Não é um SUV, também não é uma minivan, e tampouco uma station wagon, mas consegue reunir atributos dos três citados. Assim é o novo Mercedes-Benz Classe R, uma harmoniosa mistura de estilos.Com um produto até certo ponto inédito, a marca alemã esperava criar um novo segmento entre os veículos multi-funcionais, algo como Station-SUV, ou será Van-Wagon? Não, segundo a fábrica, SPORTS TOURER seria a definição correta. Desde o seu lançamento como carro conceito em 2006, realmente numa primeira impressão, fica difícil classificar o Classe R, a única certeza é que trata-se de um veículo ímpar, com muita classe e requinte, ostentando um desenho clássico com linhas suaves, o que o torna agradável aos olhos.
A nova aposta da marca para o modelo concentra-se em duas novas versões de motores além dos iniciais de lançamento (à gasolina, denominado R350 com 258 cv, e outro à diesel, chamado R320 CDi com 221 cv, ambos com 6 cilindros). Os novos propulsores são o R 280 CDi, para motoristas "comportados" e uma versão mais apimentada, o R 63 de incríveis 510 cv, para uma condução no mínimo mais esportiva. O motor à diesel CDi (common-rail direct-injection) possue tecnologia de ponta, onde o motor consegue, ao mesmo tempo, priorizar a potência, diminuir a queima de gases e economizar combustível, algo que não acontece com motores semelhantes sem a novidade. Conta ainda, com câmbio automático de 7 velocidades com mudanças feitas atrás do volante (borboletas), sistema de suspensão independente nas quatro rodas, tração independente com opções de escolha por parte do motorista para cada situação e rodas de 17 polegadas (19 como opcional).
No interior, espaço e conforto de sobra para os 6 (!) ocupantes, com assentos divididos em três fileiras com 2 lugares cada e console central com porta-objetos e porta-latas, e a última fileira pode ser rebatida, no caso de necessidade para carregar mais bagagem. O acabamento é típico de carros alemães, com encaixes perfeitos, suavidade dos materiais ao toque e com detalhes em madeira e aço escovado. Além dos tradicionais opcionais, o Classe R possue câmera de estacionamento com visualização no computador de bordo com tela de LCD, GPS, airbags laterais para todos os ocupantes e um incrível sistema de som, com o de melhor existente no mercado, inclusive com a opção de celular incluso, já programado para funcionar em conjunto com o sistema.
Mesmo a Mercedes não confirmando, o Classe R tem como concorrentes, tanto no preço (U$ 48.000,00) quanto no tamanho e conjunto da obra, os grandes SUVs que atuam no segmento, como Audi Q7, Volkswagen Touareg e Porsche Cayenne, para citar os mais vendidos. Talento, requinte e originalidade tem de sobra, basta saber de qual lado a clientela irá ficar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário