segunda-feira, 31 de maio de 2021

>>> VÍDEO DA SEMANA



Entrega da restauração do memorável SCANIA 113 da empresa Transportes Rohloff, de Santa Cruz do Sul - RS. Foram mais de 15 profissionais envolvidos no projeto executado no Centro de Restauração da Brasdiesel de Lajeado.

***

>>> RANGER RAPTOR SPECIAL EDITION


Ford apresenta a Ranger Raptor Special Edition na Europa

A Ford apresentou a Ranger Raptor Special Edition, edição limitada da picape off-road de alto desempenho que será lançada na Europa em outubro, com visual e interior exclusivos. O modelo é mais uma novidade da linha Ranger, que introduziu recentemente as versões Stormtrak, Wolftrak e MS-RT e é líder de vendas de picapes no mercado europeu.


Para destacar o caráter “durão” do veículo, o filme de estreia traz a Ranger Raptor Special Edition como protagonista de um faroeste à italiana (assista aqui). Em uma cidade ao estilo do Velho Oeste, a picape dribla os vilões com manobras ousadas ao lado de outros modelos da linha. Desde o título, o filme “The Good, the Bad and the Bad-RSE”, rodado na Espanha, traz várias referências aos “Western Spaghetti”, seguindo a trilha de sucesso do vídeo de lançamento da Ranger Raptor, que já conta com mais de cinco milhões de visualizações.


Como o modelo original, a edição especial da Ranger Raptor foi desenvolvida pela Ford Performance – divisão de veículos de alto desempenho da marca. Ela terá três opções de cores: Azul Performance, Cinza Conquer ou Branco Frozen, com faixas esportivas duplas em preto fosco e linha de contraste em vermelho no capô, no teto, nas laterais e na tampa traseira.


A grade dianteira, os para-choques, os alargadores de para-lama e as maçanetas em preto fosco acentuam a esportividade da picape, junto com os ganchos de reboque dianteiros em vermelho. A cabine também é personalizada, com costuras vermelhas no volante, no painel de instrumentos e nos painéis das portas. Os bancos de couro são projetados para oferecer ótimo apoio e conforto tanto no fora de estrada como no asfalto.

Alta performance

A Ranger Raptor Special Edition é equipada com motor diesel 2.0 EcoBlue biturbo, com 213 cv e 51 kgfm de torque, e a transmissão automática de 10 velocidades do Mustang. O seu exclusivo sistema de gerenciamento de terreno inclui o Modo Baja, batizado em homenagem ao famoso rali do deserto Baja 1000.


O seu chassi exclusivo, otimizado para direção off-road em alta velocidade, tem uma bitola 150 mm mais larga e distância livre do solo 51 mm maior do que a Ranger XLT. A suspensão especial usa braços duplos de alumínio na frente e arquitetura multilink na traseira, incluindo amortecedores FOX com resposta que se adapta aos cenários de direção. Os pneus são todo-terreno, General Grabber AT3, para máxima aderência em superfícies soltas.

* Press Release/Ford Motor Company Brasil.

>>> SPRINTER APIMENTADA


Carlex Design apresenta versão 'apimentada' para o utilitário Mercedes-Benz Sprinter

A empresa polonesa de customização Carlex Design acaba de concluir os trabalhos em seu último projeto, desta vez envolvendo um Mercedes-Benz Sprinter que esbanja exuberância.


Apelidado de Urban Edition, o exterior do Sprinter é 'revestido' de preto e apresenta um conjunto de rodas de 18 polegadas de seis raios calçados com pneus 255/55 R18 Continental VanContact. A Carlex também equipou a van com para-choques exclusivos e um pacote gráfico cinza fosco apenas para que outros motoristas saibam que este não é um Sprinter comum.


No interior do veículo a Carlex cobriu grande parte da cabine e do salão em couro Nappa de alta qualidade, com o logotipo da empresa nos assentos exclusivos, caprichou na iluminação ambiente e também instalou um volante especial com capa de couro. 


Embora a primeira fila do Sprinter 'apimentado' pareça um bom lugar para se sentar, é na parte traseira que as coisas foram levadas a um novo nível. Por exemplo, a van possui um sistema de piso exclusivo, que inclui um tapete acolchoado e trilhos, que possibilitam a montagem de várias configurações diferentes para os assentos, mesas e bancadas dobráveis. Com o sistema, é possível transformar a área sem muito esforço, tanto faz um notável escritório-móvel ou apenas um ótimo lugar para relaxar com mais espaço durante a viagem.


Como você provavelmente já adivinhou, o pacote Urban Edition não é barato. Na verdade, ele chega a custar € 18.995 (aproximadamente R$ 120.000), excluindo o valor do Mercedes-Benz Sprinter em si. 

***

sexta-feira, 28 de maio de 2021

>>> VOLKSWAGEN TAOS


Volkswagen apresenta o Taos, novo SUV médio premium

O Volkswagen Taos é um SUV médio premium como você nunca viu! Completamente novo, ele chega para ser a nova referência na categoria em termos de design, segurança, tecnologia e conforto. E mais: com o menor custo de manutenção entre os concorrentes diretos. Feito sob a moderna plataforma MQB, o Taos incorpora itens de sofisticação até então presentes apenas no segmento de alto luxo. A partir de agora, nada será como antes!


Fabricado no complexo industrial de Pacheco, na Argentina, o Taos desembarca nas concessionárias de todo o Brasil a partir de junho em duas versões: Comfortline e Highline, ambas equipadas com motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas. Desta maneira, a Volkswagen reforça a estratégia de oferecer gamas mais enxutas, tornando o processo de compra mais simples e fácil. E para celebrar a chegada do Taos ao País, o modelo terá uma Edição de Lançamento com itens de design e equipamentos exclusivos, além de muitos benefícios para os clientes.


"O Taos é um modelo totalmente novo, desenvolvido com foco no consumidor da América Latina. O Taos faz parte da maior ofensiva de produtos da história da Volkswagen na região e completa a nossa família SUVW. Junto com Nivus, T‑Cross e Tiguan Allspace, o Taos será mais um modelo de sucesso da Nova Volkswagen, redefinindo o conceito de SUV médio premium no mercado brasileiro", afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina.

Design

Com elementos singulares e ousados, o Taos tem o dom de impressionar e ser notado em qualquer lugar. Suas dimensões são proporcionais, com distância entre os eixos longa e balanços dianteiro e traseiro, curtos. Destaque para a ‘coluna A’ com um desenho extremamente ‘rápido’ e a linha de cintura elevada, garantindo porte musculoso e imponente.


Na dianteira, a personalidade do Taos é marcante. A começar pelos faróis full-LED com um desenho extremamente refinado e com sistema IQ. Light, o mais moderno do segmento. Deles nasce o DRL (Daytime Running Light), filetes em LED que cortam a grade frontal com elegância e se fundem com o novo logo da marca. Trata-se da nova identidade visual da Volkswagen em todo o mundo, que estreou na família de carros elétricos ID. na Europa. Complementam o visual o capô vincado e bem horizontal, a frente extremamente vertical e o para-choque com linhas marcantes, especialmente o acabamento em preto brilhante em formato de "X".


Na traseira, o para-choque está em perfeita sintonia com a musculatura de todo o carro. As lanternas têm traços sofisticados e que acompanham perfeitamente o grafismo dos faróis. O nome Taos vem fixado na base da tampa do porta-malas e, mais à direita, o emblema 250 TSI -referência ao torque de 250 Nm e ao moderno motor turbo com injeção direta de combustível. As belas rodas de liga leve de 18 polegadas, de série em todas as versões, completam o visual externo do Taos.

Espaço

Além de personalidade marcante, o Taos é referência em espaço interno. O maior da categoria! O SUV da Volkswagen tem 4.461 mm de comprimento, sendo impressionantes 2.680 mm de entre-eixos, 1.626 mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto.


O porta-malas do Taos também é o maior quando comparado com os seus concorrentes diretos. E muito maior! São nada menos que 498 litros para levar tudo e mais um pouco! Os bancos traseiros ainda podem ser rebatidos, ampliando significativamente a capacidade de carga e permitindo o transporte de objetos grandes, como bicicletas ou pranchas de surfe.

Acabamento

Uma característica que chama a atenção no Taos é a qualidade do acabamento interno. Com a utilização de elementos nobres, como material soft touch e couro revestindo portas e painel frontal, o primeiro SUV da Volkswagen fabricado na Argentina proporciona uma atmosfera elegante e com muito requinte, a exemplo de veículos de segmentos superiores.


E essa refinada ambientação fica ainda mais premium com os bancos revestidos em couro sintético, o volante multifuncional com novo design - presente nos modelos da família de elétricos ID e que estreou aqui no Brasil com o Nivus - e a sofisticada "Ilha digital", que envolve o motorista, formada pelo painel de instrumentos Active Info Display com uma incrível tela de 10,25 polegadas e pela central de infotainment VW Play, que utiliza uma tela gigante de 10,1" polegadas, de altíssima definição.


Além disso, o que faz do interior do Taos algo totalmente original é o Ambient Light, sistema de luzes em LED que permite aos ocupantes escolher a cor da iluminação interna. São 10 cores à disposição. Além de decorar o painel frontal e invadir as portas dianteiras, a tonalidade escolhida também se estende ao painel de instrumentos, garantindo uma perfeita harmonia e maior sensação de conforto na cabine.

Tecnologia

O nível de tecnologia dos SUVs da Volkswagen é algo marcante. Com o Taos, a tradição será mantida, tanto com foco em segurança quanto em comodidade.


Uma das principais novidades é a Frenagem Autônoma de Emergência, conhecida pela sigla AEB (Autonomous Emergency Brake), que no Taos traz ainda a função de detecção de pedestres. Por meio de radares frontais, o sistema, ao identificar o iminente risco de atropelamento, dispara um alerta sonoro e visual no painel de instrumentos, e inicia imediatamente a frenagem do veículo, com o objetivo de evitar a colisão, a uma velocidade de até 50 km/h.

Outro recurso high-tech presente no Taos é o ACC (Adaptive Cruise Control), ou Controle Adaptativo de Cruzeiro, com função Stop&Go, que faz o Volkswagen parar completamente de maneira automática, caso o veículo à frente pare, e o coloca em movimento no momento em que o carro adiante volte a se mover, em um intervalo de até três segundos. Esta função proporciona muito conforto no anda-e-para dos congestionamentos das grandes cidades, por exemplo.


Frenagem automática pós-colisão (Post Collision Brake), alerta de fadiga, detecção de veículo no ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado com frenagem de emergência para manobras, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), controles de tração (ASR) e estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa e XDS+ (sistema de bloqueio eletrônico do diferencial) completam a recheada lista de recursos eletrônicos do Taos.

E todo esse verdadeiro arsenal tecnológico só é possível graças à Estratégia Modular MQB, que permite o compartilhamento de módulos eletrônicos e tecnologias entre os veículos da marca, trazendo recursos de segmentos de alto luxo para o segmento dos SUVs médios.

Painel de instrumentos analógico? Para o Taos isso é coisa do passado. Não importa a versão, o cluster sempre será 100% digital, algo único na categoria e que atesta sua personalidade premium. A versão Comfortline vem com a exclusiva tela de 8 polegadas de altíssima resolução, enquanto a versão Highline traz de série o Active Info Display e sua consagrada tela de 10,25 polegadas e inteiramente configurável.


Eleita Marca Digital no Prêmio Carro do Ano 2021, organizado pela revista AutoEsporte, a Volkswagen segue focada em oferecer carros cada vez mais conectados. E assim como Nivus, T‑Cross, Polo e Virtus, o Taos é equipado com a moderna central de infotainment VW Play.
Além da tela de 10,1 polegadas de alta resolução e sensível ao toque, ela entrega a melhor experiência aos usuários em termos de conectividade e usabilidade. Tudo de forma muito intuitiva e rápida, como um smartphone.

Aliás, junto com a chegada do Taos às concessionárias, o VW Play traz novos aplicativos exclusivos para download na loja virtual VW Play Apps. São eles:

- PlayKids - Com foco no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, app oferece mais de 5.000 desenhos, livros, jogos educativos e atividades interativas.
- Skeelo - Plataforma permite ouvir de maneira segura e divertida inúmeros áudiolivros, inclusive best-sellers.
- Get In - App realiza reserva na fila de bares e restaurantes, antes mesmo de chegar ao local, evitando perda de tempo e aglomerações.
- MobiMax - Com um dispositivo adquirido nas concessionárias Volkswagen, é possível fazer download do aplicativo e assistir TV digital na tela do VW Play, com o carro parado.
- Spotify - Dispensa apresentações. Trata-se da maior plataforma de streaming do mundo, permitindo acesso rápido e fácil a milhões de músicas, podcasts e vídeos.

Todos os aplicativos presentes na VW Play Apps podem ser armazenados nos 10 GB de memória da própria central de infotainment, liberando, desta maneira, espaço no celular dos usuários do veículo.

Conjunto eficiente, robusto e confiável

O Taos chega equipado com o eficiente e confiável motor 250 TSI Total Flex, que já equipa T‑Cross, Jetta e a linha GTS. Com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, este propulsor entrega 150 cv de potência a 5.000 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, com etanol e/ou gasolina, proporcionando acelerações vigorosas e retomadas intensas. Para se ter uma ideia, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em somente 9,3 segundos. A velocidade máxima é de 194 km/h. Números expressivos dentro do segmento de SUVs médios no país.


Contribuem para a excelente performance do Taos a robusta transmissão automática de seis marchas com engates rápidos, suaves e precisos, proporcionando muito conforto durante a condução no dia a dia, e também o baixo peso para um carro do seu porte. O Taos pesa apenas 1.420 kg, garantindo ao SUV a melhor relação peso/torque do segmento.

Outros recursos que transformam a vida ao volante do Taos uma experiência ainda mais prazerosa são os shift paddles (de série em todas as versões), possibilitando uma condução mais esportiva, e o seletor de perfil de condução, que permite ao motorista, por meio da tela do VW Play, escolher entre quatro ‘personalidades’ do carro: ECO, Normal, Sport e Individual.


O Taos tem suspensão independente nas quatro rodas, sendo tipo McPherson na dianteira e multilink, na traseira. Esse conceito confere ao Taos excelente dirigibilidade, com comportamento neutro e um perfeito compromisso entre conforto e segurança, a partir de um setup específico para rodar nas ruas e estradas brasileiras.

Comfortline

O Taos é um carro que chega recheado desde a configuração de entrada, Comfortline. Entre os itens de série, destaque para o ar-condicionado Climatronic dual-zone com saídas de ar para os passageiros do banco traseiro, câmera de ré, carregador de smartphone por indução, direção elétrica, controlador automático de velocidade (Piloto Automático), sensores de chuva e crepuscular, sistema KESSY, volante multifuncional com shift paddle, painel de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, central de infotainment VW Play, entre muitos outros.

Dois pacotes de opcionais são ofertados para esta versão:

- Pacote Conforto - bancos revestidos de couro; bancos dianteiros com sistema de aquecimento; e banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar.
- Pacote Segurança - AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com Detecção de Pedestres e ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro).

Highline

Já a opção topo de linha Highline entrega, além dos equipamentos da versão Comfortline, os seguintes itens: ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro) com função Stop&Go, AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos de couro sintético, bancos dianteiros com sistema de aquecimento, banco do motorista com ajustes elétricos e ajuste lombar, luzes em LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ. Light, Ambient Light, painel de instrumentos Active Info Display com tela de 10,25 polegadas, sistema de detecção de ponto cego, alerta de tráfego traseiro cruzado e seleção de perfil de condução.

Apenas o teto solar panorâmico é opcional para a versão Highline.

Para a Comfortline estão à disposição as cores Preto Mystic, Branco Puro, Prata Pyrit e Cinza Indium. Já a Highline ganha mais duas tonalidades incríveis e exclusivas: Azul Atlantic e Mohave Bege.

Edição de Lançamento

Assim como aconteceu com o Nivus, o Taos tem uma Edição de Lançamento com itens exclusivos como teto, coluna A e espelhos retrovisores externos pintados de preto, rodas de liga leve de 18 polegadas escurecidas, interior exclusivo, sistema de som premium Beats e teto-solar panorâmico. Detalhe: sempre na belíssima cor Bege Mohave.


A configuração especial também chega com uma série de benefícios para o cliente:

- 1 ano sem parcelas de financiamento por intermédio do Banco Volkswagen.
- 1 ano de seguro Porto Seguro gratuito.
- 1 ano de assinatura do Sem Parar gratuito.
- 1 ano de mensalidade paga para os aplicativos ubook e PlayKids.

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

>>> KOMBI ELÉTRICA RARA


Volkswagen mostra raríssima Kombi 100% elétrica produzida em 1979

No famoso Concours d'Elegance de Amelia Island, a Volkswagen se apresentou com dois veículos que representam o passado e o presente da marca. O primeiro é o SUV elétrico ID.4 e o segundo é nada menos que um Type 2 ano 1979, um veículo que fez história no Brasil onde foi batizado como Kombi.


Mas o interessante nisso tudo é esse Type 2 é um raríssimo exemplar chamado de Volkswagen Elektrotransporter, traduzindo, uma Kombi 100% elétrica. O que é impressionante e significa que há 42 anos um exemplar do multiuso da VW já saiu de fábrica equipado com um motor elétrico e um conjunto de baterias.


O Volkswagen Elektrotransporter, da Volkswagen America, ficará exposto durante o evento que acontece todos os anos no famoso resort do norte da Flórida e homenageia uma das vertentes temáticas da edição de 2021.

Durante as décadas de 1960 e 1970, a empresa de Wolfsburg testou uma série de veículos com emissão zero. Ele produziu alguns exemplares apenas para fins de pesquisa e também alguns Golfs com os quais começou a estudar as oportunidades por trás da mobilidade com emissão zero. Em 1978, o Electric Power Research Institute comprou 10 vans elétricas para iniciar um projeto piloto com as autoridades do Vale do Tennessee. E este Elektrotransporter vem de lá.


O utilitário elétrico é alimentada por 24 baterias de chumbo-ácido com um peso total de 555 kg e todas instaladas debaixo do assoalho. O motor elétrico é fixado diretamente na segunda marcha da transmissão original e fornece uma potência de 23 cavalos, permitindo que o Elektrotransporter alcance uma velocidade máxima de 77 km/h.


Uma das características mais interessantes diz respeito ao fato de que o veículo de 42 anos já possuía um sistema de freio regenerativo, uma característica hoje difundida em todos os carros elétricos modernos, mas que era uma verdadeira novidade na época.


"Estamos entusiasmados em compartilhar dois fantásticos veículos elétricos da Volkswagen com o público - disse Hein Schaefer, - VW vice-presidente da América - a Volkswagen tem uma história de inovação e o ID.4 é apenas o primeiro passo no nosso plano de tornar a inovação dos veículos elétricos verdadeiramente acessível para todos."


Não é a primeira vez que a Volkswagen America expõe uma van elétrica do passado. A marca já havia feito isso em 2019, mas nesse caso foi uma conversão elétrica de um exemplar que nasceu com o motor a combustão original.

* Julio Cesar/Portal InsideEVs.

quarta-feira, 26 de maio de 2021

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

Dois modelos apresentados pela Mazda em 1965:
Light Bus Type C e Type A

***

>>> CARRO-FORTE NA TOMADA


Eletra e Protege desenvolvem o primeiro carro-forte elétrico do mundo

Depois dos automóveis, caminhões, ônibus e até motos, a mobilidade elétrica está desbravando uma nova fronteira. A empresa de conversão de veículos Eletra e a transportadora de valores Protege criaram o que dizem ser o primeiro carro-forte elétrico do mundo.


O modelo acaba de ser entregue e deve começar a rodar em São Paulo muito em breve. A autonomia de 75 km parece pequena, mas é suficiente para o uso diário do veículo. Um carregador da Eletra foi instalado em uma garagem da Protege e será o responsável pelas recargas – que levam 2h30min.

O desenvolvimento do carro-forte elétrico teve como base um chassi de caminhão Volkswagen VW 8.160. Todo o processo levou 18 meses para ser concluído e custou R$ 1 milhão. Em vez de criar um veículo totalmente novo, a Eletra usou um processo chamado retrofit, que consiste em converter um veículo usado a diesel em um elétrico. Nesse processo, o chassi e parte da carroceria são aproveitados, enquanto os componentes como motor, transmissão e tanque de combustível vão para reciclagem.

“O fato de você pegar um caminhão muitas vezes no fim do ciclo e transformar em elétrico traz um ganho muito grande. Primeiro porque você não desova caminhões velhos no mercado. Depois, quando faz o retrofit, elimina a emissão na sua operação”, disse Iêda Nogueira, diretora da Eletra.

Mesmo com 957 kg em baterias, a Eletra afirma que o carro-forte elétrico é quase 1 tonelada mais leve do que um similar a diesel. O peso total não foi divulgado. A explicação está na carroceria, criada especialmente para o modelo elétrico pela Mib Blindados. “Como não existe um motor convencional na dianteira, o desenho é diferente, com a parte frontal removida”, explica a executiva da Eletra.

O motor elétrico de até 449 cv e 1.800 kgfm de torque fornecido pela brasileira Weg é instalado em uma posição mais baixa do que o antigo diesel que equipava o veículo. Ele é ligado diretamente ao eixo cardã. Um chassi VW 8.160 em geral traz um motor diesel de 162 cv e 61 kgfm.


A Eletra ainda instalou um sistema de regeneração da energia para as frenagens. “Acrescentamos um sensor no pedal. A primeira fase do freio é elétrica. Só depois que o sistema convencional é utilizado”, dia Iêda. Assim, as baterias podem ter parte da carga recuperada durante a operação. A Protege afirma que o custo de operação do carro-forte elétrico é 65% mais baixo do que dos similares a diesel. Porém, não informou qual é o custo por km rodado.

Outra vantagem na operação é a ausência de ruídos, além das emissões neutras. “Em entregas específicas, onde é preciso desligar o veículo por conta do ruído e das emissões, isso não precisa mais ser feito”, destaca a executiva da Eletra.

Essa é a primeira unidade do tipo na frota de 800 veículos da empresa. A Protege afirmou que vai analisar os resultados deste programa piloto antes de decidir se adquire mais exemplares elétricos. Já a Eletra parece otimista com a aceitação da tecnologia. “Temos duas possibilidades para esse tipo de veículo. Uma delas é essa, de entrega de valores, mas também na área da segurança pública.” A empresa afirma não ter aberto outras negociações, mas acredita que, assim que o veículo começar a rodar com a Protege, deve atrair o interesse de outras companhias.

* Redação/Automotive Business.

terça-feira, 25 de maio de 2021

>>> PROACE ELECTRIC


Toyota revela preços e especificações do Proace Electric para o Reino Unido

A Toyota anunciou os preços e as especificações para o mercado britânico do Proace Electric, seu primeiro furgão movido a bateria. Com preço de £ 34.630, o Proace Electric junta-se ao Proace diesel existente e compartilha seus fundamentos com as vans irmãs Citroën e-Dispatch, Vauxhall Vivaro-e e Peugeot e-Expert.


Alimentado por um motor de 138 cv com a escolha de uma bateria de 50 kWh, proporciona uma autonomia de até 228 quilômetros; se a escolha for uma bateria de 75 kWh, sobe para 330 quilômetros. A bateria de 75 kW oferece um espaço de carga útil de 1.000 kg, aumentando para 1.266 kg com a bateria de 50 kW.


Todos os modelos vêm com um carregador monofásico de 7,4 kW integrado e um cabo Tipo 2 de 6 m para conexão a uma tomada de carregamento doméstica, além de um cabo Tipo 2 de 7 m para conexão a um sistema de parede de 32A. Um carregador integrado trifásico de 11kW mais rápido pode ser especificado como uma opção. Uma carga rápida por meio de um sistema CC de 100 kW pode fornecer uma carga de 80% em menos de uma hora.


O Proace Electric está disponível na variante mais popular - com distância entre eixos média - que tem 4.959 mm de comprimento e 3.275 mm. Equipada como padrão com o sistema Smart Cargo, a van tem um comprimento total de carga de 3.674 mm e uma capacidade de carga de 5,8 m3. As aberturas das portas deslizantes são largas o suficiente para o carregamento de pallets padrão Euro, enquanto a área de carga tem duas luzes e uma tomada de 12 V, com mais uma tomada na cabine.


Ele vem em um único acabamento 'Icon', incluindo ar condicionado manual, limpa-vidros e faróis automáticos, controle de cruzeiro, freio de estacionamento eletrônico, sensores de estacionamento traseiros e espelhos retrovisores retráteis aquecidos e ajustáveis. A tecnologia OnBoard traz uma tela sensível ao toque de sete polegadas com display de áudio, display colorido de múltiplas informações, Bluetooth, integração de smartphone com Apple CarPlay e Android Auto, eCall e portas USB.


As primeiras entregas começam durante o terceiro trimestre de 2021.

***

segunda-feira, 24 de maio de 2021

>>> VÍDEO DA SEMANA



Matéria exibida no programa Jornal do Motor, da TV Potengi, de Natal/RN, apresentado por Rosemilton Silva, no segundo semestre de 1993.
Acervo MIAU Museu da Imprensa Automotiva.

***

>>> TESTES RIGOROSOS


Daimler Trucks dá início a rigorosos testes do Mercedes-Benz GenH2, caminhão movido a célula de combustível

No final de abril, a Daimler Trucks começou a conduzir rigorosos testes com o primeiro protótipo do Mercedes-Benz GenH2 Truck, caminhão movido a célula de combustível com base em hidrogênio apresentado em setembro de 2020. Este é um marco importante de progresso rumo à produção em série do veículo.


A fabricante de caminhões está focando na célula de combustível com base em hidrogênio para a eletrificação de seus caminhões, atendendo desde a distribuição urbana até o transporte rodoviário de longas distâncias. A Daimler Trucks busca atingir autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais em um só tanque de hidrogênio, sem precisar parar para reabastecer.

A extensa série de testes é bastante exigente para o veículo e seus componentes e se concentra, entre outras coisas, na operação contínua, diferentes condições climáticas e de vias e diversas manobras de direção.

De acordo com o plano de desenvolvimento da Daimler Trucks, o caminhão também será testado em vias públicas antes do final deste ano e os testes com clientes estão programados para começar em 2023. Os primeiros Mercedes-Benz GenH2 Truck produzidos em série devem ser entregues aos clientes a partir de 2027.


Martin Daum, Presidente do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG: “Estamos constantemente focados em nossa estratégia de tecnologia para a eletrificação de nossos caminhões. Queremos oferecer aos nossos clientes os melhores caminhões neutros de emissões locais de CO2 - movidos por baterias ou célula de combustível com base em hidrogênio, dependendo da aplicação. Estamos dentro do cronograma e estou muito satisfeito que os rigorosos testes com o Mercedes-Benz GenH2 Truck tenham começado com sucesso. ”

“A propulsão por célula de combustível com base em hidrogênio se tornará indispensável para o transporte rodoviário de longas distâncias neutro em CO2 no futuro. Isso também é confirmado por nossos muitos parceiros com os quais estamos trabalhando a todo vapor para colocar essa tecnologia na estrada em veículos de produção em série. Além disso, um impulso considerável está sendo dado pelo claro compromisso assumido pelas agências reguladoras nacionais e europeias quanto ao uso de hidrogênio para o transporte rodoviário de mercadorias. O apoio político desempenha um papel importante para a criação de uma infraestrutura para o hidrogênio verde e para tornar o uso de caminhões com célula de combustível economicamente viável para nossos clientes”, acrescenta Daum.

Testes rigorosos

Os engenheiros de desenvolvimento da Daimler Trucks estão projetando o Mercedes-Benz GenH2 Truck de forma que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos de durabilidade de um Actros convencional comparável. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros na estrada em um período de dez anos e um total de 25.000 horas de operação. É por isso que o GenH2 Truck tem de realizar testes extremamente rigorosos - como qualquer outra geração do Actros.


Durante as primeiras semanas de testes, o veículo já percorreu centenas de quilômetros sob carga contínua em uma bancada de teste da estrada para a plataforma e passou por muitas situações extremas com base nas condições operacionais da vida real. Os exemplos incluem frenagem de emergência e passagem sobre o meio-fio ao longo da pista de teste.

Conceito totalmente novo e novos componentes

O GenH2 Truck foi totalmente projetado do zero. Ele apresenta componentes completamente novos, nos quais os desenvolvedores estão se concentrando particularmente durante os testes. Esses componentes incluem o sistema de célula de combustível, o trem de força totalmente elétrico e todos os sistemas associados, como a unidade especial de arrefecimento.

Além disso, o peso específico dos novos componentes e sua posição no veículo afetam as propriedades de manejo do caminhão. Consequentemente, as vibrações causadas por estradas esburacadas, por exemplo, e principalmente por situações extremas, submetem o caminhão com célula de combustível a forças diferentes daquelas às quais os veículos convencionais estão submetidos.


Para obter informações abrangentes sobre isso em um estágio inicial, o protótipo atual é carregado durante os testes com uma carga útil de até 25 toneladas para um peso bruto do veículo de cerca de 40 toneladas, que é idêntico às especificações planejadas para a versão de produção em série do GenH2 Truck.

A Daimler Trucks prefere usar hidrogênio líquido porque, neste estado, o portador de energia tem uma densidade energética muito maior em relação ao volume do que o hidrogênio gasoso. Como resultado, os tanques de um caminhão com célula de combustível usando hidrogênio líquido são muito menores e, devido à pressão mais baixa, significativamente mais leves. Isso dá aos caminhões mais espaço para a carga e uma maior carga útil. Ao mesmo tempo, mais hidrogênio pode ser transportado, o que aumenta bastante a autonomia dos caminhões. Isso torna os caminhões GenH2 como os caminhões a diesel convencionais, adequados para transporte de longas distâncias que se prolonga por vários dias, difíceis de planejar e cuja produção diária de energia necessária é alta.


Os especialistas da Daimler Trucks estão avançando no desenvolvimento de tecnologias de tanques para hidrogênio líquido com base em um plano de desenvolvimento predefinido. Até o final deste ano, os engenheiros planejam ter o novo sistema de tanque protótipo suficientemente maduro para ser usado para continuar os exigentes testes em andamento do GenH2 Truck. Os testes de veículos serão realizados exclusivamente com sistemas de tanques de hidrogênio líquido até que a fase de produção em série seja atingida. Até que isso possa ser feito, os extensos testes internos do GenH2 Truck usarão um sistema de tanque de hidrogênio gasoso como solução provisória. Assim, a Daimler Trucks está demonstrando que ambas as versões - gasosa e líquida – são tecnicamente viáveis.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.