Matéria publicada no Portal Vrum ajuda quem está pensando em comprar uma KOMBI.Aqueles que estão habituados a ler alguns destes portais na internet, já se depararam com matérias à respeito de determinado automóvel, esmiuçando os prós e contras de cada veículo, para que o futuro comprador esteja ciente de muitos detalhes na hora da compra. E recentemente, o jornalista Pedro Cerqueira escolheu a nossa velha e querida KOMBI para servir de protagonista em seu texto, detalhando muitos possíveis problemas à serem encontrados em KOMBIs usadas. Muito interessante, principalmente para as pessoas que sempre enumeram perguntas para nós, sobre como se portar para adquirir uma em bom estado. A única ressalva vai para o preço das peças, que talvez não condizem com a realidade, já que um cabo de acelerador por R$ 55,00 (!) está um pouco acima do praticado pelas auto-peças; isto para ficarmos somente em um exemplo...
NÃO COMPRE NO ESCURO - PÃO DE FORMA QUEIMADO
Pedro Cerqueira - Estado de Minas
Está à procura de uma Kombi para trabalhar ou transportar a galera? Conheça os defeitos mais recorrentes no modelo da Volkswagen, que se incendeia facilmente.
O modelo focalizado nessa semana pela série “"Não compre no escuro"” é a Kombi, o primeiro multiuso brasileiro. O objetivo da série é auxiliar na compra de um usado, além de ajudar a quem já tem o modelo a montar um plano de manutenção. Para isso, especialistas em diversas áreas (mecânica, elétrica, lanternagem, pintura, acabamento e emissão de ruído) informam os problemas mais frequentes do modelo e o custo médio para repará-los. Os defeitos listados nessa edição não se aplicam ao motor 1.4 flex devido a seu pouco tempo de lançamento, mas confira os recalls pelos quais passou o modelo. O principal dilema do modelo com motor a ar é a facilidade com que pega fogo. Pela insegurança, ganhou o apelido de “Jesus está chamando”. O que provoca o incêndio é o vazamento de combustível sobre o tampa do distribuidor. Fique atento ao estado da mangueira e não hesite em trocá-la, se necessário.
A Kombi começou a ser fabricada no Brasil em 1957, equipada com motor 1.2 de 30cv. Até então, o modelo era apenas montado em território nacional. O índice de nacionalização da Kombi começou com 50% e foi paulatinamente alcançando a totalidade. Aos poucos, também iam surgindo diversas versões de acabamento (standard, luxo, especial e turismo), utilidades (furgão para transportar carga, furgão para transportar pessoas, picape simples ou cabine dupla) e diferentes números de portas e janelas. Em 1967, o sistema elétrico passa a ser de 12 volts e o motor ganha mais potência: 1.500cm³, de 44cv.
Em 1975, além de algumas mudanças estilísticas que a aproximavam do modelo alemão (que não incluía as portas corrediças), o motor ganha mais força, tendo agora um propulsor 1.6, de 52cv. Com o motor 1.6 do Passat, em 1981, chega ao mercado a Kombi a diesel, que se diferenciava das outras pelo radiador que ostentava à frente. Já em 1982, o modelo também podia ser abastecido com álcool. Com apenas cinco anos de lançamento, em 1986, a versão diesel saía de linha. Em 1997, a Kombi teve seu teto elevado em 11cm e ganhou a tão esperada porta corrediça. O motor tinha injeção eletrônica multiponto. Em 2006, a Volkswagen aposentou o motor refrigerado a ar e adotou o 1.4 flex refrigerado a água.
Problemas e orçamento
Fique de olho. A relação custo/benefício atrai, mas tome muito cuidado com o veículo, que pega fogo facilmente. Além disso, motorista e passageiros da frente podem se ferir gravemente em acidente frontal pela proximidade deles junto à lataria. O para-choque da Kombi é o motorista e, se estiver lá, passageiro da frente. Confira outros defeitos da modelo, que também tem o apelido de pão de forma pelo desenho da carroceria.
MECÂNICOS
Suspensão dianteira apresenta folga nas mangas de eixo e no pino central. Troca das mangas de eixo e embuchamento do pino central: R$ 700
Folga no setor de direção
Troca: R$ 720
Folga nos coxins
Troca: R$ 290
Quebra do suporte da alavanca de marcha
Reparo: R$ 130
Quebra do cabo de embreagem
Troca: R$ 60
Quebra do cabo do acelerador
Troca: R$ 55
Folga no virabrequim
Calço (paliativo): R$ 200
Retífica: a partir de R$ 600
Quebra do diferencial
Troca: R$ 690
Vazamento de óleo no motor pela tampa de válvulas e retentor do volante, pelo cárter e capa de tucho
Reparo: de R$ 54 a R$ 420
Caixa de marcha quebra a coroa e o pinhão
Troca: R$ 870
Motor a diesel
Os modelos a diesel apresentam superaquecimento
Motor1.4 flex
Borra no motor
Limpeza: a partir de R$ 350
Quebra da embreagem
Troca do kit embreagem: R$ 450
ELÉTRICOS
Queima da bobina de ignição causado por defeito na central eletrônica
Troca da central: R$ 970
Troca da bobina: R$ 120
Aterramento ineficiente (pode causar queima da central eletrônica)
Reparo: R$ 100
Troca da central: R$970
LATARIA/CARROCERIA
Com o passar dos anos as soldas da carroceria se soltam, causando barulho devido ao atrito entre as chapas de aço
Refixação dos pontos de solda: de R$ 100 a R$ 500
RUÍDOS
Folgas na direção e na suspensão
Má regulagem das portas
Para-choques, faróis e retrovisores bambos
Péssimo isolamento de vidros, componentes internos das portas, vergalhões de sustentação e lâmina do teto
Afrouxamento dos bancos
A mão-de-obra de um tira-grilos, que elimina os ruídos do carro, custa a partir de R$ 200
RECALLS
Para consultar se sua Kombi está em dia com os recalls consulte a Central de Relacionamento com Clientes da Volkswagen pelo telefone
0800 019 5775
Kombi 1.4 ( refrigerado a água) e 1.6 2006: Verificação da galeria de combustível e troca da peça
Ano do recall: 2006
Kombi 1.4 (refrigerado a água) e 1.6 2006: Substituição do amortecedor da direção
Ano do recall: 2006
Kombi 1.4 (refrigerado a água) 2006: Instalação de nova versão do software dos motores
Ano do recall: 2006
Kombi 2004 e 2005: Substituição do mecanismo reclinável do encosto do banco dianteiro
Ano do recall: 2005
Kombi 2002: Troca de componentes do sistema de freio
Ano do recall: 2002
* Pedro Cerqueira/Portal Vrum.
ALGUEM PODE POSTAR COMO TROCAR O CABO DA EMBREAGEM DA KOMBI. A DIFICULDADE É COMO RETIRAR O VELHO E ANCORAR O NOVO. A JANELA É MUITO PEQUENA. OBRIGADO
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ExcluirÉ possível trocar a frente de uma kombi clipper 1976, por uma frente de corujinha? Se sim como deve ser feito junto ao Detran?
ResponderExcluirOlá apaixonados por kombi, desmanchei minha kombi para vendêr peças, se alguém se interessar entre em contato comigo, dei baixa no Detran ok
ResponderExcluir11 940474612
Comprei uma 2005 muito bonita, porém o cambio ronca muito vou ter que trocar coroa e pinhão.
ResponderExcluirComo faço para trocar a agua da Kombi 2009
ResponderExcluirAchei a matéria muito "terrorista". A Kombi é um carro excelente. Mas como todo carro, precisa de manutenção adequada. Tenho a 2007 e é só alegria. Tem folga na direção e o câmbio pode quebrar coroa e pinhão, mas se souber usar, não dá problema. A minha nunca quebrou.
ResponderExcluirOlá meus amigos, gostaria de saber se é possível trocar motor de injeção pela antiga a ar em uma Kombi mais nova sem motor.
ResponderExcluirSerá que dá para trocar o motor?? De uma Kombi mais nova de injecao por um motor mais antigo a ar.?
ResponderExcluir11987436623
ResponderExcluirTambém achei a matéria muito terrorista,tenho uma komb cliper ano 90 fiz as manutenções necessárias e não tenho problemas é só alegria.
ResponderExcluirFrancisco comentário acima 41-991885853 curitiba pr.
ResponderExcluirTenho uma furgão 96 que era do correio já tem uns 8 anos trabalhei com ela numa distribuidora de alimento por três anos nunca tivemos b.o e rodo com ela 200 km todo final de semana só troquei pneus e caixa de direção e a manutenção com óleo e graxa freios e um ótimo carro e a minha primeira Kombi e adoro dirigir nós finais de semana hoje ela não carrega mais peso já me ajudou pacas sem comentários
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirTenho kombi 2006 , esta fazendo barulho tipo rangendo, parece borracha na lataria...ja engraxei os pontos q consegui ver....sou novo na kombimania...alguem sabe como resolver