sexta-feira, 20 de março de 2020

>>> LINK DA SEMANA


Um breve histórico sobre os primeiros caminhões que rodaram pelo Brasil...

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>>> NOVO TRACKER


Novo Chevrolet Tracker estreia novo design, tecnologias inovadoras de segurança e conectividade

O Novo Tracker chega com potencial para liderar uma verdadeira transformação no segmento de SUVs. Isto porque o modelo da Chevrolet foi completamente atualizado e seu novo conjunto antecipa tendências nos quesitos mais valorizados pelo consumidor: design, segurança, conforto, conectividade e desempenho.


Muda também a estratégia, já que o Novo Tracker passa a ter maior oferta com o início da produção local. O modelo também amplia seu leque de configurações, permitindo competir nas faixas com maior demanda comercial. O desenvolvimento do novo SUV global da Chevrolet foi baseado desde em pesquisas de engenharia até estudos de inteligência de mercado, incluindo clínicas com clientes.

“O Novo Tracker é SUV de série. Inova por entregar tudo aquilo que o consumidor realmente valoriza, sem precisar fazer renúncias. Traz porte de SUV de verdade e oferece tecnologias que tornam o dia a dia bem mais prático e seguro, como o Wi-Fi e o alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma de emergência”, explica Carlos Zarlenga, presidente da GM América do Sul.

Para o executivo, a ampla base de clientes conquistados com os anos consecutivos de liderança da Chevrolet será fundamental para impulsionar as vendas do Novo Tracker, que começam nas mais de 500 concessionárias da marca pelo país.


O modelo conta ainda com outro importante argumento: é SUV Flex mais econômico. Tanto na cidade como na estrada, de acordo com o Inmetro.

O Novo Tracker chega com duas opções de motorização turbo (1.0T e 1.2T), duas opções de transmissão de seis marchas (manual e automática) e quatro opções de acabamento (versão de entrada, LT, LTZ e Premier).

Para a carroceria há um leque com sete opções de cores, incluindo a de lançamento Azul Power, exclusiva do modelo topo de linha.

Design com a mais pura essência de um SUV

O Novo Tracker mescla robustez, esportividade e elegância - tudo com muita personalidade. Começa impressionando pelo porte, já que o modelo cresceu em comprimento (12 mm) e na largura (15 mm), enquanto a altura foi ligeiramente reduzida para dar proporções mais contemporâneas.

“O Novo Tracker traz a verdadeira essência de um SUV, com um conjunto harmônico marcado por recursos de design que impressionam e fazem o carro parecer ainda mais imponente”, destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da GM América do Sul.


Começando pela lateral, é possível notar a silhueta extremamente dinâmica pautada pela aerodinâmica. Descendo os olhos, observa-se que o Novo Tracker ganhou uma terceira janela na coluna C, ampliando a visibilidade em manobras.

Pouco mais embaixo, há uma linha ascendente que conecta faróis, maçanetas e lanternas. Os vincos acentuam o estilo atlético que definem o design do SUV da Chevrolet. Também trazem um efeito de luz e sombra muito interessante com o propósito de valorizar a personalidade única do modelo.

A parte inferior da carroceria foi uma das que recebeu maior atenção dos designers. Ela reforça o aspecto de robustez do veículo. Toda a base dos para-choques, das portas e dos para-lamas contam com uma moldura escura que acentua a distância do veículo em relação ao solo. No centro, a peça é trabalhada com elementos tipo 3D típica dos veículos utilitários. Também tem caráter funcional, pois ajuda a proteger a lataria. Outro ponto marcante fica por conta do formato mais quadrado das caixas de roda.

A porção lateral costuma concentrar boa parte da força e da identidade de um SUV. Também por este motivo o Novo Tracker vem equipado com rodas de alumínio de série. Na versão Premier elas são de 17 polegadas com superfície usinada, fundo cinza metálico e aros “flutuantes” cromados para combinar com outros acabamentos em mesmo tom. As rodas trazem cinco parafusos para, além de maior poder de fixação, permitir uma perfeita harmonização.


O modelo também impressiona pelo seu aspecto tecnológico, destacado inicialmente pelos inéditos faróis Full LED. Seus projetores para luz baixa e alta têm poder de iluminação de duas a três vezes maior que sistemas tradicionais, o que se traduz em maior segurança. Os faróis trazem ainda luzes de condução diurna (DRL) e um inovador sistema de luz auxiliar lateral que amplia em 11% a área iluminada em manobras e curvas. A luz de sinalização dianteira também é de LED, fica no para-choque e se diferencia pelo formato verticalizado.

O Novo Tracker chega com a mais recente linguagem de design dos SUVs globais da Chevrolet. O capô é marcado por vincos para dar maior rigidez à peça. A grade superior é mais estreita e acomoda a gravata dourada, enquanto a inferior é mais larga para ajudar na refrigeração do motor, com destaque para o formato estilizados das aletas. Já na base do para-choque há um aplique em cor diferenciada.

Na versão Premier existem LEDs também nas lanternas traseiras, agora bipartidas. À noite, criam uma espécie de assinatura luminosa que facilita a identificação do veículo. Como cada uma das partes conta com múltiplos LEDs, o efeito luminoso é idêntico ao de veículos premium, agregando charme até mesmo quando apagadas.

A tampa traseira foi completamente redesenhada, seguindo o mesmo padrão estético das demais superfícies. Para valorizar os vincos da área central e o logo Chevrolet, o suporte da placa do carro foi deslocada para o para-choque, que acomoda ainda refletores, a luz de neblina e um extensor, que, como na parte dianteira e o rack de teto, vem pintado em cor diferenciada. São detalhes como estes que ajudam a acentuar o espírito aventureiro do carro.

Para aquele cliente que valoriza um toque de personalização ou quer enfatizar a personalidade SUV do Novo Tracker foi desenvolvido um pacote de acessórios com mais de 30 peças exclusivas.

Interior tecnológico, espaçoso e requintado

As maiores dimensões externas combinadas com o entre-eixos 15 mm alongado e a redistribuição dos elementos mecânicos refletiram em um maior aproveitamento do espaço interno. Outro aspecto que chama a atenção dos ocupantes é a combinação de formas, cores, materiais e texturas da cabine do Novo Tracker. O resultado é um ambiente extremamente aconchegante e de aspecto sofisticado.


Os traços horizontalizados reforçam a sensação de amplitude do painel, que está mais largo e foi levemente rebaixado para dar uma maior sensação de domínio da direção. O design da peça foi pensado para a melhor visualização dos instrumentos pelo motorista. A tela central de LCD de oito polegadas tipo pedestal, por exemplo, que é o grande protagonista e, assim como toda a porção central do painel, fica levemente inclinada para facilitar o acesso aos comandos.

O quadro de instrumentos é bastante moderno e de fácil leitura, concentrando as informações mais relevantes. O velocímetro e o conta-giros contam com grafismos exclusivos e ponteiros iluminados por LEDS. No meio há a tela de TFT colorida, que exibe o nível de combustível e quais ocupante traseiros estão ou não com o cinto de segurança afivelados. Ali fica também o visor do computador de bordo de até 14 funções, entre elas o indicador de distância do veículo à frente, o monitoramento da pressão dos pneus e o percentual da vida útil do óleo.

As partes que o motorista mantém maior contato receberam atenção especial dos designers. O principal deles é o volante, que garante boa empunhadura e permite ajustes de altura e profundidade. Sua base reta foi pensada para dar maior liberdade no embarque e desembarque, além de agregar esportividade.

O volante conta ainda com uma série de teclas. Nas do lado esquerdo ficam os comandos do limitador de velocidade e do controlador de velocidade de cruzeiro, enquanto que nas do lado direito estão os botões de atalho para o sistema multimídia e para o comando de voz.

O acabamento interno das portas está totalmente integrado com o do painel, com linhas e materiais que criam um aspecto de continuidade. Destaque para acabamento em dois tons (Preto JetBlack e Azul Captain) na versão Premier. Além da bela trama da cobertura dos alto-falantes, chama a atenção o puxador de porta de alça larga alusivo ao universo dos autênticos SUVs.


Assim como o volante, o apoio de braço do console central também é revestido com material agradável ao toque. À frente há porta-objetos com um interessante suporte para smartphones, que deixa o aparelho melhor encaixado para evitar ruídos de trepidação. A bela manopla da transmissão e o carregador wireless também ficam apoiados sobre o console central, que se estende até os comandos do ar-condicionado, da tecla que permite a desativação do sistema Stop/Start, e os botões das travas das portas e do assistente de estacionamento.

Logo acima ficam as saídas de ar do sistema de refrigeração, que contam com formatos personalizados e molduras em cinza acetinado no melhor estilo “high-tech”.

Outro elemento de estilo marcante da cabine são os bancos extremamente confortáveis. Os dianteiros são do tipo envolventes com apoios nas laterais e revestidos em material premium nas versões mais sofisticadas. Costura pespontada e detalhes personalizados típicos de produtos executados por artesões são exclusividades do modelo topo de linha Premier.

“No caso do Novo Tracker, optamos por um interior de linhas mais minimalistas, diferentemente do que observamos em outros SUVs. Ao mesmo tempo, os incertos do painel têm um padrão único desenvolvido para este carro que dão um toque especial”, descreve Dagoberto Tribia, diretor global de Design de Interior do produto.

Os ocupantes traseiros também viajam com muito conforto. São igualmente beneficiados pelo aumento das dimensões, principalmente para a área das pernas (+74 mm), ombros (+46 mm) e cabeça (+19 mm). No Novo Tracker, os assentos são do tipo anfiteatro, ou seja, quem viajam atrás senta em um patamar mais alto para melhor visibilidade. O encosto de braço central é basculante e conta com porta-copos. A comodidade é complementada por compartimentos no dorso do banco dianteiro e nas laterais das portas. A variedade de formatos desses espaços garante a acomodação de objetos de diferentes como garrafas, eletrônicos, livros, brinquedos.

A sensação de espaço interno e de liberdade ganham uma outra dimensão com as janelas extras laterais e a opção do teto-solar panorâmico, que ampliaram a área envidraçada do carro em até 15%.

Outra grande evolução do novo SUV da Chevrolet está no compartimento de bagagem 30% maior. Ele se aproxima agora dos 400 litros de capacidade. Um recurso interessante é que a base agora pode ser ajustada em dois níveis de altura. No mais baixo, o usuário amplia a área de transporte em 36 litros. Já com a bandeja no nível mais alto, cria-se uma espécie de superfície plana quando o encosto dos bancos é rebatido, o que facilita a acomodação de objetos compridos ou pesados.

Segurança e comodidades sem concessões

O segmento dos SUVs compactos é o que mais cresce em volume, atraindo consumidores dos mais diversos perfis. Apesar de o estilo parrudo e do porte avantajado aparecerem como razões de compra, existem outras características valorizadas.

Enquanto clientes que migram de veículos de entrada costumam preferir SUVs mais econômicos e com bom desempenho, aqueles acostumados a automóveis de passeio maiores e mais confortáveis prezam por SUVs que ofereçam sofisticação e tecnologias inovadoras de segurança e conectividade.

De acordo com clínicas de mercado promovidas pela GM com consumidores, o Novo Tracker mostrou ser o único em sua categoria a oferecer um conjunto abrangente que atenda de forma equilibrada todos os quesitos mais desejados.


No caso dos SUVs da concorrência, os clientes consideraram ao menos um grave desapontamento, entre eles a falta de espaço para bagagens, acabamento interno, escassez de equipamentos de série, baixa performance do motor, desenho ultrapassado, rede de assistência técnica escassa.

“Os diferenciais do Novo Tracker vão além do design e do refinamento. O SUV da Chevrolet inova desde sua estrutura exclusiva, que contribui também para uma melhor dirigibilidade e, principalmente, segurança”, diz Valério Domingues, engenheiro-chefe global do produto.

Aliás a estrutura do veículo é completamente nova. O modelo conta agora conta maior percentual de aços de alta resistência e mais uma série de tecnologias que contribuem para que o veículo tenha, no segmento, o mais abrangente pacote de itens de proteção aos ocupantes.

São seis airbags, cintos de segurança dianteiros com sistema de pré-tensionadores, controle eletrônico de estabilidade e assistente em partida em rampa de série em toda as versões, assim como recursos altamente tecnológicos que otimizam a performance do veículo.

O sistema de freios do Novo Tracker é um dos mais eficientes da categoria e conta com diversos recuros:
Assistente de frenagem para situações de perda de eficiência por aquecimento. O carro é capaz de identificar potenciais situações de perda de eficiência de frenagem por aquecimento do sistema, como geralmente acontece em descidas de serra, quando a frequência e a intensidade de uso do equipamento é mais intensa. Neste caso, o veículo aumenta automaticamente a pressão do conjunto hidráulico para que o motorista não precise elevar demasiadamente a força de aplicação no pedal para realizar as frenagens.
Mais um mecanismo interessante refere-se à atuação do sistema de freio em curvas. O veículo analisa constantemente a velocidade, a aceleração lateral e o ângulo de esterçamento do volante para otimizar a distribuição da força de frenagem em cada roda, aumentando a estabilidade e melhorando a dirigibilidade do carro inclusive em condições cotidianas de uso, antes de situações consideradas extremas, quando existe a necessidade de intervenção do sistema eletrônico de estabilidade.
O veículo conta ainda com recurso que ajuda a manter a trajetória em frenagens em linha reta, podendo aplicar uma força específica em cada roda, compensando variações comuns de aderência da pista ou da distribuição irregular do peso de carga, por exemplo.
Outra novidade é a opção do sistema de alerta de colisão com sistema de frenagem autônoma em caso de emergência para mitigar ou mesmo evitar acidentes. Um recente estudo interacional mostrou que este tipo de tecnologia é capaz de evitar até metade das colisões frontais de trânsito. Uma câmera localizada no alto do para-brisas faz o monitoramento visual, enquanto sensores ultrassônicos fazem a leitura a fim de detectar a aproximação de algum outro veículo à frente. Primeiro, o Novo Tracker tanta alertar o condutor por meio de um alarme sonoro e de um faixo luminoso que é refletido na base do para-brisas. Caso não haja qualquer reação do motorista, o sistema aciona automaticamente os freios.

O pacote de segurança do Novo Tracker ainda oferece alerta de ponto cego, sensores de estacionamento dianteiros, traseiros e laterais com indicação gráfica no computador de bordo e câmera de ré com linhas guias que projetam a movimentação do veículo conforma o ângulo de esterçamento do volante.

Outra tecnologia exclusiva do Novo Tracker no segmento é o serviço de telemática avançada OnStar. Ele foca em dois pilares: segurança e proteção.

Proteção, pois, caso o carro seja roubado, o sistema é capaz de localizar o veículo e até forçar a sua parada para auxiliar na recuperação por parte da polícia. Em relação a segurança, um dos serviços é o de resposta automática em caso de acidente. Numa batida com deflagração dos airbags, o carro irá enviar um sinal à central de atendimento para que faça contato com os ocupantes via um canal telefônico exclusivo e, se necessário, providencie socorro adequado.

O Novo Tracker também se diferencia pela extensa lista de itens complementares de conforto e comodidade – muitos deles comuns apenas a veículos de categoria superior.

São itens que facilitam o dia a dia do usuário, como o assistente de estacionamento semiautônomo para vagas paralelas e perpendiculares. O sistema é capaz de girar o volante sozinho e ajudar a encaixar o veículo até mesmo em vagas mais apertadas. As instruções são passadas ao motorista na tela do veículo.

O conceito de “Smart SUV” se faz presente através do sensor de chuva, que aciona e ajusta automaticamente a intensidade de varredura dos limpadores conforme a condição climática e a velocidade de cruzeiro do veículo. Já o sensor crepuscular aciona automaticamente os faróis quando a luminosidade natural fica reduzida.

Ainda dentro dessa lógica de automação tem a chave inteligente. Ao se aproximar do carro, mesmo que com a chave dentro do bolso, o veículo identifica o usuário e permite o destravamento das portas e o acionamento da ignição por botão. A chave eletrônica é um item de série desde a versão LT e permite comandar remotamente a abertura e o fechamento das janelas.

O Novo Tracker também pode vir equipado com retrovisor eletrocrômico, no qual o espelho se escurece temporariamente para evitar ofuscamento da visão do motorista enquanto um veículo logo atrás trafega com a luz alta ou desregulada, por exemplo. O ar-condicionado digital está mais eficaz e pode ser comando pela tela do Mylink.

A melhor definição de performance

O desenvolvimento mecânico do Novo Tracker foi pautado pela melhor relação entre prazer ao dirigir, eficiência energética e baixo custo de manutenção. A fórmula encontrada pelos engenheiros da GM para alcançar este perfeito balanço foi o investimento em tecnologias inovadoras.

A dirigibilidade é fruto da adoção de uma arquitetura modular completamente nova e otimizada para as características do modelo. Apesar da carroceria estar maior, o carro ficou até 144 kg mais leve que a geração anterior, o que contribui bastante para os avanços em dirigibilidade.

O eixo traseiro agora tem perfil fechado e 8,5 kg a menos, trazendo maior controle dinâmico do veículo, enquanto uma estrutura avançada do chassi - inédita na categoria – agrega maior rigidez e permite um ajuste mais fino da suspensão. Destaque também para a perfeita calibração da direção, que mescla esportividade e conforto em proporções que variam conforme a situação de rodagem.

Tudo isso se soma aos avanços no processo produtivo. O SUV passa a ser feito na fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP) dentro já do conceito de Indústria 4.0, que agrega principalmente produtividade e qualidade na execução.

Em relação ao ponto da eficiência energética, o Tracker inova mais uma vez no que se diz respeito ao downsizing.

O novo modelo estreia com uma nova família de motores turbo que o deixam até 17% mais econômico. Índices que posicionam o modelo como o Flex mais econômico do seu segmento mesmo em condições combinadas de uso, apontam as médias do Inmetro.

São duas opções de propulsores ECOTEC três cilindros: 1.0T (16,8 kgfm e 116 cv) e 1.2T (21,4 kgfm e 133 cv), esta última disponível exclusivamente com transmissão automática.

Na configuração de entrada, com transmissão manual, o Novo Tracker mostrou rodar médias até 14,8 km/l (G) e 10,4 km/l (E) em perímetro rodoviário e até 13 km/l (G) e 9 km/l (E) em trechos urbanos, números impressionantes levando em consideração o tamanho do veículo. Com transmissão automática as médias de consumo do Novo Tracker 1.0T são 13,7 km/l (G) 9,6 km/l (E) e 11,9 km/l (G) e 8,2 km/l (E), respectivamente.

Já o modelo 1.2T percorre, na estrada, médias de 13,5 km/l (G) e 9,4 km/l (E). Na cidade, os números passam para 11,2 km/l (G) e 7,7 km/l (E).

Quanto ao comportamento em acelerações e retomadas de velocidade, o Novo Tracker 1.0T se destaca em relação a outros modelos turbinados ou a modelos até 1.8L aspirados. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 10,9s.

Para quem busca um SUV mais potente, a Chevrolet oferece o Novo Tracker 1.2T, que tem desempenho semelhante a rivais com motor 2.0L aspirados, por exemplo.

Outra vantagem dos motores do Novo Tracker é que eles trabalham numa faixa de rotação mais baixa, o que contribui para um maior silêncio a bordo. As duas opções de propulsores contam com o que há de mais atual em termos tecnológicos no segmento, como bloco de alumínio, cabeçote com duplo comando variável de válvulas, coletor de escape integrado, bomba de óleo de duplo estágio de pressão variável, além de diversos conceitos inovadores ou até mesmo inéditos na categoria:
O volante do motor possui um sistema de dupla massa suspensa que absorve de forma mais eficiente as vibrações provenientes do motor para a transmissão;
Correia dentada imersa em óleo de funcionamento mais silencioso que o sistema de correntes usado pela concorrência e igualmente livre de manutenção até 240 mil km;
Optimização do virabrequim para que os pistões fiquem deslocados do centro dos cilindros para menor atrito da movimentação dos pistões.

Outro do segredo da excelente performance do Novo Tracker está no sistema avançado de gerenciamento eletrônico, que potencializa os resultados tanto na configuração manual como na automática.

“Enquanto a geração anterior atuava na faixa de preços mais alta do segmento, o Novo Tracker estreia configurações inéditas que, além de garantir uma cobertura mais ampla, o colocam na porção do mercado com maior perspectiva de crescimento”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.

“Os Novos Tracker 1.0T e 1.2T vêm para completar o portfólio de SUVs e crossovers da Chevrolet, que tem o Spin Activ7 (sete lugares) de um lado e o Equinox 1.5T e o 2.0T do outro. E para quem busca um 4x4 TurboDiesel temos o Trailblazer”, completa.

Tendo em vista que o crescimento do segmento de SUVs compactos vem de modelos mais acessíveis e que o baixo custo de manutenção é um quesito relevante para este consumidor, a Chevrolet desenvolveu um produto pensado para ser o melhor neste ponto também.

O Novo Tracker, por ter uma família de motores mais compacta e eficiente precisa de menor quantidade de óleo e velas, por exemplo. Além disso, componentes mecânicos foram reposicionados e/ou otimizados para que o tempo necessário para a execução dos serviços fosse drasticamente reduzido. Tudo isso resultou em uma redução de mais de 20% no custo de manutenção do carro. Dessa forma, o Novo Tracker passa a ter valores de revisão programada até 60 mil km tão acessíveis como os de hatches populares.

O primeiro SUV com conectividade nível quatro

O Novo Tracker chega com um importante diferencial competitivo: é o primeiro SUV do mercado a alcançar o quarto nível de conectividade, o mais alto disponível até então. Lembrando que este é o quesito tecnológico que mais encanta o consumidor moderno.

A Chevrolet, aliás, liderou os três primeiros estágios evolutivos da conectividade, iniciado com o Bluetooth, depois com os multimídias compatíveis com Android Auto e Apple Car Play e mais recentemente com o sistema de telemática avançada OnStar, que permite, por exemplo, comandar funções do veículo através de aplicativo para smartphone.

Enquanto a maioria dos concorrentes está atingindo o nível dois de conectividade, o Novo Tracker passa a ser o primeiro em sua categoria a oferecer Wi-Fi embarcado. Com isso, o usuário não precisa usar o plano de dados pessoal para acessar a internet.

No caso do Novo Tracker, o sistema de internet de alta velocidade é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo atualizações remotas como já acontece com smartphones.

Outra vantagem é que a antena amplificada do veículo proporciona intensidade de sinal até 12 vezes superior em deslocamentos, além do máximo nível de segurança cibernética devido ao sistema genuinamente integrado ao veículo.

“Numa época em que as pessoas necessitam estar cada vez mais conectadas, o Wi-Fi muda completamente a experiência do usuário com o automóvel”, diz Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM.

O Wi-Fi da Chevrolet é uma parceria exclusiva com a Claro. Além dos 3 GB ou três meses de cortesia para experimentação, o cliente poderá adquirir futuramente planos de dados adicionais de 2 GB até 20 GB/mês.

Outra novidade do Novo Tracker é o aplicativo myChevrolet. Ele permite maior interação entre o usuário e o veículo. Pelo aplicativo é possível consultar informações do computador de bordo, entre elas o nível de combustível e a quilometragem, para calcular a proximidade de revisões.

Pelo myChevrolet App o usuário tem acesso a diversas funcionalidades, como a que proporciona relatórios por viagem, por dia, semana ou mês. Para quem deseja se aprimorar ao volante e dirigir de forma mais eficiente tem as dicas do Smart Drive. Funções do veículo também podem ser comandados por smart watch. Esta tecnologia está disponível para o Novo Tracker equipado com o sistema OnStar.

Alertas e diagnósticos do veículo, notificações de manutenção para a concessionaria e relatórios de condução inteligente são gratuitos durante os 10 primeiros anos de uso do veículo, caso o cliente assim prefira. Há ainda um pacote do OnStar com diversos serviços complementares, como:
Auxílio para resgate em caso de acidente
Assistência para troca de pneus, veículo emergencial e reboque do Road Service
Auxílio na recuperação veicular em caso de roubo e furto
Serviços de emergências
Comandos remotos

Em relação a nova geração do multimídia MyLink, agora com tela ampliada para oito polegadas, vale destacar que ele está mais responsivo aos comandos, traz maior velocidade de processamento, novo layout, resolução gráfica superior, possibilidade de customização e novos menus, entre eles o que permite exibir informações do sistema de áudio e do telefone ao mesmo tempo.

Outra novidade é a possibilidade de pareamento simultâneo de até dois celulares por Bluetooth. O multimídia é compatível com os sistemas Android Auto e Apple CarPay para projeção de aplicativos, incluindo os principais de trânsito online e os de troca de mensagens, como o Whatsapp. Para evitar distrações, há comandos por voz.

Carregador sem fio para smartphones e duas saídas USB traseiras completam o pacote de conectividade ­do Novo Tracker.

* Press Release/GM do Brasil.

quinta-feira, 19 de março de 2020

>>> PROPAGANDA


1972 Toyota Crown 2600 Automatic Custom Estate.

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>>> E-BULLI


Volkswagen apresenta Kombi 1966 no estilo Restomod com motor elétrico

No final de fevereiro, a Volkswagen Commercial Vehicles lançou o e-Bulli , uma Kombi Samba convertida para funcionar exclusivamente com eletricidade. O veículo deveria estrear no Techno Classica 2020 em Essen, mas desde que o evento foi adiado (como muitos outros devido ao surto de coronavírus), a VW decidiu revelar o veículo online.


Aqui está, então: um VW T1 Samba Bus de 1966 com um acionamento elétrico moderno dos últimos EVs da Volkswagen. O que você vê nas fotos não é apenas um caso pontual, já que o eClassics, parceiro da VW Commercial Vehicles, planeja oferecer conversões T1 semelhantes e veículos completos T1 no estilo do novo e-Bulli.


A van de passageiros clássica agora anda com  um motor elétrico de 61 kW (83 PS / 82 HP) em vez do motor a gasolina boxer de quatro cilindros de 43 HP. O pico de torque da unidade de acionamento elétrico é de 212 Nm (156 lb-ft), mais do que o dobro da força do motor original que produzia 102 Nm (75 lb-ft).



Com dupla potência e torque, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 130 km / h (81 mph) para proteger a bateria, em comparação com 105 km / h (65 mph) com o motor a gasolina original. O motor elétrico é conectado a uma transmissão de uma velocidade acoplada a uma alavanca de velocidades posicionada entre os bancos dianteiros. Ela gerencia as configurações de transmissão (P, R, N, D, B), com o 'B' permitindo que o motorista varie o grau de recuperação de energia durante a frenagem.


Assim como o motor boxer, o motor elétrico e a transmissão são montados na traseira do VW e-Bulli, acionando as rodas traseiras. Uma bateria de 45 kWh de íons de lítio alojada centralmente no piso do veículo oferece um alcance de condução de mais de 200 quilômetros (124 milhas) e pode ser carregada até 80% em 40 minutos usando o carregamento rápido de corrente contínua com 50 kW de carga.


Outra área do VW e-Bulli que sofreu modificações para oferecer uma experiência de direção mais contemporânea é o chassi. Os engenheiros o redesenharam usando eixos dianteiros e traseiros multi-link com amortecedores ajustáveis ​​e suportes de bobina, um novo sistema de direção de pinhão e cremalheira e quatro freios a disco ventilados internamente.




Finalmente, o e-Bulli também apresenta design exterior e interior atualizado. Do lado de fora, os destaques incluem uma pintura em dois tons em 'Energetic Orange Metallic' e 'Golden Sand Metallic MATTE', faróis redondos de LED com DRLs e indicadores de carga traseiros.


O interior apresenta um esquema de dois tons 'Saint Tropez' e 'Saffrano Orange', piso de madeira maciça, nova alavanca seletora de transmissão automática, botão liga / desliga para o motor elétrico, novo velocímetro com visor de dois dígitos integrado, um tablet integrado ao console do teto e um rádio de estilo retrô equipado com tecnologia moderna.



Uma conversão VW T1 e-Bulli EV como esta custará € 64.900 (US $ 69.200) na eClassics, que também oferece opções semelhantes para vans T2 (Clipper) e T3 (Vanagon).

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quarta-feira, 18 de março de 2020

>>> PICAPE MINÚSCULA



Revendedor na Nova Zelândia transforma o valente Jimny Sierra em uma minúscula picape


SUVs e picapes são tipos de automóveis complementares. Não à toa diversas picapes dão origem a SUVs e vice-versa, exemplo disso são modelos como Chevrolet S10 e Trailblazer, Toyota Hilux e SW4 e até Renault Duster e Oroch. Mas e quando o SUV é bem pequeno como o Suzuki Jimny Sierra?


Criado por um revendedor neozelandês da Suzuki, a pequena picape derivada do Jimny Sierra exala toda simpatia do SUV subcompacto com um pouco mais de praticidade adicionada pela caçamba de metal. 


Feito para transportar cargas, o Jimny Sierra teve a parte traseira cortada para dar lugar à caçamba. O entre-eixos não foi alterado, assim como a estrutura de suspensão de plataforma. Uma nova cobertura de metal e vidro foi instalada atrás dos bancos dianteiros.


Com a mudança, o Jimny picape carrega apenas duas pessoas e teve os airbags de cortina removidos, como indica o aviso instalado no painel. O motor 1.5 quatro cilindros aspirado de 100 cv e 14,1 kgfm de torque não sofreu alteração. Já a transmissão é manual de cinco marchas. Tração 4x4 que fez a fama do Suzuki Jimny foi mantida na picape.

* João Brigato/iCarros.

>>> 25 ANOS


Mercedes-Benz Sprinter completa 25 anos no mundo

A Mercedes-Benz Sprinter estreou 25 anos atrás na Alemanha. Para marcar sua estreia no mundo em 23 de janeiro de 1995, a marca enviou 500 unidades da recém produzida van da fábrica de Düsseldorf a uma apresentação para as suas unidades de vendas. Esse foi o começo de uma nova era no mundo dos veículos comerciais leves com PBT(peso bruto total) de 2,6 a 4,6 toneladas e, graças ao grande sucesso contínuo desse veículo, esse segmento do mercado ficou conhecido desde então como “categoria Sprinter”.


No Brasil, a Sprinter está agora em sua terceira geração, trazendo grandes inovações, e já se consolidou no mercado brasileiro pela numerosa oferta de soluções de mobilidade para pessoas e cargas. Em 2019, a Linha Sprinter cresceu em todos os segmentos de sua atuação no Brasil. A marca encerrou o ano liderando as vendas de vans de passageiros, com 5.860 unidades emplacadas e 48% de participação, obtendo 37% de crescimento nas vendas em comparação com 2018.

Veículo de transporte digital: a Sprinter antecipou uma transformação revolucionária para a digitalização já em meados dos anos 1990. Durante essa época, quando dificilmente alguém poderia imaginar as dimensões futuras do pacote de logística resultante da expansão do comércio pela internet, a marca de Stuttgart introduziu um veículo de transporte totalmente novo, e com tecnologia de ponta. Com freios a disco nas rodas dianteiras e traseiras, sistema ABS (de antibloqueio dos freios) que incluía o ABD, diferencial automático de freios, carroceria enxuta, baixo consumo e muitas outras vantagens, a Sprinter estabeleceu novos padrões de segurança, eficiência e conforto.

Desempenho quanto à carga: a Sprinter substituiu a Série T 1 da Mercedes-Benz, também conhecida como “Bremer Transporter”. A designação interna da primeira geração da Sprinter (séries de 901 a 903) serve como lembrete disso, pois ficou internamente conhecida como "T 1 N". De janeiro de 1995 em diante, a Sprinter foi disponibilizada nos modelos 208 D / 308 D, 212 D / 312 D e 214 / 314, com propulsão pelos motores diesel OM 601 D 23 e OM 602 DE 29 LA e pelo motor à gasolina de quatro cilindros M 111 E 23. O motor de cinco cilindros turboalimentado de 2,9 litros com injeção direta, intercooler e uma potência de 122 cv em especial, causaram grande sensação.

Um veículo de múltiplos talentos: a variedade foi grande desde o início. Isso significava que a nova série da van se posicionava como uma verdadeira van multifuncional. As versões de construção incluíam os chassis, a van de carroceria tipo plataforma ou basculante, de cabine dupla ou simples, a van de carga e de passageiros com cinco ou nove bancos, podendo ter teto baixo ou alto. Foram disponibilizados entre-eixos de 3.000, 3.350 e 4.025 milímetros. O peso bruto total (PBT) era inicialmente de 2.590, 2.800 ou 3.500 quilos.

Multifuncional: a Sprinter não só demonstrou suas habilidades em logística, mas também em muitas outras áreas de aplicação. Estas incluíam sua aplicação voltada aos canteiros de obra e para o comércio, atuação em serviços públicos municipais e no transporte de passageiros bem como para serviços de combate a incêndio e emergências. Esse veículo de transporte também é recomendado para atuar com van para camping e como base de incontáveis estruturas especiais.

Preço de estreia: a Sprinter foi recebida pelos especialistas de maneira excepcionalmente positiva em sua estreia em 1995. Em um teste de benchmark organizado pela revista do comércio da Alemanha chamada Lastauto Und Omnibus, ela foi classificada como veículo com motor mais econômico. Além disso, em um teste independente realizado pela revista, foi considerada “o veículo de transporte mais silencioso disponível atualmente”. Não foi surpresa então que a Sprinter tenha sido considerada a “Van do Ano de 1995” já no ano de sua estreia.

Carga útil: na feira de veículos comerciais de Paris Mondial du Transport Routier de setembro de 1995, a Sprinter estreou com um peso bruto total (PBT) aumentado de 4.600 quilos. As 408 D, 412 D e 414 de 4,6 toneladas com rodado duplo no eixo traseiro representou uma categoria de peso anteriormente reservada para os veículos de carga grande da Mercedes-Benz e estava também disponível em uma Sprinter mais compacta. Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz também apresentou a versão com propulsão elétrica, a Sprinter 308 E com motor de 45 cv trifásico assíncrono em Paris. Nos anos seguintes, a marca também testou Sprinters com propulsão híbrida tipo "plug-in" e com propulsão por célula de combustível.

Reestilização: graças a contínuas reestilizações e atualizações, a primeira geração da Sprinter continuou sendo atualizada desde 1995 até o final da produção em Düsseldorf em 2006. A primeira reestilização ocorreu no ano 2000. A parte externa é reconhecida pela estrela da Mercedes-Benz elevada no capô. No interior, o veículo recebeu novo painel de instrumentos e uma alavanca de câmbio integrada ao painel. Além disso, foram adotados novos motores diesel com injeção direta por duto comum. A potência atingia de 82 cv até 156 cv. O modelo sucessor estreou em uma versão revisada em setembro de 2002, equipada com ESP® - Electronic Stability Program (programa eletrônico de estabilidade), e em novembro de 2003 a milionésima Sprinter saiu da linha de produção de Düsseldorf.


Uma cidadã global: a Mercedes-Benz produziu a primeira geração da Sprinter não somente em Düsseldorf, mas também em Buenos Aires. Além disso, veículos em condição CKD (completely knocked down) foram produzidos em kits de peças na cidade de Ho Chi Minh. Depois do término da produção de Düsseldorf em 2006, o T 1 N continuou a ser produzido na linha de montagem de Buenos Aires. A empresa MCV (Manufacturing Commercial Vehicles), que se originou a partir de uma distribuidora geral Mercedes-Benz do Cairo, também a produziu por vários anos. A partir de 2013, a fabricante russa de veículos comerciais GAZ fabricou cerca de 25.000 veículos para o mercado da Rússia. Além disso, a Sprinter reestilizada se demonstrou uma autêntica cidadã global na América do Norte a partir de 2001: lá ela foi oferecida como uma Sprinter da Freightliner e uma Sprinter da Dodge.

Um projeto para gerações: vinte e cinco anos atrás, em 1995, a Sprinter da Mercedes-Benz foi a primeiro veículo de transporte da marca a receber oficialmente seu nome próprio. Essa designação hoje representa uma categoria inteira de veículos. Seu desenvolvimento contínuo aprimorado é o que garante a posição da Sprinter. A segunda geração do modelo estreou em Stuttgart no início de 2006 e a série do modelo 906 foi internamente batizada de NCV 3 (New Concept Van). As versões chassis + plataforma da Sprinter eram fabricadas em Ludwigsfelde e o modelo com tração total foi introduzido na feira de veículos comerciais IAA de Hanover em setembro de 2006.

Conceito avançado: a terceira geração da Sprinter estreou em 2018. Ela está disponível na série do modelo 907 com tração traseira ou tração em todas as rodas (tração total) e, pela primeira vez, também com tração dianteira na série do modelo 910. O veículo foi o primeiro modelo da van a incorporar a filosofia "adVANce", introduzida pela Mercedes-Benz Vans em 2016, como provedora de soluções de mobilidade holísticas. Os destaques da nova Sprinter incluem a opção para interconexões em rede digital abrangente, cabine ergonomicamente otimizada e incontáveis inovações quanto à segurança. O design segue a estratégia de design Mercedes-Benz, estabelecida na área de veículos de passageiros.

Flexibilidade elétrica: em dezembro de 2019 a Mercedes-Benz apresentou a eSprinter com propulsão elétrica por bateria. O conceito de veículo altamente flexível é o próximo marco de evolução da marca rumo à eletrificação das vans comerciais da Mercedes-Benz. A eSprinter será oferecida com potência de 116 cv para as que possuem tração dianteira e 47 kWh ou 35 kWh de capacidade útil da bateria. Dependendo da configuração há diferentes níveis de carga útil, autonomia e velocidade máxima. Além disso, a ferramenta de assistência do Planejador eCharging Planner auxilia os operadores de frotas a mudar para a mobilidade elétrica livre de emissões locais com a Mercedes-Benz Vans.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

segunda-feira, 16 de março de 2020

>>> VÍDEO DA SEMANA



Restauração do caminhão leve modelo 374 da marca DIVCO, de 1957...

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>>> HILUX GR-S


Toyota apresenta a linha 2020 da Hilux GR-S

A Toyota apresentou a linha 2020 da Hilux GR-S, versão extrema da sua picape média, que já começa a chegar às concessionárias. A versão foi projetada pela Gazoo Racing, divisão esportiva da Toyota, para uso preferencialmente no fora de estrada. O modelo é limitado a 400 unidades para a versão a diesel, com preço sugerido de R$ 220.090, e apenas 100 unidades para a V6 a gasolina, que custa R$ 204.990.


Seu visual é mais agressivo. A carroceria pode vir nas cores preto Mica, vermelho metálico ou branco pérola, sendo esta última mesclada com preto no teto e no capô. No lugar da tradicional logomarca, a grade em colmeia ostenta o emblema Toyota, além do símbolo GR. O para-choque exclusivo dá mais robustez à Hilux. Nas laterais, adesivos com desenho geométricos estão concentrados na área inferior das portas.

Maçanetas das portas e as capas dos retrovisores são pintados de preto metálico. O veículo também traz estribos laterais, que são fundamentais para acessar uma picape tão alta. O santantônio tem novo design, com linhas mais dinâmicas, na cor cinza. Para completar, a capota marítima é de série. As rodas de liga leve de 17 polegadas calçam pneus 265/65 R17 de uso misto. Na versão a diesel as rodas são pretas.


O interior é todo em preto, presente no revestimento do teto e nas colunas. Os bancos também são revestidos em couro preto perfurado com fundo vermelho, assim como as costuras e alguns detalhes. O toque final fica para o botão de partida, a smart key, a placa numerada, os apoios de cabeça e os tapetes com a logo GR. A Hilux GR-S traz uma câmera frontal, instalada no para-brisa, para gravação com qualidade Full HD, que pode ser usada como meio de segurança e registro.

O modelo traz de série faróis de LED e sistema multimídia com tela de oito polegadas e navegador nativo por GPS. O pacote de segurança reúne airbags frontais, de joelho para motorista, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, controle de balanceamento de reboque, controle de tração ativo, faróis e lanternas de neblina, assistente de partida em aclive e sistema Isofix para ancoragem de assentos infantis.

Serão duas opções de motorização. A primeira com o tradicional motor 2.8 a diesel – com 177cv de potência a 3.400rpm e 45,9kgfm de torque entre 1.600rpm e 2.400rpm – com câmbio automático de seis marchas. A segunda opção que é “o bicho”, um V6 de 4.0 litros a gasolina, com 234cv a 5.200rpm e 38,3kgfm a 3.800rpm, também em dupla com câmbio automático de seis velocidades. A transmissão oferece tração nas quatro rodas e relações reduzidas.


Porém, de acordo com a Toyota, esses conjuntos proporcionam aceleração mais enérgica, com reações mais rápidas, dando à picape um caráter esportivo típico dos veículos que levam a insígnia GR. Conforme sua intenção, o motorista pode escolher os modos Eco ou Power, que atuam modificando a curva do acelerador para obter reações mais poderosas ou menor consumo de combustível. Com um novo conjunto de molas e amortecedores monotubo, as suspensões receberam calibração específica para proporcionar conforto de condução sem afetar a capacidade de carga.

* Pedro Cerqueira/Portal Vrum.

>>> NOVO BMW X6


BMW lança nova geração do X6 no Brasil

A BMW do Brasil lança o novo X6 na rede de concessionárias autorizadas da marca no País a partir desta semana. O primeiro Sports Activity Vehicle (SAV) Coupé do mundo será comercializado em versão única, xDrive40i M Sport, ao preço sugerido de R$ 514.950,00.


Produzido na fábrica do BMW Group em Spartanburg (EUA), a terceira geração do veículo foi lançada globalmente no fim do ano passado e chega ao País como um dos principais lançamentos da fabricante no ano em que o BMW Group completa 25 anos de atuação no mercado nacional.

“O BMW X6 é um modelo revolucionário desde a sua concepção, oferecendo um design diferenciado e único, além de uma dinâmica de condução extremamente primorosa combinada à robustez e versatilidade típicas dos SAVs", comenta Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil.


Com sua carroceria atlética e arrojada, o novo BMW X6 inovou ao estabelecer um novo segmento do mercado: os Sports Activity Vehicle (SAV) Coupé. Nesta geração, o design está ainda mais inovador, adotando a nova linguagem visual da marca. O grande destaque é a tradicional grade em formato de duplo rim, com ângulos mais definidos, conectada ao centro e com a inédita iluminação noturna "Iconic Glow".

Os faróis dianteiros poligonais Full-LED estão mais afunilados e remetem à arquitetura de quatro olhos, em sintonia com o para-choque com novas saídas de ar e luzes de neblina em LED horizontais. Na lateral, o modelo ganhou vincos mais suaves que tornaram o design mais limpo e harmonioso. Na traseira, as lanternas espichadas invadem a tampa do porta-malas em cujo centro aparece o logotipo da fabricante alemã.


Além disso, o novo BMW X6 está maior, mais eficiente e tecnológico em relação à geração anterior. Externamente, as dimensões cresceram 26mm (comprimento), 42mm (entre-eixos) e 15mm (largura), somando 4.935mm, 2975mm e 2004mm, respectivamente. Já a altura baixou 6mm e agora é de 1.696mm. 

Mais potente e eficiente, o modelo é equipado com o novo motor BMW TwinPower Turbo 3.0 litros, com seis cilindros em linha, que desenvolve 340 cv de potência entre 5.500 rpm e 6500 rpm (34 cavalos a mais em relação ao modelo anterior) e 450 Nm de torque entre 1.500 rpm e 5.200 rpm (50 Nm em ante o modelo anterior). O conjunto, que oferece ainda transmissão automática de oito velocidades e tração integral xDrive, permite ao modelo um desempenho digno de esportivo: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,5 segundos e velocidade máxima de 250km/h. 


Em relação à tecnologia e conectividade, o modelo oferece de maneira inédita itens como o Intelligent Personal Assistant, Driving Assistant Professional, Parking Assistant Plus, Display Key e BMW Live Cockpit Professional.

O BMW Intelligent Personal Assistant é um sistema capaz de executar inúmeras funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos sendo ativado através da voz com a frase “Olá BMW”, ou qualquer outra frase que for programada. Além disso, o sistema é capaz de aprender os hábitos do motorista e adaptar suas funções, como por exemplo, ligar automaticamente o aquecimento dos bancos em certa temperatura.


O Driving Assistant Professional permite a direção inteligente em situações como congestionamentos, trânsito lento ou viagens longas. O sistema traz as seguintes funções: alerta de mudança de faixa, alerta de tráfego em cruzamento dianteiro e traseiro, assistente de mudança de faixa com sistema ativo de proteção lateral; e alerta de evasão. Por meio do sistema Reversing Assist, é possível refazer os 50 últimos metros percorridos em marcha a ré, facilitando a saída de locais ou vias estreitas onde não é possível realizar manobras.

O sistema Parking Assistant Plus, por sua vez, oferece câmera de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, que medem os espaços para estacionar automaticamente através das câmeras e sensores do veículo. Por meio do sistema, todas as manobras são realizadas com máxima precisão, economizando tempo e garantindo o conforto do motorista enquanto estaciona.


Além disso, as manobras podem ser vistas em tempo real por meio das funções do Surround View: Top View, Panorama View e 3D View. As câmeras de visão geral permitem a visualização do entorno do veículo, facilitando assim as manobras de estacionamento e evitando colisões. Por meio da tela touch, a área 360° em volta do veículo pode ser explorada e girada com os dedos, permitindo assim uma visão total do carro em tela 3D.

Já a chave Display Key tem tela "touch" colorida de LCD que traz informações do veículo, como localização, autonomia, serviços e reparos, entre outros. Por meio dela, é possível também travar e destravar as portas do veículo, acender e apagar as luzes internas e levantar e abaixar os vidros laterais, entre outros.


Há ainda o BMW Live Cockpit Professional, composto por duas telas de 12,3 polegadas, HD de 20 GB para armazenamento de arquivos de áudio via USB, apresentação de mapas em Satélite e gráficos em 3D, opção para gravar lista de destinos e rotas no GPS, além de interfaces disponíveis e requisitos técnicos para opções operacionais por meio de controle de voz. As telas, posicionadas dentro do ângulo de visão de quem estiver ao volante, podem ser configuradas de acordo com as preferências pessoais do usuário inclui, entre outras informações, dados do sistema de navegação e preparação para o Apple Car Play.

Por fim, o BMW Gesture Control é um sistema que, por meio de um sensor 3D acima do display central, permite a motorista e passageiro dianteiro controlarem funções do veículo com gestos, como abaixar e aumentar o volume do som girando o dedo no sentido horário e anti-horário (respectivamente), aceitar e rejeitar chamadas telefônicas apontando o dedo para a tela e balançando a mão para a direita (respectivamente), navegar pelo menu do sistema balançando as mãos para direita e esquerda, girar a visão 360° do carro nas câmeras do Surround View, além de outras mais.


O Pacote Connected Professional oferece conexão com a internet é realizada por meio de um SIM Card que permite ao cliente obter informações sobre condições de trânsito em tempo real, entre outras funcionalidades oferecidas pelo sistema ConnectedDrive. Por meio deste recurso, o usuário é alertado sobre a necessidade de manutenção de componentes (Teleservices); recebe informações sobre pontos de interesse, programações de salas de cinema, recomendações de restaurantes, efetua reservas em hotéis (Concierge); e pode acionar os serviços de emergência em caso de acidente (Chamada de Emergência Inteligente).

O veículo disponibiliza também preparação para Apple Carplay, transferindo a interface do iPhone através da conexão sem fio. Conteúdos e funções como música, iMessages/SMS, telefonia, Siri e app terceiros podem ser usados, exibidos e controlados na interface de operação do veículo, que também é capaz de espelhar os aplicativos Waze e Google Maps. Por meio do BMW Connected App, a mais nova tecnologia BMW ‘Remote 3D View’ permite uma visão 360° do veículo na tela do celular em qualquer ângulo, em qualquer lugar. Além de sempre lembrar você onde seu carro está estacionado, a nova tecnologia também ajuda na segurança, mostrando como estão os arredores do veículo antes de você ir até ele.


A cabine do modelo esbanja a mesma personalidade do visual externo, com instrumentos voltados diretamente ao motorista e uma combinação sofisticada de diferentes acabamentos e texturas, com bancos em couro Vernasca, painel de instrumentos em couro Walknappa, acabamento interno em alumínio Tetragon e revestimento do teto em BMW Individual Anthracite Preto. O volante M em couro, por sua vez, integra o pacote M Sport e adiciona uma dose extra de esportividade ao interior do modelo. O pacote de luzes, por sua vez, ressalta as diversas possibilidades de personalização do veículo.

Já os passageiros do banco traseiro contam com um sistema de entretenimento com duas telas de 10,2 polegadas cada. A privacidade da cabine é assegurada pelas cortinas nos vidros laterais traseiros. Já os assentos podem ser rebatíveis na proporção 40:20:20, aumentando a capacidade do porta-malas de 580 litros para 1.530 litros. 

Em relação aos equipamentos voltados ao conforto e comodidade, há cortinas para vidros laterais traseiros; porta-copos com refrigeração e aquecimento; bancos dianteiros ventilados, com aquecimento e ajustes elétricos; ar-condicionado automático digital com controle de quatro zonas; Head-up Display, teto solar elétrico panorâmico; retrovisores externos com aquecimento e rebatimento, velocímetro com leitura de quilômetros e sistema de som Surround Harman Kardon com 16 alto-falantes.


O Comfort Access 2.0 acende luzes de boas-vindas quando o motorista se aproxima a três metros do veículo portando a chave. À 1,5 metro do veículo, as portas se destrancam e, afastando-se dois metros, o veículo se tranca novamente. Tudo isso além da abertura do porta-malas por meio de aproximação do pé do para-choque traseiro.

O novo BMW X6 xDrive40i M Sport está disponível em seis opções de cores externas, todas metálicas: Preto Safira; Carbon Black; Cinza Arctic; Azul Riverside; Branco Mineral e Manhattan. Há ainda três opções de revestimento interno: Couro Vernasca em Tacota/Preto, Couro Vernasca em Preto/ Preto e Couro Vernasca em Café/ Preto.

* Press Release/BMW do Brasil.