Rede de supermercados investe em caminhões movidos a Gás Natural na FrançaMuito se fala em soluções energéticas com baixa emissão de poluentes para o setor de transportes. Muito se fala em tecnologia híbrida, biocombustíveis, entre outros. No entanto, caminhão movido a Gás Natural Veicular é algo praticamente inimaginável para a maioria das pessoas. Mas é justamente isso o que está acontecendo, em caráter experimental, na França.
A rede de supermercados francesa Monoprix está operando com uma frota de 26 caminhões movidos a GNV e equipados com transmissão automática Allison, desde abril de 2008. Essa é uma ação que prevê a redução da emissão de poluentes, com a intenção de se adequar às futuras normas Euro 6, que entrarão em vigor a parir de 2012 na Europa.
Perfil – A Samada, empresa logística da Monoprix, administra o projeto via dois parceiros logísticos: GT Location, responsável por 10 caminhões, e Geodis Bourgey Montreuil, que opera as demais 16 unidades. Do total, 16 veículos são Renault, modelos 4x2 Midlum 230.16 GNV, com capacidade para 16 toneladas de PBT e Premium Distribution 280.26 GNV, com capacidade para 26 toneladas de PBT, com tração 6x2. Os 10 caminhões restantes são Iveco, refrigerados, modelo 260 S 27 OS-GNV, 6x2 longos (8,7m), equipados com um motor Cursor 8 de 270 hp. Todas as unidades estão equipadas com transmissões Allison Série 3200. Além destes, também serão testados com a nova tecnologia, os pequenos furgões de entrega.
“Nós temos 85 lojas em Paris e ao redor da cidade, que precisam de entregas de produtos frequentes e seguras. Os caminhões equipados com transmissão automática Allison são destaque em termos de durabilidade e eficiência”, destaca Claude Samson, diretor geral da Samada.
“As mudanças de marcha são suaves e independentes da ação do condutor, o que significa que ele pode prestar mais atenção ao trânsito”, comenta Epvre Delquié, diretor de Vendas da PVI – empresa que projeta e fabrica os veículos Renault. Para Stephán Loser, designer de produtos da Iveco, o consumo está diretamente ligado ao desempenho do caminhão. “As transmissões Allison reduzem o uso de combustível ao evitar rotações elevadas no veículo”, afirma Loser.
“Temos a intenção de explorar mais e mais essa tecnologia com nossos clientes. Atualmente estamos em conversações com outros usuários no mercado de distribuição”, diz Samsom. “Queremos substituir os velhos caminhões a diesel por novos, movidos a GNV e automáticos, para manter nossos custos baixos”, acrescenta Lamboley.
* Redação/Transpoonline.
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