sexta-feira, 29 de julho de 2022

>>> FIAT STRADA 2023


Fiat Strada está ainda mais moderna na linha 2023

Veículo mais vendido do Brasil e referência em seu segmento, a Fiat Strada chega ainda mais moderna na linha 2023 com mais itens de série e nova cor disponível. Em 2020, a picape passou por uma mudança radical, em que ficou ainda mais robusta, ganhou novo visual e adquiriu novas funcionalidades. De lá para cá, não para de evoluir.


No final do ano passado, a líder da categoria praticamente desde que foi lançada inovou e chegou ao mercado com a transmissão automática CVT. Agora, toda a gama, desde a primeira versão até a topo, recebe uma atualização como parte do novo brand design: a inclusão da Fiat Flag nas etiquetas dos bancos (antes apenas as versões Volcano e Ranch possuíam), agregando maior exclusividade ao interior do modelo. Vale dizer que a Strada foi o primeiro veículo a integrar o movimento de rebranding da marca e trazer a Fiat Flag na grande dianteira e na manopla do câmbio.


Outra mudança vem nas versões Ranch e Volcano. A Strada fica mais moderna trazendo agora nas duas o ar-condicionado digital automático. Com fácil acesso, o clima agora pode ser controlado com precisão e maior comodidade utilizando apenas a função Auto que regula o clima interno com a temperatura desejada pelo cliente.





Além disso, a Volcano manual, que já possui uma extensa lista de equipamentos, terá Wireless Charger de série, que possibilita o carregamento do smartphone sem a necessidade de fios. Assim, o item, que já era de série para a versão automática, também sairá de fábrica agora na Volcano com câmbio manual alinhado ao espelhamento sem fio da central multimídia de 7", trazendo maior comodidade e tecnologia para recarregar o smartphone sem a necessidade do uso de fio.


A Strada MY23 ganhará também uma nova cor em ambas as versões citadas acima: o Cinza Strato, que estreou no SUV da Fiat, o Pulse, e agora chega para completar a gama de tonalidades da Strada. A cor reforça os detalhes do veículo, sua modernidade e exclusividade das versões topo de gama. Assim, o cliente tem como opções na Volcano e Ranch o novo tom e ainda mais cinco possibilidades: Preto Vulcano, Vermelho Monte Carlo, Cinza Silverstone, Prata Bari e Branco Banchisa.

* Press Release/Grupo Stellantis.

quinta-feira, 28 de julho de 2022

>>> JAC E-JV5.5


Novo JAC aumenta oferta de comerciais elétricos para distribuição urbana

O segmento de comerciais elétricos acaba de ganhar mais uma opção para entregas urbanas. A novidade é o JAC E-JV5.5, um furgão 100% elétrico com espaço de 5,5 metros cúbicos para carga, PBT de 2.855 e capacidade para transportar até 805kg de carga líquida. O motor elétrico entrega 295Nm de torque e sua autonomia atinge até 300m quilômetros. O preço divulgado para o veículo é de R$ 349.900,00.


O furgão da JAC tem 5.115mm de comprimento, 1.765 mm de largura e e 1.900mm de altura, parecendo bastante com modelos deste porte já comercializados no País por outras marcas, como o Citroën Jumpy, o Peugeot Expert e o Fiat Scudo. Essa categoria, além de versátil têm o atributo de reunir em um mesmo produto as características de carro de passeio e veículo de carga. Porém, como todos os demais modelos movidos a bateria, se for levado em conta somente o fator econômico o investimento valerá mais a pena se a rotina diária do veículo superar os 150km rodados.


De acordo com Sérgio Habib, Presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil, quem compra um veículo movido a bateria como E-JV5.5 paga mais caro, porém existem as vantagens, com destaque para os custos do quilômetro rodado e de manutenção muito inferiores aos dos modelos movidos a diesel.


O executivo explica que o gasto para recarregar os 50kWh de capacidade máxima de carga da bateria do E-JV5.5 é de cerca de R$ 30,00, considerando o custo médio da energia elétrica no Brasil a R$ 0,60 o kWh. “Como o E-JV 5.5 tem autonomia de 300 km, o custo do km rodado sai a R$ 0,10. No entanto, se levarmos em conta o preço do diesel a R$ 7,50, e que um veículo desse porte percorre 10 km com um litro, o custo do km fica em R$0,76”, reforçou. A carga rápida é realizada em 1 hora e a lenta em 6h40.


Durante a condução, quando o motorista retira o pé do pedal do acelerador o motor elétrico passa a operar como um gerador para recarregar a bateria, podendo elevar a autonomia do veículo em até 20%. Trata-se do i-Pedal, um sistema inteligente que se usado corretamente, antecipando as variações de velocidade no tráfego urbano, promete um aumento expressivo da vida útil das pastilhas de freio.


A dirigibilidade do novo furgão da JAC não é diferente de outros modelos desta categoria movidos por motor elétrico: torque alto, silencioso e rápido e isento de emissões. No entanto é o baixo custo de operação em relação aos modelos a diesel que leva as principais marcas fabricantes de veículos comerciais leves a apostarem no êxito dos veículos elétricos no segmento de cargas urbanas no Brasil nos próximos anos.


O JAC E-JV5.5 traz de série ar-condicionado, multimídia com tela de 10.25 polegadas; pacote Google e espelhamento via Bluetooth e câmera de ré. A bateria é formada por vários módulos e cada um deles composto por aproximadamente 100 baterias “tipo pilhas”. Por isso, se a bateria apresentar algum problema durante os primeiros cinco anos de uso do veículo ele estará num desses módulos, que será substituído gratuitamente pela JAC Motors do Brasil.

* João Geraldo/Transporte Mundial.

quarta-feira, 27 de julho de 2022

>>> BMW X1 OUTDOOR


BMW X1 Outdoor é a nova edição especial limitada disponível no Brasil

Um dos grandes desafios da vida é se renovar, independentemente da idade. Isso não é diferente no segmento automotivo. Líder de vendas no segmento de SAVs Premium e produzido na fábrica do BMW Group em Araquari, o BMW X1 acaba de ganhar uma edição especial. Chamada de Outdoor, a edição é limitada a 192 unidades, custa R$ 330.950 e está ainda mais atrativa visualmente, graças aos diversos acessórios BMW instalados no modelo. Dentre os destaques, estão as capas de retrovisor em fibra de carbono e o suporte de bicicleta mais o rack de teto, para os fãs de ciclismo.


Produzida com base na versão X1 sDrive20i X-Line Plus, a edição limitada Outdoor se diferencia, além das capas de retrovisor M Performance em fibra de carbono e o suporte de bicicleta mais o rack de teto, pelo conjunto de tapetes de borracha no interior e o tapete de borracha para o porta-malas.

As 192 unidades do BMW X1 Outdoor também serão contempladas com o BMW Service Inclusive Plus, pelo período de três anos ou 40.000 km (o que ocorrer primeiro). O BMW Service Inclusive Plus (BSI) é um programa que oferece serviços de manutenção de veículos BMW, com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas, sem custo adicional dos serviços cobertos. O BMW Service Inclusive Plus, inclui todas as manutenções do plano standard, além das trocas necessárias devido ao desgaste dos componentes. As Peças Originais BMW, incluindo óleo, também estão incluídas.


Dentre os equipamentos de série do X1 Outdoor estão itens como faróis com tecnologia LED, Parking Assistant com câmeras de ré e sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado automático digital, bancos esportivos do motorista e passageiro com ajustes elétricos, pacote de luzes internas — LEDs internos iluminando todo o veículo podendo variar a intensidade da luz e escolher dentre seis opções diferentes de cores (branco, laranja, bronze, lilás, verde e azul), Head-up Display e o BMW ConnectedDrive.

Debaixo do capô, o BMW X1 usa um motor 2.0l TwinPower Turbo, flex. Esse propulsor rende 192cv de potência (a 5.000rpm) e 280Nm de torque (a 1.250rpm). O câmbio é automático Steptronic de oito marchas, com aletas posicionadas atrás do volante para trocas de marcha (paddle-shift). Com esse conjunto, o BMW X1 vai de 0 a 100km/h em apenas 7,7 segundos e tem velocidade máxima de 225km/h.

No quesito segurança, o BMW X1 vem equipado com freios a disco com ABS, sendo os dianteiros duplos ventilados, controles de estabilidade e tração, além de seis airbags – duplos frontais, laterais dianteiros, de cortina dianteiros e traseiros, e estepe de emergência.

Além do ótimo pacote de equipamentos, o novo BMW X1 vem com a assistente pessoal da Amazon, a Alexa. Oferecendo experiências interativas por comandos de voz, incluindo acesso a mais de mil skills, que funcionam como aplicativos, com informações, jogos, podcasts, entre outros. As skills estão à disposição dos usuários na condução em viagens e no dia a dia.

Além dessa possibilidade, o BMW X1 também possui uma série de diferenciais tecnológicos, entre eles o BMW ConnectedDrive, assistente que fornece uma série de serviços ao motorista e ao passageiro e permite usufruir de itens como: Chamada de Emergência Inteligente, BMW Teleservices, serviços ConnectedDrive (BMW Online, englobando portal de notícias, clima e aplicativos), preparação para Apple CarPlay, serviços remotos com utilização das funcionalidades por meio do aplicativo My BMW – canal digital de relacionamento entre cliente, BMW e rede de concessionários, que oferece uma série de facilidades, bem como uma experiência totalmente interativa –, informações de trânsito em tempo real, serviços de concierge, e serviço de suporte e informações para o cliente 24 horas por dia e sete dias por semana.

BMW também na hora do pedal

Esportiva, estilosa e rápida, a bicicleta BMW M Bike oferece a maneira mais excitante e surpreendente de pedalar. Equipada com rodas de 28 polegadas, aplicações na parte dianteira em carbono, freio a disco na dianteira e na traseira e pesando apenas 12,5 quilos, essa bicicleta é para quem não abre mão do Puro Prazer de Dirigir nem mesmo na hora de pedalar. Apesar de não estar incluída no pacote da BMW X1 Outdoor, a BMW M Bike pode ser adquirida nas concessionárias da marca e tem preço sugerido de R$16.042.

* Press Release/BMW do Brasil.

terça-feira, 26 de julho de 2022

>>> LONGA TRADIÇÃO


Opel Kadett e Opel Astra: tradição em station wagons na Europa

Desde os anos 60, cerca de 25 milhões de automóveis Opel Kadett e Opel Astra foram vendidos – 5,8 milhões deles na versão station wagon. É um número impressionante e um forte desempenho. Alinhados de ponta a ponta, todos os modelos compactos da Opel construídos até hoje quebrariam a marca mágica dos 100.000 quilômetros e formariam uma linha de veículos que poderia dar duas voltas e meia ao redor do globo. Os compactos da Opel tornaram a mobilidade pessoal possível para muitos, especialmente em tempos economicamente difíceis. Com cada geração de modelo, a Opel também tornou as tecnologias dos segmentos de veículos mais elevados acessíveis a muitos compradores de automóveis – como todos os produtos Opel têm feito há 160 anos, desde máquinas de costura e bicicletas a motos e automóveis. Ao mesmo tempo, o fabricante continua a combinar inovações de classes mais altas com design dinâmico.


A introdução do novo Astra Sports Tourer no ano do jubileu da Opel marca o início de uma nova era na história dos station wagons de classe compacta da marca. O novo Astra Sports Tourer é a primeiro modelo Opel a apresentar a nova face da marca Opel Vizor e o cockpit digital Pure Panel, bem como um elegante acabamento de pintura em dois tons como opção. Além disso, continua a ofensiva elétrica da Opel. O novo Astra Sports Tourer é o primeiro station wagon Opel a ser eletrificado – já agora como híbrido plug-in e no próximo ano também como versão elétrica a bateria.

Mas tudo começou com o Kadett A Caravan em 1963. A Opel apresentou o seu primeiro station wagon de classe compacta e rapidamente se tornou líder no segmento de mercado. A partir de então, um carro “como uma van” fazia parte de cada nova geração do Kadett e do Astra. O Astra H (2004-2010) foi o último compacto da Opel a ostentar o nome Caravan até o final da produção. Nesse meio tempo, as propriedades mudaram cada vez mais de ferramentas típicas de artesãos para companheiros de estilo de vida. Assim, todas os station wagons Astra são designados Sports Tourer desde 2010.

Kadett A a Astra L – uma história de sucesso ao longo de 11 gerações

1963-1965: Opel Kadett A
Espaçoso como um autocarro: O primeiro CarAvan


O Opel Kadett Caravan revolucionou a classe dos compactos em 1963. Um bagageiro grande, muito espaço para seis pessoas graças a uma terceira fila de bancos, um motor novo e dinâmico e baixos custos de manutenção constituíram a receita do sucesso do Kadett A. A Opel construiu cerca de 650.000 até 1965. Os contornos eram modernos, a linha de cintura era baixa, as janelas panorâmicas proporcionavam boa visibilidade e uma faixa decorativa ao longo da lateral acentuava a forma alongada. Os para-lamas dianteiros afunilavam-se nos faróis. O espaço interior impressionou os proprietários de carros pequenos convencionais. O porta-malas era um compartimento de bagagem real, e a tampa do tanque de combustível estava do lado de fora! “ Opel Kadett , em resumo: OK”, escreveu a equipa de publicidade da Opel, incapaz de resistir também a uma crítica aos seus concorrentes em Wolfsburg. “Você nunca sente cheiro de gasolina no porta-malas”, eles disseram com uma piscadela. Com seu moderno motor dianteiro refrigerado a água, o Kadett tinha outra grande vantagem de design sobre o Fusca. A unidade de quatro cilindros de 993 cc desenvolveu 40 cv.

1965-1973: Opel Kadett B Caravan
Força em números: O Kadett é uma história de sucesso de exportação


B segue A, e uma nova série já substituiu o primeiro modelo em 1965. A nova versão tinha mais de quatro metros de comprimento e, portanto, muito maior que seu antecessor. A Caravan com a sua área de carga de 1,57 metros de comprimento está disponível desde o início das vendas com a opção de duas ou quatro portas. Quanto à sua figura elegante – seus colegas no exterior inspiraram os designers. Não só o comprimento foi aumentado - assim também foi a potência. Os engenheiros da Opel aumentaram o diâmetro da unidade de quatro cilindros em 3 mm. A unidade básica de 1.078 cc desenvolveu 45 hp. Também estava disponível um motor 1.1 S de alta compressão com 55 cv. O Kadett rapidamente se tornou um sucesso, com mais de 2,6 milhões de unidades produzidas de setembro de 1965 a julho de 1973. E seu sucesso certamente não se limitou ao seu país de origem.

1973-1979: Opel Kadett C
Sólido como uma rocha: Qualidade em todas as formas


A família Kadett C tinha muitas caras: um carro familiar inteligente, um aspecto chique com uma porta traseira prática ou um coupé desportivo competitivo (GT/E) em pintura de guerra. O Caravan veio primeiro como duas portas e depois quatro portas em 1976. Um total de 1,7 milhão deles foram construídos entre 1973 e 1979. A tração traseira Kadett C estreou em agosto de 1973 com um design limpo corpo e um novo eixo dianteiro de duplo braço triangular. O motor mais popular foi o 1.2 com 60 cv e modestos 88 Nm de torque. Os recursos de design característicos incluíam uma grade do radiador plana, um capô do motor com o vinco da marca e um para-choque dianteiro em forma de spoiler. “O Kadett não só tinha boa dirigibilidade, como também é conscientemente projetado e feito de forma limpa. Requer pouca manutenção, é fácil de reparar e econômico para operar.

1979-1984: Opel Kadett D Caravan
Remake/remodelação: Espaço em abundância


A quarta geração do Kadett do pós-guerra introduziu uma nova era na classe dos compactos na Opel. No IAA de 1979, o primeiro modelo de tração dianteira da Opel com motor transversal de quatro cilindros estreou como o Kadett D de aparência moderna. A embalagem era realmente convincente. O recém-chegado de 4,20 metros de comprimento era apenas um pouco mais longo que seu antecessor, mas oferecia muito mais espaço do que muitos de seus rivais. Mas não foi apenas o layout do trem de força e o chassi com eixo de torção na traseira que rompeu com a tradição: o Kadett recebeu um novo motor OHC de 1,3 litro que gerava 60 ou 75 cv. Além do espaçoso volume de carga de até 1.425 litros, a Opel oferecia apenas versões fastback. Para as famílias, havia uma Caravan com outro nome: “Voyage Berlina”. Outras modificações técnicas incluíram um chassi mais baixo, novos amortecedores de direção e freios a disco ventilados internamente na frente. Um total de 2,1 milhões de unidades Kadett D foram produzidas de 1979 a 1984.

1984-1991: Opel Kadett E Caravan
Fora do túnel de vento: Carro do Ano


O segundo Kadett de tração dianteira, construído de 1984 a 1991, foi nomeado “Carro do Ano 1984” e foi um vencedor absoluto. Vendendo um total de 3.779.289 carros em sua vida, foi o Opel mais vendido até agora e um verdadeiro campeão mundial de aerodinâmica. Com base na engenharia de seu antecessor, o Kadett E foi definido para uma carreira estelar. Com um coeficiente de arrasto de 0,39, o Kadett D já era o melhor de sua classe, mas esse valor não era nada comparado ao seu sucessor. Depois de passar 1.200 horas de ajustes finos no túnel de vento, a variante de cinco portas alcançou um sensacional 0,32 (Caravan 0,35). Os compradores adotaram a nova forma após apenas alguns meses, abrindo caminho para uma nova história de sucesso que forneceu ao Kadett E 625.000 novos registros em toda a Europa em 1987. As versões station wagon de duas e quatro portas já tinham subido ao topo da classe. Em 1987, dois motores a diesel Caravan de 54 cv partiram em uma viagem de 30.000 quilômetros do Alasca à Terra do Fogo – ambos chegam com segurança ao destino final. A partir de abril de 1989, todos os Kadetts a gasolina são vendidos com catalisador na Alemanha.

1991-1997: Opel Astra F Caravan renascido: Kadett torna-se Astra


Cerca de 4,13 milhões de Astra F foram construídos entre 1991 e 1997, tornando-o no modelo Opel mais vendido de todos os tempos. Trabalho de desenvolvimento focado na combinação de design moderno com mais espaço interior, maior conforto e maior ênfase na proteção ambiental. O sucessor do Kadett assumiu o nome de seu modelo irmão britânico (a quarta geração do Kadett foi vendida no Reino Unido como Vauxhall Astra desde 1980). A Caravan é uma variante popular desde o início. A Opel também lançou uma ofensiva de segurança com sua nova estrela. Todos os Astras ofereciam um sistema de cinto ativo com tensores nos cintos de segurança dianteiros e ajustáveis ​​em altura, bem como proteção lateral incluindo reforços de tubo de aço duplo em todas as portas. Pela primeira vez, todos os motores vieram com conversores catalíticos.

1998-2004: Opel Astra G Caravan
Totalmente galvanizado: no novo milênio


Na primavera de 1998, o Astra foi oferecido desde o início como um hatchback de três e cinco portas. Design independente progressivo, chassis dinâmico e tecnologia de motorização, bem como quase o dobro da rigidez de torção e flexão do seu antecessor, foram apenas algumas das características do Opel Astra de segunda geração completamente novo. O corpo totalmente galvanizado do novo modelo desempenhou um papel fundamental na retenção de alto valor. O volume do bagageiro aumentou para 1630 litros; compradores particulares preferem o Caravan Club altamente equipado com até 115 cv. A segurança ativa foi aprimorada com um aumento de 30% na saída de luz dos faróis de halogênio H7 transparentes e o chassi Dynamic Safety (DSA) completamente redesenhado. Combinou conforto com manuseio ágil e seguro, mesmo sob carga total. A distância entre eixos era cerca de onze centímetros mais longa, permitindo mais espaço interior, em particular mais espaço para os joelhos na parte traseira e um maior volume de bagageira de até 1.500 litros. O station wagon compacto mais rápido da marca - o Astra OPC Caravan - chegou às ruas em 2002; o modesto familiar causou muitas surpresas ao percorrer a Autobahn a velocidades de até 240 km/h.

2004-2010: Opel Astra H Caravan
Faróis e suspensão adaptáveis: Um conceito vencedor


Com doze motores que variam de 90 a 240 cv e sete variantes de carroceria, a escolha de modelos para o Astra H que vendeu mais de 2,7 milhões de unidades foi excepcional. Quando foi lançado em março de 2004, a terceira geração do Opel Astra ostentava um design progressivo, alta dinâmica de condução e muitas inovações técnicas, ganhando imediatamente vários testes de comparação em publicações especializadas em automóveis. Os destaques tecnológicos do Astra incluíram o sistema de chassis adaptativo IDSPlus com Controle de Amortecimento Contínuo (CDC) eletrônico, apenas encontrado na classe de luxo e carros desportivos exclusivos, bem como o sistema de faróis dianteiros adaptáveis ​​(AFL) com luz de curva dinâmica. O Astra também ostentava altos níveis de segurança. A Caravan oferecia muito espaço aos passageiros.

2010 – 2015: Opel Astra J Sports Tourer
O primeiro Sports Tourer


Arte escultural combinada com precisão alemã – o station wagon dinâmico é lançado um ano após o seu irmão de cinco portas e pela primeira vez leva a placa de identificação Sports Tourer. O Opel Astra J não só incorpora a nova filosofia de design da marca, como também mantém o inteligente sistema Flex-Fold, até 1500 litros de espaço útil, e auxilia os condutores com um conjunto de tecnologias que já deram uma contribuição importante para o sucesso do modelo. A câmera frontal reconhece os sinais de trânsito e informa o motorista sobre limites de velocidade ou proibições de ultrapassagem. Ele também avisa os motoristas se eles correm o risco de sair da pista. Com o sistema de faróis AFL+, o Astra pode olhar ao virar da esquina e, se necessário, até escurecer automaticamente as luzes ou mudar para os máximos. Com um chassi que pode ser aprimorado pela tecnologia adaptativa FlexRide, o Astra Sports Tourer pode usar seus talentos dinâmicos ao máximo. Os condutores do Astra também beneficiam de uma nova geração de bancos dianteiros desenvolvidos de acordo com as últimas descobertas em ergonomia de segurança, que receberam o selo de qualidade dos especialistas médicos da organização AGR (Campanha para Costas Mais Saudáveis).

A partir de 2016: Opel Astra K Sports Tourer
Eficiência pura


Até 190 kg mais leve, significativamente mais espaçoso por dentro, apesar das dimensões quase idênticas, e mais eficiente graças ao uso exclusivo de motores de nova geração – o Opel Astra Sports Tourer foi um salto quântico no desenvolvimento e imediatamente eleito “Carro Europeu do Ano 2016”. O Astra K continuou a tradição dos seus antecessores. O novo Sports Tourer também se destacou pela tecnologia de iluminação. Foi o primeiro carro a introduzir a tecnologia de matriz LED adaptável e completa IntelliLux LED ® – até agora reservada para modelos de luxo e premium de classes mais altas – no segmento compacto. Os sistemas de assistência ao motorista de nova geração também incluíam o Assistente de Sinalização de Trânsito, o Assistente de Manutenção de Faixa com Aviso de Saída de Faixa, juntamente com a Indicação de Distância Seguinte e o Alerta de Colisão Dianteira com Frenagem Iminente de Colisão. Além disso, o novo Astra K mais uma vez entregou o bem-estar com bancos dianteiros ergonômicos recentemente projetados, também certificados pela organização AGR. Esses novos bancos dianteiros podem até ser aprimorados com uma função de ventilação e massagem.

A partir de 2022: Opel Astra L Sports Tourer
Eletrificando: Station Wagon elegante com Opel Vizor e Pure Panel

Com a estreia mundial do novo Astra no outono de 2021, a montadora alemã abriu o próximo capítulo – o modelo compacto está disponível pela primeira vez eletrificado, como cinco portas e Sports Tourer. A Opel vai oferecer o Astra Sports Tourer como híbrido plug-in e a partir de 2023 também como carrinha elétrica a bateria. Variantes com motores a gasolina e diesel altamente eficientes combinados com transmissões automáticas de seis e oito velocidades completam a linha.


O novo Opel Astra Sports Tourer é também uma afirmação de design da marca. Dinâmico como nunca antes, com superfícies planas e tensas, desintoxicadas de elementos supérfluos e com a nova cara da marca – o Opel Vizor. Além disso, o novo e prático Astra Sports Tourer também exibe o talento típico da marca para embalagens eficientes. Enquanto o comprimento total é 6,0 cm menor que o do modelo anterior, a distância entre eixos é 7,0 cm maior – pontos de bônus para conforto e volume de bagagem. No interior, a interface humana ( HMI ) Pure Panel totalmente digital oferece aos clientes uma experiência pura e intuitiva.

***

segunda-feira, 25 de julho de 2022

>>> SÉRIE K EURO 6


Scania lança nova geração de ônibus com motor Euro 6

A Scania lança no Brasil a nova geração de ônibus com motor Euro 6, que estreou há apenas três anos na Europa. A nova linha é composta pelos modelos da Série K (motor traseiro) e será apresentada ao público na Lat.Bus 2022, o maior evento de mobilidade urbana da América Latina, que será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto no São Paulo Expo (SP). Os primeiros modelos serão produzidos e entregues a partir de janeiro de 2023.


A nova geração de ônibus Scania foi desenvolvida com tecnologia para atender aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P8 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), ou equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490, de novembro de 2018, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), integrante do Ministério do Meio Ambiente. Norma que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2023.

As principais novidades dos novos ônibus da Série K Scania são os motores com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife 2 (urbanos), chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8×2 com 500cv (maior potência do mercado) e área do motorista redesenhada e aprimorada (painel, volante e pedais).


Já em serviços, a Scania traz a manutenção com planos flexíveis, que promete redução no custo de reparos em até 25%; o Control Tower, com até 30% de diminuição no tempo de parada; e o Scania Zone, um sistema de monitoramento mais personalizado da frota e que permite controlar a média de velocidade em trechos críticos.

“Nosso lançamento vai atender as normas de redução de emissões, aumentar a segurança e o conforto e ainda economizar mais combustível colocando mais dinheiro no bolso do operador, tanto do segmento rodoviário quanto do urbano. A nova linha chegará com soluções completas de produtos e serviços para resolver as diferentes necessidades dos clientes. Aliando a correta especificação do produto, conectividade, treinamento dos motoristas e manutenção adequada. Ou seja, a Nova Geração de ônibus vai oferecer um custo total de operação imbatível”, explica Celso Mendonça, gerente de vendas de soluções de mobilidade da Scania no Brasil.


“Os novos modelos estarão disponíveis numa vasta gama de trens de força e vão proporcionar até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 3% da caixa automática ZF EcoLife 2. Além de baixos níveis de emissões e de ruídos”, diz Mendonça.


“Desenvolvemos uma linha baseada em três pilares, sustentabilidade, rentabilidade e segurança. Estamos trazendo para o Brasil a geração mais recente da Europa e que representa uma evolução para as linhas focadas em ônibus no país”, afirma Ivanovik Marx, engenheiro de oferta de soluções da Scania no Brasil.

Motores Euro 6

Segundo a Scania, os motores Scania Proconve P8/Euro 6 desenvolvem os mais altos torques do mercado e propiciam aumento da eficiência energética em relação à geração atual, P7/Euro 5. “Esse superior desempenho ocorre em virtude da introdução do sistema XPI, que possibilita melhor eficiência da combustão com pontos múltiplos de injeção, independentemente da rotação do motor, e garante menor emissão de poluentes e de ruídos”, explica Marx. O sistema de tratamento de gases permanece o SCR (Selective Catalytic Reduction ou Redução Catalítica Seletiva), com o uso do reagente Arla 32.


O propulsor de nove litros tem na robustez o seu grande diferencial. É um motor de cinco cilindros que proporciona máxima potência e maior capacidade de carga com um menor consumo de combustível. O bloco 13 litros, de seis cilindros, segue a filosofia Scania de baixa rotação e alto torque, ideal para operações de longas distâncias.

Para a linha rodoviária, a caixa de transmissão automatizada Scania Opticruise ganhou uma atualização do software e elevou em 1% sua economia de combustível. O que vai acarretar um benefício imediato na operação.

Outra novidade é o Opticruise com o lay shaft brake, sistema de freio no eixo secundário da caixa que torna as trocas de marchas 45% mais rápidas e suaves, e aumenta consideravelmente a resposta do motor.


Na linha urbana, a caixa automática ZF EcoLife 2 chega para agregar até 3% de economia de combustível. Com melhorias significativas, o novo câmbio tem a função “Start/Stop” (liga/desliga) e desgaste reduzido devido ao aperfeiçoamento do sistema de refrigeração.

Para ambas as caixas de marchas existem três tipos de modos de condução: econômico, padrão e potência. Eles ajudam o motorista em diversos tipos de situações na viagem e devem ser acionados de acordo com a necessidade.


Para a nova geração de ônibus, a Scania redesenhou totalmente a área do motorista, que passa a contar com espaço ergonômico e confortável, com todos os comandos integrados e posicionados de maneira estratégica nos novos volantes.

Os pedais suspensos e o volante ajustável foram projetados para trazer mais conforto.. “Nosso objetivo é o controle sem esforço e o conforto incomparável. Tudo se torna possível com o projeto inteligente do novo posto do motorista. Para evitar distrações no trajeto, os botões foram colocados no volante, que é ajustável para o comando do computador de bordo, bem como os controles de velocidade de subida e descida. O nível combinado entre o Scania Opticruise e o freio auxiliar Scania Retarder permite a ativação de ambos com as pontas dos dedos”, detalha Marx.


Estão disponíveis quatro tipos de acabamento de volantes: básico, versão com partes cromadas, couro e madeira. O painel de instrumentos recebeu um novo design moderno com a visibilidade ampliada e em duas opções de display, de quatro ou sete polegadas.

Os novos chassis da Série K P8/Euro 6 estão 2% mais leves, o que foi possível com a remodelação das longarinas. A estrutura está mais silenciosa e recebeu um novo sistema elétrico para que haja uma integração maior com a carroceria.

* Sonia Moraes/Technibus.