sexta-feira, 30 de maio de 2014
>>> REFORÇANDO
Kangoo Z.E. reforça frota de veículos elétricos da CPFL Energia e de empresas parceiras
Mais quatro veículos elétricos Renault Z.E. (Zero Emissão) irão reforçar o Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia. Os modelos Kangoo Z.E. se somam aos dois veículos elétricos já adquiridos pela companhia em 2013 e servirão para ampliar os estudos que avaliam a viabilidade do uso deste tipo de veículo em frotas empresariais e os impactos na rede elétrica.
Com esta aquisição, a Renault do Brasil comercializou 66 unidades de veículos elétricos no país, desde 2013. “Os veículos elétricos da Renault despertam cada vez mais interesse de empresas que buscam soluções em mobilidade urbana 100% limpas, inovadoras e tecnologicamente avançadas. Isso reforça a liderança da marca em vendas de veículos zero emissão no país”, destaca Silvia Barcik, coordenadora de projetos de veículos elétricos da Renault do Brasil.
Os Kangoo Z.E. foram entregues no dia 14 de maio e direcionados para atividades cotidianas das empresas 3M do Brasil, Natura Cosméticos e a distribuidora do Grupo CPFL Paulista, as quais possuem objetivos alinhados ao Programa de Mobilidade Elétrica da CPFL Energia.
* Press Release/Renault do Brasil.
>>> NO GÁS
Peterbilt anuncia mais dois caminhões a gás nos EUA
Os mais novos caminhões movidos a gás natural da montadora estadunidense Peterbilt são o Modelo 579 e o vocacional Modelo 567, que estão sendo apresentados no Long Beach Convention Center, em Long Beach, Califórnia. Os dois modelos, equipados com o propulsor Cummins Westport ISX12 G, serão lançados comercialmente ainda em 2014.
Os modelos serão comercializados, na América do Norte, com as seguintes versões de potência: 320 cv @ 1150 kgfm; 330 cv @ 1250 kgfm; 350 cv @ 1350 kgfm e 1.450 kgfm; 385 cv @ 1350 kgfm; e 400 cv @ 1450 kgfm. O Modelo 579 é recomendado para o transporte de curta a média distância, enquanto o 567 é um vocacional urbano.
A montadora é responsável por cerca de 40% das vendas de caminhões a gás nos mercados da América do Norte. “A Peterbilt possui a mais ampla gama de motores a gás natural da indústria de caminhões”, disse Robert Woodall, diretor de Vendas e Marketing do Peterbilt. “Os clientes podem escolher entre uma vasta gama de veículos, motores e especificações técnicas para atender as suas necessidades de transporte", completou.
* Redação/Transpoonline.
quinta-feira, 22 de maio de 2014
>>> VISUAL RENOVADO
Novo Peugeot 3008 chega ao Brasil por R$ 99.990
A Peugeot trouxe para o Brasil a versão renovada do crossover 3008. O modelo, apresentado no Salão de Frankfurt ano passado, chega ao País em única versão custando R$ 99.990.
As mudanças incluem o visual da dianteira, com novas grade e o farol de neblina seguindo a recente identidade visual da marca. Além disso, o modelo apresenta as rodas de 17 polegadas, luzes diurnas em LED e detalhes cromados que se integram à grade.
Batizada de Griffe, a versão vem cheia de equipamentos de série, como ar-condicionado automático digital, freio de estacionamento elétrico, seis airbags, bancos em couro, head-up display e um novo sistema multimídia.
A motorização continua a mesma 1.6 16V THP, que desenvolve 165 cv de potência e torque de 24,5 mkgf, acoplado a uma caixa automática sequencial de seis velocidades.
* Giovanna Consentini/Carsale.
quarta-feira, 21 de maio de 2014
>>> RANGER AVENTURA
Um sonho, uma viagem sem rumo e um ano na estrada: Eu, Ela e Sofia!
No começo todos perguntavam: Porque vocês estão abandonando tudo? Estão cansados do trabalho? Da vida que levam? Não, eles só queriam fazer algo diferente do que já tinham feito até então. Mudar de rumo, buscar algo novo! Esse era o sonho de Reginaldo Zeferino, 43 anos, casado com Juliana Mael, 34, com a companhia inseparável da parceira Sofia (uma linda schnauzer de 3 anos e meio). “Juntos, criaram o projeto “Eu Ela e a Sofia”, diz Reginaldo, com o apoio operacional de uma Ford Ranger 2007, com uma “camper” sobre a picape.
Qual era o sonho? Eles queriam rodar o Brasil de carro por um ano! Viver de lugar em lugar sem rumo certo. Dormir um dia em cada canto. Mas, para isso, a grana era um item importante. Mas, ela não foi o centro de tudo, e sim um detalhe do que realmente precisavam. Foram exatos dois anos para que o projeto tomasse forma. É claro que mudar o rumo da vida não é fácil para ninguém. Uma das primeiras coisas que pensaram foi: “Se tivéssemos grana para isso...” E com eles não foi diferente.
Entusiasmados com o projeto, conta Juliana, descobriram uma palavrinha mágica: “Desapego”. Entenderam que conseguiram viver com pouco e fazer muito. Trocar algo comum, por sonhos e que, realmente, a vida fica mais leve sem dívidas. O trabalho fica mais tranquilo, o dia-a-dia muda. Assim, as vidas do casal começaram a tomar outra forma, os “sonhos” deixaram de ficar só na cabeça, começaram a imaginar o que poderiam fazer e onde fazer.
Reginaldo trabalhava como locutor em uma rádio em Campinas, interior de São Paulo. A Ju era gestora de contas em uma empresa de Seguros. Eles decidiram avisar as respectivas empresas com seis meses de antecedência e, no mês de março de 2013, pediram as contas. Companheiros fizeram festas de despedidas com choros e sorrisos. Dois meses antes das despedidas, começaram a escolher um veículo que atendesse a necessidade do casal, dentro do orçamento previsto. Depois de uma pesquisa, escolheram uma Ford Ranger 2007. Não conheciam produtos Ford, até então, mas tinham boas referências e concluíram, depois, que foi uma das melhores escolhas dentro do orçamento do projeto, disse Juliana.
Apelidaram o carro de “CARAMUJO”, pois a Ranger levava nas costas uma verdadeira casa, um Camper, que é um equipamento que possui cama, cozinha e até um banheiro. Com esse recurso, tiveram autonomia 100%, só dependendo de água para abastecer o tanque, e sol para ajudar na recarga da bateria extra. Na bagagem, incluíram duas bikes e colocaram o adesivo da logomarca do projeto na Ranger. Prontos para partir.
Desde o início da aventura eles tiveram alguns impasses: o medo de largar o emprego seguro, a casa boa, deixar os familiares e amigos. Não ter a mínima idéia do que seria quando voltassem. Será que vale a pena? Será que é seguro? Foram dúvidas constantes. Mas, eles recordam de uma coisa - até o dia de sair, em nenhum momento pensaram em desistir. “Foi de grande valia tudo isso que vivemos, uma bagagem muito importante para nossas vidas. Nada apagará os aprendizados que tivemos nesse um ano fora de casa”, disse Reginaldo. “Muitas coisas boas aconteceram, brincamos sempre que a Sofia nos dá sorte, nada de ruim aconteceu, muito pelo contrário, conhecemos muitas pessoas que nos ensinaram muita coisa e temos certeza que também deixamos um pouco de nós”, continua Reginaldo. “Conhecemos novos lugares, culturas, comidas e até cheiros diferentes. Criamos para nossa vida um novo “estilo de vida”, onde, inclusive, reavaliamos nossos valores, sobre o que realmente é importante para nós, para o mundo! Você acaba criando uma nova personalidade, é muito interessante como uma simples aventura é capaz de transformar o ser humano. E agora que estamos finalizando essa etapa temos a certeza que essa foi a melhor escolha para nós e para nossa vida”, explica o casal.
Ficha da Viagem
Foram 53.000 km rodados, em um ano, com o consumo de 5.579 litros de gasolina. A média da Ranger registrou 9,5km por litro. “Para nós foi uma surpresa muito boa, confessa Reginaldo, porque a nossa Ranger estava equipada com o motor 2.3 litros, o mais simples da categoria, com tração 4x2 e ainda levava nossa casa nas costas, que pesava um total de 600 quilos”.
O casal trouxe grandes recordações depois de percorrer 20 estados do Brasil e cinco países, Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Uruguai. No Brasil os estados foram: São Paulo, Minas, Distrito Federal, Goiânia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Acre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará. Mais de 100 cidades.
O registro mais importante da viagem sem rumo é que não tiveram nenhum problema, apenas um único pneu furado e mais nada. Mais detalhes dessa aventura estão no www.euelaeasofia.com, onde o casal colocou mais de 80 vídeos e muitas fotos.
Agora, Reginaldo e Juliana elaboraram um ciclo de palestras para compartilhar a experiência com o objetivo de inspirar as pessoas a buscar, sempre, os seus sonhos. Em princípio vão levar as palestras para as escolas públicas e já estão contatando empresas que apóiam projetos sociais.
* Press Release/Ford do Brasil.
>>> CLASSE C ESTATE
Mercedes apresenta nova perua Classe C
A Mercedes-Benz mantém sua tradição no segmento de peruas e mostra as primeiras imagens oficiais da versão station do novo Classe C. Boa parte dos seus sedãs recebem uma versão wagon e o modelo mais vendido da marca não poderia ficar de fora. Apresentado hoje,o carro começa a ser vendido na Europa em setembro. No mês seguinte, será um dos desques do Salão de Paris (França).
Os engenheiros da Daimler esticaram bem o carro, até alcançar os 4,7 metros de comprimento. São 96 mm a mais no comprimento e mais 80 mm de entre-eixos (agora medindo 2,84 m). Isso significa não só mais espaço interno para quem viaja nos bancos de trás, mas também faz o porta-malas crescer para 490 litros. Se os bancos forem rebatidos, o espaço sobe para 1.510 litros.
Não pense que é apenas um Classe C mais comprido. A única parte do desenho do modelo que foi reaproveitada é a frente. Depois da coluna central, tudo foi recriado para dar um aspecto diferente. A motorização é a mesma do sedã, com os mesmos motores 2.0, turbo, de 235 cv e 3.0, V6, turbo, de 329 cv, nas versões de tração traseira, ou 4MATIC integral. Mais adiante virão as versões híbridas C300, de 231 cv e C350, de 279 cv.
* Nicolas Tavares/Car And Drive.
segunda-feira, 19 de maio de 2014
>>> VÍDEO DA SEMANA
Vídeo feito em 2012 pela Scania para promover a competição "Melhor Motorista de Caminhão", com imagens reais de uma das mais perigosas estradas do mundo, no Peru...
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>>> JIMNY 2015
Suzuki Jimny chega à linha 2015
A Suzuki anunciou a chegada ao mercado brasileiro do Jimny 2015. O SUV compacto teve alterações apenas na configuração 4SPORT, a mais aventureira da gama. Entre as mudanças estão a inclusão de degraus nas laterais para facilitar o acesso ao rack de teto. Outra novidade é a possibilidade de equipar a versão com reboque dianteiro.
O Jimny é oferecido ainda nas configurações 4ALL, de entrada, 4SUN, com teto-solar, e 4WORK, voltado para uso comercial e que pode receber equipamentos das demais versões conforme a necessidade do comprador.
O Suzuki Jimny 2015 é equipado com um motor 1.3 16V a gasolina de 85 cv de potência. O câmbio é manual de cinco marchas com reduzida e a tração é 4x4. Entre os itens de série, todos os modelos trazem direção hidráulica, ar-condicionado, airbag duplo frontal e ABS.
* Redação/iCarros.
>>> INICIANDO A PRODUÇÃO
Nissan inicia produção do primeiro veículo comercial 100% elétrico
Continuando seu plano de expansão da mobilidade com emissão zero, a Nissan dá início, em Barcelona, à produção do e-NV200, segundo modelo 100% elétrico fabricado em série pela empresa. A van que não emite gases chegará ao mercado europeu em junho, em três versões: carga, passageiros e táxi, que será parte das frotas de Londres, Nova York e Barcelona –a cidade espanhola será a primeira do mundo a receber os veículos adaptados para transporte de passageiros. A fábrica da marca na Espanha é a única a produzir o modelo, que vai ser exportado para 20 países, inclusive para o Japão.
Para fabricar o modelo em Barcelona, a Nissan investiu 100 milhões de euros. De acordo com Andy Palmer, chefe de planejamento da Nissan, o momento é histórico para a empresa, especialmente agora que os veículos elétricos são considerados a principal tecnologia para a mobilidade. "Enquanto muitas empresas concorrentes estão iniciando as atividades nesse segmento, nós somos os líderes com mais de 110 mil unidades comercializadas do Nissan LEAF em todo o mundo", disse durante a cerimônia de início da produção.
Frank Torres, vice-presidente de operações industriais da Nissan Espanha, ressaltou a importância da produção local de um modelo que será marco na história da indústria automobilística, assim como foi o LEAF. "Temos a honra de fabricar o segundo modelo 100% elétrico da Nissan aqui. É resultado do trabalho duro e da qualidade de anos. É a segunda vez que um veículo para exportação, inclusive para o Japão, sairá daqui. Uma conquista fantástica para nós", afirmou.
No início deste ano, um protótipo da e-NV200 rodou em testes pelo Rio de Janeiro em situação real de trabalho realizados pela Nissan e a FedEx Express, subsidiária da FedEx Corp., como parte do projeto mundial de desenvolvimento da versão de série. Além do Brasil, o veículo deste projeto foi testado no Japão, no Reino Unido, nos Estados Unidos e em Cingapura.
* Press Release/Nissan Brasil.
>>> AMAROK DARK LABEL
Volkswagen lança série limitada Dark Label da Amarok na Argentina
A Volkswagen expandirá a linha Amarok na Argentina com a série Dark Label, que debutou em setembro do ano passado no Salão de Frankfurt, Alemanha. O novo modelo é mais esportivo e equipado do que seus antecessores.
A série disponibilizada para os hermanos vem com acabamento interno melhor trabalhado. Além disso, nota-se a presença das rodas de liga leve de 18 polegadas, de cor preta, que colore ainda, os retrovisores externos, a coluna central da carroceria, os estribos e as barras de proteção da caçamba. As laterais do carro possuem adesivos com o nome da série: "Dark Label".
Na Argentina, a Amarok Dark Label será vendida com câmbio automático de oito marchas, tração integral e motor 2.0 turbodiesel, que produz 180 cv. Por enquanto, não se sabe se a série limitada virá ao Brasil.
* Redação/Diário de Pernambuco.
sexta-feira, 16 de maio de 2014
>>> LINK DA SEMANA
Interessante lista publicada no site da revista Quatro Rodas, onde são relacionados 10 veículos que realmente nasceram para andar na lama...
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>>> ÔNIBUS CHEVROLET 1974
Reformado, ônibus de 1974 vira plataforma para aulas sobre preservação ambiental
Carlos Marcelino Concatto é o dono do ônibus Chevrolet de 1974 das fotos. Comprado em 2001 em um leilão da Universidade Federal de Santa Maria/RS, o veículo ficou dez anos sem rodar, porque não tinha condições técnicas. 'Um dia me perguntei: 'já estou com mais de 60 anos, com que idade vou andar com ele?' - conta o gaúcho, hoje com 64 anos.
Entre 2012 e 2013, ele se dedicou a reformar o ônibus, buscando peças originais em ferros-velhos. No leilão, Concatto pagou R$ 20 mil pelo veículo e, em 2013, um empresário ofereceu R$ 80 mil pela relíquia - quanto ele gastou na reforma, não sabe dizer. Antes usado pela universidade como clínica itinerante, o ônibus segue na vocação filantrópica, e é usado por Concatto no trabalho voluntário de aulas de preservação ambiental com estudantes do interior do Rio Grande do Sul.
Paixão Por Clássicos
Concatto já tinha experiência com grandões antigos: durante 33 anos, teve um Apache 1957, também adquirido em um leilão (da Universidade Federal de Pelotas) e reformado por ele mesmo. A função, na época, não era filantrópica: então músico, o gaúcho usava o ônibus - ainda a gasolina - para transportar o equipamento de som quando ia tocar nas cidades do interior.
Hoje empresário do ramo de peças automotivas, o ex-músico é formado em Economia e Administração, e passou boa parte da carreira trabalhando com caminhões pesados, primeiro na Scania e depois na Volvo. "Sempre gostei da parte técnica, mecânica, e com isso aprendi. Quem tem um carro velho tem que gostar e conhecer, ou não consegue andar", opina.
Concatto diz que desmanchou o ônibus todo para a reforma, começando "do zero" os consertos. "Assim, vê-se como está a parte mecânica, que tipo de problema pode parecer, até se não é perigoso rodar no estado em que está", ensina. Para transformar o Chevrolet de clínica itinerante em motorhome personalizado, Concatto se debruçou também sobre o trabalho de marcenaria - uma forma de economizar com o prestador de serviço. "O cara queria R$ 120 por dia. Imagine que eu levei dois anos para terminar", calcula.
Voluntariado e Aventura
Hoje, o ônibus é usado como motorhome quando Concatto viaja para dar as aulas de preservação no interior. É o jeito que ele encontra de reduzir os custos na participação no projeto da Associação de Preservação de Técnicas Ambientais (Apta), já que deixa de pagar um quarto de hotel.
O veículo tem cama e cozinha para as refeições. Na lateral, um toldo retrátil permite inventar uma sala de aula ao lado do Chevrolet onde o empresário achar melhor. Além do serviço filantrópico, o clássico também tem vocação aventureira. Concatto gosta de ir à praia com ele, e tem planos de grandes viagens.
"Um pedaço da ideia seria fazer uma viagem do Farol da Solidão até o Nordeste, talvez para o Chile", lista. "A gente vê os outros fazerem e às vezes se acovarda", justifica, dizendo que a rotina na loja de autopeças ainda não permitiu a viagem.
* Redação/Pense Carros.
>>> NOVO TOUAREG
Volkswagen apresenta Touareg aperfeiçoado tecnicamente e com novas linhas
A Volkswagen fez a apresentação mundial de uma versão ainda mais avançada do Touareg no Salão do Automóvel de Pequim, na China, no final de abril. O Novo Touareg pode ser reconhecido pelo novo design da frente e da traseira, além de novas cores e rodas. Em termos de tecnologia, todas as versões V6 TDI vêm agora equipadas com sistema de frenagem pós-colisão automática (que ajuda a evitar choques secundários em caso de acidente), faróis bixenônio e função roda-livre - quando o carro roda sem ser acelerado, o motor é desconectado do câmbio automático de oito marchas para utilizar livremente a energia cinética do carro em descidas ou em momentos em que não é preciso acelerar.
Aperfeiçoamentos na aerodinâmica e a introdução dos novos pneus com menor resistência à rolagem contribuem para aumentar a economia de combustível. Os motores V6 TDI do Touareg foram modificados para atender à regulamentação de emissões EU-6 que entra em vigor em 2015 na Europa.
O sistema de suspensão de série com molas de aço foi otimizado; melhorias incluem respostas mais rápidas da direção e ganho em conforto. A suspensão a ar é oferecida como opcional. Ela permite, por exemplo, aumentar a distância do veículo em relação ao piso em até 300 mm em percursos fora de estrada. Em velocidades altas, a carroceria é rebaixada automaticamente pela suspensão pneumática.
O controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) adaptativo ACC com Front Assist e City Emergency Braking (frenagem de emergência na cidade), agora com função stop-and-go, foi aperfeiçoado. O interior do versátil veículo para todo terreno é marcado por novos itens, como novo detalhamento, novas cores de couros, soluções de iluminação e controles.
Juntamente com o sistema de radionavegação RNS 850 e a preparação para telefonia móvel, o Touareg será lançado na Europa, no terceiro trimestre, com serviços móveis online. Inicialmente, serão disponibilizados: busca de pontos de interesse (Points-of-Interest - POI) via Google Earth mapping service, Google Street View e "online traffic information" (informação de trânsito online). A nova versão do Touareg será lançada no mercado nas opções diesel (TDI), a gasolina (FSI e TSI) e híbrida (TSI e motor elétrico).
Itens Externos e Internos
O design dianteiro do Touareg foi completamente refeito. Um destaque especial são os faróis, agora maiores. Faróis bixenônio agora são equipamento de série em todas as versões do Touareg. Os faróis trapezoidais criam uma linha que passa pela grade redesenhada do radiador no centro do veículo. Contrastando com o modelo anterior, a grade é cortada por quatro frisos cromados transversais, em vez de duas. As duas barbatanas inferiores se estendem visualmente até os faróis. Em conjunto, a grade do radiador e os faróis formam uma larga e proeminente faixa. O novo para-choque, estilizado para gerar um efeito mais horizontal, cria uma linha paralela logo abaixo.
O novo design deu ao Touareg uma aparência ainda mais larga e imponente. Integrada a essa imagem, a área inferior do para-choque tem um visual inteiramente novo. Como no Scirocco R, o carro esporte de 280 cv da Volkswagen, a entrada de ar inferior forma agora um "A" estilizado, em lugar de um "V", que vai até as entradas de ar laterais à esquerda e à direita. Isso dá ao novo Touareg uma atitude mais imponente na estrada. Caso seja pedido o pacote "Chrome & Style", há uma faixa cromada no nível inferior, que tem continuidade nas laterais e na traseira. Sob essa faixa ficam os novos faróis de neblina, combinando com o novo design do para-choque. No nível mais baixo há um novo defletor dianteiro, que aperfeiçoa a aerodinâmica da parte inferior do carro e das rodas dianteiras.
Visto de trás, o design mais preciso do Touareg se caracteriza por seu novo para-choques que, de forma similar à dianteira, reforça a noção de largura do SUV. Com o pacote "Chrome & Style", um friso cromado envolvente é integrado ao para-choque. Posicionado entre as ponteiras do escapamento há um difusor, também redesenhado.
Os designers reposicionaram as lanternas de neblina em LEDs no para-choque - que, como no modelo anterior, também abriga os refletores traseiros. Entre os destaques da área da tampa do porta-malas, vista de baixo para cima, estão o novo logotipo de VW e uma nítida linha de caráter entre as lanternas traseiras (opcionalmente em LEDs).
Lateralmente, o Touareg se destaca pelos novos desenhos das rodas. A roda de 18 polegadas de liga leve da nova geração de modelos é a "Arica", com visual elegante e esportivo incluindo dez raios. As rodas "Masafi" de 20 polegadas, por outro lado, têm cinco raios duplos. Complementando as janelas opcionais, que absorvem 65% da luz, há a opção de um vidro traseiro com 90% de absorção que cria uma aparência quase opaca para quem olha de fora do carro.
A Volkswagen está oferecendo o novo Touareg em 12 cores. Cinco delas são novas: "Light Silver Metallic", "Sand Gold Metallic", "Moonlight Blue Metallic", "Black Oak Brown Metallic" e "Reef Blue Metallic".
Design e Detalhes Internos
Design e Detalhes Internos
O interior do Touareg mostra uma extraordinária combinação entre rústicos elementos offroad com detalhes sofisticados premium. Os elementos SUV do Touareg incluem os botões giratórios do sistema Climatronic, a regulagem da suspensão, suspensão a ar, sistema de radionavegação, regulagem dos espelhos e comandos da ventilação. Todos eles foram substituídos por um novo estilo de comando rotativo, aperfeiçoado tanto em relação à aparência quanto ao tato. Também evidente é a iluminação branca - no lugar da vermelha - de todos os controles.
Outra novidade: frisos cromados ao redor dos módulos do painel de controle e regulagem da suspensão. Acima do sistema de infotainment, foi posicionada uma barra de teclas e o display. Anteriormente, os três elementos: "Park Distance Control" (PDC - controle de distância no estacionamento), pisca-alerta e o aviso "Passenger airbag off" (airbag do passageiro desativado) ficavam nesta posição. Um novo interruptor para o aquecimento do volante foi agora colocado à esquerda da tecla do PDC e a nova tecla para o aquecimento do para-brisa foi integrada à direita do indicador do airbag do passageiro. Uma novidade nos bancos dianteiros: ajuste lombar manual para a versão de entrada.
A linha de materiais de estofamento e madeiras também foi ampliada. Para o couro "Vienna" há uma quarta cor, "Bonanza Brown" (marrom escuro), oferecida além das cores "Titan black", "Corn Silk Beige" e "Natural Brown". Além dessas quatro cores, também há o elegante couro "Nappa", com a nova cor "St. Tropez" (areia clara). Também novidades são os detalhes em madeira "Sapelli Mahagoni" e "Engineered Ebony".
Os modelos V6 FSI e V6 TDI vêm de fábrica equipados com itens como faróis bixenônio (em todas as versões), tração nas quatro rodas, rodas de liga com 17 polegadas e pneus 235, controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático), volante multifuncional, sistema de infotainment RCD 550 com tela sensível ao toque, sistema stop-start, frenagem regenerativa, função roda-livre, sistema de controle de climatização (Climatronic), direção assistida e controle eletrônico de estabilidade (ESC) com função de estabilização de reboque.
As versões V8 e o Touareg Hybrid se destacam por equipamentos adicionais, como as rodas de liga com 18 polegadas (pneus 255), pacote "Chrome & Style", assentos em couro Vienna, detalhes em madeira, abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas, alarme antirroubo e Keyless Access (sistema de abertura e partida do motor sem chave). Outro item de série é o banco traseiro com 160 mm de ajuste longitudinal. O encosto do banco traseiro também permite ajuste. Opcionalmente, o banco traseiro pode ser destravado eletricamente e rebatido em segundos, liberando até 1.642 litros de capacidade de carga.
Motor e Tração Integral
Motores V6 e V8. O Touareg tem tração integral e é oferecido, dependendo da região, com motores turbodiesel (V6 e V8 TDI), gasolina (V6 e V6 FSI), gasolina turbo (V6 TSI) ou híbrido (V6 TSI e motor elétrico). Os motores V6 vêm com câmbio automático de oito marchas. Todos os motores têm sistema stop-start de série. Eles também usam frenagem regenerativa para recuperar energia cinética.
Nas versões de base, todos os Touareg possuem sistema de tração integral 4MOTION com diferencial autoblocante Torsen (ângulo máximo de subida: 31 graus). Além disso, todas as versões do Touareg contam com um programa de direção offroad operado por um botão rotativo de dois estágios. Ele configura os sistemas ABS, EDS e ASR para uso fora de estrada e ativa o assistente de partida em subida e os pontos de trocas de marchas do câmbio automático.
Opcionalmente, os compradores podem encomendar o Touareg V6 TDI com 258 cv / 190 kW equipado com o pacote Terrain Tech. Nesse caso, em lugar do diferencial Torsen, o veículo é equipado com outro diferencial projetado para uso offroad ainda mais radical. Ele inclui engrenagem de redução e bloqueio até 100% dos diferenciais central e traseiro (4XMOTION: ângulo máximo de subida de 45 graus). Essa versão tem um comando rotativo de cinco estágios que o motorista pode usar para configurar o SUV para diferentes condições.
* Press Release/Volkswagen do Brasil.
>>> ELE VOLTOU!
Ford relança modelo F-4000
O novo caminhão F-4000 foi a grande atração da Ford Caminhões na Agrishow, feira do agronegócio brasileiro, em Ribeirão Preto, São Paulo. Trata-se da primeira exibição após o anúncio de retorno da família F.
Em 2011, a Ford parou de fabricar a picape F-250 e o caminhão leve F-4000. Dois anos após o encerramento da linha de produção, a marca norte-americana anunciou que a família F voltaria a São Bernardo do Campo. O F-4000 deve chegar às lojas no segundo semestre deste ano.
* Redação/Jornal do Carro.
* Redação/Jornal do Carro.
quarta-feira, 7 de maio de 2014
>>> IMAGEM DA SEMANA
A fabricante chinesa Kawei Auto causou polêmica no mês passado ao apresentar à imprensa local um novo modelo, denominado K1. Seria apenas mais um veículo no saturado mercado asiático se não fosse uma cópia exata da picape mais vendida da Ford, a F-150. O mais incrível é que a própria Kawei assumiu publicamente o fato e acrescentou ainda que pretende comercializar seu "novo produto" em mercados emergentes, principalmente África e Oriente Médio, e que seu baixo preço não afetaria as vendas do modelo que serviu de inspiração ao K1. Resta saber se a Ford vai aceitar de bom grado a "homenagem"...
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terça-feira, 6 de maio de 2014
>>> VIVA LAS VEGAS 2014
Algumas fotos do evento Viva Las Vegas Rockabilly Weekender 2014
17º Viva Las Vegas Rockabilly Weekender
17, 18, 19 e 20 de abril
Estacionamento do hotel e cassino The Orleans
Las Vegas, Nevada - EUA
Veículos customizados fabricados até 1963
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