segunda-feira, 31 de outubro de 2016

>>> VÍDEO DA SEMANA



Kombi 1973 customizada no Brasil e vendida para a Bélgica.

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>>> ESCRITÓRIO MÓVEL


Brabus transforma Sprinter em escritório móvel

A Brabus é conhecida por levar os modelos da Mercedes-AMG a níveis elevadíssimos de potência, mas às vezes se aventura por outros modelos da marca, como o Smart e o furgão Sprinter, alvo da última empreitada da preparadora.


A VIP Conference Lounge é, como o nome sugere, um escritório sobre rodas, mas com muito luxo. O preço? Elevadíssimos 224.910 euros, cerca de R$ 810 mil em conversão direta.


As maiores mudanças estão no interior, que ganhou poltronas de couro com aquecimento, revestimento de Alcântara, uma mesa de reunião, seis entradas USB espalhadas pela cabine, duas telas de TV com Apple TV instalado, roteador de wi-fi, um sistema de entretenimento próprio da Brabus e uma pequena geladeira.


Para manter o conforto, a suspensão é a ar e a Sprinter ganhou também faróis de xenônio direcionais, monitores de ponto cego e de faixa de rolamento, sistema anti-colisão urbana e luzes diurnas de LED.


Por fora, há até um tratamento que remete aos esportivos criados pela Brabus, com um para-choque dianteiro com spoilers, rodas de 18 polegadas e uma grade dianteira cromada com o enorme logo da preparadora.

* Redação/Jornal Do Carro.

>>> VW WORKER DISTRIBUTOR



Novo caminhão VW para distribuição
de bebidas carrega até 5% a mais


A MAN Latin America inova mais uma vez com soluções sob medida para o transporte de bebidas. A novidade agora é o VW Worker 17.230 6x2/4 Distributor. Esse caminhão adota, de forma inédita no segmento, solução derivada de um modelo 17 toneladas na versão 4x2 com a instalação de um segundo eixo direcional de fábrica, com todas as garantias da montadora. Com capacidade para carregar até 630 quilos a mais, isso faz toda diferença no custo operacional do frotista, que pode chegar a levar até 5% a mais por viagem.


Desenvolvido numa parceria com a BMB e a Randon, o modelo é o mais leve da categoria se considerado o conjunto caminhão e carroceria. Seu implemento é fabricado em alumínio para diminuir o peso total do veículo e a nova configuração dos eixos abre mais espaço rebaixado na carroceria, facilitando a operação de carga e descarga, além de diminuir a quantidade de pneus demandados — são dois a menos.


O rebaixamento do chassi e instalação do segundo eixo direcional são realizados na BMB, centro de customizações exclusivo da MAN Latin America, com todas as garantias da montadora. A solução permite um maior número de baias rebaixadas: são seis, duas a mais que na configuração tradicional. Para a solução, o foco foi a maior produtividade do cliente.

O segundo eixo direcional é uma nova proposta para o segmento, mas na qual a MAN Latin America já tem grande sucesso em outros mercados. São mais de seis mil caminhões Volkswagen com essa configuração. O objetivo de todo esse desenvolvimento é garantir um resultado superior aos nossos clientes no chamado TCO, o custo total de operação.


Ideal para aplicações mistas de entregas diárias urbanas e intermunicipais, esse Worker 17.230 Distributor pode transportar até 13.060 quilos de carga líquida, o equivalente a cerca de 390 caixas de bebidas. O modelo é equipado com o motor MAN D08, já consagrado no mercado brasileiro pela tecnologia EGR que dispensa a utilização de Arla 32, com 230 cv e excelente desempenho, mesmo em baixas rotações.

* Press Release/MAN Latin America.

domingo, 23 de outubro de 2016

>>> 'CURTINHAS'


Shorty Bus: Afinal, por que tanta
gente gosta de encurtar a Kombi?

Feita sobre a plataforma do Fusca e compartilhando seu entre-eixos com ele, a VW Kombi foi uma maneira e transformar o “carro do povo” em um utilitário – no sentido original da palavra, nada a ver com os SUVs. Colocando a primeira fileira de bancos sobre o eixo dianteiro e adotando uma carroceria em forma de caixa, a Kombi conseguiu maximizar o espaço para passageiros ou carga sem grandes alterações no comprimento do carro. Fica ainda mais impressionante quando lembramos que, se o Fusca só leva quatro pessoas, uma Kombi pode acomodar até 15 (isto quando não dão um jeito de espremer mais).



Então por que é que tanta gente decide cortar boa parte da carroceria da Kombi para deixá-la muito mais curta que a original? Algo nos diz que tem a ver com o visual de desenho animado. E fica mesmo bem simpático, não é?


Costuma-se chamar este tipo de Kombi de Shorty Bus, sendo que shorty é uma corruptela de short (curto), algo como “curtinha”, e Bus é um do vários apelidos que a van da Volkswagen tem pelo mundo. Este exemplar azul claro ficou famoso por ter sido restaurado pelos caras da Gas Monkey Garage, oficina americana que é o cenário do programa Fast N’ Loud/Dupla do Barulho, do Discovery Channel. Richard Rawling e Aaron Kaufman encontraram a Kombi já encurtada e decidiram restaurá-la, e a história foi contada em um episódio de 2014.


Os caras descobriram que a Kombi foi fabricada em 1966 e encurtada vinte anos depois, em 1986. Ela não estava em boas condições. Aparentemente, ainda era um projeto em andamento: dava para ver onde a carroceria havia sido cortada e emendada, e uma camada de ferrugem percorria toda a emenda entre as duas metades. A traseira estava amassada do lado esquerdo, a pintura estava péssima e intercalada com partes da lata nua e remendos feitos com massa. Kaufman adorou o brinquedo e, ainda que a dupla jamais tivesse feito uma Kombi, decidiu que a “Velha Senhorinha” seria seu próximo projeto.


O fato de ser um carro customizado torna o processo de restauração de um carro antigo ainda mais desafiador. É preciso levar em consideração não apenas o estado geral do carro, mas também o nível das modificações realizadas. Sem conhecer o responsável, fica difícil saber a qualidade do trabalho que foi feito. É uma caixinha de surpresas – no caso desta Kombi, literalmente.


A Shorty da Gas Monkey Garage já foi leiloada duas vezes: em 2014, quando foi arrematada por US$ 38,5 mil (cerca de R$ 122 mil, em conversão direta); e no último fim de semana, durante um leilão em Las Vegas, por US$ 33 mil (R$ 105 mil).


Os caras recuperaram toda a carroceria e refizeram a pintura em dois tons branca e azul bebê. O motor agora é um flat-four de dois litros “muito mais potente”, embora nada mais seja dito a respeito. O interior, que só acomoda duas pessoas (mais uma boa quantidade de bagagem na parte em cima do motor), foi restaurado pela Wolfsburg West, importadora americana especializada em componentes originais para os VW a ar da Alemanha, do México e do Brasil – os três países onde a maioria deles foi fabricada.


Aliás, a Wolfsburg West é uma das empresas que começaram a vir para o Brasil a procura de exemplares da Kombi para exportação, visto que elas são bem mais numerosas aqui do que nos EUA ou mesmo na Alemanha – especialmente a primeira versão, conhecida como “corujinha”. Os entusiastas lá fora estão dispostos a pagar uma boa quantia por elas.

Cultura Shorty

Segundo consta, as Kombi encurtadas surgiram na cena aircooled californiana da década de 1960. Os Volkswagen com motor refrigerado a ar já haviam há tempos se desvencilhado da imagem de carro do povo do Terceiro Reich e sido adotados, nos EUA, pelos hippies e surfistas. A imagem clichê de um Fusca ou de uma Kombi com pintura psicodélica, tralhas de acampamento e um casal de jovens transbordando paz e amor era bem comum há cinquenta anos.


A Califórnia, na costa oeste dos EUA, foi sem dúvida um dos pólos culturais americanos mais fortes do século passado. Foi de lá que veio a cultura surfer e skater e também foi lá que, na década de 1930, nasceram os hot rods. Como os Volkswagen a ar estavam por toda a parte, não demorou para que os hot rodders colocassem as mãos neles, que eram numerosos e baratos – especialmente se já estivessem precisando mesmo de uma boa reforma.


No caso do Fusca, retirar os para-lamas, instalar pneus maiores, rebaixar o teto (ou arrancá-lo de vez) era mandatório. No caso da Kombi, alguém teve a ideia de remover toda a seção central, onde fica a terceira porta, reduzindo em cerca de 1,2 m o entre-eixos da perua. Ainda que a mudança no visual e no tamanho seja drástica, não é um procedimento tão complexo. Como o conjunto mecânico fica todo na traseira, a comunicação entre os extremos do carro se resume às linhas de freio, varetas do câmbio e cabos do acelerador e freio de mão, de adaptação relativamente simples. Não duvidamos que, em alguns casos, encurtar a Kombi fosse uma solução prática para uma estrutura danificada demais pela corrosão – ainda mais nas cidades litorâneas da Califórnia.


Mas uma redução no entre-eixos trazia consequências óbvias no modo de dirigir, pois a transferência longitudinal de peso em arrancadas e frenagens é muito maior. Para alguns, empinar de traseira é exatamente o objetivo. No entanto, é preciso ir com cautela quando a ideia é apenas ter uma Kombi diferente para uso diário. Além disso, a combinação de entre-eixos curto, peso concentrado na traseira e centro de gravidade alto torna as “Kombinhas” muito suscetíveis a ventos laterais, e talvez até mesmo difíceis de manter em linha reta em alta velocidade – portanto é preciso ter atenção redobrada em estradas.


É claro que nada disso impediu que a Shorty Bus ficasse bastante popular, e não apenas entre os hot rodders. Foi uma subcultura regional bem forte na Califónia e estados vizinhos até o fim da década de 1970.

* Dalmo Hernandes/Portal FlatOut!.

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

>>> LINK DA SEMANA


A história do acervo particular que conta a trajetória da Volkswagen no Brasil.

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>>> NOVO TRACKER


Chevrolet revela versão brasileira do novo Tracker

Depois de destacar a presença das novas gerações do Camaro e do Cruze Sport6 na edição 2016 do Salão do Automóvel de São Paulo, a Chevrolet confirma mais um importante lançamento: o Novo Tracker. A versão 2017 do SUV de entrada da marca chega às concessionárias até o fim deste ano no Brasil, mesma época que em outros importantes mercados globais. 


Para isso, o Novo Tracker vem repleto de novidades. Há mudanças mecânicas, visuais, de conteúdo e de acabamento. Uma configuração específica para o mercado nacional foi criada para atender as particularidades do consumidor local. Entre elas destacam-se o motor 1.4 turbo Flex de alto desempenho e eficiência energética, a transmissão automática sequencial de seis velocidades e o sistema Stop/Start. Tudo de série, numa configuração até então nunca ofertada em um veículo deste segmento. Esse powertrain é o mesmo do Novo Cruze.


O Novo Tracker está também mais completo. Entre os itens inéditos disponíveis estão o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, o exclusivo sistema OnStar, o teto solar elétrico e os faróis e as lanternas com LEDs, além de alertas anti-distração e outros equipamentos inovadores de segurança e de comodidade.


O Tracker traz ainda mudanças visuais. A parte frontal foi completamente redesenhada, assim como parte da traseira e as rodas aro 18, ressaltando as linhas musculosas da carroceria. Já a cabine ganha melhor acabamento com painéis e bancos mais sofisticados.


“O segmento dos utilitários esportivos compactos é o que mais cresce no país, e o Novo Tracker conta com diferenciais competitivos relevantes para continuar conquistando ainda mais consumidores e ajudar a reforçar a liderança da marca Chevrolet”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.


A atual geração do Tracker já emplacou mais de 400 mil unidades em aproximadamente 70 países nos últimos três anos. O montante o posiciona como um dos três modelos mais bem-sucedidos da sua categoria no mundo.

* Press Release/GM do Brasil.

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

>>> PROPAGANDA


Ford Corcel II Van, 1981-82.

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>>> QUARTA GERAÇÃO


Suzuki Vitara de quarta geração vem em
seis versões com motores 1.4 turbo e 1.6

Cada vez mais os SUVs incorporam perfis pareáveis ao uso urbano. Abrindo mão, por exemplo, do pouco prático e bastante suscetível a furtos estepe fixado na tampa da traseira. A quarta geração do Suzuki Vitara, que acaba de desembarcar no Brasil, vai um pouco além ao apresentar uma proposta descolada já no nome das seis versões disponíveis: 4Sport automática e 4Sport All Grip (de tração 4x4) combinadas ao novo motor 1.4 turbo; 4You, 4You All Grip, 4All automática e manual, equipadas com o novo motor 1.6 de alumínio. A lista de recursos traz novidades como uma tela multimídia de 10 polegadas e partida/desligamento automático do motor. As vendas começam na semana que vem, com preços de R$ 83.990 a R$ 112.990.


Pouco a pouco o Vitara se distancia da proposta trilheira que a primeira geração, lançada há 28 anos, abraçou logo ao desembarcar no país no início dos anos 1990. Cabendo ao “tratorzinho” Jimny o antigo legado do SUV médio.

Com coeficiente aerodinâmico de 0,33cx, o novo Vitara ficou visivelmente urbano, oferecendo como algo a mais uma pegada esportiva. O design exibe para-choque frontal recortado, vinco lateral que ascende sob a porta traseira e carroceria combinável em 22 opções de cores com o teto – tendência vista no recém-lançado crossover Nissan Kicks.

A linha de cintura é elevada, bem como os faróis, com um peculiar contorno vermelho interno e luzes diurnas. Detalhes foram pensados para deixar o Vitara mais refinado, aponta a Suzuki: extratores de ar cromados, rack de teto na cor prata, retrovisores com acabamento acetinado e rodas Black Diamond de 17 polegadas, com pneus 215/55 R17.

O interior acompanha a tendência descolada no questionável vermelho acetinado presente nas saídas de ar do painel. Sete airbags, ar-condicionado digital, assistentes de partida em rampa (Hill Hold) e controle em declives escorregadios (Hill Descent), botão de partida do motor, cintos de segurança com pré-tensionamento e limitador de força e sensor de estacionamento frontal com câmera de ré figuram entre os itens de série.


A nova central multimídia permite o espelhamento do celular na função Easy Connect (compatível com CarPlay, AndroidAuto e Mirror Link), além de usar o aparelho para fornecer internet sem fio para todos os aparelhos que estiverem próximos.


Presente na versão 4Sport, o motor 1.4 turbo gera 146cv de potência e 23kgfm de torque, com injeção direta de combustível e transmissão automática de seis velocidades e borboletas atrás do volante. O Vitara 4You e o Vitara 4All vem com o motor 1.6 de 126cv e 16,7kgfm. No primeiro o câmbio é automático, enquanto o Vitara 4All de entrada é o único com opção do câmbio manual de cinco marchas.


Disponível nas versões intermediária 4You e topo de linha 4Sport, a tração 4x4 All Grip modula automaticamente a distribuição de torque entre as rodas e o esforço do volante. Ela opera por meio de quatro modos de condução: Auto (economia de combustível, mudando automaticamente do modo 4x2 para o 4x4), Sport (altera a troca de marchas e o torque do motor, transferindo-o para o eixo traseiro), Snow/Mud (uso em pisos de baixa aderência como lama, controlando a tendência ao sobre esterço e subesterço) e Lock (4x4 para uso fora de estrada em piso de baixa aderência e capacidade máxima para superar irregularidades). Se necessário, o All Grip ainda aplica frenagem individual nas rodas para garantir aderência e tração. Nada mal para quem não abre mão de encarar a terra, quando não está na cidade.

* Bruno Freitas/Portal Vrum.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

>>> FIORINO 2017


Fiat Fiorino ganha uma nova versão
em sua linha 2017 e mais equipamentos

Líder do segmento por 25 anos consecutivos e reconhecido no mercado brasileiro de comerciais leves pelo seu excelente custo-benefício, o novo Fiat Fiorino 2017 chega agora ao mercado com uma nova versão, a Hard Working, que conta com muitos equipamentos, oferecendo assim ao seu proprietário uma ótima qualidade de vida a bordo.


Com design renovado em 2013, o Fiat Fiorino traz linhas mais fluidas e arredondadas, que melhoram a estética e a aerodinâmica do veículo, e ainda proporcionam um size impression ao modelo. Seu interno confortável e funcional faz com que eleve o nível de sofisticação do modelo. Já a ergonomia, o acesso aos comandos e a praticidade interna dão muito conforto, enquanto os seus porta-objetos oferecem ainda mais praticidade na acomodação de itens no interior do veículo.


O Fiat Fiorino 2017 vem equipado com o potente e econômico motor 1.4 Evo Flex, que tem excelente torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível – recebeu nota “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do INMETRO, o que o coloca entre os mais eficientes e econômicos do país.


A nova versão Hard Working do Fiorino 2017 chega ao mercado muito completa, com equipamentos que a deixam muito mais confortável, versátil e segura. A sua lista de série conta itens como ar-condicionado, banco do motorista com regulagem mecânica de altura, brake light, direção hidráulica, computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), conta-giros, faróis de neblina, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros com one-touch para motorista, volante com regulagem de altura, retrovisores externos com comando interno, tecido exclusivo, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 tweeters e antena) e recobrimento do assoalho do vão de carga.


Ainda é possível deixar a versão Hard Working ainda mais equipada com os opcionais sensor de estacionamento traseiro, para-choque dianteiro na cor do veículo, para-choque traseiro pintado parcialmente na cor do veículo e calotas integrais, além do rádio USB MP3/WMA com RDS.


A versão 1.4 Evo Flex da Fiorino também passa a contar em sua linha 2017 com brake light e retrovisores externos com comando interno de série. Como opcionais, ela traz direção hidráulica, volante com regulagem de altura, predisposição para rádio (2 alto-falantes dianteiros, 2 tweeters e antena) e Rádio USB MP3/WMA com RDS.


O consumidor ainda pode contar com um grande leque de alternativas de personalização para o Novo Fiorino 2017. São mais de 40 acessórios Mopar para deixar o modelo ainda mais completo. Confira alguns deles: alarme, protetor de carter, rodas em liga leve, tapetes, parafuso antifurto, ecobag, entre outros.


Referência de mercado, o Fiat Fiorino sempre foi pensado e projetado para enfrentar com tranquilidade e confiabilidade as mais diversas condições de trabalho solicitadas pelo dia a dia. Em sua linha 2017, ele oferece ainda mais conforto, economia, praticidade, além de um excelente custo-benefício em relação aos modelos da concorrência.

* Press Release/Grupo Fiat Chrysler.

>>> JAC REFINE S7


Novo SUV da JAC, Refine S7 é revelado sem disfarces

Imagens divulgadas pelo site Autohome mostram o Refine S7, novo utilitário esportivo da JAC Motors, sem disfarces em um local que aparenta ser uma instalação da fabricante chinesa. O SUV será apresentado oficialmente no Salão de Guangzhou, em novembro, e será vendido em seu país de origem no primeiro trimestre de 2017.


Maior que o T6, o Refine S7 exibe novos elementos visuais da JAC, como a chamativa grade cromada (parecida com a dos modelos da Hyundai), faróis com iluminação diurna em LED e capô com linhas musculosas. A traseira é imponente e chama a atenção as lanternas escurecidas ligadas por uma barra horizontal cromada.


Segundo o Autohome, o Refine S7 será equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina de aproximadamente 190 cv de potência e câmbio manual de seis marchas. Haverá a opção de uma caixa automatizada de dupla embreagem. Os preços deverão partir de 100 mil iuans (cerca de R$ 47.600 em conversão direta) no mercado chinês. Por enquanto não há previsão de o SUV ser vendido no Brasil.

* Redação/Carsale.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

>>> VÍDEO DA SEMANA



E quando pensamos já ter visto tudo na vida, aparece uma Saveiro com motor de motocicleta...

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>>> CASA NÔMADE


Robustez e durabilidade definem a Sprinter para rodar pelas Américas em motor home

A robustez, a resistência e a durabilidade dos veículos comerciais leves Sprinter ganham novamente evidência numa aplicação muito exigente. Estes atributos foram fundamentais na escolha do chassi Sprinter 515 CDI que recebeu a implementação de motor home para o projeto “A Casa Nômade”, do repórter fotográfico Renato Weil e da jornalista Glória Tupinambás, mineiros de Itaúna.


Com base no prazer por viagens, o casal resolveu desbravar o mundo, fazendo disso um estilo de vida. Depois de muitas expedições a pé, de jipe, moto e carro, durante dez anos e por cerca de 60 países de cinco continentes, escolheram o motorhome Sprinter para um novo roteiro, que começa pelas três Américas e deve durar cinco anos. Em 2016, já estão na estrada pelo Brasil afora.

“A escolha do chassi Sprinter para uma longa jornada pelas Américas confirma a vocação de segurança, conforto e desempenho que a linha de vans Mercedes-Benz é vista pelo mercado”, destaca Evandro Cunha, gerente de Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, o reduzido consumo de combustível e o baixo custo operacional contribuem para a otimização de gastos dos jornalistas com o veículo”, afirma Cunha. “Nesse sentido, também o contrato de manutenção Mercedes ServicePlus, traz vantagens, assegurando manutenções e reparos periódicos, com atendimento em todo o País por meio de nossos concessionários”.


A cabina do motorhome Sprinter da Casa Nômade está equipada com um defletor de ar da Alliance Truck Parts. “Este recurso incrementa o design do veículo e traz benefícios em termos de aerodinâmica, contribuindo para mais economia no consumo de combustível”, ressalta Evandro. “Além disso, reforça ainda mais a presença da nossa marca nesse projeto”.

Numa parceria da Mercedes-Benz com “A Casa Nômade”, os registros dos jornalistas terão espaço na página da Mercedes-Benz Vans no Facebook (www.facebook.com/MercedesBenzVansBr). Isso reforça a presença da Sprinter e da marca em várias regiões do Brasil e das três Américas.

Sobre “A Casa Nômade”

A experiência acumulada em anos de profissão no jornal “Estado de Minas” e na revista “Veja BH” ajudou a aguçar o faro de repórter dos dois jornalistas. Das aventuras de viagens surgiram alguns trabalhos, como o livro O Mundo em Minas, uma exposição fotográfica no Memorial Minas Gerais Vale, no Circuito Cultural Praça da Liberdade, e a participação no Festival de Fotografia de Tiradentes.


Neste ano de 2016, “A Casa Nômade” está viajando pelo Brasil, do Oiapoque ao Chuí. As experiências estão sendo relatadas no site www.acasanomade.com.br.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

>>> HELLCAT OFF-ROAD


Com 575 cavalos, RAM Rebel TRX Concept é quase um Hellcat para off-road

A RAM diz ser mero estudo de engenharia e design baseado em interesses dos consumidores, mas para nós o conceito Ram Rebel TRX representa um ensaio de como seria um grande concorrente para a Ford F-150 Raptor. Ao menos a pegada extrema é a mesma nos dois modelos.


Enquanto a nova Raptor tira 450 cv de um V6 3.5 biturbo, a Rebel TRX não abre mão da tradição: tem um enorme V8 6.2 HEMI a gasolina, que com o impulso de um supercharger faz a potência chegar aos 575 cv. É mais potênte do que um Charger SRT e não fica tão distante dos 717 cv de um Hellcat.

O câmbio é automático de oito marchas Torqueflite com calibração exclusiva para a versão e trabalha com tração 4x4 voltada para a performance, com caixa de transferência BorgWarner 44-45 e modos de funcionamento normal, molhado/neve, off-road e baja.


Mas não basta ter um bom powertrain para fazer frente a Raptor. Suspensão e pneus também precisaram ser revistos. Além de receber amortecedores de alta pressão, a suspensão teve seu curso aumentado em 40%, o que resulta em uma movimentação de até 33 cm para as rodas. A propósito, os pneus são do tipo fora de estrada de 37 polegadas, muito maiores do que os convencionais.

A Ram diz que a Rebel TRX pode chegar aos 160 km/h em terrenos acidentados, o que justifica os cintos de seis pontos e os bancos revestidos de camurça, que ajudam a segurar os passageiros em seus assentos. O assoalho, por sua vez, é todo revestido de borracha para não ter problema com lama e poeira.


Infelizmente, não há planos para que a Ram Rebel TRX deixe de ser um carro-conceito. Mas, por sorte, esta não parece ser uma decisão definitiva.

* Henrique Rodriguez/Quatro Rodas.