quarta-feira, 31 de março de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


60 Anos de Produção!

Poster promocional de 2007, produzido para o mercado inglês, em razão dos 60 anos de criação da Kombi.

Várias pessoas têm questionado sobre os 60 anos, comemorados no mês de março de 2010. Então colocamos a imagem acima para desfazer qualquer dúvida. Como podemos perceber, há uma pequena diferença entre as datas: a primeira é a de criação e a segunda é de produção, já que somente em março de 1950 o mundo recebeu as primeiras unidades do modelo (Kombi), até então produzida na versão furgão (Transporter) e sem escala industrial.

***

>>> SAFETY KIA

Kia Soul vira safety car nos EUA.
Ser um safety car de grandes competições é um marco importante para um carro. A Mercedes-Benz garantiu seu SLS na Fórmula 1, a Honda colocou seu Civic Si na Indy e agora a Kia terá o Soul liderando os carros da Touring Car Championship dos EUA. A estreia do crossover já aconteceu no último dia 21, mas agora ele foi oficializado na função, e voltará a aparecer na corrida do dia 24 de abril.


O Soul que participa do USTCC é uma versão modificada, que já deu as caras no SEMA do ano passado. Ele traz novosas suspensões e pneus, escapamento Borla, bateria de peso reduzido da Optima, rodas de liga-leve Konig e uma entrada de ar maior. Isso sem falar, é claro, das luzes estroboscópicas que transformam o Soul em um legítimo carro madrinha.

* Redação/Revista Auto Esporte.

>>> INFINITI QX

SUV Infiniti QX 2011 tem imagens oficiais divulgadas.

As primeiras imagens oficiais da nova geração do luxuoso QX acabam de ser divulgadas oficialmente. O modelo que estará no Salão de Nova York, tem aparência arrojada e imponente e conta com capô elevado, além de uma enorme grade frontal, que nos remetem a outros modelos da marca de luxo da Nissan, como por exemplo, o M e o Infiniti G.


Trazendo interior bastante luxuoso, com acabamento em couro e madeira, o QX conta com vários equipamentos e deve chegar as concessionárias dos EUA no segundo semestre de 2010.


Infelizmente a montadora não divulgou maiores informações sobre as motorizações que estarão disponíveis, e teremos que aguardar até o Salão de NY para ter maiores detalhes.

* Priscila Lopes/Car Magazine.

segunda-feira, 29 de março de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



60 Anos de produção da Kombi!
Até vídeo amador apareceu na rede para comemorar. Com uma simplicidade quase palpável, mas mesmo assim muito honesta, estes garotos conseguiram em menos de dois minutos fazer uma singela homenagem à "velha senhora". Enfim, a Kombi agrada todas as idades... literalmente...

***

>>> ORIENTE HÍBRIDO

Tecnologia chega a Hong Kong com o Caminhão Fuso híbrido, da Mitsubishi.
A aposta da vez, da indústria mundial de caminhões, no que se refere à tão falada sustentabilidade está na tecnologia híbrida, que opera com duas fontes distintas de combustíveis, reduzindo, em largas proporções, a emissão de poluentes originada pela queima do diesel.

Com forte apelo no mercado europeu, a motorização híbrida ganha mais espaço na frota asiática, com o Mitisubishi Fuso Canter Eco Hybrid, que começou a ser comercializado em Hong Kong. Antes do país, o caminhão já era comercializado na Austrália, Irlanda e em seu país de origem, o Japão.


“Acreditamos que este veículo beneficiará, além de nossos clientes, a população em geral com a redução dos níveis de CO2 e pela sensibilização das possibilidades de baixas emissões de veículos comerciais”, afirma Albert Kirchmann, CEO e Presidente da Mitisubishi Fuso.

* Redação/Transpoonline.

>>> COPA MONTANA

Nova Copa Chevrolet Montana 2010: Categoria terá pick-ups com motores V8 de 340hp!
O automobilismo brasileiro ganha mais uma nova categoria este ano: a Copa Chevrolet Montana. A nova categoria é resultado da fusão da Copa Vicar e da Pick Up Racing e será disputada nas mesmas datas da Stock Car. O destaque ficam por conta dos carros equipados com motor V8 de 340hp.


Os carros da nova categoria são construídos com o chassi antigo da categoria principal. O motor também foi utilizado na Stock Car, mas tem potência reduzida para a Copa Montana, enquanto o câmbio é sequencial de seis marchas (Bertolotti ou Saenz).


A divisão será de acesso à Copa Caixa Stock Car, classificando as duas melhores equipes para a principal categoria do país no próximo ano. A competição terá a transmissão ao vivo para todo o país pela REDETV!.

* Redação/Carplace.

domingo, 28 de março de 2010

>>> ANTIGOS NA LAPA

Cidade histórica da Lapa realiza seu primeiro encontro de antigos.
Durante os dias 20 e 21 de março, a histórica cidade da Lapa, no Paraná, recebeu de braços abertos centenas de raridades para o Primeiro Encontro de Veículos Antigos da Lapa, organizado pelo Lapa Clube de Antigos em parceria com a prefeitura e comerciantes locais. Com uma programação agradável e o tempo favorável, o evento foi um sucesso, reunindo veículos de cidades próximas e de outros estados, filiados a clubes ou não, proporcionando um espetáculo de cores e modelos, de várias marcas e categorias.

Paralelo ao encontro, a cidade concentra alguns locais históricos, abertos a visitação durante os dois dias de festa, onde era possível conhecer o acervo do Museu da Lapa, pontos turísticos e ainda saborear pratos típicos da região. Para entreter os visitantes, uma banda de fanfarra passeava pelo local tocando marchinhas e canções populares, e no palco principal, até Elvis Presley cover marcou presença.

Em um evento deste porte, fica difícil escolher destaques, mas menções honrosas devem ser feitas a um veterano caminhão Chevrolet 1930, aos veículos militares, para as belas picapes (Chevrolet C10, Ford F100, entre outras), para um curioso Fiat 147 picape com rodado duplo na traseira (!) e é claro, para as Kombis presentes, algumas de Curitiba (que seguiram em comboio até a Lapa) e outras da cidade anfitriã.

Agradecimentos aos organizadores, que provaram que é possível realizar tal evento fora dos grandes centros, com simplicidade e dedicação, e fica a torcida para que este encontro seja inserido no calendário anual dos antigomobilistas paranaenses e de outros estados.





















***

sexta-feira, 26 de março de 2010

>>> LINK DA SEMANA



WWW.CUSTOMCLASSICTRUCKS.COM

Site da revista homônima norte-americana especializada em picapes. Belas fotos, matérias e muitas curiosidades. Para quem adora picapes antigas da Ford e Chevrolet, pare de ler estas modestas linhas e acesse já!

***

>>> A VEZ DA PERUA

Volkswagen apresenta o novo Jetta Variant.
A Volkswagen está trazendo para o Brasil a nova station Jetta Variant, apresentada mundialmente em setembro do ano passado no Salão de Frankfurt. Além de um novo e elegante design e várias novidades em equipamento e acabamento interno, o veículo reúne a dirigibilidade e desempenho consagrados do Jetta com a versatilidade proporcionada por sua configuração.


Com linhas simultaneamente elegantes e esportivas, o Jetta Variant é prático para o uso urbano e excelente para viajar. Direcionado a um público sofisticado e exigente, com posição social e econômica consolidadas, ele se impõe como uma alternativa mais dinâmica aos veículos multiuso, como as minivans, mantendo sua praticidade, oferece também conforto e espaço internos equivalentes ao de muitos SUV’s.

A segurança é um dos pontos altos do carro que é equipado com seis airbags - incluindo proteção tipo cortina em área envidraçada lateral. Os sistemas de segurança ativa incluem freios ABS, controles eletrônicos de tração e estabilidade e bloqueio do diferencial. Além de todas essas características exclusivas, o novo Jetta Variant oferece também um desempenho diferenciado, garantido pelo motor 2.5, com cinco cilindros de 170 cv e pelo câmbio automático com seis marchas Tiptronic.

Exterior

As mudanças mais marcantes do novo Jetta Variant estão na dianteira. A personalidade do carro se expressa na nova grade de ventilação superior, com linhas horizontais acentuadas pelos frisos cromados, interligada aos grupos óticos nas extremidades. Ao centro, em destaque, o logotipo da Volkswagen se destaca em sua nova apresentação, com as letras VW em metal chanfrado sobre o fundo preto com forma de colméia. Os faróis com máscara negra se integram harmoniosamente ao capô, também redesenhado, e às curvas dos paralamas.


O novo parachoques dianteiro, pintado na cor da carroceria, traz embutida na parte inferior uma ampla abertura de ventilação em preto. Nas extremidades, o conjunto tem linhas com ângulos sutilmente acentuados, reforçando a impressão de largura e estabilidade. Nas extremidades da grade inferior, os faróis de neblina, com contornos cromados, estão posicionados de forma avançada, destacando-se do conjunto numa atitude mais dinâmica e agressiva.

As linhas e volumes laterais também contribuem para a aparência destacada do novo Jetta Variant. As novas rodas de liga de 17 polegadas têm raios em ângulo que, quando em movimento, aumentam a impressão de volume e largura.

Na parte traseira, dominada por uma ampla superfície onde se destaca o logotipo da marca, as lanternas estão mais escuras, integrando-se harmoniosamente ao conjunto da carroceria. Características do modelo, as longas travessas sobre o teto, em preto fosco, são um complemento estético e ao mesmo tempo prático, permitindo a fixação de bagageiros ou racks. Ainda na parte superior, junto à traseira, uma nova antena estilo "shark", em escala reduzida, contribui com um toque sutil.

Interior

A versão do novo Jetta Variant oferecida no Brasil traz uma série de equipamentos exclusivos de série, a começar pelo interior com acabamento em couro. Os bancos dianteiros oferecem regulagem de altura tanto para o motorista como para o passageiro, além de ajuste lombar, para maior conforto. O painel tem novo acabamento, em que a esportividade é destacada por insertos em material "Black Pyramid", simulando fibra de carbono, também presentes no revestimento das portas, em contraponto a frisos em aço escovado.


O conjunto de instrumentos, onde se destacam o velocímetro e o contagiros circulares, tem novo desenho, trazendo ao centro um display digital multifunções. O volante multifuncional com três raios, revestido em couro, é o mesmo utilizado no Passat CC e a coluna de direção tem regulagem longitudinal e de altura, facilitando ao motorista encontrar o posicionamento ideal para dirigir.

Ao centro do painel, sobre o console, destaca-se o novo rádio e cd-player mp3 RCD 510, com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque, que permite utilização mais fácil e intuitiva. O equipamento, com 10 altofalantes, possui entrada auxiliar que permite conectar equipamentos como externos, como iPod, e também aceita cartões de memória tipo SD.

Logo abaixo ficam os comandos digitais do ar-condicionado, com duas zonas de climatização independentes, cujas funções também são expostas na tela do sistema de som. Uma particularidade do sistema é a possibilidade da ativação automática da recirculação do ar: o equipamento é capaz de detectar quando a presença de poluentes é mais acentuada, como ao passar ao lado da descarga de um caminhão, bloqueando imediatamente a entrada de ar e garantindo uma atmosfera mais limpa no interior do veículo.

Pequenos detalhes não foram esquecidos: no console central, o portacopos pode ser ajustado pelo posicionamento de uma travessa que pode ser removida e usada como abridor de garrafas. Outro destaque do novo Jetta Variant é o teto solar panorâmico Skyview, oferecido como opcional. Com várias possibilidades de abertura e isolamento do interior por uma cortina retrátil, ele se estende até a parte traseira do habitáculo, reforçando a luminosidade do interior.


Da mesma forma que na dianteira, os bancos traseiros também contam com apoio de braços central, que pode ser rebatido. Os passageiros de trás contam com bolsas porta-objetos nos encostos dos bancos dianteiros e luzes de leitura individuais, além de portacopos e tomada elétrica de 12V. O encosto posterior pode ser dobrado totalmente ou em 60 ou 40 por cento da largura, possibilitando o aumento do volume do porta-malas dos 505 litros originais até 1.550 litros e facilitando o transporte de objetos de grandes dimensões.

Desempenho e Segurança

O Jetta Variant é equipado com o consagrado motor de cinco cilindros com 2,5 litros e 170 cv, cujas qualidades são potencializadas pelo câmbio automático AG6, com seis velocidades e comando Tiptronic. A agilidade nas arrancadas e retomadas de velocidade é garantida pelo elevado torque (máximo de 240 Nm a 4.250 rpm), que já se manifesta em baixas rotações. O carro atinge 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima de 205 km/h.

O sistema de direção Servotronic tem assistência elétrica, que se adapta à velocidade do carro. As manobras de estacionamento são facilitadas também pelos sensores de distância dianteiros e traseiros, que também representam uma proteção adicional contra arranhões e pequenos danos aos parachoques.

A suspensão traseira é independente, tipo 4-link, assegurando um excelente comportamento nas curvas. O carro conta com bloqueio eletrônico do diferencial e controles computadorizados de tração (ASR) e estabilidade (ESP), associados aos freios a disco nas quatro rodas com sistema antibloqueio (ABS).

A segurança passiva é reforçada pelos cintos dianteiros com pré-tensionador e regulagem de altura e um conjunto de seis airbags, que inclui bolsas tipo cortina que também atuam em toda a área envidraçada lateral. Os airbags dianteiros têm duplo estágio de abertura, variando com a intensidade do impacto e o do passageiro pode ser desativado.

O Novo Jetta Variant chega ao mercado até o final do mês de março com preço sugerido de R$ 83.990,00.

* Press Release/Volkswagen Do Brasil.

>>> PROPAGANDA


Mais homenagens aos 60 anos de produção da Kombi. Desta vez, uma propaganda de 1966, ostentando um belo modelo luxo!

***

>>> O FAVORITO

Chevrolet Zafira é o preferido do consumidor brasileiro, liderando o segmento dos monovolumes de grande porte.
O Chevrolet Zafira inicia 2010 como o modelo preferido pelos consumidores brasileiros no segmento de monovolumes de grande porte disponíveis no país. No primeiro bimestre de 2010 foram vendidas 1.293 unidades, com 402 unidades a mais do que o segundo colocado. O resultado de vendas foi 18% superior ao registrado em igual período de 2009 (1.095 unidades).


Em 2009, o modelo da Chevrolet manteve a liderança no segmento em que atua com 9.363 unidades comercializadas, cerca de 1.700 unidades a mais do que o segundo colocado.

"Os números comprovam que o Chevrolet Zafira continua um sucesso de vendas. O modelo é ideal para quem tem família grande e precisa de muito espaço, oferecendo também conforto e comodidade", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Exclusivo Sistema Flex7

Com muito espaço e conforto, o Chevrolet Zafira tem capacidade para transportar até 1.700 litros no porta-malas, sem a necessidade de remoção dos assentos, o melhor da categoria. Versátil, o modelo oferece o exclusivo sistema Flex7, com sete lugares e 28 posições diferentes de bancos.

Motorização e Desempenho

O Chevrolet Zafira conta com motorização, 2.0 litros oito válvulas Flexpower, que pode ser abastecido com álcool, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção. A potência máxima é de 140 cv com torque de 19,7 kgfm quando o motor utiliza gasolina, e de 133 cv com torque de 18,9 kgfm com o uso exclusivo do álcool - ambos a 5.200 rpm.


O funcionamento para o consumidor é simples. Basta abastecer com gasolina, álcool ou a combinação dos dois combustíveis, em qualquer proporção. O motor reconhece imediatamente a mistura e passa a oferecer o melhor desempenho. O Zafira está equipada com o sistema de acelerador eletrônico (drive by wire), que proporciona mais conforto ao dirigir e retomadas mais precisas.

Quando o Zafira utiliza como combustível o álcool, o veículo alcança a velocidade máxima de 192 km/h, com aceleração de 0 a 100 km/h em 10,5s. Já quando se utiliza gasolina a velocidade máxima chega a 186 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 11s0.

Quatro Versões De Acabamento


O Chevrolet Zafira sai de fábrica já equipado, desde a versão de entrada do modelo. São quatro versões de acabamento com conteúdos e características diferentes:

COMFORT: versão de entrada da linha Zafira incorpora vários equipamentos considerados fundamentais e muito valorizados pelos clientes que exigem conforto, tais como o exclusivo sistema Flex7, o ar-condicionado digital, trio elétrico e direção hidráulica.

EXPRESSION: conta com todos os equipamentos da versão Comfort e ainda oferece airbags frontais, barras longitudinais, painel de instrumentos com fundo branco e anéis cromados, controlador automático de velocidade e o sistema de transmissão automática.

ELEGANCE: para clientes que além do conforto valorizam muito um visual elegante e diferenciado. Esta versão incorpora itens de aparência, segurança, conforto e conveniência adicionais aos encontrados na versão Comfort.

ELITE: versão "top de linha", destinada a clientes que exigem exclusividade e o máximo em conforto, sofisticação e segurança, como "airbags" laterais, freios com sistema ABS com EBD (Eletronic Brake Distribution - sistema eletrônico de distribuição de frenagem), rádio CD player com controles no volante e revestimento de couro nos bancos e painéis de portas.


A marca Chevrolet coloca à disposição do consumidor uma extensa lista com diversos itens de personalização para o Zafira, que estão disponíveis nos quase 600 pontos de vendas em todo o Brasil.

* Press Release/General Motors do Brasil.

quinta-feira, 25 de março de 2010

>>> SEGUNDA GERAÇÃO

Vauxhall lança segunda geração do utilitário Movano.
A General Motors Europeia, junto com as suas subsidiárias, Opel e Vauxhall, coloca nas ruas as primeiras unidades da segunda geração do utilitário leve Movano, que terá nada mais, nada menos que 29 combinações de carroceria e acabamento, tudo para atender as necessidades dos clientes.


Um pouco mais largo que o predecessor, o novo Movano pode carregar de 2,5 a 4,5 toneladas, dependendo da configuração. Para movimentar todo esse peso, a Vauxhall disponibilizou um novo motor 2,3 litros de quatro cilindros, turbinado e movido a diesel, já devidamente homologado para as normas Euro 4 e Euro 5, com baixas emissões de CO2.


O Movano foi lançado em 1992, e sofreu o primeiro facelift em 2003. Em 2010, através do acordo entre Renault e GM (onde divide sua plataforma com o utilitário francês Master), ganhou sua modificação mais significativa. A princípio, somente a versão furgão está disponível no mercado britânico, e depois de Junho, as demais opções entrarão em produção.

***

quarta-feira, 24 de março de 2010

terça-feira, 23 de março de 2010

>>> SALÃO DE GENEBRA

Salão de Genebra mantém a tradição na edição 2010.
Durante 10 dias, o Salão de Genebra, na Suiça, comemorou 80 anos, e provou que merece o devido destaque. Mesmo depois de tantos anos, uma das principais mostras do velho continente surpreendeu, revelando as melhores novidades das montadoras, principalmente as européias, que fazem questão de apresentar em primeira mão suas mais recentes criações. Nesta edição, como já é de praxe nos últimos salões pelo mundo, os destaques foram os veículos "verdes", sendo eles elétricos, híbridos, movidos a biodiesel, fontes alternativas ou outros menos cotados. Até a tradicional Ferrari deixou de lado o ceticismo em relação ao assunto e levou um modelo híbrido ao evento, provando mais uma vez que este será o futuro (presente?) dos automóveis.

Nas categorias abordadas por este blog, muitas novidades e belos desenhos, como podemos observar nas imagens abaixo, com destaque para a primeira picape da Volkswagen, a Amarok, que em breve chegará ao Brasil...




























***