segunda-feira, 8 de junho de 2009

>>> PROVA FINAL

Volvo promove teste de campo antes de lançamento mundial da primeira linha de ônibus híbrido
O primeiro ônibus híbrido desenvolvido pela Volvo iniciou seu último período de testes nas ruas da capital sueca, Gotemburgo. A Göteborgs Spårvägar, empresa que opera no transporte público de passageiros, está com uma unidade do veículo operando em situação real, para que a montadora possa detectar e promover os ajustes finais desta tecnologia antes do lançamento mundial.


O híbrido em questão está equipado com dois motores (um a diesel e um elétrico) que trabalham em conjunto ou separadamente. A tecnologia permite, durante a frenagem, que a energia seja recuperada e armazenada em uma bateria, posicionada no teto do ônibus. O conceito é semelhante ao do Kers utilizado na Fórmula 1. E essa energia pode ser aproveitada para acionar o motor elétrico. Quando as portas se abrem nos pontos de parada, o motor diesel é desligado. E o veículo retoma o movimento utilizando-se unicamente do motor elétrico mas, quando o ônibus alcança velocidades de 15 a 20 km/h, a motorização diesel entra em funcionamento automaticamente.

“Reduzimos o consumo de energia por passageiro de 50% a 75%, numa comparação com os automóveis”, relata Edward Jobson, diretor de Meio Ambiente da Volvo Buses. Segundo a marca, a tecnologia híbrida adotada reduz significativamente o consumo de combustível e, consequentemente, as emissões de gases e de dióxido carbono, que são minimizadas em até 30%, dependendo do tráfego no local. As emissões de óxido nitroso e particulados diminuem cerca de 40% a 50% em comparação com um ônibus convencional. “Com ganhos ambientais desta grandeza e a enorme economia de combustível gerada, temos certeza que os ônibus híbridos se tornarão uma alternativa extremamente atraente em poucos anos”, analisa Jobson.

A tecnologia híbrida em si não chega ser uma novidade, mas era um serviço muito caro, o que inviabilizava sua comercialização. Porém, a nova tecnologia híbrida, que pode ser aplicada em ônibus, caminhões e equipamentos de construção, promete caber no bolso do cliente Volvo.

A produção em série de ônibus híbrido está prevista para o primeiro semestre de 2010, para o mercado europeu. A tecnologia conta com um apelo social e comercial muito forte, tanto que clientes de Luxemburgo e Suíça, entre outros, já fizeram os primeiros pedidos.

* Redação/TranspoOnline.

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