terça-feira, 7 de julho de 2009

>>> LUXO SUECO

Morar em uma "casinha" que pode trafegar pela Europa impulsionada por nada menos que 500 cv de potência é um privilégio para poucos!
As tradicionais casinhas suecas têm suas dimensões não muito distantes as do caminhão Scania Longline. Tanto é que o seu proprietário, Roland Singer, o conceituou de caminhão casa. Há alguns de seus colegas que desdenham do veículo e se aproveitam para comparar o “grandalhão” a um contêiner de lixo, por causa da sua cor laranja. Nem por isso, o Scania de Singer, muito conhecido na cidade de Wolfsbach, na Bavária, deixa de ser sublime e o mais autêntico caminhão para morar do mundo.


Vale mencionar, porém, que mesmo antes de ser pintado, o que deixa o veículo mais atrativo, ele já chamava a atenção devido o seu DNA. Em 2003 a fabricante Scania apresentou o que naquele período seria o seu novo conceito de caminhão com cabine estendida, ou seja, mais comprida em relação à tradicional, denominada de “eXc” que resultou no escandaloso Longline. Com 1300 mm maior no comprimento, o modelo da marca da Suécia, rendeu um ganho no espaço interno que significa um plus no que diz respeito à comodida para o motorista. Pertencente à série R, ele não possui nada de convencional e isso contribuiu para que alguns clientes da marca se inspirassem ainda mais e personalizassem o seu Longline R. Foi o que fez Roland Singer, quando, em dezembro de 2007, ainda com o caminhão branco, o levou para a ACM, empresa belga especializada em personalização de veículos comerciais. Essa companhia é referência na modificação de caminhões por toda a Europa; nomes conhecidos naquele continente como o do suíço Max Steffen, também deixou seu Scania para que fosse ampliado em cerca de 1 m de comprimento.


Já o Scania Longline de Roland Singer, estendeu 1, 40 cm de cabine, num intuito de aumentar ainda mais o ambiente da “sala de estar”, nesse caso, agora, pelas mãos dos mecânicos da ACM. E foi sob a tutela de Sacha Zeimers, diretor de projetos da ACM, que os especialistas desenvolveram um projeto para a cabine. A primeira etapa da transformação aconteceu no momento em que o Scania foi erguido e, com a ajuda de um maçarico, a parede lateral da cabine original e a traseira se separam atrás da janela lateral estilizada. Essa extensão é finalizada por uma espécie de saia, que garante a homogeneização das modificações propostas. São incontáveis os acessórios colocados no supertruck; há quem brinque pelos corredores daquela oficina que todos os itens existentes nas estantes da ACM foram instalados nesse Scania. E vale uma ressalva, muitos deles foram feitos artesanalmente. Os mecânicos da ACM tinham uma vantagem às mãos: puderam desenvolver um estilo mais livre no que diz respeito à pintura do Scania, justamente porque ele já contava com as paredes laterais mais extensas.


A agudez da cor do veículo foi inspirada num Ford Focus ST e o design do tribal elaborado por Singers, ou melhor, não totalmente já que a sua companheira Sigrid London, por meio de ferramentas digitais, deu um alinhamento ao símbolo. A reconstrução da cabine do caminhão que carrega nos seus três eixos, 500 cv de potência, parece não ter fim.

Até mesmo uma gaveta com vigas que tem forma de alvéol destinadas para garrafas de Jägermeister, um destilado alemão, completam o pacote de diferenciais. As tampas de aço nobre do lado esquerdo e direito abaixo da cabine, assim como o protetor de sol e as placas de revestimento do tubo do escapamento levam inscrições gravadas. Apesar dos trabalhos, tanto no chassi quanto na cabine, terem sido realizados ao mesmo tempo, o projeto precisou de aproximadamente seis meses para ser concluído. Três câmeras voltadas para o exterior da cabine, observam a frente e as laterais do veículo. Cada câmera tem o seu próprio monitor.

Já muito próximo ao grande final, um carpinteiro realizou o desenho dos móveis para o interior do “chalé”. Muitas mudanças foram sugeridas por Singer, mas elas não interferiram na ideia original do projeto. Além de fogão, frigobar e outras inúmeras comodidades, está nada menos que uma cama de 2 m de comprimento. Espaço não falta para dormir confortavelmente.

* Fernando Fischer/Transporte Mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário