Depois de revitalizada, Kombi adquire estilo próprio e ganha exclusividade pelas ruas de Curitiba.Existem coisas na vida que realmente não têm preço. Assim pensou o casal Rodrigo Siqueira Reis e Louise Farah Saliba quando se depararam com esta Kombi 1972 toda restaurada. Carinhosamente apelidado de “Matilda”, o veículo adquirido em 2007, ao contrário de muitas outras histórias, tinha uma boa aparência, contudo, faltava-lhe brilho, algo que só os apaixonados por carros antigos conseguem despertar. Com muitas idéias na cabeça e nenhuma habilidade mecânica, os proprietários resolveram encaminhar a Kombi para os cuidados de uma oficina especializada no assunto. E o local escolhido para a tarefa foi a Silver Riders Customs, em Curitiba (PR).
Ansiosos para ver o trabalho realizado o quanto antes, o casal participou ativamente de todo o processo de revitalização do veículo. Ao todo, foram seis meses de trabalho intenso. O aspecto visual do carro entusiasmou a equipe da oficina e aguçou-lhes a criatividade. “Não tivemos nenhuma dificuldade para realizar o serviço, e sim muitas horas de trabalho”, disse Luciano Felício, um dos responsáveis pelo projeto.
APRIMORAMENTO
Logo de início, a Kombi foi completamente desmontada. As peças da carroceria, depois de lixadas, receberam camadas de tinta com tonalidades harmoniosas e o revestimento nas cores verde e branco, utiliza o mesmo tom da pintura de fábrica.
O segundo passo foi a caixa de direção. Desgastada e apresentando folgas que comprometiam a dirigibilidade do carro, ela foi automaticamente substituída e, no intuito de proporcionar mais conforto, tanto para os ocupantes quanto para os passageiros, os amortecedores também foram trocados.
Para garantir mais segurança, os freios originais, assim como os demais itens que compõem esta Kombi, passaram por uma revisão completa. A suspensão, por exemplo, depois de pintada com a cor “Preto Cadillac”, foi rebaixada em 4”. Essa mudança, segundo os mecânicos, garantiu leveza ao veículo durante os percursos.
Em busca de exclusividade, algumas partes do motor 1.500cc original receberam detalhes modernos como as partes confeccionadas em lata que acabaram recebendo pintura na mesma cor do carro. Destaque para a capelinha e as tampas da parte superior dos cabeçotes.
Ainda no motor, todos os detalhes como as tampas das válvulas, a polia de alumínio, tampa do distribuidor em acrílico, suporte do alternador e sua polia com apliques em acrílico, são da marca EMPI. Para Felício, a colaboração dos proprietários foi essencial nessa etapa do projeto. “O Reis nos ajudou muito. Ele que se responsabilizou por comprar todas as peças para a Matilda”, comenta.
Depois de revisar e substituir os itens necessários, a equipe começou a remontar a Kombi e, para isso, nenhum detalhe foi esquecido. Em busca da perfeição, as borrachas e os quadros dos vidros laterais, agora novos, proporcionam mais jovialidade ao modelo, enquanto que os espelhos retrovisores externos e as lentes das lanternas originais traseiras, na cor vermelha, foram importados dos EUA. Objetivando maior durabilidade, todos os parafusos são de aço inox e foram fabricados pela ALEN.
Nada convencional, o pára-brisa desperta a curiosidade das pessoas. O equipamento é dividido ao meio e conta com duas janelas estilo safári que abrem para fora.
As rodas de aro 15” são modelos Porsche 911, muito utilizadas na composição de veículos robustos e ajudaram a compor um visual de destaque ao modelo. O conjunto recebeu pneus Bridgestone 195/60 R15. Segundo seus idealizadores, a Kombi possui um estilo próprio e ganhou exclusividade pelas ruas de Curitiba com essa customização “Classe A”.
ESTILO CLÁSSICO
O interior ostenta um visual sóbrio com bancos revestidos de couro bege, laterais de porta dianteira e traseira em courvin com apliques em alto relevo, assoalho forrado com carpete de 6 mm de espessura na cor marrom e tapetes personalizados, proporcionando um acabamento de qualidade elevada para a “Matilda”.
Seguindo à risca o desejo de originalidade do veículo por parte dos proprietários, o volante e a coluna de direção, depois de restaurados, foram pintados na mesma cor dos bancos e o câmbio de quatro marchas recebeu alavanca SKAT da EMPI. Isso proporcionou trocas mais justas entre uma marcha e outra, aumentando o prazer de dirigir.
No painel, apenas os equipamentos de época garantem o destaque como o velocímetro e marcador de combustível.
Por fim, as pedaleiras e manoplas confeccionadas em aço inox e com o símbolo da Volkswagen são assinadas pela empresa Threeparts. Já o inusitado espelho retrovisor interno, em formato de prancha de surf, deixa transparecer o espírito jovem dos proprietários do veículo.
SOM BÁSICO
Além de todos esses detalhes, existe ainda o sistema sonoro desenvolvido para agradar também aos ouvidos dos proprietários. Assim, o carro está equipado com um kit duas vias de 5” na parte superior traseira e outro de 6” na dianteira, ambos da marca Sony. Já embaixo do banco traseiro, a equipe de profissionais instalou uma caixa band pass para o subwoofer de 8” da Bravox. O módulo encontra-se abaixo do banco do carona e um iPod com MP4 comanda toda a festa. Essa foi a opção encontrada pelos profissionais para garantir a boa qualidade de som sem a necessidade de alterar o painel. Revestimento acústico anti-ruído de qualidade finaliza o projeto.
Apesar de tantos mimos, a Matilda não tem folga. Utilizada no dia-a-dia, a Kombi é um dos grandes orgulhos de seus proprietários. O motivo? Muito simples: paixão à primeira vista.
* Texto: Claudia Cardinale/Fotos: Marcello Garcia
Revista Street Customs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário