Nova versão do Mercedes-Benz Actros chega ao paísA Mercedes-Benz lança no Brasil a versão para mineração e construção civil do Actros, apresentada oficialmente no último Salão de Veículos Comerciais de Hanover (IAA Commercial Vehicles 2008), na Alemanha. Trata-se do Actros 4844 8x4, versão basculante para operações fora-de-estrada, que complementa o modelo 4144 8x4 basculante para mineração lançado por aqui no ano passado.
Equipado com o motor eletrônico OM 501 LA, de 435 cv de potência a 1.800 rpm e 214 mkgf de torque a 1.080 rpm, o Actros 4844 8x4 tem capacidade para 48.000 kg de PBT (peso bruto total) e 123.000 kg de CMT (capacidade máxima de tração). Sua capacidade de carga líquida chega a cerca de 37.000 kg, dependendo do peso do implemento, o que permite a utilização de básculas com capacidade até 20 metros cúbicos.
A versão possui câmbio Mercedes-Benz G 240 de 16 marchas com sistema semi-automatizado de troca de marchas Telligent, que promete engates mais rápidos, suaves, precisos e seguros, e manopla localizada no console rebatível integrado ao banco do motorista. O caminhão dispõe ainda de um exclusivo sistema de direção com assistência hidráulica de duplo circuito. Numa eventual falha de um circuito hidráulico, o segundo mantém as funções da operação, sem prejuízo do controle e conforto da direção do veículo, além de um alarme avisar o motorista sobre a ocorrência.
O sistema Telligent de frenagem inclui a função "Hill Holder" de assistência para partida em rampas. O dispositivo mantém o veículo parado por alguns segundos, até que o motorista arranque com suavidade, evitando que o veículo desça em marcha à ré.
O Telligent também controla o funcionamento do ABS e do ASR, itens de série no Actros. A versão 4844 8x4 vem equipada ainda com retarder, sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças que proporciona significativo aumento na potência de frenagem, além do exclusivo sistema de compensação de carga automático para os eixos dianteiros, que assegura melhor distribuição de peso e maior estabilidade.
O motorista do Actros dispõe de computador de bordo, que traz informações como consumo de combustível, duração da viagem, prazos de manutenção, ocorrências de falhas ou avariais e as medidas necessárias para saná-las, além de outros dados. O painel de instrumentos proporciona total interatividade com o motorista, incluindo a função “Eco Meter”, que indica a forma de condução mais econômica do veículo.
O Actros 4844 é equipado com o Sistema de Manutenção Flexível, que auxilia no planejamento das manutenções que serão efetuadas no veículo - caso do momento adequado para troca de fluidos como óleos lubrificantes, líquido de arrefecimento e filtro de ar. O tempo de vida útil dos fluidos é calculado a partir da qualidade e do modo de condução do veículo. Dessa forma, por exemplo, a data para substituição de óleo lubrificante do motor é indicada no painel de instrumentos antes que ele já esteja sem condição de uso.
O conjunto de suspensão tem molas dianteiras para 9.000 kg em cada eixo e molas reforçadas na traseira, para 18.000 kg por eixo, resultando num conjunto de molas para 54.000 kg. Tanto na dianteira quanto na traseira, a suspensão conta com molas parabólicas, amortecedores telescópicos de dupla ação e barras estabilizadoras. O caminhão dispõe também de redução nos cubos e bloqueios transversal e longitudinal dos diferenciais traseiros. O que, segundo a montadora, faz com que o veículo sempre tenha tração uniforme em todas as rodas traseiras, mesmo em condições desfavoráveis à tração.
Na parte superior da cabina, a novidade é o pára-sol externo tripartido, que ganha destaque, assim como o protetor inferior do radiador, elemento indispensável para um veículo que opera em terrenos irregulares, onde há grande incidência de pedra, terra e areia. Os faróis contam com uma grade metálica de proteção, mais resistente frente às severas condições de operação do caminhão.
A carcaça dos espelhos retrovisores externos também recebe uma cobertura de plástico de alta resistência a impactos e riscos, como aqueles provocados por galhos de árvores, pedra e areia. No conjunto ótico dianteiro do Actros 4844 8x4, os faróis principais incorporam os faróis de neblina, que são muito utilizados, por exemplo, nas operações da mineração.
Na cabina do Actros 4844, o ar condicionado e o aquecimento são de série. Destaque ainda para os alarmes de utilização do cinto de segurança e de marcha à ré, além da mangueira de ar para limpeza da cabina e suporte flexível de borracha nos degraus de acesso à cabina que oferece maior proteção diante de eventuais impactos de pisos irregulares.
* Redação / Canal do Transporte.
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