Daimler desenvolve caminhão híbrido para transporte de produtos perigosos nos EUANuma parceria com a Eaton, a Daimler Trucks North America desenvolveu o primeiro caminhão híbrido para uso no transporte de produtos perigosos. Trata-se do Freightliner Business Class M2e, encomendado pela Pennington Gas Service, empresa norte-americana especializada no fornecimento de gás propano.
O caminhão híbrido da Freightliner, marca norte-americana de caminhões pertencente ao grupo Daimler, é equipado com um drivetrain híbrido elétrico paralelo da Eaton. O sistema permite ao motorista operar o veículo utilizando o motor diesel isoladamente ou em combinação com o motor elétrico, além de fornecer energia adicional nas partidas.
Estimativas da empresa indicam que o novo veículo irá reduzir o consumo de combustível e as emissões em mais de 30%. "A possibilidade de desligar o motor diesel e utilizar o sistema híbrido, enquanto se bombeia o propano, é ideal para os nossos clientes", afirma Keith Pennington, sócio da transportadora. Numa parceria com a Telogis, fornecedora de softwares de monitoramento de frota, a Daimler e a Pennington irão receber constantemente informações sobre a performance do sistema híbrido no caminhão.
* José Carlos Cabral/Canal Do Transporte.
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