Peugeot 207 Escapade se aventura como mais vendida da marcaAdornar modelos de passeio com elementos jipeiros e fora-de-estrada é sempre rentável no Brasil. Mas apesar da fantasia, quando bate a realidade é a relação custo/benefício que ganha importância. Que o diga a Peugeot com a 207 Escapade. O modelo parte dos R$ 46.100 e oferece, além do visual lameiro, uma lista de equipamentos interessante. Fica bem mais em conta que seu rival direto, a Palio Adventure Locker, e oferece mais que seus concorrentes indiretos Volkswagen CrossFox e Renault Sandero Stepway. Tanto que é a versão que mais vende dentro da gama, com 40% das vendas totais da station wagon compacta, com uma média de quase 300 unidades mensais.
É verdade que os rivais vendem mais. A Palio Adventure, por exemplo, tem média de vendas mensais em torno de 3.800 unidades, neste ano, contra 710 da perua da Peugeot. De qualquer forma, o apelo da Escapade é bastante competente. Até porque o modelo segue a receita básica do chamado off-road light aplicado em outras marcas: suspensão elevada, pneus de uso misto e outros detalhes estéticos que remetem ao fora-de-estrada.
No design, os marqueteiros "itens de diferenciação" também não fogem muito do usual. A Escapade usa barras longitudinais no teto, faróis com máscara negra, frisos laterais, grade frontal, molduras nos para-choques e nos para-lamas na cor preta, pedaleiras, soleiras e tampa do reservatório de combustível em alumínio, rodas de liga leve aro 14 e manopla do câmbio cromada. Para justificar os R$ 46.100, a Escapade -- a mais cara da linha 207 SW -- recebe ar-condicionado automático, direção hidráulica, trio elétrico, computador de bordo, sensores de chuva e de luminosidade, regulagens de altura do volante e do banco do motorista, entre outros.
A versão só tem disponível a maior motorização da linha, outra praxe dos off-road light. O motor 1.6 16V flex é responsável por gerar 113 cv com álcool e 110 cv com gasolina a 5.600 rpm e torque de 15,5/14,2 kgfm aos 4 mil giros. Na segurança, apenas faróis e lanterna de neblina e brake-light. Airbag duplo e freios com ABS só como opcionais, que fazem a station chegar a R$ 49.100.
De qualquer forma, fica mais competitiva que o seu principal rival, a Palio Adventure, que parte de R$ 53.040, só conta com bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro e na lista de equipamentos não tem airbag ou ABS de série e o ar é manual. Como concorrentes indiretos, a Escapade tem o Volkswagen CrossFox, que custa R$ 41.530, e o Renault Sandero Stepway, que parte dos R$ 41.790. Mas ambos têm menos itens de série que o modelo da Peugeot.
* Fernando Miragaya/Auto Press.
Nenhum comentário:
Postar um comentário