Com o slogan Viver, Ver, Rever, tem início no próximo final de semana, em São Paulo, mais uma edição do evento realizado pelo primeiro clube de ônibus antigos do estado.Tema de filme na Austrália, atração turística em Londres e um dos meios de transporte mais importantes do país. O ônibus fez e faz história no Brasil interligando regiões e transportando trabalhadores nas grandes cidades. Esse grande automóvel continua sendo tão importante como outrora e ainda é a única solução para muitos brasileiros. Em São Paulo, não é diferente, mas uma novidade está trazendo de volta a relevância histórica que os ônibus merecem.
Um grupo de empresários apaixonados resolveu resgatar a história do transporte brasileiro, reformando e colecionando ônibus antigos. Eles chegam a gastar fortunas comprando peças e embelezando as carrocerias, sempre, preservando suas características originais.
Criado em 30 de novembro de 2005, o Primeiro Clube do Ônibus Antigo Brasileiro vem catalogando essas verdadeiras raridades. Desde então, num evento que costuma atrair aficionados por ônibus, jovens e adultos, que se interessam pela cultura brasileira, reúnem-se nas exposições que promove.
“Ao promovermos exposições, mantemos viva essa paixão e estimulamos a conservação de um patrimônio que é de todos. A visitação é sempre cheia de surpresas e bons momentos de engrandecimento lúdico-cultural, atraindo empresários e famílias inteiras”, afirmou o presidente do clube, Kaio La Fontaine.
As coleções em exposição, hoje existentes em muitas empresas, que compreendem e preservam o seu passado, atestam a importância desse segmento na construção do país, além de manter vivo, para as novas gerações, um passado saudoso.
Os ônibus, das empresas que participam do evento, são tão bem conservados que atraem além de curiosos, cineastas e publicitários que buscam retratar o passado. Foi assim que o ônibus dos irmãos empresários Jerônimo, Sidney e Milton foi parar na televisão. Eles têm uma coleção que reúne dez peças, muitos com mais de 30 anos. Um dos seus ``brinquedinhos históricos``, o GMC de 1956, foi trazido da Califórnia, Estados Unidos, há pouco mais de três anos e faz o maior sucesso. Ele foi contratado para ambientar o comercial de uma grande companhia aérea. A estrela do filme publicitário é um passarinho que pega um ônibus na volta para casa. Esse comercial ficou no ar por bastante tempo e ajudou a alavancar as vendas da companhia.
A prova do cuidado desses colecionadores pode ser conferida no próximo encontro, “Expo Viver, Ver e Rever”, que será realizado em 13 e 14 de dezembro, de 2008, a partir das 10 horas, no Memorial Da América Latina – Barra Funda, São Paulo-SP.
O evento apresentará também exposição de réplicas artesanais e miniaturas, desenhos manuais e digitais, revistas, álbuns de fotos, que compõem um grande acervo dos aficionados.
* Portal Maxicar/Release do Evento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário