sexta-feira, 23 de agosto de 2024

>>> VOLKSBUS 18.130


Volkswagen amplia portfólio comercial com Volksbus 18.320 rodoviário e para fretamento

Chega ao mercado o novo 18.320 SH, o maior da família Volksbus para operações de fretamento e rodoviário. A solução complementa a nova geração Volksbus, formada por mais de 50 versões para atender às diferentes demandas de transporte e que traz em seu DNA os quatro pilares centrais da linha: conforto, segurança, tecnologia e eficiência da operação.


“Este é um modelo inédito em nosso portfólio, que passa a estar disponível para os clientes e com condições comerciais diferenciadas. Entre seus diferenciais, estão o conforto absoluto, consumo econômico e versatilidade na aplicação, promovendo um excelente custo-benefício. Certamente, esse Volksbus vai nos abrir novos mercados”, reforça Jorge Carrer, diretor de Vendas de Ônibus da marca.

O chassi de piso alto é equipado com motor 6,9 litros, 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque. A transmissão automática de oito velocidades entrega trocas suaves de marchas, menor custo de manutenção e performance superior em qualquer tipo de trajeto. Visando ao conforto, o Volksbus 18.320 SH contempla ainda suspensão pneumática completa composta por dois bolsões dianteiros e quatro traseiros, com encaixe simples e controle eletrônico.

Apto a receber carrocerias de até 14 metros, este gigante tem capacidade para transportar até 50 passageiros sentados. Também foi desenvolvido um novo sistema de direção com uma caixa de maior capacidade, configuração que proporciona menor esforço ao realizar manobra e maior durabilidade do componente.

Em termos de tecnologia, o modelo vem equipado com um pacote completo que auxilia o operador a otimizar a operação do veículo e garantir a máxima segurança. O destaque fica para o sistema de telemetria embarcado, que fornece dados precisos sobre o desempenho do ônibus, permitindo um monitoramento constante e proativo.

O Volksbus 18.320 SH também entrega mais segurança, com um pacote de soluções de série que atuam de forma automática. Precisão para partida em rampa, maior estabilidade em curvas, máxima aderência ao solo, além de controles de frenagem, são exemplos da inteligência embarcada nos ônibus VW e que já saem disponíveis como padrão de fábrica.

* Press Release/Grupo VWCO.

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

>>> GALERIA #0121

 

Willys Jeep Pickup 4×4 (1955)















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>>> NOVOS JUMPY, ESCUDO E EXPERT


Stellantis apresenta novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert 2025 ainda mais modernos e conectados

Em uma iniciativa inédita na região, a Stellantis apresenta simultaneamente a linha 2025 dos Novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert, que chegam com um visual renovado, conectados e com versatilidade para atender aos mais diferentes tipos de negócios e clientes. Os veículos passaram por uma ampla renovação, trazendo mais segurança, tecnologia, eficiência e toda a acessibilidade que o consumidor procura.


Os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert passam a adotar a nova identidade visual de suas marcas. Mas as novidades não param por aí. Os Veículos Urbanos Leves (VULs) contam com novos para-choques frontais, faróis reformulados e grade do radiador redesenhada. As robustas rodas de aço estampado de 16 polegadas receberam novas coberturas plásticas, enquanto a traseira adota uma nova logotipia aplicada nas portas duplas com abertura de até 180º.

Dentro da cabine de cada utilitário as mudanças continuam, com um painel 100% digital completamente atualizado. O novo volante, agora com assistência elétrica, foi projetado pensando na ergonomia do condutor, com foco em conforto ao dirigir e facilidade de resposta. Nele estão concentrados os comandos do sistema de som, do limitador e do controlador de velocidade, estes exclusividade no segmento. O quadro de instrumentos agora é totalmente digital e customizável, podendo mostrar diferentes informações conforme a necessidade do motorista.


O console central adota saídas de ar-condicionado reposicionadas para otimizar a refrigeração da cabine para até três pessoas, com um novo compartimento acima do câmbio para o armazenamento de objetos de diferentes medidas. No topo, recebe um rádio com tela sensível ao toque de 5”, conexão Bluetooth e conector USB para recarga de celular e transferência de dados.

Desenvolvida para atender a diferentes necessidades, a cabine reúne compartimentos que, somados, totalizam mais de 41 litros de volume útil de armazenamento, incluindo um amplo porta-objetos sob o banco dos passageiros.

A facilidade de manobra, já reconhecida por seus clientes, foi ampliada com a adição de uma nova direção com assistência elétrica e sensores de estacionamento traseiros de série. A lista de equipamentos ainda inclui controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa (incluindo para manobras em ré), vidros, travas e retrovisores elétricos, sensor crepuscular e de chuva, luzes de rodagem diurnas (DRL) e faróis de neblina, além de airbags frontais para os três ocupantes.

Maior conexão com a frota

O sistema de conectividade é uma das novidades dos utilitários, com uma ferramenta exclusiva de gestão e monitoramento de frota. O Connect Fleet (Citroën) My Peugeot Pro (Peugeot) / Connect////Me | Gestão de Frotas (Fiat) faz a gestão de frotas por um aplicativo em que o cliente pode monitorar diferentes parâmetros do veículo à distância, como quilometragem rodada, alertas de localização e partida, rastreamento e velocidade.




Com essas informações, o operador pode gerar diferentes relatórios, que podem incluir até telemetria (aceleração, frenagem e curvas), permitindo um acompanhamento próximo da frota, com otimização e redução do custo de operação. O sistema de rastreamento também permite a criação de cercas eletrônicas, com avisos e alertas automáticos quando o veículo sai do perímetro pré-estabelecido. Além disso, o sistema oferece a opção de recuperação veicular em caso de furto e roubo.




Promocionalmente, o Connect Fleet dos Novos Citroën Jumpy, My Peugeot Pro Peugeot Expert, e Connect////Me | Gestão de Frotas no Fiat Scudo serão oferecidos gratuitamente aos clientes por um período de 12 meses.

Versatilidade e performance

Os novos furgões mantêm toda a performance que os tornaram estrelas do segmento. São equipados com o eficiente motor 1.5 HDi turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm, com fôlego para enfrentar os mais diferentes tipos de cenários, seja urbano ou rodoviário. Com entrega de torque em uma ampla faixa de rotações, ele é favorecido por um câmbio de seis marchas com engates precisos e alavanca próxima do motorista.


A arquitetura monobloco da moderna plataforma EMP2 agrega rigidez, robustez e conforto, com suspensão independente nas quatro rodas. Os Novos Jumpy, Scudo e Expert podem carregar quase 1,5 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1 m³ de volume e acesso facilitado por uma ampla porta lateral corrediça e duas portas traseiras com abertura de 180º.



O PBT (Peso Bruto Total) de 3.212 kg, na versão cargo, permite que qualquer condutor habilitado na categoria B, a mesma de carros de passeio, possa dirigir os novos Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Peugeot Expert. Além disso, eles não são impactados pelas restrições de circulação de veículos pesados presentes em grandes centros. Estes atributos se somam à carroceria compacta, com 2,01 m de largura (retrovisores rebatidos) e 1,97 m de altura, permitindo a entrada em garagens subterrâneas e outros locais inacessíveis para veículos maiores.



Além disso, os novos utilitários chegam com ainda mais segurança, robustez e confiabilidade, trazendo uma nova estrutura nas portas, novo trilho da porta lateral e reforços estruturais aplicados na carroceria.

Conversões recomendadas de fábrica

Os novos Scudo, Jumpy e Expert são os veículos do mercado brasileiro que disponibilizam o maior número de conversões recomendadas de fábrica, que são realizadas em conjunto com parceiros selecionados e certificados pela Stellantis, além de seguirem à risca uma metodologia global de trabalho.



Os modelos podem ser convertidos em veículos de passeio 7+1 lugares, minibus 10+1 lugares, ambulância, refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel, transporte de pessoas com necessidades especiais e até motorhome, reforçando ainda mais o DNA de integração e personalização conforme cada necessidade e atividade.


Citroën, Fiat e Peugeot começam a vender o MY25 de Jumpy, Scudo e Expert a partir de agosto em duas versões: Cargo (R$ 211.990) e Vitré/Multi (R$ 217.990), com garantia de três anos.

* Press Release/Grupo Stellantis.

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

>>> BMW M5 TOURING 2025


BMW M5 Touring 2025 mantém 727 cv do sedã com estilo único de perua

Apenas dois meses depois da apresentação oficial do M5 Sedan, a BMW anuncia oficialmente a estreia da aguardada perua M5 Touring 2025. A station resgata o legado da icônica linhagem E60 e chega ao mercado para atender demanda de décadas dos fãs do segmento. Herda do sedã tanto o design quanto o conjunto mecânico, especialmente o trem-de-força híbrido plug-in que garante aceleração de 0 a 96 km/h em apenas 3,5 segundos.


Não há mudanças de acerto, câmbio, medidas dos pneus ou ajuste da suspensão. Dessa forma, o conjunto formado por motor 4.4 V8 biturbo e propulsor elétrico associado entrega os mesmos 727 cv de potência e 101,9 kgfm de torque. Desse total, pelo menos 600 cv são correspondentes ao bloco a gasolina. A aceleração em 3,5 segundos chama atenção, ainda mais levando em conta o peso total de 2.508 kg da Touring (cerca de 63 kg a mais que o sedã).



Outros dados indicam 0 a 200 km/h em 11,1 segundos e velocidades máximas de 248 km/h ou 304 km/h com o pacote opcional M Driver. A distribuição de peso é feita na proporção 50:50, o que garante ganhos dinâmicos e técnicos importantes. A BMW diz que o feito foi alcançado graças à longa distância entre-eixos e ao centro de gravidade baixo. Vale pontuar que não é a primeira vez que uma station da marca conta com distribuição tão equilibrada. A antiga perua E30 também tinha peso 50:50 e era considerada mais equilibrada do que os irmãos sedã e cupê.



No visual, a M5 Touring tem traseira com lanternas finas e divididas pela tampa do porta-malas, no mesmo esquema já visto no irmão sedã. Além disso há para-choque com entradas de ar de desenho bem mais agressivo, saída quádrupla de escapamento, rodas com desenho exclusivos e badges da divisão M. A carroceria poderá ser pintada em tons de cinza ou verde exclusivos.


Por dentro, há iluminação ambiente específica da família M5, volante com novo desenho e central multimídia com sistema operacional 8.5 da BMW, incluindo display curvo com gráficos específicos M.

* Dyogo Fagundes/Motor 1.

terça-feira, 20 de agosto de 2024

>>> PERCURSO CONCLUÍDO


Caminhão elétrico Mercedes-Benz eActros 600 conclui percurso de 15.000 quilômetros pela Europa com sucesso

A Mercedes-Benz Trucks cruzou com sucesso a linha de chegada do “eActros 600 European Tour”. Após uma viagem do caminhão totalmente elétrico por 45 dias em um total de 22 países, os dois protótipos do Mercedes-Benz eActros 600, já próximos da produção em série, chegaram de volta à Wörth am Rhein com mais de 15.000 quilômetros rodados. Em números exatos, os veículos percorreram 15.269 e 15.939 quilômetros durante este período e concluíram a viagem com peso bruto total combinado de 40 toneladas. Ao longo da rota, os desenvolvedores da Empresa carregaram os dois caminhões exclusivamente em pontos públicos de recarga.


Podemos olhar para trás e ver quase sete semanas de experiências e encontros emocionantes que nos permitiram coletar muitos insights valiosos”, afirma Dr. Christof Weber, chefe de Testes Globais da Mercedes-Benz Trucks. “Uma viagem monumental como essa exige preparação e planejamento meticulosos, especialmente com relação ao carregamento em infraestrutura pública. Mesmo que nossas experiências com paradas para recarga tenham variado muito em alguns casos, ficou claro que o transporte de longa distância com bateria elétrica é viável. Os 500 km de autonomia sem recarga intermediária do eActros 600 sempre foi um fator confiável de planejamento”.

O percurso foi acompanhado por cerca de 30 jornalistas de 20 países europeus, com a maioria deles até assumindo o volante do eActros 600. “Gostaria de agradecer em especial aos colegas que organizaram e deram suporte a essa viagem e que trouxeram os caminhões sãos e salvos de volta a Wörth – incluindo muitos representantes da mídia que estiveram permanentemente com nossa equipe de testes durante todo o percurso”, complementa Weber.

A Mercedes-Benz Trucks fornecerá informações sobre as percepções e os resultados específicos do “eActros 600 European Tour 2024” como parte do IAA Transportation em Hanover, no próximo mês de setembro.

Pontos mais ao Norte e mais ao Sul da Europa foram destaques do percurso

O percurso começou oficialmente em Frankfurt, na Alemanha, no dia 11 de junho deste ano. Depois de viajar para o Norte, passando por Alemanha, Dinamarca e Suécia, os dois caminhões chegaram ao primeiro grande destaque da etapa, o Cabo Norte na Noruega, bem na hora do solstício de verão, que é o ponto mais ao Norte da Europa e que pode ser alcançado por estrada.


A partir do final de junho, o comboio seguiu em direção ao Sul, passando por Finlândia, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Eslovênia, Itália, França e Espanha. Depois de uma parada em Tarifa, na Espanha – o lugar mais ao Sul da Europa Continental, que também marcou o próximo grande destaque do percurso – a viagem mais uma vez tomou a direção Norte, no caminho de volta à Alemanha, passando ainda por Portugal, França, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.

Ampla variedade de rotas e atenção ao consumo de energia

Com o “eActros 600 European Tour 2024”, o objetivo da Mercedes-Benz Trucks é adquirir ampla experiência numa grande variedade de rotas com diferentes topografias e zonas climáticas, além da atenção com o consumo de energia. A Empresa pretende compartilhar essas descobertas com os clientes interessados.

A alta capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora e um novo eixo de acionamento elétrico eficiente, desenvolvido internamente, permitem que o eActros 600 atinja uma autonomia de 500 quilômetros sem carregamento intermediário.

Sobre o eActros 600

Cerca de 60% das viagens de longo percurso dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa têm menos de 500 quilômetros, o que significa que uma infraestrutura de recarga na garagem e nos pontos de carregamento e descarregamento é o suficiente nesses casos. Para todos os outros usos, a contínua expansão da infraestrutura pública de recarga é essencial para viabilizar os transportes de longa distância em caminhões elétricos pela Europa.


Além da carga em “CCS” com até 400 kW, o eActros 600 posteriormente será habilitado para fazer recargas em megawatts “MCS”. Em abril deste ano, os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks conseguiram, pela primeira vez, fazer a carga de um protótipo do eActros 600 em um posto de recarga com potência de um megawatt no Centro de Desenvolvimento e Testes da fábrica de Wörth am Rhein. Os clientes poderão encomendar uma pré-instalação para esse tipo de recarga MCS. Assim que a tecnologia MCS ficar disponível e padronizada em todos os fabricantes, está previsto que sejam instaláveis nos primeiros modelos do eActros 600. As baterias podem ser carregadas de 20 a 80% em cerca de 30 minutos em um posto de recarga apropriado com uma potência de cerca de um megawatt.

Em termos visuais, o eActros 600 se caracteriza por um design essencialmente novo, com linhas claras e formato aerodinâmico. Quando se trata de rentabilidade para os operadores de frota, o caminhão elétrico foi projetado para estabelecer novos padrões no longo prazo, substituindo a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento dos transportes de longo percurso. O conceito dos transportes elétricos à bateria para longo percurso da Mercedes-Benz Trucks é oferecer aos clientes uma solução completa, que envolve a tecnologia do veículo, consultoria, infraestrutura de recarga e serviços.

* Press Release/Mercedes-Benz do Brasil.

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

>>> VÍDEO DA SEMANA


 Projeto bacana para uma Kombi furgão 1988

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>>> INOVAÇÕES VOLARE


Volare fortalece liderança com novas tecnologias e modelos

A Volare, marca líder nacional na produção de micro-ônibus, participou da Lat.Bus 2024 e apresentou novidades em sua linha de veículos. São quatro novos produtos, como o Fly 12, direcionado para os segmentos de fretamento e escolar, Attack 8 Robust, em uma versão competitiva, e Attack 10, que começarão a ser comercializados no quarto trimestre deste ano, e o Attack 9 híbrido a etanol, com produção a partir de 2026.


“Em 26 anos de história, uma de nossas marcas sempre foi pensar à frente. Isso demonstra a estratégia de atuar focado na inovação, na sustentabilidade, descarbonização e mobilidade eficiente”, enfatiza Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado interno e Marketing da Volare. Segundo o executivo, o objetivo é consolidar a posição de liderança e vanguarda com produtos inéditos e que vão proporcionar benefícios significativos aos clientes, passageiros e a sociedade de forma geral.

Para a Lat.Bus 2024, a Volare concentrou os seus investimentos em soluções disruptivas e inéditas no mercado brasileiro. Assim nasceram os modelos híbrido e 100% elétrico, o novo Fly 12 – micro-ônibus de maior capacidade do mercado – e os econômicos e competitivos Attack 8 Robust e Attack 10, modelos desenvolvidos para atender segmentos com importante participação no mercado brasileiro, como o agronegócio e o transporte de estudantes e de fretamento empresarial.

“Esses mercados têm uma demanda crescente por veículos ainda mais robustos, econômicos e, ao mesmo tempo, com maior capacidade de transporte. Assim, desenvolvemos um Attack 8 Robust pequeno e ágil mas com a robustez de um verdadeiro Volare com capacidade para 17 passageiros, um Attack 10 que pode transportar até 39 pessoas, incluindo motorista e auxiliar e um Fly 12 que pode ser configurado nas versões Fretamento, com capacidade para 47 pessoas, e na versão Escolar, para até 64 poltronas, algo inédito para um micro-ônibus”, destaca.

Attack 9 Híbrido, o primeiro micro-ônibus elétrico a etanol

Uma das grandes novidades da Volare na Lat.Bus 2024 foi a apresentação do primeiro micro-ônibus híbrido produzido no Brasil com tecnologia nacional, o Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol. O modelo é uma solução viável para a descarbonização do transporte e tem comercialização prevista a partir de 2026, possui um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender. Isto permite recarregar as baterias através de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol. O projeto é resultado da parceria da Volare com a HORSE, empresa da divisão da HORSE Powertrain Limited, líder mundial em soluções híbridas e motores a combustão de baixas emissões, e com a WEG, multinacional brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, que atua no setor de bens de capital com foco em motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização.


O modelo tem elevado grau de nacionalização e reúne as vantagens e benefícios de um micro-ônibus convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias. O powertrain do Attack 9 Híbrido – Elétrico/Etanol oferece os benefícios de um veículo elétrico, sem a necessidade de recarga e infraestrutura de recarregadores. A tração nas rodas é gerada por um motor elétrico, com a vantagem de as baterias serem alimentadas por um gerador on-board movido por um motor a etanol, que funciona apenas cerca de 1/3 do tempo de operação e na faixa ideal de rotação com máxima eficiência.

A tecnologia implantada no veículo oferece menores níveis de NVH (ruído, vibração e aspereza) e manutenção reduzida, inclusive do conjunto de freio, pois utiliza sistema regenerativo, que também recarrega as baterias nas frenagens. O modelo se destaca ainda pela autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, que armazenam 122kWh, proporcionando maior capacidade de transporte de pessoas.

A energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o Attack 9 pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono.

Fly 12, um modelo para 45 passageiros

O Volare Fly 12 cria uma nova categoria de veículos e é considerado um verdadeiro “super micro”. Com comprimento total de 11.730mm, largura de 2.480mm e altura de 3.330mm, o modelo tem a capacidade de transportar até 45 passageiros, além de motorista e auxiliar, com eficiência e dirigibilidade, com reduzidos custos de aquisição e operacionais. Na configuração escolar pode levar 64 estudantes, além de motorista e auxiliar.


Graças ao seu rodado de 22 polegadas, eixos dianteiro e traseiro com maior capacidade e motor de 213 cv, o Fly 12 proporciona a agilidade e fluidez de um micro, com a robustez de um modelo convencional.

“O Fly 12 impõe presença, respeito e se destaca entre os micro-ônibus. Sua robustez e vocação para o trabalho pesado são latentes”, comenta Portolan. De acordo com o executivo, pode ser utilizado para o transporte urbano pesado e até mesmo no fretamento empresarial, com maiores espaço, conforto e segurança.

O modelo ainda é equipado com poltronas Executiva, tomadas USB, poltrona auxiliar e poltrona pneumática para o motorista. Conta com tanque de combustível capacidade 150 litros, janelas laterais com vidros colados, sistema de ar-condicionado 100.000 BTU's, defroster com refrigeração, sistema de acessibilidade DTA, rádio AM/FM, bagageiro, parede de separação total com porta dobradiça, porta de serviço pantográfica, porta-pacotes e estepe aberto na frente do rodado traseiro do lado direito.

Attack 8 Robust – Versão competitiva

Na concepção do Attack 8 Robust em uma configuração competitiva, a Volare quebra mais paradigma do mercado ao oferecer um modelo pequeno e versátil que representa menores custo de aquisição e operacional e que entrega robustez, agilidade e confiabilidade. Com apenas 6.535 mm de comprimento total e capacidade para 17 passageiros, é indicado para o transporte em aplicações severas, como as diferentes áreas industriais e rurais do norte e nordeste do Brasil, e das regiões agrícolas do Sudeste e centro-oeste.


A versão competitiva do Attack 8 Robust apresenta dimensões externas menores (6.535mm de comprimento, 2.230mm de largura e 3.150mm de altura), com poltronas Executiva, poltrona auxiliar e poltrona hhidráulica para o motorista. Conta com tanque de combustível com capacidade de 80 litros, janelas laterais com vidros móveis, sistema de ar-condicionado CC165WCT de 65.000 BTU's, defroster com refrigeração, sistema de acessibilidade DTA, porta de serviço pantográfica e estepe basculante traseiro.

Attack 10 - Escolar e Fretamento

O segmento do transporte escolar tem crescido fortemente nos últimos anos e, por isso, demanda por modelos específicos para diferentes aplicações. Para atender às necessidades de maior capacidade, com menores custo de aquisição e de operação, a Volare desenvolveu o Attack 10 Escolar. O modelo é indicado para o fretamento e transporte escolar e universitário, com capacidade para 37 na lotação e até 54 pessoas na versão escolar (além de motorista e auxiliar).


“No Attack 10 procuramos otimizar o investimento e a economia do operador, desenvolvendo um veículo com componentes de menor manutenção e custo de reposição, como rodado 17.5 polegadas no lugar do de 19, piso de alumínio extrudado, sistema de ar-condicionado convencional (sem ser dutado) e poltronas do modelo Executiva. O foco são as licitações, onde os municípios precisam de mais capacidade, com preço competitivo e manutenção facilitada”, enfatiza Portolan.

O Attack 10 tem 10.140mm de comprimento, 2.360mm de largura e 3.150mm de altura, com capacidade para 37 passageiros (sentados em poltronas Executiva), com tomadas USB, além de poltrona Auxiliar e poltrona motorista hidráulica. O veículo conta com tanque de combustível com capacidade 150 litros, janelas laterais com vidros móveis, sistema de ar-condicionado 85.000 BTU's, defroster com refrigeração, sistema de acessibilidade DTA, rádio AM/FM, bagageiro, parede de separação total com porta dobradiça, porta de serviço pantográfica e estepe aberto no entre-eixos do lado direito.

* Press Release/Marcopolo S.A.

>>> VOLKSWAGEN AMAROK 2025


Amarok V6 é renovada, mantém preço atual e tem garantia de 5 anos

Abre-se a porteira: entra na arena a picape com motor V6 turbodiesel mais potente da categoria, carregada de força bruta! A Volkswagen estreia a Nova Amarok V6, carro oficial da Festa do Peão de Barretos, renovada e com atributos inéditos para aumentar a sua competitividade no acirrado segmento de picapes médias. Para a Nova Amarok V6, a Volkswagen mantém os preços sugeridos para as três versões, Comfortline, Highline e Extreme - sempre 4Motion e com cabine dupla -, e ainda amplia a garantia de fábrica para cinco anos, reforçando seus atributos de excelência e confiabilidade.


No cenário agro, a Nova Amarok V6 tem uma importante missão. Atender a um público exigente, de um setor que responde por 24,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Essa é a fatia de representatividade da agricultura no País, que movimenta mais de R$ 2,6 trilhões, possui um superavit de 49,4% e emprega 28,3 milhões de pessoas, de acordo com a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Para 2025, a Volkswagen aposta na robustez, característica indiscutível da picape produzida na Argentina, que foi potencializada no design. Tudo parte dos novos para-choque, grade, capô e rodas. Com a atualização, a Nova Amarok V6 tem dianteira mais proeminente, com visual arrematado pelo novo conjunto óptico, agora com faróis full LED e faixa de luz de LED na grade frontal. Na parte traseira são inéditos o para-choque, as lanternas, o emblema da marca alemã e o posicionamento do nome ‘Amarok’, inscrito na parte central da tampa traseira. Em termos de dimensões, a picape cresceu 96 mm em comprimento quando comparado ao modelo anterior. No portfólio de cores estão duas novas: Branco Puro e Cinza Oliver, que se juntam às quatro outras cores disponíveis, Preto Mystic, Prata Pyrit, Cinza Indium e Azul Atlantic.


Em termos de estilo, outras duas novidades envolvem a chegada dos pacotes Hero e Dark, ambos atrelados à versão Extreme. Na primeira delas, disponível apenas para a escolha da cor Cinza Oliver, e sem qualquer custo adicional, a bruta sai de fábrica com santantônio em preto brilhante, assim como as maçanetas das portas e os logotipos traseiros. Estão na lista outros detalhes como capas dos parafusos das rodas e rodas de liga-leve de 20 polegadas escurecidas. Para o pacote Dark, disponível para as cinco cores, exceto Cinza Oliver, a Amarok traz detalhes em preto nos para-choques, emblemas traseiros e maçanetas. A repetição acontece para capas de parafusos e rodas de liga-leve 20 polegadas escurecidas.

Sinônimo de força e com excelente dirigibilidade, a VW Amarok entrega ao mesmo tempo a comodidade de um carro de passeio com a robustez de uma picape. O motor 3.0 V6 com 258cv (com função overboost até 272 cv) garante à Amarok o título de picape diesel mais potente da categoria, com sua aceleração de zero a 100 km/h em apenas oito segundos. Sua capacidade de carga, de 1.104 litros, é referência no segmento em termos de espaço e com itens como a Tração 4Motion, assistente para partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e ABS Off-road, ela é uma picape apropriada tanto para os consumidores que a utilizam para o trabalho pesado quanto para aqueles com estilo aventureiro e com o desejo de explorar os lugares mais remotos.


A Nova Amarok V6 também está mais tecnológica e segura. Na lista estão a central multimídia com tela de nove polegadas touch screen com conexão Apple CarPlay e Android Auto e navegação nativa; airbag de cabeça, uma porta USB-A no console, na dianteira, e duas portas USB-C na traseira, e o novo assistente de condução. Trata-se do Safer Tag, um assistente de segurança da Mobileye, empresa de tecnologia que é parceria do Grupo Volkswagen para o desenvolvimento de veículos autônomos níveis 2 e 3 para as marcas Audi, Porsche, Bentley e Lamborghini. Na Nova Amarok, o sistema auxilia o condutor, alertando para eventuais situações de perigo, entre eles os alertas de saída de faixa e de colisão frontal.

A Nova Amarok V6 inaugura a Blindagem Vale+, com a garantia do veículo mantida pela VW, preço competitivo, entrega mais rápida, blindagem mais leve (em até 80Kg), vidros mais transparentes (em até 83%) e padronização da qualidade do produto.


No pós-vendas, os clientes que desejam personalizar a nova Amarok terão disponível o novo pacote de acessórios exclusivos com foco em proteção, praticidade e estilo. A oferta do kit inclui amortecedor para a tampa traseira, tapetes em borracha (TPE) com pino de segurança, frisos de proteção lateral, película solar para os vidros e logo Volkswagen em LED na abertura da porta dianteira. Além do pacote fechado de acessórios, estão disponíveis na rede de concessionárias mais de 85 acessórios individuais para personalizar a picape média.

Para quem é fã da bruta, a Volkswagen Collection oferece a Nova Coleção Amarok, com camisetas masculinas, femininas e infantis, boné, malas, carteiras, nécessaires, lixeira para o carro, copos, canecas e garrafas em inox, entre outros.


A Amarok é um ícone global da Volkswagen. Com mais de 740 mil unidades produzidas em Pacheco, trata-se do modelo mais fabricado na história da fábrica, localizada na Argentina. No Brasil, onde ultrapassa 180 mil unidades vendidas, a picape abre as porteiras e está pronta para um novo desafio no mercado nacional.

* Press Release/Volkswagen do Brasil.