quinta-feira, 4 de junho de 2009

>>> KOMBI DO SALÃO

E a Kombi apresentada no Salão do Automóvel em São Paulo, no ano passado, continua rendendo matérias pelo Brasil. Depois de várias notas na época, pela imprensa especializada, agora muitas publicações disputam a Kombi para realizar pautas e testes. Confiram uma recente, realizada por Ricardo Tadeu, para a revista Auto Esporte...
Kombi para surfista nenhum botar defeito
Andamos na perua preparada pela VW que traz sistema multimídia, rack para prancha e até chuveirinho para lavar os pés



Estacionada em uma das dezenas de alas da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, SP, a Kombi voltada para os surfistas chama atenção. Um executivo estaciona seu Touareg para conferir de perto, enquanto dez metalúrgicos que se dirigem para o almoço fazem o mesmo. Eles querem saber mais sobre a perua que tem no visual apenas um de seus atrativos. O utilitário foi montado para exposição no último Salão do Automóvel de São Paulo e é utilizado atualmente em diversos eventos patrocinados pela Volkswagen.


Eduardo Bernasconi, da Fullpower, empresa responsável pelo projeto, explica onde tudo começou: “A ideia era fazer uma Kombi personalizada para o público jovem e com idéias sustentáveis. Mas o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, deixou claro que queria um chuveirinho para lavar os pés após um dia na praia”. Fato é que dali partiu o projeto. A lanterna traseira direita se transformou em uma gaveta com acionamento elétrico, de onde sai uma pequena mangueira com jato de água armazenado em um galão de 10 litros. “Foi a primeira coisa que o Thomas pediu para ver”, relembra Eduardo em meio a risos.

No entanto, todo o visual da perua Kombi 50 Anos foi revisto. O projeto estético ficou a cargo de toda a equipe da Fullpower. Grande parte da lataria passou por ajustes para tornar o visual mais jovial, enquanto os vidros foram trocados por modelos inteiriços. As passagens de ar na traseira, por exemplo, foram encurtadas, enquanto os para-choques também diminuíram e se juntaram à carroceria. A pintura manteve as cores vermelha e branca da série especial, mas com tons perolizados. A suspensão original deu espaço a um sistema a ar, com controle remoto. As rodas são um show a parte. Desenvolvidas nos Estados Unidos, elas seguem o estilo Billet e tem desenho exclusivo, com 17” na frente e 18” atrás. Elas usam pneus Pirelli Dragon de 215/40 e 225/40, respectivamente. Do mesmo alumínio são feitos diversos itens do interior, como saídas de ar e os logotipos da Volkswagen.

Rodando, a Kombi não deixou de ser uma... Kombi. A direção é bastante dura, o que se agravou ainda mais com os pneus mais largos. A suspensão a ar dá show em visual, mas se torna um pouco desconfortável até que se encontre o ponto ideal, nem muito alta, nem muito baixa. Daí pra frente, guiar a Kombi vira uma diversão. Embora um pouco desconfortável, a perua atrai olhares por todos os lados e ainda oferece comodidades, como os novos vidros elétricos e o carpete feito com palha.

O show continua a bordo da perua com um sistema multimídia, a começar pelo painel que traz DVD-player com tela de 7” sensível ao toque. Ainda há uma porção de alto-falantes da marca Focal. Os bancos são outra curiosidade do projeto. “Foram desenvolvidos em fibra de coco. Compramos o estoque inteiro do material em várias lojas de jardinagem”, relembra Emerson Soares, da Fullpower.


Segundo ele, o material é ecologicamente correto, mas dá mais trabalho no manuseio do que a fibra de vidro. O interior da perua ainda traz dois projetores, com imagens refletidas no vidro traseiro (que conta com película especial) e em uma tela que sobe à frente dos bancos traseiros. Um laptop guardado em uma espécie de porta-luvas dá o toque final do sistema eletrônico. Após 25 dias de projeto envolvendo diversas madrugadas e um investimento próximo dos R$ 200 mil, a Kombi surfista está pronta para dar show nas ruas ou, simplesmente, lavar os pés do presidente da Volkswagen do Brasil.

* Ricardo Tadeu/AutoEsporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário