Volvo promove teste de campo antes de lançamento mundial da primeira linha de ônibus híbridoO primeiro ônibus híbrido desenvolvido pela Volvo iniciou seu último período de testes nas ruas da capital sueca, Gotemburgo. A Göteborgs Spårvägar, empresa que opera no transporte público de passageiros, está com uma unidade do veículo operando em situação real, para que a montadora possa detectar e promover os ajustes finais desta tecnologia antes do lançamento mundial.
O híbrido em questão está equipado com dois motores (um a diesel e um elétrico) que trabalham em conjunto ou separadamente. A tecnologia permite, durante a frenagem, que a energia seja recuperada e armazenada em uma bateria, posicionada no teto do ônibus. O conceito é semelhante ao do Kers utilizado na Fórmula 1. E essa energia pode ser aproveitada para acionar o motor elétrico. Quando as portas se abrem nos pontos de parada, o motor diesel é desligado. E o veículo retoma o movimento utilizando-se unicamente do motor elétrico mas, quando o ônibus alcança velocidades de 15 a 20 km/h, a motorização diesel entra em funcionamento automaticamente.
“Reduzimos o consumo de energia por passageiro de 50% a 75%, numa comparação com os automóveis”, relata Edward Jobson, diretor de Meio Ambiente da Volvo Buses. Segundo a marca, a tecnologia híbrida adotada reduz significativamente o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases e de dióxido carbono, que são minimizadas em até 30%, dependendo do tráfego no local. As emissões de óxido nitroso e particulados diminuem cerca de 40% a 50% em comparação com um ônibus convencional. “Com ganhos ambientais desta grandeza e a enorme economia de combustível gerada, temos certeza que os ônibus híbridos se tornarão uma alternativa extremamente atraente em poucos anos”, analisa Jobson.
A tecnologia híbrida em si não chega ser uma novidade, mas era um serviço muito caro, o que inviabilizava sua comercialização. Porém, a nova tecnologia híbrida, que pode ser aplicada em ônibus, caminhões e equipamentos de construção, promete caber no bolso do cliente Volvo.
A produção em série de ônibus híbrido está prevista para o primeiro semestre de 2010, para o mercado europeu. A tecnologia conta com um apelo social e comercial muito forte, tanto que clientes de Luxemburgo e Suíça, entre outros, já fizeram os primeiros pedidos.
* Redação/TranspoOnline.
Nenhum comentário:
Postar um comentário