sexta-feira, 29 de abril de 2011

>>> LINK DA SEMANA



Temos aqui hoje um link muito interessante: a história de um californiano que comprou uma Kombi no México por uma pechincha e transformou a mesma no Volkswagen mais bonito da região. Segundo a matéria, a Kombi chamou atenção a todo momento durante as sessões de foto, atrasando o andamento da reportagem. E não é para menos, porque raramente vemos um modelo 1965 (ou de qualquer outro ano) com tamanho bom gosto na escolha da personalização. O único porém para a maioria dos que acompanham o KOMBI & CIA é que a matéria está em inglês, mas nada que um bom tradutor não resolva. E vale a pena!

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>>> DUCATO 2012

Fiat Ducato 2012 chega às concessionárias com novidades
Com oito anos na liderança de vendas de furgões grandes no Brasil, o Fiat Ducato chega às concessionárias com novidades em sua linha 2012, deixando o modelo ainda mais atraente no mercado.


Conhecido por seu excelente Total Life Cost, custo de “vida” do carro, que inclui preço de aquisição, custo de operação, custo de manutenção e valor de revenda, o Fiat Ducato ganha em seu modelo 2012 novos pacotes de opcionais que trazem excelentes contra valores, chegando a oferecer ao consumidor uma economia de até 36%, quando comparados aos equipamentos vendidos separadamente. Esses novos kits ajudam a ressaltar o custo-benefício e os valores do Ducato. Veja abaixo quais são eles:

• Os modelos de Carga oferecem a partir de agora os Kits Concept e Concept II. O primeiro vem com pré-disposição para rádio, banco com regulagem de altura e brake light, já o Concept II traz os mesmos itens mais o Kit Elétrico, composto por vidros, travas e retrovisores elétricos.

• Os Ducatos voltados ao transporte de passageiros, com teto baixo, também contam com dois Kits novos. O Plus vem equipado com o Kit elétrico, pré-disposição para rádio e banco com regulagem de altura. O Kit Top é a somatória de todos os itens mencionados acima mais farol de neblina, desembaçador do vidro traseiro, janela 3ª fila e veludo nos bancos.

• O Ducato teto alto, também voltado para passageiros, ganha o Kit Plus com a mesma configuração descrita acima.

Juntamente com esses novos Kits, e como homenagem ao ano da Itália no Brasil, as versões passageiros do Ducato também receberão um badge com o tema Itália, que será colocado na coluna B do veículo. Ainda neste conceito de homenagem, uma nova cor, o Azul Vitality (o Azzura da bandeira italiana), foi acrescentada à gama cores do Fiat Ducato.


Como a versatilidade de uso é um dos pontos fortes do Ducato — ele pode ser transformado para atender diversas necessidades em veículos comerciais, como ambulâncias, unidades de resgate, entre outras necessidades do cliente — também em sua linha 2012 a Fiat fez um trabalho muito forte junto a sua engenharia para desenvolver e homologar novos fornecedores para transformação desses veículos. Entre eles as empresas Rontan, Greencar, Revescap e Altech, que estão aptas para transformar o Fiat Ducato mantendo a garantia de fábrica.


Com 10 anos de fabricação no Brasil, o Fiat Ducato tem em sua ampla gama outro ponto de destaque. Entre transporte de passageiros, cargas e transformações são oito versões para atender qualquer necessidade. Veículos para passageiros: Combinato (09+01 passageiros mais espaço de bagagem), Minibus (15+01 passageiros mais espaço de bagagem), Minibus Teto Alto (15+01 passageiros mais espaço de bagagem). Veículos para transporte de carga: Cargo 7,5m³., Cargo L 9,0m³, Maxi Cargo 10m³ e Maxi Cargo 12 m³. Veículos para diversas transformações: Multi Teto Alto.


O Fiat Ducato é equipado com o já conhecido e econômico motor MultiJet Economy – desenvolvido e produzido pela FPT – Powertrain Technologies – que apresenta alta tecnologia e ótimo desempenho, com baixo consumo e índices de emissões reduzidos, o que caracteriza o moderno conceito de downsizing. Ele oferece 127cv de potência a 3.600 rpm e seu torque é de 30,7 Kgfm a 1.800 rpm.

Para garantir o bom atendimento, os clientes contam com a maior rede de atendimento do segmento, são mais de 230 pontos no Brasil, todos equipados com ferramentas específicas e peças genuínas adequadas às necessidades de reparação e pessoal treinado pela Fiat. Além da assistência 24 horas por meio do Confiat, que presta socorro em qualquer ponto do território nacional.

* Press Release/Fiat S.A.

>>> PROPAGANDA


Propaganda de 1989 do Sable Wagon, um dos grandes trunfos da Mercury (Ford) nos EUA. Na época, destacava-se o fim das linhas quadradas dos modelos produzidos nos anos 80, tornando os carros da década seguinte mais "redondos". O Mercury Sable Wagon teve seu fim em 2004, já na quarta geração, com mais de 500 mil unidades comercializadas.

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quinta-feira, 28 de abril de 2011

>>> RARIDADE À VENDA

Futurliner: Uma visão do futuro, sob o ponto de vista do passado, está à venda nos Estados Unidos

O Futurliner é um ônibus especialmente criado para participar de eventos promocionais da General Motors nas décadas de 1940 e 50. Na época, a GM costumava criar protótipos futuristas de seus carros, inspirados principalmente em aviões a jato, com carrocerias aerodinâmicas e extremamente arrojadas.


Segundo a Auctions America, empresa que irá leiloar o Futurliner na cidade de Auburn, estado de Indiana, no dia 12 de maio, o ônibus é um dos 12 construídos, dos quais oito ainda existem.


Os ônibus futuristas, com mais de 3,5 metros de altura e 12 metros de comprimento, foram criados pelo designer Harley Earl. Tinham rodado duplo tanto na traseira como no eixo dianteiro. Construídos em 1940, passaram por uma reforma geral no início dos anos 50. Eles faziam parte da exposição itinerante Motorama, participando de desfiles sempre que ela chegava às cidades, no que era conhecido como “Parada do Progresso”.


O Futurliner à venda não está restaurado, mas possui pneus novos (com banda branca), assim como o parabrisa de plexiglas e as laterais, de alumínio e borracha. A Auctions America estima que, no leilão, possa alcançar algum valor entre US$ 450 mil e US$ 600 mil (R$ 720 mil e R$ 960 mil).

* Redação/Revista Auto Estrada.

>>> CABINES VOLVO

Linhas FH e FM têm cabines ergonômicas e mais espaço e conforto para cada aplicação
Além de uma extensa oferta de opções, garantem muito mais conforto ao motorista, por conta dos atributos internos das cabines. “A Volvo sabe que, para muitos motoristas, a cabine do caminhão não é apenas um local de trabalho, mas também o quarto, a sala de estar e a cozinha”, afirma Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F da Volvo do Brasil.


“Com cabines maiores, é mais fácil encontrar uma posição de assento ideal, graças ao espaço extra. O banco do condutor dos caminhões da linha F se adequa perfeitamente aos usuários, independentemente de qual seja o porte do motorista, pois tem uma grande variedade de regulagens”, diz Sérgio Gomes, gerente de planejamento estratégico da Volvo do Brasil. Uma altura maior também é uma grande vantagem, por exemplo, ao proporcionar mais conforto quando é necessário ficar de pé dentro da cabine.

Os bancos são o que há de melhor em termos de conforto e segurança, pois têm ajustes de altura e para a coluna lombar, entre outros. Têm tecidos apropriados para este fim e muito fáceis de limpar, além de ter uma espuma com densidades que proporcionam uma viagem mais confortável, pois é mais macia em alguns pontos e mais rígida em outros.


O banco tem apoio de cabeça integrado ao encosto, que é bastante envolvente. E o cinto é integrado ao encosto, evitando que o efeito da suspensão tencione o cinto e cause desconforto.

Para o gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil, Alvaro Menoncin, nas cabines maiores é possível especificar um número maior de acessórios e conexões, possibilitando oferecer ao motorista alternativas para uso de equipamentos durante as horas em que o veículo não está rodando.

Conforto

Por suas peculiaridades e exigências, algumas operações de transporte não permitem que o motorista tenha uma rotina programada de parar todos os dias para fazer refeições em lanchonetes ou restaurantes. Nestes casos, o motorista precisa ou prefere fazer suas refeições dentro da cabine. “Cabines espaçosas são mais adequadas para essas situações”, lembra Menoncin.


Com as cabines amplas, é possível também duplicar o espaço para guardar objetos pessoais. No caso do Globetrotter XL, por exemplo, existem 250 litros a mais de espaço. Além disso, o motorista tem melhor acesso aos seus pertences e equipamentos.

Ergonomia

“As cabines espaçosas e ergonomicamente desenhadas da Volvo são um grande auxílio para os motoristas que, muitas vezes, têm um período intenso de trabalho, percorrendo cententas de quilômetros ao longo do dia”, destaca Gomes. As cabines dos caminhões Volvo proporcionam ao condutor o conforto ideal para dormir bem, e também o espaço adequado para descanso do motorista ou do acompanhante durante a viagem. As camas para dois motoristas são largas (de 600 milímetros a 760 milímetros no Globetrotter e no Globetrotter XL), com a possibilidade de escolha de colchão e travesseiro apropriados ao gosto de cada um.

“Mas todos estes atributos de conforto, espaço, qualidade de vida e menor nível de estresse são muito importantes também para aumentar a produtividade da operação de transporte”, ressalta Fedalto. “Um motorista mais disposto e trabalhando num ambiente planejado nos mínimos detalhes para atender suas necessidades chega ao final de sua jornada mais satisfeito”, diz o executivo. Citando a caixa de câmbio eletrônica I-Shift, outro importante equipamento oferecido pela marca, ele lembra que o compromisso da Volvo é garantir mais produtividade ao transportador.

Veja abaixo a gama de cabines da Volvo:

Cabine curta (Day Cab)

As cabines simples são muito usadas para transportes de distâncias mais curtas, pois não têm cama e nem área para repouso. Os motoristas que dirigem estes veículos não precisam dormir no caminhão. O Volvo FH tem altura interior de 1570 milímetros, 1400 milímetros no compartimento do motor.

Cabine leito

As cabines leitos estão em caminhões usados para transportes de médias e longas distâncias. São muito comuns em veículos utilizados em operações de logística como, por exemplo, em rotas de um a ponto a outro, como em CDs (Centros de Distribuição), quando o motorista pode ou não dormir no caminhão.

Tem um amplo espaço de repouso, bastante confortável para uma pessoa, com a possibilidade de colocar uma cama extra para acomodar um segundo motorista ou um acompanhante. O FH com esta cabine tem altura interior de 1570 milímetros, 1400 milímetros sobre o compartimento do motor.

Cabine Globetrotter

As cabines Globetrotter são destinadas para transportes de longa distância, especialmente para transportadores com necessidades ampliadas, pois possuem mais atributos de conforto e espaço. Tem uma ampla área de dormir confortável para até duas pessoas, mais espaço de armazenamento. Altura interior do Volvo FH Globetrotter: 1960 centímetros, 1790 milímetros sobre o compartimento do motor.

Cabine Globetrotter XL

É o “Estado da Arte” em cabines de caminhões rodoviários. São usadas para transportes de longa distância. É a cabine mais alta do mercado brasileiro. Tem espaço para duas pessoas dormirem confortavelmente, e uma área de armazenamento ainda maior, contribuindo para proporcionar mais conforto ao condutor e acompanhante. Altura interior do Volvo FH Globetrotter XL: 2100 milímetros (1930 milímetros sobre o compartimento do motor).

* Press Release/Volvo do Brasil.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

>>> IMAGEM DA SEMANA


Santo Deus Batman, o que fizeram com esta van da Toyota?

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>>> HERÓIS CHEVROLET

Picape Chevrolet Brasil 1960 faz sucesso no salão de Bancoc
Um exemplar da Chevrolet 3100, primeira picape da GM fabricada no Brasil, com o nome de Picape Chevrolet Brasil, foi exposta no Salão de Bancoc 2011 (Tailândia), ao lado de outros modelos históricos para "recepcionar" a nova Colorado. O salão começou dia 25 de março e terminou no dia 5 de abril.


Essa picape, junto com mais dois carros Chevrolet antigos, rodou de Manaus, Norte do Brasil, até Detroit (Michigan), por mais de 12.570 quilômetros, durante 38 dias. Ela foi entregue ao GM Heritage Center (em Sterling Heights, Michigan, Estados Unidos), durante o 9o Fórum Mundial de Museus de Veículos, em outubro de 2005.


A mesma picape Chevrolet Brasil, de 1960, exposta em Bancoc, ainda mostra a assinatura dos sete expedicionários, que rodaram do Brasil aos Estados Unidos. Chamada de Old Way Expedition, e organizada para celebrar os 80 anos da GM no Brasil, a expedição reuniu um intrépido grupo de sete brasileiros aventureiros, que dirigiu 12.570 quilômetros, a partir da América do Sul, em três veículos GM antigos, para levar a histórica picape ao GM Heritage Center.


Esse veículo representa, por vários motivos, uma significativa contribuição para a coleção de carros raros da GM. A picape retrata uma importante época na emergente economia brasileira das décadas de 1960 e 1970, quando foi oficialmente batizada de Chevrolet Brasil. A honraria está retratada na incorporação do mapa do Brasil, em amarelo, dentro da gravata Chevrolet, logo oficial da marca, na frente do capô e nas laterais.


O veículo, doado pela GM do Brasil, também significa a primeira contribuição da América do Sul à coleção do GM Heritage Center, cujo objetivo é representar a General Motors globalmente.

“Para conseguir seu objetivo, o grupo atravessou, em apenas cinco semanas, dois continentes e a América Central, 11 países, a floresta amazônica, superando altas temperaturas equatoriais, tempestades tropicais, estradas esburacadas, terremoto, deserto, tudo sem ar-condicionado nem direção hidráulica”, relembra Luiz Cezar Thomas Fanfa, líder da Old Way Expedition.

“Foi a aventura mais completa de nossas vidas” afirmam os expedicionários. E eles já planejam voltar para realizar o trajeto de volta.

Mais informações e fotos sobre a Oldway, no site http://www.oldwayexpedition.com.br/.

* Marcelo Monegato/Blog Antigomóvel.

>>> MINI ROCK AND ROLL

Roqueiros do Kiss e Countryman são atrações da MINI em NY

O Salão de Nova York, nos Estados Unidos, abriu as portas para a imprensa ao som de clássicos do rock. Na última quinta-feira (21), a britânica MINI levou os roqueiros do Kiss ao evento para apresentar quatro exemplares do crossover Countryman personalizados com os rostos dos integrantes da banda norte-americana – os rostos pintados são a marca registrada do Kiss, formado em 1973. As quatro unidades exclusivas do utilitário retrô serão leiloadas no site eBay nesta sexta-feira (29).

Segundo a MINI, o valor arrecadado com a venda dos carros será destinado à Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com o objetivo de auxiliar as vítimas dos terremotos que afetaram o Japão, além ajudar crianças em outras partes do mundo. “Nossos corações estão com o povo do Japão neste momento de grande tragédia”, disse Gene Simmons, vocalista e baixista do Kiss.


Como apenas quatro carros personalizados não são suficientes para contentar os milhões de fãs do Kiss, a MINI criou adesivos personalizados para os modelos Cooper S e Countryman. Os gráficos desenvolvidos em homenagem à banda já estão disponíveis nos Estados Unidos por US$ 850, o equivalente a R$ 1.330 – já incluindo o valor da instalação. A marca inglesa informou ainda que o valor arrecadado com as vendas dos adesivos também serão encaminhados à Unicef.

* Redação/Carsale.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

>>> VÍDEO DA SEMANA



Conhecendo uma Kombi Camper 1973 com câmbio automático! A despeito do autor do vídeo ser meio "cambaleante" para filmagens, é interessante conhecer um modelo que não foi fabricado no Brasil.

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>>> SCANIA NA EXPOFOREST

Scania lança P340 6x4 em feira do setor madeireiro
A Scania participou da Expoforest 2011 (Feira de Máquinas, Equipamentos e Tecnologia para Produção de Madeira de Plantações Florestais), que aconteceu em Mogi Guaçu (SP), de 13 a 15 de abril, mostrando que tem cacife para o off-road, lançando o caminhão P340 6x4 e também exibindo o G420 6x4 (nas versões cavalo-mecânico e plataforma) e o R580, o caminhão mais potente do Brasil, equipado com o exclusivo motor V8 da Scania.


Mas a grande atração do estande, mesmo, foi o P340 6x4, o lançamento da marca para operações fora de estrada, veículo desenvolvido especialmente para atender os setores de construção, florestal e cana-de-açúcar. Equipado com suspensão elevada, o caminhão chega ao mercado oferecendo excelentes condições operacionais em locais de difícil acesso e pode ser equipado com caçambas, fueiros ou implementos canavieiros.

“O P 340 6x4 veio para reforçar o portfólio de caminhões Scania para o segmento Off Road, que já conta com veículos para atender todas as etapas das operações de transporte nas minerações, construções, canaviais ou na floresta. Nosso objetivo principal é oferecer caminhões específicos para cada fase do processo, o que evita desgastes desnecessários do veículo e ajuda a reduzir o consumo de combustível, contribuindo para diminuir os custos operacionais do transportador”, afirma Silvio Renan Souza, gerente de vendas de caminhões para o segmento Off Road.

A cabine P da Scania possui teto solar e revestimento interno e bancos em vinil, além de proporcionar uma visão privilegiada, conforto operacional e segurança ao condutor. Completam a gama de atrativos os vidros elétricos, CD Player e preparação para rádio PX. O P 340 6x4 também possui ar condicionado de série.

“As operações fora de estrada geralmente exigem que operador e o veículo trabalhem por longos períodos sem descanso. Por esse motivo, investimos no conforto e na ergonomia da cabine para proporcionar mais produtividade e bem estar ao motorista”, completa Souza.

O P 340 6x4 foi especialmente adaptado para as principais operações do segmento Off Road. Para a construção, está equipado com escape vertical, tomada de força e ejetor de partículas. Os veículos para as operações com cana-de-açúcar e madeira possuem tomada de ar traseira alta, o que evita a aspiração de resíduos, aumentando a durabilidade do filtro de ar.

Uma das principais características dos veículos para operações fora de estrada da Scania é que eles podem ser adaptados de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. Por exemplo, o limpador automático do para-brisa pode ser programado para ficar na posição vertical, evitando o acúmulo de sujeira. Já o ACL, lubrificador automático de chassi, envia graxa aos componentes conforme intervalo programado.

Para transformar o P340 6x4 em mais um campeão de vendas, a Scania implementou no caminhão os principais componentes dos modelos com potências superiores da marca, como o chassi rígido de longarina dupla e o eixo traseiro (RBP+RP835) com redutores nos cubos que oferecem estabilidade e longa durabilidade.

Seguindo o conceito de prover soluções para os negócios do transportador, a Scania também oferece opções em serviços que garantem a produtividade e disponibilidade dos veículos, condição fundamental para aplicações em que os caminhões precisam operar continuamente durante os períodos de maior demanda.


De acordo com a necessidade de cada cliente, a montadora oferece Pacotes de Serviço com peças e mão de obra inclusos, plano de manutenção personalizado (inspeções e revisões com conteúdo e intervalos adequados às características de cada operação), estoque local de peças, apoio técnico das equipes das Casas Scania e atendimento da frota no local da operação, seja com uma oficina instalada no local de operação dos caminhões do cliente ou uma oficina móvel que vai aonde for necessária.

* Ralfo Furtado/Revista Carga Pesada.

sábado, 23 de abril de 2011

>>> FIESTA EM FAMÍLIA

Ford B-Max: Versão monovolume do compacto da marca americana ainda aparece nos salões como conceito, mas incorpora soluções que vão chegar em breve ao modelo de produção
Os monovolumes estão reconquistando o seu espaço. Basta ver a nova leva de modelos compactos, representada no Brasil pelo Citroën Aircross. Essa onda pode incluir novidades como o Kia Venga. A Ford não está disposta a ceder mais território e, depois de renovar o médio C-Max, baseado no Focus, apresentou a versão conceitual do B-Max. Como o nome faz supor, o arrojado monovolume é baseado na sexta geração do Fiesta. As linhas são angulosas, inspiradas pesadamente no conceito futurista Iosis Max.


Um dos segmentos mais disputados do mercado europeu é o das minivans compactas. De olho nesse "apetitoso bolo", a Ford escolheu a mostra suíça para mostrar sua nova arma para esse nicho: o B-Max, que, embora apareça ainda como conceito, já incorpora formas e soluções tecnológicas que estarão em breve no modelo que deve chegar às revendas ainda este ano na Europa ou, no máximo, nos primeiros meses de 2012.


Se o espaço é vital no segmento, a utilidade não fica para trás. O B-Max tem portas corrediças traseiras como o Iosis Max, algo incomum entre os compactos. O acesso é facilitado também pela ausência de colunas centrais, o que abre um vão livre de 1,5 metro. A solução parece ser sob medida para competir com as portas traseiras suicidas do novo Opel Meriva, ainda distante do Brasil, onde o atual modelo deve dar lugar ao PM7, que também substituirá a Zafira. Parece toque de conceito, mas as portas corrediças serão mantidas na versão de produção. O interior também tem linhas semelhantes às do Fiesta, até no acabamento. Só deve mudar a iluminação azul do conceito.


Construído sobre a plataforma do New Fiesta, o monovolume tem 4,17m de comprimento, o que representa 11cm a mais que o Fiesta hatch quatro portas e 32cm a menos que o C-Max. A posição de dirigir será mais elevada que no Fiesta, graças à altura, que é 11cm maior.

MOTOR

A motorização antecipa o novo 1.0 EcoBoost de três cilindros, com turbo e injeção direta (que desenvolve cerca de 100cv), já presente no conceito Start, de 2010, que substituirá os motores quatro cilindros maiores. É uma aposta compartilhada por outros fabricantes, como o grupo PSA, que tem um tricilíndrico semelhante, também turboalimentado e dotado de injeção direta. Ainda sem números definidos, o EcoBoost de 1.000cm³ de cilindrada vai estrear em breve. Tudo para baixar o índice de poluição no programa de controle de emissões europeu, que vai ficar ainda mais rígido em 2015.


Quando chegar ao mercado no fim do ano, o B-Max enfrentará, além dos modelos citados, a segunda geração do Idea, já que o atual modelo permanecerá em linha apenas no Brasil a partir de 2012. Lá fora, o modelo italiano ainda terá uma versão sete lugares, que está surgindo como outra tendência entre os MPVs compactos. Será que podemos esperar pelo Grand B-Max?

* Redação/Jornal Estado de Minas.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

>>> LINK DA SEMANA


Site oficial da Brigada Paranaense de Veículos Militares Antigos, grupo formado em 2007 com intuito de preservar não somente os veículos, mas também a história dos grandes heróis do exército brasileiro. Muitas fotos, curiosidades, eventos e também vários links. Uma boa oportunidade para os mais experientes relembrarem tempos heróicos, e também para a geração atual que não conhece. A introdução do site é muito interessante, mostrando como uma ideia simples também pode ser funcional!

Em tempo: no primeiro final de semana de maio, a BPVMA realizará uma exposição na Praça do Expedicionário, em Curitiba (reprodução do cartaz abaixo).


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>>> ENERGIA SONORA

Renault apresenta Scénic e Grand Scénic Bose Edition

A Renault apresentou no mercado português a edição especial Bose Edition, disponível para o Scénic e também para o Grand Scénic. Esta edição beneficia-se de uma nova gama de sistema de áudio chamada Bose Energy Efficient Series, a qual também será lançada nas versões Mégane, Mégane Coupé e Mégane Sport Tourer, no próximo mês de Julho.


As versões Scénic Bose Edition e Grand Scénic passam a ser as versões topo-de-linha. Além do sistema de som, distinguem-se das demais por elementos específicos, como o logotipo Bose colocado nas laterais, rodas de 17 polegadas, retrovisores em preto brilhante, estofamentos em couro, sistema de navegação Carminat (Tom Tom Live), entre outros.


No Scénic, a Bose Edition recebeu com o motor 1.5 dCi de 110 cv, disponível por 30. 700 euros com câmbio manual e 31.900 euros com câmbio automático EDC. No Grand Scénic, além do 1.5 dCi (32.700 com câmbio manual e 33.900 com EDC, está disponível o 1.9 dCi de 130 cv, por 36.800 euros.


* Redação/Revista Auto Hoje.

>>> PAJERO 2012

Mitsubishi lança linha 2012 do Pajero Dakar produzido no Brasil
O Mitsubishi Pajero Dakar 2012, agora produzido na fábrica de Catalão (GO), chega às concessionárias a partir de maio. A sigla HPE (High Performance Equipment) foi incorporada ao modelo 2012, reforçando que o Pajero Dakar é um veículo completo com grande diferencial no mercado e proporciona mais segurança e conforto ao motorista e passageiros.


Entre os destaques estão sistema multimídia com GPS com mais de 1.250 cidades mapeadas, CD, DVD e MP3 Player e Bluetooth com viva-voz, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, volante com controle de áudio e piloto automático, sistema de tração Super Select 4WD, transmissão INVECS-II com Sports Mode, freio à disco nas quatro rodas com ABS e EBD, terceira fileira com bancos embutíveis no assoalho com mais espaço para o porta-malas e ar-condicionado independente na terceira fileira.

O modelo ganha novos itens de série, como rodas de liga leve com desenho mais moderno e esportivo, além do interior Premium Black, com bancos revestidos com uma combinação de couro e tecido na cor preta. No exterior, são sete cores inéditas: Vermelho Bordeaux, Verde Pantanal, Branco Alpino, Cinza Londrino, Prata Rodhium, Prata Técno e Preto Ônix.


A tecnologia e experiência da Mitsubishi Motors no Rally Dakar - competição na qual acumula 12 vitórias - foram transferidas para os carros de rua da marca, assim como no Pajero Dakar. O nome foi escolhido para comemorar esta série de vitórias, confirmando o DNA 4x4 da marca, sinônimo de liberdade, aventura, superação e resistência.

Potência e Conforto

O motor do Pajero Dakar HPE possui alta tecnologia aliada à economia de combustível, baixos índices de NVH (vibração e ruído) e menor emissão de poluentes. Isso graças à motorização diesel de quatro cilindros em linha, com 3,2 litros e 16 válvulas. O sistema de alimentação é por injeção eletrônica direta common-rail, turbocompressor e intercooler, desenvolvendo potência de 165 cv a 3.800 rpm e torque de 38,1 kgf.m a 2.000 rpm.

Para o conforto do motorista, o SUV tem câmbio automático INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System) de quatro velocidades. O sistema analisa e reúne as informações do modo de dirigir do motorista, incluindo a forma de acelerar e frear, e se adapta automaticamente, tornando ainda mais agradável a condução do veículo.

O câmbio também pode ser operado pelo modo sequencial Sports Mode, no qual o motorista opta pela troca manual de marchas, proporcionando uma sensação mais esportiva ao dirigir. O conforto continua com a regulagem de altura para o banco do motorista, sensor para acendimento automático dos faróis e sensor de chuva para acionamento do limpador do para-brisa dianteiro.

Tração

Perfeito para as grandes cidades e também para os mais diversos tipos de terrenos, o Pajero Dakar HPE tem um sistema de Tração Super Select 4WD completo, com quatro modos distintos de seleção: 4x2, 4x4, 4x4 bloqueado e 4x4 bloqueado com reduzida. Com exceção da reduzida, é possível fazer a troca da tração com o veículo em movimento, rodando em velocidade de até 100 km/h. Confirmando a vocação do legítimo 4x4, o sistema Super Select 4WD permite até 16 combinações de marcha e tração.

Acabamento Diferenciado

Robusto e com muita potência, o Pajero Dakar HPE tem estilo sofisticado, com linhas arredondadas que acentuam o autêntico estilo 4x4 e valorizam o design do carro. A grade frontal possui molduras cromadas, as luzes de neblina têm moldura na cor grafite e contorno cromado e os faróis são integrados ao para-choque. Tanto os para-lamas dianteiros quanto os traseiros trazem para-barro com o intuito de preservar a carroceria e a pintura em situações mais extremas.

Os espelhos retrovisores são rebatíveis eletronicamente e as maçanetas das portas também receberam acabamento cromado. Estribos posicionados estrategicamente facilitam o acesso ao veículo. Com dois amortecedores a gás, a abertura da tampa traseira é feita sem dificuldades, com uma distância mínima de 560 mm de obstáculo traseiro. O sistema Keyless facilita o travamento e destravamento das portas.

Para enfrentar pisos acidentados, os para-choques dianteiro e traseiro contam com proteção central inferior. Completando a parte externa, o Pajero Dakar HPE é equipado com rack de teto preto e luzes indicadoras de direção posicionadas nos para-lamas dianteiros. As rodas de liga leve com 17 polegadas possuem desenho exclusivo e usam pneus 265/65 R17. O sensor de estacionamento é opcional na linha 2012.

Segurança

O modelo é equipado com airbag duplo frontal e freios a disco nas quatro rodas dianteiras com os sistemas ABS (antitravamento) e EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem). Barras de proteção laterais nas quatro portas aumentam ainda mais a segurança dos ocupantes.

A suspensão foi especialmente desenvolvida para ser confortável e, ao mesmo tempo, resistente nos terrenos off-road. O conjunto dianteiro é composto por braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora. Já o traseiro possui suspensão 3-link com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais.


Nas subidas e descidas íngremes, o Pajero Dakar HPE é muito versátil e mostra todo o seu DNA off-road. Seu ângulo de ataque é de 36º, o ângulo de saída é de 25º, a capacidade máxima de subida é de 35º e a possibilidade de inclinação lateral chega a até 45°. Seja no asfalto ou no off-road, o Pajero Dakar HPE possui excelente raio de giro, com 5,6 metros. É o ideal para as manobras mais simples ou mesmo os desafios das grandes cidades.

Sofisticação

O espaço interno é amplo e agradável e acomoda até sete passageiros. Os bancos da terceira fileira são rebatíveis (Double Action Folding) e ficam embutidos no assoalho, deixando mais espaço para acomodação das bagagens. Quando utilizados, oferecem total conforto aos passageiros, inclusive com comando de ar-condicionado independente. A capacidade do porta-malas pode chegar a 1.920 litros.

O veículo mede 4.695 mm de comprimento, 1.815 mm de largura, 1.840 mm de altura com rack e entre-eixos de 2.800 mm, resultando em um excelente espaço interno.

Todos os itens internos do Pajero Dakar HPE foram pensados para melhor acomodar seus passageiros, tanto em sofisticação quanto na qualidade do acabamento. As portas e o porta-luvas possuem luzes internas. Para melhor otimizar os espaços, há 14 porta-objetos distribuídos pelo veículo.

O painel tem instrumentos de fácil leitura e visualização, destacados pela iluminação na cor vermelha. O volante de três raios traz os comandos de áudio e piloto automático integrados e possui acabamento metálico, além de ajuste da coluna de direção.

O veículo vem equipado de série com o exclusivo navegador GPS em 3D, em português, com mais de 1.250 cidades mapeadas. O moderno sistema multimídia Power Touch também traz itens como tela touchscreen de sete polegadas com entrada para CD, DVD e MP3 Player e entrada USB com interface para iPod, Bluetooth com viva-voz e rádio AM/FM.

O Pajero Dakar tem preço sugerido de R$ 147.990,00. A partir de junho, a linha Pajero Dakar ganha dois novos integrantes. Aguarde as novidades

* Press Release/Mitsubishi Motors.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

>>> PROPAGANDA


Novíssimo Ford Série 1, de 1948.

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>>> PÁSCOA OFF-ROAD

Mopar personaliza carros da Jeep para a 45ª "Easter Jeep Safari"
Todo ano Jeep e Mopar se unem e promovem o Easter Jeep Safari, reunindo em Utah, nos EUA, carros preparados da marca e entusiastas de trilhas e 4x4. Neste ano foram 6 novidades apresentadas, do Jeep Wrangler até o Grand Cherokee. Confira as novidades nas imagens abaixo...


Jeep Wrangler JK8 Independence

Jeep Wrangler Blue Crush

Jeep Wrangler Pork Chop

Jeep Wrangler Renegade

Jeep Cherokee Overland

Jeep Compass Canyon

* Redação/Portal iG Carros.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

>>> IMAGEM DA SEMANA


Às vezes é necessário carregar o congênito pelo resto da vida. Parente é parente...

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