Kombi terá produção encerrada em 2013!
Pois bem, depois de um breve período de férias estamos de volta ao "front". Durante esse tempo que ficamos inativos, o assunto recorrente em todos os blogs e revistas dedicados ao mundo Volkswagen é o fim da Kombi no ano de 2013. Sim, agora é verdade, a Kombi como conhecemos hoje não mais existirá.
Depois de décadas de serviços prestados, o utilitário mais popular do mundo deverá ter a última unidade fabricada ainda neste ano na planta de São Bernardo do Campo. Depois de muitos testes e tentativas, os engenheiros da Volkswagen do Brasil não conseguiram adaptar duas exigências da legislação que entrarão em vigor no próximo ano: airbags e freios ABS.
Uma das soluções encontradas pela fabricante alemã foi a apresentação do conceito Bulli, derivado do modelo global Up, que despertou pouco interesse nos visitantes por onde passou e não conseguiu arrancar maiores elogios. Passado o "susto" de ter que encarar um veículo futurista e minúsculo como sucessor da Kombi, a Volkswagen anunciou que o projeto foi cancelado, devido aos custos elevados de produção em série por aqui.
No final de dezembro do ano passado, a Volkswagen então anunciou oficialmente que a Kombi terá sua produção encerrada, e que o primeiro passo da marca para substituí-la seria a importação imediata do modelo Transporter (T5) vendido na europa, que nada mais é do que a 5ª geração da Kombi (esta que conhecemos é a 2ª geração).
Portanto, meus amigos, chegou o momento que todos os apaixonados pela Velha Senhora já sabiam de antemão que um dia chegaria: o fim em definitivo do veículo que ficou em produção por mais tempo no mundo, o utilitário que serviu aos mais diversos propósitos ao redor do planeta, o carro de feira, a ambulância, o carro da família, o sustento de muitas pessoas por esse Brasil e por que não, o carro mais emblemático de todos os tempos. Amada ou odiada, o fato é que ninguém pode tirar os méritos da Kombi. E como nada é para sempre mesmo, temos que aceitar de bom grado essa decisão, afinal, vivemos em outros tempos e a Kombi realmente não se adaptaria à modernidade...
Mas a Kombi não vai simplesmente desaparecer do mapa. Muito pelo contrário, ela apenas encontrará o descanso merecido nas mãos de colecionadores pelo Brasil, um fenômeno que podemos observar há um certo tempo e que vai perdurar por algumas gerações. Caros amigos e simpatizantes da Kombi: no apagar das luzes, por favor, aplausos para a nossa homenageada...
***