sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

>>> BOAS FESTAS!

 

Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

>>> CITROËN Ë-JUMPY


Citroën lança o Ë-JUMPY, utilitário focado na inteligência eletrificada

Protagonista no mercado de Veículos Utilitários Leves há 90 anos, a Citroën materializa todo seu know how global no Ë-JUMPY, primeiro furgão médio 100% elétrico da marca no Brasil. O modelo chega com valor sugerido de R$ 329.990, uma autonomia de até 330 km e permite pessoas habilitadas com a CNH de categoria B conduzirem o veículo.


Dentro da estratégia do Citroën 4All, em que a marca trabalha em um plano de produtos para os próximos anos que envolve o lançamento de veículos de passeio e comerciais leves, o primeiro modelo elétrico da marca no país é um utilitário, voltado para o cliente profissional: o Ë-JUMPY.

Novas respostas para novos tempos, o Ë-JUMPY é um veículo moderno, eficiente e já dono de premiações importantíssimas, que reforçam suas qualidades. Entre eles, o prestigioso título “International Van of the Year 2021”, em que o vencedor é escolhido todos os anos por um júri composto por 25 jornalistas internacionais (Europa, Rússia e Turquia), representando 25 revistas especializadas no segmento. E também, no início de 2021, o modelo elétrico da Citroën foi destaque como “Utilitário do Ano 2021”, na 28ª cerimônia organizada pela revista Argus, na França.


A esses reconhecimentos somam-se os “5 zeros” que contribuem para elevar o Ë-JUMPY a um patamar diferenciado no segmento e são responsáveis por intensificar o prazer de conduzir e o conforto a bordo. São eles:

1. “Zero ruídos”: rodar silencioso graças ao trem de força elétrico;
2. “Zero emissões de CO2”: eficiência que respeita o meio ambiente;
3. “Zero vibrações”: condução suave, com grande fluidez de movimento e torque instantâneo de 260 Nm;
4. “Zero stress”: facilidade de uso e de recarga, aliada a um baixo custo de manutenção;
5. “Zero concessões”: manutenção da modularidade, do espaço interno e das capacidades do modelo a combustão, com mais tecnologia embarcada, segurança e equipamentos.

“O Ë-JUMPY é o primeiro passo da Citroën em direção à eletrificação no Brasil e na América do Sul, conforme apresentamos no início de novembro em nosso plano estratégico, o Citroën 4 All. Ele chega para ser o parceiro ideal e atender às necessidades de mobilidade de todos os profissionais, sejam grandes frotistas ou profissionais autônomos que optem por um veículo elétrico, versátil e eficiente para suas atividades diárias”, afirma Vanessa Castanho, Head da Citroën na América do Sul.


O utilitário, agora oferecido em uma versão elétrica, já é amplamente reconhecido por sua versatilidade, dimensões, volume de carga e carga útil, que são ideais para os centros urbanos. A nova versão traz sustentabilidade para gama de utilitários Citroën, otimiza os custos de utilização e se distingue das demais configurações da Linha Jumpy nos pequenos detalhes. Visualmente, a diferença está no ponto de recarga situado à frente, na lateral esquerda da carroceria e o novo monograma elétrico “Ë” colocado à esquerda do nome JUMPY, na porta traseira.

Desenvolvido na plataforma modular multienergia EMP2, o Ë-JUMPY é oferecido no país em versão única, equipado com conjunto de baterias de íons de lítio de 75 kWh e OBC de 11kW trifásico, que garantem autonomia suficiente para que o veículo percorra até 330 km com carga completa em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO.

O uso desta plataforma modular permitiu a introdução do conjunto de baterias abaixo do assoalho, garantindo a preservação do volume útil na versão elétrica. As baterias armazenam e fornecem a energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos disponíveis no modelo. Já a performance do furgão é garantida por um motor elétrico, que entrega 260 Nm de torque imediato (26,5 kgfm) e 136 cavalos de potência (100 kW).


Por dentro, boa parte das exclusividades do Ë-JUMPY ficam estampadas em sua cabine. Entre elas, está o painel de instrumentos com tela 3.5” digital colorida, que concentra informações como o velocímetro, modo de condução, marcha selecionada, nível de carga das baterias e consumo de energia. Outro diferencial encontrado nesta versão é a central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas e-Toggle, que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias, além de diminuir o desgaste das pastilhas de freio.

Em termos de condução, há três opções disponíveis onde a escolha fica a critério de quem está ao volante, de acordo com a necessidade do momento. O modo “Eco” tem como foco a otimização do consumo de energia, o “Normal” garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o “Power” prioriza o desempenho, utilizando-se de máximas potência e torque.

Há ainda a moderna central multimídia com tela touchscreen capacitiva de 7”, como item opcional, que além das já conhecidas funções de conectividade e espelhamento com Android Auto e Apple Carplay, dispõe de câmera de ré com visão 180º e vista superior do veículo, recurso nomeado de Visio Park.

Para a recarga do Citroën Ë-JUMPY, basta que o seletor de condução esteja na posição “P” Parking. O tempo de recarga depende da estação de carregamento, podendo variar de 45 minutos em estações de carregamento rápido de 100 kW, para 80% da bateria, a 7h30 em rede trifásica de 11 kW. O modelo ainda é equipado com OBC de 11kW trifásico, que permite uma carga mais rápida em diversas condições.

O Ë-JUMPY não renuncia a nenhum dos atributos que fazem o sucesso da versão à combustão e este é um grande diferencial do modelo. Isso porque o utilitário possui todas as vantagens de arquitetura que fazem da linha Jumpy uma ferramenta de trabalho ideal – dimensões reduzidas, oferece modularidade, ergonomia, amplo espaço interno e uma capacidade de carga otimizada –, aliadas à propulsão elétrica. Ao unir o melhor dos dois mundos, o Citroën Ë-JUMPY estabelece uma nova dimensão de conforto.

Entre as principais características que colocam o modelo em posição de destaque estão:

· Autonomia de até 330 km em consumo de ciclo urbano no Brasil, segundo INMETRO;
· Recarga rápida: até 80% em 45 minutos;
· Volume de carga de 6,1m3 e 1 tonelada de capacidade de carga, a melhor otimização de carga para a logística urbana;
· Largura útil de 1,25m entre as caixas de rodas: o que permite o transporte de paletes por exemplo;
· Fácil manuseio de carga: portas traseiras com abertura 180° e porta lateral deslizante;
· Agilidade e eficiência: altura de 1.94m, que garante fácil acesso a lugares com espaço reduzido e todos os tipos de garagem;
· Freios regenerativos que otimizam a autonomia da bateria;
· Dirigibilidade superior: experiência de condução de veículo de passeio;
· Tecnologias à serviço da segurança e do conforto;
· Garantia: 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para baterias de tração.

Outro importante diferencial do Citroën Ë-JUMPY é a oferta de três confortáveis lugares na cabine, entrada USB, porta-copos e diversos porta-objetos.


O novo integrante da família Jumpy traz itens adicionais “além do que se vê”. Ou seja, além das diferenças visuais presentes externamente e no cockpit, o Ë-JUMPY agrega equipamentos exclusivos que potencializam a segurança e o conforto, tornando a experiência a bordo ainda mais especial e completa.

· 3 confortáveis lugares na cabine (motorista + dois passageiros);
· Sistema de monitoramento de pressão dos pneus – TPMS;
· Acendimento automático dos faróis;
· Freio de estacionamento elétrico;
· Sensor de chuva;
· Modos de condução (Eco, Normal, Power);
· Painel de instrumentos e-Cluster (com Display Colorido 3.5”);
· Seletor de marchas (e-Toggle);
· Sensor de estacionamento traseiro;
· Cabo Modo 2 para carga de emergência;
· Opcional: Multimídia de 7” e Visio Park (câmera de ré com visão 180°);
· Cores Disponíveis: Branco Banquise (sólida) e Cinza Artense (metálica).

No quesito segurança, o Citroën Ë-JUMPY conta ainda com itens igualmente importantes que são compartilhados com as demais versões da linha Jumpy, como assistente de partida em rampa (Hill Assist), freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, airbag duplo frontal com três pontos de proteção, indicador de fadiga (Coffee Cup Alert), luzes de rodagem diurnas integradas, limitador de velocidade e piloto automático.


O conjunto de suspensões assegura a precisão da trajetória do veículo, ao mesmo tempo que garante a qualidade do amortecimento. Na dianteira, há uma suspensão robusta tipo Mc Pherson com barra estabilizadora, enquanto na traseira a suspensão é do tipo triângulo oblíquo, que permite suportar uma carga útil de até 1.002 kg.

O cockpit preserva as qualidades já conhecidas da linha Jumpy para garantir que os deslocamentos do dia a dia sejam agradáveis para quem viaja a bordo, o que inclui uma posição de condução alta que permite excelente visualização da estrada, bancos que proporcionam conforto de alto nível, espaço generoso e painel de instrumentos ergonômico, otimizado especialmente para a condução do veículo elétrico.


O Citroën Ë-JUMPY não chega sozinho! Representante do capítulo inicial do plano de eletrificação da Marca no país, o furgão vem acompanhado por uma série de soluções pensadas em cada momento da jornada desse perfil específico de cliente, e também com um olhar atento à sustentabilidade.

Conheça as principais iniciativas que integram esse ecossistema:

· Economia de 60% no plano de revisões, em relação a versão a combustão;
· Garantia de 3 anos ou 100.000 km para o veículo e 8 anos ou 160.000 km para baterias de tração;
· Descarte de baterias: o Ë-JUMPY nasce com um projeto já estabelecido em parceria com a Faarte, com ativação por meio do fluxo de atendimento cliente/concessionário;
· CXC - Customer Experience Center: Referência para veículos elétricos, localizado em Betim;
· E-Centers em São Paulo e Rio de Janeiro, além de forte plano de expansão em 2022
· Capacitação de 100% da rede para reparos e revisões em veículos elétricos, a partir do início de 2022;
. Call center dedicado e prioritário para elétricos;
. Roadside assistance em território nacional, 24 horas, 7 dias por semana.


Em termos de soluções de carregamento, a marca garante uma cadeia de recursos por meio de parcerias, como:

. WEG – Empresa certificada e homologada da Citroën para oferta completa de infraestrutura, soluções de recarga e consultoria customizada para os clientes profissionais. Multinacional brasileira, a WEG é uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.

· CART & TUPINAMBÁ – Para ter acesso facilitado a rede de eletropostos, o cliente contará com suporte da plataforma CART, do Grupo Stellantis. Essa tecnologia de mapeamento dos pontos de recarga é fruto de mais uma parceria firmada pela Marca, desta vez com a Tupinambá, principal startup de infraestrutura de eletromobilidade nacional.

Junto com eles, a Citroën garante a exibição de mais de 750 pontos de recarga por todo o Brasil através do aplicativo, e o melhor: todos eles são auditados pela equipe Tupinambá, a fim de entender se o equipamento está realmente em funcionamento.


Lançado em 2017 e com mais de 8.000 exemplares vendidos no país, o Citroën Jumpy trouxe ao mercado brasileiro um furgão médio versátil, robusto e com uma grande capacidade de carga. A gama Jumpy oferece uma linha de produtos equilibrada e disponibilizada em três versões: CARGO, VITRÉ e MINIBUS, e todas elas fazem do Citroën Jumpy o parceiro indispensável para uma clientela profissional com necessidades variadas.

Com a chegada do Ë-JUMPY no mercado nacional, a Citroën reforça ainda mais seus valores de inovação e sustentabilidade. Essa entrega exclusiva proporcionada pela versão elétrica do modelo permite à Marca, que é referência no segmento de veículos utilitários leves no mundo e também no Brasil, garantir aos clientes de perfil profissional e frotistas soluções concretas para os novos desafios de mobilidade, e com autonomia suficiente para percorrer a maioria dos trajetos.

É uma nova maneira de realizar as mais diversas atividades do uso profissional, de forma mais sustentável e econômica. E a Citroën se orgulha por atuar como uma importante ponte nesse processo de transição energética, entregando um produto completo e extremamente atrativo.

* Press Release/Grupo Stellantis.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

>>> PROPAGANDA

 

Marmon Motor Company (1975)

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>>> POLÍCIA A HIDROGÊNIO


Polícia australiana agora tem um Hyundai Nexo a hidrogênio para combater o crime

A polícia do estado australiano de Queensland acaba de receber um Hyundai Nexo movido a hidrogênio. O Nexo é o único veículo de produção movido a hidrogênio vendido atualmente na Austrália e o governo de Queensland está adicionando cinco à sua frota. Esses cinco carros vão se juntar aos 28 modelos já lançados para o governo e serviços de emergência no ano passado, bem como aqueles estacionados na sede da Hyundai em Sydney.


O que faz com que o Nexo entregue ao Serviço de Polícia de Queensland se destaque são os envoltórios, as luzes e as sirenes. O veículo será usado para tarefas gerais de policiamento, bem como um meio de mostrar ao público a tecnologia do trem de força a hidrogênio. É o primeiro carro da polícia com célula de combustível usado no hemisfério sul.

“A implantação da NEXO no Serviço de Polícia de Queensland oferece uma excelente oportunidade para a polícia experimentar os benefícios exclusivos de nosso veículo elétrico de célula a combustível de hidrogênio com emissão zero, ao mesmo tempo em que apresenta a tecnologia ao público”, disse o diretor executivo da Hyundai Motor Company Australia, Jun Heo, em uma afirmação.


O trem de força elétrico movido a hidrogênio do Hyundai Nexo produz 161 hp e 291 lb-ft (395 Nm) de torque, permitindo que o crossover atinja 62 mph (100 km / h) em 9,5 segundos e alcance 111 mph (179 km / h) velocidade máxima. Oficialmente, ele tem um alcance de 413,8 milhas (666 km) no ciclo WLTP, mas em maio, um foi dirigido por 561,3 milhas (903,4 km) em um único tanque na Austrália, estabelecendo um recorde mundial para a maior distância percorrida por um hidrogênio - veículo movido a energia em um tanque. Esse recorde foi quebrado por um Toyota Mirai que em agosto passado viajou 845 milhas (1.360 km) sem reabastecer no sul da Califórnia.

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quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

>>> IMAGEM DA SEMANA

 

1957 Dodge D100 Sweptside Pickup

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>>> 125 ANOS


Há 125 anos, Benz vendia para um cliente de Paris, seu primeiro veículo de entrega motorizado

As vans Mercedes-Benz são produtos versáteis para uso nos transportes, comerciais, viagens e lazer: compactas, manobráveis, versáteis – estão cada vez conectadas por um sistema de acionamento elétrico. Sua história começou há 125 anos com a estreia do veículo de entrega Benz. Este modelo foi a primeira van do mundo a adotar o motor de combustão interna.


O ano de 1896 foi agitado para a Rheinische Gasmotorenfabrik Benz & Cie. Em Mannheim, a gama de produtos, que até então se caracterizava por seus carros de passeio de capota aberta, foi expandida para incluir não apenas a van de entrega, mas também a primeiro cupê com motor de combustão interna. A imagem que emerge é de diversificação de sucesso para o inventor do carro – uma força que também caracteriza a marca Mercedes-Benz hoje.

Veículo de entrega para um mercado francês entusiasmado

O “Veículo de entrega Benz” foi mencionado pela primeira vez em um catálogo da Benz & Cie. Em maio de 1896. O novo conceito de um “Veículo motorizado patenteado de design superior para a entrega de mercadorias, com motor de 5 cavalos de potência”, despertou imediatamente um interesse considerável. No entanto, não foram os clientes da Alemanha os mais interessados ​​neste design pioneiro. Em vez disso, o primeiro espécime documentado foi entregue à loja de departamentos parisiense “Du Bon Marché”. Até a página do catálogo da van de entrega é ilustrada com uma representação desse veículo, juntamente com a publicidade da loja de departamentos de Paris.

O fato de o primeiro cliente da van ter vindo da França se encaixa na maneira como o mercado automotivo se desenvolvia na época: embora o novo meio de mobilidade tenha sido inventado na Alemanha em 1886 – por Carl Benz e Gottlieb Daimler, de forma bastante independente um do outro – foi na França e na Grã-Bretanha em particular que a inovação foi inicialmente mais bem recebida. Portanto, era lógico que, em 5 de dezembro de 1896, esta primeira van de entrega motorizada com um motor de combustão interna, produzida diretamente por um fabricante de automóveis, chegasse a Paris.

O design do piso otimiza o uso do espaço

A primeira van de entrega da história tinha uma carga útil de 300 kg e era baseada em um chassi que o Benz também usava para os modelos “Victoria” e “Vis-à-Vis”. Os projetistas fizeram um uso otimizado do comprimento total do veículo, colocando o motor sob a área de carga. A van de entrega foi, portanto, também o primeiro veículo comercial a apresentar um design de piso. O motorista sentou-se diretamente acima do eixo dianteiro, que estava equipado com rodas com raios de madeira e pneus de borracha maciça que eram menores do que os do eixo traseiro.

O motorista e a área de carga estavam quase no mesmo nível, mas isso não era óbvio para o observador à primeira vista. Isso porque o veículo tinha a forma de uma van de painel, com uma propaganda esplêndida para a loja de departamentos e a finalidade deste veículo importado da Alemanha nos painéis laterais: “Grands Magasins Du Bon Marché. Livraison des Marchandises ”. (“Loja de departamentos Du Bon Marché. Entrega de mercadorias”). O cliente preeminente estava fazendo o que o fabricante havia recomendado no catálogo de 1896, onde Benz & Cie enfatizava o impacto potencial da propaganda da van: “Grande propaganda para qualquer negócio significativo”, sugeria o prospecto.

Entregas de mercadorias urbanas com 5 cv

A van de entrega era movida por um motor monocilíndrico montado horizontalmente com uma cilindrada de 2,9 litros e uma potência de 3,7 kW (5 CV). O câmbio de três marchas trouxe a potência do motor para a estrada: primeiro as polias escalonadas, a seguir a engrenagem planetária e finalmente o contraeixo. A partir daqui, duas correntes conduziam às rodas dentadas nas rodas traseiras. A embreagem era operada por meio do engate e desengate das correias. Com essa combinação de motor e sistema de transmissão, o caminhão de entrega atingiu 15 km / h com carga máxima e superou inclinações de até 10%.

O preço de venda do veículo foi de 4.500 marcos. Um terço deste montante teve de ser pago em dinheiro no momento da encomenda, o resto da quantia era devido quando o veículo foi entregue em Mannheim. Não se sabe quantos clientes naquela época optaram por comprar esta inovadora van de entrega, além da loja de departamentos de Paris.

Também no final de 1896, Émile Roger, o agente geral do Benz para a França, desenvolveu um plano para uma van de entrega própria baseada no Benz Velo. Seu parceiro no empreendimento foi Léon LʼHollier, de Birmingham, Inglaterra. Vários desses “veículos de entrega combinados” foram construídos na área de Digbeth. Após a morte de Émile Roger em 1897, o projeto chegou ao fim.

* Redação/Mercedes Magazine.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

>>> CHERY TIGGO 7 PRO


Caoa Chery apresenta o Tiggo 7 Pro

Cada vez mais a Caoa Chery demonstra que não está para brincadeira no mercado brasileiro. Depois de mudar o foco da sua linha de produtos, com um portfólio composto basicamente por SUVs, a marca atingiu 2% de participação no mercado brasileiro e revela que quer mais. Para impulsionar ainda mais as vendas e sacudir o segmento dominado pelo Jeep Compass, a marca lança o Tiggo 7 Pro, modelo que chega com o visual renovado e com conjunto mecânico que promete esportividade. Além disso, traz um pacote de tecnologia considerável, mas que fica devendo em relação à concorrência.


O Chery Tiggo 7 Pro é produzido na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) e chega para substituir o Chery Tiggo 7 TXS. O SUV médio teve as dimensões alteradas e agora tem 4.50m de comprimento, 1,84m de largura, 1,70m de altura e distância entre-eixos de 2,67m. O porta-malas também cresceu e ficou mais espaçoso, chegando a 475 litros de capacidade. A altura em relação ao solo é de 17,3cm e os ângulos são 21 graus de entrada e 27 graus de saída.

Para mudar o visual do Tiggo 7, a Caoa Chery recorreu ao estúdio de design da marca em Frankfurt, na Alemanha, que conferiram ao SUV um aspecto mais robusto, mas sem perder o estilo oriental. O modelo traz nova grade frontal tipo colmeia, repleta de pontos cromados, com a logomarca flutuando ao centro. Os faróis mais estreitos são full LED e as setas dinâmicas também são em LED. A luz diurna de rodagem (DRL) está posicionada verticalmente junto aos faróis de neblina, que são direcionais.


Visto de lado, o Chery Tiggo 7 Pro tem vincos marcantes que reforçam o aspecto aerodinâmico e a linha de cintura elevada, e a coluna C traz pequena área envidraçada para otimizar a visibilidade. As rodas são de liga leve são de 18 polegadas, com desenho exclusivo. Na traseira, o toque de esportividade fica por conta do spoiler na extremidade do teto e das saídas do escapamento com molduras em alumínio. Mas o detalhe interessante ali são as lanternas horizontais unidas por uma faixa estreita, formando conjunto único totalmente iluminado em LED.

A tampa do porta-malas tem abertura feita por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura por meio da central multimídia. Para abrir a tampa, basta se aproximar da traseira com a chave no bolso, esperar as lanternas piscarem duas vezes e pronto. Para fechar é só apertar um botão na tampa. É possível ajustar o ângulo de abertura da tampa do porta-malas, um item providencial para pessoas de estatura reduzida ou para garagens com o teto baixo.


Por dentro, o Caoa Chery Tiggo 7 Pro quer passar um ar de sofisticação, com painel de linhas horizontais, detalhes em aço escovado e black piano. O interior traz um sistema de luz ambiente em LED com sete opções de cores. O console central é elevado e o ar-condicionado dual zone é comandado por uma tela tátil, além de trazer uma saída para o banco traseiro. Os bancos e o volante multifuncional são revestidos com “material premium”, semelhante a couro.

O painel de instrumentos é totalmente digital e configurável, com tela de 12,3 polegadas, que exibe informações do computador de bordo, dos sistemas de auxílio à condução e do controle da pressão dos pneus. Já o sistema multimídia tem tela tátil de 10,25 polegadas, com conectividade por Apple CarPlay e Android Auto, câmera 360 graus de alta definição, com guias estáticas e dinâmicas durante as manobras de estacionamento. Entre os itens de série o modelo traz ainda teto solar panorâmico basculante de 1,13m² com opção de abertura da parte frontal, banco do motorista e passageiro com ajustes elétricos, comando de climatização à distância (CCD), carregador rápido de celular wireless de 15W, com função de alerta sonoro em caso de esquecimento do smartphone dentro do veículo, chave presencial com botão de partida, retrovisores com ajuste elétrico, rebatimento automático e desembaçador.


O SUV médio traz sob o capô o motor 1.6 turbo GDI, movido a gasolina (isso mesmo, não é flex!), com injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas, que desenvolve 187cv a 5.500rpm e 28kgfm de torque entre 2.000rpm e 4.000rpm. O propulsor atua em conjunto com a transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades, com mudanças que podem ser feitas também na alavanca tipo joystick no console. Com esse conjunto, a Caoa Chery declara que o Tiggo 7 Pro acelera até 100km/h em 8,09 segundos, e tem números de consumo de 9,9km/l na cidade e 11,7km/l na estrada (resultados aferidos pelo Inmetro).

Ao volante do Tiggo 7 Pro pelas estradas de São Paulo, percebemos rapidamente que o modelo vai incomodar a concorrência, já que tem o motor mais potente. O conjunto proporciona bom desempenho ao SUV, com bom torque em baixas rotações e respostas rápidas nas acelerações. As retomadas de velocidade também são eficientes, permitindo uma condução prazerosa e segura. As suspensões – McPherson na dianteira e multlink na traseira – receberam nova calibragem, deixando o Tiggo 7 mais estável, com pouca inclinação da carroceria em curvas e com rodar mais confortável e silencioso. O modelo traz ainda controles de tração e estabilidade para garantir a segurança.


E falando em segurança, o Tiggo 7 Pro traz de série freios a disco nas quatro rodas com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD); sistema que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; sistema que identifica situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca. O modelo tem ainda freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, controle eletrônico de descida e assistente de partida em rampa.

Mas a Caoa Chery destaca o pacote de itens de assistência à direção do Tiggo 7 PRO, que conta com sistemas de alerta de trafego cruzado traseiro; alarme de colisão traseira (com aviso sonoro, mas sem acionar o freio); advertência de abertura de portas para evitar colisão; detector de ponto cego (BSD) e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas, que otimiza a visibilidade em manobras em até 40Km/h. O modelo vem equipado com seis airbags, aviso de afivelamento do cinto de segurança para todos os ocupantes, Isofix e TopTheter para fixação de cadeiras infantis.


O Tiggo 7 Pro começa a ser vendido hoje na rede de concessionárias da marca em versão única e preço de lançamento de R$ 179.990. O fabricante já avisou que em janeiro o preço deve subir. O modelo não tem opcionais e é oferecido nas cores Midnight Blue (metálica), branco perolizado, preto metálico, prata metálico e cinza Metálico. A garantia é de três anos para o veículo completo e cinco anos para motor e câmbio. Que se cuidem o Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos, pois o Tiggo 7 Pro tem estilo, conteúdo e bom desempenho por preço competitivo.

* Enio Greco/Portal Vrum.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

>>> VÍDEO DA SEMANA


Evolução dos modelos fabricados pela Jeep a partir de 1940 até 2018.

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>>> PEUGEOT EXPERT FOODTRUCK


Peugeot Expert Foodtruck é mais uma cozinha do que uma van

O Peugeot Design Lab colaborou com a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool para a criação de um foodtruck baseado na van Peugeot Expert. O veículo é uma continuação do conceito “Le Bistrot du Lion” de 2015 e é inspirado no mundo dos bistrôs e da gastronomia.



O resultado final se parece mais com uma cozinha ao ar livre com os aparelhos mais recentes da Whirlpool da coleção W. A Peugeot usou a longa distância entre eixos do utilitário Expert como base, que mede 5,3 m (208,6 polegadas) de comprimento e 1,9 m (74,8 polegadas) de altura. O furgão cinza titânio foi convertido pela empresa BCC, com uma enorme porta em formato de asa de gaivota no perfil revelando a área da cozinha.



Uma grande bancada em forma de U está posicionada na frente do foodtruck, fornecendo espaço suficiente para os chefs fazerem sua mágica. As frentes e o tampo são em cerâmica italiana branca de “superfície antibacteriana, inodora e fácil de limpar” e possuem inserções em latão. O chef, protegido por um abrigo integrado, tem acesso a um lava-louça, uma placa de fogão, muito espaço para organização e dois fornos.



Na parte traseira, há uma tela retrátil e uma barra de som sob a tampa traseira para a transmissão de tutoriais e material promocional. Se o utilitário de longa distância entre eixos não bastasse, há um trailer adicional que abriga a geladeira que é alimentada por um painel solar, além de alguns acessórios extras.

Le Bistrot Du Lion, 2015

O veículo apoiará o Whirlpool Experience Tour a partir de abril de 2022 na França. Mais tarde, a empresa planeja encomendar mais exemplos da van personalizada para fins de demonstração na Itália, Polônia e Reino Unido.

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>>> NOVO DAF CF


Novo DAF CF aposta na versatilidade de aplicações e alto desempenho

A DAF Caminhões Brasil desenvolveu toda a nova linha CF de caminhões pesados e semipesados, pensando na versatilidade de aplicações e, também, na robustez, conforto, economia e tecnologia. Esta soma de qualidades torna o caminhão um dos mais completos do mercado, ampliando a atuação comercial da DAF no país.


Ideal para aplicações entre 40 e 53 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) na versão cavalo mecânico; chegando a um PBTC de 29 toneladas na versão rígida; e até 125 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração) no Off-Road, o CF é indicado para transportes de curtas e médias distâncias, sendo um veículo multifuncional, com desempenho superior em qualquer aplicação. A linha CF é composta pelos modelos CF Trator Rodoviário nas versões 4x2 (FT) e 6x2 (FTS), disponíveis nas potências de 410cv e 450cv; CF Rígido, disponível na versão 8x2 (FAC), de 410cv, e Off-Road 6x4 (FTT), com potência de 480cv.

Na versão trator rodoviário, o modelo tem excelente desempenho no atendimento de setores como varejo, em implementos de baú, sider e semirreboques do tipo caçamba. Já o CF 8x2 rígido, da mesma forma que os cavalos mecânicos, pode ser configurado de fábrica com tomada de força na transmissão, sendo uma opção para aplicações com até 29 toneladas.


Ainda em configurações com cavalo mecânico, o CF se destaca no transporte de líquidos, incluindo cargas perigosas. "Nossa linha CF possui versatilidade que torna os veículos multifuncionais, com características excepcionais e diferenciadas. Uma linha que entrega o caminhão mais potente da categoria, com padrão superior de qualidade, conforto e eficiência, oferecendo ao cliente uma experiência única neste segmento, disponível para as suas operações de transporte rodoviário e distribuição", acrescenta Alekson Felício, Gerente de Planejamento de Produtos e Engenharia de Vendas da DAF Caminhões Brasil.

Na versão 8x2 rígido, o CF também pode ser utilizado com implemento de tanque, voltado à distribuição em regiões com restrição de circulação. O modelo também atende aplicações de distribuição de frutas, verduras e carga viva, além de guincho plataforma. O CF 8x2 conta com segundo eixo direcional e o maior entre eixos da categoria, com 6.400mm. Tal especificação técnica permite que o veículo tenha mais esterçamento e manobrabilidade, contribuindo para a diminuição do esforço do motorista e facilidade em espaços reduzidos ou acessos difíceis. O segundo eixo direcional de fábrica proporciona ainda maior durabilidade dos pneus.


Os modelos rodoviários contam com o motor PACCAR MX-11, que tem CMT liberado para até 60 toneladas e conta com novos entre eixos, permitindo diversas aplicações como tanques líquidos, gases e container.

A versão Off-Road, voltada principalmente para operações severas, como cana e madeira, possui novo chassi e conjunto mecânico. A linha fora de estrada é equipada com o PACCAR MX-13, com potência de 480cv e redução nos cubos, ideal para terrenos de difícil acesso e baixa aderência.

O novo caminhão da DAF chama atenção também pela sua potência e alto torque em baixas rotações, permitindo uma velocidade média maior, mesmo com a carga máxima.


"A DAF decidiu acertadamente lançar a linha CF com o motor PACCAR MX-11 e PACCAR MX-13, exclusivo para a linha Off-Road, elevando o patamar desta categoria com relação à potência e torque. A tecnologia dos nossos motores proporciona este ganho em força, sem comprometer o peso, permitindo que o transportador se beneficie do nosso conjunto mecânico sem perder volume de carga", afirma Alekson.

Freio Motor

O freio motor PACCAR MX, o mais potente do segmento, entrega 460cv a 2.100rpm, em três estágios, selecionados pelo motorista em uma alavanca na coluna de direção. Com isso, proporciona ainda mais segurança às viagens, especialmente em trajetos com muita serra. O dispositivo trabalha ainda com menor ruído, trazendo mais conforto ao motorista e ocupantes de outros veículos na estrada.

Mais Tecnologias e Diferenciais

No quesito tecnologia, o Novo CF também está um passo à frente na sua categoria. O Assistente de Performance do Condutor, item de série, mostra em tempo real se a direção está sendo conduzida de maneira eficiente, indicando melhorias para diminuir o consumo de combustível.

Para o novo DAF CF estão disponíveis os pacotes Safety e Exclusive.

Safety

Controle de Estabilidade de Veículo (VSC), sistema eletrônico de segurança que utiliza uma série de sensores que detecta quando o veículo está perdendo estabilidade e reage automaticamente para corrigir a posição e a direção na estrada, proporcionando segurança no transporte, principalmente com cargas delicadas e carga viva.

Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) que controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente.

Monitor de nível de energia da bateria(BEM) sinalizando também quando a carga estiver abaixo do adequado. O dispositivo ajuda a aumentar a vida útil da bateria e dos demais componentes do sistema elétrico.

Sistema de Frenagem de Emergência Avançada(AEBS) freia automaticamente o caminhão em caso de possível colisão frontal.

Sistema de Aviso de Saída da Faixa(LDWS) alerta o motorista se o veículo começar a sair da faixa de rodagem por meio de avisos sonoros nos autofalantes.

Exclusive

Além das tecnologias disponíveis no pacote Exclusive, possui Sensores de pressão dos pneus - TPMS, que informam na cabine se houver uma calibragem inadequada que possa interferir no desgaste e atrito. Este sensor é um grande aliado, já que os pneus representam um valor importante na manutenção do caminhão.

O pacote Exclusive conta ainda, com opcionais de conforto e recursos como faróis auxiliares com função cornering (curva), banco do motorista Xtra Leather com revestimento em couro e amortecimento pneumático, incluindo ajustes pneumáticos para a lombar inferior e superior e ajuste para apoio lateral, além de ventilação e aquecimento do encosto e acento. As mesmas funções estão disponíveis para o banco do passageiro. A decoração do painel é em Argenta (prateado); os retrovisores, degraus e caixa de roda na cor da cabine, buzinas pneumáticas (set duplo), climatizador de teto e ar-condicionado Cab Climate Control.

Outros destaques da linha são os tanques de combustível, com capacidades que variam entre 520L e 890L, conforme a versão e o entre eixo, e tanque de Arla32, com capacidade de 45L em todos os modelos, que proporcionam mais flexibilidade para viagens longas, sem a necessidade de abastecimento frequente.

* Press Release/DAF Caminhões Brasil.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

>>> IVECO DAILY 2022


Iveco Daily 2022 chega para atender o Proconve L7

Estimulada pela crescente demanda do e-commerce e de olho na nova etapa do Proconve, Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o L7, que começa a vigorar em janeiro para veículos de até 3,5 toneladas, a Iveco lançou na terça-feira, 14, a linha Daily 2022. A mais recente versão, 35-160, disponível a partir do dia 1º ao custo de R$ 240 mil a R$ 250 mil em São Paulo – os valores variam conforme o Estado, devido ao ICMS –, no entanto, não traz apenas a redução de emissões na nova roupagem.


Vem recheada de tecnologia, com a possibilidade de espelhar o celular, sensores que controlam a pressão do pneu e a velocidade do para-brisa conforme a intensidade da chuva, luz de neblina, maior conforto do banco que traz até regulagem de altura e tem espaço embaixo do assento, além propiciar economia de até 6% de combustível e, ao mesmo tempo, ser capaz de carregar mais peso. O câmbio é manual, mas ao parar na subida ele sustenta o veículo ao tirar o pé do freio. Sua autonomia é de 650 quilômetros e o tanque de arla dura 4 mil quilômetros, o equivalente a três ou quatro meses. A parada para revisão foi ampliada de 15 mil para cada 30 mil quilômetros, e o preço da manutenção preventiva, segundo a Iveco, está 22% menor com relação ao modelo anterior, lançado em março de 2020. Com direção leve, a sensação de pilotar o modelo, ainda que carregado com 700 quilos de carga, é a mesma de guiar um carro.

Carro-chefe da montadora, a linha Daily, disponível ainda nas versões 4,5 toneladas e 6,5 toneladas, que também estão ganhando atualização de motorização ao se prepararem para o Euro 6 – o motor foi customizado pela FPT especialmente para atender à América Latina –, vigente a partir de 2023, responde hoje por 40% do faturamento da marca, de acordo com Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco. Tanto que no segmento de chassi-cabine detém 35,4% de market share enquanto que, no mercado como um todo, a montadora possui fatia de 8%. A versão 30-160 City estará disponível ao consumidor em abril e, as de 4,5 a 6,5 toneladas com a nova motorização, em 2023.

* Soraia Pedrozo/Portal AutoData.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

>>> GALERIA #0079

 

Mercedes-Benz E350 4MATIC Wagon (2006)













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>>> STRADA AUTOMÁTICA


Fiat inova mais uma vez com a Nova Strada com câmbio automático

Com o histórico de pioneirismo do modelo não só líder de seu segmento, mas do mercado automotivo brasileiro em 2021, a Fiat inova mais uma vez com a Nova Strada, ícone em versatilidade, qualidade, confiança e robustez, ao completar a oferta da linha 2022 da picape com a inédita transmissão automática CVT.


A opção pelo câmbio automático era um desejo dos consumidores da Nova Strada, que foram conquistados por seu design moderno, tecnologia e espaço interno da cabine dupla de quatro portas, assim como da ampla caçamba da picape.

O câmbio automático CVT é associado ao avançado motor 1.3 Firefly de até 107 cv de potência com sete velocidades simuladas.

A transmissão CVT oferece três modos de condução. No modo automático, a central eletrônica faz leituras constantes da forma como o motorista dirige e a situação do veículo para ajustar sempre a melhor relação de marcha com foco no consumo. Quem prefere estar sempre no comando pode optar pelo modo manual, que permite a troca das sete marchas de maneira sequencial por meio de borboletas no volante ou pela própria alavanca de câmbio. Já o modo Sport é voltado para quem busca uma condução mais divertida e ágil. Nele, a central eletrônica da Strada promove uma série de ajustes para tornar o veículo ainda mais responsivo. O acelerador fica mais sensível, a assistência elétrica da direção é enrijecida e o câmbio CVT adota relações de marcha mais curtas.

A Nova Strada com câmbio automático é oferecida em duas versões: Volcano, que mantém a opção de transmissão manual, e na inédita topo de gama Ranch.

Nova Strada Ranch: ainda mais exclusiva

A Nova Strada Ranch com câmbio automático possui muitos diferenciais exclusivos. Externamente, a carroceria moderna adota novos skid plate cinza, para-barros, retrovisores pintados em preto brilhante, logotipo Ranch ao lado do para-lama, estribos laterais, barras do teto longitudinais cinzas, capota marítima exclusiva com a inscrição “Ranch” gravada na cobertura e rodas de liga-leve de 15” com pneus ATR para uso misto.


O estilo marcante da versão topo de gama é completado pelos faróis de LED afilados com luzes DRL (Daytime Running Light), a imponente grade com o Logo Script da marca no centro com a elegante Fiat Flag à direita e o capô vincado, que sugere força e robustez, itens que também caracterizam a Nova Strada Volcano.

O requinte da versão Ranch continua no interior. O painel recebe uma pintura em dois tons, com elementos marrons, a exemplo da mesma configuração da Nova Toro, ao redor do porta-objetos superior, contrastando com as saídas de ar em preto brilhante.


O mesmo tom é usado na costura do volante de couro, na coifa do câmbio e nos bancos, que também usam revestimento marrom nas laterais e carregam a inscrição Ranch nos encostos. O quadro de instrumentos com tela de LCD customizável faz um Welcome Movement exclusivo sempre que o carro é ligado, e badges Ranch abaixo da central multimídia, tapetes e nas soleiras das portas reforçam o DNA exclusivo da versão.

A picape mais completa do segmento

A Nova Strada com transmissão automática mantém o amplo pacote de equipamentos que conquistou os consumidores desde a chegada de sua segunda geração. O controle de estabilidade com assistente de partida em rampa (Hill Holder) agrega ainda mais segurança e conforto junto do câmbio automático, enquanto o controle de tração avançado E-Locker (TC+) permite ao modelo ir mais longe, fazendo ajustes constantes para garantir o máximo de tração mesmo em pisos escorregadios a até 65 km/h.


A capacidade e robustez da picape podem ser verificadas por sua altura livre do solo entre os eixos (de até 233 mm), ângulos de entrada acima de 23º e saída de obstáculos além de 28º entre os melhores da categoria, além de contar com a suspensão traseira de eixo rígido do tipo ômega.

Os quatro airbags de série da Nova Strada Automática incluem bolsas laterais que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, agregando proteção adicional em diferentes tipos de colisões. São de série também sensores sonoros e câmera de ré com linhas dinâmicas, que facilitam as manobras, faróis de neblina e sensor monitoramento da pressão dos pneus.

A extensa lista de equipamentos conta ainda com direção com assistência elétrica, computador de bordo, vidros elétricos nas quatro portas, volante multifuncional, retrovisores elétricos e quadro 3,5” de TFT.


A tecnologia também está presente na Nova Strada com câmbio automático. Além do sistema multimídia de 7” - único do segmento a oferecer conectividade com Android Auto e Apple Carplay sem cabos - o modelo passa a oferecer Wireless Charger, para carregamento do smartphone sem fio. Um segundo conector USB permite aos passageiros do banco traseiro carregarem seu aparelho celular, ao mesmo tempo que aproveitam o amplo espaço e o fácil acesso graças às portas traseiras com abertura de 80º. Os assentos traseiros laterais também possuem fixação Isofix para cadeirinhas.

A caçamba tem 844 litros de volume e pode carregar até 600 kg. Leve, a tampa traseira possui um sistema de molas para facilitar sua abertura e fechamento, e pode suportar até 400 kg. Quatro ganchos inferiores e superiores facilitam a fixação dos mais diferentes tipos de carga, e o cliente ainda pode incrementar a caçamba com diferentes acessórios da linha Mopar.

O custo-benefício sempre foi item de série na Strada e continua na nova versão CVT. O óleo do sistema de câmbio é projetado para ter durabilidade for life, ou seja, não há previsão de troca do fluido ao longo de toda a vida útil do veículo. Essa característica única do segmento vai ao encontro da já conhecida robustez e eficiência do motor 1.3 Firefly, que gera 107 cv e 13,7 kgfm com etanol e 98 cv e 13,2 kgfm quando abastecido com gasolina. Trata-se do propulsor mais eficiente e econômico do segmento e com nota A de consumo pelo Inmetro.

O conjunto dá à Nova Strada Automática CVT um custo de propriedade competitivo, com garantia de três anos e assistência de uma ampla rede com 520 concessionários em território nacional.

A Nova Strada Volcano com câmbio automático tem preço público de R$ 111.990 e a versão topo de gama Ranch por R$ 116.990.

* Press Release/Grupo Stellantis.