segunda-feira, 27 de agosto de 2012
>>> VÍDEO DA SEMANA
Comercial veiculado em 1982 na Argentina, demonstrando diversas possibilidades de uso para a Kombi em 46 segundos. Destaque para o modelo picape com a carroceria original alemã, muito bonita e nunca usada nos modelos brasileiros...
***
>>> PLUG-IN DA FORD
Ford C-Max, o primeiro veículo híbrido plug-in da marca oval, será lançado nos Estados Unidos durante os próximos meses
Primeiro modelo híbrido plug-in da Ford, o veículo multiuso C-MAX será lançado durante os próximos meses nos Estados Unidos. A fabricante norte-americana adiantou algumas informações sobre a novidade. Uma delas é que o veículo será capaz de chegar aos 136 km/h, utilizando somente propulsão elétrica, com o acionamento de um comendo existente no painel. A potência é de 198 cavalos.
Utilizando somente o modo elétrico, o modelo é capaz de rodar mais de 32 km, enquanto que a autonomia total (modo elétrico e combustão) é superior aos 885 km, afirma a Ford. Fixado no centro do painel, o botão EV, possibilita escolher três modos: híbrido normal (Auto), somente elétrico (Now) ou com economia de bateria (Later).
No modo Auto, o computador de bordo seleciona automaticamente a melhor combinação de uso da bateria e do motor a gasolina, com base na potência exigida e carga disponível. No caso do Now, o veículo opera somente com a bateria. O motor a gasolina não é usado a menos que o motorista acione um comando. Esse modo também ativa uma tela especial que monitora o funcionamento do sistema e dá orientações ao motorista para otimizar o uso de energia. Já o Later, economiza energia elétrica da bateria para ser usada mais tarde. O veículo opera no modo híbrido, usando o motor a gasolina e o motor elétrico, mas poupa a bateria até que se selecione os modos Now ou Auto.
* Redação/Carsale.
>>> PREMIADO
Mercedes-Benz Actros conquista prêmio internacional de design
A Mercedes-Benz estabelece tendências em design de caminhões com o máximo apelo estético. O júri da mais concorrida competição de design do mundo conferiu à marca, o cobiçado prêmio Red Dot Award para o novo Actros.
Neste ano, 1.800 fabricantes e designers de 58 países submeteram seus trabalhos à avaliação dos especialistas da prestigiada premiação. O júri, formado por especialistas internacionais e independentes, avaliou mais de 4.500 produtos em uma competição que reconhece produtos inovadores, bem concebidos e com design pioneiro.
A comissão julgadora altamente reconhecida, sob a direção do professor Peter Zec, fundador e diretor do Red Dot Award, avaliou que o novo caminhão da Mercedes Benz atendia a esses critérios ambiciosos. "O importante para o produto é ter um design que continue sedutor e moderno durante os anos. O novo Actros equilibra a funcionalidade com a forma externa perfeita", disse.
O diretor de design de veículos comerciais da Mercedes-Benz, Kai Sieber, confirmou essa avaliação. “Para o novo Actros, forma e funcionalidade são os focos principais", ressaltou. Em 1998, a primeira geração do Actros também já havia conquistado essa cobiçada premiação.
A publicação “Dimensions”, produzida para o lançamento do caminhão pela Mercedes-Benz Trucks, também foi reconhecida com uma premiação Red Dot, na categoria Revistas & Imprensa Diária. As belas imagens do novo Actros somam-se a um layout incomum para a apresentação geral do conceito do produto.
* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.
domingo, 26 de agosto de 2012
>>> LOJA ITINERANTE
Ônibus antigo vira loja de peças itinerante
Coletivo de 1970 abandou bancos para ganhar prateleiras e rodar pelo Brasil.
O tempo de percorrer estradas carregado com dezenas de pessoas passou. A pintura também já não brilha tanto quanto nas cores azul e amarelo que ostentava no início da década de 70 pelas estradas do Brasil a fora. Mas uma coisa esse Scania mantém desde sempre: o glamour. Agora este ônibus transporta duas, no máximo, três pessoas e milhares de peças para carros antigos.
Tudo graças à uma ideia do ex-motorista de ônibus Sergio Antonini, aposentado que vive em Belo Horizonte (MG).”Esse ônibus pertenceu à duas grandes viações do Brasil, a Cometa e a extinta Transoto, até que eu o adquiri há pouco mais de doze anos”, explica Antonini. O modelo em questão é um Scania B 110 S dotado de uma carroceria Ciferal (Lider), uma das mais luxuosas da época.
“Meu trabalho é vender peças de carros antigos em eventos do país inteiro, sobretudo na região de Minas Gerais, então resolvi facilitar o transporte de todo o material”, conta. Para isso, o ônibus perdeu todos os bancos voltados para passageiros e conta agora com prateleiras de ferro e iluminação por meio de lâmpadas residenciais.
“Só sobraram os bancos do chofer e do ajudante”, conta Antonini, que faz questão de frisar que todas as viagens são feitas ao lado do filho Eduardo. “É meu companheiro nas viagens que fazemos de 500 km e até 550 km por aí”, explica. O nome da família vai estampado no letreiro dianteiro e também em uma placa colocada na parte traseira do ônibus, que faz viagens longas com apenas um tanque de diesel.
* Ricardo Sant'Anna/Auto Esporte.
sexta-feira, 24 de agosto de 2012
>>> LINK DA SEMANA
A dica de hoje vai para uma curiosa (e triste) história de um homem de 63 anos que vive dentro de uma Kombi há 2 anos, aqui na capital paranaense. Mesmo nos momentos difíceis, a Kombi consegue ser útil para quem já não tem muitas esperanças...
***
>>> O NEGÓCIO É VENDER
Novo Ecosport: Agora o negócio é vender
Depois de meses com programas de pré-lançamento, com início em Brasília, em janeiro deste ano, quando o novo EcoSport foi apresentado, pela primeira vez à imprensa, com um modelo de argila, em tamanho real, a estratégia de Marketing da Ford atuou com força. Foram desenvolvidos vários “EcoSport Parade”, em algumas capitais, virou estrela da companhia na promoção dos Jogos Olímpicos, fez o “Fronteiras EcoSport” e abriu um programa de pré-venda do mini Suv, com inteiro êxito, onde vendeu todas as unidades disponibilizadas ao público.
Mas, conforme alguns jornalistas, presentes ao lançamento, depois de uma campanha de marketing agressiva que, com teasers e diversas aparições públicas, o carro não tinha mais nada a mostrar e o próprio protagonista da festa, acabou esvaziando o conteúdo principal – não havia mais novidades para serem mostradas.
Na verdade, o pequeno notável da Ford continua com o mesmo nome. Só isso. O modelo que esta mais para carro do que para SUV, é completamente outro. Nem jeito de utilitário tem. Seu novo design, desenvolvido no Brasil, lhe dá aparência moderna e o transforma num veículo urbano que até pode fazer trilhas leves.
Após nove anos de mercado, a linha anterior vendeu cerca de 700 mil unidades e tem tudo para continuar dando lucro. Aliás, esse é o ponto. Os preços divulgados, para todas as versões, foram considerados exagerados pela imprensa especializada e correm o risco de serem maiores ainda se o governo não renovar, até 31 de agosto, a redução do IPI. O que, segundo analistas, não vai acontecer. Assim, quando o novo EcoSport começar suas vendas em setembro, provavelmente os preços serão outros
Características
O Novo EcoSport marca a estreia do moderno motor Sigma 1.6 Flex, consagrado nos modelos New Fiesta e Focus. Produzido com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio, é um motor forte, econômico e inovador. No Novo EcoSport, ele entrega uma potência de 115 cv e torque de 156 Nm com etanol e 110 cv e 154 Nm com gasolina.
A outra opção de motor é o Duratec 2.0 Flex, já presente na linha Focus. Esta disponível como opcional na versão FreeStyle e de série na Titanium.
O pacote de tecnologia do Novo EcoSport inclui o sistema de mídia e conectividade SYNC como equipamento de série em todas as versões. Ele vem com sistema de reconhecimento de voz em português, espanhol e inglês, conexão Bluetooth para celular, incluindo “streaming” de áudio, e entradas USB, para iPod e auxiliar. As informações são mostradas numa tela de 3,5 polegadas no centro do painel. As principais funções do rádio e do celular também podem ser comandadas no volante.
Outras versões
A versão automática, segundo a empresa, será apresentada no próximo Salão do Automóvel de São Paulo. Mais para a frente, chegará ao mercado o modelo equipado com tração 4x4. Por enquanto, o EcoSport com teto solar foi um engano na divulgação de fotos. Elas se referem a um protótipo do veículo mostrado no mercado chinês. Mas, como estamos num país tropical, é possível que a Ford também introduza o teto transparente por aqui.
O EcoSport renasceu e agora é “global”, isto é, será vendido em diversos países, menos na América do Norte, e produzido, também, na China, índia e Tailândia.
Preços
- Ford EcoSport 1.6 S — R$ 53.490
- Ford EcoSport 1.6 SE — R$ 56.490
- Ford EcoSport 1.6 Freestyle — R$ 59.990
- Ford EcoSport 2.0 Freestyle — R$ 62.490
- Ford EcoSport 2.0 Titanium — R$ 70.190
>>> JAC MOVIE
JAC lança J6 Movie por R$ 53 800
A JAC Motors acaba de anunciar uma série especial para a minivan J6. Batizada como Movie – filme, em inglês – a nova versão chegou para atender a um pedido de parte dos consumidores da marca: mais entretenimento. Como resposta, a J6 Movie traz duas telas de DVD de sete polegadas instaladas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros, e que vem acompanhadas de fones de ouvido sem fio para agradar as crianças.
Além desta novidade, o J6 Movie traz bancos revestidos de couro, frisos laterais e película escurecida para os vidros, além de itens do pacote tradicional dos modelos da JAC. São eles, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico (vidros, travas e retrovisores elétricos), airbag duplo frontal, freios com ABS, aparelho de DVD com entrada para MP3, sensor de estacionamento e luzes auxiliares de neblina.
A versão com cinco lugares chegará ao mercado brasileiro com preço promocional de R$ 53 800, enquanto que a com sete lugares custará R$ 55 800. Assim como os outros modelos e versões familiares, o J6 Movie tem garantia de seis anos de manutenção, sem limite de quilometragem.
* Daniel Fideli/ Revista Carro.
quinta-feira, 16 de agosto de 2012
>>> PROPAGANDA
Propaganda de 1994 da série especial da picape D20, chamada Champ 1, em alusão à conquista do Tetracampeonato do torneio mundial de futebol. Atualmente pouquíssimos modelos ainda circulam em boas condições, colocando a picape no seleto clube das raridades automotivas.
***
>>> 10.000 UNIDADES
Transit supera marca de 10 mil unidades vendidas no Brasil
A linha Transit de comerciais leves da Ford superou a marca de 10 mil unidades vendidas no Brasil desde o seu lançamento, em 2009. A linha é oferecida nos modelos van de passageiros, furgão curto, furgão longo e chassi-cabine. A Transit tem atualmente uma participação de 13,2% entre os furgões, 7,4% nas vans de passageiros e 6,3% nas versões chassi-cabine.
Em seu primeiro ano no mercado brasileiro, a Ford Transit vendeu 1.430 unidades, número que cresceu para 2.311 unidades em 2010 e 4.142 unidades no ano passado. Em 2012, de janeiro a julho, foram vendidas 2.393 unidades. Equipada com motor turbodiesel Duratorq 2.4 TDCI, desenvolve 115 cv e torque de 32 kgfm. A transmissão é de seis marchas e a tração é traseira.
Entre outros itens, a linha Transit vem equipada de série com airbag para o motorista, freios a disco com ABS, distribuição eletrônica de frenagem, controle eletrônico de estabilidade, assistência de partida em rampa e assistência de frenagem de emergência. Um diferencial são as duas baterias - uma para a partida e outra para a alimentação dos demais equipamentos elétricos.
* Redação/Transpoonline.
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
>>> EU QUERO SER...
Tunadora indiana transforma Tata Safari em “Moon Rover” Evoque
É preciso reconhecer: os indianos são criativos! No último fim de semana, a empresa de tunning Big Daddy Customs, sediada na capital Nova Déli, liberou imagens do Moon Rover, um Tata Safari transformado em Range Rover Evoque. Apesar de todo o esforço da equipe da Big Daddy, dá para perceber “de cara” que o modelo das fotos não é o crossover de luxo da Land Rover. Contudo, o trabalho dos indianos na customização do utilitário esportivo impressiona, sobretudo na dianteira. Quase todos os elementos de estilo do Evoque podem ser notados no Safari – até os leds e os vincos nos para-lamas.
A traseira já não ficou tão parecida com a do modelo britânico. Aliás, ficou bem diferente! Mas a Big Daddy Customs ao menos preocupou-se em fazer com que a cabine ficasse bem luxuosa. Bancos, painel, portas e volante são cobertos com couro vinho, o console central aparece pintado em cinza e os instrumentos têm fundo brancos.
* Redação/Auto Esporte.
terça-feira, 14 de agosto de 2012
>>> PRIMEIRO ANO
Produção do Volkswagen SpaceFox no Paraná completa um ano
Uma das mais modernas fábricas do Grupo Volkswagen no mundo, a unidade em São José dos Pinhais (PR) está comemorando um ano de produção do SpaceFox, com cerca de 9 mil unidades produzidas no Paraná neste período. O modelo, que é fabricado paralelamente em Pacheco, na Argentina, já acumula mais de 144 mil unidades comercializadas no mercado nacional desde o seu lançamento em 2006.
Ao iniciar a produção do SpaceFox no Brasil, ao longo do ano passado, a Volkswagen no Paraná investiu em diversos treinamentos dos profissionais, assim como na implementação de ajustes no processo produtivo com o objetivo de garantir a máxima qualidade. "Temos orgulho em produzir um veículo que se caracteriza pela versatilidade, praticidade e conforto", afirmou o gerente executivo da Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais, Dr. Thomas Schilling.
Moderno e Versátil
Lançado no Brasil em abril de 2006, o modelo passou por ampla reformulação no visual em 2010. Com design moderno e arrojado, o SpaceFox introduziu no País o conceito de Sportvan, reunindo a esportividade das station wagons e a versatilidade e o amplo espaço interno dos veículos multiuso. No ano passado, o modelo teve sua gama ampliada com a chegada do aventureiro Space Cross. Essas características, aliadas às qualidades herdadas do modelo Fox – espaço interno generoso, banco traseiro corrediço e grande quantidade de porta-objetos, entre outros itens - colaboraram para a aceitação do SpaceFox por uma variada gama de consumidores, que inclui chefes de família, jovens executivos e esportistas, conciliando necessidades profissionais e lazer.
O modelo valoriza o design moderno e a ampla funcionalidade, reforça a imagem de dirigibilidade superior do motorista, oferece maior gama de itens tecnológicos, mais espaço interno e conforto para o dia a dia e para o entretenimento. Outros benefícios para os clientes são a segurança veicular e a facilidade de reparabilidade. O SpaceFox se destaca na comparação dos veículos da mesma categoria quanto ao tempo e custo de reparo, sendo o modelo vencedor do último ranking Car Group, na categoria Station Wagons Compactos, divulgado pelo Cesvi Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária.
No Brasil, o SpaceFox é equipado com o consagrado motor 1.6 VHT TotalFlex, de 101 cv com gasolina e 104 cv com etanol, com 15,4 mKgf e 15,6 mKgf de torque, respectivamente. Oferecido nas versões 1.6, Trend, Sportline e Space Cross, o modelo pode ser equipado com câmbio manual de cinco marchas ou com a caixa automatizada I-Motion, também de cinco marchas. O modelo vem de série com airbag duplo e freios ABS a partir da versão Trend. O SpaceFox foi eleito em junho deste ano como “Compra Certa” pela revista especializada Car and Driver. A publicação destacou como pontos fortes o acabamento justo, boa posição para dirigir, motor potente (de 104 cv e 15,6 mKgf de torque, com etanol no tanque) e o design mais harmônico que seus concorrentes. O SpaceFox também foi eleito a "Melhor Compra" de sua categoria pela revista AutoEsporte, em sua edição de junho de 2012. Como principais pontos positivos, os jornalistas ressaltaram estilo, refinamento, melhor acabamento entre seus concorrentes e a opção de transmissão automatizada.
* Press Release/Volkswagen do Brasil S/A.
segunda-feira, 13 de agosto de 2012
domingo, 12 de agosto de 2012
>>> KOMBI GABINETE
Vereador implanta gabinete volante numa Kombi que foi personalizada com seu nome, logomarca e motivos pantaneiros
Em seu segundo mandato, o vereador Ângelo Guerreiro (PDT) voltou a inovar em sua forma de atendimento ao público. Em vez de receber as pessoas em sua sala na Câmara Municipal, ele foi até elas, por meio do Gabinete Volante, que colocou nas ruas. Trata-se de uma perua Kombi que foi personalizada com seu nome, logomarca e motivos pantaneiros (jacarés, tucanos, onça pintada, etc...), e adaptada para o atendimento ao público. Segundo o vereador, o gabinete móvel possui uma escrivaninha e um notebook além de um funcionário com uma equipe de três pessoas que percorrem todos os bairros da cidade, para catalogar as reivindicações dos moradores por meio de um formulário específico. As solicitações são convertidas em indicações, requerimentos ou projetos de leis e, dependendo da natureza, podem ser levadas diretamente às autoridades responsáveis em busca de uma solução. Em algumas localidades, o próprio vereador acompanha a perua.
Guerreiro conta que atualmente já faz um trabalho itinerante, mas que não consegue atingir o número de pessoas almejado. “Às vezes são poucas as pessoas que sabem que a gente está no bairro”. Com a perua, ele esperava cobrir toda a cidade. Às vésperas da cobertura de determinado bairro, a própria perua percorre todas as ruas anunciado a presença do gabinete no dia seguinte. Quanto ao provável aumento dos “pedintes”, ele disse não se preocupar. “Eu já estou calejado; quando não dá para atender, a gente fala que não pode, e pronto”, afirma.
Apoio
Antes da perua, Guerreiro chegou a montar gabinete em forma de tendas, que perdurou por quase dois anos, mas foi desativado por contas da muitas dificuldades, já que pelo fato de ser aberta, ficava vulnerável à ação do vento e da poeira. A Kombi, segundo ele, foi doada por empresários, que patrocinaram também a adesivagem e vão contribuir com o combustível. O vereador conta que inicialmente pretendia montar o gabinete em um trailer, mas teve de ser abortar a idéia devido ao custo elevado.
“Eu nunca fui de gabinete e acredito que o vereador tem que ir atrás dos problemas para evitar que as pessoas venham até a Câmara. “Não quero dizer que vamos resolver todos os problemas, mas pelo menos vamos conhecer de perto os anseios de cada um”.
* João Maria Vicente/Jornal Hoje MS.
sábado, 11 de agosto de 2012
>>> UNIMOG CONTRA O FOGO
Mercedes-Benz entrega 15 unidades do Unimog U20 para o Corpo de Bombeiros da Suiça
O Unimog U 20, o veículo mais compacto da legendária linha Unimog da Mercedes-Benz está atraindo cada vez mais a atenção dos bombeiros. Um lote de 15 unidades do Unimog U 20 foi entregue para o corpo de bombeiros do Cantão de Ticino, na Suíça. Eles foram fornecidos na versão caminhão pipa Rosenbauer, desenvolvido para atender às normas do país. Com círculo de viragem similar ao de um automóvel (12,6 metros), altura de 2,7 metros, largura de 2,2 metros e baixo peso bruto total, o Unimog U 20 foi desenvolvido para uso em vias íngremes e estreitas.
Tração permanente em todas as rodas, rodado simples, bloqueio de diferencial e eixos portantes, que garantem distância em relação ao solo, são características que contribuem para a excelente capacidade off-road do Unimog. A isso, somam-se alta potência, unidades de tomada de força e hidráulica de alto desempenho. Este veículo destaca-se ainda pela tecnologia de ponta em segurança, operação e respeito ao meio ambiente. Dessa forma, o U 20 posiciona-se como um veículo de elevado desempenho e grande robustez para trabalhos de emergência, reafirmando exatamente o mesmo estilo das duas séries de modelos maiores do Unimog.
As séries maiores incluem os veículos especiais Unimog U 300, U 400, U 500, além dos modelos U 4000 e U 5000 com capacidade superior "off-road". O motor de 4 cilindros do U 20 gera 130 kW (177 hp) de potência, e conta com uma transmissão de 8 marchas à frente e 6 marchas à ré e velocidade máxima de 90 km/h. Com diversos elementos de elevado conforto e sofisticada ergonomia, a moderna cabina do Unimog torna o trabalho muito mais fácil para os membros da equipe do corpo de bombeiros.
Uma unidade de combate a incêndios de alto desempenho
Com a carroçaria Rosenbauer, o Unimog U 20 disponibiliza 1.600 litros de água. O tanque é produzido em fibra de vidro. No coração da unidade de combate a incêndios está uma bomba centrífuga, com capacidade de 2.000 l/min a 10 bar. Ela também pode ser usada como bomba de sucção para obter água, contando com um tubo de 10 metros de comprimento. O agente extintor é expelido por meio de duas bobinas de baixa pressão com alcance de 60 metros. A estrutura compacta do veículo facilita a carga e descarga de várias alturas aos diversos equipamentos, como por exemplo, o aparelho móvel de respiração.
Unimog: tradição junto aos bombeiros desde 1951
O uso do Unimog por corpos de bombeiros tem uma longa tradição, que data dos seus primeiros anos e inclui o combate e proteção contra incêndios. Mais de 380.000 veículos Unimog foram fabricados pela Mercedes-Benz desde 1951, incluindo-se mais de 10.000 unidades da série U 300, U 400 e U 500, lançada em 2000. O Unimog era fabricado na planta de Gaggenau, na Alemanha, até 2002, quando sua produção passou a ser realizada pela planta de Wörth.
* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.
>>> DUSTER LIMOUSINE
Duster vira limousine nas mãos de estudantes
Depois de Audi R8, Fiat 500, Dodge Challenger e até o elétrico Nissan Leaf, chegou a vez do inusitado Dacia Duster virar limousine. O carro produzido pela subsidiária romena da Renault foi transformado por 23 estudantes de mestrado na Romênia. O SUV era um veículo do projeto intitulado “Renault Technologie Roumanie”, que visa desenvolver modelos de acordo com os desejos do mercado consumidor e aumentar as vendas da Renault na Europa. Mas acho que não veremos esse modelo nas ruas tão cedo.
Os estudantes demoraram quatro meses para “fabricar” o carro, que foi cortado ao meio e ganhou mais 1,5m de comprimento. O espaço interior recebeu equipamentos tecnológicos, como televisão, tablet e notebook, que permitirão os passageiros trabalharem confortavelmente. O motor 1.6 litros, que equipa o pesado carro, parece também não ter sido uma boa escolha por parte dos estudantes.
* Raphael Panaro/MotorDream.
sexta-feira, 10 de agosto de 2012
>>> LINK DA SEMANA
A revista Street Customs é uma das mais conceituadas no país quando se trata de veículos modificados. O site da revista disponibiliza várias galerias com fotos de alguns automóveis que foram destaque em publicações passadas, como a Kombi customizada do link acima, que deixamos como sugestão da semana.
***
>>> FORD HARLEY DAVIDSON
Ranchero Harley-Davidson: um antigo customizado.
De veículo de trabalho à presença Vip, eis a síntese da história desta Ford Ranchero 1978. Encontrada encostada na fazenda de um amigo, o atual proprietário investiu no sonho de restaurá-la e o destino apontou os caminhos que a transformou no diferencial da inauguração da ABA Harley Davidson, em São Paulo.
A picape Ranchero é tida como o primeiro carro pós-guerra a associar o conforto de um sedan com a carroceria de um carro de trabalho leve. “Inicialmente usou a plataforma Ford 1957, também presente no Fairlane, Skyliner, Galaxie e Curier, contemporâneos ao seu lançamento. Era um novo conceito para dois ocupantes: conforto, mecânica resistente e uma caçamba”, contextualiza pesquisadora Antigo Motors. De entrada, duas opções. Uma básica para o trabalho e outra quase urbana que poderia vir com todos os acessórios do Fairlane.
Ao longo dos anos houve sete gerações do modelo que incluíam mudanças de carroceria, chassi e mecânica. As variações são perceptíveis no tamanho do veículo e na sua dianteira. Pois foi adaptada para usar a mesma plataforma do Torino, do Thunderbird e depois do LTD II, por exemplo. Já a sua frente, horas eram angulosas, outras retas ou ainda sobressalentes. Entrou no circuito dos muscle cars em 1967, porém sofreu com a pressão do controle de emissão de gases e a crise do petróleo, deixando de ser fabricada em 1979.
Quanto a este exemplar de 1978, o atual proprietário costumava brincar com o amigo “Um dia esse carro vai ser meu”, disse. Até que chegou esse dia. Estava na mesma família há uns 40 anos e foi um carro de trabalho que carregava pouca coisa, o que colaborou na preservação da unidade. “O carro antigo vale pelo o que ele já fez”, analisa. A estrutura do veículo estava boa, sem ponto de ferrugem. E mãos na graxa! Pois prefere os automóveis customizados.
A inspiração para o projeto do carro antigo surgiu numa viagem. “Vi uma Ranchero azul de faixas foscas com uma moto em cima. Fiquei louco! Resolvi fazer o mesmo com a minha, só que inverso”. O carro nasceu azul com interior vermelho, tom que foi mantido, porém em couro. Na customização o adesivo preto que reveste a carroceria, ganhou pintura das faixas vivas em laranja, fazendo a referência à marca Harley Davidson. Assim como outros detalhes internos e externos.
Para o uso constante do veículo, itens mecânicos também foram modernizados como direção hidráulica, bomba elétrica, entre outros. “É um carro macio, confortável para o dia-a-dia. Mecânica Ford V8 é forte, confiável” reflete o proprietário que usa o exemplar durante a semana além dos momentos de lazer.
Tanto a Ford como a Harley Davidson foram criadas em 1901. Porém uma parceria oficial entre elas só foi estabelecida em 1999, com edições especiais de picapes robustas. Portanto esta Rancheiro é uma criação única. “Ficou fantástica. Remete a uma época clássica, tem tudo a ver com a marca e associou ao estilo de vida que o cliente Harley Davidson tem como essência” diz o responsável. E alguém duvida?
* Fernanda Lopes/Antigo Motors.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
>>> RUMO AO ALTAR
Noivas inovam rumo ao altar: Cada vez mais o carro que leva os noivos representa o espírito do casal e a criatividade parece não ter limites na escolha de modelos clássicos e algumas vezes inusitados.
Um dos momentos mais esperados na vida de uma mulher é o casamento, um sonho que muitas preferem realizar inevitavelmente em maio, o mês das noivas. Tudo é preparado com todo o cuidado, meses e até anos antes da data tão sonhada da cerimônia. É uma lista interminável: buffet, convite, decoração da igreja, vestido e vários outros detalhes que passam aos criteriosos olhos das noivas. Até o automóvel que a levará até ao local do casamento entrou para essa lista e os noivos estão cada vez mais criativos.
Chegar em uma ambulância, por exemplo, no próprio casamento foi algo absolutamente normal para a enfermeira Carolina Calixto. “Meu cunhado foi quem ficou responsável pelo carro que me levaria à igreja, mas estava difícil e ele me falou que não havia conseguido e eu brinquei dizendo que teria que chegar de ambulância e ele duvidou”, explicou a noiva. A partir daí ela pensou em fazer uma surpresa bem diferente ao marido. Quando a ambulância Iveco parou na porta da igreja, os convidados acharam que alguém estava passando mal. “Todos saíram desesperados da igreja para ver o que estava acontecendo, mas foi muito engraçado e deu tudo certo”, completa. Quando a porta do veículo foi aberta, lá estava a noiva, sentada na maca da ambulância, que foi emprestada por um amigo.
No casamento de uma oficial do Corpo de Bombeiros, nada mais original do que ir para a igreja em uma viatura. Foi o que fez a 2ª Tenente do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Daniela Sardinha. Nesse caso foi ainda mais original, pois o veículo oficial é o mais antigo da frota da corporação, o clássico American La France, modelo Invader, fabricado em 1959 em Nova York. Apesar de aposentado dos trabalhos de combate a incêndios, o clássico ainda deixa a garagem em ocasiões especiais e de comoção popular, como o cortejo fúnebre dos ex-presidentes Tancredo Neves (1985), Itamar Franco e do ex-vice-presidente José Alencar (2011).
* Marcello Oliveira/Portal Vrum.
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
>>> SUMIU!
Hilux é furtada de exposição em Buenos
Aires
Uma picape Hilux que era exibida no estande da Toyota na 126ª Exposição Rural, que aconteceu até o dia 31, em Buenos Aires, foi furtada na noite de segunda (23). Sem que ninguém percebesse, o veículo foi tirado do prédio de exposições. A versão que sumiu é uma SRV 4x4, que no país vizinho é comercializado a mais de 250 mil pesos (R$ 56 mil).
O estande da Toyota no La Rural, tradicional espaço de salões (onde se realiza o Salão de Buenos Aires) é um dos maiores da exposição, mas é o único de dimensões comparáveis ao ar livre.
Volkswagen e Ford, que também participam, têm estandes grandes, mas em espaços cobertos, que fecham durante a noite. De acordo com o site argentino Autoblog, durante o dia o estande da Toyota tem um serviço de segurança privada, cujo objetivo é evitar que as pessoas danifiquem os veículos.
À noite a segurança fica por conta da polícia da cidade de Buenos Aires. Pela primeira vez, nos 126 anos em que a exposição é realizada, o governo recusou o envio de agentes da Polícia Federal argentina para fazer a segurança do evento.
* Redação/Carpress.