segunda-feira, 6 de outubro de 2008

>>> TAC & FIAT

Fiat Powertrain fornecerá motores para o TAC Stark. O acordo, que será anunciado na próxima semana, deve prever a venda do propulsor 1,9-litro flex para o jipe catarinense.
Se a demora na chegada do jipe TAC Stark ao mercado se devia apenas à questão de motores, a novela chegou ao fim. Na semana que vem a empresa catarinense e a FPT (Fiat Powertrain Technologies), mesma empresa que vende à Fiat os motores Fire e, agora o 1,4-litro T-JET e o 1,9-litro 16V do Linea, formalizarão o acordo de fornecimento que deve dar vida ao utilitário de Santa Catarina.


Ainda que nenhuma das duas empresas queira revelar qual dos motores da Fiat será usado no Stark, a escolha quase natural deve recair sobre o 1,9-litro de 130 cv com gasolina e 132 cv com álcool. Isso porque o protótipo usaria um motor 1,8-litro VW, também flexível em combustível. A TAC até anunciou que o Stark seria o primeiro utilitário flex do mercado, mas perdeu a corrida para o Mitsubishi Pajero TR4.

Ainda que existam outras possibilidades para o jipe, como o T-JET ou mesmo motores a diesel, o mais certo é que o motor escolhido seja mesmo o que foi recentemente apresentado no novo sedã da Fiat.


Com o contrato, ambas as empresas se beneficiam. A Fiat, porque reforça a imagem de confiabilidade mecânica que vem tentando construir há anos e a TAC porque finalmente coloca seu jipinho, mostrado no Salão do Automóvel de 2006, no caminho da produção em série. E já não era sem tempo. Esperemos que os preços sejam tão atraentes quanto pareciam ser dois anos atrás.

* Texto:Gustavo Henrique Ruffo/Fotos:Divulgação

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