sexta-feira, 28 de novembro de 2014

>>> LINK DA SEMANA

http://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/213794-jovem-empreendedora-monta-food-truck-em-uma-kombi-amarela-de-1972.html

Link para a história de sucesso da Kombi amarela 1972 (carinhosamente conhecida como Janis) e sua proprietária, Arielli Secco, publicada no jornal catarinense Notícias do Dia.

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>>> SILVERADO TOUGHNOLOGY


Chevrolet Silverado Toughnology Concept

Em setembro, nos Estados Unidos, a Chevrolet apresentou um conceito da caminhonete Silverado, majoritariamente projetado em aço de alta resistência, que é mais leve, mais forte e mais eficiente do que o aço carbono convencional utilizado na maioria dos veículos. Por isso, a montadora destacou a sua aparência em aço bruto no conceito batizado de Silverado Toughnology.
 

“A tecnologia do aço de maior resistência faz com que o Chevrolet Silverado fique ainda mais forte, mais leve, mais capaz e mais eficiente. E isso é exatamente o que o conceito Toughnology representa”, disse Jeff Luke, engenheiro-chefe executivo.
 
 
Segundo a montadora, o aço de alta resistência pode ser até 30% mais leve do que o aço carbono. Ou seja, a tecnologia oferece uma economia significativa de massa a um custo menor do que o alumínio, o que ajuda a manter baixo o custo total do veículo. Seu peso também interfere em melhor consumo de combustível. O Silverado Toughnology é equipado com um motor 5.3 litros que entrega 355 cavalos de potência.

* Redação/Transpoonline.

>>> FRANCO-BRASILEIRO


Peugeot 2008: um veículo, diversos mundos

Dando continuidade a sua estratégia comercial no país, que contempla a “subida de gama” de seus produtos, a PEUGEOT do Brasil apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo, em sua 28ª edição, seu mais importante lançamento desde o 208: o crossover 2008.
 
 
O novo modelo da Marca será produzido em Porto Real (RJ) e lançado no mercado brasileiro no primeiro semestre de 2015, reforçando a importância estratégica do Brasil na operação da PEUGEOT na América do Sul.
 
 
Representando a mais nova oferta da categoria no mercado nacional, o 2008 inova ao associar como nenhum outro a condução de um hatch e a robustez de um SUV com um espaço que privilegia o requinte, o bem estar e o conforto.
 

Aliando os atributos de diferentes modelos, o veículo revela um estilo forte e equilibrado, confirmando uma experiência de condução única, graças ao posto de condução estruturado ao redor de um volante de dimensões reduzidas, com o painel de instrumentos elevado e a central multimídia com tela sensível ao toque; a uma dirigibilidade que é sinônimo de prazer e esportividade; e à liberdade de trilhar novos caminhos em função da altura livre do solo e dos pneus de uso misto.
 
 
Assim, o 2008 nasce leve, espaçoso e aerodinâmico. Um veículo de última geração que reforça os novos códigos de estilo da Marca – um conjunto ótico com luzes compostas por pontos em LED, grade “flutuante” da entrada de ar, lateral esculpida, afirmada por um elegante vinco em sua linha de cintura, e nova traseira com lanternas em forma de bumerangue. Um design extremamente moderno para se perpetuar no tempo.

* Press Release/Peugeot do Brasil.

>>> KIA X-MEN


Com garras de Wolverine, Kia divulga Sorento X-Men

A Kia apresentou uma unidade estilizada do Sorento. Mas, não se trata de simples modificações, a montadora sul-coreana, que mantém parceria com a Twentieth Century Fox Home Entertainment, criou um Sorento X-Men. Isso mesmo, um SUV temático com o intuito de divulgar o Blue Ray e o DVD do filme X-Men: Days of Future Past.
 

O Sorento mutante apresenta carroceria em preto fosco, com detalhes em vermelho, além do tradicional "X" nas laterias e na grade frontal. Enquanto, as garras de Wolwerine se fazem presentes na parte frontal e na traseira, que também traz spoiler alusivo aos cabelos do personagem interpretado por Hugh Jackman.
 
 
O carro temático será exposto ao público em 19 de janeiro, no Melbourne Park, durante o Aberto da Austrália de Tênis. Já a versão tradicional do Sorento está exposta no Salão de Los Angeles, e chega com três opções de motorização: 2.4 GDI de 185 cv; 2.0 GDI turbo de 240 cv e V6 3.3 de 290 cv.

* Diogo Patroni/Quatro Rodas.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

>>> IMAGEM DA SEMANA


Vanagon Syncro (4x4) Joker Camper e a bela paisagem da cidade de Blenheim, Nova Zelândia...

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>>> MOVIDO A BIOMETANO


Itaipu e Scania testam ônibus movido a biometano

Um ônibus que utiliza biometano como combustível está sendo testado desde outubro no Parque Tecnológico da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu. O veículo da Scania, fabricado na Suécia, é igual aos modelos que já circulam em várias cidades da Europa. No Velho Continente, a tecnologia é considerada madura. No Brasil, ontem foi assinado um termo de cooperação técnica entre a empresa e a montadora para desenvolver e estimular o uso do gás como combustível veicular. E esse não é o único veículo que utiliza o combustível alternativo: um carro também foi incorporado à frota neste mês.
 

O coletivo possui o motor dedicado tanto para o uso do gás natural (GNV) quanto para o biometano. Além disso, cerca de 80% das peças são iguais às dos modelos a diesel. Na Europa, o modelo é mais popular porque está dentro do padrão Euro 6, que emite menos poluentes. No Brasil, o padrão de motorização ainda é o equivalente ao Euro 5. O diretor de vendas de ônibus urbanos da Scania nas Américas, Silvio Munhoz, explica que esse modelo emite 70% menos poluentes que um similar movido a diesel e tem autonomia de 300 quilômetros. “As grandes cidades pressionaram a indústria para produzir uma versão que pudesse consumir gás para reduzir a contaminação nas metrópoles europeias.”
 
O veículo que está sendo apresentado ao mercado brasileiro é desenvolvido para trabalhar com gás – natural ou biometano. “É uma tecnologia robusta, madura e confiável e que possui um custo operacional muito competitivo”, afirma. O ônibus também possui um mecanismo informatizado e moderno que controla a gestão do combustível, ou seja, o veículo se autorregula para garantir a potência do motor.
 
Durante a apresentação, o ônibus circulou com a imprensa e alguns participantes do evento pela área da usina. O veículo é silencioso e atinge velocidade semelhante à dos tradicionais movidos à diesel. Segundo o master driver da Scania, Miguel Morales Gomes, a diferença de desemprenho em subidas e descidas “é zero”. Para viabilizar a comercialização e o uso deste tipo de transporte no Brasil seria necessário nacionalizar 60% das instalações, e isto depende de investimentos da montadora.
 
 
O ônibus ficará em Foz até 24 de novembro, servindo como transporte para os trabalhadores da Itaipu. Depois, segue para mais uma rodada de apresentação no Rio Grande do Sul. O projeto é uma parceira da binacional e da Scania com o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás-ER), Fundação PTI e a Granja Haacke – responsável pela produção do biometano.

* Fernanda Trisotto e Fernanda Regina/Gazeta do Povo.

>>> GARAGEM MODERNA...


São Paulo ganha o maior complexo de carros antigos do Brasil

O maior e melhor complexo de clássicos do Brasil. Essa é a proposta da Box 54, que inaugura nesta semana, no km 54 da rodovia Castelo Branco, na cidade de Araçariguama, interior do Estado de São Paulo, numa área com 15 mil m2 para abrigar carros antigos. O estacionamento, dividido em 3 galpões construídos com tecnologia de ponta, terá capacidade inicial para abrigar 400 veículos, entre carros, motos, caminhonetes e até tratores antigos.
 
A Box 54 será um lugar para cuidar e guardar com segurança veículos antigos e especiais. Além de ser uma marina de carros, a empresa irá manter os carros sempre limpos e em condições de rodar. Veículos antigos requerem um zelo maior: como passam muito tempo parados, a bateria perde a carga, os pneus descalibram e dificilmente o motor pega na primeira tentativa. O aluguel das vagas de estacionamento irá custar 500 reais por mês para carros e 250 reais, para motos, com desconto para planos semestrais e em caso de aluguel de mais vagas. E inclui o acompanhamento completo do veículo, serviço "ready to go", com carro funcionando, limpeza, pneus cheios e manutenção de fluidos. Além disso, será disponibilizada uma série de serviços adicionais e relacionados a esse universo: embelezamento (polimento de pintura e cromados, aplicação de c era, higienização e limpeza de motor); aluguel do espaço para eventos e carros antigos para feiras, exposições, filmes, novelas e campanhas publicitárias; serviços de compra e venda de automóveis antigos e especiais e transporte de pessoas e veículos (serviço que leva e traz veículos antigos para eventos e passeios no sistema de prancha, com toda a segurança para não danificar o carro). Os donos também poderão ser transportados para a Box 54 ou para eventos específicos com motorista em jet van climatizada e com uma série de amenities (como drinks, comidinhas, possibilidade de viajar junto com a família e amigos) ou chegarem de helicóptero. O espaço tem um heliporto para os clientes. Haverá, ainda, uma butique com acessórios para colecionadores, produtos de marca própria e terceirizados, como t-shirts, chaveiros, pôsteres de carros antigos, bombas de gasolina, dentre outros itens colecionáveis.


O estacionamento já conta com um acervo de 200 preciosidades. Dentre as raridades, estão um Ford T de 1911; um Buick verde, de 1923, com inovações tecnológicas surpreendentes para a época, como, por exemplo, comando de válvulas superiores (o que, em outras marcas, aconteceu apenas no final dos anos 40); um Dodge, de 1942, usado como ambulância da Segunda Guerra Mundial; uma jardineira Ford, de 1929, uma das precursoras do transporte coletivo sobre rodas; um Jaguar Mark V, de 1951, conversível; um inglês Ford Prefect E93A, uma série rara de 1948, o primeiro da marca produzido fora dos EUA e luxuosas limousines da Ford, Rolls Royce e Cadillac, como a icônica Limousine Cadillac Verde 1950, ideal para casamentos.
 
 
A Box 54 surgiu de uma experiência pessoal de seu fundador, o empresário Marcos Cardoso, um aficionado por carros antigos. Há 48 anos ele coleciona veículos antigos. O problema começou quando já não havia mais espaço na garagem de casa. Chegou a comprar uma chácara em Itapecerica da Serra, interior de São Paulo, para guardar sua coleção, até que o próprio espaço ficou apertado e precisou estacionar os carros em volta da piscina. Para abrigar a coleção, chegou a guardar os carros em praças, apartamentos d e parentes e amigos e em mais de 3 estacionamentos espalhados pela cidade. Tudo sempre com grandes transtornos, como carros que voltavam riscados, ficavam à mercê de manobristas ou que eram guardados em galpões abertos. Depois de tantas aventuras, resolveu transformar o hobby em negócio. Um dos diferenciais da Box 54 é contar com 3 galpões próprios para carros antigos. Os galpões são cobertos com estruturas em aço galvanizado de alta resistência e material 100% reciclável da Systemac, empresa pioneira neste segmento. As estruturas permitem a refrigeração do estacionamento e impedem qualquer tipo de dano externo aos veículos.
 
 
"A ideia é oferecer um porto-seguro para os proprietários que não encontram, em estacionamentos comuns, um local ideal para deixar seus veículos. Frequentemente, o carro volta com algum problema. A ideia é atender a essa demanda e também comprar e vender veículos antigos, transformar a empresa num ponto de encontro de colecionadores e empresários desse segmento", explica Marcos Cardoso, sócio-fundador da Box 54. Local para reunir memórias de aficionados e a própria história do automóvel.

Serviço:
Box 54
www.box54.com.br
Tel. 11 4204-1280
Estrada Gregório Spina, 341 - Galpão O - Distrito Industrial
CEP 18147000 - Araçariguama - SP

* Press Release/SG Comunicação & Imagem.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

>>> MISSIONÁRIO DE PESO


Caminhão Oshkosh HET 1070F 8x8 com motor de 700 cv

A Oshkosh Heavy Equipment Transporter é conhecida mundialmente por ser referência na produção de caminhões de defesa. Mas ela também conta com produtos para transportar equipamentos militares. Por essa razão, eles são produzidos com a mais alta tecnologia e robustez, sendo a força o maior atributo. O HET 1070F (Heavy Equipment Transporter ou Caminhão para o Transporte de Equipamento Pesado) foi desenvolvido com esse intuito.
 

O brutão foi projetado para fornecer capacidade de resposta rápida, tanto que ele é direcionado para atuar em missões críticas, no transporte, por exemplo, de tanques, veículos blindados ou de artilharia autopropulsada, tratores blindados, entre outros. O HET pode operar em rodovias (com autorização especial) como em terrenos off-roads.
 
 
Para tanto, é equipado com motor Caterpillar C-18 de 6 cilindros em linha, que desenvolve potência de 700 cv e torque de 262,8 mkgf a 1 300 rpm – 200 cv a mais de potência em relação ao antecessor. Para se ter uma ideia do que isso significa, o modelo é capaz de mover um equipamento de 70 t a uma velocidade de 80 km/h. Com tração 8x8, o HET possui suspensão independente em todos os eixos.
 
A cabine do 1070F ainda permite transportar seis passageiros. Ela tem 2,50 m de largura e se incluir os retrovisores passa para 3,67 m. A altura é de 3,74 m, e o comprimento, 9,49 m. Sua tara é de 20 t. Esse espécime exclusivo da Oshkosh é capaz de rodar 520 km com o tanque original de combustível de 947 litros. Produzido pela Oshkosh desde 1992, em 2001 o modelo foi eleito pelo exército britânico para fazer o transporte de seus equipamentos.
 
Com mais de 90 anos de existência, a Oshkosh produz diversos modelos veículos leves, médios e pesados, e inclusive, veículos não tripulados, para os segmentos militar, bombeiros e comercial.

* Marcos Villela / Transporte Online.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

>>> VÍDEO DA SEMANA



Uma Kombi aparentemente simples, mas com um "pouco" de veneno na traseira...

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>>> CARAVAN 1978


Fã da linha Opala, empresário roda todas as sextas-feiras com carro familiar da Chevrolet que tem 36 anos

Sexta-feira é o dia em que muitos executivos deixam a formalidade de lado e dão expediente em trajes mais casuais. O empresário André Luiz Rodrigues faz algo parecido ao usar sua Caravan 1978, com a qual ele circula apenas uma vez por semana, em um trajeto de 80 km.
 
 
Fã do modelo da Chevrolet, ele tinha um Opala 1974 quando um amigo lhe ofereceu a perua, que já havia sido restaurada. “Essa Caravan ficou com o primeiro dono até 1992 e teve outros três proprietários antes de mim”, conta Rodrigues, que guarda todos os documentos de transferência do veículo e, desde que comprou o modelo, há cerca de três anos, rodou menos de 5 mil km com ele.
 

Chama a atenção a integridade da carroceria, na cor Azul Danúbio. “Foi o primeiro ano em que a GM incorporou tons metálicas à sua linha feita no Brasil”, diz o dono da perua, que elogia o conforto do carro. “Mesmo sem ar-condicionado e direção hidráulica, ela é mais gostosa de dirigir que modelos mais recentes, como meus Ford Focus e Fiat Mille, por exemplo.”
 
 
Rodrigues mandou refazer a parte elétrica, pintou o motor e as rodas e substituiu o carburador por outro maior, para favorecer o desempenho. “Ela chega facilmente aos 160 km/h. E roda 7 km na cidade com um litro de gasolina.”
 
 
O empresário e a Caravan costumam participar de eventos ligados à família Opala que ocorrem anualmente no Anhembi, na zona norte da capital, e em Jundiaí, no interior do Estado. Eduarda, sua filha de 7 anos, é parceira nos passeios. “Ela gosta de viajar no carro”, diz.
 
 
Por onde passa, a perua Chevrolet vai resgatando lembranças. “A toda hora ouço relatos de pessoas que tiveram uma Caravan. Cada vez que paro em um posto de gasolina, ganho um novo amigo”, brinca o orgulhoso “opaleiro”.

* Thiago Lasco/Estado de São Paulo.

>>> ELÉTRICO, HÍBRIDO E ARTICULADO


Volvo desenvolverá ônibus elétrico híbrido articulado para Curitiba

A Volvo Bus Latin America assinou com a Prefeitura de Curitiba, um memorando de entendimento para a realização de testes com um ônibus elétrico híbrido articulado e de um estudo da viabilidade da adoção do veículo no sistema de transporte da cidade. O ônibus será desenvolvido pela Volvo para atender a uma demanda de Curitiba de veículos com baixas emissões de poluentes e alta capacidade de transporte.
 
 
O ônibus elétrico híbrido articulado será desenvolvido em Curitiba, já atendendo às homologações de transporte urbano da cidade e vai integrar o City Mobility, projeto global de eletromobilidade da Volvo Bus. O início dos testes com o veículo está previsto para o primeiro semestre de 2016.
 
“É motivo de orgulho que Curitiba tenha aceitado nosso convite para ser uma das cidades do mundo a testar o projeto de eletromobilidade da Volvo. Temos uma longa história na capital paranaense, no desenvolvimento de soluções que contribuam com a eficiência do sistema de transporte da cidade, com veículos de alta capacidade e sustentáveis, tanto do ponto de vista ambiental quanto econômico”, declara Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
 
“Curitiba será a primeira cidade no Brasil a testar o ônibus elétrico híbrido”, afirma Hakan Karlsson, Vice Presidente Executivo de Business Areas, da AB Volvo. Outras cidades que participam do projeto são Gotemburgo e Estocolmo, na Suécia; Edimburgo, na Escócia; Luxemburgo, em Luxemburgo; Hamburgo, na Alemanha; Montreal, no Canadá; Xangai, na China; Bangalore, na Índia; Bogotá, na Colômbia e Cidade do México, no México. Além disso, está previsto avançar o projeto na América Latina, incluindo já durante o próximo ano as cidades de Santiago, no Chile, Rio de Janeiro e São Paulo, no Brasil.
 
O ônibus elétrico híbrido articulado que a Volvo vai desenvolver para Curitiba vai operar 70% no modo elétrico e 30% no modo híbrido. O veículo possui tecnologia plug-in, que permite recargas rápidas da bateria nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.
 
O modelo convencional do elétrico híbrido foi lançado em outubro deste ano, em Hannover, Alemanha, na feira internacional de veículos comerciais IAA. A tecnologia plug-in foi testada em Gotemburgo, na Suécia, e os resultados demonstram uma redução no consumo de combustível e de emissões de CO2 em até 75% em relação ao ônibus convencional movido a diesel.
 
Lançado em 2013, o City Mobility é um projeto global de eletromobilidade da Volvo Bus que tem como objetivo desenvolver soluções sustentáveis de transporte urbano. Reúne esforços do poder público, iniciativa privada e universidades para desenvolver soluções que atendam às demandas das cidades por um sistema de transporte público eficiente, com baixo nível de emissões de poluentes, mais silencioso, rápido, confortável e seguro.

* Press Release/Volvo do Brasil.

>>> FORD EVEREST 2015


Ford apresenta Everest 2015 baseado na plataforma da Ranger

A Ford mostrou o Everest 2015, utilitário concebido a partir do estilo e da plataforma da Ranger. A novidade conta com luzes de LED para uso diurno, chapas de alumínio para proteção da parte inferior do carro, grade dianteira cromada e capacidade para rebocar até 3.000 kg.
 

O motor 3.2 litros de cinco cilindros Duratorq TDCi equipa a versão mais potente do Everest e traz sistema de recirculação de gasolina atualizado. A transmissão pode ficar a cargo tanto de um câmbio de seis marchas automático quanto por conta de um manual.
 
 
A cabine pode acomodar até 7 pessoas, que vão dispor do sistema de informação e entretenimento SYNC2 com uma tela de oito polegadas sensível ao toque, duas entradas USB, além de tomadas de 12 e 240 volts. Caso os bancos sejam rebatidos, o porta-malas ganha capacidade de 2.010 litros de carga.
 
 
O utilitário também possui assistente de subida, monitores de pontos cegos, controle de estabilidade alarme de mudança de faixa e piloto automático, tendo este último a função de manter o carro na mesma faixa. O Everest 2015 começa a ser vendido no ano que vem na China, Austrália, Nova Zelândia, Índia, África do Sul e outros mercados próximos.

* Rafaella Magna/Diário De Pernambuco.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

>>> LINK DA SEMANA

http://noticias.carsale.uol.com.br/testes/2014/10/07/fiat-strada-working-cabine-simples-e-escolha-estritamente-racional/

Uma escolha estritamente racional. Com essa frase, o portal Carsale resumiu o resultado do teste realizado com o modelo Strada Working, disponível hoje aqui no blog como sugestão de leitura.

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>>> SÓ COXINHAS...


Primeiro Food Truck especializado em coxinhas chega a São Paulo

Coxinhas estão super em alta, e dificilmente alguém consegue resistir a essa iguaria empanada e crocante. Para comprovar essa preferência nacional (depois do futebol), surgiu o primeiro food truck especializado: o "Só Coxinhas", inaugurado em setembro.
 
 
Com trajeto itinerante pelas ruas de São Paulo, a Kombi azul cria filas por onde passa e atrai amantes de coxinhas e curiosos por experimentar sabores diferenciados do clássico frango. No food truck é possível provar minicoxinhas de frango, frango com catupiry, queijo, camarão, e acredite se quiser: nutella e doce de leite!


Juliana Nagy, uma fundadoras do Só Coxinhas, contou que a receita é de família: — Já tínhamos uma receita de sucesso no Vale do Paraíba, criada pela minha sogra há mais de 40 anos, decidimos trazê-la para São Paulo e criamos os novos sabores. As ideias surgiram de pesquisas e degustações em diversos lugares diferentes.
 
 
E a receita foi mais que um sucesso, no primeiro dia de vendas foram mais de 40 mil coxinhas em apenas quatro horas! — As pessoas ficam felizes com a ideia. Nossas redes sociais tiveram um crescimento assustador desde quando entraram no ar e muita gente nos agradece por trazer a coxinha para a comida de rua — conta Juliana.
 
 
Mas, engana-se quem pensa que o sucesso fica só por conta dos sabores diferentes. Juliana revela: — A que o público mais comenta é a de Nutella, mas a campeã de vendas é a velha e boa coxinha de frango.
 
Com o sucesso crescente do Só Coxinhas, Juliana conta que construir mais dois food trucks até o final de 2015 e participar de eventos em outros estados já estão no planos.

* Nathalie Córdova / Portal Kzuka.

>>> BRILHANDO NOS EUA


Jeep Renegade brilha no SEMA Show com duas versões 'moparizadas'

O Jeep Renegade, uma das grandes estrelas do Salão do Automóvel de São Paulo, também brilhou no SEMA Show de Las Vegas, nos Estados Unidos, na semana passada. No evento de personalização automotiva mais importante no mundo, o SUV compacto teve dois exemplares preparados pela Mopar, a marca de peças, serviços e assistência da FCA - Fiat Chrysler Automobiles, para mostrar um pouco de sua capacidade de customização. E a Jeep ainda se destacou com o icônico Wrangler, que conquistou pela quinta vez seguida o título de SUV 4x4 mais “quente” do evento.

 
O Jeep Renegade Riptide foi montado com inspiração no estilo de vida do surfe, e ostenta uma prancha no teto, presa pelos racks de teto da Mopar. Outra referência ao esporte é o símbolo da Jeep Performance Parts, ao qual foi incorporado o desenho de um surfista em ação. A pintura, num tom especial de azul, contrasta fortemente com as rodas pretas e outros detalhes escuros. Já o interior não só mescla o azul com o preto, como também recebeu toques de branco no volante, na moldura da alavanca do câmbio e nas portas. O clima de praia é reforçado ainda pelos tapetes de madeira.
 
 
O outro Renegade “moparizado” é o Frostbite, que teve como ponto de partida os esportes de neve. Não por acaso, o branco é a cor principal da carroceria. Um azul brilhante foi aplicado nas rodas, na grade e nos retrovisores. Por dentro, o branco também predomina, especialmente nos bancos e no painel, sendo completado com inserções de azul. No teto, os racks são para esquis e, por baixo do chassi, há protetores para encarar trilhas pesadas. Os adesivos – como os do capô – poderão entrar na linha de acessórios da Mopar.
 
 
Para fechar a participação da Jeep no SEMA da melhor forma possível, o Wrangler foi eleito o SUV 4x4 mais “quente” do evento. O prêmio é um reconhecimento dos fabricantes de acessórios aos veículos mais personalizáveis. “É uma tremenda honra o Jeep Wrangler ter ganhado mais uma vez esse prêmio”, disse Mike Manley, presidente e CEO da Jeep. “Os donos de Wrangler são verdadeiros entusiastas, e sempre adoraram modificar seus veículos. Ao oferecer design clássico, único, e capacidade off-road imbatível, o Wrangler é a plataforma perfeita para isso.”
 
 
O Grupo Chrysler ainda apresentou outros veículos “moparizados” no SEMA, com destaque para três conceitos da Dodge, que completa neste mês 100 anos da produção de seu primeiro carro. O Dodge Challenger T/A é uma homenagem à versão homônima dos anos 1970, pintada com o mesmo verde do carro que marcou época nas pistas com o piloto Sam Posey. Já o Dodge Dart R/T exibe visual bem “bravo” e upgrades no motor, freios e suspensão. Completa o time o Dodge Viper ACR, um conceito feito para as pistas, com peso reduzido e aerodinâmica aprimorada em túnel de vento, entre outras evoluções.

* Press Release/Grupo Chrysler.
 

>>> HILUX SRV


Toyota lança edição especial da Hilux

Após o lançamento oficial no Salão do São Paulo, a Toyota anunciou o preço da Hilux SRV Limited Edition, uma edição limitada e ainda mais completa da picape. Sugerido a partir de R$ 155.650, o modelo é baseado da configuração SRV Top Diesel cabine dupla e terá apenas 3 mil unidades fabricadas.
 
 
Equipada com motor 3.0 16V turbodiesel de 171 cv de potência, a versão conta com tração integral e câmbio automático de cinco marchas. A diferença entre ela e a SRV Top tradicional de R$ 152.350 está basicamente na inclusão de alguns itens como uma nova proteção para os parachoques, rodas de 17 polegadas, adesivos personalizados e uma capota marítima de lona.
 
Como a variante SRV Top, a Limited Edition possui ar-condicionado digital, bancos com ajustes elétricos, vidros, travas e retrovisores elétricos, sistema multimídia com TV digital, DVD, GPS, câmera de ré, entrada USB, Bluetooth e rádio, volante multifuncional, controle eletrônico de estabilidade, faróis de neblina e faróis com acendimento automático.

* Redação/Auto Esporte.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

>>> PROPAGANDA


Propaganda do Opel Sintra para o ano de 1998. Qualquer semelhança com uma certa minivan da Chevrolet, muito popular aqui no Brasil, não é mera coincidência. O Sintra foi o antecessor da minivan Zafira, produzida e vendida com muito sucesso por aqui durante 11 anos, mais precisamente de 2001 a 2012 ...

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>>> PISO BAIXO


MAN Latin America apresenta primeiro micro-ônibus com piso baixo do mercado

A MAN Latin America, vice-líder de vendas de ônibus no Brasil com a marca Volkswagen, aproveita o maior evento sobre transporte de passageiros do país — a FetransRio, de 5 a 7 de novembro no Rio de Janeiro — para apresentar o Volksbus 9.160 OD Piso Baixo. Primeiro micro-ônibus dotado dessa configuração no mercado, o modelo chega também com suspensão pneumática.
 
 
Criado para atender às necessidades de um veículo ágil e econômico, o novo Volksbus 9.160 Piso Baixo chega para revolucionar o segmento de micro-ônibus com apelo marcante à acessibilidade, principalmente em vias urbanas de difícil circulação.
 
 
Único modelo deste segmento com suspensão pneumática e piso baixo do mercado, teve seu desenvolvimento inspirado pelo programa Caminho da Escola, que após o sucesso dos veículos nas aplicações rurais — mais de 12 mil Volksbus entregues no país — naturalmente migrariam também para as aplicações urbanas. Com entre-eixo de 5.000 mm, o chassi possibilita a construção de carrocerias de até nove metros, permitindo a opção de portas em ambos os lados e acomodação de até três boxes para cadeirantes.
 
 
O modelo utiliza o consagrado motor Cummins ISF de 3,8 litros, com sistema de pós-tratamento de emissões SCR, baseado na utilização de Arla 32, e transmissão ZF S5 420 de cinco marchas. Com grande expectativa para o mercado de transporte urbano, o veículo é recomendado para operações que incluem transporte escolar e as linhas alimentadoras e distribuidoras.
 
 
A voz dos clientes sempre fez parte do dia a dia do desenvolvimento de produtos na MAN Latin America. O Volksbus 9.160 OD é exemplo do comprometimento da montadora em atender às mais diversas aplicações e necessidades. Com nova opção de entre-eixo de 4.500 mm, o veículo de nove toneladas permite carroceria de até 32 lugares para a operação de fretamento.
 
 
Também equipado com motor Cummins ISF de 3,8 litros e caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas, o veículo garante atributos como robustez, durabilidade e flexibilidade. Seu sistema de troca de marchas por cabos e embreagem servoassistida proporcionam maior precisão nos engates, menor esforço e, consequentemente, condições mais ergonômicas e confortáveis ao motorista.
 
 
O veículo assegura a produtividade necessária nas aplicações de fretamento, que engloba transporte de funcionários, turismo de curta distância e linhas intermunicipais com características rodoviárias.

* Press Release/MAN Latin America.

>>> LEXUS NX 200T


Lexus lança NX 200t, concorrente direto da Range Rover Evoque

Apontado como concorrente direto do Range Rover Evoque, o SUV NX 200t, lançado pela Lexus no Salão de São Paulo, tem venda confirmada em 2015 e poderá custar acima dos R$ 200 mil. Com design marcante, duas versões serão produzidas com motor 2.0 turbo quatro cilindros de 238 cv de potência e câmbio automático com seis velocidades. As versões (Luxury, de entrada e F-Sport) se diferenciam pelos materiais utilizados no interior do veículo e nas rodas.
 

Ambas oferecem 10 airbags, central multimídia com TV digital, ar-condicionado dual zone, faróis em full LED, sistema ACC de controle de cruzeiro adaptativo e o inovador sistema de recarga de aparelhos eletrônicos via wireless. O modelo ainda conta com uma versão híbrida chamada NX 300h, Equipada com motor de 2,5 litros, a gasolina, e do(s) motor(es) elétrico(s), o NX 300h desempenha consumo de combustível de abaixo dos 5,2 l/100 km.

* Adriana Sikora / Revista Pense Carros.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

>>> IMAGEM DA SEMANA


A foto ficou bacana, mas como tirar da garagem sem riscar o para-choque?

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