segunda-feira, 28 de abril de 2014

>>> VÍDEO DA SEMANA



Um dos melhores e mais criativos comerciais apresentados pela Iveco nos últimos tempos...
 
***

>>> COISA DE ESTAGIÁRIO


Estagiários da BMW transformam Mini Paceman em picape

A Mini fabrica modelos de quase todas categorias: são cupês, hatchs, crossovers e até conversíveis. Mas, apesar de todo esse portfólio, a montadora nunca fez uma picape. Então, um grupo de estagiários do Grupo BMW resolveram o problema e transformaram um Mini Paceman, originalmente cupê, em uma picape Adventure.
 
 
Batizado de Mini Paceman Adventure, o modelo tem a estrutura externa reforçada e traz pneus off-roads. O estepe fica posicionado na parte de cima do carro, onde também foram instalados faróis de milha.
 
 
Sob o capô, o aventureiro traz o motor 1.6 turbo de 184 cv. Apresentado oficialmente pela fabricante em meados de abril, o Paceman Adventure pode ganhar espaço nas ruas futuramente. Por enquanto a fabricante adota o tradicional discurso de que não tem planos de produzi-lo em série...

* Redação/Auto Esporte.

>>> T-REX NA ESTRADA


Esqueleto de T-Rex é transportado pela FedEx

Um esqueleto de Tiranossauro Rex de 65 milhões de anos foi transportado pela FedEx Custom Critical do Museum of the Rockies, na cidade de Bozeman, em Montana, para o Museu Nacional de História Natural Smithsonian, na capital dos Estados Unidos, Washington, D.C.
 
 
Batizado de The Nation’s T-Rex (T-Rex da Nação), o esqueleto permanecerá em exposição no Smithsonian, ao qual foi emprestado pelo prazo de 50 anos. O esqueleto deve ser a peça central da nova sala de dinossauros do Museu, que recebe mais de 7 milhões de visitantes anualmente.


O esqueleto do T-Rex, que mede aproximadamente 11 metros de comprimento e pesa sete toneladas, foi transportados em um caminhão da FedEx Custom Critical especialmente customizado. O veículo, que foi conduzido por um casal de motoristas, foi orientado pelo GPS programado com uma rota específica indicada pela equipe da White Glove Services, divisão da FedEx Custom Critical para serviços personalizados. Foram quatro dias de viagem.
 
 
A operação contou com o monitoramento proativo e a visibilidade proporcionada pelo ShipmentWatch, um novo serviço da FedEx Custom Critical que utiliza dispositivos com a tecnologia SenseAware® para manter as especificações predefinidas para o envio, como temperatura, nível de umidade, exposição à luz e pressão barométrica durante o transporte.
 
 
“A FedEx Custom Critical tem experiência e expertise na entrega de algumas das cargas mais preciosas do mundo, e esse envio singular demonstra nossa habilidade de, mais uma vez, criar soluções perfeitamente adaptadas às necessidades de nosso cliente”, assegura Virginia Albanese, presidente e CEO da FedEx Custom Critical.

* Redação/Transpoonline.

>>> NISSAN MURANO 2015


Nissan Murano 2015 é revelado por completo

A terceira geração do crossover Murano fez sua estreia um pouco antes de desfilar seu novo corpo aos visitantes do New York Auto Show. Seu design marca um afastamento da forma mais suave da geração anterior, com linhas mais duras e detalhadas, com destaque para os faróis em formato de bumerangue e a grade dianteira com a nova identidade da marca.
 
 
O interior, por outro lado, se mostra mais familiarizado com o estilo Nissan, com mais acabamentos elegantes, como apliques de madeira de cor mais clara. Entre os recursos disponíveis no Murano 2015 estão o NissanConnectSM, com navegação e Mobile Apps (um display colorido de 8 polegadas com controle multi-touch); itens de segurança como o detector de objetos em movimento (MOD), aviso de obstáculos em pontos cegos (BSW), aviso de Colisão Frontal (PFCW) e frenagem automática de emergência.
 
 
O motor será o 3.5 litros V6 padrão conectado à transmissão Xtronic, com tração simples ou 4x4. O novo Murano 2015 estará à venda nos Estados Unidos ainda no final deste ano.

***

sexta-feira, 25 de abril de 2014

>>> LINK DA SEMANA

http://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2014/04/apaixonada-por-kombi-mantem-sonho-de-ter-carro-apos-despedida.html

Reportagem do portal G1 prova que a paixão pela Kombi não tem idade...

***

>>> ÚLTIMAS KOMBIS


Últimas Kombis produzidas no Brasil estão na Inglaterra

A última fornada da Kombi fabricada pela Volkswagen em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, passou longe dos brasileiros. Segundo o jornal britânico Daily Mail, as unidades derradeiras do modelo, produzidas até dezembro no Brasil, desembarcaram em janeiro no Porto de Southampton, na Grã-Bretanha. O lote, com 99 unidades da Kombi brasileira, todas com carroceria branca, foi encomendado pela Danbury Motorcaravans, empresa de Bristol especializada em transformar as vans da VW em motorhomes.
 
 
Ainda de acordo com o jornal, 20 unidades já haviam sido reservadas por clientes da Danbury antes mesmo de deixarem o Brasil. Cada um desembolsou 35.000 libras pelas vans (cerca de 135.000 reais – 50.000 reais a mais que o cobrado pela Last Edition, edição de despedida que teve 1.200 unidades produzidas). A Danbury é a maior empresa de customização de vans da VW da Grã-Bretanha.

 
Lá, os veículos são personalizados e, além de cores externas chamativas e rodas de liga leve, as Kombis podem receber vários itens, como estepe na dianteira, teto expansível, fogão e pia em aço inox, acabamento interno em madeira, bomba d'água, freezer, rádio com CD player, tomada de 240 V e bateria extra. A lista oferece ainda revestimento de couro nos assentos, aquecimento interno, tratamento anticorrosão e conectividade para iPod. De acordo com a Danbury, o custo para passar a direção do lado esquerdo para o direito é de aproximadamente 4.000 reais.
 
 
A Kombi deixou de ser fabricada no Brasil em dezembro de 2013, após 56 anos de produção ininterrupta. Ela sucumbiu à obrigatoriedade de abrigar freios ABS e airbags nos carros novos, que passou a valer neste ano. A VW alegou que a instalação desses equipamentos seria inviável economicamente. A Kombi brasileira era baseada na segunda geração do modelo, conhecido como T2 na Alemanha e descontinuada ainda na década de 1970. A versão atual vendida na Europa é a T5.

* Redação/Revista Veja.

quinta-feira, 24 de abril de 2014

>>> CITROËN C-XR


Citroën apresenta em Pequim o Citroën C-XR Concept

Impulsionada pelo dinamismo e o forte crescimento do mercado chinês, a CITROËN apresentou no Salão de Pequim o CITROËN C-XR Concept. Este novo carro conceito oferece uma abordagem moderna do universo SUV, totalmente baseada nos valores da marca: um design forte, um conforto excepcional - herdado do know-how da CITROËN - e escolhas tecnológicas orientadas para a eficiência.
 
 
Este conceito prefigura a primeira oferta de um SUV oriundo da joint venture entre CITROËN e a DONGFENG Motor Group, destinada a conquistar na China um segmento em plena expansão (quase 3 milhões de unidades em 2013, aumento de mais de 50% em relação a 2012).
 
 
O Citroën C-XR Concept tem um estilo compacto facilmente reconhecível, com um caráter SUV decidido e que combina, ao mesmo tempo, elegância e robustez. Elegância por meio de suas proporções harmoniosas e seu estilo elaborado. Robustez por meio de sua largura (bitolas) e seus atributos funcionais e estéticos, que moldam sua identidade SUV.
 
 
O design do CITROËN C-XR Concept destaca-se através de uma grande grade frontal cromada que liga os chevrons aos faróis para afirmar seu temperamento; luzes diurnas em LED, caracterizando sua assinatura luminosa na frente para reforçar sua presença; faróis dianteiros que integram um módulo duplo com as setas, dando ênfase a seu caráter tecnológico; a assinatura lateral em "C", ligando visualmente as barras de teto à parte média da carroceria cromada, para destacar sua habitabilidade e grupos óticos traseiros em efeito 3D associados à saída de escapamento dupla cromada, para tornar mais dinâmico seu volume traseiro.
 
 
Sua identidade de SUV protetor e robusto é afirmada por meio de atributos de estilo específicos, como distância em relação ao solo elevada e a utilização de grandes rodas de 17 polegadas, que, associadas a pneus "All Seasons", enfrentam todas as situações de rodagem em condições de conforto e segurança; a utilização de protetores nos para-choques dianteiro e traseiro, além de frisos nos para-lamas, para combinar estilo e proteção da carroceria e decoração lateral e capas de retrovisores vermelhas para lembrar suas qualidades dinâmicas e seu espírito "outdoor".

CONFORTO EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS

Através de sua abordagem tecnológica e sensorial do conforto, o Citroën C-XR Concept demonstra todo o know-how da Citroën ao oferecer a motorista/passageiros uma sensação inigualável de segurança e bem-estar. Em primeiro lugar, o conforto visual do motorista, o qual, graças à posição de pilotagem natural e oriunda do mundo dos sedans - e a uma altura do chassi elevada, o beneficia de uma visão ampla para andar na estrada com plena serenidade.
 
 
Conforto e prazer ao dirigir graças ao conjunto de suspensões oriundo do know-how da Citroën, o que dá ao motorista uma sensação de controle absoluto da direção, enquanto minimiza as irregularidades do solo. Conforto e bem-estar a bordo para todos, graças à sua longa distância entre-eixos - a mais longa do segmento, oferecendo uma habitabilidade excepcional nos lugares dianteiros e traseiros. E, enfim, o conforto sensorial graças ao grande teto panorâmico de vidro que banha o interior com uma luz suave e difusa.

ESCOLHAS TECNOLÓGICAS

O CITROËN C-XR Concept é dotado das mais avançadas tecnologias para aumentar sua capacidade motriz, reduzindo também o impacto ambiental. Ele dispõe da tecnologia “Grip Control" a qual, em conjunto com os pneus "All Seasons”, permite gerir a aderência da roda em função das especificidades do solo, garantindo uma tração otimizada em qualquer tipo de terreno, sem ter que recorrer a uma transmissão integral - que prejudicaria os consumos e as emissões de CO2.
 
 
O Citroën C-XR Concept também se beneficia de tecnologias avançadas e de alavancas de concepção específicas para reduzir o consumo e as emissões de CO2, tal como o grupo motopropulsor, constituído de um motor a gasolina THP 160 e dotado do sistema Stop & Start com caixa de câmbio automática de última geração, combinando conforto, prazer de dirigir e redução nos consumos. A redução de peso também estava no foco da concepção do Citroën C-XR Concept, trazendo, como consequência, um comportamento dinâmico superior para um SUV, com ganhos significativos em termos de consumo de combustível e emissões de CO2.

* Press Release/Citroën do Brasil.

>>> TRANSFORMERS


Carros famosos da TV e do cinema viram Transformers

Quem nunca se pegou imaginando como seria se um Transformer tomasse conta do “corpo” de seus veículos favoritos da TV ou do cinema? O ilustrador canadense Darren Rawlings não ficou apenas na imaginação e resolveu transformar modelos famosos ao melhor estilo do desenho que marcou a década de 1980...
 
 
* Redação/Carsale.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

>>> IMAGEM DA SEMANA


Experimente como papel de parede no seu computador, só para lembrar das coisas boas da vida...

***

>>> COOPER S COUNTRYMAN


Mini traz versão Exclusive do Cooper S Countryman

Neste mês começam as vendas da versão Exclusive do Mini Cooper S Countryman. O carro tem preço sugerido de R$ 124.950. O motor é um 1.6 Twin Scroll Turbo de 184 cv de potência. Com ele o modelo acelera de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e atinge 210 km/h de velocidade máxima.
 

O câmbio automático tem seis velocidades, função Sport e aletas para trocas de marcha atrás do volante. Entre os itens de série a versão Exclusive traz ar-condicionado automático digital, teto solar panorâmico e faróis bixenônio.
 
 
Outros itens do novo carro são bancos dianteiros esportivos e com ajuste de altura, traseiros com regulagem de distância, teto solar panorâmico e teclas multifuncionais com controle automático de velocidade no volante. Entre os itens de segurança há controle dinâmico de estabilidade (DSC) e de tração (DTC), alarme, faróis de neblina, lavador de faróis e seis airbags. O som tem CD/MP3 player, conexão Bluetooth, entradas USB e auxiliar.

* Redação/Automotive Business.

>>> FESTIVIDADES


Caio Induscar presente em festividades do aniversário de Botucatu, SP

A encarroçadora paulista Caio Induscar, com sua fábrica sediada na cidade de Botucatu, SP, expôs seu produto durante comemoração do aniversário da cidade, no dia 14 de abril.

 
O modelo exposto, próximo à Catedral, onde aconteceram festividades, foi o Millennium BRT articulado, que chamou a atenção dos presentes por ser um dos maiores da categoria, com um comprimento de 23 metros, 2.60 metros de largura e capacidade de lotação para 175 passageiros sentados e em pé.
 
 
Além do grande porte, o veículo apresenta facilidades como câmera de ré e sistema Multiplex para o motorista, o qual concentra e controla todos os comandos elétricos da carroceria; poltronas hidráulicas para o motorista e cobrador; poltronas injetadas para os passageiros, fabricadas pela própria encarroçadora; portas com acionamento elétrico; suporte para duas bicicletas no interior do veículo, próximo à área do cadeirante.

* Press Release/Caio Induscar.

>>> AVENTURA EM FAMÍLIA


GM mostra Spin aventureira na Indonésia

A Chevrolet Spin acaba de ser apresentada na Indonésia em uma versão inédita no Mercosul, mas que poderá ser feita no Brasil: Activ. Trata-se de um modelo com apelo aventureiro da minivan do segmento compacto. Vem com itens típicos dos "pseudo off-road": proteções emborrachadas nos para-lamas, parte inferior dos para-choques sem pintura (de plástico preto), difusores de ar na traseira, faróis auxiliares de neblina e rodas exclusivas.
 
 
A Spin Activ foi lançada na Indonésia para comemorar o primeiro ano de vendas da minivan nesse mercado. Faz parte do topo de gama do modelo no país e é descrito pela fabricante com essas palavras: "vem com linhas arrojadas e vanguardistas para dar um aspecto mais robusto e a aparência de um SUV. Com exterior esportivo, a Spin Activ é para aqueles que procuram por comodidade, espaço, versatilidade e a capacidade de carga de um monovolume, mas com menos peso e tamanho, além de um preço menor que os dos SUVs".
 
 
Na Indonésia, a Spin Activ vem equipada com motor 1.5, de 16 V, de 109 cv que funciona com um câmbio automático de seis marchas. Entre os itens de série, o carro conta com duplo air bag, sistema de som com Bluetooth, volante revestido de couro, saída de ar-condicionado para os bancos traseiros, entre outros.

* Redação/Car And Drive Brasil.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

>>> VÍDEO DA SEMANA


 
Dando sequência ao post anterior, um vídeo gravado no início do evento, no momento em que os veículos estavam chegando ao local da festa...

***

>>> 1º ENCONTRO EUROPEU


Evento em homenagem a Ben Pon e sua criação reúne centenas de modelos na Holanda

Durante os dias 19 e 20 de abril, a cidade de Amersfoort, situada a pouco mais de 50 quilômetros de Amsterdã, recebeu centenas de veículos antigos no Primeiro Encontro Europeu de Kombis Barndoor (modelos pré-1955, produzidos na Alemanha) e Modelos Clássicos Volkswagen. Idealizado com o intuito de homenagear Ben Pon, o criador da Kombi, os organizadores escolheram a cidade onde o empresário viveu e trabalhou para abrigar os fãs do utilitário mais popular do planeta.
 
Paul Peeters/PPress.be
 
Além das Kombis Barndoor, que tiveram seu próprio espaço no evento, muitos outros modelos estavam presentes, como Fuscas, Karmann-Guias, Things e também Kombis Split fabricadas depois de 1955 e Kombis Baywindow (Clipper, no Brasil). Abaixo, algumas imagens da festa registradas por Bas Oostveen, um entusiasta da região...
 
 ***