segunda-feira, 28 de agosto de 2017

>>> VÍDEO DA SEMANA



Como serão os caminhões do futuro?

***

>>> VERSÕES HÍBRIDAS


Ford planeja lançar
versões híbridas de seus utilitários

A linha de veículos híbridos e elétricos da Ford tem sido largamente ignorada, mas a empresa espera um sucesso maior no futuro com o lançamento de vários novos modelos.



De acordo com o site Automotive News , a montadora planeja lançar pelo menos quatro novos modelos híbridos até 2019. Enquanto a maioria dos híbridos anteriores da empresa se baseou em sedans, esses novos veículos serão baseados em crossovers e grandes SUVs. 



A matéria sugere que a Ford lançará uma versão híbrida plug-in do modelo Escape, bem como uma versão híbrida do Expedition. A Lincoln (marca de automóveis de luxo da Ford) também está se programando para tornar-se ecologicamente correta, com uma versão híbrida do Navigator e do MKC. Os modelos serão, eventualmente, acompanhados por versões híbridas do Mustang, do Transit e F-150.

***

>>> CONFIRMADO


VW confirma produção de
'sucessora elétrica' da Kombi para 2022

Quando o conceito I.D. Buzz foi anunciado, os saudosistas e fãs da Kombi sentiram um calorzinho no coração. Também pudera: depois de tanto tempo, ver a “Velha Senhora” reencarnada num corpo da era elétrica é uma mensagem positiva de que os veículos ainda não se tornaram só um acessório.


Agora, a Volkswagen anunciou que o modelo será vendido já em 2022, depois que um conceito foi visto dando umas voltas na Califórnia. A montadora já alertou que o modelo final, claramente, vai ser um pouco diferente do que se viu até hoje: em função da montagem das baterias, o modelo será um pouco mais comprido que o esperado e poderá ter algumas alterações no design original.


Assim como a Kombi, além da versão para passageiros, também haverá uma para cargas, com a intenção de entrar em um mercado de transporte leve nos centros urbanos que devem ficar cada vez mais restritos em relação à emissão de poluentes – favorecendo, portanto, a característica elétrica e autônoma que é prometida para a I.D. Buzz.


A Volkswagen está apostando suas fichas na família I.D. de veículos elétricos, mas a expectativa é que as funções de direção autônomas só cheguem mais tarde, perto de 2025.

* Igor Napol/TecMundo.

domingo, 27 de agosto de 2017

>>> XODÓ DA CASA


O cavalo mecânico T 124 de 400 cavalos ano 1998 é o xodó da Scania em São Bernardo do Campo

Criado, concebido e mantido sob as asas da planta da Scania, em São Bernardo do Campo (SP), o cavalo mecânico T 124 de 400 cavalos ano 1998 é o xodó da montadora. Quem conta sua história é Albano Figueiredo, Gerente de Produção da Scania, considerado o pai do caminhão. “Montamos este veículo para fazer testes de adaptação ao mercado”, lembra. “Como fazíamos várias experiências com o caminhão, acabou ficando exclusivo para a fábrica”, relata, lembrando que ainda hoje é usado no transporte interno de peças dentro da fábrica.


Prestes a completar 20 anos, o veículo só tem 40 mil quilômetros e preserva a aparência de novo. Responsável pela linha de montagem na época em que foi construído, Albano reconhece que tem uma ligação estreita e sentimental com o T 124. “Eu recebi as primeiras peças, acompanhei a montagem e fiz todas as revisões até hoje”, justifica, apontando o câmbio manual como uma de suas principais qualidades: “Com a transmissão manual Optcruise se ganha muito na troca de marchas”. Não apenas seu estado de conservação, impecável, como a configuração bicuda, despertam a simpatia de todos os funcionários da fábrica”, diz.

* Press Release/Scania Brasil.

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

>>> LINK DA SEMANA


A Ford também teve a sua 'Kombi'! Conheça um pouco da história do modelo Taunus Transit...

***

>>> LINHA RENEGADE



Jeep Renegade 2018 reforça
variedade, estilo e itens de série


Com mais de 110 mil unidades vendidas no Brasil desde o lançamento em 2015, o Jeep Renegade 2018 começa a chegar às concessionárias com uma série de novidades que realçaram o design inconfundível do SUV mais autêntico de seu segmento e deixaram a gama ainda mais diversificada.


A versão Limited Diesel estreia para ficar logo abaixo do Trailhawk e dar mais sofisticação à linha com tração 4x4 Jeep Active Drive Low e câmbio automático de nove marchas. Também inédita é a série especial Night Eagle. Baseada na Longitude, ela está disponível tanto com o motor 1.8 Evo Flex quanto com o 2.0 MultiJet II Turbodiesel. Seu diferencial é o visual escurecido, dando continuidade a uma tradição da Jeep ao redor do mundo nos últimos anos.


Todos os detalhes normalmente cromados ou prateados foram pintados de preto (fosco ou brilhante), como as rodas de liga leve de 18 polegadas, as molduras dos faróis de neblina, os contornos das sete entradas de ar na grade dianteira e todos os logotipos. O teto também sempre é pintado de preto e, por dentro, o acabamento segue o mesmo tema “all black”. O preto brilhante foi aplicado nos raios do volante e nas molduras dos alto-falantes, saídas de ar, coifa do câmbio e porta-copos central.


Além disso, a versão de entrada 1.8 Flex, de câmbio manual de cinco marchas, passa a se chamar Custom 1.8 Flex. A mesma nomenclatura é aplicada à opção inicial com o motor 2.0, que agora é a Custom Diesel, por R$ 7 mil a menos que o valor cobrado antes pela Sport Diesel (as outras configurações 2.0 4x4 também tiveram significativas reduções). Em ambos os casos, a grade tem acabamento preto, assim como as rodas de aro 16”.


Fazendo jus ao nome, essas configurações Custom são as que contam com mais possibilidades de serem personalizadas ainda na fábrica, por meio dos pacotes da nova linha Jeep Authentic Accessories -- mais detalhes abaixo. 

Mais equipamentos e novas cores

Assim como já havia acontecido no ano modelo anterior, o Renegade 2018 recebeu novos itens de série. As versões Sport Flex, que tinham rodas de liga leve de 16 polegadas, ganharam rodas de aro 17” e pneus 215/60, combinação que antes equipava as configurações Longitude. Estas, por consequência, passam a sair de fábrica as rodas de 18 polegadas que eram oferecidas como opcionais, pareadas a pneus 225/55. E no caso do Longitude Flex, agora os bancos de couro são de série, como já acontecia com o Diesel. Há ainda novas cores para a carroceria: a sólida Verde Recon, que se destacou na série especial 75 Anos, as metálicas Azul Pacífico e Marrom Horizonte e a perolizada Branco Polar.


Por falar em tonalidades, outras mudanças foram feitas em algumas versões. Na Limited, o acabamento preto brilhante foi aplicado nas molduras das saídas de ar do painel, dos alto-falantes e do porta-copos no console central. Enquanto isso, o Renegade Trailhawk passou a ter todos os emblemas com fundo cinza, substituindo o vermelho, e o adesivo do capô (que reduz reflexos do sol no campo de visão do motorista em trilhas) agora exibe traços da geografia do Parque Nacional do Jalapão, em Tocantins.

Jeep Authentic Accessories

A linha 2018 do Renegade também marca a estreia da linha Jeep Authentic Accessories, que chega para ampliar as chances de o cliente imprimir um toque mais pessoal ao SUV. São pacotes de acessórios, instalados na fábrica, a preços competitivos e voltados a diferentes perfis.


Alguns kits que já estavam disponíveis dentro do programa Custom Shop Mopar continuam a ser oferecidos, como Landscape, Protection e Audio. Mas a melhor notícia é que foram criados quatro novos pacotes exclusivos para as versões Custom (os três primeiros a partir de setembro):

Bike - formado por barras transversais, suporte para bicicleta e adesivos decorativos com o tema mountain bike, é focado em quem tem o ciclismo como estilo de vida;


Traveler - esse kit composto por estribos laterais, barras transversais e bagageiro de teto foi pensando em quem viaja médias e longas distâncias com frequência;

Protection Plus - formado por frisos laterais, protetores de soleiras e adesivo no capô, o pack traz mais robustez, além do visual diferenciado;

Liberty - aqui, o objetivo é sofisticar o Renegade, com central multimídia Mopar, rodas aro 17” do Trailhawk, revestimento especial dos bancos, emblemas pintados de cinza e, na versão Flex, barras longitudinais de teto.

* Press Release/FCA.

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

>>> PRODUZIDOS NO BRASIL


Foton Caminhões inicia comercialização de seus primeiros veículos integralmente desenvolvidos e produzidos no Brasil

A Foton iniciou a comercialização ao mercado brasileiro de duas novas famílias de caminhões desenvolvidas especificamente para atender às necessidades de logística urbana e interurbana do País. Tratam-se dos veículos Minitruck, de 3,5 toneladas, e do caminhão leve, Citytruck, de 10 toneladas, e agora ambos “made in Brazil”.


Desenvolvidos pela engenharia brasileira da Foton Caminhões em cooperação com a engenharia da Foton chinesa, estes novos caminhões já estão em produção no Brasil com elevado índice de componentes nacionais. A empresa alugou uma linha completa da fabricante Agrale, de Caxias do Sul, RS, para agilizar a nacionalização de seus produtos.

“Este é um importante marco na história da Foton no Brasil uma vez que, a partir de agora, já temos produtos nacionais e que podem ser beneficiados pelo programa Finame”, comemora Luiz Carlos Mendonça de Barros, CEO da Foton Caminhões, empreendedor que trouxe a marca para o Brasil em 2010.


Com as famílias Minitruck e Citytruck, a Foton Caminhões traz ao mercado brasileiro alternativas de veículos para transporte de cargas com características técnicas inovadoras e únicas. Além disso, a marca também cria um novo sub segmento, o do mini caminhões – Minitrucks – veículos robustos e com configurações adequadas para atender com mais eficiência o transporte urbano de cargas mais volumosas e com mais peso.

Com o Foton Citytruck 10-16 a empresa criou o caminhão leve com a maior capacidade de carga útil e a maior capacidade de carga no eixo dianteiro do País: 3.600 kg. “Estas características devem facilitar as implementações de caminhões de bebidas. Além disso, sua capacidade técnica, com 10.700 Kg, torna-o o caminhão leve com maior capacidade deste segmento”, destaca Eustáquio Sirolli, gerente de engenharia de produto da Foton Caminhões.


Os novos modelos nacionais das duas famílias Foton são veículos configurados com itens de série como ar condicionado, vidros elétricos, travas elétricas das portas, rádio com MP3/USB, defletor de teto e embreagem servo-assistida. Componentes estes normalmente oferecidos como opcionais entre as marcas que competem com a Foton neste segmento.

Com elevado diferencial técnico, itens de segurança e conforto, e conteúdos exclusivos, os novos caminhões Foton se posicionam na categoria Premium e não encontram similares em seu segmento competitivo. “Tanto os modelos Minitruck 3.5-12 DT e 3.5-14 ST/DT como o Citytruck 10-16 chegam para estabelecer um novo patamar dos veículos Premium para a distribuição urbana de carga, VUC e transportes de curta e média distância”, diz Sirolli.


De acordo com o executivo, os transportadores de carga e autônomos poderão agora contar com veículos que oferecem de fato algo a mais: caminhões para obter maior produtividade nas operações, que entregam conforto, economia de combustível, potência e robustez.

* Redação/Pauta & Cia.

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

>>> 20 ANOS NO BRASIL


Mercedes-Benz lança edição especial para
comemorar os 20 anos da Sprinter no Brasil

A Mercedes-Benz reservou uma atração marcante para a Fenatran 2017. A Empresa irá lançar, no evento, a “Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil”. Esta é uma série única, exclusiva e limitada, de 20 unidades, que celebra as duas décadas da presença desta linha de produtos no mercado brasileiro.


“Não dá para deixar de registrar e comemorar os 20 anos da linha Sprinter no Brasil. Este é um feito histórico e muito significativo”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “E para satisfação e orgulho da nossa Empresa, a Sprinter repete no nosso País o sucesso que conquistou mundialmente, consolidando-se cada vez mais como referência em qualidade, agilidade e versatilidade no transporte de passageiros e de cargas”.

Todas unidades da “Sprinter Edição Especial 20 anos no Brasil” ganharam uma configuração diferenciada. Além das avançadas tecnologias já conhecidas no mercado (entre elas, o ESP Adaptativo 9i® e o Assistente de Ventos Laterais – Crosswind Assyst), esta edição comemorativa recebeu itens de segurança que são inéditos na linha Sprinter, como assistente de partida em rampa e câmera de ré. Também são equipadas com piloto automático com limitador de velocidade, volante multifuncional, alarme, rodas de liga leve, airbags para motorista e acompanhante, para-choques na cor do veículo, grade cromada e adesivo alusivo aos 20 anos no Brasil.


“O pacote de novidades dessa edição especial realça o padrão exemplar de tecnologia e segurança que é oferecido no mercado brasileiro pela linha Sprinter”, diz Jefferson. “São 20 anos sempre trazendo novas soluções para todas as demandas dos clientes, que se profissionalizam e se dinamizam cada vez mais”.

Com amplo portfólio de vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de cargas e prestação de serviços, a Sprinter, lançada em fevereiro de 1997, criou o segmento de “Large Vans” (3,5 a 5 toneladas de PBT) no Brasil. “Desde então, já foram emplacadas mais de 127.000 unidades da Sprinter no mercado brasileiro”, informa o executivo. “Esse notável volume de vendas atesta o sucesso dos veículos comerciais leves da nossa marca no País, segmento atendido a partir de 1994 com o MB 180 D”.


Atualmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná são os maiores mercados da Sprinter no País. Um dos principais ícones do turismo mundial, a capital carioca, local de apresentação da Sprinter Edição Especial, tem uma importância muito grande para os negócios de Vans da Mercedes-Benz. O transporte de turistas, com destaque para o passeio ao Cristo Redentor, os traslados de executivos e personalidades e os serviços VIP praticamente são todos realizados com vans Sprinter na cidade.

ESP Adaptativo 9i® é destaque no padrão de segurança da linha Sprinter

Um dos principais diferenciais tecnológicos da linha Sprinter é o programa eletrônico de controle da estabilidade ESP Adaptativo 9.1i®, que reduz significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.


Para isso, o ESP Adaptativo 9i® integra nove funções que visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo. São eles:

- ABS (Sistema Antibloqueio de Freios): evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas.
- ASR (Sistema de Controle de Tração): evita que as rodas patinem.
- BAS (Servofreio de Emergência): reconhece a velocidade de acionamento do pedal de freio e reduz a distância de frenagem, com atuação das luzes adaptativas.
- EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem): ajusta a força de frenagem nas rodas do veículo em situações críticas.
- LAC (Controle de Carga Adaptativo): considera a distribuição de carga no veículo, ou seja, o centro de gravidade, e controla as funções do ESP de maneira mais efetiva.
- ROM (Controle de Rolagem): detecta a tendência de derrapamento durante manobras de baixa velocidade e alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira a evitar capotamentos.
- RMI (Interação de Movimento de Rolagem): detecta a tendência de capotamento durante manobras evasivas em alta velocidade com alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira a evitar capotamentos.
- EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio): sistema sensível à retirada brusca do pé do acelerador. O sistema entende esta ação como potencial risco e aproxima, automaticamente, as pastilhas ao disco de freio e, em caso de acionamento efetivo do pedal de freio, o tempo de início de frenagem é reduzido em função da prévia aproximação das pastilhas e discos de freio.
- BDW (Limpeza dos Discos de Freio): em situações de chuva, com o limpador de para-brisas acionado, essa função aproxima, em intervalos regulares, a pastilha ao disco e promove a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio. Caso o freio seja acionado, a força de frenagem é imediatamente aplicada sobre os discos de freio de maneira efetiva, devido à prévia eliminação da camada de água.

Vários itens de segurança na Linha Sprinter

A configuração de itens de segurança da Sprinter inclui mais tecnologias e equipamentos. Juntamente com as nove funções do ESP Adaptativo 9i®, são recursos oferecidos para maior segurança do motorista, ocupantes e passageiros.

- Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral.
- Faróis de neblina com assistente direcional integrado.
- Luzes de circulação diurna.
- Freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados.
- Airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo).
- Deslocamento do motor em direção ao solo em caso de colisões, reduzindo os efeitos do impacto contra os passageiros.
- Conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, que transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo. Reduz a deformação no habitáculo e aumenta a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros.
- ABS (Sistema de Antibloqueio de Freios).
- ASR (Sistema de Controle de Tração).
- BAS (Servofreio de Emergência).
- EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem).
- LAC (Controle de Carga Adaptativo).
- ROM (Controle de Rolagem).
- RMI (Interação de Movimento de Rolagem).
- BDW (Limpeza dos Discos de Freio).
- EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio).
- Cintos de segurança com regulagem de altura.
- Sistema SRS (tensionador do cinto de segurança.
- Câmera de ré.
- Volante escamoteável (altura e profundidade).
- Volante multifuncional.
- Rádio com Bluethooth.
- Luzes de freio adaptativas.
- Gerenciamento do motor em caso de emergência.
- Sensor de desgaste de pastilha de freio (rodas dianteiras).

Sprinter assegura reduzido custo operacional

Devido ao seu elevado padrão de qualidade, tecnologia, desempenho, segurança e conforto, a linha Sprinter é reconhecida no mercado brasileiro pela excelente relação custo/benefício e pelo reduzido custo operacional. “Somente por essas vantagens, já vale muito a pena investir na Sprinter”, ressalta Jefferson. “Mas os veículos dessa nossa família de comerciais leves oferecem mais ganhos aos clientes, porque são amplamente reconhecidos no segmento pelo ótimo valor de revenda e pela maior liquidez, porque têm grande procura, pois são os mais desejados da categoria. Ou seja, tanto na hora da compra, como no momento da troca ou revenda, o cliente da Sprinter sabe que terá retorno, rentabilidade e satisfação”.


Quando o assunto é manutenção, a Sprinter também oferece muitas vantagens aos clientes. Essa linha de veículos Mercedes-Benz se destaca no mercado pelos amplos intervalos de manutenção, além do exemplar consumo de combustível.

Clientes da Sprinter contam com atendimento diferenciado

Os clientes de veículos comerciais leves Sprinter contam com o atendimento e a assistência especializada da Rede de Concessionários Mercedes-Benz em todos os estados do Brasil. Além disso, dispõem do atendimento diferenciado de sete unidades do Van Center e 40 Centros Especializados em Vans, estrategicamente localizadas junto a importantes mercados dessas linhas de veículos.


O conceito do Van Center baseia-se numa estrutura totalmente concebida para veículos comerciais leves, seja uma loja exclusiva em um local próprio ou uma ambientação específica e independente nas próprias instalações do concessionário. Esses locais dispõem de uma equipe de vendas totalmente dedicada a esses produtos, com gerentes e vendedores especializados no segmento.

O atendimento pós-venda também é destaque no Van Center, que oferece o serviço de manutenção, como verificação e troca de óleo, filtros e outros itens. O objetivo é facilitar o dia a dia do cliente, agilizar a prestação de serviço e, principalmente, liberar o veículo rapidamente para o trabalho, assegurando a grande disponibilidade nas atividades de transporte.

Sprinter oferece 60 versões para maior escolha pelos clientes

Com 60 versões à escolha dos clientes, a família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (Peso Bruto Total - PBT de 3,50 ton), 415 CDI (PBT de 3,88 ton) e 515 CDI (PBT de 5 ton), que são indicados para empresas de transporte, profissionais autônomos e empreendedores.


A linha Sprinter de vans de passageiros é composta por quatro versões: 9+1 (nove assentos para passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Atende tanto o transporte urbano, quanto escolar, fretamento e turismo.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

>>> DE CARAVAN POR AÍ...


De Chevrolet Caravan Brasil adentro

É comum dizer que andar em um carro antigo é como “uma verdadeira viagem no tempo”. O cheiro, o visual e outras sensações de bordo costumam, mesmo, transportar lembranças e embarcar a imaginação para longe. Imagine, então, o que seria usar uma dessas máquinas do tempo – no caso, uma charmosa Chevrolet Caravan 1976 – para fazer uma longa viagem pelo interior do Brasil nos dias de hoje.


Em busca da “cultura brasileira de raiz”, a dupla de fotógrafos Otávio Lino e Marcio Sanches percorreu quase 25 mil km de caminhos os mais variados, conhecendo paisagens e histórias incríveis – e, como era de se esperar, passando também por alguns apertos. Além de dormirem incontáveis noites em postos de gasolina, os amigos passaram 28 dias “morando” em uma oficina mecânica no interior do Tocantins, enquanto sua companheira de viagem era consertada.


O objetivo Expedição Raiz, nome do projeto, foi o de registrar 12 lugares únicos, conhecidos ou não pelo ecoturismo nacional.


De volta, a dupla começa a publicar o relato ilustrado da aventura em uma série com 12 reportagens no site www.expedicaoraiz.com.br, (a primeira delas já está no ar) e procuram parcerias para finalizar uma série, também de 12 episódios, para a TV.

* Henrique Koifman/O Globo.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

>>> SEGUNDA GERAÇÃO


Ainda mais esportivo e versátil:
chega a segunda geração do Audi Q5

A Audi apresenta mais um modelo de sucesso: as vendas da segunda geração do Q5 começaram no início deste mês no país. O SUV combina a esportividade dos sedãs da marca com versatilidade e um interior altamente flexível. Seja em termos de conectividade, eficiência ou sistemas de assistência ao motorista, o novo Q5 mais uma vez estabelece os padrões do segmento.


“O primeiro Q5 foi, por muitos anos, o SUV mais vendido de sua categoria. Não foi tarefa fácil desenvolver seu sucessor, mas é precisamente por isso que o modelo é tão excitante”, afirma Rupert Stadler, Presidente do Conselho Administrativo da AUDI AG. “Com o novo Q5 estamos elevando o padrão. Entre suas inovações estão a tração quattro com tecnologia ultra, a alta eficiência e uma completa lista de sistemas de entretenimento e assistência ao motorista.”


O novo SUV da Audi leva para as ruas um perfil mais esportivo. A ampla grade Singleframe com sólida moldura domina a dianteira aerodinamicamente plana. O modelo está disponível com faróis Full LED com luzes de setas dinâmicas.

Tipicamente Audi: tração quattro como referência

Uma linha de ombro com curvas distintas e com recortes reforçados dão estrutura à lateral do veículo. Os arcos das rodas pronunciados fazem uma referência ao sistema de tração integral quattro. Assim como na dianteira, linhas horizontais na traseira transmitem uma imagem de largura e presença.


As lanternas com luzes direcionais dinâmicas são de série na versão Ambition. A tampa traseira envolve as colunas C – uma característica típica dos modelos da família Q. Um difusor de ar integra as saídas de escapamento.

Peso reduzido: até 50 kg mais leve que a geração anterior

Com 4,66 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,66 m de altura e distância entre-eixos de 2,82 m, o novo Q5 cresceu em relação à geração anterior. Apesar disso, o peso em ordem de marcha foi reduzido em aproximadamente 50 kg. Uma mistura inteligente de aços de alta resistência e alumínio forma a carroceria.


O novo Q5 também se destaca em sua categoria em termos de aerodinâmica. O modelo possui um coeficiente de arrasto (cd) de 0.30 graças ao teto aerodinamicamente otimizado. O nível de ruído é excepcionalmente baixo, e as vibrações não interferem no alto conforto – o SUV proporciona a melhor acústica interna de sua categoria ao motorista e aos passageiros.

Espaço e conforto: o interior

O interior oferece bastante espaço para cinco ocupantes, e ultrapassa os seus competidores em dimensões essenciais. Suas linhas horizontais destacam a impressão de largura e conforto, e uma tira tridimensional atravessa toda a largura do painel de instrumentos. Um novo conceito de linha de equipamentos oferece aos clientes uma vasta seleção de cores e materiais.


O novo ar-condicionado de três zonas altamente eficiente está disponível nas versões Ambiente e Ambition. O volante multifuncional de três raios é de série para todas as versões. A qualidade do acabamento do novo Q5 é impecável.


O banco traseiro é tripartido e traz ajuste do ângulo de encosto. Dependendo da posição do assento, o compartimento de bagagem varia de 550 a 610 litros, 10 litros a mais que na geração anterior. Com o banco traseiro rebatido, o volume aumenta para 1.550 litros. O carregamento do porta-malas é simplificado por soluções inteligentes como abertura e fechamento elétrico com sistema hands-free (a partir da versão Ambiente).

Simplicidade coerente: controles e displays

A operação do novo Q5 é intuitiva, marcada por três novidades. O Audi virtual cockpit, de série nas versões Ambiente e Ambition, apresenta gráficos brilhantes em sua tela de alta resolução com 12,3 polegadas. O motorista pode escolher dois pontos de vista – uma versão clássica com grandes indicadores circulares ou uma versão progressiva na qual o mapa de navegação ou listas sejam predominantes.


O terminal MMI no console central atua como principal elemento de controle. Além dos sistemas de entretenimento e informação, o MMI plus com navegação tem tela de 8,3 polegadas e botão rotativo com touchpad integrado, que reconhece letras escritas à mão , bem como gestos familiares para consumidores familiarizados com eletrônicos, como o gesto para dar zoom.


A lógica de operação do sistema MMI é baseada na hierarquia linear usada nos smartphones atualmente, oferecendo características como busca inteligente de texto. A nova função de controle de voz também reconhece aspectos usados na linguagem coloquial. Como terceiro nível operacional está o volante multifuncional.

Audi Connect 

Para se conectar à internet, o usuário deve inserir um cartão SIM de qualquer operadora no sistema MMI. Recursos como o Google Street View, por exemplo, pode ser visualizado em todas as perspectivas, além de importar os resultados de buscas para o veículo.

Assistência ao motorista e sistemas de segurança

Com seus sistemas de assistência ao motorista, o novo Q5 também se mantém no topo de seu segmento com uma ampla variedade de recursos de alta tecnologia. Em termos de inteligência, os sistemas representam um passo adiante em termos de condução autônoma, como o traffic jam assist – disponível no pacote opcional Assistance Tour – que assume a direção em trânsito congestionado com velocidades de até 65 km/h.


Já o Active lane assist ajuda a manter o carro em sua faixa. Alertas avisam o motorista quando a distância para outro veículo ultrapassa os limites para que a troca de faixa seja feita com segurança. Há ainda Assistente de Tráfego Reverso, side assist, exit warning assist e pre sense traseiro disponíveis no pacote Audi Side Assist.

Potência e equilíbrio: o trem de força

Em todas as versões, o novo Q5 é equipado com o potente e eficiente motor 2.0 TFSI a gasolina com 1.984 cm3 de cilindrada. Seus principais refinamentos técnicos são o coletor de exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula rotativa, o Audi Valvelift System (AVS – sistema de levantamento de válvulas), a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão suplementa a injeção direta FSI.


O propulsor desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Em termos de desempenho, o SUV chega aos 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h.

As três versões contam com transmissão S tronic de sete velocidades, com dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. O motorista pode fazer as mudanças por meio da alavanca ou de shift paddles atrás do volante. Para maior economia de combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre, além de o modelo também contar com o sistema Start-Stop 2.0.

Há ainda o sistema de tração integral permanente quattro com tecnologia ultra, que distribui a força para as quatro rodas conforme a necessidade. O sistema desengata o eixo traseiro quando não é necessário e o reativa automaticamente quando exigido. Esse novo conceito aumenta a eficiência sem reduzir a dinâmica do veículo, mantendo a mesma aderência, controle, estabilidade e segurança.

Versões e equipamentos

Desde a versão de entrada Attraction, o novo Q5 traz uma extensa lista de equipamentos de série. Entre os destaques estão sistema Audi drive select, ar-condicionado automático, bancos dianteiros com ajuste lombar, computador de bordo com display colorido, controle de cruzeiro com limitador de velocidade, sensor de luz e chuva, volante multifuncional, sistema de monitoramento dos pneus, faróis com ajuste automático de altura, auto hold, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré, Audi smartphone Interface, Audi connect e sistema de navegação.


A versão Ambiente acrescenta a esse pacote ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para o do motorista, Audi virtual cockpit, teto solar panorâmico Open Sky, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e sistema hands free, assistente de estacionamento Parking assist e ignição por botão Keyless Entry.


Já a Ambition traz ainda pacote de luzes internas customizáveis, faróis Full LED, lanternas de LED com indicação dinâmica, assistente de farol alto, frisos decorativos e longarina de teto pretos. Os opcionais, disponíveis apenas para a versão de topo, são compostos pelos pacotes Audi Side Assist, com exit warning, assistente de Tráfego Reverso e Pre sense traseiro e Assistance Tour, com controle de cruzeiro adaptativo, active lane assist e traffic jam assist.

Modos de condução

O novo Q5 combina com precisão características muito diferentes – é esportivo e ao mesmo tempo extremamente confortável. As bases para isso são a recém-desenvolvida suspensão de cinco links e a nova direção eletromecânica. Seis modos de condução podem ser selecionados pelo motorista por meio do sistema Audi drive select: off-road, comfort, efficiency, dynamics, auto e individual.

O SUV é equipado com rodas de 18” na versão Attraction, 19” na Ambiente e 20” na Ambition. As vendas do modelo, fabricado na nova planta da marca no México, começaram no início deste mês. Os preços são R$ 244.990 na versão Attraction, R$ 274.990 na Ambiente e R$ 292.990 na Ambition.

* Press Release/Audi do Brasil.

sábado, 19 de agosto de 2017

>>> UTV ELÉTRICO


Nikola prepara o UTV
elétrico mais potente do mundo

A Nikola Powersports anunciou as especificações finais do Nikola Zero, que será o UTV (Utility Terrain Vehicle, numa tradução livre, significa “Veículo Utilitário de Multitarefas”) mais potente do mundo. Com opções de 75, 100 e 125 kWh de bateria, este 4x4 com capacidade para quatro ocupantes será lançado em 2018.


A versão mais potente, com 555 cv e 6643 Nm de binário máximo, anuncia uma capacidade para acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos. Tem autonomia para percorrer mais de 300 km fora de estrada. O preço desta versão ainda não foi divulgado. Mas a intermediária, com 415 cv e 4983 Nm começará nos 35 mil dólares.


O fabricante começará a aceitar encomendas em janeiro de 2018, assim que abrir o seu primeiro concessionário em Utah, nos EUA. O Nikola Zero será o primeiro UTV com ABS, controle de estabilidade, sistema anti-capotamento, controle de tração e sistema de vetorização de binário (forma extremamente avançada de transmitir potência às rodas).

* Redação/AutoHoje.

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

>>> LINK DA SEMANA


Que tal uma Kombi antiga novinha em folha? Se você achou estranho, leia a matéria do portal FlatOut! para entender melhor...

***

>>> HOMENAGEM


Volkswagen Caminhões lança série histórica em homenagem aos emblemáticos VW 6.80, VW 11.130 e VW 13.130

Toda história de sucesso tem sua origem. E para celebrar modelos que brilharam em sua trajetória, a VW Caminhões acaba de lançar a edição limitada que homenageia três de seus mais icônicos veículos: VW 6.80, VW 11.130 e VW 13.130. Precursores das famílias Worker e Delivery, os caminhões marcaram época nas aplicações de serviços urbanos e agora retornam em edição limitada, baseada nessa linhagem de sucesso.


A edição limitada traz os atuais VW Delivery 8.160, caminhão mais vendido do país, e VW Worker 13.190 com a “cara” dos Volkswagen que rodavam na década de 1980: pintura em Amarelo Primavera, bancos em vinil preto, rodas pretas sem calota e com protetor de porcas, para-choque, para-barros preto e outros detalhes visuais.


“São caminhões que farão o motorista viajar no tempo, contudo sem abrir mão de evoluções tecnológicas, tais motorização com consumo de combustível sob medida para o trânsito das grandes cidades. A ideia é unir passado e presente numa homenagem aos precursores dos caminhões mais vendidos no Brasil, que não pararam de evoluir e que conquistaram clientes em diversos países”, afirma João Herrmann, gerente de Marketing da MAN Latin America.


Lançada em 2005 a família Delivery alcançou este ano o marco de 100 mil unidades produzidas, trazendo consigo características do DNA dos já consagrados caminhões VW que marcaram época nos anos 80, tais como robustez e vocação para aplicações urbanas. Já a linha Worker conta com mais de 428 mil unidades produzidas, rodando no Brasil e no mundo.

Clássicos e Conectados

Os caminhões da Série Histórica ganharam um site especial para encomendas. No www.man-la.com/seriehistorica os clientes poderão encontrar informações sobre os modelos e incluir pedidos até 31 de agosto.


Os clientes também serão convidados a divulgar posts nas redes sociais da MAN Latin America contando suas memórias a bordo dos caminhões Volkswagen que fizeram parte de suas vidas. As melhores histórias serão transformadas em um vídeo especial e coletadas em um livro impresso em lona de caminhão, que acompanhará cada veículo da Série Histórica produzido.

* Press Release/MAN Latin America.