sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

>>> BOAS FESTAS!

 


Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!

>>> WRANGLER 2023 NO BRASIL


Jeep Wrangler chega com linha 2023 ao mercado brasileiro

A linha 2023 do mais icônico modelo da marca Jeep chega ao mercado brasileiro. O Jeep Wrangler mantém no país as versões Rubicon e Sahara 4P (quatro portas) e 2P (duas portas).


Quando falamos em encarar as mais difíceis trilhas off-road, o Jeep Wrangler é o primeiro modelo que pensamos! Ícone mundial no universo automotivo, o modelo conta com uma capacidade única para superar obstáculos. O Jeep Wrangler 2023 garante toda a capacidade que somente a Jeep oferece nas trilhas, seu habitat natural, mas também todo o conforto para sua utilização no dia a dia.


E sua linha 2023 mantém todos os incríveis atributos do modelo, impulsionados pelo motor turbo de 272 cv e 400 Nm de torque, com câmbio automático de oito marchas, tração 4x4 com reduzida e diferenciais dianteiro e traseiro com bloqueio, além da exclusiva barra estabilizadora frontal desconectável, que aumenta a articulação da suspensão, permitindo que o eixo dianteiro trabalhe de forma mais livre e que ambas as rodas mantenham contato com o solo, garantindo maior capacidade de tração.


Muito além de sua capacidade para encarar todo tipo de terreno, o Jeep Wrangler conta também com um amplo pacote de sistemas de auxílio à condução autônoma, como piloto automático com controlador de velocidade adaptativo, frenagem automática de emergência (AEB) e comutação automática do farol alto Full LED, que usa imagens de uma câmera posicionada na parte superior do para-brisas para acompanhar o tráfego dos veículos à frente e ajustar automaticamente o facho do farol para evitar o ofuscamento de outros motoristas.


A câmera frontal off-road é mais um diferencial que o Wrangler traz na versão Rubicon. Presente também no Jeep Gladiator, ela foi pensada para facilitar ainda mais a superação dos obstáculos em trilhas e aventuras. Ela usa uma lente do tipo grande-angular e seu acionamento é feito por meio da tela de 8,4 polegadas do sistema multimídia UConnect e permite ao motorista encarar qualquer desafio de frente! Ela também pode ser usada em conjunto com a câmera traseira e sensores de estacionamento para facilitar balizas e manobras.


A versão Rubicon traz ainda o sistema Off-road+, que ajusta automaticamente o Jeep Wrangler Rubicon para as condições do terreno, atuando nos principais sistemas, como acelerador, controle Selec-Speed, controle de tração e trocas de marchas, a fim de garantir o desempenho ideal para o terreno, seja dunas de areia (4-HI) ou um off-road pesado (4-LO). A versão Rubicon traz ainda uma nova opção de roda de liga-leve, para deixar o Jeep Wrangler ainda mais aventureiro.

* Press Release/Grupo Stellantis.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

>>> GALERIA #0097

 

Pontiac Silver Streak 8 Woodie Station (1948)


















***

>>> SCANIA COLLECTOR EDITION


Collector Edition, o último Scania Euro 5 produzido no Brasil

Se o caminhão é de coleção, a promoção só pode ser imperdível. Estamos falando do Collector Edition, o último Scania Euro 5 produzido no Brasil, que será sorteado entre os clientes do Scania Consórcio.


Na cor Blue Ocean, com detalhes em dourado na grade dianteira do veículo e nas laterais (destacando um grande número 5 alusivo ao Euro 5 e em três faixas que se assemelham a uma asa), o Collector Edition é um R 450 6x2, de 450 cavalos de potência e cabine R Highline - a mais luxuosa e de maior altura desta linha. O caminhão será um prêmio extra sorteado àqueles que comprarem o plano promocional (Grupo 2157 cotas 201 a 400), que tem dois caminhões à escolha, um R 450 6x2 e um 540 S 6x4.

“A vantagem desta promoção é que o cliente que for o sorteado e ganhar esse caminhão de colecionador, ainda continuará concorrendo normalmente nas assembleias mensais para retirar o modelo que escolheu comprar na cota, seja o R 450 ou o 540 S. Essa definição deverá ser feita na assinatura do contrato. Ou seja, poderá levar dois caminhões com uma única cota”, afirma Rodrigo Clemente, diretor comercial do Scania Consórcio.

Para participar, é necessário adquirir uma das 200 cotas do Scania Consórcio já disponíveis para a ação. Os interessados têm condições especiais, como optar por pagar parcelas menores referentes a 70% do crédito. O Consórcio permite ainda o parcelamento do bem em até 100 meses, com taxa de administração de 14,0% e 0,5% de fundo de reserva, diluídos pelo prazo da cota. Trata-se do menor custo financeiro do segmento.

Esse caminhão será o último fabricado com o motor que atende aos requisitos obrigatórios de metas de controle de emissões da fase P7 ou Euro 5, do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que sairá de cena para a chegada da etapa P8, ou equivalente à lei europeia Euro 6, definidos na resolução 490, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a partir de 1.º de janeiro de 2023.

“Todas essas características tornam o Collector Edition um caminhão único. Desde as cores marcantes e elegantes até a placa de autenticidade comprovando que foi o último da Nova Geração a ser fabricado com motor Euro 5 no Brasil. É um caminhão histórico, sem dúvida, que ainda homenageia o R 450, o recente campeão de vendas da marca”, diz Clemente.

O Collector Edition será entregue com muitos outros diferenciais, como pintura personalizada e exclusiva, defletores de teto e laterais, saias laterais, rodas de alumínio e freio auxiliar Retarder, que é item opcional em várias configurações. Além disso, estará equipado com o pacote Conforto Superior (formado por diversos itens como refrigerador, ar condicionado, volante de couro, painel de instrumentos digital de 7 polegadas, sistema multimídia interativo com controle por voz, entre outros).

O anúncio do vencedor está programado para 23 de junho de 2023. O cliente premiado irá ganhar o veículo sem nenhum custo e com frete, documentação e IPVA totalmente pagos.

* Press Release/Scania do Brasil.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

>>> VOLKSWAGEN TAOS 2023


VW Taos eleva patamar do segmento com atualizações na linha 2023

Nada como ser referência em design, segurança tecnologia e conforto. Que o diga o Taos. O SUV médio premium da Volkswagen aparece ainda mais completo na linha 2023 e amplia sua lista de predicados.


A versão Highline, já conhecida por seus equipamentos de segmento superior, surge atualizada com novo volante revestido em couro e inéditos botões “touch”, já presentes no Jetta GLI, e também nos modelos ID.3, ID.4 e ID. Buzz. O volante tem nova configuração de controles para a central multimídia e painel de instrumentos e aletas para trocas de marchas.

Em termos de segurança, a unidade topo de linha teve sua lista de equipamentos estendida com a chegada dos assistentes de permanência faixa e de estacionamento. O primeiro deles, também chamado de Lane Assist, monitora a faixa em que o veículo se encontra e corrige o volante automaticamente caso o motorista tenha uma distração e comece a invadir outra pista. Vale mencionar que o motorista pode sobrepor a atuação do sistema no volante. Além disso, esta intervenção não acontece quando o motorista aciona a seta para efetuar a troca de faixa. Já o Park Assist permite o estacionamento autônomo em vagas paralelas e transversais.

O pacote Bi-Tone, disponível para a Highline, também teve seu conteúdo atualizado. A oferta contempla teto solar panorâmico, além capas dos retrovisores externos e teto pintados na cor preto brilhante. O opcional está disponível para quatro cores externas: Bege Mojawe, Cinza Indium, Branco Puro e Prata Pyrit.

A linha 2023 também traz avanços para a versão Comfortline. O modelo sai de fábrica com novo ar-condicionado Climatronic Touch e uma entrada extra de USB do tipo C para os passageiros do banco traseiro – os dois equipamentos também são novidades para a Highline.

Segurança estrelada

Com o Taos, a Volkswagen foi a primeira montadora a obter nota máxima em segurança no novo protocolo de testes do Latin NCAP (2020-2024), que avalia o nível de segurança entregue pelos veículos vendidos na América Latina e Caribe. O SUVW Taos conquistou cinco estrelas em todos os requisitos avaliados pelo instituto, considerando a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.


Desenvolvido com base na plataforma MQB, que lhe atribui uma excelente performance estrutural nas avaliações de crash tests, o modelo é equipado com diversos assistentes de condução de última geração, tendo como destaque o sistema de Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) com Stop & Go, o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) com detector de pedestres, Detector de Ponto Cego (Blind Spot Monitoring) e Assistente Traseiro de Saída, que alerta o condutor em manobras em marcha ré a baixa velocidade, como ao sair de uma vaga perpendicular, detectando outros veículos que cruzem a traseira, visando evitar uma colisão.

O modelo conta ainda com dois itens exclusivos no segmento: Detector de fadiga (sistema monitora a forma de dirigir e emite um aviso sonoro e visual, caso o motorista apresente sinais de cansaço) e Sistema de frenagem pós-colisão, que freia o veículo automaticamente após uma primeira colisão, evitando assim colisões subsequentes. Adicionalmente, fazem parte da lista de itens de segurança 6 airbags, sendo 2 frontais, 2 laterais e 2 de cortina, Controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), Alerta sonoro e visual de não utilização dos cintos de segurança dianteiros e traseiros.

Fabricado no complexo industrial de Pacheco, na Argentina, o Taos é equipado com motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas. Com quatro cilindros, sistema de injeção direta de combustível e turbocompressor, o propulsor entrega 150 cv de potência a partir de 4.500 rpm e torque de 25,5 kgfm já a partir de 1.500 rpm, proporcionando acelerações vigorosas e retomadas intensas.

O Taos também é referência em espaço interno. O SUVW tem 4.461 mm de comprimento, sendo impressionantes 2.680 mm de entre-eixos, 1.625 mm de altura e 1.841 mm de largura. Com essas medidas, pessoas altas viajam com conforto no banco traseiro, sem enfrentar problemas com joelhos raspando no banco dianteiro ou cabeça encostando no teto. Isso sim é um SUVW!

* Press Release/Volkswagen do Brasil.

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

>>> FUSO NOMADPRO


Fuso Canter torna-se campista com o NOMADPro

A Fuso também adere ao estilo de vida à vanlife e apresenta a sua visão de um Canter configurada como um pequeno motorhome destinado a ser simultaneamente um escritório móvel e um refúgio “confortável” para à noite ou para o descanso. O nome é Fuso NOMADPro é um conceito, mas nada exclui que no futuro este estudo possa encontrar uma aplicação no mundo real.


Os engenheiros japoneses foram inspirados pelo abandono da cultura do local de trabalho, concebida até o advento do COVID-19, que obrigou muitas organizações a fechar seus escritórios e implementar novas estratégias para trabalhar em casa ou, pelo menos, longe dos locais canônicos. Uma prática que, em muitos casos, tem gerado transtornos consideráveis ​​como o isolamento excessivo ou o abandono de estilos de vida saudáveis.

Para responder diretamente a esses problemas, os engenheiros da Fuso exploraram seus conhecimentos do tradicional estilo japonês para criar, em colaboração com Dream Drive, NOMADPro: um protótipo de um local de trabalho sobre rodas baseado em um chassi Canter que visa redefinir o conceito de trabalho remoto.


Aproveitar o poder de “cura” da natureza na funcionalidade e no design do veículo tem sido parte integrante do conceito NOMADPro. Uma característica importante é a ala direita da configuração retrátil que, quando totalmente aberta, permite que você se concentre em seu trabalho ou estudo, graças a um fluxo constante de ar fresco e ao cenário natural escolhido.

Mas os projetistas queriam vincular um senso de natureza, não importa onde o veículo estivesse. A equipe canalizou as raízes japonesas do Fuso incorporando sugestões de design japonês ao interior com pisos de madeira de bambu, acabamentos de madeira natural e assentos em estilo tatame.


Os quatro ladrilhos de pedra da entrada lembram um jardim tradicional. Influências adicionais do Sol Nascente podem ser encontradas no chuveiro com o banquinho de banho hinoki (madeira de cipreste) e oke japonês ou banheira.

Até a pintura exterior é uma homenagem ao Japão, já que os gráficos foram inspirados no design têxtil tradicional de yagasuri. O motivo, originalmente baseado nas penas de aves de rapina usadas para o lançamento de flechas, representa o movimento rápido e alinha-se com o conceito NOMADPro.


O NOMADPro foi projetado para maximizar o uso do espaço, usando o conceito de canivete suíço que torna rápido e fácil mudar do modo de trabalho para o modo de relaxamento. A estação de trabalho com monitor duplo e a mesa e bancada retráteis são configuradas para o trabalho, guardadas facilmente em seus gabinetes quando é hora de desconectar.

A elegante bancada de nogueira, lavatório e fogão de indução estão à disposição para preparar bebidas e refeições ligeiras e uma bela peça de engenharia transforma um recanto da Canter numa casa de banho privativa através da utilização de uma porta sanfonada de madeira. Além disso, um lado dobrável se abre para formar uma ponte, proporcionando um local perfeito para relaxar.


À medida que a noite se aproxima, uma cama dobrável pode ser levantada de sua unidade de armazenamento na parede oposta e o espaço de trabalho diurno se transforma em um quarto aconchegante iluminado por uma suave iluminação LED. Você pode ler um livro ou adaptar o monitor de sua estação de trabalho em uma tela de TV.

* Redação/Mercedes Magazine.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

>>> VÍDEO DA SEMANA


 

2023 Toyota Sienna 25th Anniversary

***

>>> RAM YELLOWSTONE


Ram e Paramount+ lançam 3500 Yellowstone Edition baseada em série exclusiva do serviço premium de streaming

Anunciada em agosto passado, durante a Festa do Peão de Barretos, a parceria entre a Ram e o Paramount+ acaba de gerar um fruto: a Ram 3500 Yellowstone Edition. Trata-se de uma edição limitada em 100 unidades, com vários detalhes inspirados na aclamada Yellowstone, série exclusiva do Paramount+, estrelada por Kevin Costner, recorde de audiência nos Estados Unidos e que acaba de estrear a quinta temporada.


Disponível apenas no Brasil, a novidade tem como base a versão Limited Longhorn, acrescida de pintura two-tone exclusiva, com preto Diamond como cor principal e marrom Walnut na faixa inferior da carroceria, para-choques, molduras das caixas de rodas e detalhes nas rodas. A combinação de cores no revestimento interno também é única dessa configuração, em dois tons de marrom. De couro legítimo, os bancos exibem bordados exclusivos nas abas laterais nos assentos e encostos, dando requinte extra à luxuosa cabine.


A ligação com a série do Paramount+ se dá com os emblemas Yellowstone nas portas dianteiras e os adesivos nas laterais da caçamba com o Y amarelo característico do Yellowstone Dutton Ranch, a propriedade comandada por John Dutton, o protagonista da trama vivido por Kevin Costner. Para completar, todo comprador da Ram 3500 Yellowstone Edition vai ganhar um ano de assinatura gratuita do serviço premium de streaming Paramount+.


A picape é movida pelo motor Cummins® turbo diesel de 6,7 litros, com 377 cv e 1.150 Nm, o mais potente entre todas as picapes a diesel no Brasil e também o de maior torque. Tanta força gera outros recordes na categoria: as capacidades de carga e reboque, de 1.752 kg e 9.021 kg, respectivamente. Entre os destaques de luxo e tecnologia estão o uso de madeira genuína no acabamento interno e equipamentos como os faróis Full LED direcionais (exclusividade no segmento), pacote de assistências à condução e som premium Harman Kardon®. O preço sugerido da Ram 3500 Yellowstone Edition é de R$ 554.990.

* Press Release/Grupo Stellantis.

>>> MELHOR HÍBRIDO DO BRASIL


Novo Audi Q5 TFSIe é eleito o melhor híbrido do Brasil no prêmio Carro do Ano 2023

O novo Audi Q5 TFSIe foi eleito o "Carro Híbrido do Ano 2023" na 56ª edição do Carro do Ano, da revista Autoesporte, a principal premiação automotiva do país. Lançado em julho deste ano como o primeiro veículo híbrido plug-in da marca no Brasil, o modelo oferece potência combinada de 367 cavalos e 500 Nm de torque. A autonomia puramente elétrica atinge até 62 quilômetros.


A Audi do Brasil também foi finalista nas categorias "Carro Premium do Ano de R$ 150 mil até R$ 300 mil, com o Audi A3, e "Motor do Ano acima de 2.0", com o propulsor Audi 2.0 PHEV.

"Estamos orgulhosos pelo reconhecimento da imprensa sobre o Q5 TFSIe, um modelo único em seu segmento que combina tecnologia, esportividade, sofisticação e eficiência energética. A Audi não foi a primeira marca a lançar um SUV de luxo híbrido, mas quando fez, trouxe o melhor produto do segmento. Essa conquista é fruto de um trabalho conjunto de colaboradores, rede de concessionárias e parceiros", afirma Cláudio Rawicz, diretor de Comunicação e Marketing da Audi do Brasil.

Novo Audi Q5 TFSIe

Moderno e eficiente, o novo Audi Q5 TFSIe iniciou as vendas no Brasil em julho deste ano como o primeiro veículo híbrido da marca no mundo. O modelo possui a terceira geração do motor 2.0 TFSI à combustão (EA888), que desenvolve 252 cavalos de potência e 370 Nm de torque, atuando em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações. O conjunto é acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em apenas 5,3 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h. No modo puramente elétrico, a velocidade máxima é de 135 km/h. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 500 Nm de torque.


A bateria em íon-lítio de alta tensão está localizada abaixo do piso do porta-malas, é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts. Para o controle ideal de temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico. O sistema de ar condicionado, por sua vez, possui uma bomba de calor integrada altamente eficiente que agrupa o calor residual dos componentes de alta tensão. Na prática, o sistema permite gerar uma potência de aquecimento de até 3 kW com 1 kW de energia elétrica, o que amplia a eficiência energética do veículo e proporciona uma sensação térmica mais agradável aos ocupantes.

Com garantia de oito anos ou até 160 mil quilômetros, a moderna bateria proporciona uma autonomia no modo puramente elétrico entre 56 e 62 km, no ciclo WLTP. Para realizar o carregamento de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.

* Press Release/Audi do Brasil.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

>>> RANGER RUSTY BLUE


Ford anuncia parceria com a Deus Ex Machina e exibe Ranger customizada no Swank Rally

A Ford anunciou uma parceria com a Deus Ex Machina, marca australiana de lifestyle, mundialmente famosa pela customização de motos, roupas e acessórios. A ação faz parte da estratégia de co-branded das marcas e teve início com o Swank Rally Brasil, competição off-road de motos vintage e modernas realizada numa fazenda em São Paulo com pilotos convidados.


O evento incluiu um test-drive das picapes Ranger FX4 e Limited em um trajeto off-road exclusivo. Além disso, junto à revista Full Power e Toninho Simões, dono de uma oficina especializada em customização de veículos, a Deus Ex Machina customizou uma Ranger, chamada “Rusty Blue”, que agora ficará exposta no espaço gastronômico e loja da marca, a Deus Mansion of Munificence, em São Paulo.


“A parceria com a Deus Ex Machina faz parte do posicionamento da Ford como uma marca off-road premium, conectada com uma nova audiência de entusiastas que são ativos, buscam mais desafios, conquistas e experiências exclusivas. O Swank Rally é um evento diferenciado e fez parte de uma série de outras ações que temos programadas para 2023”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de Comunicação de Marketing da Ford.


O Swank Rally já ocorreu em lugares diferentes e inusitados do mundo – incluindo pista de pouso, areia de praia e gelo. Os participantes registraram seu próprio tempo, tentando alcançar a melhor marca na pista off-road criada especialmente para a ocasião.


“Estamos falando de duas marcas que tem muita sinergia. Há algum tempo, a Deus Ex Machina pensa em construir algo com a Ford, por conta de ambas serem marcas de ação, e conseguir fazer isso aqui no Brasil é incrível. Esse grandioso evento e a customização da Ranger marcaram o início dessa parceria. Temos vários projetos interessantes em mente”, comenta Cris Almeida, sócio e responsável pelo marketing da Deus Ex Machina no Brasil.

* Press Release/Ford Motor Company.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

>>> TESTE DE AUTONOMIA


Mercedes eSprinter atinge 475 km em um teste real de autonomia na Alemanha

O Mercedes-Benz eSprinter de pré-produção completou um teste especial em 19 de outubro de 2022: com apenas uma carga de bateria e sem recarga completou a rota entre o Museu Mercedes-Benz em Stuttgart até o aeroporto de Munique e vice-versa. Isso corresponde a uma distância de 475 km com um consumo de energia de 21,9 kWh por 100 km. Apesar do percurso ser extremamente exigente em termos de consumo de combustível, o novo Mercedes-Benz eSprinter foi convincente.


O Mercedes-Benz eSprinter será lançado com três tamanhos de bateria diferentes. Um veículo de pré-produção com a maior das três variantes, 
extra longo e com teto alto foi selecionado para o teste drive. Tendo em vista uma configuração de veículo prática para uso CEP (correio, expresso, serviço de encomendas), o Mercedes-Benz eSprinter pode ser ajustado para eficiência. Numerosas opções de configuração e alta capacidade de carga combinadas com um longo alcance fazem da eSprinter uma das vans elétricas mais flexíveis do mundo.

O Teste

A medição do consumo ocorreu em 19 de outubro de 2022. Para criar condições reais para uma entrega expressa entre Stuttgart e Munique, a viagem não foi feita em uma pista de teste fechada, muito menos em um banco de teste, mas no tráfego do centro da cidade, bem como em estradas federais e autoestradas. A topografia também não foi otimizada; por exemplo, a subida dos Alpes Suábios foi deliberadamente deixada na rota.



Um inspetor da TÜV Süd sentou-se no banco do passageiro ao lado do piloto de teste da Mercedes-Benz durante todo o test drive. Como uma organização de teste neutra, a TÜV Süd certifica que o consumo de 21,9 kWh por 100 km alcançado nesta prova de Stuttgart a Munique e vice-versa de acordo com o painel de instrumentos foi alcançado com uma carga de bateria e que o veículo estava em ordem.

O Percurso

Para recriar uma aplicação típica da indústria CEP, a viagem foi do Museu Mercedes-Benz diretamente para a fábrica da Mercedes-Benz em Untertürkheim na B10 na direção de Göppingen e para Ulm. Lá mudamos para a autoestrada. A rota levava ao Aeroporto de Munique pela A8 e também pela A99. Depois disso, a viagem continuou na autoestrada de volta a Stuttgart, onde no entroncamento Wendlinger Kreuz a viagem levou de volta ao Museu Mercedes-Benz via B313 e B10.


A extensão do percurso era de 475 km, com o trecho mais baixo a 210 metros acima do nível do mar e o mais alto a 785 metros acima do nível do mar. Na chegada, o painel de instrumentos mostrou um alcance restante de cerca de outros 20 km.

O Novo eSprinter

Com o novo eSprinter, a Mercedes-Benz Vans está implementando consistentemente sua estratégia de eletrificação e destacando sua reivindicação de liderança “Lead in Electric Drive”. Os requisitos foram definidos em estreita colaboração com os clientes: Com três baterias e várias variantes de carroçaria, desde furgão a chassis para carroçarias de caixa, por exemplo, a nova eSprinter será significativamente mais flexível e abrirá novos segmentos de clientes, bem como mercados (além de Europa, pela primeira vez também EUA e Canadá). O alcance pode mais que dobrar em comparação com o eSprinter atual, dependendo da configuração. A nova eSprinter será produzida sucessivamente em Charleston (Carolina do Sul, EUA), Düsseldorf e Ludwigsfelde a partir do segundo semestre de 2023.

* Redação/Mercedes Magazine.