quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

>>> CATÁLOGO DE 1950

Kombi & Cia disponibiliza uma raridade para os apreciadores da KOMBI.
Trata-se de um dos primeiros catálogos feitos pela Volkswagen em 1950 para promover a KOMBI na Alemanha. O mais interessante destas fotos, é observar que, mesmo que a essência do projeto original permaneça até hoje (no Brasil), a velha senhora evoluiu e muito, desde sua criação, o que prova o ineditismo e genialidade dos seus criadores.

Levando em consideração que tanto seu irmão, o Fusca, quanto a KOMBI, foram idealizados em função dos "tempos difíceis", não podemos julgar pela aparência, pois no que diz respeito a praticidade e manutenção fácil, eles levam uma enorme vantagem sobre a concorrência da época. E era justamente os requisitos acima que elevaram a KOMBI ao status que mantém hoje no Brasil, 50 anos depois, com a liderança absoluta no mercado, mesmo com um projeto tão ultrapassado perante à modernidade presente na indústria automobilística atual.

Então chega de papo e vamos ao que interessa...

"Série Fotográfica", era o título do catálogo.

Modelo destinado às pequenas empresas, para transporte de mercadorias em prateleiras, que eram montadas dentro da Kombi na própria fábrica.

Modelo original, denominado Transporter.

Compartimento do motor, bem diferente do produzido por aqui.

Vista do salão, onde nota-se a falta do estepe, já que o mesmo era acomodado no compartimento traseiro.

Visão da parte traseira, onde podemos notar o espaço total para carga, quase um furgão. Na imagem ao lado, o painel, mais simples do que a KOMBI produzida até 1975 no Brasil.

Interior do modelo standart, destinado à passageiros, onde salta aos olhos o acabamento dos bancos, de 2 e 3 lugares, num estilo bem diferente.

As prateleiras que foram mencionadas acima.

Opção alternativa de acabamento para a versão de passageiros, a popular "luxo", com estampa diferenciada nos bancos, apoio por meios de barras para os ocupantes e forração interna.

Modelo de passageiros, que fechava o catálogo. Reparem no acabamento espartano, quase rústico, que era aplicado na época. Tanto que haste de limpador e retrovisor do lado direito não existiam, assim como as entradas de ar acima dos pára-brisas. O pisca (bananinha) era só do lado esquerdo e o pára-choques era "grudado" na lataria na parte dianteira, sendo que o traseiro não existia. Os pneus bem finos também chamam a atenção.

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