segunda-feira, 10 de agosto de 2009

>>> ECOSPORT XLT

EcoSport XLT automático é o cartão de visitas da linha SUV da Ford
No segmento de compactos, é duro manter imagem de sofisticação em meio a tanta preocupação com custo/benefício. Para isso, é preciso lançar mão de algumas bossas visuais e dos equipamentos certos. A Ford optou pela transmissão automática para valorizar a versão XLT 2.0 16V do EcoSport, único modelo de dois litros da Ford com motorização flex. No papel de utilitário esportivo compacto top, a XLT é a mais completa e, por isso mesmo, a mais cara. Seu preço, que parte dos R$ 62.295, é maior até que o da versão com tração 4x4. Mesmo assim, a configuração automática é a de maior sucesso. Responde por 34% de todas as vendas do motor 2.0. E ajudou esta motorização a ganhar participação dentro da gama.


Em 2007, o propulsor 2.0 respondia por apenas 13% das vendas totais do utilitário esportivo, enquanto hoje esse índice chega a 22%. É verdade que há dois anos esse motor era apenas a gasolina. A tecnologia flex para o EcoSport 2.0 chegou apenas no fim do ano passado. A unidade de força passou a gerar 145 cv com álcool e 141 cv com gasolina, a 6 mil rpm. O torque máximo chega a 19,4/19 kgfm a 4.250 rotações - números do propulsor que trabalha com o câmbio automático de quatro velocidades.

BEM EQUIPADO

Para justificar o preço, o EcoSport XLT se sustenta não só na transmissão automática e no motor mais potente, mas também no volume de equipamentos. O modelo mais recheado da linha sai de fábrica com airbag duplo frontal e freios com ABS. Na parte de conforto, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, Bluetooth, volante e banco do motorista com regulagens de altura, rádio/CD/MP3 com entradas USB, auxiliar e para iPod e comandos na coluna de direção, computador de bordo, entre outros. O único opcional da configuração é o revestimento em couro, que faz o utilitário esportivo chegar a R$ 64.750.


Desta forma, o Eco ficaria mais barato do que seria seu rival, o Mitsubishi Pajero TR4 2.0 Flex automático, que custa R$ 69.490. Só que o modelo da marca japonesa tem vocação realmente off-road, com tração 4x4. O EcoSport, na verdade, acaba por brigar mesmo com outros modelos com apelo visual jipeiro, como Volkswagen CrossFox, Fiat Palio Adventure - este oferece bloqueio do diferencial - e Renault Sandero Stepway. Só que as configurações destes modelos com quase todos os equipamentos da versão XLT ficam com preços entre R$ 51 mil e R$ 59 mil. E o exemplar da Ford é o único que oferece um visual de SUV e a transmissão automática. Tudo isto ajuda a explicar como o EcoSport continua reinando sozinho no segmento, com médias de vendas mensais superiores a 3 mil unidades.

FICHA TÉCNICA

Ford EcoSport XLT 2.0 automático


Motor: Gasolina e álcool, dianteiro, transversal, 1.999 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e comando duplo de válvulas no cabeçote. Injeção eletrônica multiponto sequencial e acelerador eletrônico.

Transmissão: Câmbio automático de quatro velocidades à frente e uma a ré. Tração dianteira.

Potência: 141/145 cv (g/a) a 6 mil rpm.

Torque: 19/19,4 kgfm (g/a) a 4.250 rpm.

Diâmetro e curso: 87,5 mm X 83,1 mm. Taxa de compressão: 10,1:1.

Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com braços inferiores, molas helicoidais com compensação de carga lateral, amortecedores pressurizados hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente com eixo de torção auto-estabilizante, molas helicoidais e amortecedores pressurizados.

Freios: A discos ventilados na frente e a tambores atrás. ABS de série.

Carroceria: Carroceria: Utilitário esportivo compacto em monobloco, com quatro portas e cinco lugares. 4,24 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,67 m de altura e 2,49 m de distância entre-eixos. Airbag duplo frontal de série.

Porta-malas: 296 litros/712 litros com o banco traseiro rebatido.

Peso: 1.234 kg em ordem de marcha, com 436 kg de carga útil.

Tanque: 54 litros.

* Fernando Miragaya/Auto Press.

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