sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

>>> RENAULT DUSTER 2023


Renault apesenta a nova linha do modelo Duster

A Renault do Brasil apresenta a nova linha do Renault Duster 2023. O modelo, que tem uma história de mais de 10 anos de sucesso no mercado brasileiro, chega com uma grande novidade: a ampliação da gama de versões com a adoção do novo motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex, combinado ao eficiente câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas na versão Iconic. Com isso, o SUV mais vendido da marca no país se torna ainda mais dinâmico e ágil, graças à nova potência de 170 cv e ao maior torque do segmento de 27,5 kgfm.


Com a nova motorização, o Duster 2023 garante ótimas retomadas e ultrapassagens mais rápidas em diferentes cenários de condução. O SUV equipado com o motor turbo TCe 1.3 flex acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, atingindo a velocidade máxima de 190 km/h. As retomadas estão até 36% mais rápidas, permitindo uma condução dinâmica e eficiente.

O SUV também traz, como novidades para a linha 2023, a adoção de moldura frontal, retrovisores e barras de teto com acabamento em preto, nas versões Intense e Iconic. Além disso, as versões Iconic, 1.6 e turbo TCe 1.3 flex, passam a ter alargadores de roda e bancos com revestimento premium de série. Mantendo as características inovadoras que foram aplicadas em sua segunda geração, o Duster tem design com linhas musculosas, que transmitem imponência e robustez, dianteira marcante, faróis com a assinatura luminosa característica da gama Renault e luzes diurnas de LED em formato de “C”. O desenho mais aerodinâmico e sua linha de cintura elevada também são destaques do SUV.

Internamente, o Duster traz como destaques a sua qualidade percebida e ergonomia, com um painel de instrumentos moderno e funcional e central multimídia Easy Link de 8”, bem como comandos de fácil uso e revestimentos de qualidade.

O Duster mantém ainda suas características-chave de robustez e conforto para garantir satisfação em qualquer terreno urbano ou off-road. Com os maiores ângulos de entrada (30°) e saída (34°5’) do segmento e a maior altura do solo (237 mm), o Duster encara obstáculos com facilidade. Além disso, o veículo mantém o maior porta-malas da categoria, com 475 litros, e oferece amplo espaço interno.

O veículo passa a ser oferecido em cinco versões: Zen, Zen CVT XTRONIC®, Intense CVT XTRONIC®, Iconic CVT XTRONIC® – todas com o eficiente motor 1.6 SCe – e a nova Iconic CVT XTRONIC®, com a motorização turbo TCe 1.3 flex.

O maior torque da categoria

O novo motor turbo TCe 1.3 flex do Duster Iconic foi desenvolvido com o know-how da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi em parceria com a Daimler, tendo como características um alto torque em baixas rotações e baixo consumo de combustível. Isso se traduz em um comportamento ágil.


O eficiente propulsor turbo TCe 1.3 flex traz ainda tecnologias que a Renault desenvolveu nas pistas da Fórmula 1, categoria que a marca já conquistou 12 títulos mundiais, como a injeção direta central com 250 bar de pressão, turbocompressor com válvula wastegate eletrônica e duplo comando de válvulas variável com atuadores elétricos, que garantem uma combustão otimizada com mais performance e menos consumo de combustível.


O turbo TCe 1.3 flex é um motor global, que equipa modelos da alta gama em diversos países. Produzido na Espanha, esse propulsor rodou mais de 40 mil horas de testes no seu desenvolvimento, mais de 300 mil km de validação em condições extremas e já teve mais de 1,2 milhão de unidades produzidas em 2020. Todo o desenvolvimento da versão flex ficou a cargo da equipe de engenheiros do RTA (Renault Tecnologia Américas), que fica no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Entre as principais características do motor turbo TCe 1.3 flex estão:

- Turbocompressor: trabalha com a pressão máxima de 1.4 bar controlada com precisão pela wastegate comandada eletronicamente, que proporciona o torque máximo a 1.600 rpm. Com essa tecnologia, o motor ganha em agilidade, para responder melhor às variações de pressão na admissão;
- Cabeçote em formato delta: essa construção permite um tamanho mais compacto reduzindo massa, centro de gravidade mais baixo e auxiliando no controle térmico do motor. O coletor de escape integrado ao cabeçote proporciona uma melhor resposta do turbo, otimizando a curva de torque;
- Comando de válvulas: o duplo eixo do comando de válvulas no cabeçote tem temporização variável das válvulas de admissão e escape, comandada eletronicamente permitindo variação contínua dos ângulos de abertura e fechamento das válvulas, garantindo assim melhor performance e menor consumo em qualquer rotação. Além disso, o comando tem balancins roletados, que proporcionam redução de atrito e, consequentemente, menos consumo de combustível;
- Tratamento DLC (Diamond-Light Carbon): utilizando nano tecnologia desenvolvida na F1, os componentes móveis do cabeçote, anéis e pinos dos pistões receberam tratamento superficial (DLC) para reduzir atrito e consumo de combustível;
- Bronzinas polímero-metálicas: aplicação de tratamento superficial de polímero para redução de atrito no sistema virabrequim-mancais e aumento da durabilidade;
- Injeção direta de combustível: a adoção de injetores centrais com pressão de 250 bar com design desenvolvido para o etanol (vazão, direção e tamanho de jato), com seis furos por injetor, garantem uma maior atomização do combustível, proporcionando maior torque e potência;
- Cilindros com BSC (Bore Spray Coating): o bloco de alumínio tem tratamento superficial inovador na parede dos cilindros, chamado de Bore Spray Coating (BCS). Isso permite troca térmica mais eficiente entre a câmara de combustão e a camisa d’água, reduzindo atrito com os anéis e pistões, além de um melhor controle da pré-detonação. Só esta medida já permite reduzir o consumo e as emissões em aproximadamente 1%. Essa tecnologia é utilizada com sucesso na Aliança no esportivo Nissan GT-R;
- Sonda lamba proporcional: analisa qualitativamente os gases, que permite controle mais preciso da qualidade da combustão assegurando a melhor performance em qualquer situação e de maneira mais rápida.

A combinação de um motor com tecnologia de ponta com o moderno câmbio automático CVT XTRONIC® garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso.


O novo CVT XTRONIC® proporciona o máximo conforto, especialmente para grandes centros urbanos, garantindo também economia de combustível. Um dos seus destaques é um software de gerenciamento que simula a troca de marchas no modo automático, sempre que o pedal do acelerador estiver solicitando a alta performance do motor.

Essa transmissão continuamente variável oferece a possibilidade de troca manual na alavanca de câmbio, simulando oito marchas. Ao motorista, cabe posicionar a manopla à esquerda para assumir o controle. A opção traz vantagem em performance, especialmente nas ultrapassagens e arrancadas, e vantagens em consumo de combustível onde é possível usar o freio-motor.

Com acelerações constantes e eficientes, o desenvolvimento desta transmissão foi baseado em três pilares: linearidade, agilidade e dirigibilidade. O efeito pode ser percebido em retomadas de velocidade ou saídas de semáforo, por exemplo. Para os passageiros, a sensação é de conforto, sem que haja qualquer tranco.


Outra tecnologia aplicada para a redução do consumo de combustível é o sistema Start&Stop, que desliga o automóvel automaticamente em semáforo ou outras paradas prolongadas. Este moderno sistema, muito comum em carros topo de gama, garante uma economia de até 5% de combustível no trânsito urbano.

Para auxiliar ainda mais o condutor na economia de combustível e no monitoramento de suas viagens, a central multimídia Easy Link mantém as funções Eco Scoring e Eco Monitoring.

Toda a tecnologia embarcada no motor e câmbio do Duster TCe 1.3 turbo flex garantiram nota A no selo do programa brasileiro de etiquetagem do Inmetro. Com gasolina, o consumo na estrada é de 11,5 km/l e na cidade de 10,8 km/l. Com etanol, o consumo é de 8,4 km/l no percurso rodoviário e 7,7 km/l no urbano.

O motor 1.6 SCe também recebeu aprimoramentos para atender à nova fase das normas de emissões (LEV7), melhorando o consumo em até 3,9%, sem redução da potência máxima de 120 cv e do torque de 16,2 kgf. O propulsor traz duplo comando de válvulas variável na admissão, injetores posicionados no cabeçote que garantem alta eficiência e bom desempenho desde as baixas rotações.

Renovação completa

Em 2020, o SUV passou por sua mudança mais profunda, com a sua nova geração, para dar continuidade a uma história de sucesso. Por fora, o SUV trouxe um design completamente novo, com linhas mais musculosas, que transmitem imponência e robustez, com um desenho mais aerodinâmico, graças à redução do ângulo do para-brisa e aumento da sua linha de cintura. O interior, por sua vez passou por uma verdadeira revolução, com mais qualidade percebida e melhor ergonomia.


Mesmo com todas as mudanças, o SUV manteve as suas características chave, com a robustez, a versatilidade e o espaço interno, com o maior porta-malas da categoria, com 475 litros de capacidade. O SUV também trouxe diversas inovações, como a central multimídia Easy Link, com tela capacitiva de 8’’ com Android Auto e Apple Carplay, e o novo sistema Multiview, que permite enxergar os quatro lados do veículo para auxiliar em situações off-road.

Versões e Preços

O Duster 2023 chega ao mercado em cinco versões:

- Zen 1.6 SCe (R$ 99.990) – Barras de teto na cor preta​, direção elétrica, ar-condicionado manual, faróis com assinatura LED​, airbags dianteiros​, ABS com AFU, ESP, HSA​, cinto de segurança de três pontos em todas as posições​, dois ISOFIX no banco traseiro, vidro elétrico nas quatro portas​, Start&Stop​, trava elétrica com fechamento automático (CAR)​, banco do motorista com regulagem de altura​, luz de cortesia traseira​, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico​, tomada 12V traseira​, rodas de aço 16”​, rádio 2DIN​, quatro alto-falantes​ e chave canivete. Opcionais: Multimídia Easy Link​, faróis de neblina​ e rodas de liga leve 16”.

- Zen 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 108.090) – Todos os itens da versão Zen + câmbio CVT XTRONIC® e ponteira do escapamento cromada. Opcionais: Multimídia Easy Link, faróis de neblina, rodas de liga-leve 16”.

- Intense 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 115.190) – Todos os itens da versão Zen CVT- X-TRONIC + grade dianteira cromada​, maçanetas na cor da carroceria​, faróis de neblina​, retrovisor externo em preto, rodas de liga leve 16”​, vidros elétricos com função um toque​, indicador de temperatura externa, luz de cortesia no porta-luvas e porta-malas, espelhos nos dois para-sóis​, volante em couro​, sistema multimídia Easy Link, sensor de estacionamento traseiro​ com câmera , ar-condicionado automático​ e controlador e limitador de velocidade.

- Iconic 1.6 SCe CVT XTRONIC® (R$ 122.090) – Todos os itens da versão Intense - CVT XTRONIC® + sistema Multiview com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, chave cartão hands free, rodas de liga leve 17” diamantadas, alargadores de roda, bancos com revestimento premium e apoio de braço.

- Iconic turbo TCe 1.3 CVT (R$ 135.590) – Todos os itens da versão Iconic - CVT XTRONIC® + motor turbo TCe (Turbo Control Efficiency) 1.3 flex e câmbio automático CVT XTRONIC® de oito marchas.


Ao comprar o Renault Duster o cliente poderá escolher entre sete opções de cores, sendo: branco Glacier, prata Étoile, bege Dune, marrom Vison, vermelho Vivo, cinza Cassiopé e preto Nacré.

O cliente que adquirir o Duster terá à disposição dois pacotes de acessórios exclusivos, com instalação realizada diretamente na linha de montagem Renault:
Pacote Tech: seis alto falantes, multimídia 8”, roda de liga leve 16” e farol de neblina.
Pacote Outsider (exclusivo da versão Iconic): proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama, friso robusto para porta, barra de teto preta e retrovisor externo preto.

O Duster também tem quatro kits exclusivos com mais de 26 acessórios, para atender às necessidades específicas de cada cliente. A instalação destes kits ocorre nas concessionárias Renault. São eles:
Kit Conforto: tilt down, apoio de braço e tapete de carpete.
Kit Família: Easy Link 8’’, câmera de ré e frisos exclusivos na cor do veículo.
Kit Viagem: barra de teto, porta-bicicleta, tapete de porta-malas e bolsa organizadora.
Kit Aventura: proteção frontal, farol de longo alcance, alargador de para-lama e friso robusto para porta.

* Press Release/Renault do Brasil.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

>>> ACTIVE TOURER 2022


BMW apresenta o modelo 2022 do Série 2 Active Tourer

A BMW divulgou para a imprensa o modelo 2022 da minivan Série 2 Active Tourer. O véu foi levantado pela primeira vez em outubro de 2021, mas oficialmente, somente no início deste mês foi lançada na Europa. Embora adote uma forma geral semelhante ao modelo de primeira geração, o design foi revisado ​​para se encaixar na linguagem atual da BMW.


O primeiro aspecto do Série 2 Active Tourer que chamará sua atenção é, obviamente, as enormes grades. A BMW também equipou o novo modelo com entradas de ar dianteiras adicionais e um conjunto de faróis de LED bem finos. Algumas mudanças bastante óbvias também foram feitas na parte traseira do carro, principalmente com a instalação de lanternas traseiras de LED distintas.


Entre na cabine e você encontrará alguns componentes que ainda não são apresentados em vários modelos BMW de última geração. Mais notavelmente, há uma grande tela curva que abrange o sistema de infoentretenimento e o painel de instrumentos digital, compartilhando o mesmo sistema operacional 8 com o i4 e o iX. Espera-se que vários outros modelos da BMW recebam essa mesma tela curva em breve, incluindo os modelos Séries 3 e Série 4 reformulados.


Em outros lugares, o Active Tourer Série 2 ostenta um console central flutuante com um pequeno câmbio eletrônico. Outros componentes principais do interior incluem um volante em couro, controle climático automático de duas zonas, quatro portas USB-C e assentos redesenhados.


Os compradores europeus têm uma série de motores para escolher. O destaque aqui é, claro, as novas opções híbridas plug-in, que estarão disponíveis para encomenda nos próximos meses. Elas incluem os modelos 225e xDrive e 230e xDrive, ambos combinando um 1.5 turbocompressor com motores elétricos e uma bateria de 14,9 kWh que permitirá autonomias elétricas de até 80 km no ciclo WLTP. O 225e oferecerá uma potência combinada de 242 cv (180 kW / 245 cv), enquanto o 230e obtém impressionantes 322 cv (240 kW / 326 cv).


O 218i de entrada é equipado com um motor 1.5 turbo de três cilindros com 134 cv e 170 lb-ft (230 Nm) de torque, enquanto acima dele está o 220i, equipado com o mesmo motor, mas preparado para entregar 154 cv e 177 lb-pés (240 Nm). A BMW também está vendendo o carro na versão 223i, que usa um quatro cilindros turbo de 2,0 litros com 201 cv e 236 lb-ft (320 Nm). Por último, mas não menos importante, é um diesel de quatro cilindros turbo de 2,0 litros com 148 cv e 360 ​​Nm (266 lb-ft).

***

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

>>> SCANIAHOME


Uma casa sobre rodas

Veículo recreativo, motorcasa, trailer, autocaravana, truck home. Ele pode ter muitos nomes, mas a verdade é uma só: todo motorhome carrega consigo sonhos, sorrisos, famílias e muita história para contar. A que você conhecerá hoje é a da família Sebben, que a bordo de um Scania XT P 320 já realizou alguns sonhos Brasil afora.


Atire a primeira pedra quem nunca imaginou, quando criança ou mesmo durante a vida adulta, colocar rodinhas embaixo do chão da casa para poder levá-la para onde quiser. Um verdadeiro sonho, não é mesmo? Para a família Sebben, este foi um sonho que se tornou realidade. João Paulo Sebben é o patriarca da família e proprietário do Scania XT P 320 4x2, transformado em um motorhome - que não deixa a desejar quando comparado a uma casa, digamos, sem rodinhas no chão.

E, ao contrário do que muitos podem estar pensando, João Paulo não é transportador nem mesmo trabalha no setor: ele é arquiteto. A paixão por caminhões está no sangue, foi herdada do avô. “Sou arquiteto e minha esposa é advogada. Não temos relação com o transporte de cargas. Mas sempre adorei caminhão porque meu avô foi caminhoneiro. Como gostamos muito de ‘pegar estrada’, queríamos ter um caminhão e então surgiu a ideia de comprar o veículo para transformá-lo em um motorhome e viajarmos em família”, conta João Paulo.

Feito sob medida

A compra do modelo foi feita em 2019, na Casa Scania Brasdiesel, em Caxias do Sul, cidade onde a família mora atualmente. Graças ao jeito Scania de produzir seus veículos, seguindo o conceito Tailor Made for Application (TMA), foi possível configurar o caminhão de acordo com o desejo da família. “Para o meu uso, eu precisava de um caminhão com entre eixos de tamanho diferente e balanço traseiro diferenciado. Não podia ter um veículo com mais do que 10 metros de comprimento. E a Scania foi a única que fez isso por mim. Eu nunca tinha visto esse modelo de atendimento e de produção de um veículo pesado. Para mim, foi uma grande novidade e uma feliz surpresa. Nós fomos configurando o veículo junto com o consultor. Altura do chassi, para-choque de ferro... e quando vimos virou um pacote XT. E o meu sonho era ter um XT! Tanto que o próprio motorhome foi feito nessa mesma identidade, com bagageiros mais altos, respeitando a altura do caminhão, os estepes foram para a parte de trás, algumas estruturas ficaram mais aparentes. Todo esse conjunto, incluindo o atendimento que recebemos na concessionária, fizeram toda a diferença, especialmente durante as nossas viagens. Em algumas cidades menores, por exemplo, se não fosse o caminhão ser um Scania XT não conseguiríamos passar pelos lugares que passamos em função da altura do veículo”, detalha João Paulo.


Depois de configurado e entregue, era hora de transformar o caminhão em uma verdadeira casa. Mas, em virtude da pandemia, os planos de reforma foram postergados, mas saíram do papel em grande estilo. “Em 2019 encomendei o caminhão. Mas por conta do momento que estamos vivendo, só em 2020 a reforma começou. Neste tempo pesquisamos diversas empresas para fazer essa adaptação e construir o nosso motor home. Até que descobrimos a Trailer Car e optamos por eles como parceiros. Eles desenvolveram o caminhão, foram seis meses de produção e em maio de 2021 recebemos o veículo pronto”, explica João Paulo.

Pé na estrada

De lá pra cá, a família já realizou algumas boas viagens a bordo de sua casa sobre rodas. A primeira delas foi para São Paulo e o interior do Paraná. “Passamos por muitos locais de belezas naturais, não buscamos muito estar em grandes centros. Ficamos passeando por 15 dias, entre Ponta Grossa, no Paraná, interior paranaense, São Paulo e divisa com Mato Grosso. Foi uma das nossas primeiras experiências, ainda estávamos conhecendo o caminhão e vivenciando um pouco deste universo de quem vive na estrada”, comenta João Paulo.

Junto com o casal, estavam os dois filhos, de três e cinco anos. “Para as crianças é uma experiência maravilhosa. É um bombardeio de vivências que eles não vão ter nunca em uma escola. Quando programamos uma viagem, eles logo falam: ‘vamos viajar de grandão!’, pois é assim que se referem ao nosso motorhome. Então, são momentos que com certeza estão marcando a vida deles e que ficarão para sempre na memória”, destaca.


E o casal pensou até mesmo nos pequenos detalhes para acomodar bem as crianças durante os passeios. “Entre o banco do motorista e o do passageiro, instalamos mais dois bancos para que eles possam viajar ali, com a gente, e em segurança, é claro”, explica João Paulo. Além desse diferencial, o motorhome da família também possui sala, cozinha, dois quartos e banheiro. 

Outros elementos como placas solares, gerador de energia e caixa d’água também foram instalados para tornar as viagens seguras e confortáveis. “Sem contar que temos dois tanques, com cerca de 2 mil km de autonomia, colocamos também um tanque de Arla no bagageiro com capacidade para quase 200 litros, e incorporamos outros itens de conforto como aquecedor de cabine que pode ser acionado mesmo quando não estamos dentro do caminhão, bancos aquecidos para quando fizermos viagens para alguma região fria e sistema de pré-aquecimento do Arla, para citar alguns”, pontua.

O passeio mais recente foi em meados de 2021, quando a família foi conhecer Minas Gerais. “Eu tinha o desejo de conhecer o interior de Minas e regiões como a Serra da Canastra e arredores. Fizemos um tour de aproximadamente 20 dias apreciando a culinária, as belezas naturais e cidades menores. Passamos por Poços de Caldas, Capitólio, Ouro Preto, Serra da Canastra e chegamos até a ir a Campos do Jordão, em São Paulo. Depois retornamos para o Sul”, relata João Paulo.

Vivendo sonhos e experiências

Para ele, a liberdade de poder conhecer o que de melhor o lugar tem a oferecer traz também ainda mais união e diversão para a família. “O que mais nos encanta é a liberdade que esse estilo de viagem nos proporciona. Poder estar em locais onde não seria possível ficar nos abre um monte de portas e ter esse momento em família é muito bom. Fomos criados em cidade, vivemos dentro de um apartamento, então poder proporcionar essa vivência para a família, em especial para os nossos filhos, não tem preço”, conta.




As próximas viagens deste motor home Scania XT já têm destino certo. “Esse ano estamos planejando voltar para o Paraná e o Mato Grosso. Em abril devemos ir para Bonito e depois conhecer o Pantanal. Chegamos a pensar em ir até a Transpantaneira, mas talvez fique para uma próxima oportunidade. Estamos nos organizando para ir ao Jalapão em julho. Transitar lá com o caminhão pode ser um grande desafio. Nossa ideia é ir a Goiás, na região de Rio Quente, na sequência Chapada dos Veadeiros, depois Jalapão, retornando pela Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro, até chegar na nossa região. Serão entre 30 e 40 dias, talvez seja nossa maior experiência andando com o motorhome”, projeta João Paulo. “E se a pandemia nos permitir, até o final do ano queremos também ir ao Ushuaia, que era a primeira viagem que faríamos, mas não deu e acabamos fazendo as rotas aqui no Brasil mesmo”, completa.

Os planos para logo mais são muitos. Os sonhos também. Sonhos que a Scania ajudou e ajuda a realizar a cada ronco do motor e a cada cidade visitada. “Gosto do caminhão, das viagens e acho que é essa liberdade que mais me encanta. E para ser sincero eu prefiro viajar com o caminhão a pegar estrada com meu carro”, conclui.

* Press Release/Scania do Brasil.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

>>> ID.BUZZ 'MOCHILÃO'


VW ID. BUZZ faz ‘mochilão’ pela Europa antes de desembarcar nos EUA

O Volkswagen ID. BUZZ está rodando a Europa antes da sua estreia. Em uma espécie de mochilão, a “Nova Senhora” roda camuflada pelo Velho Continente desde que deixou a linha de produção, na fábrica de Hannover, na Alemanha. De lá, passou pelas cidades de Barcelona (Espanha), Londres (Inglaterra), Paris (França) e Amsterdã (Holanda). A primeira aparição oficial ao público está marcada para o dia 11 de março, nos Estados Unidos. Antes disso, no entanto, a World Première ocorrerá no dia 9 de março, direto da cidade de Hamburgo (Alemanha).


A grande estreia acontecerá durante a edição 2022 do SXSW (South by Southwest® Conference & Festivals), sediada na cidade de Austin, Texas, onde os participantes poderão conhecer um novo capítulo da história da VW. Para comemorar os primeiros quilômetros rodados da Kombi elétrica, a Volkswagen irá promover os chamados “Buzz Stops”, espalhados em alguns pontos da cidade de Austin. Durante a conferência SXSW, o ID. BUZZ estará presente em pontos próximos ao Austin Convention Center, fornecendo informações e entretenimento aos visitantes.



As exibições do ID. BUZZ também fazem parte de um acordo de patrocínio de três anos entre a marca alemã e a SXSW. “Estamos ansiosos para mostrar novas ideias e tecnologias, compartilhando nossa visão para uma nova era de mobilidade. Sem emissões, digital, conectado. Estou confiante de que nosso modelo mais emocional da linha de veículos elétricos da Volkswagen ganhará muitos corações e mentes em um dos principais festivais de tecnologia do mundo!”, comenta o CEO da marca Volkswagen, Ralf Brandstätter.



Trazendo linhas de DNA da icônica Kombi de primeira geração (T1), o ID. BUZZ proporcionará uma experiência de condução ágil e dinâmica. Montado sobre a plataforma modular elétrica (MEB), ele oferecerá o máximo de área de carga e de passageiros, ocupando um espaço mínimo nas ruas. A lenda está de volta!

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

>>> VÍDEO DA SEMANA



A história da picape Chevrolet 1941 que conserva sua originalidade e está há 80 anos na mesma família!

***

>>> F-PACE SVR 2022


Jaguar F-Pace SVR 2022 traz novo visual

Oito meses depois da reestilização chegar para a linha F-Pace, a Jaguar lança no Brasil o F-Pace SVR 2022 – a versão mais esportiva do utilitário britânico que chega com o mesmo facelift do modelo tradicional. Além disso, o utilitário recebeu novidades em relação ao pacote tecnológico e de acabamento. Quem quiser uma unidade do SUV de mais de 500 cv, terá que desembolsar R$ 793.150.


Para começar, a versão esportiva do F-Pace continua com seu visual mais agressivo, destacado pelo para-choque com entradas de ar maiores, saídas de ar atrás das caixas de rodas dianteiras e traseira com difusor traseiro com quatro saídas de escape. A novidade é que a versão preparada pela divisão SVO (responsável pelos carros esportivos e especiais da fabricante) pode ser equipada com o novo pacote opcional Gloss Black, que aplica um acabamento preto na grade dianteira, entrada de ar do capô, aberturas do para-choque dianteiro, soleiras, emblemas e no difusor traseiro.


Outras novidades de estilo para o F-Pace SVR 2022 ficam para os retrovisores com novo acabamento na cor do carro, bem como as rodas de 22 polegadas de cinco raios dotadas de pinças de freio em vermelho. Pulando para dentro, a cabine mantém a aura esportiva com os pedais cromados, bancos com amplos apoios laterais, acabamento em alumínio, volante SVR com costuras em couro, tapetes SVR e teto aveludado.


Debaixo do capô o SUV britânico segue com força de sobra, já que seu motor V8 supercharger entrega nada menos que 550 cv e 71,38 kgfm de torque, aliás, a Jaguar afirma que o F-Pace está com dinâmica aprimorada por conta de uma atualização na curva de torque. De acordo com a marca, toda essa força é suficiente para o SUV acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e atingir 286 km/h de velocidade máxima. O câmbio é automático de 8 marchas, enquanto a tração é integral.


Entre os equipamentos, a principal novidade é o sistema multimídia Pivi Pro com tela de 11,4” e InControl, onde seu smartphone é totalmente integrado ao sistema do carro, inclusive usando a conexão 4G para distribuí-la via Wi-Fi. É possível acionar funções remotamente a partir do aplicativo InControl Remote App, desde dar a partida no SUV, ajustar a temperatura do ar-condicionado, checar nível do combustível, localizar o SUV, histórico de viagens, entre outras funções. Além de serviços de concierge, também é possível ligar diretamente para a emergência (190). O utilitário ganhou ainda conexão sem cabos para Apple CarPlay e Android Auto.


No pacote de equipamentos do F-Pace SVR, os destaques ficam para o ar-condicionado de quatro zonas, teto solar panorâmico, sistema de som Meridian Sound System, carregador wireless, projetor de informações no para-brisa (head-up display), filtro de ar de partículas PM2.5, volante com regulagem elétrica, bancos e volante com aquecimento, piloto automático adaptativo com assistente de faixa, farol-alto automático, retrovisores externos fotocrômicos com memória e sistema Clear Exit Monitor, que alerta os ocupantes do SUV na hora de abrir a porta caso haja a aproximação de um carro ou ciclista.

* Diego Dias/Motor 1.

>>> MAVERICK NO BRASIL


Ford Maverick chega ao Brasil e inaugura um novo segmento de picapes

A Ford inicia este mês a venda da Maverick, picape global que chega para ampliar o portfólio da marca e inaugurar um novo segmento no Brasil. Feita para quem busca algo além dos veículos existentes hoje no mercado, ela traz características únicas, com uma proposta que combina a versatilidade e robustez das picapes com a dirigibilidade de sedãs premium e conforto dos SUVs.


O Brasil é um dos primeiros países a receber a nova picape depois da América do Norte, onde ela foi eleita “Picape do Ano” e é um sucesso de vendas. Tanto que a produção deste ano já foi totalmente reservada e novos pedidos só serão aceitos para a linha 2023.

“A Maverick é um veículo inovador, que chega para atender um espaço em branco no mercado. Ou seja, o número crescente de consumidores que estão descobrindo a versatilidade e as vantagens de ter uma picape para uso pessoal, mas desejam também o conforto de um SUV e a dirigibilidade de um sedã premium. A Maverick entrega tudo isso com o conhecido DNA da família de picapes Ford Raça Forte, líder mundial do segmento”, diz Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford América do Sul.

Urbana, esportiva e com perfil off-road, a Maverick segue o estilo robusto das demais picapes da marca. A capacidade de carga de 617 kg e a caçamba com 943 litros não deixam dúvida de que se trata de uma picape de verdade. O seu lado SUV começa a ser revelado quando se entra na cabine, mais baixa (218 mm), confortavelmente e sem nenhum esforço. Com um comprimento situado entre as picapes médias e intermediárias (5.073 mm), ela também é fácil de manobrar na cidade e surpreende pelo espaço generoso para cinco passageiros e bagagem.

Outra surpresa é a agilidade do motor turbo EcoBoost 2.0 de 253 cv, que acelera de 0 a 100 km/h na casa de 7 segundos, com transmissão automática de oito velocidades. A tração integral AWD, as rodas de 17” com pneus todo-terreno 225/65 R17 Scorpion da Pirelli e os cinco modos de direção garantem ótimo desempenho também nas trilhas.

Além da conectividade FordPass Connect para comandos, informações e alertas remotos pelo celular, a nova picape vem com: faróis de LED automáticos, sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, auto start-stop, multimídia SYNC com tela de 8 polegadas, controle de estabilidade e tração, câmera de ré e teclado para abertura das portas por código, entre outros equipamentos.

A Maverick é oferecida na versão exclusiva Lariat FX4, topo de linha, desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro, por R$239.990 (base Brasília). Ela conta também com vários acessórios de personalização e tem a opção de blindagem feita por empresa certificada.

Nova tendência

A Ford está atenta à mudança de comportamento dos consumidores e identificou uma tendência de crescimento no uso pessoal das picapes, que hoje já supera as aplicações de trabalho e mistas. Porém, faltava um veículo específico para esse perfil de cliente, espaço que a Maverick veio ocupar.


“Desenvolvemos a Maverick com o conceito de design centrado no ser humano, focado na funcionalidade e na experiência do produto, usando a experiência da Ford em picapes e SUVs para extrair o melhor desses dois mundos”, explica Fábio Sandrin, gerente de Design da Ford América do Sul.

A Maverick traz todos os elementos de estilo da família de picapes da marca, como capô imponente, silhueta quadrada de superfícies limpas e sólidas e rodas posicionadas para fora da carroceria enfatizando a musculatura. A linha de cintura e o centro de gravidade mais baixos facilitam o acesso à cabine e à caçamba. Esse desenho amplia também a área envidraçada, aumentando a interação dos passageiros com o ambiente externo.

Os faróis em C unidos à grade e conectados por uma barra são outra assinatura das picapes Ford. A parte inferior do para-choque, na cor preta, incorpora dois ganchos de reboque funcionais. A traseira com uma barra conectando as duas laternas também é característica da linha. O distintivo Lariat na lateral e o emblema FX4 na traseira identificam a versão. Já a placa de licenciamento traseira foi deslocada para a direita para atender o padrão Mercosul.

A caçamba traz o inovador sistema “Flexbed”, com rebaixos, pontos de amarração e acessórios que permitem adaptar o espaço a cada tipo de carga, além de um compartimento lateral com tomada para acessórios. A tampa vem com trava elétrica e pode ser ajustada em três posições para acomodar objetos maiores.

A paleta de cores da nova picape inclui dez opções de muita personalidade e modernidade, como Laranja Delhi, Vermelho Aurora e três tons de azul: Lyse, Indianápolis e Malacara, além dos tradicionais Branco Ártico, Preto Astúrias, Prata Orvalho e cinza Dover e Torres.

Espaço generoso

O interior da Maverick também traz um conceito inovador de design, com soluções inteligentes para a otimizar o espaço, a praticidade e o conforto. O teto reto proporciona mais espaço para a cabeça na segunda fileira e a silhueta quadrada das colunas e dos vidros favorece a amplitude lateral.


“Mas é principalmente o entre-eixos generoso de 3.076 mm que diferencia a Maverick das picapes intermediárias e SUVs médios, oferecendo mais espaço para pernas, cabeça e ombros tanto na frente como na traseira”, diz Fábio Sandrin.

A cabine combina tons escuros, cinza e ocre e tem detalhes cobreados nas saídas de ar, no console e nas portas para sinalizar os pontos de contato com o veículo. Os painéis de portas são esculpidos em formato de pedra, com descansa-braço dividido para acomodar uma garrafa de água.

Os bancos trazem acabamento premium e ajuste elétrico em oito posições para o motorista. Para o passageiro, o ajuste é manual em seis posições. O volante revestido em couro conta com regulagem de altura e profundidade. Entre os vários porta-objetos, o destaque é um compartimento de 73 litros sob o banco traseiro, totalmente vedado, que permite transportar até itens molhados.

O console central tem porta-objetos e descansa-braço integrados. Além do seletor rotativo de câmbio, ele reúne os comandos eletrônicos do veículo: controle de tração, freio de mão elétrico, modos de direção, start-stop, controle automático de descida e auto hold.

O banco traseiro conta com um descansa-braço central, duas entradas USB (tipo A e C) e seu espaço pode ser usado para transportar uma bicicleta transversalmente – acomodada também pelo desenho das portas. Os tapetes em formato de bandeja facilitam a limpeza e protegem o carpete. Tudo muito bonito, prático e pensado para tornar a vida mais fácil.

A Maverick oferece ainda uma linha com mais de 18 acessórios de personalização, como: capota rígida elétrica ou manual, capota marítima, santantônio, ponteira de engate, extensor e divisor de caçamba, caixas organizadoras, suporte para bicicleta, alargador de paralama, estribos e aerofólio de teto e da tampa traseira. E o cliente pode usar os encaixes disponíveis no veículo (sistema FITS) para criar seus próprios acessórios em impressora 3D.

Pegada esportiva

Ao acelerar a Maverick, o motorista nem percebe que está num veículo com peso em ordem de marcha de 1.744 kg, que atinge 100 km/h em 7,2 segundos. Isso se deve ao motor EcoBoost 2.0 GTDi de última geração, com bloco, cabeçote e pistões de alumínio, que desenvolve 253 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 38,7 kgfm (@ 3.000 rpm).


A transmissão automática de oito marchas tem trocas diretas e suaves e dispõe do modo reduzido Low para freio-motor. A tração AWD distribui automaticamente o torque entre os eixos de acordo com a necessidade e contribui para o excepcional comportamento dinâmico do veículo.

Os cinco modos de condução – Normal, Lama/Terra, Areia, Escorregadio e Rebocar/Transporte – ajustam automaticamente o mapa de aceleração, torque, rotação na troca de marchas e sensibilidade do controle de tração e estabilidade para cada tipo de piso.

Outra vantagem da Maverick é a economia de combustível: faz 8,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada. O sistema start-stop e a grade dianteira ativa contribuem para a sua eficiência categoria A do Inmetro.

Segura e conectada

A Maverick traz soluções desenvolvidas a partir das necessidades do cliente. O teclado para abertura da porta instalado na coluna B, por exemplo, pode ser usado quando se quer dar um mergulho sem levar a chave. Além dos equipamentos de praxe, ela vem com direção elétrica, ar-condicionado de dupla zona, acesso e partida sem chave, painel digital de 6,5”, para-brisa acústico, estepe de tamanho normal, alarme perimétrico com imobilizador e janela traseira com acionamento elétrico.

O sistema de conectividade FordPass permite dar partida remota e agendada, de qualquer lugar, para deixar a cabine na temperatura ideal na hora de sair. É possível também travar e destravar portas, checar o combustível e a pressão dos pneus, localizar o veículo, receber alertas de alarme e funcionamento, acessar o manual do proprietário e agendar serviços nas concessionárias pelo celular.

A Maverick também é o primeiro modelo, depois da Transit, a contar com o acompanhamento preventivo inteligente, usando a conectividade. Se um alerta de falha do veículo for emitido, dependendo da gravidade o cliente poderá ser contatado proativamente por um atendente com recomendações para a sua solução.

O cliente pode contar também com a assistência técnica em conferência, acionando o telefone da assistência Ford se precisar, para que um atendente especialista o coloque em contato com o chefe de oficina da concessionária Ford mais próxima. Assim, pode ser encontrada uma solução imediata onde ele estiver ou a remoção do veículo para a concessionária, caso necessário. Para usar esses novos serviços, basta o cliente instalar o aplicativo FordPass, cadastrar a sua Ford Maverick e ativar o FordPass Connect.

“A privacidade é um dos pontos importantes do sistema FordPass. Com ele, o consumidor tem proteção total e só compartilha os dados que quiser, e quando quiser, a seu critério exclusivo”, diz André Oliveira, diretor de Engenharia da Ford América do Sul.

Outro diferencial da Maverick é o pacote robusto de itens de segurança. O assistente de frenagem automática com deteção de pedestres e ciclistas pode parar totalmente o veículo a até 50 km/h se o motorista estiver distraído (acima disso, reduz o impacto). O freio de mão elétrico conta com sistema auto hold, acionado automaticamente após 2 segundos de parada.

Ela também vem com sete airbags, assistente de frenagem pós-colisão, controle automático em descidas (ajustável a até 32 km/h), assistente de partida em rampa, farol alto automático e câmera de ré. A estrutura reforçada da carroceria, o radiador robusto e o protetor metálico sob o veículo são outros itens que trazem confiança na sua condução.

Referência em engenharia

A Ford usou toda a sua experiência de líder mundial em picapes no desenvolvimento da Maverick. Para receber o selo de qualidade Raça Forte da família, ela rodou mais de 30 milhões de quilômetros em condições extremas de terreno e temperatura e passou pelos mesmos testes que a Ranger e a Série F, picape mais vendida da América do Norte há 45 anos consecutivos.

Esse trabalho foi complementado pela engenharia brasileira, que adaptou e certificou a Maverick para atender às exigências do nosso mercado. Na validação dinâmica e de todos os sistemas embarcados, ela rodou mais de 500.000 km no campo de provas da Ford em Tatuí, SP.

Além da calibração do motor e da transmissão, outro foco desse desenvolvimento foi a suspensão, que conta com sistema independente multilink na traseira e recebeu novos amortecedores hidráulicos (HRS).

“A Ford é referência global em dinâmica veicular e a suspensão da Maverick foi muito bem trabalhada pela nossa engenharia para entregar um excelente desempenho na absorção de impactos, tanto com ou sem carga”, destaca André Oliveira. “As válvulas nos amortecedores servem para evitar a chamada queda de roda em lombadas e pistas irregulares.”

A Maverick já vem com pré-instalação para reboque, com chicote elétrico, ancoragem própria e capacidade para 499 kg. Para utilizá-lo, basta adquirir o kit de engate com ponteira metálica e chicote ABNT de sete pinos, disponível como acessório. Quando ele é engatado, o sistema reconhece automaticamente, ativa o modo reboque e exibe um aviso no painel, o que facilita o seu uso até por quem não tem experiência com esse tipo de equipamento.

* Press Release/Ford Motor Company.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

>>> BYD TAN EV


BYD Tan EV chega ao mercado brasileiro

A BYD anunciou o início das vendas do Tan EV, SUV 100% elétrico produzido pela fabricante chinesa, que foi anunciado no último mês de novembro. O preço, com condições especiais, será de R$ 487.590,00. Mais de 500 cadastros de intenção de compra foram feitos anteriormente. Quem adquirir o modelo neste primeiro lote, ainda receberá um carregador Wallbox de 7,2 KWh.


Desde o dia 8 de fevereiro, o BYD Tan EV está em exposição no Shopping JK, localizado em São Paulo (SP). O atendimento, test drives e as vendas serão feitas no local, com o apoio da Eurobike. A montadora chinesa também anunciou que vai inaugurar na segunda quinzena do mês de março a primeira concessionária da marca no Brasil.


O modelo em questão conta com dois motores elétricos, um em cada eixo, que geram 517 cv de potência e 69,34 kgfm de torque. A aceleração inicial do SUV pode ser feita de 0-100 km/h em apenas 4,6 segundos e a tração é integral nas quatro rodas.


Por fora, o Tan EV tem alguns pontos bem interessantes, com as rodas de liga leve aro 22 e a grande grade frontal com lâminas cromadas. A traseira possui um filete que percorre toda a tampa do porta-malas e causa uma impressão bem sofisticada em conjunto com as lanternas em LED quando são acesas.

Internamente, o modelo tem como destaque a central multimídia com tela de 15,6 polegadas, essa espécie de “iPad flutuante” possui o charme de girar em 90º com um rápido comando na própria tela ou no volante multifuncional. O painel de instrumentos tem 12,3 polegadas. O modelo ainda conta com bancos em couro e grande parte do acabamento do painel em Alcântara.


O porta-malas do SUV da BYD é de 235 litros de capacidade com as três fileiras de assentos. Caso a última seja rebatida, o volume é ampliado para 940 litros. Com duas fileiras rebatidas pode chegar aos 1.650 litros de capacidade. Os bancos dianteiros possuem funções de aquecimento e ventilação disponível.

Ainda com relação a espaço, o modelo se mostra bastante confortável tanto na frente quanto na segunda fileira. 4.87m de comprimento, 2,82m de entre-eixos, 1,95m de largura e 1,72m de altura. O teto solar é outro item de extremo luxo do veículo, garantindo um visual bacana até para quem estiver na terceira fileira de tão extenso.


Equipado com bateria de 86,4 kWh, o BYD Tan pode ser recarregado de 30% a 80% em apenas 30 minutos em uma corrente contínua de 110 kW. A autonomia é de 437 km, em uma média entre trechos urbanos e rodoviários, de acordo dados com o INMETRO.

* Redação/iCarros.