segunda-feira, 30 de julho de 2012

>>> VÍDEO DA SEMANA



Uma volta rápida com a Kombi 1977 Automática, uma das "7 maravilhas da indústria automobilística". Assista e não tenha vontade (se puder)  de possuir uma...

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>>> THE END

Meriva e Zafira se despedem com edição para colecionadores

O fim da produção das minivans Meriva e Zafira, anunciado em junho de 2012 terá direito a despedida com edição limitada. É o que anunciou a General Motors no dia 4 de julho de 2012, ao lançar as campanhas Meriva e Zafira Collection, com apenas 500 unidades disponíveis de cada. Os dois clássicos da Chevrolet deixam o mercado após uma década de existência e, a partir de 2013, serão oficialmente substituídas pela Chevrolet Spin, apresentada oficialmente no dia 28 de junho de 2012. A série collection está sendo anunciada nas versões mais completas das minivans equipadas com direção hidráulica, ar-condicionado, conjunto de vidros e trava elétricas, rodas de liga leve entre muitas outras funcionalidades. Ambas vêm na cor “cinza Rusk” e trazem a inscrição da série gravada nas laterais.


A Zafira, capaz de comportar até sete passageiros, conta com motor flex 2.0 de 140 cv de potência e torque de 19,7 kgfm, transmissão automática de quatro marchas, rodas de liga-leve aro 16’’, airbags, freios ABS e EBD, além de bancos em couro.


Já a Meriva, destinada a cinco passageiros, traz bloco 1.4 flex com 105 cv e torque 13,4 kgfm, câmbio manual com cinco marchas, rodas de liga leve aro 15” e airbags. De acordo com informações divulgadas no site oficial da Chevrolet Brasil, o preço sugerido é de R$ 42.290 para a Meriva e de R$ 68.990 para a Zafira.

* Redação/Pense Carros.

>>> VERSÃO POLICIAL

Troller apresenta versão policial do Troller T4

O Troller T4 versão policial é uma das novidades da marca do grupo Ford, que mostra todo o potencial desse veículo para diversos tipos de utilização. O modelo foi apresentado na Interseg 2012, Feira Internacional de Tecnologia, Serviços e Produtos para Segurança Pública, de 22 a 24 de julho no Transamérica Expo Center, em São Paulo.


Robusto e eficiente no uso off-road, o Troller T4 já pode ser visto em operação em diversas frotas oficiais, como Polícia Rodoviária Federal, Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Ceará e Guarda Ambiental de São Bernardo do Campo. A sua nova versão policial destina-se a atividades de patrulhamento que exigem resistência e necessidade de enfrentar terrenos de difícil acesso, sem perder as características de rodagem em vias pavimentadas.

Viatura completa

A versão policial vem equipada com protetor metálico nas lanternas traseiras, quebra-mato dianteiro com suporte para guincho, engate para reboque traseiro, bagageiro metálico, sinalizador visual e strobo com LEDs, sinalizador acústico e rádio VHF. Esses itens se somam à sua ampla lista de equipamentos de série, com direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, santantônio, rodas de alumínio, pneus todo-terreno 255/75 R15 e capota rígida removível.


O Troller T4 para uso policial tem como base o recém-lançado modelo 2013, com novo motor MWM International MaxxForce 3.2 TGV. Ele utiliza turbina de geometria variável e injeção de combustível a alta pressão para gerar potência de 165 cv e curva de torque ampla em baixas rotações, com pico de 380 Nm. Para atender o padrão de emissões Proconve L6, adota a tecnologia EGR de recirculação dos gases de exaustão, com pós-tratamento por catalisador e filtro de particulados.


Além de contar com tração 4×4, diferencial traseiro autoblocante, roda livre e freio a disco nas quatro rodas, o Troller T4 tem capacidade para rodar em até 800 mm de profundidade na água, com snorkel de série. Sua carroceria fabricada em compósito é resistente a impactos e imune à corrosão. Tem também bancos de vinil e drenos no assoalho que possibilitam a lavagem interna.

* Press Release/Troller S/A.

domingo, 29 de julho de 2012

>>> SOBRE RODAS

Viaje sem sair de casa: Os “campers” são veículos destinados ao lazer e ao descanso, pois neles o espaço é bem aproveitado. Exemplo disso é o Bravia Swan4, feito sobre um Peugeot Boxer.

Os motor homes são veículos mais ou menos compactos, mas que, dependendo da sua carroceria, podem adaptar uma série de equipamentos que permitem aos proprietários desfrutarem com conforto suas viagens. Uma das características mais apreciadas no mortorhome é o espaço interior, que se bem aproveitado, possibilita usufruir o veículo de ponta a ponta, sem desperdiçar nenhum centímetro.



No caso do modelo da empresa alemã Bravia, o Swan4, ao longo de seus 10 m2 encontram-se uma sala para quatro pessoas, um banheiro, além de cama e beliche, acomodados no canto direito da carroceria. O Bravia Swan, que foi construído a partir de um furgão Peugeot Boxer, tem altura bem generosa: é possível uma pessoa andar em pé. Uma porta deslizante foi construída na lateral direita do furgão, o que facilita a entrada e saída de pessoas ou mesmo de objetos, mesmo a altura em relação ao solo não ser muito ampla. Contudo, um facilitador é o degrau elétrico, retrátil, escondido embaixo da carroceria.

Ambiente completo

Logo ao entrar no furgão está a cozinha. Nela há dois fogões, calefação e aquecedor de água com capacidade para 10 litros, tudo funcionando a gás, cujos botijões estão localizados na parte traseira do motorhome, embaixo da cama principal. O material que compõe a cozinha imita madeira, e conta com gavetas e armários com fechaduras náuticas para guardar utensílios domésticos. A cozinha, ainda, possui refrigerador de 95 litros na parte inferior do armário, que funciona na voltagem 220 volts e também é a gás.


No espaço reservado à sala encontra-se uma mesa retangular, com bancos estofados de dois assentos, que possuem cinto de segurança. Vale ressaltar que o Bravia Swan4 está habilitado para comportar até quatro assentos durante o percurso, e permite até cinco pessoas para o pernoite.


Do outro lado da mesa está a cabine, com a poltrona do motorista e do passageiro. O conjunto de sofá e mesa podem ser convertidos em um espaço para a cama. Apesar de o espaço não ser tão exíguo, quando a mesa e as cadeiras são transformadas em cama, que tem 1,80 m x 90 cm, a poltrona do motorista acaba sendo usada, provavelmente para acomodar os pés do indivíduo. Uma clarabóia no teto provém toda a iluminação necessária durante o dia. Outro destaque é o armário extra. Não é muito grande, mas serve principalmente para guardar roupas e outras bagagens.


O banheiro, localizado no centro do veículo, é um cubículo quadrangular de quase 1 m, espaço suficiente para se mover sem bater os braços e pernas nas paredes. Conta com uma pequena pia, espelho e torneira extensora, que também serve como chuveiro. O único pecado cometido no banheiro foi esquecer de instalar uma tomada. Na parte de trás do motor home se encontra a área de descanso, com uma cama dobrável de 1,97 x 1,40 m, e um beliche.

Fácil de conduzir

Bancar o motorista deste Bravia Swan4 não é nenhum sacrifício, graças a um motor de três litros e 157 cv, que atinge até 40 mkgf a 1 700 rpm. O câmbio é manual, de seis marchas. Para motoristas incautos: cuidado ao manobrar este veículo! Ele possui seis metros de comprimento, o que pode assustar quem não está acostumado a dirigir carros grandes.

* Karina Bernardino & Mario Moscatel/Transporte Mundial.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

>>> LINK DA SEMANA


Um pouco da história deste raro modelo Furgão que "teve vida difícil" e ressuscitou de forma quase mágica nas mãos do atual proprietário. Tocante, no mínimo...

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>>> DOUBLE-ROBOT

Artista tcheco cria escultura robótica do tradicional ônibus de Londres

O artista plástico David Cerny trabalhou meses em sua escultura robótica do tradicional ônibus de dois andares de Londres, em um galpão em Praga. Com dois braços mecânicos, o ônibus faz flexões com ajuda de um motor. O ônibus ficará estacionado em frente à sede olímpica da República Tcheca, em Londres, enquanto durarem os jogos.





* David W Cerny/Agência Reuters.

quinta-feira, 26 de julho de 2012

>>> PROPAGANDA


Lançamento da Belina, em março de 1970. Na época, especulava-se que a Ford atrasou o máximo que podia a apresentação do modelo devido à sua maior concorrente, a Variant, que no ano anterior foi apresentada pela Volkswagen e fez bastante sucesso. Lenda ou não, 42 anos depois podemos constatar que ambos os carros tinham seus predicados e conquistaram o público, mas concorrência é assim mesmo...

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>>> CHINÊS PREMIUM


A partir de setembro os Sinotruk A7 começam a ser vendidos no Brasil. Os caminhões vão disputar mercado, a preços bem mais acessíveis, na categoria de caminhões Premium.

A Sinotruk apresentou no Brasil sua nova família de caminhões A7. Os modelos possuem motorização D12 para atender a norma Proconve P7 (equivalente a Euro 5) com tecnologia SCR, de 12 litros, 6 cilindros em linha e potências de 380 cv configurado 4x2; 420 cv configurado 6x2, e 460 cv configurado 6x4.


Os caminhões vão disputar o mercado num segmento mais Premium, pois possuem, de série, cabine com suspensão a ar nos quatro pontos de ancoragem e sistema de amortecimento lateral. Entre os equipamentos estão câmbio automatizado denominado SmarthShift, ar-condicionado e acabamento que prima pelo conforto como bancos de couro, sendo o do motorista com suspensão a ar e apoio de braço, sistema de som com entrada USB e tela, volante multifunção. Ainda para deixar a viagem mais produtiva ao motorista, além de uma ampla área de descanso, se movimentar na cabine não traz nenhum sufoco, sobretudo, na versão com teto alto, que possui 1,93 de altura. Vale ressaltar sobre a cabine, ainda, é que ela possui piso semiplano.


No que se refere a segurança a bordo os A7 contam com freios ABS e ASR. Com preços a partir de R$ 270 000, para a versão 4x2 de 380 cv, os caminhões começam a ser vendidos no Brasil, a partir de 1º de setembro.

Para novembro deste ano a Sinotruk pretende introduzir no mercado a verão do A7 8x4. O modelos que vai atender às atividades fora de estrada conta com transmissão automatizada Sinotruk HW 20716 A de 16 velocidades para a frente e 4 à ré.

* Redação/Transporte Mundial.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

>>> IMAGEM DA SEMANA


Tour de France é uma competição de ciclismo muito importante que ocorre anualmente no país dos perfumes. Na edição deste ano, uma pequena torcedora inovou e montou uma bicicleta ergométrica no teto de uma Kombi para incentivar os corredores...

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>>> DENTRO DA LEI

Kia Bongo passa a atender legislação de emissões

Por lei, todos os fabricantes e importadores de caminhões, ônibus e utilitários teriam que atender norma Proconve L6, que determina os limites máximos de emissão de poluentes nos veículos comerciais leves a diesel a partir de 1º de janeiro de 2012. Porém as brechas da legislação permitiram que somente agora a Kia lança-se no mercado brasileiro o comercial leve Bongo com novo motor 2,5 litros turbodiesel para atender às exigências de emissões do Proncove. Além do novo motor 2.5 L que gera 130,5 cavalos de potência a 3.800 rpm o conjunto mecânico também ganhou nova caixa de marcha manual de seis velocidades.


As novidades de design na linha 2013 ficaram por conta da nova grade frontal com o logo da Kia e detalhes cromados, rodas de 15 polegadas, novo painel com conta-giros de série em todas as versões, sistema imobilizador de ignição, novo volante e novos revestimento dos bancos em tecido. Desenvolvido para atender às necessidades do uso diário nos grandes centros urbanos, principalmente onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes, o Bongo K2500 tem duas versões de carroceria, a K182 equipada com caçamba e a K183, com carroceria baú. Ambas com capacidade de carga de 1.812 quilos. O preço sugerido é de R$ 67,9 mil e R$ 70,9 mil respectivamente. O comercial leve tem garantia de três anos ou 100 mil quilômetros rodados.

* Ademir Gonçalves/Car Magazine.

terça-feira, 24 de julho de 2012

>>> NOVA RANGER

Ford lança no Brasil a nova Ranger

A Ford apresentou a Nova Ranger, a picape média que estabelece uma nova referência em desempenho, capacidade off-road, design, tecnologia e traz um nível de segurança inédito em seu segmento de mercado. Com cabines dupla e simples, motores diesel e flex, transmissões automática e manuais, a picape oferece o melhor conjunto de atributos com as mais vantajosas condições de negócio da categoria. No seu projeto, a Ford investiu US$ 1,1 bilhão. Com uma nova plataforma, a Nova Ranger é a única picape a contar com a classificação 5 estrelas do Euro NCAP, o principal órgão independente de avaliação de segurança veicular da Europa. No seu desenvolvimento, a Nova Ranger foi submetida aos testes mais rigorosos em diferentes regiões do mundo, do calor do deserto às temperaturas abaixo de zero do Ártico. No total, foram mais de 1 milhão de quilômetros de testes, incluindo percursos no Brasil, para garantir o desempenho e durabilidade da picape sob todas as condições de uso.


A  Nova Ranger impressiona ainda pelo nível de qualidade, pela imponência, pelo desenvolvimento ultramoderno e robustez, excedendo no padrão de confiança. Também é muito eficiente no desempenho e economia de combustível. A sua proposta de veículo combina ainda capacidade de carga, alto padrão de dirigibilidade e conteúdo de conforto com preço muito competitivo.

Motores e transmissões

A Nova Ranger traz motores potentes e é líder na versão 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv, e na 2.5 Flex, de 168 cv com gasolina e 173 cv com etanol. Ambos são da nova geração Ford, os mais modernos do mercado. A linha tem ainda um motor 2.2 destinado para venda a frotistas. As transmissões também são novas e avançadas: a eficiente transmissão automática de seis velocidades, além das versões manuais de cinco ou seis velocidades.

Os motores e transmissões da Nova Ranger são fabricados pela Ford e projetados especialmente para este uso, um enorme diferencial no segmento. A Ford construiu fábricas novas para a produção destes avançados componentes.

Linha completa

A Nova Ranger oferece uma gama ainda mais completa de opções para os consumidores, com modelos cabine simples ou dupla, motores Diesel 3.2 ou 2.2 (este último exclusivo para frotistas) ou 2.5 Flex, tração 4x4 ou 4x2 e versões de acabamento XL, XLS, XLT ou Limited. É a linha mais completa e abrangente do mercado para atender as diferentes necessidades dos consumidores do segmento.


A picape da Ford tem um conjunto mecânico totalmente novo, incluindo o chassi. Essa nova plataforma permitiu o desenvolvimento de carrocerias dupla e simples como projetos distintos para cada utilização. Foram criados novos sistemas de suspensão e de direção, combinando tecnologias inteligentes e funcionalidade. O resultado é um veículo capaz de atender uma ampla gama de aplicações, tanto na robustez de uma picape para o trabalho, como no conforto que se exige de um modelo para passageiros.

Sua distância entre-eixos é a maior da categoria, o que garante ampla capacidade de transporte e aproveitamento de carga. Ao mesmo tempo, propicia um espaço interno entre os líderes da categoria. Na cabine dupla, por exemplo, a Nova Ranger oferece a melhor relação de espaço traseiro e com grande conforto e ergonomia, um ponto altamente desejado pelo consumidor de picapes.

Design imponente

Robusta e moderna, a Nova Ranger tem uma personalidade forte e vibrante. O seu design exterior moderno foca no conceito Raça Forte, que marca a experiência da Ford neste ramo de veículos. As suas linhas são musculosas e limpas e a postura firme e confiante sinaliza a força de uma picape de última geração. A ampla grade de três barras cromadas, com o oval Ford no centro, é um elemento de identificação global da marca. O para-brisa bem inclinado e as superfícies dinâmicas da lateral desenham um perfil ágil, com linha de cintura alta e vincos que criam um jogo de luz.


A traseira imponente e robusta harmoniza o design e amplia a capacidade de carga da caçamba. Na tampa traseira, a maçaneta cromada com chave e câmera de ré embutida no logotipo Ford são novidades. A luz de freio é incorporada no santantônio. As rodas de liga leve, de 16 polegadas na versão XLS e de 17 polegadas nas versões XLT e Limited, têm desenho forte e moderno.

A linha conta com nove opções de cores superatuais. São cinco perolizadas: preto Gales, azul Mônaco, azul Aurora, cinza Ubatuba e cinza Novara; duas metálicas: prata Geada e prata Atenas; e duas sólidas: branco Ártico e vermelho Bari.

Interior refinado e prático

Se o conjunto mecânico é aprimorado, o interior não fica nada a dever: exibe um altíssimo padrão de espaço, silêncio, conforto e tecnologia embarcada, revolucionando o conceito de qualidade na categoria. Do tecido dos bancos à textura dos painéis internos e tonalidades de cores, o interior da Nova Ranger é um produto premium, sem abrir mão da durabilidade para atender a aplicações profissionais.

Os bancos são anatômicos e confortáveis, com opção de couro. A direção traz um design exclusivo e o painel tem comandos ergonômicos e intuitivos, com iluminação na cor azul “Ice Blue”. A cabine conta com 23 diferentes porta-objetos, incluindo console no teto com porta-óculos, porta-luvas com capacidade para acomodar um laptop e um compartimento oculto sob o banco traseiro. Outro destaque é o compartimento refrigerado no console, ligado ao sistema de ar-condicionado, com capacidade para seis latas de refrigerante.


A Nova Ranger tem o conteúdo mais completo de conforto e conveniência do segmento. Oferece, dependendo da versão: ar-condicionado automático digital de dupla zona, GPS integrado com mapas do Brasil e tela de LCD de 5 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, computador de bordo, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos elétricos com ajuste em 8 posições, piloto automático e controle de áudio no volante. Sistema de som com entrada para iPod, USB e conexão Bluetooth para celular, faróis com ajuste de altura, retrovisores com rebatimento elétrico, trio elétrico com abertura e fechamento global e abertura elétrica do tanque de combustível são outros itens disponíveis.

Segurança 5 estrelas

A Nova Ranger tem o conjunto mais completo de segurança ativa e passiva da categoria: seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), carroceria ultrarreforçada com zonas de deformação programada, sensores inteligentes de severidade de impacto, freios ABS, câmera traseira, sensor de ré, além de controle de estabilidade com 8 funções, o mais completo da categoria.

O controle eletrônico de estabilidade é capaz de desempenhar as seguintes funções: controle de tração, controle automático de velocidade em descidas, assistente de partida em rampa, controle de oscilação de reboque, controle adaptativo de carga, controle anticapotamento, luz de frenagem de emergência e assistência em frenagem de emergência.

Versões completas

A Nova Ranger mantém a tradição de oferecer uma linha sintonizada com as necessidades dos clientes e ficou ainda mais completa. Ela agora é disponível em 13 catálogos: cinco com motor 3.2 Diesel, quatro com motor 2.5 Flex e quatro com o motor 2.2 Diesel, este último exclusivo para frotistas. A Nova Ranger 3.2 Diesel cabine dupla 4x4 XLT é equipada com trio elétrico, ar-condicionado digital de dupla zona, airbag duplo, freios ABS com EBD, controle eletrônico de estabilidade (ESP) com oito funções, diferencial traseiro blocante, piloto automático, áudio com Bluetooth, santantônio e estribos cromados, faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 polegadas.


A versão 3.2 Diesel cabine dupla 4x4 Limited, topo de linha, vem também com airbags laterais e de cortina, GPS, câmera de ré, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, bancos com ajuste elétrico em 8 direções, retrovisores com rebatimento elétrico, console refrigerado, santantônio estilizado e bagageiro no teto.

Outro exemplo é a versão 2.5 Flex cabine dupla XLT. Ela vem com trio elétrico, ar-condicionado digital de dupla zona, airbag duplo, freios ABS com EBD, piloto automático, áudio com Bluetooth, santantônio e estribos cromados, faróis de neblina e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Toda a linha conta com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e oferece manutenção econômica, com preços competitivos de peças de reposição. Como oferta de lançamento, a Ford Credit e a Mapfre Seguros oferecem uma apólice de seguro para a Nova Ranger sem perfil do condutor e com preço especial.

A Nova Ranger foi posicionada para oferecer a melhor compra do segmento, com os preços e conteúdo de equipamentos mais atraentes nas versões que realmente contam do mercado”, diz Oswaldo Ramos, gerente nacional de Marketing da Ford.

* Press Release/Ford do Brasil

>>> DE OUTRA ÉPOCA

Empresa polonesa cria Mini Countryman “old fashion”

Imagine uma época desconhecida da história humana, em que as invenções tecnológicas aconteceram muito antes do que em seu tempo real – e com o que a ciência já dispunha até aquele momento. Um mundo em que robôs, aviões e, claro, carros, poderiam ser movidos a vapor. Isso é steampunk, um gênero da ficção científica largamente abordado pelo cinema e pela literatura.


No início de julho, o gênero transbordou as páginas dos livros de ficção científica e virou realidade no mundo automobilístico. A empresa polonesa de personalização de carros, Carlex Design, apresentou seu primeiro tuning à la steampunk. O alvo foi um Mini Countryman.

Com pintura fosca em dois tons de cinza, as laterais do veículo são ornamentadas por uma fina faixa bronze. O teto e as rodas de estilo retrô também levam a cor. Faróis e vidros aparecem num tom bem escuro, dando ainda mais destaque aos itens metálicos. Mas o que chama atenção mesmo é o interior. Com acabamento em madeira, painel, volante, câmbio, pedais e outros itens têm como base tons de cobre e bronze. O carro recebeu até engrenagens, vistas em aberturas no volante e nos assentos – cobertos em couro marrom. Elas são uma das mais marcantes características do steampunk, assim como as fontes aplicadas no painel. Para completar, só falta o maquinista!


A Carlex não divulgou informações sobre a motorização do Mini Countrymen Steampunk. Para chegar à altura de uma tunagem tão elaborada, bem que o veículo poderia ter sob o capô o mesmo motor 1.6 turbo de 218 cv do John Cooper Works, com câmbio manual ou automático de seis marchas.

* Giulia Lanzuolo/Revista Auto Esporte.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

>>> VÍDEO DA SEMANA



Banho de lama com um Willys "vitaminado"...

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>>> SUV DE CLASSE

Terceira geração do Classe M estreia no Brasil

Quem visitar o estande da Mercedes-Benz durante o Festival de Inverno, em Campos do Jordão (SP), vai conferir o mais recente lançamento da marca, a terceira geração do Classe M. O modelo, disponível em apenas uma versão, a 350 BlueEfficiency Sport, está à venda no mercado brasileiro por R$ 335 mil.



Disposto a conquistar clientes do BMW X5, o novo ML chega ao Brasil com alterações mecânicas e no visual. O conjunto de motor e câmbio é formado por um bloco a gasolina de 3,5 litros V6 de 306 cv de potência/37,7 mkgf de torque e uma transmissão automática 7 G-Tronic Plus. Por fora, o SUV recebeu uma atualização no conjunto de luzes, enquanto por dentro, o painel foi reformulado para seguir o padrão do restante da linha do fabricante.


Os dados de aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima, de 7,6 segundos e 235 km/h, respectivamente, comprovam a sensação a bordo: apesar dos 4,84 m de comprimento e 2.130 quilos, dirigir o ML é como estar ao volante de um carro de passeio. Grande parte deste mérito se dá graças à direção elétrica progressiva, extremamente leve, e ao foco dado no conforto; o baixo nível de ruído também contribui.


O ML não possui opcionais. Nesta configuração, traz de fábrica sete airbags, tecnologia Pre Safe que antecipa alguns comandos do veículo em caso de colisão, Attention Assist, que adverte o motorista em caso de sonolência, ajuste inteligente dos farois, ar-condicionado automático de três zonas, sistema de navegação GPS, câmera traseira, auxílio de manobra para estacionamento, teto solar elétrico, bancos com memória de ajuste, sistema de entretenimento traseiro com duas telas e tampa com acionamento elétrico do porta-malas, cujo volume varia entre 770 l e 2010 litros.

Passeio pela paisagem europeia

Os clientes da Mercedes-Benz e interessados no modelo poderão fazer uma breve avaliação do novo ML em Campos do Jordão. Uma pequena pista off-road foi montada no centro da cidade. Levando-se em conta os dotes off roads do modelo, os obstáculos com pouco grau de dificuldade parecem até brincadeira de criança. De qualquer maneira, quem estiver no banco do motorista terá uma noção de como utilizar os equipamentos e sistemas de segurança do utilitário.


A começar pela tração integral permanente, que distribui a força pela metade entre a dianteira e traseira do veículo. No caso de falta de aderência em alguma roda, quem entra em ação para contornar a situação é o controle de estabilidade, que repassa o torque para a roda conforme a necessidade. Em situações de declive, o motorista pode fazer uso da frenagem automática que regula a velocidade do modelo em uma descida, dispensando o uso dos freios.


Apesar dos dados de desempenho, no entanto, o ML não foi feito para acelerar. O novo conversor de torque usado no veículo suaviza as trocas de velocidade, mas a marcha muda apenas quando o ponteiro passa dos 3.000 giros, o que tira a vocação esportiva do modelo. Quem estiver interessado em subir o velocímetro com mais adrenalina, poderá fazê-lo com a versão apimentada 63 AMG do ML, que deverá estar no Brasil até o Salão do Automóvel, em outubro.

Mais novidades a caminho

A ofensiva da Mercedes no mercado brasileiro começou no mês passado, em função das alterações do IPI (imposto sobre produto industrializado). No segundo semestre, a agenda de lançamentos conta com a chegada do Classe B, SL nas versões cupê e conversível, GLK e smart. A possibilidade de trazer uma versão a diesel do novo ML não está descartada, mas só será confirmada quando todos os postos de abastecimento oferecerem o diesel S50.

* Anelisa Lopes/iCarros.

>>> CHEVROLET SPIN

Chevrolet Spin: seu carro para curtir com todo mundo!

Um carro completo. Para tudo e para todos. Assim pode ser definido o mais novo lançamento da Chevrolet para o mercado brasileiro. Trata-se do Chevrolet Spin, um multi-purpose-vehicle, ou MPV, feito para agradar a todos os tipos de clientes, com ou sem família. “Além de linhas imponentes e muito atraentes, o Spin impressiona pela versatilidade e pelo excelente espaço interno. Ele tem um interior que comporta cinco ou sete passageiros e oferece uma capacidade de porta-malas que pode chegar a até 1.668 litros. Certamente vai agradar os que têm família e aqueles que têm amigos e que gostam de aproveitar a vida”, afirma Grace Lieblein, presidente da General Motors do Brasil.




O novíssimo Chevrolet Spin foi totalmente desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil, de parachoque a parachoque. Ele é fruto do trabalho do centro de desenvolvimento da GM do Brasil, localizado em São Caetano do Sul, São Paulo, um dos cinco centros de desenvolvimento que a empresa tem no mundo. “Depois de lançarmos modelos de sucesso, como o Cobalt, Cruze, Cruze Sport6 e a picape S10, agora é a hora de nos voltarmos para um segmento que vem se tornando cada vez mais popular por aqui. Com um design diferenciado, muita versatilidade e uma excelente relação custo benefício, o Spin certamente será mais um case de sucesso da Chevrolet em 2012”, afirma Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.


O Chevrolet Spin terá o início das vendas programado para o início do próximo mês de julho. No mercado brasileiro ele será vendido com o motor 1.8 Econo.Flex, com opções de transmissão manual e automática – esta última de seis velocidades – e em duas versões de equipamentos e acabamento: LT e LTZ. Além do mercado brasileiro, o Chevrolet Spin será comercializado em outros países da América do Sul, assim como na Ásia. A produção inicialmente será na fábrica de São Caetano do Sul, em São Paulo.


Com linhas musculosas, o Spin chega ao segmento com um visual imponente e com proporções únicas. É um modelo familiar com ares aventureiros, ideal para quem quer viajar, passear com a família ou simplesmente fazer uso cotidiano do veículo. Na dianteira, o Spin ostenta a tradicional grade bipartida da Chevrolet em conjunto com os faróis de linhas modernas e afiladas e de refletores aparentes, que reforçam uma personalidade e um visual únicos.

A lateral é bem marcada pelas linhas vistosas sobre os para-lamas, assim como o Cobalt. O visual mais robusto também é delineado pela linha de cintura mais alta. Já a traseira tem detalhes que mostram todo o refinamento do projeto e da construção do Spin. As lanternas têm superfícies especialmente desenhadas para trabalhar o fluxo de ar. Uma saliência faz com que a turbulência do ar passe longe das lanternas, evitando que as mesmas fiquem sujas e menos eficientes no caso de chuva. O aerofólio embutido na tampa traseira também foi desenhado para melhorar a penetração aerodinâmica do MPV.


O interior do novo Chevrolet Spin é um capítulo à parte. Construído sobre um entre-eixos de 2.620 metros ele oferece espaço para até sete ocupantes na versão LTZ e para cinco na versão LT. A disposição dos bancos, por exemplo, é um claro exemplo de um interior diferenciado. No Spin LTZ, as três fileiras de banco estão dispostas em formato de teatro. Ou seja, a terceira fileira de bancos é mais alta que a central que, por sua vez é ligeiramente mais alta que a primeira, privilegiando o espaço e a visibilidade para qualquer um dos ocupantes. O porta-malas do Spin tem grande capacidade carga. O MPV pode levar, por exemplo, uma bicicleta sem que ela seja desmontada no seu interior. Com sete ocupantes, sua capacidade de carga é de 162 litros. Com cinco, ela salta para 710 litros, podendo chegar até 1.668 litros, com os bancos da fileira central rebatidos.


No total, o Spin LTZ tem 23 diferentes combinações de posições de bancos. Chama a atenção o porta-luvas na parte superior do painel e também o espaço nas portas dos ocupantes que andam na frente, que comportam até uma garrafa de dois litros de água. Além destes diferenciais, o interior do Spin agrada por oferecer – em todas as versões – um acabamento Premium. Colaboram para isso o painel em dois tons e o chamado “efeito jóia”, acabamentos prateados e cromados que se sobressaem e estão presentes nas maçanetas, no volante, nos botões do radio e do ar-condicionado, na alavanca de câmbio, no freio de mão e nas saídas de ar.

Para completar, o interior do Spin oferece tecnologia e modernidade. Ele tem, por exemplo, entrada USB para o rádio, computador de bordo e o painel combinando – como ocorre no Cobalt – itens analógicos (conta-giros) e digitais (velocímetro). Os mostradores do Spin contam com uma grafia exclusiva e utilizam a iluminação Ice Blue, presente em outros modelos da linha Chevrolet.

Todas as versões saem bastante equipadas de fábrica. A LT, de entrada, tem ar-condicionado, direção hidráulica, ABS, EBD, duplo airbags, vidros e travas elétricas, ajuste de altura do banco do motorista e do volante, luz de seta auxiliar e rodas aro 15. O Spin LT ainda pode ser opcionalmente equipado com rodas de alumínio, rádio com CD Player, MP3 e Bluetooth, transmissão automática de seis marchas e controle automático de velocidade - popularmente conhecido como piloto automático.

A versão LTZ oferece todos os itens que a LT tem e ainda conta com a terceira fileira de bancos integrada, com rack de teto, computador de bordo, sensor de estacionamento e controles no volante. Opcionalmente ela pode ser equipada também com a transmissão automática de seis marchas e com o controle automático de velocidade.


Para os que querem ir ainda mais longe e personalizar seu veículo, a Chevrolet ainda oferece uma gama de acessórios para o Spin, que vão desde ponteira cromada do escapamento até os frisos laterais pintados na cor da carroceria. Tem também o farol de neblina (para a LT apenas), tapetes em carpete para passageiros, protetores de plástico para os para-choques dianteiro e traseiro e também telas de 7’de DVD para os encostos de cabeças traseiros.

O Chevrolet Spin será comercializado nos mais de 600 pontos de vendas e serviços e assistência técnica da Chevrolet no Brasil em oito diferentes cores: Branco Summit, Preto Global, Bege Desert, Azul Macaw, Prata Polaris, Cinza Mond, Cinza Rusk e Verde Lotus.

* Press Release/General Motors do Brasil.

>>> i30 WAGON

Hyundai começa a fabricar segunda geração do i30 Wagon na Europa

Apresentada oficialmente em março no Salão de Genebra, a segunda geração do Hyundai i30 Wagon começou a ser produzido na Europa pela marca coreana. A unidade responsável pela fabricação do novo modelo será a de Nosovice, na República Tcheca. A nova geração do i30 Wagon foi projetada no Centro de Desenvolvimento da Hyundai em Rüsselsheim, na Alemanha, com foco claro no mercado europeu. A marca espera um aumento das vendas com este novo modelo, que deverá ser responsável por 30% das vendas do i30 no mundo.



O comprimento da SW é 18 cm maior que o hatch – totalizando 4,48 metros – e 10 mm maior que a perua da primeira geração. Na Europa, a station será oferecida com a mesma motorização do hatch: três motores a gasolina e três a diesel, com potência entre 90 cv e 135 cv. O porta-malas passa de 378 litros no hatch para 528 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade vai para 1.642 litros. No Brasil, a perua deve dar as caras com o nome i30 CW, assim como ocorreu no primeiro modelo.

* Redação/MotorDream.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

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E já que estamos falando em VW CLASSIC 2012, nada melhor do que um perfil no FLICKR com centenas de fotos do evento. Para perder algumas horas navegando...

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>>> VW CLASSIC 2012

Um dos maiores eventos de Volkswagens clássicos completa 30 anos

Irvine é um pequeno condado pertencente a Orange County, na Califórnia e foi considerada uma das melhores cidades para se viver e trabalhar. Mas na primeira semana do mês passado, uma verdadeira invasão de raridades tomou a região para a 30ª edição do VW CLASSIC, o maior evento do gênero nos EUA. A festa, na verdade, ocorre durante uma semana, com muitas atividades e encontros acontecendo diariamente, todos englobados pelo nome VW CLASSIC, inclusive o OCTO Show, igualmente famoso.

Neste ano, celebrando três décadas, centenas de Kombis e Fuscas (além dos parentes, é claro) participaram da festa, que também trouxe ao público feiras de peças, palestras, confraternizações, sorteios, brincadeiras e uma infinidade de atividades relacionadas à cultura Volkswagen, tornando o evento imperdível. Ficamos então, com algumas fotos recolhidas pela internet, para deleite dos fãs da Kombi...




















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