terça-feira, 31 de maio de 2022

>>> NOVO AUDI Q3 SPORTBACK


Audi lança novo Q3 Sportback

A Audi do Brasil anuncia o início das vendas do novo Q3 com motorização 2.0 TFSI no país. O modelo já está disponível a pronta entrega nas concessionárias da marca em duas opções de carroceria, SUV e Sportback, importado da Hungria. A partir do segundo semestre, a produção será realizada localmente na fábrica de São José dos Pinhais (PR). Combinando forma e funcionalidade, o modelo será o primeiro da montadora produzido no Brasil com a inédita tração quattro e a transmissão tiptronic de oito velocidades, além de oferecer o maior porta-malas da categoria. O novo Q3 Sportback 2.0 TFSI está disponível em duas versões (Performance quattro e Performance Black quattro) e preços a partir de R$ 315.990,00.


Um dos modelos mais icônicos da marca e referência no segmento dos SUVs compactos de luxo, o novo Audi Q3 Sportback é equipado com o poderoso motor EA888 2.0 TSFI à gasolina de quatro cilindros com injeção direta e turbocompressor, que desenvolve 231cavalos de potência e 340 Nm de torque. A inédita transmissão tiptronic de oito velocidades, por sua vez, proporciona trocas de marchas mais ágeis e precisas. O conjunto confere ao modelo uma excelente dirigibilidade, estabilidade em curvas e desempenho impressionante, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 7 segundos e velocidade máxima de 240 km/h.

"Nós acreditamos no potencial do mercado brasileiro e estamos muito orgulhosos em retomar a produção em São José dos Pinhais (PR) em breve com este belo carro. O Audi Q3 é uma referência no segmento e best-seller global da marca — ano passado foi o segundo mais vendido, com quase 260 mil unidades comercializadas em todo o mundo. A nova carroceria Sportback atende ao mercado que busca cada vez mais aliar um design contemporâneo com a versatilidade dos utilitários compactos", afirma Daniel Rojas, CEO e Presidente da Audi do Brasil.


Com linhas fluidas e atléticas, o novo Audi Q3 Sportback 2.0 TFSI possui ombros pronunciados, vincos afunilados e um conjunto óptico invocado, que conferem um visual único e marcante. Na dianteira, a imponente grade Singleframe octogonal, com interior em colmeia e moldura cromada – preta na versão Performance Black, segue a linguagem estética da família Q. As amplas entradas de ar trapezoidais, conectadas por uma lâmina horizontal no para-choques, potencializam a sensação de esportividade. Já os faróis Full-LED, com design plano e retilíneo, integra as luzes diurnas dinâmicas.

Na lateral, o caimento do teto levemente inclinado e a linha de cintura transmitem a sensação de que o veículo é mais comprido até mesmo que o seu irmão Q3 SUV, proporcionando um efeito visual interessante, embora a diferença no comprimento deles seja de apenas 16 milímetros. Os vincos marcantes na parte inferior das portas reforçam o caráter atlético do SUV Cupê. A traseira com seu para-choques esportivo, janela ladeada por molduras pretas e lanternas tridimensionais, tornam o conjunto ainda mais harmonioso.


O design esportivo da carroceria aparece também na cabine, revestida por materiais nobres e com alto nível de isolamento acústico. As linhas horizontais acentuadas aumentam a sensação de espaço interno, enquanto os materiais resistentes que revestem potencializam a robustez do SUV Cupê. O painel de instrumentos é dividido em duas partes: superior, que acomoda as saídas de ar-condicionado; e inferior, que integra os comandos de entretenimento, climatização, conectividade e demais operações do veículo. A ergonomia é reforçada pelo painel central inclinado em 10 graus ao motorista, otimizando a experiência ao volante.


No painel de controle, a central multimídia MMI com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e conectividade aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto, é incorporada de forma quase imperceptível por um elegante painel de vidro em preto brilhante, sobretudo quanto desativada. Já o Audi Virtual Cockpit é composto por uma tela de instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 10,25 polegadas e mostra as informações mais importantes do veículo através de imagens e gráficos em alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.



Composto por chapas de aço de alta tecnologia lapidadas a altas temperaturas que representam 25% do peso da carroceria, a estrutura do veículo combina alto nível de rigidez e peso total reduzido. Graças ao primoroso isolamento acústico, o nível de ruído interno na cabine é praticamente imperceptível. Compacto por fora e com amplo espaço interno graças à moderna plataforma MQB A2, o modelo possui excelentes ângulos de entrada e saída para maior conforto de rodagem em trechos urbanos e fora de estrada. Dentro do cockpit, o novo Q3 Sportback é um dos modelos mais confortáveis do segmento e oferece um espaço adequado para cinco ocupantes.


Na dianteira, os assentos esportivos possuem ajustes elétricos e posição levemente elevada, garantindo ao condutor inúmeras posições para se acomodar e uma visão panorâmica do caminho. Os bancos traseiros são divididos na proporção 40:20:40 e possuem inclinação ajustável em até sete estágios. Os passageiros contam com duas portas USB, descansa braço central com dois porta-copos e assentos corrediços (até 130 milímetros) de série, que asseguram um espaço surpreendente para as pernas e joelhos dos ocupantes. O porta-malas possui fácil acesso e acomoda 530 litros, o maior volume da categoria, podendo ser ampliado para 1.400 litros com os bancos rebaixados.

O Audi Q3 Sportback oferece diversão ao volante em diferentes tipos de terrenos graças à direção progressiva, suspensão esportiva e tração nas quatro rodas. A suspensão transmite agilidade e conforto nos trechos urbanos e estradas sinuosas devido aos ajustes precisos das molas e amortecedores para o mercado brasileiro, com o aumento de 18,5mm na altura da suspensão dianteira e 13,5mm na suspensão traseira. É possível selecionar diferentes modos dinâmicos personalizando ainda mais a experiência do motorista ao volante.


Já o Audi Drive Select realiza uma série de ajustes no motor, transmissão e direção para proporcionar diferentes tipos de condução ao condutor, que pode escolher entre seis modos: Auto, Comfort, Dynamic, Efficiency, Individual e Off-Road. Neste último modo, o controle de estabilidade eletrônico altera o sistema de controle de tração para o modo Off-Road, ativando outras funções como o sistema de assistência em declives, que mantém constante a velocidade especificada pelo motorista (até 30 km/h) em descidas e aplica o freio automaticamente. O controle eletrônico de estabilidade (ESC) pode ser desativado completamente mediante solicitação do motorista.

Entre os itens de conforto e conveniência, estão disponíveis ar condicionado digital com duas zonas, volante multifuncional, diferentes modos de condução e abertura e fechamento elétrico do porta-malas com função hands-free. Com nota máxima (cinco estrelas) no EuroNCAP, um dos mais rigorosos testes de segurança em automóveis do mundo, o novo Q3 Sportback oferece diversos itens de segurança aos ocupantes, como assistente de partida em rampa; câmera de ré e sensores dianteiros e traseiros que auxiliam em manobras.


Há ainda o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com função Stop&Go, que auxilia o condutor nos congestionamentos das grandes cidades e torna a condução mais eficiente; Sistema de som SONOS 3D, com 680W de potência; e o sistema de Aviso de Saída de Faixas (Lane Departure Warning), oferecidos no Pacote Advanced, como opcional, para a versão Performance Black. O teto solar panorâmico “Open-Sky” é opcional na versão Performance e de série na Performance Black.

Em relação às dimensões, são 4,50 metros (comprimento), 1,84 metro (largura) – 2,02 metros com retrovisores, 1,56 metro (altura) e 2,68 metros (entre eixos). O peso total é de 1.676 quilos.


O Audi Q3 foi produzido de 2016 a 2018 em São José dos Pinhais (PR). Após um hiato de pouco mais de um ano, entre fim de 2020 e meados de 2022, a Audi voltará a montar dois modelos na fábrica do Paraná: os novos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback. A produção do Audi Q3 com motor 2.0 em suas duas carrocerias será feita em uma linha de montagem exclusiva, a mesma que produziu a geração anterior do SUV até 2019. Os modelos chegarão no porto de Paranaguá divididos em conjuntos de peças e partes vindos da fábrica de Györ (Hungria), para a montagem em solo brasileiro. O novo Audi Q3 Sportback começa a ser vendo inicialmente importado da fábrica da Audi em Györ, e posteriormente será produzido na planta de São José dos Pinhais (PR).

Acessórios Genuínos Audi Os novos Q3 Sportback quattro e Q3 quattro oferecem uma linha completa de acessórios aos clientes que desejam personalizar ainda mais seus veículos. Os equipamentos originais estão disponíveis na rede de concessionárias autorizadas da marca no país e oferecem estilo, comodidade, conforto e esportividade.


Para aumentar a capacidade de transporte e tornar as viagens ainda mais divertidas, o Q3 Sportback pode ser equipado com Rack de Teto e Rack de Bike, que oferecem montagem simples, design esportivo e materiais de alta qualidade e durabilidade. O conjunto de rodas modelo "Secare" de 19 polegadas foi aprovada em rigorosos testes de segurança e possui quatro camadas de pintura contra influência da luz, intempéries e corrosão. Com seu visual combinando preto matte e cinza quartzo malte, possui um magnetismo que atrai olhares por onde passa.

Também conta com o jogo de pedaleiras e descansa pé em aço escovado e borracha antiderrapante, que oferecem a mistura perfeita de design e segurança. A esportividade é reforçada pelos retrovisores em carbono. Já o conjunto exclusivo de tapetes de borracha são resistentes, recicláveis e precisamente ajustados às dimensões do piso. Com base antiderrapante, protegem a cabine da umidade e podem ser facilmente higienizados.


Os veículos podem receber também o Audi Beam, com suas poderosas luzes em LED que projetam símbolos da Audi no solo quando se abre a porta. São três imagens oferecidas: logotipo quatro argolas, logotipo Gecko e logotipo quattro. Para aumentar a conectividade a bordo, está disponível o cabo de conexão para iPhone e Samsung (tipo USB-C). Por fim, a câmera de gravação "Universal Traffic Recorder" - UTR (dianteira + traseira) registra imagens em alta resolução durante o trajeto.

* Press Release/Audi do Brasil.

segunda-feira, 30 de maio de 2022

>>> VÍDEO DA SEMANA


Motorhome Santo Inácio Iveco 8.5 SI modelo 2022.


***

>>> GREEN TRUCK 2022


Scania Super vence Green Truck 2022

A Scania venceu pelo sexto ano consecutivo a premiação “Green Truck”, por sua excelente eficiência de transporte e desempenho de combustível. Desta vez, a Scania participou com um caminhão com o novo trem de força denominado Super. Todos os fabricantes de caminhões pesados ​​da Europa foram convidados para este prestigioso teste de comparação, que é organizado anualmente por duas revistas especializadas alemãs com o objetivo de identificar o caminhão de longo curso mais eficiente em termos de combustível.


“Estamos extremamente satisfeitos que um Scania seja classificado como o caminhão mais eficiente em transporte pela sexta vez consecutiva”, diz Stefan Dorski, vice-presidente sênior e chefe da Scania Trucks. “Nosso motor Super trouxe um nível de desempenho completamente novo para o mercado, com nossos clientes agora se beneficiando de sua economia de combustível de 8%.


O novo motor Super da Scania, um seis em linha de 13 litros, foi apresentado em novembro de 2021 e está disponível em quatro potências para Euro 6. Ele participou do teste Green Truck deste ano, realizado na Alemanha em vias públicas. A mesma rota de 340 km é usada todos os anos, com condições adversas nos diferentes trechos. Desta vez, foram estipuladas combinações de semirreboque 4x2 com 500 cv e peso total de 40 toneladas.


O teste Green Truck é organizado pelas principais revistas especializadas “Trucker” e “VerkehrsRundschau”. O objetivo é identificar o caminhão pesado mais eficiente por meio de uma fórmula que leva em consideração tanto o consumo de combustível quanto a velocidade média.

Os testes são rigorosamente monitorados e fatores que influenciam os resultados (como temperaturas externas e ventos contrários) são comparados ​​entre os concorrentes.

“Ganhar o Green Truck é uma prova de nossas conquistas e uma marca registrada do valor que a Scania oferece”, diz Stefan Dorski, chefe da Scania Trucks. “Esses caminhões têm as mesmas especificações e recursos de economia de combustível que oferecemos aos nossos clientes, o que os torna os verdadeiros vencedores aqui.”

***

>>> VOLKSWAGEN ID.7 TOURER


Volkswagen ID.7 Tourer deve ser o nome da perua elétrica que chega em 2024

A aguardada perua elétrica da Volkswagen poderá se chamar ID.7 Tourer. O veículo elétrico baseado na plataforma MEB que é a versão familiar do sedã Aero B (ainda em testes) teve o nome registrado recentemente pela marca alemã no Escritório de Patentes da Europa.


Na prática, estamos falando das aguardadas versões de produção dos conceitos Volkswagen ID.Vizzion (sedã) e ID.Space Vizzion (perua), que foram apresentados em 2018 e 2019, respectivamente. Quando chegarem ao mercado, eles serão os modelos VW ID.7 e ID.7 Tourer.


O nome ID.7 Tourer foi identificado com o número 018703388 e data de inscrição de 17 de maio de 2022. Já sabemos que a Volkswagen registrou todos os nomes entre ID.1 e ID.9 para reservar os nomes dos seus futuros carros elétricos.


Até o momento a Volkswagen já utilizou os nomes ID.3, ID.4 e ID.5 e ID.6, sendo que até o momento apenas o ID. Buzz não adotou o padrão numérico. No caso do ID.7 e ID.7 Tourer, podemos dizer que se tratam das versões elétricas para o Passat e Passat Variant.


Os dois modelos baseados na plataforma MEB (Modular Electric Drive Matrix) serão produzidos na fábrica de Emden, Alemanha, que nos últimos dias iniciou a produção do SUV elétrico ID.4. O sedã está previsto para chegar ao mercado em 2023, seguido pela versão perua em 2024.


A Volkswagen ainda não divulgou muitos detalhes sobre a dupla, mas já sabemos que no caso do sedã a autonomia das baterias será de até 700 km, a maior entre todos os carros elétricos da montadora alemã até o momento. A capacidade da bateria não foi revelada, mas pelos números julgamos que será acima de 100 kWh.


E falando do visual, ele não deve ser tão arrojado como o que foi visto nos conceitos, ficando mais alinhado com os modelos já existentes da família ID. Uma prévia pode ser vista no flagra do Volkswagen Aero B, que você pode conferir na foto logo acima.

* Julio Cesar/InsideEVs.

sexta-feira, 27 de maio de 2022

quinta-feira, 26 de maio de 2022

>>> KOMBI TANQUE


Volkswagen restaura Kombi de quatro eixos com esteiras de tanque

O ano era 1962 e Kurt Ketzner, um engenhoso mecânico vienense da Volkswagen, decidiu que não havia um veículo projetado para se adequar ao terreno montanhoso particular de seu país. Ele se esforçou, portanto, para criar o seu próprio, que acabaria sendo apelidado de “Half-Track Fox”.


O mecânico determinou que a base perfeita para seu projeto seria uma Kombi T1, mas decidiu que precisaria de esteiras de tanque para lidar com a neve. “No começo, dei uma olhada ao redor, mas não consegui encontrar um veículo com o qual estava sonhando. Então, decidi construí-lo sozinho”, escreveu Ketzner em materiais de marketing da época.


Ele se concentrou na ideia de adicionar eixos ao veículo. Na parte de trás, a Kombi teria dois eixos conduzindo esteiras de tanque do próprio projeto de Ketzner. Montadas em rodas de 13 polegadas, as esteiras foram feitas de alumínio e borracha para torná-las seguras para uso em estradas e fora dela.


Os eixos dianteiros, por sua vez, têm rodas normais com pneus de 14 polegadas e cada roda tem seu próprio freio. Ele também tinha um diferencial de deslizamento limitado que ajudava a garantir uma distribuição uniforme da força para as rodas, mesmo na neve profunda.


Não havia, no entanto, uma abundância de poder no motor, mas Ketzner não viu necessidade de modificar o pequeno propulsor 1.192 cc da VW. O veículo produzia apenas 33 cv e isso foi o suficiente para atingir uma velocidade máxima de 35 km/h, tornando-o um pouco mais lento que uma raposa real de quatro patas.


Ketzner fez apenas duas dessas engenhocas até 1968 e estava trabalhando em uma terceira quando foi forçado a encerrar a produção. O modelo em questão acabou sendo comprado pelo Museu da Porsche em Gmund, na Áustria, em 1990, antes de ser comprado pela Bullikartel eV, uma sociedade entusiasta de utilitários da Volkswagen.


Em 2005, eles tentaram iniciar uma restauração do veículo, mas tiveram problemas, obrigando-os a parar. Em 2018, a Volkswagen Commercial Vehicles assumiu a propriedade do Half-Track Fox e o entregou ao departamento de Veículos Clássicos, encarregando-o da extensa restauração, que foi concluída em fevereiro.


Isso permitiu que a equipe deixasse o veículo atravessar a neve mais uma vez. Eles relatam que, apesar da falta de energia, o Half-Track Fox é incrivelmente bom em escalar montanhas cobertas de neve.

***

>>> 90 ANOS


Mitsubishi Fuso celebra o seu 90º aniversário

A origem do nome FUSO remonta a maio de 1932, quando o primeiro ônibus a gasolina da Mitsubishi, o “carro compartilhado do tipo B46”, fabricado no Estaleiro Kobe da antiga Mitsubishi Shipbuilding, recebeu a marca “FUSO”. O nome do veículo, selecionado entre propostas de funcionários da empresa, foi sugerido por um engenheiro do estaleiro. A proposta defendia o FUSO porque o nome é (1) “adequado para representar o Japão”, (2) um “simples nome japonês que simboliza o Japão e a Mitsubishi” e tem (3) “um som suave e familiar, que dá uma clara imagem e fica na mente”. A palavra “Fuso” originalmente se refere a uma grande árvore sagrada que uma vez se dizia estar no lugar do nascer do sol. A palavra agora é usada como um nome para a flor de hibisco.


Antes deste aniversário, a FUSO definiu “Future Together” como seu novo slogan de marca em 2021. Sob esse slogan, a FUSO pretende liderar a transformação de veículos comerciais junto com nossos clientes na indústria automobilística, que está enfrentando um ponto de virada histórico. “Future Together” também comunica ambições para um futuro com soluções de transporte mais seguras e sustentáveis.

Início da marca FUSO

Em 1932, o nome “FUSO” foi usado pela primeira vez para o ônibus B46 fabricado no Estaleiro Kobe da Mitsubishi Shipbuilding Co., Ltd. (atualmente Mitsubishi Heavy Industries, Ltd.). O ônibus de 7 metros e 38 lugares foi equipado com um motor a gasolina de 7 litros, 6 cilindros e 100 cavalos de potência. Em comemoração à primeira entrega do ônibus tipo B46 ao Ministério das Ferrovias, o “FUSO” foi selecionado entre as propostas internas para seu apelido.


História da marca FUSO

Após o primeiro veículo, o apelido “FUSO” foi usado um após o outro para produtos importantes, como o caminhão de 4 toneladas com motor a gasolina KT1 (1946), a primeira cabine grande do Japão sobre o caminhão T380 e o primeiro microônibus do Japão, o Rosa (1960). . Em linha com o alto crescimento econômico do Japão nas décadas de 1950 e 1970, a linha de produtos inclui uma gama completa de caminhões e ônibus de pequeno a grande porte, desempenhando um papel importante no desenvolvimento econômico.

Para o presente e futuro da FUSO

A MFTBC, fabricante de veículos da marca FUSO, nasceu quando a Mitsubishi Motors Corporation separou sua divisão de veículos comerciais do negócio de automóveis de passageiros em 2003, enquanto fazia parte da antiga Daimler Chrysler. Na primavera de 2006, a MFTBC juntou-se ao grupo de caminhões organizado dentro da Daimler Chrysler. Agora é parte integrante da Daimler Truck AG. A FUSO agora entrega caminhões e ônibus para mais de 170 países e regiões, apoiando transporte e negócios não apenas no Japão, mas em todo o mundo. O caminhão “Canter” para serviços leves é altamente considerado em todo o mundo e detém a maior participação em muitos países. Em 2017, a FUSO lançou o primeiro caminhão elétrico leve “eCanter” produzido em massa do Japão, liderando a eletrificação de veículos comerciais. A FUSO pretende continuar como uma marca amada e confiável, desenvolvendo produtos com “qualidade, meio ambiente, segurança” como principais prioridades.

Visão geral do MFTBC

Com sede em Kawasaki, no Japão, a Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation (MFTBC) é uma das principais fabricantes de veículos comerciais da Ásia, com 89,29% de suas ações detidas pela Daimler Truck AG e 10,71% por várias empresas do grupo Mitsubishi. Um ícone na indústria japonesa de veículos comerciais com uma longa história de 90 anos com sua marca FUSO, a MFTBC fabrica uma gama de veículos comerciais, incluindo caminhões e ônibus leves, médios e pesados, e motores industriais para mais de 170 mercados em todo o mundo. Em 2017, a MFTBC introduziu o eCanter, o primeiro caminhão leve totalmente elétrico em produção em série e, em 2019, o Super Great – o primeiro caminhão pesado do Japão equipado com a Tecnologia de Suporte de Condução Automatizada Nível 2, uma referência no mercado comercial japonês. A MFTBC opera sob a égide da Daimler Truck Asia, juntamente com sua organização parceira Daimler India Commercial Vehicles (DICV) na Índia. Esta unidade estratégica permite que as entidades colaborem em áreas como desenvolvimento de produtos, fornecimento de peças e produção para fornecer o melhor valor aos clientes.

Visão geral da FUSO

A FUSO é uma marca da Daimler Truck, que oferece uma gama de veículos comerciais, desde caminhões e ônibus leves, médios e pesados, até motores industriais e soluções de conectividade para mais de 170 mercados em todo o mundo. Um marco de longa data no cenário de veículos comerciais do Japão, a marca alavancou a qualidade e o artesanato japoneses para estabelecer padrões de eficiência, segurança e conforto por 90 anos. A FUSO é particularmente conhecida por suas ofertas no segmento de serviços leves. O caminhão leve Canter reivindica a maior participação de mercado em vários mercados ao redor do mundo. Em 2017, o eCanter tornou-se o primeiro caminhão leve totalmente elétrico produzido em série no Japão, estabelecendo a FUSO como pioneira em eMobility. A FUSO promete aos clientes um “Future Together”, uma afirmação ousada que continua a impulsionar as contribuições da marca para o transporte seguro e sustentável.


* Redação/Mercedes Magazine.

quarta-feira, 25 de maio de 2022

>>> HONDA ODYSSEY SPORT


Honda Odyssey 2023 ganha nova variante esportiva

Como a Kia e a Toyota estão ocupadas em 'transformar' suas minivans em SUVs, a Honda aproveita e caminha em uma direção diferente ao apresentar o Odyssey Sport 2023.


Projetado para quem gosta de esportividade, mas também tem família, o Odyssey Sport adota a tendência do 'escurecimento', pois a grade, os espelhos, os contornos da unidade de iluminação, os pilares traseiros e a barra do porta-malas apresentam um acabamento em preto brilhante. Eles são acompanhados por lanternas traseiras escurecidas e rodas de liga leve pretas de 19 polegadas.

Apesar de se voltar para o lado sombrio, a minivan de US $ 41.210 pode ser encomendada nas cores Platinum White Pearl ou Radiant Red Metallic. No entanto, os fãs que desejam uma aparência de apagão completo podem optar por Crystal Black Pearl.


Movendo-se para a cabine, os compradores encontrarão assentos de couro preto com costura contrastante vermelha. Eles são unidos por um volante combinando, um forro de teto preto e iluminação vermelha. Como o acabamento Sport é baseado no Odyssey EX-L, ele também vem bem equipado com bancos dianteiros elétricos, teto solar e porta traseira elétrica.

Enquanto a minivan usa o apelido Sport, é tudo show e sem nenhum esforço extra, pois o motor V6 de 3,5 litros continua a produzir 280 cv (209 kW / 284 PS) e 262 lb-ft (355 Nm) de torque. Está ligado a uma transmissão automática de dez velocidades, que envia potência exclusivamente para as rodas dianteiras.

Todos os veículos Honda 2023 (nos EUA) vêm com dois anos ou 38.624 km de manutenção programada gratuita. Isso ajuda a compensar os aumentos de preços e os clientes podem esperar que a minivan comece a chegar às concessionárias dos EUA no fim de maio.

***

>>> NOVO CHEVROLET EQUINOX


Novo Chevrolet Equinox ganha em estilo, conforto e tecnologia

A Chevrolet apresenta em detalhes as novidades do Novo Equinox. O SUV premium da marca evolui principalmente em design e conectividade. Além do visual atualizado e do conteúdo tecnológico ainda mais amplo, o produto ganha também a inédita versão de acabamento RS, pensada para o consumidor que busca um modelo com acabamento mais esportivo.


O Equinox sempre se destacou diante de seus principais rivais por vários fatores, como o maior porte. Isto se traduz em mais conforto para os passageiros e espaço para bagagens. O amplo pacote de equipamentos de segurança é outro diferencial, assim como a excelente dirigibilidade e o motor turbo que alia alto desempenho com eficiência energética. Tanto que pesquisa de mercado aponta o SUV da Chevrolet como o modelo com maior índice de satisfação na categoria.


“As dimensões são primordiais para a consideração de compra de um SUV premium, mas o design é o fator decisivo na hora da escolha. Por isso este foi o principal foco dos projetistas no desenvolvimento do Novo Equinox”, explica Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da GM América do Sul.


Faróis, grade, para-choques, rodas e lanternas foram completamente atualizados seguindo a mais recente linguagem de SUVs globais da Chevrolet, combinando linhas mais fluidas para reforçar a sofisticação e, ao mesmo tempo, acentuar o dinamismo do veículo.

Na cabine, mudanças nos revestimentos de bancos e console agregam refinamento. Já o computador de bordo traz novo grafismo, e a central multimídia MyLink, novos recursos.


Conectividade, aliás, sempre foi uma das fortalezas do Equinox, que agora oferece atualizações remotas de sistemas eletrônicos, myChevrolet App de nova geração, MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple Car Play, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa, além do conhecido sistema OnStar, sistema de telemática avançado da GM que oferece assistência personalizada 24 horas por dia/7 dias por semana para serviços de emergência e segurança.


Para a versão de luxo Premier, a Chevrolet oferece um ano grátis de Wi-Fi veicular (limitado a 20 GB mensais) e do plano mais abrangente do OnStar. O cliente recebe ainda o tag Sem Parar com 12 mensalidades grátis. Sem Parar é um meio de pagamento automático que facilita a vida do usuário na hora de passar em pedágios, estacionamentos, drive thru e postos de combustíveis, evitando filas para o pagamento e gerando benefícios, como cashback no abastecimento.

O Novo Equinox começa a chegar na rede de concessionárias Chevrolet do país a partir de meados de junho em duas configurações: Premier com tração integral AWD e a inédita RS. Ambas são muito bem equipadas e oferecem uma ampla lista de itens comodidade e de segurança, como alerta de colisão frontal com detecção de pedestre e frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina, alerta de movimentação traseira, alerta vibratório de segurança no banco do motorista e alerta de esquecimento de pessoas ou objetos no banco traseiro.

Design atualizado e conectividade total

Se o Novo Equinox Premier chama a atenção pela sofisticação dos frisos cromados, das novas rodas aro 19 com acabamento diamantado em dois tons, do teto solar elétrico panorâmico e dos faróis tipo projetor em LED; a versão RS encanta pelo acabamento mais esportivo. Nela, os cromados são escurecidos, assim como as rodas, o rack de teto e o logo Chevrolet. Há também itens exclusivos, entre eles a grade frontal e outros elementos dos para-choques.


A mesma diferenciação entre as duas versões é vista no habitáculo. O teto preto e a as linhas vermelhas que decoram bancos, volante, alavanca de câmbio e paineis, por exemplo, são próprias da RS. Já o modelo topo de linha aposta em um conjunto refinado único no segmento: sistema de áudio da marca Bose, bancos elétricos com duas memórias, apliques decorativos no painel e portas dianteiras em LED, partida do motor por controle remoto para pré-climatizar a cabine, assistente semiautônomo de estacionamento e abertura elétrica da tampa do porta-malas com sensor de movimento, que traz agora indicador luminoso.

Comum a toda gama Equinox é o mais avançado pacote de conectividade do mercado. O SUV da Chevrolet oferece o sistema OnStar para serviços de emergência e segurança, a nova geração do aplicativo myChevrolet App para comandar funções do carro à distância, o recurso OTA (over the air) para atualizações remotas de sistemas eletrônicos do veículo e o multimídia MyLink com quatro novos recursos: projeção do Android Auto e Apple Car Play sem a necessidade de cabo, Wi-Fi nativo, Spotify e Alexa.

O Wi-Fi nativo Chevrolet permite conectar simultaneamente até sete aparelhos e tem intensidade de sinal até 12 vezes maior em deslocamentos. Isto acontece pelo fato de a antena do veículo ser dotada de sistema de amplificação. O posicionamento dela sobre o teto também contribui para reduzir a perda de sinal proveniente de áreas de “sombra”, como é chamado fenômenos que atrapalham a conexão.


No caso dos veículos Chevrolet, o sistema de internet Wi-Fi é nativo. Ou seja, faz parte da arquitetura eletrônica do veículo, permitindo assim melhor funcionamento, máximo nível de segurança cibernética e acesso a serviços conectados na tela do painel, como o Weather Channel, Spotify e Alexa.

A principal vantagem de ter o serviço de streaming Spotify baixado diretamente no MyLink é que o usuário não precisa mais usar o plano de dados do smartphone, por exemplo, para acessar músicas e podcasts diretamente no sistema de áudio e internet do veículo. Para fazer o download, basta clicar no ícone do app que aparece na aba “Aplicativos” na tela do multimídia. O último passo é parear o Spotify do veículo a uma nova conta ou a uma já preexistente, trazendo todas configurações e históricos.

Mais uma novidade que estreia com o SUV da Chevrolet é a adoção da inteligência artificial Alexa que já opera smart home. Com isso, o usuário do veículo pode pedir para Alexa tocar músicas, fazer consultas diversas, obter direções, adicionar itens à sua lista de compras, controlar dispositivos de smart home e muito mais, apenas com a voz - tudo para que o motorista possa manter as mãos no volante e os olhos sempre na estrada.

O aplicativo myChevrolet para smartphone e smartwatch permite comandar funções do carro a distância, fazer diagnósticos remotos, consultas técnicas e agendar serviços na rede autorizada. Conheça as principais interações que podem ser feitas pelo app:

- Liga e desliga o motor do carro remotamente para pré-climatização da cabine;
- Travamento e destravamento remoto das portas;
- Localização do veículo podendo compartilhar a localização com outras pessoas;
- Acionamento remoto de luzes e buzina;
- Ferramenta que utiliza dados de condução do cliente para dar dicas de como reduzir o desgaste do veículo e o consumo de combustível, por exemplo;
- Diagnóstico com informações a respeito da autonomia, ciclo de vida do óleo, consumo de combustível e hodômetro.

OnStar plano Protect & Connect:

- Em caso de acidente, o veículo é capaz de enviar um alerta automático à central de atendimento OnStar para que um profissional entre em contato e verifique a situação e possa solicitar auxílio, se necessário. Se a vítima a bordo não atender ao chamado, órgãos públicos de emergência serão acionados;
- Em situações de roubo ou furto do veículo, a central de atendimento OnStar acionará a função de rastreamento para acompanhar o deslocamento do automóvel para informar as autoridades. Ela pode também providenciar remotamente o bloqueio do motor;
- Já em caso de pane seca ou qualquer problema com o veículo, o OnStar pode providenciar a devida assistência do serviço Road Assistance da Chevrolet;
- Há também o diagnostico sob demanda, funcionalidade que permite detectar e alertar sobre possíveis condições irregulares nos principais sistemas do veículo, como motor, transmissão, airbag, freios ABS, controle de emissões e sistema de controle de tração.

Equinox é SUV para quem gosta de carro

O mercado tem diferentes opções de SUV, cada qual com características bem peculiares. O Equinox se diferencia de seus principais competidores a começar pelas maiores dimensões. São 4.652 mm de comprimento, 2.725 mm de entre-eixos, 2.105 mm de largura e 1.843 mm de altura. O porta-malas comporta 468 litros, podendo chegar a 1.627 litros com os bancos rebatidos.

Outro aspecto muito marcante do produto é sua excepcional dirigibilidade. O Equinox é equipado com motor 1.5 turbo com injeção direta de gasolina e transmissão automática com opção de troca manual de marchas. São 172 cavalos e 27,8 kgfm de força. O SUV premium da Chevrolet se destaca ainda pela performance. No caso da versão RS, a aceleração de 0 a 100 km/h pode ser feita em apenas 9,2 segundos.

Além de surpreender pela agilidade no trânsito, o Equinox RS também chega como referência em economia. De acordo com dados do Inmetro, o modelo é capaz de percorrer com gasolina no tanque 11,5 km/l na estrada e 9,3 km/l na cidade. O baixo peso (1.561 kg), considerando o tamanho do veículo, ajuda.

Auxilia também o caráter aerodinâmico que maximiza o desempenho do veículo, que é equipado com o sistema de grade ativa do radiador. Sua função é reduzir o arrasto através do controle de abertura e fechamento eletrônico das aletas conforme a necessidade de arrefecimento do motor e do sistema de ventilação da cabine.

O modelo utiliza-se ainda de suspensão independente nas rodas traseiras, estruturas de subchassis e uma quantidade enorme de tecnologias avançadas de controle de estabilidade e de tração.

Falando em tração, vale mencionar que o sistema disponível no Equinox Premier é permanente, do tipo AWD, e pode variar o envio de torque para cada uma das rodas para maior aderência do veículo. Esta tarefa é feita por uma central de comando capaz de realizar até mil leituras por segundo.

O condutor pode desabilitar o modo AWD mesmo com o carro em movimento e trafegar apenas com tração nas rodas dianteiras. E, caso o sistema identifique alguma situação de risco, aparece uma mensagem no painel aconselhando o condutor a reativar a tração integral.

O mesmo conjunto de tecnologias é capaz de identificar se o carro está rebocando um outro veículo, como trailer ou um barco, e atuar para compensar oscilações e elevar a estabilidade da composição.

Vitrine tecnológica

O Equinox é um dos modelos mais completos em sua categoria em relação a conforto, segurança, desempenho e conectividade. Veja a lista dos principais itens disponíveis para o SUV:

- Airbag duplo, lateral e de cortina;
- Alerta de colisão frontal com detecção de pedestre;
- Alerta de movimentação traseira;
- Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina;
- Alerta de esquecimento de pessoa ou objeto no banco traseiro;
- Alerta vibratório de segurança no banco do motorista;
- Assistente de permanência na faixa;
- Faróis Full LED com faixo alto inteligente;
- Frenagem automática de emergência com detector de pedestre;
- Indicador de distância do veículo à frente;
- Abertura e fechamento elétrico da tampa do porta-malas com acionamento interno, pela chave ou por sensor de movimento indicado por logo luminoso;
- Controle de velocidade em declive;
- Banco do motorista com regulagem elétrica de altura, distância do assento, inclinação e lombar do encosto;
- Banco do motorista com 2 memórias de posição;
- Ar-condicionado de duas zonas com controle eletrônico de temperatura, sistema de recirculação e dutos de saída de ventilação para o banco traseiro;
- Câmera de ré de alta definição com linhas-guia;
- Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro;
- Sistema de estacionamento semi-autônomo para vagas paralelas e perpendiculares;
- Espelhos retrovisores externos elétricos, aquecidos, com indicador de direção e rebatimento elétrico;
- Abertura das portas através de sensor de aproximação na chave;
- Multimídia MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 8", Android Auto e Apple CarPlay com projeção sem fio, Wi-Fi, Spotify e Alexa;
- Aplicativo myChevrolet;
- Sistema de telemática avançada OnStar;
- Partida sem chave ou por controle remoto;
- Sensor de chuva com ajuste automático de intensidade;
- Sistema de redução de ruído externo;
- Teto solar elétrico panorâmico;
- Sistema de som premium Bose com 7 alto falantes;
- Alavanca no porta-malas para rebatimento do encosto dos bancos traseiros.

* Press Release/GM do Brasil.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

>>> VÍDEO DA SEMANA


Apresentação da terceira geração do Irizar i6S Efficient

***

>>> RENAULT E-TECH MASTER OPTIMODALE


Renault Trucks revela conceito de mobilidade elétrica multimodal para entregas de curta distância

A Renault Trucks apresentou o seu conceito de mobilidade elétrica multimodal, concebido para proporcionar entregas urbanas mais limpas, ecológicas e acessíveis. Apelidado de E-Tech Master OptiModale, ele combina três tipos de transporte elétrico em um veículo: uma van totalmente elétrica LWB L3H1 E-Tech Master de 3,5 toneladas com carroceria Low Loader Luton da Horton Commercials, uma bicicleta e-cargo eBullitt e um drone de transporte de encomendas da Uvatek. A van é usada para transportar as encomendas como uma 'nave-mãe' e a bicicleta e-cargo e o drone ajudam nas entregas. 


O veículo destina-se a uma ampla gama de operações logísticas, bem como aplicações médicas e é adequado para encomendas de vários tamanhos, oferecendo potencial para transformar o mercado de encomendas.


Grahame Neagus, chefe de LCV da Renault Trucks UK & Ireland, explicou: “O E-Tech Master OptiModale é uma operação de duas pessoas, oferecendo a flexibilidade de entregar encomendas maiores por van, enquanto o segundo membro da equipe leva a bicicleta de carga eBullitt para entregas de curta distância onde o congestionamento é pior. Além disso, o drone fornece implantação rápida para situações urgentes, como entrega de medicamentos ou suprimentos vitais para locais desafiadores ou inacessíveis”.


A cabine da plataforma LWB L3H1 de 3,5 toneladas usa o motor elétrico R75 e bateria de 33 kWh, proporcionando um alcance típico de cerca de 130 quilômetros. O veículo também conta com um furgão especialmente construído pela Horton Commercials, totalmente equipado para entrega de encomendas com prateleiras dobráveis, armazenamento de bicicletas de carga elétrica na lateral com elevador e sistema de heli-drone.


A bicicleta de carga elétrica eBullitt de última geração, capaz de transportar até 100 kg de pacotes menores, é finalizada em um quadro Renault Trucks Red com caixa de carga branca correspondente. O Shimano e-system pode fornecer até 50 km de assistência elétrica para o ciclista e, uma vez de volta a bordo do E-Tech Master OptiModale, a bateria pode ser removida e carregada dentro de uma hora a 50%, 2 horas a 80 % e 4 horas 100%.


Por fim, a van possui um heli-drone retrátil a partir do qual o drone de transporte de encomendas de última geração da Uvatek pode ser lançado, transportando cargas de até 2 kg de peso.


Grahame Neagus acrescentou: “O OptiModale oferece uma solução inovadora e é uma ilustração clara da amplitude e profundidade do nosso pensamento, fornecendo aos clientes de logística da Renault Trucks uma solução sustentável de 2 kg até 44 toneladas”.

***