domingo, 3 de agosto de 2008

>>> MERCEDES-BENZ SPRINTER

A Mercedes-Benz sempre primou por produzir sedãs luxuosos, esportivos desejados e utilitários eficientes. Mas nos últimos anos, resolveu fazer uma mescla do que tem de melhor em cada segmento, atribuindo muitas qualidades de automóveis de passeio em seus utilitários. Talvez o exemplo de maior sucesso seja a Sprinter, veículo que manteve a empresa no topo novamente, depois do sucesso de seu predecessor na Alemanha, desde 1977, o Mercedes-Benz T1.
Produzida nas fábricas de Düsseldorf, na Alemanha e de Buenos Aires, na Argentina, foi lançada em 1995 e à princípio, voltada para trabalho, com as versões Furgão (curto ou longo), Van e Chassi, mas acabou angariando fãs entre os apreciadores de veículos versáteis, caindo nas graças principalmente de empresas especializadas em transformar vans normais em motorhomes e limousines executivas.


No Brasil, a Sprinter apareceu mais efetivamente em 1997, substituindo a MB 180, que não obteve boas vendagens por aqui e não durou muito no mercado. A Sprinter que conhecemos, se originava da fábrica de nossos vizinhos argentinos, e teve de imediato uma resposta dos brasileiros, muito provável devido ao seu desempenho, belo design para uma van comercial, suspensão macia, acessórios de luxo e uma motorização confiável de 4 ou 6 cilindros à diesel.

No ano de 2001, foi a vez dos EUA se renderem a Sprinter, sendo que até ganhou duas irmãs: a Dodge Sprinter e Freightliner Sprinter, que, como a Volkswagen Crafter, dividem a mesma plataforma e até o mesmo desenho, com apenas algumas modificações na dianteira, em uma parceria com a fábrica alemã.

Durante os anos seguintes, tirando a motorização, nada mudou efetivamente na Sprinter e somente em 2006, sofreu uma leve plástica no seu desenho, com nova grade, novos equipamentos (vindos diretamente dos automóveis de luxo) e pequenos retoques externos.


No ano de 2007, a Sprinter já alcançava a incrível marca de 1,4 milhões de unidades vendidas pelo mundo, o que levou a Mercedes a inaugurar um novo filão de mercado com a Sprinter 413 CDI, uma van executiva de luxo com rodado duplo e entre-eixos maior, aumentando a capacidade para 16 passageiros.


Neste ano, a Sprinter recebeu um novo facelift, com desenho mais moderno e acabamento próximo dos carros de passeio da marca, o que indica que ela vai durar um bom tempo ainda como a grande estrela dos utilitários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário