Expresso Nordeste: 52 anos de Brasil
Nos anos 50, um jovem carroceiro enfrentava as dificuldades da vida, comercializando frutas, verduras e cereais para sustentar sua família. Mas, ele tinha dentro de si um grande sonho: ter uma empresa que transportasse pessoas, reduzindo as distâncias entre as cidades, facilitando a vida de quem precisava percorrer as estradas do Paraná.
Esse jovem de espírito empreendedor era Vassílio Boiko, nascido em setembro de 1913, em Prudentópolis, no interior do Paraná. Ele, que trabalhava desde os 7 anos de idade na lavoura com o pai, ganhou dele uma carroça e uma parelha de animais para o transporte de lenha. Depois adquiriu uma carroça maior para transportar frutas, principalmente laranjas. A partir de 1945, ele começou a viajar pelos sertões vendendo medicamentos, roupas e sal; além de prestar outros serviços. Assim, ele foi economizando dinheiro, conseguindo adquirir um caminhão Ford 1946, com o qual continuou no ramo de mascate, até 1951, quando instalou um armazém na localidade de Macacos, em Roncador – PR, onde trabalhava com sua esposa, Verônica Boiko.
Como os negócios prosperavam cada vez mais, em 1952 ele resolve, em sociedade com o irmão Nicolau Boiko adquirir o Expresso Oeste, empresa constituída por dois carros Ford, com capacidade para 12 passageiros, que fazia apenas a linha Campo Mourão – Pitanga. Em 1958, adquiriu a parte da sociedade do irmão Nicolau e no ano seguinte se mudou para Campo Mourão, onde instalou um hotel, que era ao mesmo tempo: sede da Empresa, ponto de ônibus, alojamento dos colaboradores, bem como, de sua família. Nessa época adquiriu três ônibus e também a linha Pitanga – Guarapuava. Dois anos depois, ao adquirir a linha Goioerê – Cascavel, precisou adquirir outros três ônibus, que foram pagos à prestação, com muito trabalho e dificuldade.
Acreditando no potencial de crescimento da região, Vassílio sempre buscou potencializar seus serviços de transporte de passageiros para toda esta rica região do Paraná, que na época começava a se desenvolver com a colonização de muitas cidades impulsionadas pela cafeicultura, hortelã e outras culturas. Em pouco tempo já eram 15 ônibus rodando pelas estradas do Paraná, além de possuir uma matriz administrativa e garagem própria, sediadas em Campo Mourão, e já contavam com agências em outras cidades que estavam em seu roteiro.
As cidades fundadas na região possuíam estrutura precária, além de muito mato e pinheiro e a mão de obra também era escassa. Por isso, Vassílio foi buscar nos conterrâneos das famílias amigas de Prudentópolis, trabalhadores de confiança, que pudessem colaborar para o crescimento da Empresa e consequentemente de toda região. Esses vinham de mala e cuia trabalhar na Empresa, chegando inclusive a morar nas instalações. É o que conta José Macohin, o Macuco, com 71 anos, um dos primeiros funcionários da empresa. “Vim chamado pelo Vassílio que era conhecido do meu pai em Prudentópolis. Comecei como cobrador. Passei muitas noites nas estradas com os carros encalhados no barro, ou à beira dos rios da região à espera de balsas. Morava na Empresa que fornecia tudo o que precisávamos. Depois fui pelo interior ajudando nas garagens que estavam começando e precisavam de peças para os carros, também trabalhava prestando socorro aos carros à noite, quando era necessário. Já fui controlador do estoque de peças, almoxarife, entregador e recebedor de peças. Considero a Empresa como se fosse minha casa, e minha família também considera assim”, afirma.
Muitos desafios foram enfrentados nas estradas até a Empresa se consolidar. Sem asfalto ou mesmo pontes sobre os rios, uma viagem tornava-se uma aventura. As chuvas traziam barro e faziam os carros ficarem dias na estrada. Seguir viagem, só quando se colocava correntes nos pneus. Também havia a poeira vermelha nas épocas secas, e muitas balsas sobre os rios. Se faltavam estradas e veículos, o jeito muitas vezes era transportar o máximo possível de passageiros, muitos destes migrantes, famílias inteiras com as mudanças em busca de uma vida nova e prosperidade no interior do Paraná. Pessoas com seus sonhos, sendo transportados pelos carros da Nordeste.
“O grande problema era quando chovia. O Rio Piquiri subia, a balsa parava e nós ficávamos presos. Havia necessidade de esperar o rio baixar. E quando não era chuva, era poeira. Chegávamos em Maringá empoeirados, a terra era vermelha e mesmo com banho não saía toda a sujeira”, lembra Germano Boiko.
Mesmo entre tantas dificuldades, os colaboradores e proprietários não deixavam de transportar as pessoas e suas histórias. “No percurso da viagem de Campo Mourão a Guarapuava levava-se uma semana. Era meio dia de sol e chovia de novo. A estrada não secava em meio dia. Por isso, conhecíamos todos os moradores nas estradas. Andávamos de 5 a 10 quilômetros para encontrar alguém e pedir comida ou pouso. Muitas vezes todo mundo dormia dentro do ônibus, porque não passava ninguém”, conta Germano Boiko. O Sr. Vassilio Boiko, juntamente com sua esposa Verônica, satisfeitos com o sucesso da Empresa, registram a Empresa no dia 27 de junho de 1963, com o nome de “EXPRESSO NORDESTE LTDA”. Exultantes com a Empresa, em 1970 o pioneiro Vassílio instalou a Sede Administrativa da Empresa na cidade de Campo Mourão. Com uma área de 51.200 metros quadrados, sendo 2.000 m² de área construída para a Administração, 5.000 m² para a manutenção e mais 326 m² incluindo alojamento e serviços gerais e associação esportiva. A Sede Administrativa dá apoio às demais garagens, pessoal e frota.
Com o falecimento de seu fundador em fevereiro de 1980, a Empresa Expresso Nordeste passou a ser administrada por seus filhos, dando continuidade desta grande Empresa no mercado a qual atualmente tem destaque nos seus segmentos de atuação por oferecer sempre um ótimo atendimento, modernidade em sua frota e profissionais capacitados e treinados para que sua viagem seja especial.
A Expresso Nordeste administrada por Teófilo Boiko e Germano Boiko, juntamente com seus filhos, já conquistou 52 anos de sucesso, viajando pelo Brasil, levando gente, levando histórias e beneficiando direta e indiretamente milhares de brasileiros. “Cada época tem suas peculiaridades. Hoje, nossa atividade mudou, porque os meios de transportes mudaram, e o poder aquisitivo aumentou bastante. Então temos que procurar inovar sempre, frotas novas, condições de pagamento. Temos que proporcionar satisfação a partir do momento da compra da passagem. Garantir tanto na origem quanto no destino, pontualidade, segurança, conforto e bom atendimento”, afirma Teófilo Boiko.
Essa é a história de Vassílio Boiko, história de sua família, história da Nordeste... Enfim são 52 anos somando esforços, multiplicando conquistas e aproximando pessoas!
A Empresa Hoje
A NORDESTE vem expandindo na busca de novos horizontes, mantendo desde suas origens a prioridade de oferecer serviços com excelência. Agora, abrindo suas fronteiras, a NORDESTE oferece aos seus clientes o transporte interestadual de passageiros, cruzando os Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro por diversas direções chegando ao Paraguai.
Além de todas as linhas já executadas no Paraná, passamos a oferecer o transporte de passageiros de Foz do Iguaçu (PR) ao Rio de Janeiro (RJ); de Marechal Cândido do Rondon (PR) a São Paulo (SP); e de Florianópolis (SC) a Asunción (PY). Dentre as cidades atendidas destacamos Florianópolis, Joinville, Itajaí, Bal. Camboriú, Rio de Janeiro, Barra Mansa, Resende, Aparecida, Taubaté, Americana, Piracicaba, Campinas, Osasco e São José dos Campos.
É importante ressaltar algumas cidades, que há muitos anos são atendidas no Estado do Paraná pela Nordeste, sendo Curitiba, Londrina, Campo Mourão, Maringá, Cascavel, Toledo, Ponta Grossa e Guarapuava.
Na NORDESTE a tradição e a modernidade se aliam a oferecer os melhores serviços de transporte coletivo do Brasil. Isso se reflete há mais de 52 anos de atendimento de qualidade e de muita experiência no trato com as pessoas, tornando-se esses alguns dos principais diferenciais do mercado: transportar pessoas e sonhos. Na busca constante de inovações, os investimentos se concentram em tecnologia e na melhoria permanente da frota, que é a mais nova entre as concessionárias do Paraná. Junto a isso uma equipe formada por mais de 1000 colaboradores diretos e indiretos, altamente qualificada e constantemente treinada, se dedica a garantir aos usuários satisfação total desde a compra dos serviços, aos cuidados que seguem no embarque, no transporte das bagagens e no desembarque no destino, com atendimento em mais de 160 agências próprias e comissionadas, e ainda contando com mais de 300 veículos e 20 garagens para apoio e manutenção da frota.
Os projetos sociais fazem parte do pilar de responsabilidade social da Nordeste, sendo a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios da Empresa, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, e também na defesa do ambiente, externando o compromisso com a sustentabilidade. Dentre os principais projetos da NORDESTE destaca-se o NATAL DE LUZ, que ocorre em sua sede em Campo Mourão, bem como, em algumas cidades da região, acolhendo mais de 20 mil pessoas, reforçando os valores natalinos, e levando as pessoas a perceberem que os presentes mais importantes que recebemos e damos são os sentimentos de amor, amizade, fraternidade e solidariedade. Nordeste, Viver é Viajar...
* Redação/Transporte Mundial.