quinta-feira, 31 de maio de 2018

>>> PROPAGANDA


1956 Dodge Sierra Station Wagon V8.

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>>> VITO AUTOMÁTICO


Mercedes-Benz Vito ganha câmbio automático e motor de 200 cv na Argentina

A Mercedes-Benz vende na Argentina a van Vito equipada com câmbio automático de sete marchas. A transmissão substitui a caixa manual de seis velocidades que deixa de ser oferecida na versão Tourer para oito passageiros. Fabricado no país vizinho, o modelo tem preço sugerido a partir de US$ 52.500 (cerca de R$ 184 mil em conversão direta).


A motorização 2.0 turbo a gasolina foi mantida, mas com a potência elevada de 184 cv para 200 cv. A Mercedes-Benz não informou se o torque máximo de 30,5 kgfm foi alterado. Dotada de tração traseira e borboletas para trocas de marchas no volante, a van conta com quatro modos de condução: normal, econômico, esportivo e manual.

O pacote de equipamentos de série ganhou o controle de cruzeiro no conjunto que conta com faróis de neblina, rodas de 17 polegadas, porta traseira corrediça, rádio com Bluetooth e entradas USB/SD/AUX, direção elétrica, volante com ajustes de altura e profundidade, bancos traseiros individuais reclináveis e removíveis com rebatimento e Isofix, airbags frontais, assistente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, entre outros.

* Redação/Carsale.

quarta-feira, 30 de maio de 2018

>>> IMAGEM DA SEMANA


Foto do pátio de uma transportadora sueca em 1960, com 3 modelos L75 cabine estendida ano 1959 e um ônibus com chassi Scania.

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>>> NOVA VERSÃO


Jipe TAC Stark com novidades: versão flex e automática

A TAC Motors fabricante brasileira do jipe Stark tem planos de lançar uma nova versão do modelo com motor flex e câmbio automático, para se somar a atual equipada com motor diesel e câmbio manual. Esse anúncio não estava no roteiro do encontro promovido pela empresa com a imprensa, mas o diretor-presidente TAC Motors, Neimar Braga revelou esse objetivo durante o evento.


Segundo ele, a novidade flex ainda não tem data para chegar mas a TAC tem planos de investir R$ 150 milhões nos próximos quatro anos. E, além do Stark flex, ainda há outros projetos em estudos.


Para a linha 2018, a TAC anunciou o lançamento de uma nova versão de acabamento do Stark e também a nova filosofia de atuação da marca no mercado. A nova versão batizada Black Cover muda pouco em relação ao Stark convencional. Na verdade, a principal diferença é o teto preto, uma vez que os acessórios que a versão Black Cover traz a mais, como bancos de couro, snorkel, rodas pretas e central multimídia, são itens que o comprador pode pedir para instalar em uma versão regular, já que os Stark são feitos sob encomenda.


No mais, o Stark é o mesmo desde 2010. Ele é um jipe nascido para o uso off-road, com chassi tubular e carroceria de fibra de vidro e plástico e cabine com quatro lugares. O motor é o 2.3 16V tubodiesel de 127 cv a 3.600 rpm e 30,6 mkgf a 1.800 rpm , acoplado ao câmbio manual de 5 marchas. O motor é FPT (uma marca da CNH Industrial), o câmbio é Eaton e a caixa de transferência Borg Warner.


Ao volante, o Stark é um jipe estável, fácil de manobrar e confortável, dentro do possível para um jipe, graças a sua suspensão independente do tipo duplo A, nos dois eixos, com dois amortecedores por roda.

O Stark Black Cover tem preço a partir de R$ 115.000 – é mais barato que o Troller T4, seu rival por excelência. O T4 sai por R$ 131.329. Mas, entre outras diferenças, o T4 traz motor 3.2 diesel de 200 cv, câmbio de seis marchas e seletor eletrônico de modos de tração 4×2, 4×4 e 4×4 reduzida, enquanto no Stark o engate é mecânico.

* Paulo Campo Grande/Quatro Rodas.

>>> ANIVERSÁRIO


Nissan Kicks completa um ano de produção nacional e comemora sucesso no mercado

Um ano. Parece que foi ontem que o Complexo Industrial da Nissan em Resende começou a fabricar o crossover urbano Nissan Kicks para o mercado brasileiro. E nesses doze meses são muitas as conquistas e os números do modelo, que já é o mais vendido da marca japonesa, com 46% do total. Consolidado entre os mais vendidos, foi o líder em março com mais de 5 mil unidades comercializadas.


Fabricado no Brasil com qualidade japonesa e equipamentos diferenciados para o seu segmento - como a Visão 360° com Sistema Inteligente de Câmeras, o Detector Inteligente de Objetos em Movimento, Controle Inteligente de Chassi, Controle Dinâmico em Curvas, Estabilizador Ativo de Carroceria e Controle Inteligente de Freio Motor – o Nissan Kicks mudou o segmento de crossovers em um ano.

Para a produção brasileira, o Complexo Industrial de Resende recebeu mais de 150 novos equipamentos e um segundo turno foi aberto, com a contratação de 600 funcionários. Além disso, ganhou novas áreas na Linha de Produção e na Inspeção de Qualidade. Tudo para atender especificamente ao crossover. Os equipamentos permitem desde uma montagem precisa e segura da tampa do porta-malas até a pintura do teto "flutuante" nas versões "2-Tone" e a calibração de sistemas de tecnologia avançada como a Visão 360º.


Em um ano foram vendidos mais de 38,5 mil unidades do Kicks brasileiro. Se todos fossem enfileirados, seria possível ir do o Brasil ao Japão. E se os porta-malas dos 45.060 Kicks fabricados em Resende fossem preenchidos ao mesmo tempos, seria possível carregar 19.448.640 litros de bagagem.

O Nissan Kicks está no mercado brasileiro antes de ser produzido localmente. Foi lançado em agosto de 2016 e, gradualmente, foi chegando a outros mercados da América Latina na sequência. É vendido em países como México, Colômbia, Peru e Chile e se tornou o crossover mais vendido da Nissan na região em 2018.

* Press Release/Nissan do Brasil.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

>>> VÍDEO DA SEMANA



Um pouco da história de um GMC 1955, que após passar por um longo período de restauração, voltou a rodar...

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>>> RAM 2500 2018


RAM 2500 tem design e multimídia renovados no modelo 2018

A Ram 2500 2018 está literalmente de cara nova. A grade dianteira agora exibe a nova identidade visual da marca especializada em utilitários do grupo FCA – Fiat Chrysler Automóveis, na qual se destaca o logotipo da Ram no centro. Com isso, o estilo frontal ganhou um ar mais sofisticado, mas sem perder a imponência digna da maior e mais forte picape do mercado nacional. Mas os fãs e seguidores da tradicional logomarca com o cabrito montês não foram deixados de lado, pois ela continua brilhando na tampa traseira, detalhe exclusivo para o Brasil na versão Laramie, que já está à venda.


Além do visual, a Ram 2500 ganhou os sistemas Android Auto e Apple CarPlay no central multimídia Uconnect, cuja tela de toque tem 8,4 polegadas. Dessa forma, o quesito conectividade foi aprimorado na picape que tem na força outro de seus grandes atributos.


Afinal, o motor turbo diesel Cummins de 6,7 litros distribuídos em seis cilindros em linha desenvolve 330 cv de potência e 104 kgfm de torque. Números capazes de proporcionar à Ram 2500 a impressionante capacidade de rebocar 7.750 kg, outro recorde na categoria. O câmbio é automático de seis marchas e a tração 4x4 (com reduzida) está à disposição do motorista por meio do seletor no painel.


Destacam-se na enorme lista de equipamentos de série: seis air bags, controle de tração, controle de estabilidade, monitoramento eletrônico de rolagem da carroceria, controle de balanço do reboque, pontos Isofix, bancos de couro (sendo os dianteiros com aquecimento e ventilação, ajustes elétricos dos bancos da frente (10 direções para motorista e 6 para passageiro), ar-condicionado de dois quadrantes com saída de ar para o banco traseiro, dois porta-objetos Ram Box™ nas laterais da caçamba (102 litros cada), sistema de som premium com 9 alto-falantes mais subwoofer, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, volante ajustável em altura e profundidade, estribos laterais e extensor de caçamba, entre muitos outros.


A Ram 2500 Laramie tem o preço sugerido de R$ 264,9 mil (com frete incluído) e está disponível nas cores metálicas Cinza Granite Crystal, Cinza Maximum Steel, Prata e Preto, além de Branco (perolizada) e Vermelho Flame (sólida). Por dentro, o revestimento pode ser preto ou caramelo.

* Press Release/Fiat Chrysler Automobiles.

>>> SPRINTER AMBULÂNCIA


Sprinter ambulância assegura agilidade, conforto e segurança no atendimento móvel de urgência

Referência de mercado no atendimento móvel de urgência e emergência, em aplicações como ambulância, UTI móvel e UTI resgate, a linha Sprinter da Mercedes-Benz foi atração na Hospitalar 2018, principal evento do setor no Brasil e nas Américas, realizado no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 22 e 25 de maio.

Duas ambulâncias implementadas sobre furgões Sprinter foram expostas pelo concessionário De Nigris na feira, num estande em parceria com a Max Emergências Médicas, parceira de empresas de saúde privada no estado de São Paulo.

“A Sprinter ambulância assegura agilidade, conforto e segurança no socorro de urgência e de emergência, reafirmando sua versatilidade de aplicação”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil. “Além disso, se destaca no setor de saúde pela avançada tecnologia, performance e qualidade, agregando valor à prestação de serviços dos nossos clientes”.

Segundo o executivo, os veículos Sprinter da Mercedes-Benz sobressaem nos serviços de socorro médico por seu trem de força e diâmetro de giro, que garantem facilidade de manobra e agilidade no trânsito. “Isso resulta numa operação com eficiência e confiabilidade, fatores essenciais para quem atua com transporte no setor da saúde”, ressalta Jefferson.

O amplo espaço interno dos furgões Sprinter propicia conforto e segurança para os pacientes e também praticidade e comodidade aos profissionais de saúde.

A implementação dos veículos para remoção médica e hospitalar é feita por empresas especializadas. Os furgões Sprinter, assim como os chassis com cabina, são reconhecidos nesse setor pela facilidade e agilidade nos trabalhos de transformação dos veículos em vários tipos de UTI móvel, bem como de UTI resgate e ambulância. A robustez construtiva da Sprinter contribui para a execução de um produto final de elevada qualidade.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

sexta-feira, 25 de maio de 2018

>>> LINK DA SEMANA


Projeto bem bacana combinando gastronomia e Kombi...

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>>> CHEGANDO...


Volvo V60 chegará ao
mercado brasileiro em agosto

A Volvo irá começar vender o V60 no Brasil em agosto, mas a pré-venda começará no dia 1ª de junho. Com versão única disponível, batizada de Momentum T5, a perua da marca sueca será comercializada por R$ 199.950. O motor será um 2.0 turbo capaz de gerar 254 cv sempre com um câmbio automático de oito marchas e tração traseira.


A principal novidade é o sistema de condução semiautônoma, que consegue manter a trajetória e a distância do veículo à frente entre 30 e 130 km/h. O motorista precisa apenas segurar o volante para que a função seja aplicada. Uma série de itens eletrônicos também equipam o Volvo V60, como, por exemplo, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, câmera de ré, aletar de colisão frontal, leitor automático de placas de velocidade, assistente de faixa e o concierge Volvo On Call. 


O sistema multimídia é sensível ao toque e chega ao mercado com 9 polegadas associado a um som de 10 alto-falantes e 330 watts. O motorista que optar pela compra do Volvo V60 ainda pode encontrar ar-condicionado de duas zonas, quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas, faróis de leds, bancos em couro com ajustes e memória para o motorista, rodas aro 18, seletor de modos de condução, airbags frontais, laterais e tipo cortina. 

* Renê Saba/Car And Driver Brasil.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

>>> GALERIA #0029


Ford F-100 Ranger XLT (1972)











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>>> THUNDER +


Neobus expõe Thunder +
urbano na Fenatral 2018

A Neobus participa da Fenatral 2018, que está sendo realizada em Recife, PE, até 19 de maio. A fabricante expõe o micro-ônibus Neobus Thunder +, um dos modelos líderes de vendas no seu segmento de atuação no mercado brasileiro.


O Neobus Thunder + se destaca pela robustez e versatilidade e tem como principais características o maior espaço interno, com 2.400 mm de largura interna no salão de passageiros, e a eficiência na operação. O modelo possui piso plano sem caixas de roda no salão, iluminação interna em LED, faróis com máscara cromada e iluminação diurna em LED. As lanternas traseiras também são em LED.

Com 8.950 mm de comprimento, conta com duas portas com configuração urbana para embarque em desembarque, sistema de ar-condicionado e itinerários eletrônicos para fácil visualização do destino pelos passageiros.

* Press Release/San Marino Neobus.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

>>> IMAGEM DA SEMANA


2006 Alfa Romeo 159 Q4 Sportwagon.

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>>> CHEVROLET DE ESTIMAÇÃO


Furgão Chevrolet 3800 de
1953 rouba a cena por onde passa

Os encontros organizados pelo Chevrolet Club do Brasil de Carros Antigos, na capital paulista, são um rico inventário de modelos fabricados pela GM norte-americana e suas divisões. No acervo dos sócios, há desde veículos nostálgicos, como Fleetline, Bel Air e Cadillac, até ícones esportivos, caso do Camaro e do Corvette. Mas a majestade entre as estrelas – e que nunca deixa de marcar presença nos eventos do grupo – é um furgão 3800 feito em 1953.


Primeiro exemplar a receber placas pretas no País (seu certificado de originalidade é o de número 001), o utilitário foi adquirido pelo CCBCA em meados da década de 80. O clube precisava de um veículo de apoio e a diretoria queria um carro que representasse a essência do grupo, como uma espécie de marca registrada.


O furgão foi encontrado por um dos diretores em um evento de antigos no Shopping Center Norte, na capital, que negociou sua compra. Estava bem conservado e, embora não esconda os sinais da passagem do tempo, ainda mantém o vigor.

Afinal de contas, é preciso estar com a “saúde” em dia para cumprir as missões que a atribulada agenda do clube requer. Nos encontros do CCBCA, é no Chevrolet que são transportados os comes e bebes e também materiais como cadeiras e barracas, por exemplo.


Quando os membros vão com suas relíquias a algum evento no interior do Estado, o furgão escolta a caravana, fazendo as vezes de carro madrinha.

Além disso, o 3800 participa de ações filantrópicas promovidas pelo CCBCA ao longo do ano, como campanhas do agasalho e distribuição de alimentos a entidades assistenciais.

Mecânica

Quem normalmente assume o volante do Chevrolet e faz eventuais reparos é Carlos Angelim, dono de uma oficina mecânica e sócio do clube. Mas os outros membros do grupo também dão seus pitacos.


“Pelo menos 80% dos sócios são da terceira idade e têm larga experiência com modelos dessa época. Por isso, sabem detectar problemas com facilidade e sugerir melhorias”, conta o presidente do conselho do CCBCA, Jerônimo Ardito.

Segundo ele, o furgão é valente e não dá dor de cabeça. Durante as mais de três décadas sob os cuidados do clube, seu motor de seis cilindros e 92 cv nunca foi retificado.


A única dificuldade são os pneus (que precisam ser importados, pois não há peças nacionais nas medidas utilizadas no modelo) e no sistema elétrico, que tem bateria de 6 volts. Além de raras, elas são menos duráveis que as atuais, de 12 volts.


Dono de uma empresa de ônibus, Ardito afirma que adora guiar o 3800. “É uma delícia de dirigir. A marcha lenta tem a regularidade da de um modelo novo”, descreve, acrescentando que se trata de um carro para iniciados. “Se você o entregar para qualquer um, a pessoa não saberá ligar o motor (a partida é mecânica e acionada por pedal) e nem trocar as marchas.”


História. O Chevrolet 3800 faz parte da família de modelos comerciais lançada pela GM logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A linha leve, chamada de Thriftmaster, tinha as versões 3100 e 3600, além do próprio 3800, enquanto a pesada, Loadmaster, incluía as variantes 4100, 4400, 6100 e 6400. Com elas, a empresa oferecia, entre picapes, furgões e caminhões, opções com capacidade de carga de 1.905 kg a 7.250 kg.


Dos modelos da linha leve, o de maior sucesso no Brasil foi o 3100, apelidado carinhosamente de “Boca de Sapo” por causa do desenho da dianteira. Após ser nacionalizado, o utilitário deu origem às picapes que ficaram conhecidas como “Marta Rocha” (1955-1959) e “3100 Brasil” (1959-1963).

* Thiago Lasco/Jornal do Carro.

>>> BMW NO RETTMOBIL 2018


BMW Group expõe veículos
especiais no RETTmobil 2018

Versões especiais do novo BMW X3, do MINI John Cooper Works e da BMW F 750 GS estão entre as principais atrações da 18ª edição da RETTmobil, a principal feira europeia de veículos para serviços de emergência e mobilidade, realizada anualmente em Fulda, na Alemanha, e que ocorrerá até dia 18 de maio. A nova geração do SAV (Utilitário de Atividade Esportiva, em português) médio é apresentada no evento em duas variantes: uma como veículo do Corpo de Bombeiros e outra como ambulância.


A versão X3 xDrive20d exposta é equipada com um motor turbodiesel, de quatro cilindros e 2.0 litros, com 140 kw/ 190 cv e 400 Nm de torque, serviu como base para a customização. Chama a atenção a caracterização externa que agrega faixas vermelhas sobre o capô, para-choques e laterais da carroceria, a inscrição “Bombeiros” nas portas dianteiras e traseiras, além de um sistema especial de luzes de emergência instalado no teto do veículo. O conjunto inclui ainda iluminação frontal com LEDs azuis e luzes de pisca na tampa do porta-malas para melhor reconhecimento e segurança das equipes de resgate. O modelo ainda traz antena para GPS, rádio digital, dispositivo para aparelhos de radiofrequência, tomada elétrica de 230 Volts e dispositivo para carregamento de baterias.


Já o MINI John Cooper Works ganhou fardamento policial, porém mais sintonizado com seu perfil contemporâneo e urbano, assegurando uma aparência atraente e voltada para maior aceitação do público. Afora a inscrição “Polícia”, em alemão, com as letras fora de alinhamento, e da pintura azul ‘escorrida’ na carroceria, o modelo exibe pinças de freio na cor vermelha e faixas amarelas que cruzam as laterais. O MINI John Cooper Works policial conta com um motor de quatro cilindros, 2.0 litros, com 170kw/ 231 cv e transmissão automática esportiva Steptronic.


Já a nova BMW F 750 GS recebeu equipamentos para prestar atendimentos de emergência de forma ágil e rápida. E parte destes atributos se devem à sua reconhecida capacidade off-road. A motocicleta vem equipada com sinalizadores e giroflex em LED, com iluminação comutável nas cores azul e amarelo, além de luzes e sirene acionados por meio de um painel de controle compacto e de fácil alcance das mãos. O piloto ainda tem à disposição assento ajustável, suporte para rádio e estojos laterais. A F 750 GS vem de série com modos de condução para pisos de baixa aderência, freios com ABS, luz de freio dinâmica e dois programas de pilotagem adicionais: ‘Dynamic’ e ‘Enduro’.


O motor que impulsiona a motocicleta é um bicilíndrico, em linha, de quatro tempos, com 853 cm³, de 57 kw/ 77 cv e 83 Nm de torque. A velocidade máxima é de 190 km/h. O RETTmobil 2018 contará, neste ano, com 530 expositores, de 20 países. A expectativa de público é de 28 mil visitantes.

* Press Release/BMW Group.

segunda-feira, 14 de maio de 2018

>>> VÍDEO DA SEMANA



Detalhes da Kombi mexicana modelo Caravelle, ano 1992...

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>>> EM TESTE


Ford amplia programa de teste
de vans híbridas plug-in na Europa

A Ford está ampliando o seu programa de teste de vans híbridas plug-in na Europa, também chamadas de PHEV (“plug-in hybrid electric vehicles”), que além de serem recarregadas na tomada têm um motor a combustão para alimentar as baterias quando necessário. Depois de lançar no começo do ano um experimento com 20 vans Transit híbridas plug-in em Londres, rodando em diferentes frotas, desde polícia a serviços de entrega, a empresa anunciou que vai iniciar um teste semelhante em Valência, na Espanha.


O teste na cidade espanhola tem como foco a aplicação da Transit PHEV em frotas pequenas e médias, usando sua capacidade de rodar mais de 50 quilômetros exclusivamente no modo elétrico para melhorar a qualidade do ar e a mobilidade. Para viagens mais longas, o veículo também conta com o premiado motor 1.0 EcoBoost a gasolina, que recarrega as baterias e aumenta a autonomia.


Conhecidas pelos grandes desafios para a movimentação de pessoas, entregas e serviços, as cidades estão entre os ambientes de trabalho mais difíceis para as vans. A parceria da Ford com a Comunidade Valenciana e a cidade de Valência faz parte do investimento de US$ 11 bilhões da empresa para o lançamento de 40 veículos híbridos e elétricos em todo o mundo até 2022, incluindo 16 automóveis totalmente elétricos. A Transit PHEV está programada para ter a produção de volume iniciada em 2019.


“Na Ford, estamos comprometidos em enfrentar os desafios da mobilidade urbana, usando a inovação e a tecnologia para facilitar a movimentação de pessoas, bens e serviços”, disse Steven Armstrong, presidente e CEO da Ford Europa, Oriente Médio e África. “Como não há duas cidades iguais, é vital ver a questão da mobilidade de várias perspectivas. Nossa pesquisa em Valência ajudará a entender os benefícios do uso de frotas pequenas e médias movidas a energia elétrica”.


“Os desafios ambientais e de mobilidade enfrentados por cidades como Valência só podem ser enfrentados por uma liderança forte e inovações ousadas”, disse Ximo Puig, presidente da Comunidade Valenciana. “Estamos muito satisfeitos com a parceria da Ford, que está trazendo suas tecnologias inovadoras para a cidade.”

* Press Release/Ford Motor Company.

>>> PADRÃO DIFERENCIADO


Marcopolo desenvolve primeiro ônibus Paradiso 1600 LD com 15 metros de comprimento

A Marcopolo desenvolveu o primeiro ônibus rodoviário Paradiso 1600 LD (Low Driver) com 15 metros de comprimento. O veículo foi projetado com exclusividade para a Ciudad de Pilar, uma das principais operadoras de transporte rodoviário do Paraguai e será utilizado em rotas intermunicipais do país.


Segundo André Armaganijan, diretor de Estratégia e Negócios Internacionais da Marcopolo, com a nova configuração é possível oferecer uma fileira de poltronas a mais no ônibus. “Decidimos projetar um modelo que atendesse a nova norma paraguaia para veículos rodoviários e que proporcionasse ganhos de espaço, conforto, maior capacidade do bagageiro e vantagens para o operador e os passageiros em relação aos veículos convencionais de 14 metros de comprimento. A Ciudad de Pilar é cliente desde 2000 e está sempre apresentando novidades para seus clientes”, explica o executivo.

O Marcopolo Paradiso 1600 LD possui chassi Scania K410 B 8x2, vidros colados, aparelho de ar-condicionado Spheros CC355, com saídas individuais, tomadas USB para carregamento de equipamentos eletrônicos e sistema de áudio e vídeo com CD Player, DVD e cinco monitores de 15,6 polegadas. Tem capacidade para transportar 48 passageiros em poltronas semileito com 1.060 mm de largura, que proporcionam diferenciado padrão de conforto, segurança e ergonomia.

O veículo tem iluminação do salão de passageiros toda em LED, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. O LED está presente também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque. A configuração interna foi desenvolvida para proporcionar ainda mais conforto, com cores e iluminação diferenciadas. 


Conta ainda com sanitário mais prático, confortável e espaçoso. O novo exaustor diminui o ruído de funcionamento e amplia a eficiência na renovação do ar natural. A torneira e a descarga têm acionamento sensível ao toque, com pia posicionada no sentido longitudinal, o que aumenta o conforto quando em uso durante a viagem. 

A empresa Ciudad de Pilar tem rotas que interligam os municípios de Assunção, Encarnación e Pilarem com serviços Premium e um programa contínuo de renovação de frota que oferece conforto e praticidade para seus passageiros. A companhia é referência no setor de transporte público de passageiros do Paraguai.

* Press Release/Marcopolo S.A.

sexta-feira, 11 de maio de 2018

>>> LINK DA SEMANA


O mecânico especialista em restaurar caminhões militares...
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>>> TIGGO 2


Caoa Chery lança Tiggo 2 em duas versões

Acabou o suspense. Após diversos teasers e anúncios, a Caoa Chery enfim lança o Tiggo 2, primeiro modelo da nova marca. O utilitário esportivo chega em duas versões Look e ACT, que têm como destaques suspensão mais altas entre os SUVs (18,6 centímetros), espaço interno mais amplo, bom conteúdo tecnológico, design e qualidade. Custam R$ 59.990 e R$ 66.490. O teto preto acresce R$ 1.500.


Nas duas versões, o motor é 1.5 flex de 110 cv com gasolina a 115 cv com etanol – torque (força) de 13,8 kgfm a 14,9 kgfm –, associado a uma transmissão manual de cinco velocidades.


A versão Look traz com ar-condicionado, pacote elétrico completo, rodas de liga leve aro 16, Isofix, sensor de estacionamento traseiro, DRL (luz diurna de rodagem) e entre outros itens.


A ACT, além de todas as opções oferecidas na versão Look, traz teto solar, central multimídia de 8 polegadas com espelhamento de celular Android e IOS, controle de estabilidade e de tração, assistente de partida em rampa, volante multifuncional em couro, piloto automático e ar-condicionado automático, entre outros itens.


São interessantes as proporções do modelo, que traz entre-eixos de 2,56 metros. Tem 4,20 m de comprimento, 1,57 m de altura e 1,76 m de largura. O porta-malas é de 420 litros. O Tiggo 2 será ofertado em cinco cores, sendo duas sólidas (banco e preto) e três metálicas (prata, azul e marrom). Na versão ACT, existe a opção de teto pintado em preto para as cores prata, branco e azul.


Segundo a Caoa Chery, a rede forte de vendas e pós-vendas fará do modelo um grande sucesso. Além das 25 lojas existentes, a previsão é inaugurar 30 novas concessionárias até dezembro. A princípio o carro será oferecido com transmissão manual, porém a automática chega ainda neste semestre.


Produzido na em Jacareí (SP), a expectativa de vendas é de 8.000 unidades até o final do ano. O modelo tem três anos de garantia para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio.


O Tiggo 2 está nas concessionárias desde a primeira semana de abril, também disponível para test-drive. A marca promete lançar outros três veículos ainda em 2018.

* Luís Perez/Carpress.