terça-feira, 8 de setembro de 2009

>>> DUPLA E ELÉTRICA

Iveco apresenta nova versão da Daily e protótipo elétrico.

Não chega ser uma novidade, já que o produto podia ser adquirido por encomenda. Mas, agora, a Iveco decidiu acrescentar, oficialmente, a Daily, versão cabine dupla, ao seu portfólio. O veículo será comercializado, nas versões 5S14, 45S14, 55C16 e 70C16, pela rede de concessionárias a partir do mês de outubro de 2009.


“Notamos o aumento do interesse dos clientes e decidimos abrir a produção para pedidos normais da rede”, explica Antonio Dadalti, vice-presidente comercial e institucional da Iveco para a América Latina.


“O Daily Cabine Dupla agora está disponível em toda a gama do modelo, de 3,5 a 7 toneladas de PBT, em quatro modelos num total de sete versões”, explica Dadalti. “Com a retomada de obras civis e projetos de infraestrutura, este modelo torna-se muito interessante, pois é ideal para o transporte de carga e equipes de trabalho”.

Protótipo

A exemplo da Fiat, empresa mãe da Iveco, que está desenvolvendo e testando, em parceria com a Itaipu Binacional, o Palio Elétrico, agora, a montadora de caminhões subiu na mesma esteira para apresentar o Daily Elétrico 55C/E com entreeixos de 3.750 mm, também na versão cabine dupla, em Foz do Iguaçu (PR). É o primeiro projeto visando emissão zero de poluentes na América Latina.


Equipado com três baterias Zebra, o veículo conta com autonomia de 100 quilômetros carregado com sua máxima capacidade de carga e, a exemplo do Palio, desenvolve baixa velocidade, porém, perfeitamente adequado ao trânsito urbano com velocidade máxima de 70 km/h. Mas, se por ventura o Daily estiver vazio, a velocidade máxima pode atingir 85 km/h. O tempo de recarga da bateria é de oito horas.

Quando concluído o período dos testes do modelo, um lote especial do Daily Elétrico deverá ser comercializado por um custo bastante elevado – haja vista que o Palio Elétrico é vendido por R$ 140 mil – aos parceiros do projeto, além de um número irrisório de clientes pré-selecionados.


A tecnologia elétrica empregada no protótipo é a mesma desenvolvida pela Altra – divisão da montadora que atua no desenvolvimento de sistemas híbridos e elétricos –, localizada em Gênova, na Itália. O sistema de transmissão, central eletrônica, sistema de refrigeração do motor, instrumentos do painel entre outros componentes também são produzidos pela Altra. No entanto, as baterias e o motor elétrico são desenvolvidos pela empresa MES-DEA (especializada no desenvolvimento de tecnologia para veículos elétricos).

Assim como nos carros que competem na Fórmula 1 e em outros veículos e máquinas com a tecnologia híbrida (elétrica + diesel), o Daily Elétrico também utiliza o KERS, que recupera a energia cinética originada durante a frenagem, alimentando as baterias e aumentando a autonomia do veículo. A caixa de direção elétrico-hidráulica foi desenvolvida da mesma maneira, visando o consumo “autossustentável”.


Chama atenção no veículo o display digital no painel, com informações semelhantes às encontradas nos computadores da Usina de Itaipu, como por exemplo, a carga, a corrente e a voltagem das baterias, bem como as temperaturas de operação, do motor elétrico e até a marcha engatada. O painel também mostra, se for o caso, mensagens de advertências do sistema, administradas pela central eletrônica.

* Redação/Revista Transpoonline.

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