sexta-feira, 25 de junho de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.GERMAN-AIRCULT.DE

Que tal treinar um pouco a língua alemã e ainda conhecer um pouco das Kombis que circulam pelo país da matriz Volkswagen? Então acesse este site, com várias fotos, links, curiosidades e muito mais. Ausgezeichnet!

***

>>> ACESSÓRIOS

Hoggar ganha linha de acessórios. Peugeot oferece kits de personalização e utilidade sem cobrar instalação.
As concessionárias da Peugeot de todo o País já oferecem kits de personalização e utilidade para a Hoggar, picape derivada do 207. São onze acessórios, divididos em pacotes, que alteram o visual e trazem certa comodidade para o modelo. Os três kits são instalados na rede Peugeot gratuitamente.




O pacote mais em conta é o Kit Utilidade, que junta protetor de caçamba, capota marítima e redes de retenção de objetos na caçamba e no interior do veículo por R$ 2 599. Quem busca personalização encontrará o Kit Estilo, por R$ 3 199, trazendo terceira luz de freio, grade de proteção do vidro traseiro, protetor de caçamba, barras de teto e soleiras de alumínio. Já o Kit Aventura, ao preço de R$ 3 499, incorpora à Hoggar estribo lateral, protetor de para-choque dianteiro, santantônio e protetor de caçamba.

* Rodrigo Mora/Revista Fast Driver.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

>>> SÃO BENTO DO SUL - 2010

Encontro de Antigos de São Bento do Sul chega a sua 7ª edição em 2010.
Nos dias 11, 12 e 13 deste mês, a cidade de São Bento do Sul, um dos maiores polos moveleiros do sul do país, trocou a marcenaria pelos automóveis antigos, e realizou a 7ª edição do Encontro de Antigos da cidade. Com organização do clube Autos Antigos da Serra (que neste ano completa 5 anos de existência) e apoio da prefeitura, o Centro de Exposições local abrigou dezenas de veículos, vindos de várias cidades vizinhas e de outros estados.

Como é de praxe em exposições deste porte, além dos belos modelos em destaque, muitos souvenirs podiam ser encontrados, inclusive alguns móveis antigos e objetos em geral. Entre os utilitários, destaque para um caminhão Austin 1952, em raro estado de conservação; a Kombi do Sr. Emílio Lemke (confira a história desta Kombi aqui), que ganhou um belo azul como traje; e uma impecável Belina Del Rey, que como já foi comentado em eventos anteriores, automóveis dos anos 80 já são lugar comum nos recentes encontros de veículos especiais.

Portanto, mais um belo evento, que retornou ao calendário depois de uma breve parada no ano passado, e que sempre apresenta alguma novidade para os visitantes. Abaixo, algumas imagens registradas no fim do encontro, momento em que muitas máquinas estavam com os motores ligados e prontos para ganhar as ruas da cidade.















***

quarta-feira, 23 de junho de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Imagem incrível publicada pela revista espanhola Auto Aventura 4x4, na matéria sobre o Land Rover Discovery 4. Palmas para a produção da revista, que colocou o fotógrafo no lugar certo e na hora certa!

***

>>> NOVA SPACEFOX

Volkswagen apresenta o Novo SpaceFox. Modelo traz linhas do novo DNA de estilo da marca.
Complementando a renovação da família Fox, a Volkswagen está apresentando a nova geração do SpaceFox, modelo que introduziu no país o conceito de Sportvan, reunindo a esportividade das station wagons e a versatilidade e espaço interno dos veículos multiuso.


Essas características, aliadas às qualidades provenientes do DNA Fox Solutions - espaço interno generoso, banco traseiro corrediço e grande quantidade de porta-objetos, entre outros itens - colaboraram para a aceitação do SpaceFox por uma variada gama de consumidores, que inclui chefes de família, jovens executivos e esportistas.

Para Fabrício Biondo, gerente executivo de Planejamento de Marketing da Volkswagen do Brasil, "o SpaceFox se caracteriza exatamente pela versatilidade e jovialidade: ele consegue satisfazer a diferentes tipos de usuários, sem comprometimento de uma imagem que reúne o dinamismo à elegância, que está ainda mais forte nesta nova geração".

Entre as novidades do Novo SpaceFox destaca-se o novo design exterior que, como já ocorreu com o Novo Fox e o Novo CrossFox, segue o novo DNA mundial de estilo da marca Volkswagen, dando ao carro uma aparência mais elegante e destacando ainda mais sua personalidade.

Da mesma forma, a nova geração é marcada pela preocupação com o acabamento interno: o habitáculo do Novo SpaceFox oferece consideravelmente mais conforto aos ocupantes, fruto de mudanças visuais e da adoção de materiais de alta qualidade, mais agradáveis ao toque.

O Novo SpaceFox oferece a maior gama de itens de alta tecnologia de sua categoria: sistema coming-leaving home, sensores crepuscular e de chuva, retrovisor interno antiofuscante, retrovisor lateral tilt-down, sensor de estacionamento e computador de bordo com I-System. Além disso, vem equipado de série com trio elétrico, ar condicionado e direção hidráulica.

Para aumentar o conforto do motorista, principalmente no trânsito pesado das grandes cidades, o Novo SpaceFox é oferecido também na versão I-Motion, com a transmissão automatizada ASG (Automated Sequential Gearbox) que proporciona a conveniência da troca automática de marchas dos câmbios automáticos tradicionais e a possibilidade do comando manual, sem pedal de embreagem, por um custo consideravelmente menor.


O Novo SpaceFox é equipado com o consagrado motor 1.6 VHT Total Flex e é oferecido em duas versões, 1.6 e 1.6 Sportline, com nove opções de cores, quatro delas novas: prata Vegas, azul Island, cinza Iron e preto Mystic.

Elegância e Personalidade

Juntamente com as linhas que caracterizam a marca Volkswagen, o Novo SpaceFox traz inovações de estilo mais requintadas, que ressaltam a impressão de largura e estabilidade. Na dianteira, este efeito é resultado do novo design da grade, onde se destacam os dois filetes cromados. O cromo também está presente de lado a lado na parte inferior, na altura dos faróis de neblina, reforçando a elegância do modelo.

A aerodinâmica influenciou bastante as mudanças na dianteira do SpaceFox. Por afetar o desempenho e o consumo - mesmo em velocidades moderadas - este é um aspecto muito o importante na concepção dos novos modelos da Volkswagen. O coeficiente aerodinâmico (Cx) do Novo SpaceFox, de 0,336, é 6% menor que o do modelo anterior. Além das alterações facilmente perceptíveis, o veículo ganhou um novo front end, que melhora também a refrigeração do motor.

O conjunto da traseira é mais horizontalizado, com aspecto mais harmonioso e moderno, inspirado nas linhas do Touareg. O visual é dominado pelas novas lanternas, identificadas com o padrão mundial da Volkswagen que, à noite, são um fator de identificação do veículo. O parachoque traseiro é inteiramente novo, contribuindo para o equilíbrio do conjunto através de um elemento horizontal e com retrorrefletores (olhos de gato) integrados. A terceira luz de freio (brake light) agora está incorporada à tampa traseira.

Toda a carroceria, com destaque para as laterais, se caracteriza pelas superfícies amplas e bem acabadas e pelo cuidado com as junções entre painéis e aberturas, uma característica de qualidade típica da Volkswagen. Outro detalhe importante, do ponto de vista visual e da segurança, é a incorporação dos sinalizadores de direção aos espelhos retrovisores externos.

Interior - Um Capítulo à Parte

O interior do Novo SpaceFox incorpora em todos os detalhes a filosofia da marca Volkswagen, definida através dos termos: valor, funcionalidade, tecnologia e conceito "driver oriented". Uma das características originais do modelo é o amplo espaço interno e sua flexibilidade, unindo o máximo conforto para os ocupantes com capacidade de transportar tudo o que for necessário no dia-a-dia, nas viagens ou para a prática de atividades esportivas.


O novo design do habitáculo gerou um ambiente funcional e descontraído mas, acima de tudo, acolhedor. Os novos painéis de porta seguem a mesma filosofia conceitual, equilibrando elegância e ergonomia e, em todas as versões do Novo SpaceFox, são revestidos de tecido, o que contribui para melhor isolamento e conforto acústico.
As duas versões do Novo SpaceFox oferecem banco do motorista com regulagem milimétrica de altura com porta objetos na parte inferior, bolsas porta revistas nos encostos dos bancos e um tratamento especial nas peças aplicadas.

O painel prioriza a funcionalidade, o acesso otimizado aos comandos e a facilidade de leitura de informações do instrumento combinado, desenvolvido com display LCD, mostradores duplos de quatro agulhas e iluminação azul. O design dos instrumentos privilegia a compreensão instantânea das informações pelo motorista.

A versão Sportline conta de série com computador de bordo com I-System, que incorpora os avisos de elevação da temperatura do líquido de arrefecimento, pressão do óleo e baixo nível de combustível. Além disso, pode ser usado para alertar o motorista sobre a hora de trocar o óleo e para regular várias funções, como alerta de velocidade, travamento automático das portas ao rodar e sinais sonoros e luminosos ao trancar e destrancar o carro.

Cuidado especial foi tomado ao criar uma ambientação que proporcione sentimento de bem estar no habitáculo sob o aspecto de conforto, tato agradável em contato com os materiais empregados, mobilidade e ergonomia, resultando no que, em alemão, é definido pela palavra "Schindelung". Segundo Luiz Veiga, gerente executivo de Design da Volkswagen do Brasil, houve uma constante preocupação com "coisas que não se vê, mas estão presentes". Um exemplo é o material utilizado no painel que, além da textura visualmente agradável, recebe uma micro textura com o objetivo de eliminar o brilho e dar um acabamento requintado a peça.

O SpaceFox dispõe de quatro opções de acabamento interno. Na versão 1.6, os detalhes são na cor cinza Antracite e a forração dos bancos pode variar entre a combinação de malharia Titan e tear Ametista, com tons mais frios, e a malharia Latte Machiatto com tear Diamante, mais quente. A 1.6 Sportline tem detalhes internos em cinza Siberian e bancos em tecidos Grafite Machiatto e malharia Loop Titan e, opcionalmente, com bancos revestidos em couro e vinil, com laterais em tecido Spacer Rock.


O banco traseiro corrediço, um dos itens mais apreciados pelos usuários do SpaceFox, é item de série. Ele possibilita aumentar o espaço disponível no já amplo portamalas (mínimo de 430 litros e máximo de 527 litros), mesmo com cinco ocupantes. O portamalas recebeu novo revestimento e agora conta com abertura "soft touch" (sem esforço) e acionamento keyless, através de comando eletrônico.

Visando atender a um público diferenciado, o carro traz de fábrica, em suas duas versões, "trio elétrico", ar condicionado e direção hidráulica. Opcionalmente, pode vir equipado com volante multifuncional, idêntico ao usado no Passat alemão, em duas versões: a primeira incorporando os comandos do sistema de som e a segunda agregando, ainda, os controles do I-System e o airbag.

O carro vem com preparação para instalação de som, com antena, quatro altofalantes e dois tweeters. Há módulos opcionais de equipamento de som: o Módulo Rádio, com rádio com conexão Bluetooth para telefone celular, com entradas USB e SD Card, e o Módulo CD Player, com CD-Player MP3, conexão Bluetooth e entradas para USB, SD Card e i-Pod.

Prazer Ao Dirigir

O Novo SpaceFox preserva uma das características mais apreciadas de toda a linha Fox, o posicionamento elevado do motorista, que proporciona uma visibilidade ampliada. O motorista encontra facilmente a posição mais adequada para dirigir, através do controle de altura do banco.

A suspensão teve seus amortecedores recalibrados para melhorar o conforto nas condições de pisos irregulares. A estabilidade e conforto do veículo resultam, também, da suspensão traseira com eixo de torção reforçado - adequado ao maior volume de carga admissível - com braços longitudinais. A versão Sportline vem de série com airbag duplo e freios ABS.

A agilidade nas arrancadas e retomadas de velocidade é garantida pelo motor 1.6 VHT Total Flex, presente em vários outros modelos da marca fabricados no Brasil, consagrado pela resistência e durabilidade, além da economia de combustível. A aceleração de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e a velocidade máxima, de 181 km/h (abastecido com etanol), coloca o Novo SpaceFox entre os melhores da categoria, reforçando o caráter jovial do carro.

Opcionalmente, o Novo SpaceFox conta também com o sistema I-Motion, com transmissão automatizada DSG com cinco velocidades. Eliminando o pedal da embreagem, o sistema realiza trocas de marchas automaticamente ou a comando do motorista, de forma sequencial.


Por suas características, a transmissão automatizada não prejudica o desempenho do veículo nas acelerações nem eleva o gasto de combustível, como ocorre com transmissões que utilizam conversor de torque - vantagens que se somam ao custo, sensivelmente menor do que o dos automáticos tradicionais.

Destaques

O desenvolvimento do Novo SpaceFox é fruto, em grande parte, de uma série de pesquisas sobre desejos e necessidades dos consumidores em clínicas e através do programa "Converse com o Marketing", em que essas aspirações, captadas pelos concessionários no contato direto com os clientes, são transmitidas à fábrica. O resultado desta contribuição é uma extensa lista de itens novos ou aperfeiçoados.

•Faróis duplos com detalhes cromados de série
•Novos painel, console central e laterais de portas
•Novos volantes com comandos de computador de bordo e I-System
•Tecido nas laterais de porta de série
•Instrumento combinado com quatro agulhas com iluminação azul
•Chave canivete de série
•Tela TFT de alta definição para I-System
•Sistema Coming-Leaving Home opcional
•Alerta sonoro de faróis ligados de série
•Retrorrefletores no pára-choque traseiro de série
•Luzes de seta integradas nos retrovisores elétricos de série
•Portaluvas com porta caneta e porta cartão de série
•Transmissão automatizada I-Motion opcional
•Três novas opções de acabamento interno
•Sensor de chuva e sensor crepuscular
•Novo Radio Low com Bluetooth
•Novo CD-Player com entrada para i-Pod e navegador de agenda
•Novo sistema de abertura da tampa traseira "soft touch"

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

>>> VÍDEO DA SEMANA



Kombi da Copa! Em época de mundial, brasileiro vira patriota e faz de tudo para torcer...

***

>>> LAR, DOCE LAR

Meu carro, minha casa! Como cair no mundo, sem sair do lar.

Na comédia Entrando numa Fria Maior Ainda, o austero pai de família Jack Byrnes (Robert De Niro) estreia seu motorhome superequipado rumo a Miami, para conhecer a família de seu futuro genro, Greg Focker (Ben Stiller). Na viagem, é possível viver o conforto e a praticidade de ir ao banheiro, comer e dormir sem parar o carro, além de não precisar se preocupar com hotéis. Sair pelas estradas no comando de uma casa de rodinhas, portanto, não tem nada a ver com o nome do filme. Ainda mais nos Estados Unidos, onde viajar em casa própria é opção de uma em cada 12 famílias proprietárias de carros, nos Estados Unidos. Levantamento recente da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, revela que a quantidade de motorhomes no país alcançou nível recorde. Já no Brasil, encontrar uma casa com rodas na estrada é quase tão raro quanto um mico-leão-dourado. Por aqui, ambas as espécies estão ameaçadas.

A cultura da família norte-americana de fazer turismo a bordo de um veículo recreativo é antiga. São mais de 16000 campings por aquele país com estrutura para receber trailers e motorhomes. Em 2008, um estudo comparativo entre os custos de uma viagem de férias de quatro pessoas em um motorhome e com outros meios de transporte mostrou que a economia varia entre 27% e 61% a favor das casas móveis, incluindo gastos pessoais e de combustíveis.


No Brasil, viajar com a cabana nas costas tem ares de aventura e exotismo. “Os brasileiros têm o hábito de ter imóvel na praia ou um sítio para onde viajam nos fins de semana e feriados”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Campismo (Abracamping), Luis Antônio Matheus, de 62 anos. Segundo estimativa feita pela associação, existem no país cerca de 1800 proprietários de motorhomes e 2000 de trailers recreativos. O Denatran não possui registros precisos porque a classificação motorcasa teve início em 2008. Apesar do reduzido número de adeptos do campismo sobre rodas no Brasil, aqueles que adotaram esse “estilo de vida” não trocam sua casa a tiracolo por um imóvel. “Os campings para esses veículos são ambientes acolhedores. Em alguns, há piscinas, cantinas, quadras e salões de festa. Assim, forma-se um vínculo forte entre todos os frequentadores”, afirma.

Nos 39 anos como campista, Luis Antônio nunca soube de assaltos na estrada. “Não dá para saber quantas pessoas estão lá dentro, nem para roubar um veículo como esse e sair dirigindo tranquilamente.” Ainda assim, as seguradoras cobrem acidentes, incêndios e danos a terceiros, mas não roubo.

Custos e Infraestrutura

Engana-se quem imagina que o preço dos motorhomes explique sua escassa presença nas estradas brasileiras. “A partir de 40000 reais dá para comprar um motorhome seminovo. Para deixá-lo estacionado em um camping, a mensalidade fica em torno de 350 reais”, diz o presidente da Abracamping.


A manutenção está para a de um carro de passeio como a conservação da “área residencial” está para a faxina de um pequeno apartamento. Em sua maioria, usam chassis Mercedes-Benz, Ford e Iveco, e basta levá-los à concessionária para as revisões. O motorhome é basicamente um ônibus. No Brasil, o combustível utilizado é o diesel e faz-se uma média de 7 km/l, segundo Luis Antônio.

A liberdade na decisão de ficar mais ou menos dias em uma cidade foi o que seduziu Luiz Edgard Tostes, 74 anos, diretor da Abracamping. Com a experiência de quem reboca trailers desde o início dos anos 70, ele não abre mão da autonomia. “Conheci praias no Nordeste a que normalmente o turista não tem acesso.”

No Brasil, existem cerca de 200 campings para receber os veículos recreativos, um número modesto. Os destinos nacionais preferidos pela turma de campistas são Caldas Novas (GO) e Porto Seguro (BA). Existem empresas que alugam trailers, a partir de 80 reais a diária. Em campings, a estadia no estado de São Paulo tem preços que partem de 15 reais. Mas dá para estacionar o veículo em outros lugares. Como eles têm caixa d’água e bateria de energia de 12 volts ou geradores, é possível parar em postos de gasolina, utilizados como paradas de caminhoneiros.

Para quem não pretende fazer um grande investimento ou está a fim de experimentar a modalidade do turismo-caramujo, há empresas que alugam motorhomes a partir de 550 reais, mas a locação se faz somente com motorista da empresa.

Tamanhos e Dirigibilidade

Tanto o trailer como o motorhome estão disponíveis nos tamanhos pequeno, médio e grande. O presidente da Associação Pé na Estrada, Nivaldo Massa, conhecido como Tico, de 70 anos, costumava acampar com o colégio em praias vizinhas a Santos. Não parou mais, comprando o primeiro veículo recreativo aos 46 anos.


Ele e a esposa Maria Aparecida, de 55 anos, conhecida como Tica, dirigem a casa sobre rodas e transportam toda a família. Para isso, tiveram de tirar habilitação para categoria D, a mesma para motorista de ônibus, de acordo com as exigências da legislação, a partir do novo Código de Trânsito Brasileiro, de 1997. Essa obrigatoriedade existe apenas aqui, mas, de acordo com Massa, é uma forma de garantir a boa dirigibilidade do veículo e maior segurança ao proprietário. Quem tem trailer precisa ter a carteira E (para caminhões articulados). Pela lei, é permitido a quem tem carteira B (amador) conduzir veículos com peso bruto de até 3500 kg, exceto trailers.

Motorhome x Trailer

Para o microempresário Wellington de Moraes, 55 anos, na disputa entre motorhome e trailer não há vencedor. “Cada um tem suas vantagens. No motorhome, enquanto um dirige, é possível circular internamente ou fazer uma refeição, por exemplo. Já com o trailer, é preciso estacionar para comer ou usar o banheiro. Por outro lado, deixar o trailer estacionado e sair com o carro para circular pode ser um recurso bem-vindo, especialmente em localidades com ruas mais estreitas.”

Quanto à questão de privacidade, os dois têm o mesmo problema. “As paredes são finas, a estrutura não acoberta movimentos”, diz Wellington. Mas nada melhor para aproximar os casais e os filhos que passar dias viajando. “É o grande barato dessa vida, a promoção da união da família, com grande dependência um do outro.”


Por dentro da casa sobre rodas, tudo varia conforme a vontade do proprietário e o espaço interno: os armários são sempre embutidos, os móveis são fixos e há geladeira, fogão, chuveiro a gás, vaso sanitário e o que quiser, como em uma casa ou um barco. “É preciso gostar, ter calma, não ter pressa, e aceitar as condições da natureza, como chuvas e ondas de muito calor. Em troca, o para-brisa do motorhome oferece uma janela para o mundo, tudo passa à sua frente”, afirma Maria Aparecida Massa.

* Roberta Piccinelli/Revista Quatro Rodas.

domingo, 20 de junho de 2010

>>> PROPAGANDA


Há exatos 87 anos, a Ford anunciava, com um bonito folder, seu caminhão para 1 tonelada.

***

sábado, 19 de junho de 2010

>>> COBAIA ELÉTRICA

Kombi serve de cobaia no estudo de carros elétricos!

Nem a velha Kombi escapou da onda elétrica que é a bola da vez nos centros universitários de engenharia. A Uerj e o Cefet-RJ (Centro Federal de Educação Tecnológica) converteram uma Kombi comum à propulsão elétrica.


O antiquado Motor a ar 1.6 deu lugar a um trem de força capaz de desenvolver 30 cavalos. No total, 20 baterias foram ligadas em série para alimentar a perua, que usa uma tomada comum de 200 V para recarregar os acumuladores. Segundo informações da faculdade, a velocidade máxima é de 80 km/h. Não há transmissão e, o mais curioso, o nível de ruído é praticamente zero, limitando-se ao rodar dos pneus. O projeto experimental não tem pretensões de chegar ao mercado. Trata-se de um exercício universitário para trazer know-how à engenharia brasileira.

* Redação/Revista ZAP Autos.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

>>> LINK DA SEMANA


WWW.LAMBOCARS.COM/ARCHIVE/LM/LM002.HTM

E para quem deseja conhecer um pouco mais da história do Lamborghini LM002, postado anteriormente, deixamos como sugestão este excelente site sobre a Lamborghini e suas máquinas, com muitas fotos, histórias e tudo que envolve o mito italiano. Inclusive tem um link sobre o LM003, possível substituto do LM002 e que nunca chegou a conhecer a linha de produção. Apesar de estar na 40ª posição dos veículos mais estranhos, na tradicional revista Time, vale a pena ler sobre este raro modelo.

***

>>> ASTRA TOURER

Opel revela Astra Sports Tourer na Europa e anuncia lançamento oficial em outubro.
A Opel apresentou nesta quarta-feira, 16 de junho, o Astra Sports Tourer, que vai fazer sua estreia oficial no Salão de Paris, em outubro.


A perua conserva as mesmas linhas esportivas do hatchback, mas com a proposta de oferecer mais espaço para a família. Os vincos na lateral remetem ao sedã Insignia e a linha de cintura ascendente contribui para um perfil mais esportivo.


A Astra Sports Tourer será vendida na Europa com oito opções de motorização – movidas a gasolina ou diesel – e potências que variam entre 95 cv e 180 cv. Os modelos equipados com transmissão manual serão equipados com uma luz que indica a rotação apropriada para as trocas de marcha. O sistema start-stop, que desliga o motor quando não é exigido, também é oferecido pela Opel. Os preços do modelo, que responde por 25% das vendas da linha Astra na Europa, ainda não foram divulgados. A perua chega às ruas do Velho Continente em novembro.

* Vitor Matsubara/Revista Quatro Rodas.

>>> RARIDADE

Veículo raro da Lamborghini à venda em loja dos EUA.

Com apenas 301 exemplares fabricados em 7 anos de produção, é provável que pouca gente teve contato com o SUV LM002, da Lamborghini. Mas parece que ainda há esperança para quem nunca ouviu falar do modelo: uma loja de automóveis clássicos colocou à venda o raro veículo, ano 1990 e totalmente original!


Contando com um motor 5,1 litros V12, transmissão manual de 5 velocidades e pneus especialmente desenhados para ele, o LM002 foi um SUV destinado para poucos afortunados, como sheiks, príncipes e outros milionários do planeta, além do uso militar na Líbia, que comprou 100 unidades na época, o que o torna ainda mais exclusivo. Portanto, se você quer um veículo para andar na lama e na areia sem nenhum problema, talvez esta seja uma "oferta do dia", já que por apenas U$ 107,700, poderá ter a chance de possuir uma raridade da indústria automotiva.






***

quinta-feira, 17 de junho de 2010

>>> MADE IN TAIWAN

A Luxgen, marca de Taiwan, apresentou o Luxgen7, minivan que oferece requintes tecnológicos antes indisponíveis em carros emergentes.

Junto com os sedãs compactos, os monovolumes tem grande destaque nos mercados emergentes, em especial os asiáticos. Um segmento escolhido pela Luxgen, a nova marca chinesa baseada na ilha de Taiwan, que apresentou ao mundo a Luxgen7, minivan escolhida como modelo de estréia. Anunciada como "a próxima geração de minivans", a familiar conta com um estilo moderno, mas que não representa um corte em relação o que já havia sido feito e guarda certa semelhanças com monovolumes europeus. A pretensão futurista se torna melhor definida no interior, que conta com alguns equipamentos high tech, como o computador de bordo Think+ desenvolvido em conjunto com a marca de smartphones HTC.


O sistema abarca funções de reprodução de vídeos e música, navegação por GPS, configurador e alguns sistemas raros em automóveis projetados fora da Europa ou Estados Unidos. O mais sofisticado é o dispositivo de visão noturna (capturada em imagens infravermelhas), um recurso raro em automóveis não projetados fora da Europa ou dos Estados Unidos, como os BMW ou Cadillac. Ainda há o Eagle View+, ou visão de águia, um conjunto de câmeras que permite a visualização do exterior em 360º, e o monitoramento de ponto cego. A ambientação é complementada por detalhes em madeira e iluminação moderninha azul brilhante, no estilo "cool blue", tudo em um desenho que remete ao cockpit de um avião.


Há apenas uma opção de motorização, um 2.2 a gasolina com turbocompressor e bloco e cabeçote feitos em alumínio. O quatro cilindros entrega 177 cv de potência a 6 mil rpm e 28 kgfm de torque em uma faixa entre 2.500 e 4 mil giros. A transmissão é uma Aisin automática de cinco marchas com opção de trocas sequenciais na alavanca. A Luxgen7 está disponível em cinco níveis de acabamento, com preços entre 798 mil e 1,06 milhão de dólares de Taiwan, algo entre R$ 45 mil e R$ 60 mil.

* Julio Cabral/Portal Vrum.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

>>> IMAGEM DA SEMANA


Raridade total! É muito difícil encontrar fotos desta época com boa resolução, ainda mais quando se trata de caminhões clássicos como o FNM capturado aqui, em plena atividade.

***

>>> 15 ANOS

Mercedes-Benz comemora mais um aniversário de seu grande lançamento para o segmento de veículos comerciais.

O primeiro veículo comercial leve da Mercedes-Benz que entrou no mercado, em 1995, quebrou um tabu: não era conhecido somente pela combinação de letras e números. Sucessora da T1, a Sprinter entrou no mercado com quatro versões de peso bruto distintas, entre 2,5 e 4,6 toneladas. Desde o lançamento, o cliente já podia contar com as opções de van, furgão e chassi-cabine, três distâncias entre-eixos e duas alturas de carroceria. Os motores eram de 2,9 litros de 5 cilindros com 122 cv e 28 mkgf.


Outro destaque ficou por conta da presença de airbag e ABS em plena década de 90. Além disso, a fabricante mostrou sua preocupação com o meio ambiente e lançou uma versão a gás natural, com um motor com 125 cv. Em 1997, ganhou tração integral com um sistema eletropneumático.


Em 2001, uma versão de seis toneladas foi integrada aos modelos Sprinter. No ano seguinte, foi reestilizada pela primeira vez e partiu para mercados como Canadá e Estados Unidos. Em 2005, registrou seu primeiro de produção, com 150 mil unidades. Mas em 2008, passou por mudanças significativas em seu projeto. A partir daí, a Mercedes-Benz continuou escrevendo a história de sucesso do veículo, que coleciona números expressivos de vendas nos mercados onde é comercializada.

* Julia Zillig/Revista Transporte Mundial.