Já imaginou o conforto dos passageiros logo acima de alguns barris de leite, em um conjunto de suspensão rústico e com "pneus macios" como os da foto?
O passado desperta muita curiosidade, e o que existiu, serviu de base para o que temos de melhor hoje em dia, em todos os setores. Nem sempre o que ficou para trás foi melhor...

***

>>> TATA ARIA

Tata mostra o Aria, mistura de crossover e minivan
A Tata Motors apresentou no Salão do Automóvel de Nova Deli, na Índia, o Aria, modelo médio-grande que mescla características de crossover com minivan. A cabine tem três fileiras de assentos e é capaz de transportar até oito ocupantes.


É o primeiro modelo da marca a incorporar o sistema de controle de estabilidade. Vem equipado com motor 2.2 de 140 cv e possui opção de tração integral.

* Redação/Auto Estrada.

>>> DARK DIAMOND

Montadora sueca produz edição especial limitada da cabine Série-R

A matriz da Scania, na Suécia, está produzindo uma série especial limitada, com apenas 100 unidades, do caminhão Dark Diamond, V8-powered tractores. A “jóia”, como vem sendo tratada, será comercializada nos mercados em que a marca está presente.


O Dark Diamond é baseado no novo modelo da Série–R e será disponibilizado nas versões Highline e Topline da nova cabine, equipado com motorização V8, podendo equipar as versões Euro 4 e Euro 5. A pintura, em azul metálico de carbono, é complementada com detalhes cromados, realçando a imponência do caminhão, juntamente com os acabamentos em preto.


“Os nossos clientes ‘V8’, normalmente, personalizam seus caminhões”, conta Joel Granath, diretor da Scania. “O Dark Diamond vai atender esses clientes, bem como outros clientes que buscam em um caminhão, uma imagem de prestígio. Trata-se de um caminhão excepcional com um ótimo desempenho e durabilidade. Com o Dark Diamond, estamos iniciando uma tradição de fábrica com suporte em veículos de edição limitada”, avisa Granath.

* Redação/Revista Transpoonline.