BMW antecipa Frankfurt e mostra X1 no BrasilNem compacto, nem crossover, nem SUV, nem perua. Em qual categoria podemos classificar o X1, o próximo lançamento da BMW? Mostrado em primeira mão em um evento realizado em São Paulo, o novo carro da marca alemã chega, de acordo com Jörg Dornbusch, presidente da marca no Brasil, para conquistar principalmente o público jovem e aqueles que buscam um automóvel com apelo urbano, mas que também ofereça bom espaço interno e praticidade.
O novo BMW será lançado oficialmente no Salão de Frankfurt, em setembro, mas a apresentação do modelo no Brasil serviu como uma avant-premier para mostrar os anseios da marca com seu novo produto. “O X1 é um carro com apelo urbano e esportivo ao mesmo tempo. Compacto por fora, fácil de manobrar, mas com um bom espaço para cinco passageiros”, definiu Dornbusch. Segundo o executivo, a produção do carro terá início em outubro, na Alemanha, e a partir de dezembro ou janeiro de 2010 as primeiras unidades já devem ser importadas para o Brasil.
Durante a apresentação, a BMW não permitiu que o carro fosse fotografado e não divulgou a faixa de preço ou quais serão os principais concorrentes do X1, mas tudo leva a crer que o modelo terá como principal adversário o Volkswagen Tiguan (vendido a partir de R$ 124.190 por aqui). Inicialmente, apenas a versão topo de linha, equipada com motor de 2,8 litros de seis cilindros em linha e 258 cv e tração integral, será comercializada no mercado nacional.
O carro exposto no evento era um exemplar da versão xDrive e contava com rodas de 18 polegadas calçadas em pneus 255/40 R18, ponteira dupla de escape, rack no teto em alumínio, teto solar panorâmico, revestimento dos bancos e portas em couro bege claro, acabamento interno com apliques em madeira e câmbio automático sequencial com borboletas para as trocas de marchas no volante, entre outros itens.
Chamariz para novos clientes
Com linhas externas atraentes e agressivas, o X1 é uma aposta da BMW para atrair novos clientes e, assim, fazer do modelo o carro-chefe da linha X (que atualmente conta com os SUVs X3 e X5, além do crossover X6). “Por enquanto, o X1 ainda não tem um concorrente direto, pois o Audi Q5 e o Mercedes-Benz GLK estão em patamares de preços bem acima. Posso dizer que o nosso carro vai ser bem competitivo no mercado”, analisa o presidente da companhia.
Apesar das indefinições em relação ao segmento em que o modelo vai concorrer em relação aos preços aplicados pela BMW, só nos resta esperar para saber, a partir do ano que vem, se o X1 vai emplacar entre os consumidores que podem pagar mais de R$ 100 mil por um automóvel.
* Guilherme Silva/iCarros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário