domingo, 22 de dezembro de 2013

>>> BOAS FESTAS


O blog KOMBI & CIA está entrando em férias. Voltaremos no final de Janeiro e aproveitamos para desejar um FELIZ NATAL e um PRÓSPERO ANO NOVO a todos que nos acompanharam neste ano!

***

>>> PORTA -RETRATO


Uma pequena parte da história da Kombi em fotos

A esta altura, todos já estão familiarizados com o fim da produção da Kombi. Amplamente divulgado pela imprensa em geral, a notícia não foi surpresa para quem acompanha o mundo automobilístico e muito menos para quem está em contato com a Kombi há muito tempo. Mesmo as pessoas nutrindo uma verdadeira paixão pelo utilitário, o progresso sempre acaba batendo à porta, e nem por isso a notícia deve ser recebida com pesar, já que talvez podemos nos surpreender com as novidades que a Volkswagen anunciará em breve.

A Kombi foi aposentada em 1979 na Alemanha, mas continuou no México até 1995 e no Brasil até o último dia 20, quando foi descontinuada em definitivo. Após 56 anos prestando os mais diversos serviços aos brasileiros, a Kombi pode se orgulhar de ser atualmente um ícone, coisa que poucos veículos possuem em seus currículos. Desde símbolo de contra-cultura, passando por automóvel de passeio das numerosas famílias de outrora e terminando seu legado como carro de frotistas, a Kombi não precisa provar mais nada a ninguém. Muito menos aos detratores, que apesar de fazerem pesadas críticas à ela, esquecem de levar em consideração que a Volkswagen fez (faz?) parte da vida da maioria das gerações brasileiras.
 
E como dizem que às vezes imagens valem mais do que palavras, disponibilizamos algumas fotos para recordarmos a trajetória da Kombi pelo mundo e desejamos que a partir de agora, desfrute do merecido descanso nas milhares de garagens Brasil afora. Obrigado Kombi!
 





























***

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

>>> LINK DA SEMANA

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/contran-decide-que-kombi-nao-podera-mais-ser-produzida

A notícia da semana para os admiradores da Kombi foi a palavra final do Contran sobre a continuação da linha de montagem do utilitário em São Bernardo do Campo. Depois de uma verdadeira "novela" sobre o assunto, a Kombi realmente não terá mais chances de sobrevivência, e o último exemplar saiu da fábrica hoje, com direito a uma triste despedida por parte dos funcionários. Os detalhes sobre o assunto você pode ler na matéria acima, publicada pela revista Veja na última quarta-feira.

***

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

>>> PROPAGANDA

 
Folder do Gol Furgão, modelo extinto há muitos anos. Alguém se lembra?

***

>>> NOVO CHEROKEE NO BRASIL


Jeep Grand Cherokee 2014 chega ao Brasil

As primeiras unidades do Jeep Grand Cherokee 2014 estão chegando às 42 concessionárias do Chrysler Group do Brasil, marcando o pré-lançamento no País da ampla renovação feita no utilitário-esportivo mais premiado de todos os tempos. Campeão de vendas da Jeep no mundo, o SUV grande de luxo foi reestilizado na dianteira e na traseira, com novas rodas (agora de 20 polegadas na versão Limited) e conjuntos óticos redesenhados, com LEDs, entre outras alterações visuais.
 
 
No interior, o volante com mais funções também é novo, bem como o quadro de instrumentos personalizável, com tela de LCD TFT de 7”, e a tela central multimídia de 8,4”, que inclui navegador GPS, entre outros recursos. Mas a principal novidade do Grand Cherokee 2014 foi na mecânica, com a aplicação do câmbio automático de oito marchas, que inclui comando sequencial por aletas atrás do volante. Essa caixa torna ainda mais eficiente o moderno motor Pentastar V6 de 3,6 litros, que entrega 286 cv de potência e 35,4 mkgf de torque.
 
 
Os preços sugeridos do Jeep Grand Cherokee 2014 são de R$ 185.900, para a versão Laredo, e de R$ 214.900, para a configuração Limited.

* Press Release/Chrysler Group do Brasil.

>>> BATATA GIGANTE


"Maior batata do mundo" está em turnê pelos EUA

O Great Big Idaho® Potato Truck está em uma viagem de 22.000 milhas (equivalente a mais de 35.400 km), durante sete meses, pelos Estados Unidos para angariar fundos para a Meals on Wheels, uma associação de saúde e nutrição para a terceira idade nos estados unidos. O caminhão é um extrapesado Kenworth que está transportando “a maior batata do mundo”.
 

A batata transportada pesa seis toneladas (equivalente a 32.346 batatas médias) entrou em turnê, pela primeira vez, em 2012 para marcar o aniversário de 75 anos da instituição que trabalha a questão da nutrição na terceira idade (para acabar com a fome de idosos, bem como para o combate à obesidade).
 
 
O caminhão faz diversas paradas ao longo de seu percurso em comunidades, escolas, entre outros lugares, para que as pessoas possam ver de perto a batata gigante, trabalhando também a conscientização por uma nutrição mais saudável e angariar fundos para a Associação. A iniciativa se dá pelo fato de os Estados Unidos possuir a maior população obesa do mundo, o que acarreta em diversos problemas de saúde.

* Redação/Transpoonline.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

>>> MARCA HISTÓRICA


Volkswagen comemora produção histórica de 1.000.000 de unidades da Saveiro

A Volkswagen do Brasil acaba de completar a marca histórica de 1 milhão de unidades da pick-up Saveiro produzidas no Brasil. Com 60.374 unidades de janeiro a outubro de 2013, a pick-up é o modelo mais vendido da marca no segmento de comerciais leves. Nos dez primeiros meses de 2013, as vendas da Volkswagen cresceram 9% nesse segmento na comparação com o mesmo período de 2012. Um índice que superou a evolução da própria indústria no segmento, que foi de 5% no mesmo período.
 
 
“Este ano lançamos a Nova Saveiro que chegou para fortalecer a nossa participação no segmento de comerciais leves. Com um novo design a pick-up está agora alinhada aos demais integrantes da família Gol e com mais inovações tecnológicas exclusivas em seu segmento de mercado. A principal delas é a nova arquitetura eletrônica, que permitiu a utilização de novos recursos de segurança, conforto e tecnologia inéditos na categoria”, destaca o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.

Saveiro, 31 Anos do Trabalho ao Lazer

Lançada em 1982 nas versões S e LS, a pick-up Saveiro foi o último modelo a integrar a família Gol. Desenvolvida com o objetivo de transportar cargas nas cidades e rodovias, tornou-se também um veículo diferenciado para o esporte e o lazer. O nome foi inspirado em uma embarcação que transporta passageiro e carga, fazendo jus à funcionalidade do carro.
 
 
Em seu lançamento, a Saveiro era equipada com motor refrigerado a ar de quatro cilindros contrapostos horizontais, com 1.600 cm³, e câmbio de quatro marchas. Em 1985, ganhou o primeiro motor com arrefecimento líquido, também com 1.600 cm³, com quatro cilindros em linha, com câmbio manual de cinco marchas.
 
 
Em 1987 passou a ter três novos modelos: C, CL e GL e em 1991 ganhou a janela traseira deslizante. Entre 1989 e 1991, a Saveiro teve uma versão movida a diesel que foi bem acolhida, porém deixou de ser fabricada por causa da mudança da legislação, que restringiu o uso do diesel.
 
 
Em 1997, recebeu a injeção de combustível eletrônica multiponto, melhorando o consumo e reduzindo as emissões de poluentes. Em 1999, chegaram os airbags, importante item de segurança, e a disponibilidade de ar-condicionado para todas as versões.
 
 
A 4ª geração chegou em 2006. Totalmente renovada, baseada no Novo Gol, a quinta geração da Saveiro chegou em 2009, com o motor EA111 1.6 VHT montado transversalmente e a transmissão MQ200. Nessa nova geração o modelo passou a oferecer também carroceria com cabine estendida.
 
 
A exportação da Saveiro começou no mesmo ano do seu lançamento (1982). Hoje, é o 5º mais exportado da marca com um total de 171.410 unidades em toda história, para 62 mercados.

* Redação/Blog Da Servopa.

>>> RARIDADE INGLESA


Uma das duas unidades existentes do Aston Martin DB6 Vantage Shooting Brake está à venda

Você já ouviu falar no Aston Martin DB6 Vantage Shooting Brake? Se a resposta for “não”, não se preocupe. Somente duas unidades do modelo, das três fabricadas em 1967, estão entre nós nos dias de hoje. E uma delas faz parte da lista da DD Classics, conceituada loja de autos antigos da Inglaterra.
 

O exemplar possui número de chassis DB63310R e placa YPP 798F. Pelas fotos, a impressão é de que ele nunca foi usado, mas a verdade é que o modelo passou por uma completa restauração.
 
 
Ele vem equipado com motor de 3.7 de seis cilindros, conectado a uma transmissão manual de cinco marchas. A cor de carroceria é cinza, enquanto o revestimento interno é vermelho. Infelizmente, o preço não foi revelado.

* Redação/Quatro Rodas.